Conectar

Ver Versão Completa : Afinal de contas, é "Jeep" ou "Geep" ??



Marcos ET
26/12/2007, 17:32
A pergunta pode parecer estranha, ou até meio leviana... mas depois de passar décadas chamando meu querido CJ3A de "Jeep", resolvi ler um nome que está estampado na lataria da caixa de ferramentas original da viatura... e pude perceber, claramente, que está escrito "Geep" !

Como uma das "lendas" do nome refere-se à sigla "General Purpose", ou GP, que depois pode ter virado "gee-pee" e terminado em Jeep (lembram do GPW? - General Purpose Willys), sempre fiquei curioso em saber pq o nome "Jeep" seria escrito com "J"... bom, agora é que a dúvida veio mesmo, pois no carro está escrito com "G"....

Será que alguem que possa falar um pouco sobre a história do Geep (ou seria Jeep?), poderia tirar esta dúvida quanto à especificação do veículo???

[]'s desejando um fantástico 2008 a todos!!

Leo - Beethoven
26/12/2007, 19:14
ET,

Existem várias lendas sobre a criação do nome Jeep (que hj é marca registrada da Daimler Chysler). A mais plausível é que tenha surgido da designação GPW onde o GP (general purpose) no alfabeto fonético Inglês se pronuncia "Gi - Pi". A escrita Jeep surgiu como marca somente após a 2a. guerra quando a Willys Overland lançou no mercado a versão civil, o CJ (Civilian Jeep).
Existe ainda uma versão de que o nome tenha vindo do animal de extimação do Popeye, aquele que comia orquídias lembra ? O Eugene "The Jeep". Talvés pelo bichinho ser bem faceiro e poder sumir e aparecer aonde quiser....
Mas a expressão (gi-pi) já era usada muito antes até da primeira guerra por mecânicos que chamavam qualquer veículo "tinhoso" de "gi-pi".

O que me intrigou apenas foi o fato de vc dizer que na tampa do seu CJ3 está escrito Geep....essa eu nuca vi, e olhei por aqui nos montes de livros que eu tenho e não vi nada....pelo menos nada no CJ 3A ou até o 3B.

Abs.

Sergio Rocha
26/12/2007, 19:43
No meu tb tem essa grafia,mas o nome realmente é JEEP

[]'

Marcos ET
26/12/2007, 20:20
Falae Léo, cara, tou sabendo destas histórias todas, mesmo assim apareceu a dúvida, pois se o nome veio (teoricamente) do "GP" ou "gee pee" natural que com o tempo, o nome virasse "geep" nao é mesmo? o nosso amigo Sérgio postou a foto da mesma chapa que tem na caixa de ferramentas do meu, só que ele leu "jeep" e, pra mim, aquilo lá é um "g" hehehe...

Talvz a dúvida toda esteja no tipo da grafia utilizada entao...

Bom, melhor que a foto do Sérgio nao tem! é aquilo lá... será que só eu leio "geep" ?!?! rs putz, vou voltar para a escola! hehehehehe

CJ 60
27/12/2007, 00:41
Falae Léo, cara, tou sabendo destas histórias todas, mesmo assim apareceu a dúvida, pois se o nome veio (teoricamente) do "GP" ou "gee pee" natural que com o tempo, o nome virasse "geep" nao é mesmo? o nosso amigo Sérgio postou a foto da mesma chapa que tem na caixa de ferramentas do meu, só que ele leu "jeep" e, pra mim, aquilo lá é um "g" hehehe...

Talvz a dúvida toda esteja no tipo da grafia utilizada entao...

Bom, melhor que a foto do Sérgio nao tem! é aquilo lá... será que só eu leio "geep" ?!?! rs putz, vou voltar para a escola! hehehehehe

Kra até assustei no inicio onde vc diz q estava escrito GEEP, mais é a grafia da época mesmo que é um pouco confusa, mais nao se desespere.. nada que um martelo bem pesado nao resolva.. olhae simulado no photoshop..

abraçao

leopoldo
27/12/2007, 01:11
Isso é fácil de resolver:

consulte o fabricante ...... como ele escreve ???? www.jeep.com (http://www.jeep.com)

m.vinicius
27/12/2007, 06:35
quem sabe seu jeep não é genérico ou do paraguay?!?!?!

SÓ PARA DESCONTRAIR!

Marcos ET
27/12/2007, 12:00
Isso é fácil de resolver:

consulte o fabricante ...... como ele escreve ???? www.jeep.com (http://www.jeep.com)

Amigo Leopoldo! saudações!!

Fabricante? certamente este daih nao é o mesmo que fabricou meu bom, velho e insuperável CJ3A.. rsrsrsrs e da fabricação do meu CJ até este daih que vc postou, muita água (lama, terra, grama) rolou! rsrsrs Tá certo que os caras compraram o nome, a marca (mas nao a alma! rs) do bom e velho "jeep", alias, acho mesmo que quando resolveram escrever aquilo na caixa de ferramentas dos 4x4, este nome ainda nem era disputado comercialmente.... o nome "JEEP" (com "J" mesmo), pelo pouco que sei, só teve seu valor agregado algum tempo depois...

Ô M.Vinicius, Paraguay nem pensar! hehehe meu véio tem plaqueta de identificação.. tá escrito "OHIO" bem na frente dos zói de quem qzer ver!

Marcos ET
27/12/2007, 12:18
... olhae simulado no photoshop..

Hehehe CJ, mesmo fuçando um pouco mais (desta vz no Paint Brush mesmo), ainda parece um "G" hehehe

PessoALL, sei que a discussão parece banal, sem propósito ou mesmo algo para encher linguiça, mas garanto que nao é esta minha intenção. Sei que a grafia escolhida pode nao ter sido das mais felizes, mas quem sabe este detalhe do "G" para o "J" nao tenha passado batido? Quantos de nós lembrávamos ou ja tínhamos reparado nesta inscriçao na caixa de ferramentas?

Desculpem se estou sendo insistente.

Varela
27/12/2007, 12:28
ET,

Existem várias lendas sobre a criação do nome Jeep (que hj é marca registrada da Daimler Chysler). A mais plausível é que tenha surgido da designação GPW onde o GP (general purpose) no alfabeto fonético Inglês se pronuncia "Gi - Pi". A escrita Jeep surgiu como marca somente após a 2a. guerra quando a Willys Overland lançou no mercado a versão civil, o CJ (Civilian Jeep).
Existe ainda uma versão de que o nome tenha vindo do animal de extimação do Popeye, aquele que comia orquídias lembra ? O Eugene "The Jeep". Talvés pelo bichinho ser bem faceiro e poder sumir e aparecer aonde quiser....
Mas a expressão (gi-pi) já era usada muito antes até da primeira guerra por mecânicos que chamavam qualquer veículo "tinhoso" de "gi-pi".

O que me intrigou apenas foi o fato de vc dizer que na tampa do seu CJ3 está escrito Geep....essa eu nuca vi, e olhei por aqui nos montes de livros que eu tenho e não vi nada....pelo menos nada no CJ 3A ou até o 3B.

Abs.

Leo, no meu ex cj3b (do meu avatar) na caixa de ferramenta (embaixo do banco do carona) estava escrito GEEP.

[]s

Varela
27/12/2007, 12:29
No meu tb tem essa grafia,mas o nome realmente é JEEP

[]'

exatamente assim, estava no meu...

Varela
27/12/2007, 12:31
Falae Léo, cara, tou sabendo destas histórias todas, mesmo assim apareceu a dúvida, pois se o nome veio (teoricamente) do "GP" ou "gee pee" natural que com o tempo, o nome virasse "geep" nao é mesmo? o nosso amigo Sérgio postou a foto da mesma chapa que tem na caixa de ferramentas do meu, só que ele leu "jeep" e, pra mim, aquilo lá é um "g" hehehe...

Talvz a dúvida toda esteja no tipo da grafia utilizada entao...

Bom, melhor que a foto do Sérgio nao tem! é aquilo lá... será que só eu leio "geep" ?!?! rs putz, vou voltar para a escola! hehehehehe

Eu tb sempre tive essa dúvida, forçei a barra pra entender aquilo como "J".

Marcos ET
27/12/2007, 13:38
Leo, no meu ex cj3b (do meu avatar) na caixa de ferramenta (embaixo do banco do carona) estava escrito GEEP. []s

Deus do céu! entao nao sou o único a ver coisas!! Tou forçando muito a barra pra ver um "J" ali... e justamente por conta da história dos "Gee Pee" (GP) é que me ocorreu a possibilidade daquilo ser realmente um "G"..... Pensa que os caras, na época, nao tinham idéia da dimensao que este nome ia tomar... entao resolveram escrever algo popular naquele cantinho escondido... só pq os usuários dos GPs chamavam "aquilo" de "gee pee"... daquele tempo para cá, a coisa toda cresceu e começaram a chamar de Jeep.... e pimba..... mudou a grafia.......

que viagem....

Lucianom38a1
27/12/2007, 15:19
Como uma das "lendas" do nome refere-se à sigla "General Purpose", ou GP, que depois pode ter virado "gee-pee" e terminado em Jeep (lembram do GPW? - General Purpose Willys), sempre fiquei curioso em saber pq o nome "Jeep" seria escrito com "J"... bom, agora é que a dúvida veio mesmo, pois no carro está escrito com "G"....

[]'s desejando um fantástico 2008 a todos!!



Marcos, apenas uma correção; A origem da sigla GP não vem de "General Purpose", mas sim de um código interno utilizado pela Ford na época: G for government, and P for the 80-inch-wheelbase of the vehicle

Marcos ET
27/12/2007, 18:43
Blza Luciano! por via das duvidas, acho que vou mudar para "Caminhao Leve 1/4T"... rsrsrs

Sergio Rocha
27/12/2007, 18:51
Só pra complicar um pouco mais.
Além dessa grafia estranha da caixa de ferramentas, o meu Jeep tem na sua plaqueta a incrição JEEP.
Aki vai a foto a plaqueta e de novo a da caixa.
A a letra J tem a forma muito parecida com um G porque ela se une com a letra E.

[]'

Fabiano-SL
27/12/2007, 21:41
Vejam esse link:

http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Tech/Toolbox.html

A grafia é "J" mesmo!

Morcego
27/12/2007, 22:02
A pergunta pode parecer estranha, ou até meio leviana... mas depois de passar décadas chamando meu querido CJ3A de "Jeep", resolvi ler um nome que está estampado na lataria da caixa de ferramentas original da viatura... e pude perceber, claramente, que está escrito "Geep" !

Como uma das "lendas" do nome refere-se à sigla "General Purpose", ou GP, que depois pode ter virado "gee-pee" e terminado em Jeep (lembram do GPW? - General Purpose Willys), sempre fiquei curioso em saber pq o nome "Jeep" seria escrito com "J"... bom, agora é que a dúvida veio mesmo, pois no carro está escrito com "G"....

Será que alguem que possa falar um pouco sobre a história do Geep (ou seria Jeep?), poderia tirar esta dúvida quanto à especificação do veículo???

[]'s desejando um fantástico 2008 a todos!!

Marcos,

Tem uma reportagem muito interessante sobre a historia e as siglas dos CJs.:concordo:

Veja o link http://carroonline.terra.com.br/serverpage_new/infoMaterias.asp?tipo=1&cod=6&info=13537

Varela
28/12/2007, 12:10
Marcos, apenas uma correção; A origem da sigla GP não vem de "General Purpose", mas sim de um código interno utilizado pela Ford na época: G for government, and P for the 80-inch-wheelbase of the vehicle

Rapaz, nunca ouvi falar disso e na revista jeep nenhuma alusão...

Marcos ET
28/12/2007, 13:24
Realmente, depois de tanta informação... a única dúvida que restou foi como o pessoal da Willys permitiu que um cara que nao sabia escrever um "J" legível ficasse responsável pela grafia do primeiro nome "Jeep".....

Sérgio, Fabiano, Fernando, Varela, Luciano, huguinho, zezinho e até mesmo o luizinho... obrigado a todos pelo material aqui disposto!

Fabiano-SL
28/12/2007, 16:17
retirei esse texto do link que eu postei e para ajudar quem não é "fã" de inglês segue um resumo...

The Script Logo
Speculation on the reason for the hidden "Jeep" stamping behind the passenger's feet, suggests that it was put on the CJ-2A in 1945 to help Willys establish its copyright on the word. At the same time they wanted to advertise the name "Willys" which was stamped prominently on the hood, windshield and tailgate (where the early CJ-2 prototypes had been marked "Jeep" or "Agrijeep".) The trademark was finally registered in 1950, but perhaps out of habit the stampings were left the same until the new CJ-5 appeared with "JEEP" stamped on the outside. (Willys also continued for some time to put the name "Jeep" in quotation marks in its advertising.)

resumo:

A grafia escondida de "Jeep" na caixa de ferramentas foi colocada para estabelecer o direito de uso do nome Jeep que até então era "willys" (no cj2, cj3 tem no capo, grade e tampa traseira) em 1950 a marca "Jeep" é registrada e então os jeeps perdem a grafia "willys" e recebem a grafia "jeep" na lataria.

Sergio Willys
31/12/2007, 02:01
Não sou nenhum expert em Inglês ou Português, mas confesso que tive que usar muito a lingua Inglesa nos 26 anos de trabalho. O que me chamou a atenção no tópico, é que se alguém quer escrever GP por extenso, para que o leitor leia Jipi (ou melhor, foneticamente grafando em Português, Djip - com o D mudo), na lingua inglesa, não precisa fazer mais nada além de colocar GP. Os gringos vão ler Djip. Agora se escrevermos JP, os gringos vão ler Djeip, e aí passa a fazer sentido grafar Jeep, porque os gringos voltam a ler o que se quer, Djip. Agora escrever Geep é mais maluco que qualquer coisa! Os gringos leriam Djiip, ou coisa que o valha... Assim faz sentido supor que o "escriba"quiz enfeitar tanto que o J virou G. Ou quem sabe o fulano era Mexicano ou Italiano....

É; acho que não ajuda não.
Feliz ano novo!!!

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
31/12/2007, 05:04
Não sou nenhum expert em Inglês ou Português, mas confesso que tive que usar muito a lingua Inglesa nos 26 anos de trabalho. O que me chamou a atenção no tópico, é que se alguém quer escrever GP por extenso, para que o leitor leia Jipi (ou melhor, foneticamente grafando em Português, Djip - com o D mudo), na lingua inglesa, não precisa fazer mais nada além de colocar GP. Os gringos vão ler Djip. Agora se escrevermos JP, os gringos vão ler Djeip, e aí passa a fazer sentido grafar Jeep, porque os gringos voltam a ler o que se quer, Djip. Agora escrever Geep é mais maluco que qualquer coisa! Os gringos leriam Djiip, ou coisa que o valha... Assim faz sentido supor que o "escriba"quiz enfeitar tanto que o J virou G. Ou quem sabe o fulano era Mexicano ou Italiano....

É; acho que não ajuda não.
Feliz ano novo!!!

Acho que você matou, sim, Sérgio. Se fosse grafado GEEP, os gringos pronunciariam 'dzip' ou mesmo 'Ghipe'. Assim como gear, deve ser pronunciado 'ghiia' e não 'jiar' e geese (plural de goose=ganso) se pronuncia 'ghiise'. E ainda o verbo give, gave, given (ghive). Referência: RIDOUT, Ronald & WITTING, Clifford - "The Facts of English" (guide to pronunciation, page 8)

Há muita especulação (e pouca luz) em torno do termo JEEP (eu desisti das pesquisas). Antes do 1/4 ton 4x4 truck aparecer, os mecânicos americanos já designavam qualquer máquina polivalente como GP, (ex: um trator Marmon-Herrington que tinha vários dispositivos para perfurar poços e também a Barber-Green) entretanto é pouco provável que esse "jargão técnico" caísse no domínio da soldadesca, mais ligada nas historinhas do Popeye (é bom lembrar que Eugene the Jeep, na época, era mais popular que o próprio dono... e, como o 4x4, ele aparecia de repente em qq lugar e resolvia qq problema, segundo recordações de um ex-pracinha, coronel, ainda vivo).
O meu CJ-3A não tem JEEP (senão na plaqueta), mas apenas Willys. Sinceramente, acho que a Willys não iria estampar isso na caixa de ferramentas. Esse velho coronel trabalhou no escritório da Transparaná (que importava os jeeps por este porto) e afirma terem sido, posteriormente, importadas peças de reposição (mais baratas) de diversos fabricantes americanos e a caixa de ferramentas está sujeita à corrosão. Vá lá saber...

Sukys
31/12/2007, 14:05
Reprodução da mensagem que enviei para a Jipenet, anos atrás:

Assim como já rolaram vários email's a respeito da origem da palavra Jeep, os que você listou também são tendenciosos, já que para os norte-americanos tudo o que existe de bom no mundo foi invenção de algum vivente de lá, e a coisa não é bem assim, como nós bem sabemos.
Outro dia, entre uma cerveja e outra, na tentativa de descobrir a origem da palavra Jeep, conheci um velhinho cearense, o "seu" Severino, muito simpático por sinal, que trouxe a solução definitiva para o caso.
Acontece que, lá pelos idos dos anos quarenta, o "seu" Severino morava nas proximidades de uma base aérea no norte do Brasil, que por se tratar de ponto estratégico, tanto aéreo como naval, foi cedida pelo governo de Getúlio Vargas ao exército norte-americano.
Nessa época, com seus 16 ou 17 anos, "seu" Severino ganhava uns trocos dos gringos, fazendo pequenos biscates ou transportando com seus jegues alguns volumes da cidade próxima até a referida base aérea, principalmente no inverno, quando as poucas e precárias estradas da região ficavam intransitáveis. Tornou-se uma figura popular e, como um bom brasileiro, cativou a todos, passando a ser quase que um funcionário informal dos gringos.
"Seu" Severino adorava observar o movimento da base aérea, e curioso que era, se intrometia em tudo quanto era assunto, principalmente os que envolviam máquinas já que antes da vinda dos gringos o unico contato que a região havia tido com altas tecnologias foi com a instalação do telégrafo, feita pelo Rondon algumas décadas passadas. Disse-me, inclusive, que ainda restam alguns postes na região, e que é uma bela trilha para ser feita de jipes, mas esse é um assunto para outro email.
Em um dos vários invernos de chuvas torrenciais, o "seu" Severino notou um movimento fora do comum na base aérea, com a vinda de vários aviões cargueiros B 29 do 45º Esquadrão de Bombardeio. Como ele já era um "expert" em assuntos estratégicos, sabia muito bem que o 45º Esquadrão de Bombardeio era sediado em Quebec, no Canadá, e a sua estada no Brasil significava que estavam em missão secreta, talvez apenas com escala técnica para reabastecimento para seguir para a ilha de Açores, ou talvez o norte da África. Para sua surpresa, toda a carga dos aviões foi descarregada e o aviões partiram em seguida, tão rapidamente quanto chegaram. Na tentativa se saber do que se tratava, foi simplesmente carregado pelo pescoço, pouco por sinal, para fora da base aérea, mal tendo avistado as grandes caixas de madeira descarregadas dos aviões. Desse dia em diante os gringos mudaram de humor, radicalmente, com ele e com qualquer outra pessoa que não tivesse algum vinculo oficial com a base aérea.
Isso só fez aumentar sua curiosidade sobre o conteúdo das enormes caixas de madeira e, movido pelo ímpeto da adolescência, resolveu desvendar o enigma. Em uma manhã fria e chuvosa, selou um dos seus jegues e foi em direção a base aérea, distante várias léguas da sua casa.
Bom conhecedor da região, pensava em entrar na base aérea por um charque pouco guarnecido por vigias. A estradinha que levava a esse lugar estava que uma lama só, com grandes erosões em alguns trechos, longas áreas alagadas e subidas praticamente intransponíveis por qualquer tipo de veículo. Tão logo chegou ao charque, foi surpreendido por um comboio de veículos militares, uns 5 ou 6 talvez, e imediatamente lhe deram voz de prisão. Ficou então sabendo que o conteúdo das grandes caixas de madeira continham os pequenos veículos militares que formavam o comboio e, decepcionado com o fato, só lhe restava amargar alguns dias de prisão na base aérea, sem contar com a surra que provavelmente levaria do seu pai, tão logo retornasse para sua casa.
Acontece que o tempo piorou, caiu uma chuva nunca vista na região e a estradinha ficou pior do que estava. Depois de várias horas e poucos metros avançados não teve mais jeito e todos os veículos ficaram irremediavelmente atolados. Desesperados com a situação em que se encontravam, principalmente pelo fato da noite estar se aproximando, os gringos usaram de todos os recursos disponíveis, sem sucesso. Lá pelas tantas, completamente exauridos pelo cansaço, resolveram abandonar os veículos e seguir o percurso a pé, quando o "seu" Severino sugeriu algo inimaginável para os gringos: rebocar os veículos com o seu jegue. Apesar da situação em que se encontravam deram boas risadas e caçoaram muito do nosso patrício e, mais por gozação do que por opção, deixaram que o "seu" Severino atrelasse uma corda ao primeiro veículo e tentasse removê-lo com seu jegue. Para espanto de todos o veículo começou a se deslocar, e passados alguns instantes já estava em local relativamente transitável para seguir caminho à base pelos próprios meios. Entusiasmados com o feito, repetiram a dose com os outros veículos atolados, todos resgatados sem maiores problemas, a não ser uma ou outra parada mais demorada, já que o jegue do "seu" Severino era um tanto quanto temperamental e empacava feito uma mula. Nada que não fosse resolvido com um pequeno agrado ao jegue, dando-lhe alguns tabletes de chicle de mascar, que todo bom gringo levava aos montes dentro dos bolsos.
Chegando a base aérea deram-lhe roupas sêcas, trataram do jegue e, como forma de agradecimento pelo seu feito, o comandante da base o convidou para o jantar, o que foi prontamente aceito pelo "seu" Severino, já que o jegue preferiu ficar na chuva mesmo, mascando chicletes. Entre um amburguer e outro, nosso patrício ficou sabendo que os veículos que ajudou a desatolar eram segredo de Estado e tinham vindo ao Brasil para "tropicalização" de seus componentes, já que os EUA previam a necessidade de intervenção na Indochina, e os veículos deveriam estar devidamente preparados para o clima tropical da região. Também lhe segredaram que o veículo era chamado pelo codinome de "GP", alusão a um grande guerreiro Cheyenne chamado Grande Força (Great Power, em inglês) e que, em hipótese alguma, poderia divulgar o que tinha visto ou ouvido.
No dia seguinte e com o tempo melhor, seguiu caminho para sua casa, levando um monte de tralhas e badulaques que os gringos gentilmente lhe deram, não em reconhecimento ao seu feito, mas sim para mantê-lo entretido por tempo suficiente para que esquecesse do ocorrido.
Acontece que, ao chegar em casa, teve que se explicar ao seu pai, e acabou contanto todos os detalhes do dia anterior, única forma de se livrar da surra já esperada.
Aí começaram os problemas dos gringos, já que o pai do "seu" Severino era o barbeiro da cidadezinha. Bastaram umas poucas barbas e cabelos cortados para todos da região soubessem que os veículos tinham sido rebocados pelo jegue. Não demorou muito e até na capital se ouviram boatos à respeito.
Preocupados com os rumores, o Serviço de Inteligência dos EUA infiltrou espiões na região na tentativa de dissuadir os fatos, mas foram infelizes na empreitada, e com os rumores totalmente fora de controle dos gringos, a preocupação não era tanto sobre a divulgação dos veículos, que se encontravam em inicio de operação na Europa e não era mais segredo para ninguém, mas sim pelo fato de terem sido derrotados em solo brasileiro, e salvos por um mísero animal de origem incerta, talvez fruto de algum cruzamento possível apenas em regiões abaixo do paralelo vinte. Como as pressões para uma solução definitiva vindas do Pentágono eram cada vez mais insuportáveis, não restou ao comandante da base aérea senão a demissão do cargo, prontamente aceita pelos seus superiores.
No dia da partida, uma dessas coincidências que ninguém explica acabou acontecendo, e o "seu" Severino encontrou-se com o comandante. Meio sem jeito e preocupado com o destino do seu amigo gringo, transferido para Pearl Harbour, e sentindo-se um tanto quanto responsável pelos acontecimentos recentes, sugeriu ao comandante que falasse para seus superiores que os veículos não tinham sido derrotados e humilhados pelo jegue, e sim que estava ocorrendo uma enorme confusão com as palavras "jegue" e "GP". Mais confuso que turista em quadra de escola de samba, o comandante pediu maiores detalhes sobre a idéia, até então absurda, de nosso patrício. Com uma calma sem igual, "seu" Severino detalhou que os fonemas eram muito parecidos, sendo muito fácil confundir o termo "djéguí" com "jipí", e propôs que levasse ao conhecimento do alto escalão que os nativos estavam fazendo esta confusão o que naturalmente caracterizaria como um sucesso os testes dos veículos. Tal fato realmente aconteceu, e para não deixar dúvidas à respeito resolveram fazer uma mistura dos dois termos, gerando a palavra "djipí", em bom inglês, Jeep.
Não só o comandante se livrou de sua transferência para a ilha do arquipélago Havaiano como nosso bom patrício foi convidado para trabalhar em Alamogordo, onde os gringos estavam iniciando trabalhos relativos a uma nova arma. Para isso teve que americanizar seu nome (Bil), e por lá ficou, até que um dia misturou algumas coisas que não devia e mandou tudo para os ares, vindo parar em São Paulo, não se sabe como.

O termo jeep surgiu em homenagem ao melhor 4X4 do mundo, que além de ser genuinamente brasileiro é o único ecológicamente correto!

:mrgreen:


.

Sergio Willys
01/01/2008, 02:54
Beleza de Estória Sukys. Melhor coisa para comemorar 2008 não podia ser! Já vi que você vai escrever um livro, e pela passagem do Djipi quero 10% dos Royalts.
Do Jegue não quero nada não, mas cuidado com o engate do cardã!!!
Feliz ano Novo!

tuna
01/01/2008, 14:14
Sukys, maravilha de história!!!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
abraços com certeza de que 2008 promete!

Marcos ET
02/01/2008, 12:16
O meu CJ-3A não tem JEEP (senão na plaqueta), mas apenas Willys. Sinceramente, acho que a Willys não iria estampar isso na caixa de ferramentas. Esse velho coronel trabalhou no escritório da Transparaná (que importava os jeeps por este porto) e afirma terem sido, posteriormente, importadas peças de reposição (mais baratas) de diversos fabricantes americanos e a caixa de ferramentas está sujeita à corrosão. Vá lá saber...

Vá lá saber Antonio! verdade mesmo.... tratar da história destas nossas viaturas incríveis é sempre um tema apaixonante... meu Jeep tem a plaqueta da Transparaná fixada no painel, lado esquerdo do volante, mas tbem tem aquela caixa de ferramentas e eu garanto que ela está lá desde que compramos este jeep, em 1979 (naquele tempo, ela já estava bem velhinha! hehehe)

Sukys, que maravilha de história! fiquei aqui imaginando aquelas grandes caixas de madeira descarregando os Jeegs (oops! Jeeps) no campo de Parnamirim (ham?! nao era pra ter falado o nome??) ih, mas eu tenho até FOTO ORIGINAL daquela base... tirada em 1947, (mais ou menos), quando meu avô (dono do meu jeep) trabalhava lá.... Só que ao lado dele, temos um fantástico B-17G no lugar do citado B29....

Tou mandando pra vcs o logo "Jeep" tal qual consta na página que o Fabiano postou!

FELIZ 2008 pra todos! que nao faltem trilhas para alegrar nossos dias pois, como todos sabem, "mais vale um dia ruim de jeep, doq um ótimo dia de trabalho" !!!!

Sergio Willys
02/01/2008, 18:51
Pensando sobre como desvendar o mistério, consultei um site de Fontes de Letras, e notei que no rebuscamento da escrita pode-se dar formas realmente surpreendentes ás letras.
Entrem no link http://www.netfontes.com.br/ busquem pelas fontes "Champignon" e "prairie dog".
Digitem Jeep e Geep no campo visualizar texto, e vejam as diferenças.
Acho que valia a pena postar uma pergunta no forum dele. Eles devem "tirar de letra".
Abraços

Luciano SHAKALL
02/01/2008, 23:58
"... Entrem no link http://www.netfontes.com.br/ busquem pelas fontes "Champignon" e "prairie dog".
Digitem Jeep e Geep no campo visualizar texto, e vejam as diferenças... "Putz!!!!! :shock:
Essa 2ª "fonte" (prairie dog), tem o "J" maiúsculo IGUAL ao nosso "g"... :concordo:

PS.
O mais interessante, é quanto tempo vc deve ter levado pra "testar" as mais de 4000 fontes do site até achar uma que parecesse... :mrgreen:

[]'s

Gustavo de Olliveira
03/01/2008, 14:29
Ae galera , pesquisando na net descobri que lá nos EUA é possível montar qualquer jeep novo ( qualquer modelo ) pois eles fabricam sob encomenda qualquer peça , de chassi , a lataria completa .... fica em TOLEDO no estado de OHIO .... lá ainda existe a WILLYS OVERLAND MOTORS . www.willysoverland.com e no site eles utilizam uma antiga propaganda ... olha só

Leo - Beethoven
03/01/2008, 15:35
Pensando sobre como desvendar o mistério, consultei um site de Fontes de Letras, e notei que no rebuscamento da escrita pode-se dar formas realmente surpreendentes ás letras.
Entrem no link http://www.netfontes.com.br/ busquem pelas fontes "Champignon" e "prairie dog".
Digitem Jeep e Geep no campo visualizar texto, e vejam as diferenças.
Acho que valia a pena postar uma pergunta no forum dele. Eles devem "tirar de letra".
Abraços

Quando entrei nesse tópico a primeira vez e depois vi a foto que foi postada e assim vi a forma como estava escrito, pensei que poderia ser algo do tipo. Pensei: Pô comparado com a minha letra feia pra KCT isso poderia ser um G ou um J...hehehe....mas nem comentei nada...hehehe
Mas essa foi uma saída técnica muito bem pensada praquilo que eu tinha pensado.....
Agora, diz aí ? Vc teve paciência mesmo pra testar fonte por fonte ??? :mrgreen:

Abs.

Sergio Willys
03/01/2008, 16:49
Para achar as fontes, usei a tecnologia tecnoforme/holográfica plasmática, que faz a transcodificação dos perfis. É fácil !!
O 61 tá na oficina (como ele gosta de lá!!!!), e eu tava sem ter o que fazer....

Sergio Willys
04/01/2008, 01:07
Pessoal; acho que o assunto merece um fechamento. Seja qual for. Tipo caçadores de mitos - plausível ou não plausível. O Marcos ET podia se pronunciar, pois se não temos subsídios, temos que investigar mais. Me recuso a andar de "Geep" por aí !!!!!

Marcos ET
04/01/2008, 10:43
Pessoal; acho que o assunto merece um fechamento. Seja qual for. Tipo caçadores de mitos - plausível ou não plausível. O Marcos ET podia se pronunciar, pois se não temos subsídios, temos que investigar mais. Me recuso a andar de "Geep" por aí !!!!!

Poizé Sérgio, o assunto já deu oq tinha q dar, mas mesmo assim, as informações que vieram em conjunto com a minha pergunta sao valiosas! afinal de contas, é sempre mto bom saber de tudo oq é possível sobre "Jeep" !

Sérgio, na verdade já havia me pronunciado sobre encerrar a questao... rs


Realmente, depois de tanta informação... a única dúvida que restou foi como o pessoal da Willys permitiu que um cara que nao sabia escrever um "J" legível ficasse responsável pela grafia do primeiro nome "Jeep".....

Sérgio, Fabiano, Fernando, Varela, Luciano, huguinho, zezinho e até mesmo o luizinho... obrigado a todos pelo material aqui disposto!

É isso aih! valeu pela ajuda!!! mas antes, qualquer informação adicional, nao esqueçam de postar! hehehehe

Morcego
04/01/2008, 14:03
Marcos,
Você criou o Topico e pode mandar fecha-lo a hora que assim entender, mas na minha opinião acho o tema interessante e que o assunto não está esgotado e tão cedo não estará, sempre vão postar aqui alguma história ou estória sobre a origem dos nomes Jeeps ou Geeps. E isto só enriquesse a gente.
Mas esta é minha opinião e também acho que quem não tiver mais interesse pelo assunto é só retirar o recebimento de notificação do tópico.

Abrs

Leo - Beethoven
04/01/2008, 18:35
Poizé Sérgio, o assunto já deu oq tinha q dar, mas mesmo assim, as informações que vieram em conjunto com a minha pergunta sao valiosas! afinal de contas, é sempre mto bom saber de tudo oq é possível sobre "Jeep" !


Também acho que a questão está encerrada. Olha que eu procurei pra caramba nos livros em casa (um monte deles), na net e ninguém menciona a grafia do Jeep como "Geep". Acho realmente que é uma simples questão do estilo na escrita.

Abs.

Marcos ET
04/01/2008, 18:59
Leo, tbem acho que a dúvida foi mais doq resolvida... porém, como o Fernando falou, os assuntos correlatos ainda devem aparecer (ou nao), entao acho interessante manter o tópico aberto pra quem qzer colocar mais informações sobre o nome, a grafia, quem foi o "infiliz" que resolveu escrever um "J" daquela forma.... estas coisas! eu nem estava esperando receber tantas informações interessantes qdo abri o fórum.....

JairoM
05/01/2008, 15:57
Ae galera , pesquisando na net descobri que lá nos EUA é possível montar qualquer jeep novo ( qualquer modelo ) pois eles fabricam sob encomenda qualquer peça , de chassi , a lataria completa .... fica em TOLEDO no estado de OHIO .... lá ainda existe a WILLYS OVERLAND MOTORS . www.willysoverland.com (http://www.willysoverland.com) e no site eles utilizam uma antiga propaganda ... olha só

GustVO,
Nao é tao facil assim como parece.
Eu escrevi pros caras via e-mail perguntando sobre a possibilidade de comprar um cambio completo de um 42. Resposta: Nao existe mais.

Neste momento, estou em NY, e telefonei pros caras pelo 0800 da pagina. Resposta: Continua sem existir um cambio de 42 completa pra compra.

Eles sugerem os distribuidores. E alguns deles até tem algumas peças, mas o cambio completo nao.

By the way (a propósito) a marca JEPP hoje em dia é da Chrisler, e eles tem por aqui um monte de modelos. Pra conferir www.jeep.com (http://www.jeep.com)

Abraços a todos,

Fabiano-SL
05/01/2008, 17:23
Pesquisei mais um pouco...

Comno eu já havia dito, o jeep escrito na caixa de ferramentas dos modelos cj2. cj3 é com "J". Para não tem mais dúvidas, segue uma fonte muito semelhante:

Coronet #8

leopoldo
05/01/2008, 23:33
Jairo, consulte a Surplus City na california. O inventory deles é respeitável.

http://www.surpluscity.com/

http://www.surplusjeep.com/