Ver Versão Completa : Diferencial central - TR4
Fala senhores, boa noite.
Na última utilização da minha TR4 (ano 2004, manual) com diferencial central bloqueado (este tem sido usado constantemente nos últimos 3 meses em estrada de terra), o mesmo após desacionamento pela alavanca de seleção de tração (4x2, 4x4 etc), permanece com a luz de "status" piscando. Quando eu faço o acionamento, ele permanece aceso sem problema nenhum. Quando mudo para 4x4 sem diferencial central bloqueado ou 4x2, a luz que sinaliza o "status" permanece piscando. Alguém já experimentou este problema? O carro em 99.9% de chance me parece estar com o diferencial realmente desativado o problema é a luz....
Sds
Daniel Krabbe
ps: os conectores elétricos próximos ao câmbio "já" encontram-se limpos e sem sujeiras.
Fred Bailune
28/12/2007, 12:51
Na última utilização da minha TR4 (ano 2004, manual) com diferencial central bloqueado (este tem sido usado constantemente nos últimos 3 meses em estrada de terra), o mesmo após desacionamento pela alavanca de seleção de tração (4x2, 4x4 etc), permanece com a luz de "status" piscando. Quando eu faço o acionamento, ele permanece aceso sem problema nenhum. Quando mudo para 4x4 sem diferencial central bloqueado ou 4x2, a luz que sinaliza o "status" permanece piscando. Alguém já experimentou este problema? O carro em 99.9% de chance me parece estar com o diferencial realmente desativado o problema é a luz....
Sds
Daniel Krabbe
ps: os conectores elétricos próximos ao câmbio "já" encontram-se limpos e sem sujeiras.
Daniel,
na minha pajerinho antiga isso aconteceu tambem, era problema no sensor, mas nao mudava em nada o sistema de tracao.
Abs
Fala Fred !
É o sensor mesmo...ufa! Encomendei e deve chegar só na 2 semana de janeiro.......
Ontem (em casa e sem nada muito melhor para fazer) estava brincando de desmontar esse sensor (comprei até chave de boca 22mm por R$6,00) e o que me chamou a atenção foi a sensação de sujeira no óleo. Tava viscoso, mas me pareceu ter dissolvido no mesmo algumas partículas não identificadas. Seria grafite do próprio lubrificante? Vou verificar melhor este item na segunda semana quando lá voltar...
Abçs
Daniel Krabbe
ps: detonei o mesmo......sem chance de recuperação...rs
Bailune1
07/01/2008, 13:59
Fala Fred !
É o sensor mesmo...ufa! Encomendei e deve chegar só na 2 semana de janeiro.......
Ontem (em casa e sem nada muito melhor para fazer) estava brincando de desmontar esse sensor (comprei até chave de boca 22mm por R$6,00) e o que me chamou a atenção foi a sensação de sujeira no óleo. Tava viscoso, mas me pareceu ter dissolvido no mesmo algumas partículas não identificadas. Seria grafite do próprio lubrificante? Vou verificar melhor este item na segunda semana quando lá voltar...
Abçs
Daniel Krabbe
ps: detonei o mesmo......sem chance de recuperação...rs
Daniel,
Pow, o meu carro esta com o mesmo problema, as luzes continuam piscando mesmo depois de desengatar o 4x4, mas como a tração esta funcionando perfeitamente tenho certeza que é este sensor q deu pau. Vove encomendou este sensor na MIt?? Quanto que foi??
Obrigado!!!!!!!!
Daniel,
Pow, o meu carro esta com o mesmo problema, as luzes continuam piscando mesmo depois de desengatar o 4x4, mas como a tração esta funcionando perfeitamente tenho certeza que é este sensor q deu pau. Vove encomendou este sensor na MIt?? Quanto que foi??
Obrigado!!!!!!!!
Fala Felipe.
O sensor chega amanhã. Aproximadamente R$230 por um sensorzinho à toa....achei caro pacas....
Abçs
Daniel Krabbe
lucio biscaia
08/01/2008, 11:21
Tive um L200/01, que aconteceu isto, mas apenas pedi para a uma auto-elétrica desligar a luz do painel, pois é o que me atormentava - é um puta xaxo, mas nada mudou no funcionamento do carro.....
Fred Bailune
08/01/2008, 11:33
Tive um L200/01, que aconteceu isto, mas apenas pedi para a uma auto-elétrica desligar a luz do painel, pois é o que me atormentava - é um puta xaxo, mas nada mudou no funcionamento do carro.....
Eu fiz a mesma coisa na minha antiga. A funcao desse sensor é apenas a luz indicativa no painel.
Abs
murilloaquino
08/01/2008, 12:44
SObre o comentario, queria que vcs me confirmassem aki.Ontem levantei a frente da pajero e girei a roda dianteira.QUando percebi, o cardan tambem girava.A pajero sport não tem roda livre como as rangers?O dif fica girando direto?
abraçoss
Pessoal, troquei o sensor. Paguei R$200 pilas (com M.O) pelo mesmo. Achei caro. O código do mesmo é o MR388765.
Aparentemente o sensor da TR4 mais novas teve alteração de projeto e não é o mesmo das "semi novas"/antigas (a minha TR4 é 2004 e até onde eu averiguei, as IO usavam este mesmo sensor). O porquê eu não sei....
Sds
D.K
NARCELO TRINDADE
24/08/2008, 17:23
Sds
Daniel Krabbe
Olá, Boa Tarde pessoal.
Hoje em um passeio pela areia minha pajero io atolou, tracionei em 4x4 reduzida (com diferencial travado). notei que as rodas giraram em falso (o diferencial aparentemente não travou) porém a reduzida e a tração 4x4 funcionaram normalmente. Após sairmos da praia, coloquei em 4x2, e somente a luz de bloqueio do diferencial ficou piscando. Coloco em 4x4HL e acende todas as luzes (sem piscar), volto para 4x2 e fica a luz central piscando direto.
Minha dúvida é a seguinte:
É possível a traçao 4x4 reduzida funcionar sem bloquear o diferencial na pajero io, e estar somente o bloqueio do diferencial com defeito?
Esta luz piscando pode indicar algum defeito no bloqueio? ou é somente o sensor?
A pajero bloqueia os diferenciais dianteiro e trazeiro o somente um deles? Como faço para testar se o(s) diferencial(is) está(ão) realmente travado(s) ou não?
Aguardo respostas.
Abraços
ccinelli
25/08/2008, 11:36
SObre o comentario, queria que vcs me confirmassem aki.Ontem levantei a frente da pajero e girei a roda dianteira.QUando percebi, o cardan tambem girava.A pajero sport não tem roda livre como as rangers?O dif fica girando direto?
abraçoss
Murilloaquino, a Pajero Sport tem roda livre, sim. Quando vc levantou o carro e girou a roda, o motor esta ligado ou desligado? É que o acoplamento/desacoplamento da roda livre é pneumático, portanto, só atua com o motor ligado. Com o motor desligado a roda livre não esta "livre", fazendo girar o cardan.
Pegando gancho neste seu post, é necessário especial atenção quando a luz do 4x4 fica piscando (falo sempre com relação à Pajero Sport). Na verdade, ela pode estar sinalizando o desacoplamento da roda livre, o que pode ser danoso, podendo danificar as juntas homocinéticas, o diferencial dianteiro, além de gastar mais pneu e combustível. Nossos carros só podem rodar com o 4x4 acionado em pisos com baixa aderência.
Abraços,
carlosjordan
25/08/2008, 12:11
ccinelli,
você podia participar do tópico PAJERO SPORT também e responder algumas dúvidas que venho tendo com o mesmo carro que você tem.
Abraços
Desculpem o off-topic
rodrigov
10/06/2009, 21:11
meu TR4 2005 fica piscando a luz da tração(rodas dianteiras) só quando está engatado o 4x2. O mecânico disse que é o atuador de vácuo da roda livre.
Neste link há uma explicação do que se trata e algumas tentativas de solucionar antes de trocar a peça:
http://4wd.blogeasy.com/
rdomingos
07/08/2009, 00:37
Boa noite,souo Domingos aqui do Rio estou com o mesmo problema na minha Tr4 2003(60000Km-AT),deixei numa concessionária MIT próxima a Rodoviária antiga Intercar,e no orçamento estão tentando me impurrar R$2000 de despesa,Troca do sensor da alavanca(200,00)sensor da caixa(200,00) e Válvula(800,00) mais mão de obra.
Vou pegar carro amanhã e tentar trocar no meu Mec apenas sensor da alavanca.Quando estou andando e a luz começa a oscilar(acende) encosto a mão na alavanca do 4X4 e a mesma se apaga solto a mão e ela volta acender,e quando encaixo 4x4 sem bloqueio a luz fica acendendo intermitente.
Robson Santos farias
26/03/2020, 22:10
Murilloaquino, a Pajero Sport tem roda livre, sim. Quando vc levantou o carro e girou a roda, o motor esta ligado ou desligado? É que o acoplamento/desacoplamento da roda livre é pneumático, portanto, só atua com o motor ligado. Com o motor desligado a roda livre não esta "livre", fazendo girar o cardan.
Pegando gancho neste seu post, é necessário especial atenção quando a luz do 4x4 fica piscando (falo sempre com relação à Pajero Sport). Na verdade, ela pode estar sinalizando o desacoplamento da roda livre, o que pode ser danoso, podendo danificar as juntas homocinéticas, o diferencial dianteiro, além de gastar mais pneu e combustível. Nossos carros só podem rodar com o 4x4 acionado em pisos com baixa aderência.
Abraços,
A minha tr4 apresenta o mesmo problema .
Sabem me dizer oque pode ser?
Cesar Eduardo Ferragina
18/10/2021, 20:57
Recentemente minha TR4 2005 permenece com a luz LOCK piscando mesmo quando acionado o bloqueio do diferencial central pela alavanca (4HLc e 4LLc). Em 4H e 2H ela apaga.
Alguém tem alguma dica?
Junior Stepaniak
19/10/2021, 10:46
Rapaz, a minha também está nessa vi@d@gem ahahaha, a sua desengata a tração normal ?
Cesar Eduardo Ferragina
04/04/2023, 19:25
Rapaz, a minha também está nessa vi@d@gem ahahaha, a sua desengata a tração normal ?
Desculpe a demora. A minha não desengatava. Funcionava normal, só ficava com a luz laranja piscando. Troquei o solenoide e resolveu.
DENIS POLESEL
12/09/2023, 20:33
olá , tenho uma tr4 autom 2004 comprei recentemente, o cardan dianteiro está trabalhando direito não desengata na alavanca já tirei o atuador deixei o pino da roda livre na posição desacoplado, com o carro andando o cardan dianteiro gira 2 mecanicos disseram que é assim mesmo algúem pode confirmar se é isso mesmo ? o problema é que não consigo engatar reduzida e andar direto assim não é bom , procuro recomendação de oficina na região de marilia, obrigado