PDA

Ver Versão Completa : Kart Cross EB21



spiga_cps
26/12/2007, 17:48
:dance: Boa tarde pessoal :dance:

Antes de mais nada, como sou novato, vou me apresentar. Sou um curioso e amante da lama. Ainda não tive oportunidade de interagir com o barro do jeito que eu gostaria realmente. Já brinquei um pouco na lama de duas rodas motorizadas e não motorizadas, mas meu coração bate mais forte por quatro rodas. Há algum tempo venho com a ideia de construir um veiculo off-road para mim.

Tentei há alguns anos construir uma gaiola com mecanica volks, porém esbarrei em falta de conhecimento tempo e dinheiro. Então, a partir desta tentativa frustrada, fui juntando material, conhecimento, treinamento e ideias mirabolantes.

A cerca de um mês descobri o forum e então resolvi dar inicio realmente a minha ideia. Estou projetando um kart cross. Já tenho alguns itens definidos, porém estou com váaaarias duvidas conceituais. Dai veio a ideia de mostrar meu projeto ao forum e esperar que o pessoal entendido do assunto ajudem com dicas, ideias, critícas e sugestões.

Vou ir postando tudo que estou definindo neste tópico. Caso esteja fora do lugar, moderadores, por favor me avisem!

spiga_cps
26/12/2007, 18:13
Para conceitualizar o projeto, desenvolvi uma "ficha técnica" do veículo que eu quero:

FICHA TÉCNICA

Chassi: Tubular em aço carbono ABNT 1020 ( Dia. 1 ½” esp. 1,2 mm)
Motor: Monocilíndrico, 2 tempos, arrefecimento a ar (DT 180)
Torque máximo: 1,74 m.kgf a 6.500 rpm
Partida: Acionamento Elétrico (Adaptação)
Transmissão: 5 marchas / transmissão por corrente / cardan
Suspensão Traseira: Duplo A, mola, amortecedor pneumático
Suspensão Dianteira: Duplo A, mola, amortecedor pneumático
Pneu dianteiro: 23 x 7 - 10”
Pneu Traseiro: 22 x 8 – 10”
Rodas: Em aço carbono ABNT1020 cm 2 mm de espessura
Freio: Traseiro e dianteiro a disco, acionamento hidráulico
Carenagens: Fibra de vidro laminada
Assoalho: Fibra de vidro laminada
Caixa Direção: Pinhão/cremalheira

spiga_cps
26/12/2007, 18:20
E depois de muito pensar e "viajar" comecei a tornar as ideias reais, ou melhor dizendo virtuais hehehhe

spiga_cps
26/12/2007, 18:25
... e mais viajens, quer dizer, imagens .....
:D

spiga_cps
26/12/2007, 18:33
Mais algumas informações:

Altura: 1522 mm
Largura: 1690 mm
Comprimento: 2310 mm

Altura do solo: 267 mm
Ângulo de entrada: 80º ( Pelo que eu entendo hehehe )
Ângulo de saída: 54º (Tbm pelo que eu entendo)

DJunior
26/12/2007, 18:43
Spiga,

Para você ter mais idéias:

www.crossrace.com.br (http://www.crossrace.com.br)

Abraços,

Dirceu

spiga_cps
26/12/2007, 20:54
Valeu Junior!!! Já bisbilhotei bastante por lá!!!

Alguém ai teria um conteúdo bom sobre suspensão?

Marcelo A. Marchiodi
27/12/2007, 11:24
Alguém ai teria um conteúdo bom sobre suspensão?

Se quer ler coisa boa sobre suspensão, tem que ser em inglês, esse site tem um artigo bom pra quem quer se iniciar: http://www.rorty-design.com/content/Ed_McCannick.htm#back
Inclusive nesse mesmo site tem uns projetos á venda: http://www.rorty-design.com/content/CAD_plans.htm

Flávio Cadore
27/12/2007, 14:28
Spiga, vc vai precisar de mais espaço para colocar ao motor na traseira.
Distancia entre eixos de 185 cm a 200cm.
Talvez estes aros sejam fracos e eles encomodam na hora de colocar os freios na frente.
Motor da DT é meio fraco para estes pneus e tipo de veículo. Tente Agrale ou superior.
Boa opção de suspensão independente nas quatro.
Qual é sua formação ou conhecimento?
Por hora é isso.
Até mais.
Flávio.

spiga_cps
27/12/2007, 20:57
Se quer ler coisa boa sobre suspensão, tem que ser em inglês, esse site tem um artigo bom pra quem quer se iniciar: http://www.rorty-design.com/content/Ed_McCannick.htm#back
Inclusive nesse mesmo site tem uns projetos á venda: http://www.rorty-design.com/content/CAD_plans.htm

É ja vi que nao vai ter como correr do ingles!!!!

Valeu pela dica!

spiga_cps
27/12/2007, 21:05
Spiga, vc vai precisar de mais espaço para colocar ao motor na traseira.
Distancia entre eixos de 185 cm a 200cm.
Talvez estes aros sejam fracos e eles encomodam na hora de colocar os freios na frente.
Motor da DT é meio fraco para estes pneus e tipo de veículo. Tente Agrale ou superior.
Boa opção de suspensão independente nas quatro.
Qual é sua formação ou conhecimento?
Por hora é isso.
Até mais.
Flávio.

Estou cursando o quarto ano de Engenharia de Controle e Automação .

Legal Flavio, vc questinou alguns itens que eu defini, assim podemos iniciar uma discussão e talves eu começar a pegar os principios.

A ideia é utilizar o motor na dianteira, Pq? Essa foi minha ideia. Dai vem minha duvida, qual a diferença de um motor dianteiro ou um motor traseiro onde vou utilizar 4 x 4?

O motor da DT optei por já possui - lo, já pensei em algumas outras opções. Mas fico com receio pois não tenho conhecimento. Qual o melhor motor pra isto? 2T ou 4T pq? XL 250 ou Twister????

O que o motor 2T me daria e o 4T?

Jorge_PG
27/12/2007, 21:32
Spiga u c já viu essa suspenção da piranha

umbração pru c

CJ 60
28/12/2007, 02:03
ou q tal um motor de R1 ?

dá uma olhada..


http://br.youtube.com/watch?v=iSmxaORvBQI

spiga_cps
29/12/2007, 10:04
Spiga u c já viu essa suspenção da piranha

umbração pru c

Bom dia Jorge, A algum tempo atras eu consegue um projeto do piranha, a suspensão é bem proximo do que eu estou pensando, porém seria necessario todos os calculos dela, pois provavelmente haverá correções na geometria e na costante da mola e amortecimento!!!!

Mas estes cálculos que são o XXXXXXX da história! Pelo que eu andei pesquisando são beeeeeeeemmm complicados.

Valeu pela ajuda !!!

spiga_cps
29/12/2007, 10:05
Pena é que on road, canhão o brinquedinho deles!!!!

Flávio Cadore
30/12/2007, 18:50
Spiga, eu não colocaria motor na frente, vc quer o motor esquentando e fazendo barulho na sua frente?
Motor na traseira melhora a distribuição de peso.
Tração 4x4, eu penso nisto faz tempo, é difícil fazer; correia, corrente e a melhor solução que eu encontrei foi usar dois direnciais de Ômega ( ele tem só a bolota), eu imaginei o seguinte = os dois unidos pelo pinhão e o diferencial traseiro bloqueado e fazendo isto vc coloca uma coroa de moto num dos lados do diferencial traseiro. Como diferencial traseiro é bloqueado, ele gira o pinhão que girará o pinhão do diferencial dianteiro.
Mas isto só com motor grande...XT 600 ou de CBR 600 para cima.
Motor 4T é para passear e 2T para "dale pau".

spiga_cps
31/12/2007, 21:29
Fala Flávio,

Eu andei pesquisando e quanto ao motor tbm axo que no minimo da teneré. Tem 40 cv e um torque bem forte. Já escutei bastante argumento que me convenceram a mandar o motor pra traseira. :concordo:

Quanto ao 4 x 4, não entendi muito bem o que vc falou sobre o diferencial. Ele não é muito pesado?

Posso ter viajado muito, ou pouco, mas pensei numa solução mais simples para a tração. Fiquei encucado e fiz um esqueminha e anexei (mas como eu disse, posso estar errado, nao domino muito da coisa :parede:). Ve o que vc acha....

Valeu pelas dicas, e UM FELIZ ano novo pra vc e todo o pessoal do Forum!!!

Abraços.

Flávio Cadore
01/01/2008, 19:28
Spiga, é isto mesmo o que vc pode fazer com o diferencial de Ômega. Aquelas engrenagens vermelhas são a coroa e pinhão do diferencial do Ômega.
Vc deverá bloquear o diferencial traseiro e passar o motor para a frente do eixo traseiro ( esta é a posição dele). O diferencial não é muito pesado e vai ajudar na estabilidade do EB21.
Quando vc precisar da solução para os freios dianteiros me avise.
Eu tenho uma com motor de Agrale e fiz outra para um amigo, com motor de RD 350 e freio nas quatro. A minha só tem freio na traseira.
Até mais.
Flávio.

spiga_cps
01/01/2008, 22:16
Legal Flávio,

Agora eu entendi... vi umas fotos do diferencial tbm.... As "gaiolinhas que vc produziu" tem como postar uma foto?

A com motor da rd350 ficou boa ? e a potencia? ta canhao??

Quanto aos freios ainda nao pensei em muita coisa... mas hr que chegar la te dou um toque sim!!!

Valeu e abraços!!

CJ 60
01/01/2008, 22:21
Legal Flávio,

A com motor da rd350 ficou boa ? e a potencia? ta canhao??

Valeu e abraços!!

Pode ser um kart? com um modesto motor de R1? postei no off topic, mais vou por o link aki pra vc´s se ainda nao viram

http://br.youtube.com/watch?v=iSmxaORvBQI

abç pondo lenha na fogueira ejogando álcool :evil::twisted:

Flávio Cadore
02/01/2008, 10:58
No momento estou de férias mas tão logo eu chegar em casa eu posto fotos.
Na com motor de RD, primeira, segunda e terceira vc cola no banco (57 cv ), a minha tem 27.5...
Outra dica, sertor de Fusca fica mais estável do que pinhão e cremalheira...na minha só é possível andar com amortecedor de direção, com setor não precisa amortecedor porque o setor ajuda a segurar.
Flávio.

spiga_cps
02/01/2008, 13:11
Legal Flávio,

E quanto a suspensão? O que vc usou nos carros? Mola, amortecedor e bandejas?

Flávio Cadore
03/01/2008, 09:40
Eu usei "amortecedor de CG", dois em cada roda. Mas não posso te dizer se é a melhor opção, na minha coloquei amortecedores do paralelo e não resistiram muito tempo e na RD coloquei dois da COFAP mas ainda não andamos o suficiente para testá-los.
Eu cheguei a comprar dois amortecedores de AGRALE mas um estava pifado e acabei não instalando e vendendo os amortecedores.
As bandejas são feitas, na inferior usei pivô de Chevete e na superior terminal de direção de Fusca para conseguir regular a cambagem da roda.

spiga_cps
03/01/2008, 10:43
Bacana Flávio,

E as molas usou as da CG msm nos dois carros? Quanto aos pivos, eu achei terminais esféricos bem "parrudos" que acredito serem compativeis com os automotivos e com um custo mais baixo.

As molas eu andei pensando em dimensionar e mandar enrolar, mas ainda não tenho ideia de custo.

No outro post seu, vc falou sobre o setor do fusca, esse setor é a caixa de direção???:parede:

Segue uma imagem do terminal.

Flávio Cadore
03/01/2008, 22:07
Estes terminais que vc postou não servem porque não agüêntam e não teem vedações.
O setor é a caixa de direção.
Eu cheguei a cotar as molas mas sairia mais caro e tem o medo da qualidade do aço, se vc fizer faça que resista pelo menos 100% do peso que as molas resistem e use apenas 1 amortecedor.
Eu alterei um amortecedor de Gol para colocar na minha mas deu fazamento. O funcionamento ficou show de bola mas não agüêntou a pressão que eu coloquei nele( 70 libras).
Eu faço um pouco de tudo....hehehehehh

spiga_cps
04/01/2008, 14:29
hahaha... bacana ....

To curioso, eu tenho a disposição ferramentas para as adptções aqui também! Quando der posta umas fotos das suas crias e das adptações. Eu já escutei por ai que furar o amortecedor e "recalibrar" é bem complicado de dar certo.

E quanto a posição da fixação do amortecedor e mola? Anexei um esquema pra explicar melhor minha pergunta. Por exemplo, considerando que meu conjunto mola e amortecedor da figura A esteja dimensionado para meu carro, e então eu altero seu posicionamento para o da figura B, isso nao vai influenciar no fundionamento do conjunto?

spiga_cps
07/01/2008, 22:18
Outra duvida que me surgiu!


.
As bandejas são feitas, na inferior usei pivô de Chevete e na superior terminal de direção de Fusca ...

O pivo do chevete eu não vi, mas o terminal de direção do fusca eu já observei bastante, ele tem a haste cônica. Como vc resolveu isto? E a furação?

Flávio Cadore
07/01/2008, 23:31
Todos os pivôs teem haste cônica, tem que fazer uma bucha com o furo cônico no torno.
Aquele esquema da suspensão, se vc mudar o ângulo de inclinação da mola vai alterar o diagrama da suspensão. Mande seu e-mail para eu tem mandar um esquema com a solução, mas só quando eu voltar, OK.
O terminal de Fusca funciona bem para a regulagem de cambagem mas ele pode se mexer quando sob esforço, o bom era também um pivô superior de Chevete mas este tem que bolar um esquema para poder fazer a regulagem da cambagem. Vá numa loja de peças e peça para ver o tal do pivô.
Até mais.

Flávio Cadore
10/01/2008, 15:58
Mais ou menos isto.

Marcelo A. Marchiodi
12/01/2008, 11:36
Spiga, te mandei uma mp, dá uma olhada depois ok!

Dá uma olhada nisso aqui, pra se inspirar: http://www.youtube.com/watch?v=_xFmJeq8LJE
Chama-se Trophy kart e tem crescido absurdamente nos EUA, assino uma revista de lá (pelo mesmo preço de uma daqui!) e isso já tem até campeonato nacional lá! É um evolução dos mini bajas universitários, mas com muito mais curso de suspensão, esse é o site oficial do negócio: http://www.trophykart.com/
Na foto abaixo dá pra ver bem a suspensão dele. Não tem muito segredo, na frente é braço duplo A e atrás braços arrastados, e tipo um eixo rígido, transmissão por corrente, o segredo está no acerto da suspensão e claro, no que ele tem à disposição lá: tecnologia, experiência, coilovers... enfim.


http://www.fw-productions.com/corr/13-14/IMGP1502.jpg

http://bbs.off-road.com/photobb/data/3636/236_CORR_ff4600.jpg

Marcelo A. Marchiodi
12/01/2008, 11:45
Mais ou menos isto.


Flávio, você é um cara que admiro aqui, sempre presente e vejo que se esforça muito pra estar na área!
Essa das fotos é sua?
Você já conhecia os trophy kart?
Entendo que este modelo e os que vejo sendo feitos no Brasil são mais pra pista, não muito indicados pra saltos por exemplo, mas um modelo como os trophy kart seria demais, só pelo video já dá vontade de andar num daqueles!

Marcelo A. Marchiodi
12/01/2008, 12:00
Mais um site com boas fotos: http://www.doubledownoffroadcars.com/id42.html

Flávio Cadore
12/01/2008, 19:45
Marcelo, eu já tinha visto os Thophy Kart, não é o meu estilo. Eu preso a posição de pilotagem ( não gosto da posição de uma F100, por ex) apesar de me atrair a possibilidade de se andar com chuva.
O meu Kart Cross é este amarelo, é basicamente o mesmo mas com pneus menores. Show de bola 80 km/h a 8 cm do chão nas estradas de chão.

spiga_cps
13/01/2008, 12:37
Marcelo, bem interessantes os trophy kart, não os conhecia. A minha ideia de suspensão é algo perto disso. O mais alto possível. Eu adei fuçando em uns links, vi um car que me chamou muito a atenção e o motivo maior foi a posição do motor. Já recebi dezenas de opniões e explicações que me induziram a mandar o motor para a traseira.

Só que eu to com essa "coisa" de colocar o motor na frente até agora. hauhauhuah:parede::parede::parede:



Seguem umas fotos.

spiga_cps
13/01/2008, 12:45
Flávio, Show de bola suas gaiolinhas!!!! Construção limpa!!!! Velocidade boa heim !!! 80 km/h!!!!


Bem invocada a suspensão. Já vi algo pareciiiiido. Qual o funcionamento. Tem o mesmo pricipio das F1?

Flávio Cadore
13/01/2008, 14:09
Spiga, a minha na verdade dá 90 km/h e a com motor de RD deverá chegar perto dos 140 ou mais.
A minha suspensão vem da F1.
Eu estou fazendo outra com motor AP 1.6 , bem alta (47 cm) e com a suspensão com o princípio de funcionamento invertido. Nas gaiolinhas o ângulo da suspensão está no chassis e esta que estou fazendo o ângulo está na roda (vou usar o esquema da suspensão do Corcel II).
O problema de fazer uma gaiola pequena e alta está na falta de torque do motor. Para andar bem o motor de moto deverá estar em altos giros e não casa muito bem com suspensão alta.
Suspensão alta é boa para trilha aí falta torque para o motor. Por isso vou usar motor AP.
Espero ajudar e não complicar.

spiga_cps
13/01/2008, 14:25
Complicando nd, vc esta ajudando bastante. Eu andei pesando sobre a motorização. Andei procurando motores e analisando alguns parametros.

Eu pensei em usar o motor da tenéré. Pelo que procurei não compesaria eu comprar somente a motorização , pois precisaria de muitas outras peças, compensaria eu comprar uma inteira, de leilão ou sem documento.

Mas nas minhas contas essa brincadeira sairia mais cara do que adquirir um motor de combi ou brasilia. Assim como já possuo o câmbio, acho que sairia mais barato.

E também, mesmo que eu construa um veículo com um motor 1600 a um custo um pouco mais elevado, acho que compensaria e muito pelo melhor desempenho.

O que vc acha?

spiga_cps
13/01/2008, 14:36
Flávio mais algumas informações....

Eu optei por fazer inicialmente com motor de motor pois quero um veículo pequeno, agil e leve (para apenas uma pessoa), e usando o motor e câmbio da brasilia ( que eu tenho), iria ter um veículo grande.

Pensei em diminuir mas teria o problema do câmbio. Com um motor central, a alavanca de troca de marchas ficaria no meio das pernas do piloto. Isto seria um saco!!!!. Pensei em fazer alguma adptação para jogar a alavanca para o lado. Mas achei que seria muita gambiarra!!!!

Vc acha isso possivel? Com um bom funcionamento?

Flávio Cadore
13/01/2008, 18:34
É possivel sim colocar a alavanca mais para o lado, a alavanca tem que fazer o movimento de vai e vem; e também ser capaz de dar o giro para selecionar a marcha.
Na minha o mecanismo de seleção das marchas vai ficar atrás do eixo traseiro e o motor na frente do eixo traseiro. Com o jogo de vai e vem da alavanca feito por alavancas e depois é só fazer um esqueminha para o giro, é possível até com uma cruzeta.

spiga_cps
16/01/2008, 11:52
Flávio, vc disse que o motor vai à frente do eixo traseiro e o câmbio antes. Vai usar câmbio do que (gol - ar)? Qual a intensão do motor antes do eixo? Melhorar a distribuição de peso sobre o eixo de tração. 'Vai ser 4 x 4?

Flávio Cadore
16/01/2008, 18:32
Spiga, vou usar câmbio de Passat 4 marchas ( caixa PA ou PB ) são as mais reduzidas.
A intensão é mesmo de distribuição de peso. Na minha gaiolinha é quase 50/50. Não fica com tendência nenhuma, não sai de traseira nem de frente...só o normal...desisti "no momento" da tração 4X4...vai "pilas", tempo, esforço e dedicação e tem uma questão técnica que ela fica reduzida demais...daria uns 70 km/h no bucho e com pneus de D20.
Já comprei uma caixa PB.

spiga_cps
17/01/2008, 10:16
Show de bola, eu to apanhando pra conseguir uma distribuição legal de peso. Sua gaiolinha vai ser individual?

mapuche
17/01/2008, 13:52
Para conceitualizar o projeto, desenvolvi uma "ficha técnica" do veículo que eu quero:

FICHA TÉCNICA

Chassi: Tubular em aço carbono ABNT 1020 ( Dia. 1 ½” esp. 1,2 mm)
Motor: Monocilíndrico, 2 tempos, arrefecimento a ar (DT 180)
Torque máximo: 1,74 m.kgf a 6.500 rpm
Partida: Acionamento Elétrico (Adaptação)
Transmissão: 5 marchas / transmissão por corrente / cardan
Suspensão Traseira: Duplo A, mola, amortecedor pneumático
Suspensão Dianteira: Duplo A, mola, amortecedor pneumático
Pneu dianteiro: 23 x 7 - 10”
Pneu Traseiro: 22 x 8 – 10”
Rodas: Em aço carbono ABNT1020 cm 2 mm de espessura
Freio: Traseiro e dianteiro a disco, acionamento hidráulico
Carenagens: Fibra de vidro laminada
Assoalho: Fibra de vidro laminada
Caixa Direção: Pinhão/cremalheira
.............QUER NADA EI?

Flávio Cadore
17/01/2008, 19:31
A princípio vai ser individual, pensando comercialmente até iria bem com dois lugares mas eu não sou muito...Talvez, mas talvez com um outro banco do lado e mais para trás um pouco, para não ficar muito larga...ao estio do Caparo.
Na com motor de moto o peso do motorista serve para equilibrar a distribuição de peso.

spiga_cps
18/01/2008, 09:06
Legal, vc vai manter o comprimento do eixo original do passat? Descobri um leilão aqui dia 30 deste mês. Vou decidir o que usar para a motorização. Ainda estou com a ideia de usar o motor da tenéré. No leião, conforme o preço vou decidir.

Na sua, as bandejas vc vai usar as originais?

Flávio Cadore
18/01/2008, 22:04
As balanças eu vou fazer e vão ser maiores.

Ronaldo Rolim
20/01/2008, 12:54
Mas já desistiu da tração 4x4?? Talvez o que vc precise é de uma caixa dessas...
De passat 4x4... Fabricação minha...




Á venda...

Flávio Cadore
20/01/2008, 13:52
Ronaldo, blz?
Eu desisti por causa do custo e trabalho/tempo que dá para fazer.
Pena que a caixa de Passat não dá para inverter a coroa, essa daí só dá para instalar na frente, não é? Spiga, é para vc!!
Quanto quer da caixa? Qual é a relação coroa e pinhão?

Ps: Que motor é aquele preto do lado do motor de XL? RD? Agora eu vi, acho que é um Agrale!!!

Ronaldo Rolim
20/01/2008, 14:40
O motor é de agrale 200, e a caixa do passat, se vc quiser usar atraz, virada, igual a do fusca, tem que botar as caixas de redução da combi... Prós: de 8 a 10 cm de altura a mais, 25% de força a mais. Contras: "endurece a suspenção trazeira quando o torque é despejado, ela se levanta e não trabalha a suspenção, fica dura, o que chega a incomodar bastante, estou fazendo uma com motor 1.8 e vou tentar botar 2 caixas de redução de cada lado para tentar anular o efeito, e ganhar 20 cm de altura...

Cezar candelaria
23/01/2008, 12:56
Caro amigo Ronaldo, já tive uma gaiola com as reduções da kombi e vendi ela porque não dava pra andar, fica horrível, principalmente nas arrancadas e subidas fortes, sem falar que as barras de torção da kombi é no minimo o dobro de grossura deixando a trazeira muito dura. Mas um cara que tem um baja no Planeta Buggy chamado Frank Guidetti, me passou uma diga que ele fez. Ele colocou amortecedores de dupla ação e diz ele que resolveu o problema. Será?

Cezar candelaria
23/01/2008, 13:01
Ronaldo, blz?
Eu desisti por causa do custo e trabalho/tempo que dá para fazer.
Pena que a caixa de Passat não dá para inverter a coroa, essa daí só dá para instalar na frente, não é? Spiga, é para vc!!
Quanto quer da caixa? Qual é a relação coroa e pinhão?

Ps: Que motor é aquele preto do lado do motor de XL? RD? Agora eu vi, acho que é um Agrale!!!
Será que não dá pra usar a caixa do passat de cabeça para baixo, e inverter o suspiro? Sempre tive essa dúvida.

Flávio Cadore
23/01/2008, 20:44
Possível é, mas na prática acho que não é possível por causa dos parafusos de fixação.

Ronaldo Rolim
24/01/2008, 00:23
Pois é, César, se eu te disser que agorinha, 22:30 acabei de entregar uma gaiola com as ditas caixas? O camarada botou pneu ki-chute 15 no motor 1.8 alcool e "plein!!", foi as satélites... Ai botamos a caixa da kombi completa, com redução e tudo, eles vão andar domingo, tô loco pra ver, mas sei que vai endurecer, e estava pensando em botar talvez amortecedores de xl 250 de cabeça prá baixo prá não endurecer, mas a idéia do amortecedor dupla ação é ótima! Vamos testar. Só que prá mim, eu só gosto quando é bem dificil: e se eu botar DUAS caixas de redução de cada lado? Será que anula o efeito? Como botar, é o de menos prá mim, mas pense teoricamente por enquanto: será que anula? Aguardo resposta para amanhã a noite da tua idéia, ou de qualquer um que estiver a fim de opinar... Não se preocupem como, apenas com o que. Um abraço, pardalada.

Cezar candelaria
24/01/2008, 19:03
Putz meu, que enrascada tu me meteu. :pensativo:Mas eu acho que vai ficar muito reduzido. Eu acho que vai dar muita mão de obra e não vai resolver o problema. Mas também acho o seguinte, se tu acha que pode dar certo, te dou o maior apoio. Tu tens torno mecãnico ou oficina, etc..?

Cezar candelaria
24/01/2008, 19:05
Possível é, mas na prática acho que não é possível por causa dos parafusos de fixação.
Quais parafusos voçê se refere ?

Flávio Cadore
24/01/2008, 21:15
Me refiro aos que prendem a caixa no motor. Se girar a caixa não dá certo no motor.

Ronaldo Rolim
25/01/2008, 01:22
Pois é, Cezar, tem uma ferramentinhas aqui, torno, mig, etc. Tenho oficina de jeep e como não me incomodo de chega, faço gaiolas para vender também, rsrsrs. Mas temos também uma coisa fantastica: A "confraria do pardal". Funciona assim: não sei se dá para botar uma caixa em cima da outra, mas boto uma perto da outra no chão e deixo... E os pardais, meus amigos passam o dia me visitando e dando piteco. As vezes a solução sai numa tarde, as vezes tem que guardar tudo e partir para outra. A de amanhã é a seguinte: tô botando uma capota de fibra do wrangler na minha toyota. Obviamente não dá nada certo. Então hoje larguei ela por cima e os pardais se exitaram: corta aqui, espicha ali, rebaixa aqui, tira o santo antônio, aparece tudo que é idéia, inclusive a pior prá mim: guarda isso e compra uma capota original.
Um abraço.

Cezar candelaria
25/01/2008, 08:32
Cara, se tu tens torno já é uma grande coisa, aí tudo fica mais fácil. Mas conversando aqui com uns amigos meus , me sugeriram que colocassem as reduções de lado, ao invés de pé. Pode ser que anula o efeito. Éssa pode ser que de certo, que que tu acha.:pensativo:

Ronaldo Rolim
26/01/2008, 14:28
Cezar, estou em Mostardas RS, mas não posso deixar de acompanhar essa conversa... Adivinha: andei com a gaiola 1.8 com as caixas de redução e vou te dizer: uma merda!!! Endurece mesmo, fica muito forte, pula prá frente, empina se tiver no firme, uma loucura. Em breve, video no youtube com o nome: "Como tentar se matar com uma gaiola"
Outro ponto: sonhei (de verdade) que devo de colocar as caixas de redução coladas na caixa de marcha e dali sair com as homocinéticas para as rodas... Acredita? Sonhei mesmo de verdade! Semana que vem já passo para a prática, com sequencia de fotos. Um abraço desse pardal sonhador.

Flávio Cadore
27/01/2008, 23:42
Pessoal, eu coloquei um vídeo no you tube da gaiola com motor de RD 350, foi a primeira volta dela na rua, estava com os pistonetes dos carburadores virados por isso aquela "fumacera e tiros para todos os lados". Ainda bem que não sou eu pilotando...hehehehh

http://br.youtube.com/watch?v=sKRA3qIVMP4

Ou procurem por Kart cross RD 350 Caxias

Cezar candelaria
29/01/2008, 22:15
Cezar, estou em Mostardas RS, mas não posso deixar de acompanhar essa conversa... Adivinha: andei com a gaiola 1.8 com as caixas de redução e vou te dizer: uma merda!!! Endurece mesmo, fica muito forte, pula prá frente, empina se tiver no firme, uma loucura. Em breve, video no youtube com o nome: "Como tentar se matar com uma gaiola"
Outro ponto: sonhei (de verdade) que devo de colocar as caixas de redução coladas na caixa de marcha e dali sair com as homocinéticas para as rodas... Acredita? Sonhei mesmo de verdade! Semana que vem já passo para a prática, com sequencia de fotos. Um abraço desse pardal sonhador.
Acho que agora sim tu achou uma solução que pode dar certo. Se der nos comunica. Valeu.

Agadirs
01/12/2010, 00:43
Pessoal, eu coloquei um vídeo no you tube da gaiola com motor de RD 350, foi a primeira volta dela na rua, estava com os pistonetes dos carburadores virados por isso aquela "fumacera e tiros para todos os lados". Ainda bem que não sou eu pilotando...hehehehh

http://br.youtube.com/watch?v=sKRA3qIVMP4

Ou procurem por Kart cross RD 350 Caxias

Bah velinho....esse kart tá bem interessante tu ainda tem ele? ...posso dar uma olhada?.....não pretendo comprar mas...uma bela olhada, tô precisando de algumas idéias quero fazer um kart não muito grande...e sou aqui da terra dos gringo...e se o amigo puder perder uns minutos...nóis acha tempo...valeu

Flávio Cadore
01/12/2010, 19:04
Bah velinho....esse kart tá bem interessante tu ainda tem ele? ...posso dar uma olhada?.....não pretendo comprar mas...uma bela olhada, tô precisando de algumas idéias quero fazer um kart não muito grande...e sou aqui da terra dos gringo...e se o amigo puder perder uns minutos...nóis acha tempo...valeu

Cara, esse kart cross não é meu, mas fui eu quem construiu, atualmente ele está com o Marchioro ( aquele dos Opalas) para dar um trato no motor, conheces?

Agadirs
01/12/2010, 22:35
Cara, esse kart cross não é meu, mas fui eu quem construiu, atualmente ele está com o Marchioro ( aquele dos Opalas) para dar um trato no motor, conheces?

Bah velinho que bairro fica...nóis vai lá..tem o endereço....valeu....

Flávio Cadore
01/12/2010, 23:21
Bah velinho que bairro fica...nóis vai lá..tem o endereço....valeu....

Eu não sei onde ele mora, ele tem uma firma no Desvio Rizzo mas é fácil achar ele no You Tube , procure por "Marchioro Opala" tem uns vídeos dele, é fácil achar...

Alex Gambiara
26/02/2012, 17:25
o motor 2t te daria encomodo e o 4t se for bem ajeitado te daria torque

Alex Gambiara
26/02/2012, 17:28
um motor bom 2t é o da RD 350 ano 92 ele tem 59CVs