PDA

Ver Versão Completa : CONTAGIROS X Alternador

elvis
26/12/2007, 13:13
Minha band tem motor 608 e alternador do omega 130 amperes, se eu colocar o contagiros original dá diferença?
Alguém sabe informar?
valeu galera!

André-4WD
26/12/2007, 15:24
Elvis,
Dá diferença sim.. havia um tópico que falava sobre o tema. Eu to com um alternador de 100A da linha GM para instalar e ainda não fiz pq nao decidi como vou resolver a questao do contagiros (se bem que outras prioridade$ estao me fazendo adiar a instalação do alternador).
Eu pesquisei mas nao localizei o topico... o jeito eh procurar com calma q se acha.
abraços
andre

FIDELIS
26/12/2007, 21:53
Minha band tem motor 608 e alternador do omega 130 amperes, se eu colocar o contagiros original dá diferença?
Alguém sabe informar?
valeu galera!

Instalei um alternador destes de 130A numa Toyota Band-curta-aço-91, com contagiros original e não tive problemas, o eletricistas instalou o fio de saída para o contagiros e a rotação conferia com a do tacômetro portátil padrão que o meu mecânico tinha.

André-4WD
27/12/2007, 11:18
Fidelis:
Que boa noticia essa hein?? A minha tb é 91 porém longa e o meu alternador é de 100A..
Vou ver se instalo logo o alternador até pq coloquei ar condicionado e o alternador original é fraco.
abraços
andre

elvis
29/12/2007, 00:41
Esses Dias Fui A Um Auto Elétrico Muito Bom Daqui E O Cara Me Disse Que O Alternador Não Influencia Pode Ser De 30, 50 , 130 E O Que Altera O Giro é O Tamanho Da Polia, No Caso Do Meu Alternador De Omega 130 Amp Eu Teria Que Colocar A Polia Original Do Alt Mercedes.

Eu Não Manjo Muito De Elétrica Mas Acho Que Faz Sentido!

Como Já Está Instalado Vou Arriscar E Comprar Um Tacômetro, Vi Um Da Willtec Acho Que 85mm Por 90 Latinhas.

Maurício Fernandes
29/12/2007, 14:01
amigo, ajuste no relógio.
é cumum o jipe ter, no caso do velocímetro, a velocidade alterada, ex. marca 40km/h e está a 50km/h.
sabendo disso (o instalador tem como descobrir) é só se adaptar ou até mesmo trocar a base(papel) do tacômetro.
Quem sabe até mesmo entortar o ponteiro como fez um forista (ver tópico: brazucada no velocímetro).
jipe é assim mesmo, viva a enjambração, só o dono sabe das coisas.

Horacio Balero
02/01/2008, 10:16
Estimado Elvis, la mayoria de los cuentagiros que vienen como accesorios cuentan con un regulador en la parte trasera que permite ajustarlos y corregir la diferencia que pueda existir entre lo que este marca y las vueltas reales, esta regulacion es util siempre que el error no sea exesivo, pero en cuestion de adaptaciones siempre se le encuentra solucion es solo darse un poco de mania, o encontrar a alguien que ya lo haya hecho.
Un abrazo y fuerza Toyoteiros

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

André-4WD
14/08/2008, 14:19
Instalei um alternador destes de 130A numa Toyota Band-curta-aço-91, com contagiros original e não tive problemas, o eletricistas instalou o fio de saída para o contagiros e a rotação conferia com a do tacômetro portátil padrão que o meu mecânico tinha.

Fidelis,
Estou mexendo somente agora no alternador. O que pretendo colocar é da linha GM (Astra) 100 Amperes, marca VALEO e o eletricista me disse que teria que puxar o fio do contagiros de algum lugar que ele me disse ser "apenas testando, com risco de queimar a placa de diodo":discordo::discordo::discordo:

Então...
- você sabe dar maiores detalhes de onde foi que o teu eletricista puxou o fio do contagiros (conector W)??
- Aproveitou a polia original do alternador da band? A minha polia é dupla e estou pensando em colocá-la no lugar da polia GM poli-V.

obrigado desde já!!
André

cristiano
15/08/2008, 09:36
Fidelis,
Estou mexendo somente agora no alternador. O que pretendo colocar é da linha GM (Astra) 100 Amperes, marca VALEO e o eletricista me disse que teria que puxar o fio do contagiros de algum lugar que ele me disse ser "apenas testando, com risco de queimar a placa de diodo":discordo::discordo::discordo:

Então...
- você sabe dar maiores detalhes de onde foi que o teu eletricista puxou o fio do contagiros (conector W)??
- Aproveitou a polia original do alternador da band? A minha polia é dupla e estou pensando em colocá-la no lugar da polia GM poli-V.

obrigado desde já!!
André

Tem que obrigatoriamente aproveitar a polia original se você quiser fazer funcionar com o conta giros original da Toyota.

O eletricista só queima essa placa se for muito ruim, o próprio alternador original do 608 tem que abrir para puxar um fio e instalar o conta giros, e o meu eletricista fez isso super rápido e pela primeira vez (num Bandeirante).

André-4WD
15/08/2008, 09:53
Cristiano:
Obrigado pela dica.. ou melhor, pelas dicas, inclusive de procurar um outro eletricista.
Estranho q esse eletricista foi bem indicado por um Niveiro conhecido e a oficina é bem equipada...
vai ver q tem algo contra toyoteiros..
abraços
andre

André-4WD
09/09/2008, 23:02
Pessoal:
Fui num outro eletricista que após analisar o alternador que eu quero colocar de 100A, disse que ele tem a "placa blindada" e que seria impossivel puxar o fio para alimentar o contagiros.
Será que procede a informação? ou terei que procurar mais um eletricista??
abraços
andre

edwint
28/12/2010, 11:35
Só vai funcionar corretamente no alternador ORIGINAL, nao é mesmo?

No meu caso, vai ficar só p/ enfeite. pq coloquei um alternador de 90a e a polia menor...

Cláudio Brasília
28/12/2010, 12:21
Prezados Amigos,
Bom dia; tomo a liberdade de postar aqui, para uso gerALL, uma extração de páginas de um manual muito bom sobre alternadores Bosch (o manual poderá ser obtido em www.manualesdemecanica.com), a qual diz respeito ao esquema elétrico do Terminal W, que quando inexistente no alternado, poderá e deverá ser adaptado neste, desde que com conhecimento técnico prévio para isto. Para os motores Diesel/gasóleo, que não possuem sistema elétrico de ignição, com bobina, distribuidor e velas de ignição, tal como veículos gasolina/àlcool; será necessário obter sinal do alternador (Terminal W), para determinar a rotação do girabrequim/volante do motor. Como já foi dito aqui, ajustes finos poderão ser feitos, através do corpo do conta-giros, caso este tenha esta opção, mas o diâmetro da polia original é importante, para maximizar e aproximar a medição. Bom proveito a todos, um grande abraço e saudações.
P.S.: Foi também adicionado manuais instrumentos Cronomac.

elvis
30/12/2010, 01:07
Troquei o meu alternador pelo do caminhão mercedes disseram que é do
"mercedes bicudinho"
ele já tem a saída para o contagiros , ficou perfeito mas a amperagem é menor acho que 60 amp.

fabiano r
15/09/2015, 09:30
Ressuscitando o tópico!

Estou a dias apanhando com um conta giros Turotest modelo 301238, estou usando um alternador bosch da linha Renault que não tem a saída W para o conta giros, deixei no eletrecista o qual adaptou o fio para saída W mas o conta giros marca menos, ainda vou fazer mais testes mas como o acesso ao alternador é complicado preciso retirar a bomba da DH e retirar o alternador para ter acesso a tampa traseira, ontem retirei para verificar mas não fiz mais testes devido ao tardar da hora, segue as fotos, caso alguém tenha conhecimento poderia me informar se a ligação está correta?
511802511803

Fband
15/09/2015, 09:48
Ressuscitando o tópico!

Estou a dias apanhando com um conta giros Turotest modelo 301238, estou usando um alternador bosch da linha Renault que não tem a saída W para o conta giros, deixei no eletrecista o qual adaptou o fio para saída W mas o conta giros marca menos, ainda vou fazer mais testes mas como o acesso ao alternador é complicado preciso retirar a bomba da DH e retirar o alternador para ter acesso a tampa traseira, ontem retirei para verificar mas não fiz mais testes devido ao tardar da hora, segue as fotos, caso alguém tenha conhecimento poderia me informar se a ligação está correta?
511802511803

Fabiano,

Será que o conta giros não está marcando menos pela alteração do tamanho das polias?
Ele não possui uma regulagem?

Abs

fabiano r
15/09/2015, 09:50
Fabio as polias são originais mercedes, não tem regulagem nesse conta giros, inclusive mandei e-mail para a Turotest vamos ver se respondem.

Abração!

Fband
15/09/2015, 10:17
Como você sabe que está marcando menos? Tem outro medidor no virabrequim?

Abs

fabiano r
15/09/2015, 11:15
Como você sabe que está marcando menos? Tem outro medidor no virabrequim?

Abs

por que para chegar em 2000 rpm tem q fazer saltar as bielas kkkk

Fband
15/09/2015, 11:26
Pelo pouco que eu entendo, a ligação parece estar certa... talvez seja o conta giros que não é compatível..

Abs

CAPT GOTTLIEB
21/09/2015, 10:10
Como instalei e calibrei o conta-giros Cronomac do meu JIPÃO Band, motor OM314, alternador MB Sprinter 310 (85A):

Ligado o conta-giros no terminal W do alternador. Colocado o motor para funcionar até estabilizar bem a marcha lenta. No OM314 fica em torno de 600 RPM. Aparafusar ou desaparafusar o parafuso de regulagem (face posterior do conta-giros) até ficar em 600 RPM e fixação final do conta-giros. Já ficou calibrado. Nota: o sinal do terminal W só será enviado ao conta-giros quando o alternador estiver excitado (luz vermelha do painel apagada - carregando a bateria).
512405 512406

Fband
21/09/2015, 10:49
Como instalei e calibrei o conta-giros Cronomac do meu JIPÃO Band, motor OM314, alternador MB Sprinter 310 (85A):

Ligado o conta-giros no terminal W do alternador. Colocado o motor para funcionar até estabilizar bem a marcha lenta. No OM314 fica em torno de 600 RPM. Aparafusar ou desaparafusar o parafuso de regulagem (face posterior do conta-giros) até ficar em 600 RPM e fixação final do conta-giros. Já ficou calibrado. Nota: o sinal do terminal W só será enviado ao conta-giros quando o alternador estiver excitado (luz vermelha do painel apagada - carregando a bateria).
512405 512406

mas nesse caso você não tem a certeza de que o motor esteja realmente em 600 rpm. Então o conta giros pode não estar indicando corretamente...

Abs

CAPT GOTTLIEB
21/09/2015, 12:08
mas nesse caso você não tem a certeza de que o motor esteja realmente em 600 rpm. Então o conta giros pode não estar indicando corretamente...

Abs

FBand, a rigor a sua crítica procede. Mas eu conversei com o pessoal da Cronomac e foram eles que me passaram esta dica. Realmente não dá para saber se o motor OM314 na marcha lenta está rodando a 600, 610, 650, 590 RPM, mas como está próximo de 600 RPM a calibração fica razoavelmente aproximada. É um método prático, com uma margem de erro aceitável. Porém o pessoal da Cronomac me disse também que se eu quisesse uma medida perfeita teria que medir a RPM do motor com um aparelho eletrônico, o que não fiz. Quando meu JIPÃO está a 1500 RPM pode ser que na realidade esteja entre 1450 e 1550 RPM, mas na prática isso não faz diferença. Abraços,

Fband
21/09/2015, 13:35
FBand, a rigor a sua crítica procede. Mas eu conversei com o pessoal da Cronomac e foram eles que me passaram esta dica. Realmente não dá para saber se o motor OM314 na marcha lenta está rodando a 600, 610, 650, 590 RPM, mas como está próximo de 600 RPM a calibração fica razoavelmente aproximada. É um método prático, com uma margem de erro aceitável. Porém o pessoal da Cronomac me disse também que se eu quisesse uma medida perfeita teria que medir a RPM do motor com um aparelho eletrônico, o que não fiz. Quando meu JIPÃO está a 1500 RPM pode ser que na realidade esteja entre 1450 e 1550 RPM, mas na prática isso não faz diferença. Abraços,

Exato, só falei porque sou chato mesmo... kkkkk

Abração!!

fabiano r
21/09/2015, 13:36

512405 512406

Boa tarde Capitão!

O meu não tem regulagem! :parede:

CAPT GOTTLIEB
21/09/2015, 18:57
Boa tarde Capitão!

O meu não tem regulagem! :parede:

Fabiano R, boa noite!
Se teu conta-giros não tem regulagem o método que descrevi não vai servir. Sugiro a você tentar entrar em contato com a fábrica do conta-giros e tentar solucionar o problema. Se isso não for possível ainda resta a possibilidade de trocar ideia com pessoal que conserta e instala velocímetros, conta-giros e outros instrumentos. Boa sorte. Abraços,