Ver Versão Completa : Explorer - Diesel - Diferencial/relação Final
ADVOGADONLINE
26/12/2007, 10:14
Olá, amigos.
Sou novo no fórum, mas já andei lendo vários tópicos e pude constatar o alto nível técnico dos debates. O fórum, seus administradores e participantes estão de parabéns.
Preciso de ajuda e acho que possa encontrá-la aqui.
Tenho uma Explorer 1997, XLT, manual, 4x4, e substitui o motor original, um 4.0 V6, pelo 2.8 powerstroke, igual aos das Ranger´s 2002/2005. O trabalho de adaptação ficou bom, o desempenho até razoável, e o consumo espetacular, mas eu gostaria de encurtar a relação final dela que tem, segundo eu sei (mas posso estar errado), relação 3,56, e gostaria de usar a da Ranger V6, que eu acho que é 4,10, pois acho que a original é muito longa para o novo motor e para os pneus 31" que estão nela.
Agora, as perguntas:
Alguém saberia me dizer ao certo se a relação dos meus diferenciais é mesmo 3,56, e se os a EXPLO 97 usa os DANA 44 que eu acho que estão nela?
É necessário substituir apenas as coroas e os pinhões, ou será preciso, também, substituir os satélites?
Onde posso adquirir as peças necessárias à esse trabalho? E um profissional habilitado ao trabalho nos diferenciais, alguém pode me indicar?
Desde já agradeço a quantos puderem me ajudar.
Obrigado
mak (SP/ZN)
15/06/2008, 13:35
Olá, amigos.
Sou novo no fórum, mas já andei lendo vários tópicos e pude constatar o alto nível técnico dos debates. O fórum, seus administradores e participantes estão de parabéns.
Preciso de ajuda e acho que possa encontrá-la aqui.
Tenho uma Explorer 1997, XLT, manual, 4x4, e substitui o motor original, um 4.0 V6, pelo 2.8 powerstroke, igual aos das Ranger´s 2002/2005. O trabalho de adaptação ficou bom, o desempenho até razoável, e o consumo espetacular, mas eu gostaria de encurtar a relação final dela que tem, segundo eu sei (mas posso estar errado), relação 3,56, e gostaria de usar a da Ranger V6, que eu acho que é 4,10, pois acho que a original é muito longa para o novo motor e para os pneus 31" que estão nela.
Agora, as perguntas:
Alguém saberia me dizer ao certo se a relação dos meus diferenciais é mesmo 3,56, e se os a EXPLO 97 usa os DANA 44 que eu acho que estão nela?
É necessário substituir apenas as coroas e os pinhões, ou será preciso, também, substituir os satélites?
Onde posso adquirir as peças necessárias à esse trabalho? E um profissional habilitado ao trabalho nos diferenciais, alguém pode me indicar?
Desde já agradeço a quantos puderem me ajudar.
Obrigado
1 - Explorer não usa DANA... são diferenciais FORD 8.8.
2 - se o eixo da ranger for o 8.8 é só trocar C&P... o mais curto é o da diesel 2.5 com relação 4.56 que seu 31" deve ficar show de bola... lembre-se de trocar de ambos os diferenciais senão vc dança quando engatar a 4x4...
3 - Vê com o Tomate no 11 9958 6897 que ele conhece uma empresa especializada em diferenciais que pode ter as relações que vc precisa... a recoford tbm pode ter (11 2239 9030) mas recomendo a instalação no tomate mesmo...
Há uma etiqueta na porta de sua explo que indica o codigo do seu diferencial... com ele é facil descobrir a relação que esta agora...
vc conseguiu documentar esse motor no carro??? deu muito trabalho?
murilloaquino
15/06/2008, 17:06
O 4.56 vai ficar muiiito curto no seu carro pelo motor 2.8 que tem bastante torque.
Qual a rotaçao q vc está a 100 por hora?
Talvez, de uma aberturinha na bomba ou use os bicos da rash. Terá mais de 160 cv com uma relaçao ideal entre desempenho e economia...
mak (SP/ZN)
16/06/2008, 17:13
O 4.56 vai ficar muiiito curto no seu carro pelo motor 2.8 que tem bastante torque.
Qual a rotaçao q vc está a 100 por hora?
Talvez, de uma aberturinha na bomba ou use os bicos da rash. Terá mais de 160 cv com uma relaçao ideal entre desempenho e economia...
dependendo do tamanho do PNEU ele não fica tão curto...
Exigir e potencializar o motor ao invés de acertar facilmente a relação??? Sei não... é meio que matar mosca com bazuca... :-(
mak (SP/ZN)
16/06/2008, 17:19
Olha ai a tabela de diferencial... olha na porta do carro que há uma etiqueta onde tem esse codigo no campo AXLE
Explorer
Code Description Capacity Ratio
41 Open 8.8" 3200 3.27
43 Open 8.8" 3200 3.08
44 Open 8.8" 3200 3.73
45 Open 8.8" 3200 3.55
D1 L/S 8.8" 3200 3.27
D2 L/S 8.8" 3200 4.10
D4 L/S 8.8" 3200 3.73
D5 L/S 8.8" 3200 3.73
olá
meu ilustre e respeitável amigo
por favor, pode me encaminhar tudo o que sabe e fez para regularizar a documentação da sua explorer. exigências que são feitas.
muito obrigado
qual o local que vc realizou essa adaptação foi em santos mesmo?
abraços
warnercabral@hotmail.com
ADVOGADONLINE
25/02/2009, 10:11
Senhores, desculpem a demora no retorno. Fiquei afastado, achando que não teria resposta nenhuma aqui...
A regularização não foi difícil, o de praxe: o carro certo, notas fiscais, laudo do inmetro...
Acabei por encurtar a relação pra 3,90, mas achei pouco. E como só encontrei o diferencial traseiro, tirei o cardã dianteiro até achar o diferencial dianteiro... mas devo, senão vender o carro, acabar encurtando mais o traseiro.
Abraços.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=85101124_8816.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=85101124_4939.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=85101124_216.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=85101124_1250.jpg&v=O
mak (SP/ZN)
26/02/2009, 11:57
Senhores, desculpem a demora no retorno. Fiquei afastado, achando que não teria resposta nenhuma aqui...
A regularização não foi difícil, o de praxe: o carro certo, notas fiscais, laudo do inmetro...
Acabei por encurtar a relação pra 3,90, mas achei pouco. E como só encontrei o diferencial traseiro, tirei o cardã dianteiro até achar o diferencial dianteiro... mas devo, senão vender o carro, acabar encurtando mais o traseiro.
Abraços.
Esse teu motor é o 2.5 ou 2.8? se for o 2.8 ela deveria andar bem com a relação original... se for a 2.5 tem que usar a 4.56 original que fica muito boa... a minha tá Show de bola com essa relação.
ADVOGADONLINE
06/04/2009, 12:55
Eu tô andando com o 2.8, e a relação foi encurtada pra 4,10, e agora ficou excelente...
Mas estou com um outro problema agora:
NA traseira foi instalado um diferencial 41x10, que dá a relação 4,10.
Já na dianteira foi instalado o diferencial 45x11, que dá a relação 4,0909. O cara que vendeu os diferenciais, disse que esses são os números originais da ranger, que anda com esses diferenciais. Mas eu acabei ficando com receio de perder a caixa de transferência, e desliguei o dianteiro, tirando fora o cardã dianteiro até ter certeza que andando com essa relação não vai estourar tudo...:putz:
Até lá, com a explorer 4x2 :(
Será, peloamordedeus, que alguém, sabe se eu posso andar com essa diferença "mínima" na explorer? :palmas:
Não aguento mais essa novela dos diferenciais ...
Abraço e obrigado
mak (SP/ZN)
06/04/2009, 19:58
Eu tô andando com o 2.8, e a relação foi encurtada pra 4,10, e agora ficou excelente...
Mas estou com um outro problema agora:
NA traseira foi instalado um diferencial 41x10, que dá a relação 4,10.
Já na dianteira foi instalado o diferencial 45x11, que dá a relação 4,0909. O cara que vendeu os diferenciais, disse que esses são os números originais da ranger, que anda com esses diferenciais. Mas eu acabei ficando com receio de perder a caixa de transferência, e desliguei o dianteiro, tirando fora o cardã dianteiro até ter certeza que andando com essa relação não vai estourar tudo...:putz:
Até lá, com a explorer 4x2 :(
Será, peloamordedeus, que alguém, sabe se eu posso andar com essa diferença "mínima" na explorer? :palmas:
Não aguento mais essa novela dos diferenciais ...
Abraço e obrigado
estranho... que eu saiba a relação do diesel 2.8 é a mesma 3.73 das V6... 4.10 é das gasolinas 4cc... depois vem as 4.56 das diesel 2.5...
ADVOGADONLINE
12/04/2009, 16:19
estranho... que eu saiba a relação do diesel 2.8 é a mesma 3.73 das V6... 4.10 é das gasolinas 4cc... depois vem as 4.56 das diesel 2.5...
Mak,
a minha primeira adaptação, foi numa Ranger XLT, 6cc, 4x4, CS, e caçamba 7" - configuração "11X", e ela tinha relação 4,10 de fábrica...
Continuo tentando descobrir de posso andar com a 4,10 atrás, e a 4,0909 na frente, se alguém souber, agradeço.
Abraço
lcdalzoc
07/11/2009, 10:51
Aproveitando pra desenterrar o tópico...
Minha Negona (Explorer com motor maxion HSD 2.5)) tá sem o 4x4 desde que comprei...
Porém, o diferencial dianteiro c/ homocinéticas está lá.
Gostaria de colocar de volta o 4x4.
Fiz um orçamento na Recoford e me assustei com o preço (R$ +/- 4.500,00). Segundo o q o cara me informou, preciso trocar o câmbio da minha pelo câmbio 4x4 da Ranger, que já vem com a CT e motorzinho de acionamento, mais cardã dianteiro e trocar o diferencial dianteiro, para ter a mesma relação do traseiro (4,56:1).
Tenho necessidade do 4x4, porém não sei se caio na empreitada:oops:, ou se troco a negona por um 4x4 PRONTO:evil:!
mak (SP/ZN)
09/11/2009, 19:43
o original da 2.5tdi é o 2.56 que vc já tem na traseira pelo jeito. Vai ter que trocar mesmo...
Eu tenho um cardã dianteiro aqui para negociar.
SAPO-BOMBA
16/12/2009, 00:49
As primeiras Ranger 2.8 saíram com diferencial 4,10.
As Ranger 2.8 de 2004 em diante saíram com 3,73.
Daí a razão de alguns acharem certas Ranger mais "espertas" que outras. Carro com diferencial mais curto + motor de torque alto = saídas mais fortes.
Por questão de baixar os giros do motor em viagens longas, eu teria mantido o 3.73 com certeza, mesmo perdendo um pouco de força nas saídas.
Abraços
RODOLFO RODRIGUES
08/11/2015, 23:48
As primeiras Ranger 2.8 saíram com diferencial 4,10.
As Ranger 2.8 de 2004 em diante saíram com 3,73.
Daí a razão de alguns acharem certas Ranger mais "espertas" que outras. Carro com diferencial mais curto + motor de torque alto = saídas mais fortes.
Por questão de baixar os giros do motor em viagens longas, eu teria mantido o 3.73 com certeza, mesmo perdendo um pouco de força nas saídas.
Abraços
Ressuscitando o assunto estou pensando em trocar os diferenciais da minha ranger 2.5 hsd por os da Explorer 93, pois quero baixa rotação em alta velocidade na estrada, alguém já fez isso para dar a dica da alteração, é complicado, e qual a relação da Explorer 93?
Ressuscitando o assunto estou pensando em trocar os diferenciais da minha ranger 2.5 hsd por os da Explorer 93, pois quero baixa rotação em alta velocidade na estrada, alguém já fez isso para dar a dica da alteração, é complicado, e qual a relação da Explorer 93?
daí pra tu andar na baixa rotação em alta velocidade tinha de ter mais motor, vai ficar fraca. Se alongar muito, considere transformar o 2.5 num 2.8, um grau extra na BI e quem sabe maior pressão nos bicos.
Se trocar os bicos pelos da 2.8 e abrir a bomba injetora em mais 1 a 1 1/2 volta melhora demais ja!
RODOLFO RODRIGUES
10/11/2015, 23:42
daí pra tu andar na baixa rotação em alta velocidade tinha de ter mais motor, vai ficar fraca. Se alongar muito, considere transformar o 2.5 num 2.8, um grau extra na BI e quem sabe maior pressão nos bicos.
OK, Já havia pensado nisso e já dei um grau na bomba e comprei um TGV, agora só falta os bicos, mas ela já está bem espertinha, levando hilux 3.0 original facil.
Olá amigo! Tenho tambem algumas dúvidas para trocar relações entre ranger e explorer, e estou tentando descobrir, pelo que sei não é conclusivo se a relação dianteira das explorer até 94 são compatíveis com as demais ranger e explorer com homocinéticas. Se quiser, dê uma olhada no meu post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/120867-explorer-s-e-ranger-s-tudo-o-que-precisamos-saber-sobre-elas-49.html?highlight=Explorer+e+ranger
mak (SP/ZN)
13/01/2016, 16:21
Olá amigo! Tenho tambem algumas dúvidas para trocar relações entre ranger e explorer, e estou tentando descobrir, pelo que sei não é conclusivo se a relação dianteira das explorer até 94 são compatíveis com as demais ranger e explorer com homocinéticas. Se quiser, dê uma olhada no meu post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/120867-explorer-s-e-ranger-s-tudo-o-que-precisamos-saber-sobre-elas-49.html?highlight=Explorer+e+ranger
as explos 94 são eixo FORD 8.8 na TRASEIRA e são compativeis com as fords mais novas, todas as rangers americanas e algumas argentinas...
na DIANTEIRA são compativeis apenas com as que tenha eixo dianteiro tipo TTB... as explorers acima de 95 e rangers argentinas são compativeis entre elas mas NÃO SÃO TTB! Não serve a da explorer quadrada!
as explos 94 são eixo FORD 8.8 na TRASEIRA e são compativeis com as fords mais novas, todas as rangers americanas e algumas argentinas...
na DIANTEIRA são compativeis apenas com as que tenha eixo dianteiro tipo TTB... as explorers acima de 95 e rangers argentinas são compativeis entre elas mas NÃO SÃO TTB! Não serve a da explorer quadrada!
Obrigado por esclarecer..
Estava com a expectativa que coroa e pinhao eram todos reverse cut iguais em todos modelos, TTB e mais novas.
Não tem jeito mesmo então, vou ter que comprar de fora coroa e pinhão dianteiro, exclusivo para os modelos TTB.
RODOLFO RODRIGUES
13/01/2016, 23:53
as explos 94 são eixo FORD 8.8 na TRASEIRA e são compativeis com as fords mais novas, todas as rangers americanas e algumas argentinas...
na DIANTEIRA são compativeis apenas com as que tenha eixo dianteiro tipo TTB... as explorers acima de 95 e rangers argentinas são compativeis entre elas mas NÃO SÃO TTB! Não serve a da explorer quadrada!
Pow vlw! achei uma explorer quadrada baixada e tava pensando em pegar os eixos, mas como não dá :(
mak (SP/ZN)
14/01/2016, 17:11
Obrigado por esclarecer..
Estava com a expectativa que coroa e pinhao eram todos reverse cut iguais em todos modelos, TTB e mais novas.
Não tem jeito mesmo então, vou ter que comprar de fora coroa e pinhão dianteiro, exclusivo para os modelos TTB.
tenho uma 3.73 aqui...
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.