PDA

Ver Versão Completa : Powerstroke, tem veneninho caseiro?



amithai
22/12/2007, 23:44
Agora EU tô querendo mexer no meu motor para aumentar a potência....e tantas vezes desaconselhei isso. Dá pra fazer que nem o 2.5, 9 voltas no TGV e meia na bomba???
Desculpe ter criado esse tópico é que procurei e não achei nada para PS com TGV

Abs

Obrigado

Pequeno jr
23/12/2007, 00:20
Tem sim .. é so procurar o Rasch e colocar uns 200 cv nele.

amithai
23/12/2007, 14:36
Sim, esta seria uma opção....claro.
Mas e alguma coisa caseira tipo dar uma na bomba e uma volta no turbo? Acabei de dar uma volta na bomba e senti um pingo de diferença mas ele começou cheirar diesel dentro do carro....acho que tá vazando dos bicos....

Edintruder
23/12/2007, 15:56
Respondi a MP, mas vou postar aqui para ficar o material para consultas futuras de outros foristas.

1 - A bomba injetora do PS é idêntica ao HSD 2.5, mudando apenas alguns componentes internos. Eu não aconselho mexer na regulagem da tgv, pois ao aumentar o volume de diesel injetado reduz o tempo de resposta da turbina também reduzindo o "turbo lag".

Abre o capô e olha por trás da BI (Bomba Injetora), verás um parafuso com uma capinha de pvc preto. Com uma chave de fenda fina tira isso e guarda pra engana a polícia depois... Por baixo dessa capa preta tem um anel de metal que trava a regulagem, com a mesma chave de fenda e muita paciência abre o anel e arranca ele. Com uma chave estrela 13mm afrouxa a porca e com uma chave de fenda pequena aperta o parafuso, mas é importante marcar a posição inicial para ter a base da "desregulagem" feita para poder ser desfeita caso opção. Segura a porca 13mm com a chave de boca e aperta o parafuso central. A minha eu abri 1,5 voltas, mas abre cerca de 1 volta completa e aperta a porca 13mm. liga o motor e notarás que ficou mais acelerado, então procura o parafuso de batente do acelerador na lateral da BI e faz o mesmo processo, porém a porca é 10mm e deverás destorcer o parafuso com o motor ligado para reguilar a marcha lenta.

2 - Porém como já foi feito isso, e está cheirando a diesel, confere o retorno de diesel atrás
da BI, pois pode ter afrouxado o retorno se forçar a chave contra a tubulação. Com o motor ligado confere se não está vazando óleo por alí.

3 - Abre no máximo 1,5 voltas, mais que isso não sei dizer a tolerância pois nenhum bombista que conheço soube me dizer, porém existe um risco de quebra do eixo de ressaltos e came por caiço hidráulico. Acredito que até 2 voltas deve ir tranquilo, mas eu não abri tanto assim pra dizer que aguenta...

O Osvaldo Ojaneri abriu tudo no Troller dele mas é o MWM 2.8.

4 - Mais que isso é só trocar os bicos pelos do Rasch que na 2.8 deve ficar perto de 160 cvs se não passar fácil disso.

amithai
23/12/2007, 16:51
Fala Ed, obrigado por responder. Não sei se vc conhece minha história mas meu carro é 2000 portanto com o motor 2.5 . Me irritei(ainda não sabia dos venenos) e troquei por um 2.8, tô com nota do motor, etc..e não sei se ele vai passar em vistoria para comprar e vender..bom como o carro tá no nome do meu pai e ele não me deixa vender, vou ficando com ele. Recentemente andei num carro de um amigo , 2.5 com algumas alterações(escape, turbo diferente, bomba mexida...segundo ele o cara abriu tipo uns giclês lá que ficaram arrombados..mas bico não sei se ele mexeu)e o carro do cara deixou o meu no chinelo....forte, respostas super rápidas, barulho bonito e uma fumaça, claro...mas não muita. Bom....meu PS sempre me deixou feliz, aí eu resolvi trocar meus pneus por uns 31. O carro ficou meio preso mas como não posso ficar trocando de pneus toda hora...tive que me contentar com carro um pouco preso. Não aguentei, peguei meu estepe e comprei mais 3 pneus 235 e coloquei tudo original de novo...mas não tive mais aquele prazer de acelerar o carro como eu tive na época que tinha acabado de colocar o 2.8. Pensei em voltar pros pneus 31 quando vi o carro do Felippeti e do Marco(q tem qté uma capota que quero colocar) mas o carro vai se prender...então pensei num veneninho....como vcs tavam falando TUDO de 2.5 de abrir bomba, voltas e voltas.....resolvi fazer nele....
Meu carro tinha, no parafuso da bomba um anel de plástico preto....nem mexi nele, segurei com a chave de fenda e desapertei a porca um pouco, rodei o parafuso e acho que ele deu uma volta e uma volta e pouco e encostou. Resultado....achei que o carro melhorou um pouco a resposta da pisada, mais agressivo, mas não vi melhora em velocidade final(160, por ai) mas eu vi tb que ele não tava alcançando 4000 rpm....engrenado, claro....e tb de repente senti, por 2 vezes, numa viagem de itaipava pro Rio, cheiro de diesel na cabine com o ar ligado...aliás ar ligado o tempo todo e o carro esquentou. Como o carro já tinha dados uns esquentes numa viagem do Rio para São José dos Campos, especialmente nas subidas, assim de eu ter que maneirar mesmo(acho q foi pq um mané encheu o reservatório de água até a boca......isso me IRRITA...gente que ENCHE uma parada quando na própria coisa tem um limite MÁXIMO) ...e agora esquentou de novo, nem tanto mas com o ponteiro um pouco próximo do vermelho conforme eu mantinha o pé embaixo na subida de volta pro Rio na serra de Petrópolis.....aliviei e ele voltou ao normal...resposta rápida, mas sem velocidade final, cheirando diesel 2 vezes, não o tempo todo e esquentes....fui ver o reservatório e ele estava um pouco abaixo do mínimo....tudo bem, estava sem usar o cooler(já comprei hoje) .
Minhas dúvidas são:

1. Será que eu abri a bomba demais?
2. Será que eu nem abri a bomba? Pq eu não retirei o plástico preto.
3. Devo voltar o parafuso pro normal sob o risco de estar compromentendo motor e bomba?
4. Devo mexer no TGV? Só pra saberem ,já desmontei meu TGV umas 15 vezes até o eixo e remontei e botei no lugar por causa de um zunido que eu não conseguia resolver..no final relevei e o zunido foi-se....só resta um pouquinho...ou seja sou craque em desmontar esse turbo que dirá rodar parafusinho , que aliás é um saco mexer nele.
5. Não notei aumento da fumaça´, só cheiro de diesel(forte) dentro da cabine...ainda não acelerei ele parado com o capô aberto . Não notei vazamentos na bomba...só nos bicos....no meu sempre está sujo os dois da frente. Não vi vazamentos no retorno do diesel...me pergunto como alguém poderia desapertar inadvertidamente aquele retorno..eu sei que já teve um cara aqui que fez isso.

Por favor me mandem respostas construtivas e não conservadoras e nem me mandem procurar o Maurício(pq já sei) e nem me falem que eu não deveria estar mexendo por minha conta....gostaria de saber o que eu fiz e o que aconteceu e o que pode ser feito só em termos de regulagem "as escuras" porque sei que tem gente muito capacitada aqui pra me responder e que desde já agradeço.

Abs

Amithai

amithai
23/12/2007, 16:58
E Ed, ele ficou um pouco acelerado....

Agora, falando de TGV...o TGV , turbo de geometria variável, tem umas aletas que estão abertas em baixa(1500, 1600) e vão se fechando conforme a gente acelera. Com isso ele promove uma boa oferta de ar e pressão em baixas rotações. A regulagem fica por conta de dificultar o início e o curso do fechamento das aletas..quanto mais se aperta a regulagem, mais tempo o turbo fica com aletas abertas em todo o curso de aceleração(800 a 4500 rpm) e mais zunido ... e isso, com certeza acaba não sendo o ideal por que compromete a alta. O ideal seria um meio termo.É diferente do WG em que vc realmente controla a pressão com a regulagem....este TGV não tem válvula de alívio, não tem escapatória.....será que tô falando besteira....?

Edintruder
23/12/2007, 21:40
Em relação ao TGV pelo que eu entendi é isso mesmo, porém note que a Ranger 2.5 tem diferenciais 4,55:1 e o 2.8 tem 4,1:1 o que resume em melhor aproveitamento da rpm útil do motor. Como a faixa de torque more em 3800 rpm, a partir daí só com banda de música, descida e vento a favor e se puder na banguela! Mesmo abrindo a bomba o rpm máximo fica limitado à isso aí, e a velocidade máxima fica a mesma co o 2.5 ou com o 2.8, dessa forma só melhora mesmo é a aceleração e retomadas.

Se depois desse ajuste o motor ficou acelerado é porque realmente abriu mais o débito do diesel.

Falei de afrouxar sem querer o retorno poi isso ocorreu na minha Ranger quando fiz, só notei quando cheguei em casa quando estava vazando diesel... Quando forcei a chave empurrei o cano e afrouxou o parafuso.

Tem certeza que abriu 1,5 volta? A minha mal mexeu meia volta com o lacre.

No lado da BI tem o parafuso que egula a rpm da lenta, n outro lado tem o parafuso que regula a rpm máxima. Recua esse parfuso cerca de 3 voltas e veja se melhorou a velocidade final, poispermite ue o motor atinja mais rpms, mas ainda assim estará com uma redução de torque devido a estar além de 3800 rpm.
Com o motor solto e quente, aperta todo o acelerador e veja em qual rpm a bomba corta, a regulagem original corta em 4640 rpm, a minha deixei passando de 5000 rpm, mas retornei poi quando dava zerinho o giro passava de 4500 e avermelhava, etão deixei em 4800 rpm de corte para evitar que com carga o motor passe de 4400 com o pé fincado. Por exemplo, no meu vídeo do orkut (link na assinatura), na última volta e ré eu finquei o pé e deixei o rpm disparar, nota-se que realmente puxou mais, pois nas outras votas eu estava segurando o rpm pra não disparar muito. Depois desse vídeo eu abri mais meia volta e voltei a regulagem máxima. Nesse dia eu tinha 5000 rpm de máxima com o motor solto, uma volta na bomba injetora e 1,2 Bar na turbina.

shimomoto
23/12/2007, 21:45
Fala Ed, obrigado por responder. Não sei se vc conhece minha história mas meu carro é 2000 portanto com o motor 2.5 . Me irritei(ainda não sabia dos venenos) e troquei por um 2.8, tô com nota do motor, etc..e não sei se ele vai passar em vistoria para comprar e vender..bom como o carro tá no nome do meu pai e ele não me deixa vender, vou ficando com ele. Recentemente andei num carro de um amigo , 2.5 com algumas alterações(escape, turbo diferente, bomba mexida...segundo ele o cara abriu tipo uns giclês lá que ficaram arrombados..mas bico não sei se ele mexeu)e o carro do cara deixou o meu no chinelo....forte, respostas super rápidas, barulho bonito e uma fumaça, claro...mas não muita. Bom....meu PS sempre me deixou feliz, aí eu resolvi trocar meus pneus por uns 31. O carro ficou meio preso mas como não posso ficar trocando de pneus toda hora...tive que me contentar com carro um pouco preso. Não aguentei, peguei meu estepe e comprei mais 3 pneus 235 e coloquei tudo original de novo...mas não tive mais aquele prazer de acelerar o carro como eu tive na época que tinha acabado de colocar o 2.8. Pensei em voltar pros pneus 31 quando vi o carro do Felippeti e do Marco(q tem qté uma capota que quero colocar) mas o carro vai se prender...então pensei num veneninho....como vcs tavam falando TUDO de 2.5 de abrir bomba, voltas e voltas.....resolvi fazer nele....
Meu carro tinha, no parafuso da bomba um anel de plástico preto...(...)

Como o carro já tinha dados uns esquentes numa viagem do Rio para São José dos Campos, especialmente nas subidas, assim de eu ter que maneirar mesmo(acho q foi pq um mané encheu o reservatório de água até a boca......isso me IRRITA...gente que ENCHE uma parada quando na própria coisa tem um limite MÁXIMO) ...e agora esquentou de novo, nem tanto mas com o ponteiro um pouco próximo do vermelho conforme eu mantinha o pé embaixo na subida de volta pro Rio na serra de Petrópolis.....aliviei e ele voltou ao normal...resposta rápida, mas sem velocidade final, cheirando diesel 2 vezes, não o tempo todo e esquentes....fui ver o reservatório e ele estava um pouco abaixo do mínimo....tudo bem, estava sem usar o cooler(já comprei hoje) .

(...)

Abs

Amithai

Aminthai;

Li tua história sobre a Ranger, e achei muito interessante. Saliento duas coisas: Se você tem a Nota do motor, não tem o que a vistoria encher a paciência. Pode encher no caso do meu "Ovinho" que eu troquei o motor algum tempo atrás e nem nota eu tenho.

Com relação aos "esquentes" da tua Ranger, não é normal, ainda mais se tratando de Ranger! Esse consumo louco de água também é meio estranho...O melhor é fazer uma revisão completa no sistema e se certificar que em nenhum desses esquentes, queimou junta do cabeçote.

Pelo que você descreveu, se todo o resto do conjunto estiver ok (compressão, cabeçote, válvulas), uma boa limpeza no conjunto bomba e bicos costuma dar bons resultados.

Um abraço e Feliz natal

Ah, e não esqueça que a tua Ranger tem o diferencial mais curto que o da PS 2,8L.

amithai
23/12/2007, 23:52
Alo galera...coisa que vcs não tão sabendo...meu diferencial eh 1:4.1 porque ele eh original do motor a gasolina pq meu carro era 4x2 e comprei todo o conjunto 4x4 de um motor a gasolina...então ficou essa a relação...mas realmente continua sendo mas curto que o 2.8.
Ed, não sei se rodei uma volta ou uma volta e meia...o parafuso eh meio escondido, meu filho tava dentro do carro que tava um forno e ele chorava....acho que rodei pq o carro ficou um pouco acelerado....
Desculpe a pergunta ridicula mas como eu sei que a bomba cortou a rpm? O carro não acelera mais?
Se eu mexer no parafuso de alta e colocar num determinado ponto, eu estou cortando a rpm ou a bomba corta num determinado ponto setado pra ela cortar...tipo se eu deixo o parafuso de alta bem frouxo....a bomba vai a 5000 ou ela corta por ela? Mais uma vez...o parafuso é que corta a RPM?
Qual a consequência se eu abrir demais a bomba.., fumaça? Não vi muita fumaça... Torque e elasticidade(parece que melhorou)...será que abri pouco? Abro até esfumaçar mais?
O turbo deixo quieto?
Em relação aos esquentes , sou ignorantemente e estupidamente partidário do fato que carro quando já tem idade se vc ficar fazendo revisão é melhor comprar logo um novp....o meu eu , estupidamente , espero quebrar...sei que estou errado mas não sinto que ficarei curado....

abs e obrigado

shimomoto
24/12/2007, 02:40
Alo galera...coisa que vcs não tão sabendo...meu diferencial eh 1:4.1 porque ele eh original do motor a gasolina pq meu carro era 4x2 e comprei todo o conjunto 4x4 de um motor a gasolina...então ficou essa a relação...mas realmente continua sendo mas curto que o 2.8.

(...)

Em relação aos esquentes , sou ignorantemente e estupidamente partidário do fato que carro quando já tem idade se vc ficar fazendo revisão é melhor comprar logo um novp....o meu eu , estupidamente , espero quebrar...sei que estou errado mas não sinto que ficarei curado....

abs e obrigado

Amithai;

Tem umas Ranger 2.8 que andou saindo com diferencial 3,73:1. Não sei precisar o ano, mas acho que foi a partir do 2002/2003. Já experimentei as duas. Eram diferentes em comportamento. A 3,73 era mais lerda para arrancar, mas andava melhor na estrada (o motor não andava em altas rpm´s).

No seu caso acho que o grande problema muito mais do que pneus e/ou veneno (pelo que vi, você voltou aos 235 originais) é bomba e bico. É um serviço de manutenção que objetiva mesmo melhorar o consumo, ajustar a bomba e por consequência, melhorar desempenho. Ai talvez nem sinta falta do "veneno".

Um grande abraço e um excelente Natal!

Jera
24/12/2007, 04:17
de uma pesquisada nesse pessoal!!

http://www.motorheadperformance.com.br/1472/index.html

acho que o dalmolin vai pirar!!! mwm sprint!!

veja oq um cara q fez o serviço numa defender com um motor 2.5 e dps passou pra 2.8 (kit)

""Não foi mechido no radiador... a minha mesmo original, apertando o acelerador por longas distancias nunca mecheu o ponteiro da temperatura...

lembrando que eu não uso nem usava aquela proporção de agua/ aditivo... sempre 60% de aditivo e 40% de agua....


esse problema eu nunca tive...

usavamos o intercooler original mesmo... mas mudamos ele para baixo, naquela "boca do parachoque"...

ela andou muito tempo com 2,5 litros preparada rodando com 250 cv aferidos....

essa potecia se deu ao otimo retrabalho de cabeçote (2,100 reais) turbina "gringa" turbo chager, .40/.60 ( 3500 reais) coletor de escape tubular em aço inox (1,300), tubulaçào de admissão em inox ( 500,00) escape 4" em inox (500,00), retrabalho de bomba injetora e bicos (1,500), filtro k&n (270,00), bomba eletrica de combustivel, vauvula, e dosador HP (500,00), manometros autometer (boost, fuel, pyrometer, 980,00)e quatro horas de dinamometro ( 480 reais)...

ai depois de um ano rodando com ela 2,5... sem nenhum problema de aquecimento ou vazamento (uma surpresa por ser HSD), não baixava mais oleo, e ate o consumo melhorou... devido ao fato de motor trabalhar muito livre...

ai eu me empolguei em comprar um kit da 2,8 (girabrequim, aneis bielas e pistões... e montei lah... subiu 30 cv... mais uma hora de dinamômetro 120,00 e o kit 2,8 4,500...

lembrando que a 2,5 original tinha 115 e foi pra 250 e a 2,8 tem 135 e foi pra 280...

mas depois tive uns problemas com a crise agrícola e tive que vende-la para honrar alguns compromissos...

Mas ficou muito show... se vc quiser te mando as fotos e vou procurar onde esta o CD com os resultados do dinamômetro...

custou caro mas ficou show...

lógico que o mwm responde muito melhor a preparação e com menos investimento...

um colega meu fez na mesma oficina uma f250, apenas com uma turbina biagio maior, coletor de escape, escape e retrabalho da bomba injetora... a 250 foi de 180 pra 370 cv... no motor... ""

Edintruder
24/12/2007, 10:30
Faz tempos que não aparecias por aqui. Claro que eu lebro de ti aqui, usei como referências algumas vezes pela troca do motor e instalação do 4x4.
Lembras do custo disso tudo?
A BI na verdade funciona como um ajustador de rpm conforme a posição do pé, só tens 100% da rpm com o pé 100% no fundo. Então essa limitação no caso da bomba bosch é feita pelos batentes em cima da BI em frente da válvula LDA. Se deixares a regulagem de forma que o acelador dê mais cursos ela dá mais rpm. Podes colar o pé que a rpm máxima não vai passar do estipulado pela regulagem que estiiver na BI.


Alo galera...coisa que vcs não tão sabendo...meu diferencial eh 1:4.1 porque ele eh original do motor a gasolina pq meu carro era 4x2 e comprei todo o conjunto 4x4 de um motor a gasolina...então ficou essa a relação...mas realmente continua sendo mas curto que o 2.8.
Ed, não sei se rodei uma volta ou uma volta e meia...o parafuso eh meio escondido, meu filho tava dentro do carro que tava um forno e ele chorava....acho que rodei pq o carro ficou um pouco acelerado....
Desculpe a pergunta ridicula mas como eu sei que a bomba cortou a rpm? O carro não acelera mais?
Se eu mexer no parafuso de alta e colocar num determinado ponto, eu estou cortando a rpm ou a bomba corta num determinado ponto setado pra ela cortar...tipo se eu deixo o parafuso de alta bem frouxo....a bomba vai a 5000 ou ela corta por ela? Mais uma vez...o parafuso é que corta a RPM?
Qual a consequência se eu abrir demais a bomba.., fumaça? Não vi muita fumaça... Torque e elasticidade(parece que melhorou)...será que abri pouco? Abro até esfumaçar mais?
O turbo deixo quieto?
Em relação aos esquentes , sou ignorantemente e estupidamente partidário do fato que carro quando já tem idade se vc ficar fazendo revisão é melhor comprar logo um novp....o meu eu , estupidamente , espero quebrar...sei que estou errado mas não sinto que ficarei curado....

abs e obrigado

amithai
24/12/2007, 15:08
Cara, não tem nem 6 meses e o meu bombista disse que minha bom ba tava 100%. Eu acho que o problema é comigo depois de eu ter visto a ranger 2.5 desse meu amigo...gostaria de chegar aos 180, 200 cv....
Meu diferencial eu tenho certeza é 4,10:1, porque era da versão a gasolina.

Abs e Feliz Natal!!!

amithai
24/12/2007, 15:19
Fala Ed...é que eu tinha esquecido um pouco de Ranger...mas agora voltou o interesse...
Então se eu apertar o pé com o parafuso de alta da bomba solto eu chego a umas 5000? E isso não é bom....tô como o Walter, não quero gastar dinheiro...não muito...
Vou ver se dou mais uma apertada na bomba até sair uma fumaçazinha, vou apertar um pouco mais o TGV, vou botar aditivo no sistema de arrefecimento e sair pra dar umas voltas....
Vc sabe de alguém que anda com roda livre ligada o tempo todo? Dá mais manutenção?
Abs e feliz natal!!

Jera, legal....mas eu só queria 200 cv e não gastar muito e queria motor confiável.

abs feliz natal a todos!!

shimomoto
24/12/2007, 15:26
Fala Ed...é que eu tinha esquecido um pouco de Ranger...mas agora voltou o interesse...
Então se eu apertar o pé com o parafuso de alta da bomba solto eu chego a umas 5000? E isso não é bom....tô como o Walter, não quero gastar dinheiro...não muito...
Vou ver se dou mais uma apertada na bomba até sair uma fumaçazinha, vou apertar um pouco mais o TGV, vou botar aditivo no sistema de arrefecimento e sair pra dar umas voltas....
Vc sabe de alguém que anda com roda livre ligada o tempo todo? Dá mais manutenção?
Abs e feliz natal!!

Jera, legal....mas eu só queria 200 cv e não gastar muito e queria motor confiável.

abs feliz natal a todos!!

Amithai;

De que modelo de Ranger ano/motor saiu o seu conjunto 4x4?

Antes de colocar o aditivo, lave o sistema e verifique a tampa do reservatório de expansão. Quando ela deixa perder pressão, o sistema não funciona direito.

Abraços

amithai
24/12/2007, 15:28
Ed, o motor foi 5000 na base de troca pelo meu 2.5. E o Câmbio foi 3000 sem troca + 1500 reais de 2 diferenciais , dianteiro e traseiro, homocinéticas, cubos....só faltou o disco de freio que tive que comprar. Mas se fosse hoje....sei lá ...não sei se faria isso de novo.....
se eu abrir minha bomba demais o que acontece? Como sei que abri demais?

abs

amithai
24/12/2007, 15:31
Com relação a ter queimado minha junta de cabeçote, saibam que o ponteiro da temperatura nunca chegou no vermelho....quando forço, ele sai do lugarzinho dele e aumenta um pouquinho...

amithai
24/12/2007, 15:53
O modelo é de um carro a gasolina ano 2000, motor 6 cilindros em V. Vou lavar mas só comprei meio litro de aditivo.....$$$$ :)

Edintruder
24/12/2007, 18:10
O parafuso da alta é igual ao da lenta, com a mão mexe no acelerador direto na BI e olha como é. Um lado regula a lenta e de outro a alta. O dda alta tem que recuar. Umas 3 voltas acho que deve melhorar.

Em relação às RL, podes fazer manuais com pituto igual ao Ojaneri ou coloca as AVM. A partir das 2001 não tem mais isso, e não dá nenhuma manutenção.
Depois disso só trocando os bicos pelo do Rasch.

Em relação à gastar na Ranger eu estava pra comprar os bicos do Rasch, mas acabei trocando as minhas motos por um carro pra patroa, e como ela não gostou de um Santanão 1.8 MI tive que trocar de novo por um Mille Fire, daí tive que abrir mais ainda a mão. Depois disso recomeçei uma obra aqui em casa e a Ranger que é bom está ficando pra depois...

shimomoto
24/12/2007, 19:35
O modelo é de um carro a gasolina ano 2000, motor 6 cilindros em V. Vou lavar mas só comprei meio litro de aditivo.....$$$$ :)

O Walter já postou isso (acho que foi o Walter): De 03/2000 em diante não tem mais roda livre...

Meio litro é pouco...o ideal é 50/50. Mas se você for colocar somente água, lembre-se de NÃO COLOCAR AGUA DA SABESP!!! Tem cloro e apodrece tudo.

Abraços

amithai
25/12/2007, 12:05
Caraca mas q complicação, não posso botar água da bica? Quantos litros leva!!!??
Eu acho que fiz o pituto antes do Ojaneri, com cabo de vassoura....!!! A questão é que estou pensando em deixá-lo ligado o tempo todo porque é um saco ficar ligando e desligando....
Quanto ao motor, eu notei que durante o meio do curso ele tá com uma resposta mais rápida mas acho que ele perdeu um pouco do torque aos 1600, que era quando ele começava a força....vou dar um aperto no parafuso do TGV....e tô pensando em apertar mais a bomba até sair mais fumaça que o normal....
Se apertar demais a bomba....esguincho o diesel lá dentro, né...e pode furar pistão?

Ranger acaba ficando pra depois..o que aconteceu comigo...
Vou liberar um pouco o parafuso de alta.

Abraços e Feliz Natal.

shimomoto
25/12/2007, 16:01
Caraca mas q complicação, não posso botar água da bica? Quantos litros leva!!!??
Eu acho que fiz o pituto antes do Ojaneri, com cabo de vassoura....!!! A questão é que estou pensando em deixá-lo ligado o tempo todo porque é um saco ficar ligando e desligando....
Quanto ao motor, eu notei que durante o meio do curso ele tá com uma resposta mais rápida mas acho que ele perdeu um pouco do torque aos 1600, que era quando ele começava a força....vou dar um aperto no parafuso do TGV....e tô pensando em apertar mais a bomba até sair mais fumaça que o normal....
Se apertar demais a bomba....esguincho o diesel lá dentro, né...e pode furar pistão?

Ranger acaba ficando pra depois..o que aconteceu comigo...
Vou liberar um pouco o parafuso de alta.

Abraços e Feliz Natal.

O Amithai;

Também não é assim...procura algum posto de gasolina que use água de poço...Tem muito posto que não usa água da Sabesp. O problema de não usar aditivo é que estoura o selo do motor.

Eu, como sou sistemático, só compro aditivo pré-misturado - 50% água desmineralizada e 50% aditivo. Mas já que você não quer muita firula na sua Ranger, só tome essa precaução!

Não sei quantos litros vai na 2.8. Na 3.0 é +/- 11,5L


Um abraço e feliz natal

Edintruder
25/12/2007, 20:40
Se abrir demais pode apenas quebrar a bomba, mas furar o pistão é muito difícil. O fogo come direto nos bicos quando se abre a bomba, mas os pistões nem marcam pois o desenho deles faz que a injeção não bata em fluxo reto contra a superfície do pistão, mas que faça uma volta contra o próprio fluxo.

Rogerinho
26/12/2007, 01:26
O que os amigos me dizem desta Ranger com 2.5HSD com 250cv ?

amithai
27/12/2007, 15:08
Rogerinho, quantos km vc acha que vai durar o motor dela?

amithai
27/12/2007, 15:09
Sobre os bicos da Rasch, quem fabrica é a própria Rasch? O q eles têm de diferente?

Rogerinho
27/12/2007, 15:16
Tudo é questão de uso...se utilizar os 250cv e o absurdo de torque de deve ter, o tempo todo, provavelmente o cambio vai embora antes do motor!!! Não é pq tem 250cv que vai usar tudo o tempo todo...

Edintruder
27/12/2007, 17:35
É isso mesmo rogerinho. Em condução normal desenvolverá apenas o necessário como qualquer outro motor, a diferença é apenas o pé embaixo.

Os bicos do Rasch são bicos originais Bosch retrabalhados, gerando ângulos de pulverização diferentes e aumentando o fluxo de combustível pulverizado sem reduzir a capacidade de atomização do diesel. Ficaria a grosso modo com um rendimento similar a um bico de motor eletrônico.

viniciusft4
27/12/2007, 21:31
E ai pessoal, vc's sabem como se faz para abrir a bomba da L200 Sport 06.

leobnaval
27/12/2007, 22:42
tambem gostaria de saber se alguém ja tem a receita para a L200 quadradinha

Pequeno jr
27/12/2007, 22:51
E ai pessoal, vc's sabem como se faz para abrir a bomba da L200 Sport 06.

Não tem como simplesmente abri a bomba como em outrs veículos diesel pq a .. . Bomba dela é eletrônica.

Para fazer qualquer serviço tem que ser na base da reprogramação

Rogerinho
28/12/2007, 01:01
Unichip nelas...

shimomoto
28/12/2007, 01:12
Unichip nelas...

Rogerinho;

Pelo que conversei com o Maurício que trabalhou na Ranger do Jera, ele me disse que a L-200 HPE já está no limite do desenvolvimento. Não tem muito mais por onde aumentar a potência dela sem comprometer (exceto as RS mas ai é meio que só para competir). Tanto assim que a única picape que ele me afirmou que não pega é a L-200.

Tanto isso deve ser um fato que relendo os testes do Unichip divulgados em seu site, não há aumento expressivo de potência nas Mit´s, especialmente nas GLS (de 120cv pula para os 146cv a 4500rpm´s, praticamente igual ao da HPE)

Um abraço

viniciusft4
28/12/2007, 14:44
Não tem como simplesmente abri a bomba como em outrs veículos diesel pq a .. . Bomba dela é eletrônica.

Para fazer qualquer serviço tem que ser na base da reprogramação

Eu ja tinha ouvido falar nessa GE (gerenciador eletronico), mais não sabia que em bombas que possuem esse dispositivo a regulagem desse dispositivo so para ganho de desempenho, só desembolsando um dinherinho mesmo, e ainda assim não conseguiram grande desempenho devido a esse motor ja estar sendo extraindo grande potencia.

Vlw Pequeno

Edintruder
29/12/2007, 13:44
Essa seria a minha idéia em relação ao motor da nova Frontier, pois já estaria num certo limite de potência para um motopr 2.5. Para quem quiser extrair mais potência dele terá que gastar muito mais do que um Unichip, mas terá que partir para turbina maior, novos coletores e afins.

leobnaval
29/12/2007, 13:58
pessoal alguém tem alguma dica quanto a preparação para L200 87cv, apenas regulagem na bomba injetora e/ou WG, agradeço respostas.

um abraço e feliz 2008

amithai
29/12/2007, 15:41
Vcs estão usando meu tópico mas eu não reclamo, fiquem a vontade.....gostaria apenas de dizer que dei , ao todo, umas 2 voltas e meia a 3 voltas e o carro tá fumaçando pouco e tá bem mais forte, acho.....tem risco de eu estourar a bomba?
Ah , e tb aliviei o parafuso de alta pra ele passar dos 4000 giros mas não fiz nenhum teste pra saber quantos giros tá indo pq não vou fazer isso com o carro parado. Que acham?

Abs

Edintruder
29/12/2007, 19:27
Desse (aham...), 3 voltas na bomba??? Deu uma diferença boa?
A máxima desse motor é 4640rpm. Pode pisar sem medo desde que o motor esteja quente. Dá uma pisada rápida com o motor solto e veja se chega perto de 5000. Não te preocupa que não quebra assim por nada. Tem motor HSD que dispara o rpm por danos na turbina e cola 6000 no painel e nem assim quebram.

leobnaval
30/12/2007, 10:04
Vcs estão usando meu tópico mas eu não reclamo, fiquem a vontade.....gostaria apenas de dizer que dei , ao todo, umas 2 voltas e meia a 3 voltas e o carro tá fumaçando pouco e tá bem mais forte, acho.....tem risco de eu estourar a bomba?
Ah , e tb aliviei o parafuso de alta pra ele passar dos 4000 giros mas não fiz nenhum teste pra saber quantos giros tá indo pq não vou fazer isso com o carro parado. Que acham?

Abs

amithai, é que tem muitos interessados neste assunto afimal quem não quer melhorar o rendimento do motor apenas utilizando uma chaves em casa mesmo!

um abraço e feliz 2008 com a ranger mechida, hehehehe

amithai
30/12/2007, 13:19
Vou fazer isso e posto....

amithai
30/12/2007, 13:36
[QUOTE=Edintruder;517599]Desse (aham...), 3 voltas na bomba??? Deu uma diferença boa?
[QUOTE]

Ed, cara...fui rodando com o carro ligado e como ja tinha dado uma volta e meia, acho que dei mais uma volta e meia...ele acelerou mais um pouco...fui no parafuso de baixa e soltei e ele continuou meio que acelerado...a 1100. O meu lacre tava no parafuso de alta que mandei pro espaço e voltei ele umas 3 voltas...mas ainda não testei...tô com o carro aqui na garagem do segro que tá com o teto branco novo da garagem e se eu fumaçar o ambiente ele pode não gostar. Tô sentindo o carro melhor mas eu fui daqui ali e não deu pra eu chegar na temperatura ideal do motor , apesar do calor infernal deste Rio de Janeiro!!!(então não acelerei!)

DieselPower
30/12/2007, 20:52
Amithai, me desculpem se estiver equivocado, mas só é lacrado o parafuso do débito... Até onde eu sei o parafuso de alta não tem lacre.
Repito, caso esteja errado, favor corrigir.
Outra coisa que achei estranho foi o grande numero de voltas que você precisou para sentir diferença. Geralmente, com 1/4 de volta já da uma diferença boa, se quiser um grande ganho, é dado 1/2 volta, até 1 volta... Mas agora 3 voltas? Eu iria conversar com um bombista experiente para saber se sua bomba esta ok.
Quantos Km tem seu motor?
Abraço.

DieselPower
30/12/2007, 20:59
Ahh, mais uma coisa.
Apenas como dica. Sei que a maioria do pessoal aqui do fórum que tem manometro de pressão da turbina, instalou cortando a mangueira do LDA. Comprei um manometro sexta-feria agora, da cronomac, e quando falei em cortar a mangueira do LDA para colocar um "T", o bombista (comprei na Bosh Truck Service de minha cidade) ficou pasmo.
Ele disse que isso não se faz, e me deu um novo parafuso (isso mesmo, grátis, ele disse que era tão barato que não tinha pq cobrar), esse novo parafuso tinha dois furos e duas saídas, ante 1 furo e uma saida do original. Eu tb poderia escolher, entre outra arruela com duas saídas. Ou seja, foi apenas retirar o parafuso original onde é ligado a mangueira do LDA, retirar a arruela original (1 saída), colocar a outra arruela (2 saídas) e recolocar o parafuso na bomba injetora. Simples e fácil.
Agora fica um parafuso saindo 2 mangueiras, uma do LDA e outra do manometro.
Rápido, fácil, e sem cortes e gambiarras.
Abraço a todos.

Edintruder
30/12/2007, 22:09
A minha fiz isso na sangria do coletor de admissão também, uma pra LDA e outra pro manômetro.

amithai
30/12/2007, 23:52
isso ai não dá um erro de pressão na lda?

nem me fale esse negócio de bomba...meu carro tem 220000 , fiz revisão de bomba não tem 6 meses....senti sim diferença logo...mas vc sabe q a gente pensa que ela pode aumentar se der mais voltas....volto meu parafuso?
No meu carro tinha lacre no da alta...tb não entendi

Abs

DieselPower
31/12/2007, 00:43
Não da erro no LDA porque a pressão gerada pela turbina é muito grande, sendo que não faz diferença para o ar ser forçado para dentro das mangueiras de pressurização do LDA e do Manometro, pois estas mangueiras são de diâmetro reduzido.
Ou seja, a pressão que chegará a Bomba Injetora, é a mesma, e com a mesma rapidez quando com com o manômetro trabalhando simultaneamente.
No que diz respeito a voltar a regulagem do parafuso do débito, eu falaria com um bombista experiente, pois tanto diesel a mais pode estar prejudicando e muito o motor. Porém, com 3 voltas a mais no parafuso ela deveria estar fazendo mais fumaça que um chaminé industrial!
Se ela não esta fazendo tanta fumaça, pode significar que não esta chegando tanto diesel ao motor, devido a um mal funcionamento da bomba.
Pergunta: Você tem certeza que era o parafuso do débito?
Este parafuso também estava lacrado?
Como era o lacre?

DieselPower
31/12/2007, 00:45
Mais uma coisa, o bombista que eu levo meu veículo, trabalha com isso a 20 anos, me falou que 1/2 volta não daria problema nenhum, mais que isso teria que acertar todo o motor novamente (ponto, pressão e etc).
Eu, no seu lugar, voltaria para 1/2 volta.
Abraço.