Conectar

Ver Versão Completa : Caixa original parou de engatar a 3ª marcha!

Lucas Nassif
22/12/2007, 23:05
Boa noite,

hoje saí com o Jeep para dar uma volta e no meio do caminho a 3ª parou de engatar. Nem na porrada ela tá engatando.

A uns meses atras, a segunda emperrou, e nem na porrada ela saía! :evil:
No mesmo dia eu tirei a tampa, e era uma das esferas que tinha agarrado lá. Foi só tirar, dar uma meia sola nela e tava zero de novo. Agora a 3ª num engata, e ao forçar, faz um pequeno ruído semelhante ao que dava quando eu forçava pra 2ª sair.

Será o mesmo problema? Ou é outro?

O que pode ser dessa vez?

Desde já agradeço.

leopoldo
24/12/2007, 12:03
Lucas,

ou deu problema na tampa(mola, esfera ... inclua nisto os tampões externos)
ou os macaquinhos estão danificados e calçando no sincronizador,
ou o sincronizador quebrou ,
ou a ponteira do entalhado fraturou.

elcio
24/12/2007, 12:08
Lucas,

Leopoldo
ainda falando em cambio, vc tem algum esquema pra colocar um radiador externo no C4?
quero aproveitar que o meu ainda esta fora pra ver se faço isso.
abraço

Lucas Nassif
24/12/2007, 12:29
Lucas,

Caro Leopoldo,

ontem tirei a tampa e o que vi foi o sincronizador quebrado em 2 pontos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104947&d=1198449455

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104948&d=1198449505

leopoldo
24/12/2007, 12:30
Sim.

Comprei um radiador de óleo para cambio ou direção hidraulica na 4WDHardware.
Custou 20 doletas o radiador.
vem com mangueiras e dispositivo para prende no radiador do jeep.

leopoldo
24/12/2007, 12:32
quebrou porque vc deu porrada na alavanca PÔ !

tá vendo no que dá a "ignorança"

agora vai ficar ai de mau humor no natal.

mas, ainda esse cambio está "frezado" ?

Lucas Nassif
24/12/2007, 12:34
quebrou porque vc deu porrada na alavanca PÔ !

tá vendo no que dá a "ignorança"

agora vai ficar ai de mau humor no natal.

Eiiiita mão de ferro!!!!

Acho que ela tinha quebrado num ponto, na porrada quebrou em outro lugar!! :mrgreen:

Lucas Nassif
24/12/2007, 12:43
mas, ainda esse cambio está "frezado" ?

Hã? Não entendi...:parede:

Kim
26/12/2007, 09:08
Caro Lucas!

Fresa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fresa

Quando a marcha começa escapar, faz-se uma espécie de "V" na parte da engrenagem onde trabalha o anel sincronzado.

Assim, quando o conjunto exerce pressão (acelerando ou reduzindo) os dentes do sincronizado prendem nesse "V" e não desengata.

Algo simples e funcional, feito em muito jeep, fusca, corcel...

Abraços.

Kim.

leopoldo
26/12/2007, 19:03
frezamento

1- (aplicado à fabricação de elementos de máquinas): um dos processos possíveis de geração do perfil dos dentes de uma engrenagem. Uma freza (é o nome que se dá à ferramenta rotativa cortante e afiada para tal tarefa) usina (corta) o material do eixo ou bloco metálico. Os dispositivos da frezadora tal como mesa e/ou cabeçote movimenta-se de forma apropriada para acompanhar e perfilar o numero de dentes desejados. Porcesso largamente utilizado na indústria.

2- (aplicado ao processo de manutenção): ato de destruição da camada temperada do material que compõe os dentes de um ou mais pares engrenados(aços baixa liga cementados, nitretados, etc ...) e/ou diminuição da espessura do dente por simples exposição do nucleo macio dos dentes da(s) engrenagem(s) (aços de alta liga temperados) debilitanto a capacidade de transferir torque. É um processo estúpido na qual é empregado uma retífica manual(elétrica ou pneumática) para de forma artezanal desbastrar a(s) face(s) (flacos) do(s) dente(s) da(s) engrenagem(ns).
Como é forma artezanal de arte, o único lugar que a engrenagem pode ficar depois disto é em cima da mesa. Processo largamente utilizado por fuçadores que não sabem ler, ou que tem preguiça de consultar o manual do fabricante do cambio, ou que nem sabem que manual de manutenção existe e querem dar nó em pingo dáqua

edgar
26/12/2007, 20:38
Leopoldo não ganhou o presente que queria do papai noel ou só acordou inspirado !

Vixe, imagina se acorda com raiva !

abraços !

Kim
26/12/2007, 20:54
OOooo Leopoldo!!!

Ainda bem que não concordei com o frezamento, só admiti que algo funcional.

Notei claramente que não concorda com tal prática!!!!

Concordo com você, não confio nas pessas que passam por esse processo, mais "o bolso é o guia dos mecânicos"!!!

Abraços.

Kim.

Dudu Miguel
04/01/2008, 11:09
Boa noite,

hoje saí com o Jeep para dar uma volta e no meio do caminho a 3ª parou de engatar. Nem na porrada ela tá engatando.

A uns meses atras, a segunda emperrou, e nem na porrada ela saía! :evil:
No mesmo dia eu tirei a tampa, e era uma das esferas que tinha agarrado lá. Foi só tirar, dar uma meia sola nela e tava zero de novo. Agora a 3ª num engata, e ao forçar, faz um pequeno ruído semelhante ao que dava quando eu forçava pra 2ª sair.

Será o mesmo problema? Ou é outro?

O que pode ser dessa vez?

Desde já agradeço.

caro lucas nassif,o cambio do lineu já travou inteiro e nós resolvemos em casa,faz o seguinte:tira a tampa da caixa de câmbio (que faz parte do assoalho) tira alavanca e aquela bola de rosquear,sincroniza as marchas com uma chave de fenda e boa!

Milton Quindim
04/01/2008, 16:02
Lucas...eu comprei os sincronizados e os roletes desmontei o meu câmbio troquei os sincronizados e os roletes do eixo entalhado e ficou zerinho...nem parece o mesmo câmbio e só gastei tempo e 115 pilas em peças e juntas, o óleo estav novo e usei o mesmo.
Faz assim , ouvi isso de um grande amigo...teu cambio tá ferrado, vc naum vai conseguir piorar isso...tenta...se não der vc vai acabar gastndo para pagar a regulagenm que eh bem mais barato do que a troca das peças mais a regulagem.
Fiz e estou feliz...kkk

Milton Quindim
04/01/2008, 16:04
frezamento

Como é forma artezanal de arte, o único lugar que a engrenagem pode ficar depois disto é em cima da mesa. Processo largamente utilizado por fuçadores que não sabem ler, ou que tem preguiça de consultar o manual do fabricante do cambio, ou que nem sabem que manual de manutenção existe e querem dar nó em pingo dáqua

Não podemos esquecer que estes mesmos fuçadores que não sabiam ler, na idade da pedra inventaram a roda...e graças a isso hoje podemos nos divertir lendo as respostas do Leopoldo...kkk...vc é demais cara.

alexandre roveri
27/01/2008, 18:04
Sr´s, meu cambio 3 marchas 1º seca travou em segunda e não desengata mais ! A segunda já vinha escapando quando desacelerava o jeep, agora travou !!!
Alias na reforma do meu jeep teve apenas duas coisas que eu não fiz em casa : alinhar o chassis e desmontar cambio e transferência, exatamente as duas coisas que estão me dando problema:-(
Alguma dica, ou algum comentario sobre esse cambio ?
TKS !

Lucas Nassif
27/01/2008, 18:28
Sr´s, meu cambio 3 marchas 1º seca travou em segunda e não desengata mais ! A segunda já vinha escapando quando desacelerava o jeep, agora travou !!!
Alias na reforma do meu jeep teve apenas duas coisas que eu não fiz em casa : alinhar o chassis e desmontar cambio e transferência, exatamente as duas coisas que estão me dando problema:-(
Alguma dica, ou algum comentario sobre esse cambio ?
TKS !

Tire a tampa do câmbio e veja se a alavanca movimenta pra outra marcha.

Se movimentar, o problema tá na caixa, como por exemplo:

:arrow: Macaquinhos emperrados;
:arrow: Sincronizador quebrado;
:arrow: tem outros, mas esses 2 sao os que mais acontecem.

Se não, verifique se a 2ª sai na caixa. Pegue uma chave de fenda e com o motor ligado [e muito cuidado] tente desengatar a engrenagem da 2ª [cuidado pra nao engatar 2 marchas ao mesmo tempo]

Se soltar na caixa, o problema tá na tampa. Verifique se a esferinha que fica lá dentro não agarrou.

:concordo:

Marcos ET
28/01/2008, 12:16
... já falamos (bastante) sobre isso em outros dois tópicos... rs

alexandre roveri
30/01/2008, 08:56
Então gente, desmontei a tampa e onstatei que a luva de engata está presa na engrenagem da segunda !
Não vi nada detonado ou danificado ou restos de metal ! Alguma dica de como destravar a segunda ?
Eu fiquei com medo de forçar :stop:
Ou a solução é descer a caixa mesmo ? :roll:

grato pela atenção :wink:

Kim
30/01/2008, 10:54
Caro alexandre roveri!

Talvez o problema não seja no cambio, pode ser as esferas da tampa.

Verifique se a alavanca esta movimentando na tampa.

Alinhe os trambuladores (posição neutra) e verifique se a ponta da alavanaca não está saindo entre os eixos, pois muitas vezes, cria-se uma foga ali e encavala as marchas.

Abraços.

Kim.

Marcos ET
30/01/2008, 11:25
Então gente, desmontei a tampa e onstatei que a luva de engata está presa na engrenagem da segunda! Não vi nada detonado ou danificado ou restos de metal ! Alguma dica de como destravar a segunda ? Eu fiquei com medo de forçar :stop: Ou a solução é descer a caixa mesmo ? :roll:
grato pela atenção :wink:

Alexandre, blza? veja por aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=440498#post440498

Tem um outro tópico que nao tive paciencia para encontrar... mas veja que se for desgaste natural do seu cambio, vc nao vai ver peças de metal espalhadas pela caixa! geralmente, o cambio gasta umas "pastilhinhas" que ficam numa roda frisada... acho que eles servem para "trancar" a marcha, evitando que ela escape... quando a sede destas pastilhinhas (tem gente que chama isso de "cri-cri") fica desgastada, elas saem do lugar e travam o seletor das marchas, pois ele nao consegue "deslizar" pelos sulcos desta roda frisada.....

vejae se é por este caminho....

alexandre roveri
30/01/2008, 14:43
Oi Kim, já retirei a tampa e mesmo assim a engrenagem da 2ª não desengata,realmente tem um folga que considero excessiva entre a ponta da alavanca e o rasgo dos eixos:roll: Vou verificar com mais cuidado, mas acho que ai já tem coisa.:concordo:
Então Marcos, não deveria ser desgaste, visto que, quando o jeep estava desmontado levei o cambio para um mexanico pseudo especializado fazer a revisão, que eu lembro de cabeça troquei os dois anéis sincronizadores com seus respectivos burrinhos( será o mesmo que cri-cri?) , bom agora não adianta chorar, é baixar o cambio e pronto ! :-(:evil:

Kim
30/01/2008, 17:01
Caro Alexandre!

Tentou desengatar com a mão as engrenagens, certo?

O carreteu não moveu!

Te farei uma pergunta, mais é só para conferir. O Jeep está no plano e calçado?

Pois se "peso" do jeep estiver no cãmbio, não conseguirá soltar a marcha.

Então tem que forçar com a mão o carretel de engate ebalançar o jeep para frente e para traz.

se não funcionar, então pode ser o que chamamos aqui de "macaquinhos", são eles que "freiam" o sincronizado para o engate das marchas.

Se o cambio for original do jeep, então compra os macaquinhos do corcel, são os mesmos.

Abraços.

Kim.

Lucas Nassif
30/01/2008, 17:04
Então tem que forçar com a mão o carretel de engate ebalançar o jeep para frente e para traz.

Num é melhor se ele simplismente pisar na embreagem? :pensativo:

Kim
30/01/2008, 17:08
Opa Lucas, a quanto tempo!!!!

Bem, o negócio do balanço, é para que movimente mesmo o carretel, assim se estiver algo travado ou preso, pode acotecer de se soltar.

Abraços.

Kim.

Lucas Nassif
30/01/2008, 17:14
Opa Lucas, a quanto tempo!!!!

Bem, o negócio do balanço, é para que movimente mesmo o carretel, assim se estiver algo travado ou preso, pode acotecer de se soltar.

Abraços.

Kim.

Fala tio!! :mrgreen:

Agora entendi.
Se eu fosse ele eu seria um pouco mais doido. ligava o Jeep e ia com o dedão lá ver se soltava. aí dava uns tranquinhhos na embreagem....quem sabe??? :mrgreen:

alexandre roveri
06/02/2008, 11:02
Oh Galera, só pra dar um retorno ! desci a cx e desmontei a muringa pra ver melhor o que tinha acontecido ! A luva de sincronização até azulou e soldou no anel sincronizado :parede::shock:
Acredito que o "montador" deve ter deixado nada de folga ! :palmas::rolleyes::palmas::rolleyes:
Mais um mecanico na minha lista negra !:roll:
Hoje levei a cx pra um cara muito bem recomendado em Campinas, vejamos o quanto vai sair a brincadeira ! Tô chutando por baixo de peças uns 500paus :cry:

alexandre roveri
08/02/2008, 13:40
Dando continuidade ao assunto e pedindo orientação do pessoal !
A lista de peças ficou meio pesada ! eixo piloto, engrenagem da 2ªnova, conjunto sincronizador novo, anel sincronizador e mais umas coisinhas
Entre os lugares que cotei peças o melhor preço está com o Josewall e a Paulista4x4 seguido de perto pela Oxford de Campinas , como estou em Campinas econimizo no frete e fica elas por elas !
Preço médio de peças 500paus MO mais 200latinhas
Tenho visto uns cambios iguais ao mei sendo vendidos aqui no forum por 150conto
Qual a opnião de vc´s entre comprar as peças novas e arrumar o meu ou comprar um usado e arriscar ?
Nesse momento eu não quero partir para uma adaptação. Na minha singela opnião só valeria mexer com adaptação caso fosse necessario trocar motor, ai já fazia tudo numa cacetada só (reposicionar travessa, alterar cardans, etc)
:?:?:pensativo:

elcio
08/02/2008, 14:14
Dando continuidade ao assunto e pedindo orientação do pessoal !
A lista de peças ficou meio pesada ! eixo piloto, engrenagem da 2ªnova, conjunto sincronizador novo, anel sincronizador e mais umas coisinhas
Entre os lugares que cotei peças o melhor preço está com o Josewall e a Paulista4x4 seguido de perto pela Oxford de Campinas , como estou em Campinas econimizo no frete e fica elas por elas !
Preço médio de peças 500paus MO mais 200latinhas
Tenho visto uns cambios iguais ao mei sendo vendidos aqui no forum por 150conto
Qual a opnião de vc´s entre comprar as peças novas e arrumar o meu ou comprar um usado e arriscar ?
Nesse momento eu não quero partir para uma adaptação. Na minha singela opnião só valeria mexer com adaptação caso fosse necessario trocar motor, ai já fazia tudo numa cacetada só (reposicionar travessa, alterar cardans, etc)
:?:?:pensativo:

jamais, em hipótese alguma, nem F#dendo vale a pena vc investir essa grana pra arrumar uma caixa original.
por esse dinheiro todo vc coloca uma caixa muito melhor (c10 por exemplo, que nao quebra nem com macumba) com poucas alterações (piloto , entalhado)
caixa original nao compensa.
palavra de quem cansou de moer cx original.

junior braga
08/02/2008, 18:02
jamais, em hipótese alguma, nem F#dendo vale a pena vc investir essa grana pra arrumar uma caixa original.
por esse dinheiro todo vc coloca uma caixa muito melhor (c10 por exemplo, que nao quebra nem com macumba) com poucas alterações (piloto , entalhado)
caixa original nao compensa.
palavra de quem cansou de moer cx original.

:parede::parede:xiiiiii fiquei ate assustado....pois a dias atras gastei uns trezentos na minha e num to satisfeito não....:oops:

sds

Julinot
08/02/2008, 18:22
Alexandre... eu acho dinheiro não é tudo. Você está certo em considerar a possibilidade de manter uma caixa original... principalmente se não precisa mexer na motorização. Penso que se você encontrar uma caixa original por 150 ou 200 pratas, até vale a pena. Por 700 (500 peças + 200 MO) ainda se pode discutir se vale a pena ou não. Nesse caso, algo que justificaria o gasto de 700 seria a originalidade. Não sei o que você pensa sobre isso mas, é válido considerar também. E mais uma coisa... se o teu motor não é um 4.9i poderosão, eu acho que não necessariamente a "nova" caixa original, ou a tua própria consertada, vai abrir o bico - isto é, moer-se toda.

Muita calma nessa hora !!!

leopoldo
08/02/2008, 22:57
Ao montar o cambio, siga as instruções do manual de montagem do cambio, que está na seção de downlods.

Siga o roteiro de verificação das folgas dos conjuntos.

Tenha certeza de ter montado o cambio com as peças nas posições corretas.

Azular = trabalhar sem óleo ou sem folga(incuindo interferencia de conjuntos)

JORIS
12/02/2008, 22:13
Amigos, revisei a caixa de marchas (original de jeep, 3 marchas com 1ª sincronizada) do meu jeep a mais ou menos 18 messes, e ela ficou com a ré saltando qauando é forçada (velocidade ou puxando algo), o que pode estar causando isso? agradeço que puder me ajudar!

[]'s.

Lucas Nassif
12/02/2008, 22:14
Amigos, revisei a caixa de marchas (original de jeep, 3 marchas com 1ª sincronizada) do meu jeep a mais ou menos 18 messes, e ela ficou com a ré saltando qauando é forçada (velocidade ou puxando algo), o que pode estar causando isso? agradeço que puder me ajudar!

[]'s.

No daqui tbm acontece isso.
Apenas quando arranco forte ou fica patinando de marcha ré.

Ela sempre escapa.:parede:

Julinot
12/02/2008, 23:15

[]'s.

JORIS, o problema começou logo após a manutenção ou só agora após 18 meses. Em ambos os casos eu acho que você devia se dirigir à oficina onde foi feito o reparo: ou não colocaram componentes de boa qualidade ou fizeram alguma besteira. Ouço dizer que as peças de reposição da mecânica original não são uma Brastemp... mas tem muito "site"bacana vendendo peças öriginais", então deve haver algum que preste, não ?!

leopoldo
12/02/2008, 23:42
troque a mola e esfera do eixo da alavanca (fica dentro da tampa)

JORIS
13/02/2008, 12:58
Julinot e Leopoldo,

Desde o principio que apresentou este problema, só que no começo era bem mais sensível qualquer rezinha soltava, logo após o serviço voltei e o mecânico somente tirando a tampa, não mexeu na caixa, melhorou bastante acho que ele mexeu nessa mola citada por Leopoldo acho que ele não trocou deve ter feito alguma ajuste (a velha gambi), porém não resolveu 100%, continua saltano principalmente quando "patino" de ré, geralmente puxando, vou abrir a tampa mais uma vez, só que desta vez ficar e observar e trocar logo a danada dessa mola, antes deixava ele e não via o serviço (tenho uma certa confiança no mecânico), inclusive talvez antes naõcorresse esse problema pois a tampa e garfo que usava era outra troquei por outras usadas que foram "recondicionadas".

[]´s.

wsjunior938
13/02/2008, 17:53
ola amigo, pode me dar uma ajuda, tenho cj5 6cc. troquei a caixa 3m original por 4m tb original, achei que ficou bom, andado mais.
so que todos dizem que não compença pois não faz diferença (apesar de eu achar que ficou melhor), e é mais fraca quebra facil.
oque me dizem, fiz um bom negocio ou não?

alexandre roveri
13/02/2008, 18:22
Se é bom negocio ou não não sei te dizer pois depende de quanto vc investiu no total !
Mas pensando que manteve o carro original, acredito que valeu a pena
A 3º e a 4º dos dois tem as mesmas relações (1x1) portanto na prática não alterou nada
MAS,....... a 1ª do seu atual é mais curta !
AH, impotante é saber se pra vc está bom assim :concordo:

No meu caso só penso em fazer a substituição do cambio quando tiver que trocar o motor tb ! Por enquanto vai ficando tudo original ! Vou usar bastante Militec, no meu motor pra usar por um tempão :lol:

leopoldo
13/02/2008, 20:17
Isso depende se ele colocou um 4m com engrenagens do 6 cilindros ou do 4.

O cambio com engrenamento do 4 cilindros é mais forte. O do 6 ... é a mesma coisa.

Julinot
13/02/2008, 21:18
Julinot e Leopoldo,

Desde o principio que apresentou este problema, só que no começo era bem mais sensível qualquer rezinha soltava, logo após o serviço voltei e o mecânico somente tirando a tampa, não mexeu na caixa, melhorou bastante acho que ele mexeu nessa mola citada por Leopoldo acho que ele não trocou deve ter feito alguma ajuste (a velha gambi), porém não resolveu 100%, continua saltano principalmente quando "patino" de ré, geralmente puxando, vou abrir a tampa mais uma vez, só que desta vez ficar e observar e trocar logo a danada dessa mola, antes deixava ele e não via o serviço (tenho uma certa confiança no mecânico), inclusive talvez antes naõcorresse esse problema pois a tampa e garfo que usava era outra troquei por outras usadas que foram "recondicionadas".

[]´s.

JORIS, o especialista é o Leopoldo - aliás... super.
Eu sou apenas um novato curioso que não sabe - nem ao errado - o que deve ser feito tecnicamente mas, acho que o mecânico deve se responsabilizar por te entregar o caso solucionado.
Boa sorte...

Julinot
13/02/2008, 21:26
Isso depende se ele colocou um 4m com engrenagens do 6 cilindros ou do 4.

O cambio com engrenamento do 4 cilindros é mais forte. O do 6 ... é a mesma coisa.

Caro Leopoldo... submeti aqui no fórum recentemente, em mais de uma ocasião, uma questão que permanece sem resposta. Sou louco para ter um overdrive - ou pelo menos uma última marcha mais longa que me permita trafegar a uns 70 ou 80 Km/h na estrada sem esgoelar o BF-161. Imaginei que talvez seja possível transformar uma caixa de 4 marchas original em uma caixa com a 1a, 2a e 3a com a mesma relação da minha caixa de 3 marchas original (talvez pudesse até usar as mesmas engrenagens), e modificar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1 (por exemplo). Isso seria possível ? Meu CJ-5 é de 1959 e portanto deve ter diferenciais 43/8.
Grato...

Elmer_Jeep
14/02/2008, 13:35
já li o Leopoldo falando de uma empresa gringa que fazia um kit overdrive ou alguma coisa parecida pro cambio do CJ mas não lembro ao certo.

[]'s

Julinot
14/02/2008, 18:46
já li o Leopoldo falando de uma empresa gringa que fazia um kit overdrive ou alguma coisa parecida pro cambio do CJ mas não lembro ao certo.

[]'s

Sim.
Tem uma overdrive americano que dizem ser muito bom.
O problema é a importação. Então pensei se não seria possível fazer um "caseiro" usando a caixa de 4 marchas original. Mas deve ser algo impossível pois, nenhum dos nossos colegas se manifestou sobre ainda.

leopoldo
14/02/2008, 18:55
Se vc observar o site da Advance Adapters (www.advanceadapters.com (http://www.advanceadapters.com)), procure pela SATURN all range overdrive.

https://eshop.advanceadapters.com/commerce/ccc1104-saturn-overdrives.htm

para o jeep brasileiro é a 915670 ou 915672 ou 915674, dependendo do entalhado do cambio.

Se é possível fazer algo assim aqui ????

CERTAMENTE .... porém .... a que custo ?????

Leiam:

http://www.offroaders.com/tech/jeep/transmission-conversion-saturn.htm

http://www.novak-adapt.com/knowledge/model_18.htm

http://www.jpmagazine.com/techarticles/engine/154_0709_september_2007_timeless_tech/index.html

http://www.offroaders.com/tech/jeep/Latewarn_small.jpg (http://www.offroaders.com/tech/jeep/Latewarn.jpg) http://www.offroaders.com/tech/jeep/WODfit_small.jpg (http://www.offroaders.com/tech/jeep/WODfit.jpg) http://www.offroaders.com/tech/jeep/Wod01s.jpg

Julinot
16/02/2008, 17:08
Grato, Lopoldo.
Eu já havia pesquisado SATURN all range overdrive.
Até fiz uma simulação de quanto me sairia e... não gostei do resultado.
Ainda estou raciocinando a respeito.

coterobr
03/08/2008, 13:33
O meu câmbio engatou na 3a e não solta. É o 4 marchas do OHC. Abri a tampa, e inicialmente achei que fosse a mola ou esfera da tampa, pois não conseguia desengatar. Soltei a alavanca e também não conseguia movimentar o garfo. Agora ele se movimenta bem apenas de forma um pouco mais dura que a 1a e a 2a.

Após colocar a tampa, tentei desengatar com o jeep desligado e não consegui. Abri novamente a tampa, e com ele desligado, pisando na embreagem, não consegui desengatar na mão. Também tentei com o neutro ligado; o conjunto de engrenagem rodou, mas a marcha não saiu.

Li aqui, sobre tentar desengatar com o Jeep ligado, é necessário esse procedimento?

Seguem umas fotos do câmbio sem a tampa.

Abs,

leopoldo
03/08/2008, 15:08
Os macaquinhos estão impedindo vc de voltar a marcha para o neutro.

Caso vc não saiba doque estou falando, os macaquinhos são essas chavetas entre as engrenagens e guiam o anel sincronizador. Esse ferrinho chato no meio da luva de dentes retos.

Faça o seguinte:

PARA O JEEP NUM LOCAL PLANO, PUXE O FREIO DAS RODAS OU CALÇE AS RODAS NA FRENTE E ATRÁS.

Só depois coloque a mão dentro do cambio como vou explicar.

Existem 3 destes em volta da engrenagem.

coloca a alavanca da redução no neutro para ter certeza que a engrenagem não está sob algum esforço.

Ponha as mãos em volta desta engrenagem e tente fazer pressão com os dedos (UM indicador em cada macaquinho e um dos dedões neste de cima) e ao mesmo tempo, com o dedão livre, voltar a luva para a posição neutra. Eu fiz isso varias vêzes e sempre dá certo.

Agora, porque eles estão quase que pulando fora ?

1- A luva do OHC pode ter percorrido um X a mais que deveria e isso pode ser problema de tampa do cambio: falta (pulou fora) ou correu (está muito para fora) a tampa do alojamento da haste.
2- O anel trava da 3º marcha escapou ou tem folga demais.

Danniel Pizatto
03/08/2008, 17:04

Leopoldo, isto seria o cubo onde vão os macaquinhos da 2ª/3ª (cambio 3m)? No meu existe uma folga que julgo ser absurda, entre o cubo e o anel trava do entalhedo de aprox. 4mm

Estou desconfiado que isso tem a ver com aqueles malditos rolamentos adaptados dentro do eixo piloto. Para fazer a adaptação imagino que tenham usinado uma parte deste cubo, deixando a face de encosto dele longe do anel-trava.

coterobr
03/08/2008, 22:09
Os macaquinhos estão impedindo vc de voltar a marcha para o neutro.

Caso vc não saiba doque estou falando, os macaquinhos são essas chavetas entre as engrenagens e guiam o anel sincronizador. Esse ferrinho chato no meio da luva de dentes retos.

Faça o seguinte:

PARA O JEEP NUM LOCAL PLANO, PUXE O FREIO DAS RODAS OU CALÇE AS RODAS NA FRENTE E ATRÁS.

Só depois coloque a mão dentro do cambio como vou explicar.

Existem 3 destes em volta da engrenagem.

coloca a alavanca da redução no neutro para ter certeza que a engrenagem não está sob algum esforço.

Ponha as mãos em volta desta engrenagem e tente fazer pressão com os dedos (UM indicador em cada macaquinho e um dos dedões neste de cima) e ao mesmo tempo, com o dedão livre, voltar a luva para a posição neutra. Eu fiz isso varias vêzes e sempre dá certo.

Agora, porque eles estão quase que pulando fora ?

1- A luva do OHC pode ter percorrido um X a mais que deveria e isso pode ser problema de tampa do cambio: falta (pulou fora) ou correu (está muito para fora) a tampa do alojamento da haste.

Obrigado, Leopoldo.

Acho que entendi o que você falou. Só não consegui voltar a luva para a posição neutra, tentei agora à noite e a luva se mexia um pouco mas não soltou.

Percebi que os outros dois não tem essa peça no meio. É assim, ou essa peça está faltando? Segue foto.

coterobr
08/08/2008, 14:40
Caros,

Alguém tem alguma outra idéia de como soltar a engrenagem da 3a. Estou tentando fazer o que o Leopoldo falou mas a engrenagem não solta.

Posso tirar o único macaquinho que sobrou na engrenagem?

Abs,

Marcos ET
08/08/2008, 14:49
Antes de tirar, veja se um destes miseráveis nao estao presos dentro daquela parte móvel... pode ser que eles tenham saido do lugar deles e ido junto com o outro conjunto lá pra frente.... se eles estiverem por lá, teremos que pensar numa maneira de voltar eles para o lugar....
Veja se o único que sobrou nao está projetado para fora do lugar dele... se estiver, basta vc forçar ele para dentro e depois tentar puxar o conjunto de engate para desacoplar...
Veja o telefone de uma Pizzaria e pede uma de Calabreza para clarear os pensamentos
Por ultimo, acende uma vela para São Judas Tadeu (Santo das Causas Impossíveis) pra ele ajudar a encontrar o motivo do travamento.... rs

coterobr
08/08/2008, 15:06
Antes de tirar, veja se um destes miseráveis nao estao presos dentro daquela parte móvel... pode ser que eles tenham saido do lugar deles e ido junto com o outro conjunto lá pra frente.... se eles estiverem por lá, teremos que pensar numa maneira de voltar eles para o lugar....
Veja se o único que sobrou nao está projetado para fora do lugar dele... se estiver, basta vc forçar ele para dentro e depois tentar puxar o conjunto de engate para desacoplar...
Veja o telefone de uma Pizzaria e pede uma de Calabreza para clarear os pensamentos
Por ultimo, acende uma vela para São Judas Tadeu (Santo das Causas Impossíveis) pra ele ajudar a encontrar o motivo do travamento.... rs

Opa Marcos ET,

Na página anterior tem umas fotos postadas do câmbio sem a tampa.

Só restou um macaquinho, e me parece que é ele que está travando a marcha. O Leopoldo deu uma dica de como soltar o cambio apertando esses macaquinhos. Eu tô tentando, mas o danado se mexe mas não solta.

Como eu faço para ver se tem algum dentro da parte móvel?

Abs e obrigado.

Marcos ET
08/08/2008, 15:29
Olha, vou falar de uma "Gambiarra assassina" para o cambio, mas que no caso, deu certo...
Um amigo meu teve o mesmo problema, só que num cambio de tres marchas.... tiramos a tampa e eu peguei o primeiro macaquinho, apertei ele para baixo (ele tem uma mola que empurra ele pra cima novamente) e com uma che de fenda (PESSOAL, DESCULPEM PELO ASSASSINATO) e um martelo eu amassei a lateral da guia deste miserável... assim, os amassados que eu causei naquela peça estriada serviram como "nova guia" para eles, que já estavam bem gastos. Isso segurou eles na posição correta... como todos estavam gastos, eu "marretei" todas as guias, dos dois lados....

leopoldo
08/08/2008, 18:41
Posso tirar o único macaquinho que sobrou na engrenagem?

(mas desde quando vc tinha falado que só tinha um macaquinho????)

XI .. só agora eu via a foto que vc postou na página anterior.

SE vc for um cara extremamente habilidoso, pode abrir o bujão, esgotar o oleo, pegar os 2 macaquinhos que estão no fundo do cambio e devolver eles nas posições corretas.

Agora, vc TEM que tirar o único macaquinho para poder voltar a luva na posição .... mas mesmo assim, não poderia vacilar em rodar assim porque se um desses 2 macaquinhos entrarem no 1/2 do engrenamento, vai quebrar engrenagem.

VC é um serio candidato a ter que baixar o cambio por causa disso(desmontar antes que quebre)

coterobr
08/08/2008, 22:08
Obrigado pelas informações Leopoldo.

Encontrando os 2 macaquinhos que devem estar no fundo da caixa (assim espero), eu consigo colocá-los nas posições sem ter que descer o cambio?

Dudu Miguel
09/08/2008, 13:51
Obrigado pelas informações Leopoldo.

Encontrando os 2 macaquinhos que devem estar no fundo da caixa (assim espero), eu consigo colocá-los nas posições sem ter que descer o cambio?

Meu amigo se o cambio cavalar tire a alavanca e a tampa e sincronize as marchas com chave de fenda.

leopoldo
10/08/2008, 14:39
Ele só poderia desecavalar SE os 3 macaquinhos estivessem instalados na engrenagem e se não estivessem apoiados na borda do sincronizador, formando alavanca.

Como 2 cairam da engrenagem, as molas apontam oque sobrou para além do limite, encavalando a luva.

Se ele forçar com chave pode arrebentar oque sobrou no lugar.

O certo é ele pescar os 2 e instalar "na mão".

Isso é uma pentelhação mas é possível.

PORÉM, vem a dúvida, em primeiro lugar, de: o porque eles pularam fora.

E ai temos 2 possibilidades:

1- A tampa tem folga no movimento do eixo (HASTE) e numa cambiada eles pularam fora porque ele forçou numa troca de 4º para 3º.

ou

2- Há folga no entalhado e eles pularam fora.

No primeiro caso, o ajuste da tampa corrige o problema.

No segundo, tem que baixar o cambio e investigar, pois pode ser rolamento, pode ser ajuste do arruela espaçadora.

Marcos ET
28/10/2008, 13:46
Bom, depois de uma catastrófica retirada do cambio e t-case fora, agora tá na hora de montar tudo novamente (de acordo com o manual disposto na área de downloads)...

Peças compradas, cheguei na casa do meu sogro (onde está sendo feita a bagunça) e puutz! nao é que os "CRI CRI" do cambio sao diferentes? Verifiquei no saquinho que eu comprei e estava escrito algo parecido com: "Willys - ano 49/67 - Sincronizador 2ª e 3ª Marchas - três velocidades - 1ª Seca"....

Bom, meu jeep é de 1951 (tá bom, a data de montagem do bloco dele era de 1949, mas como já foi trocado, entao deve ser de outro ano mesmo), meu cambio é o "tal" do T-90 com a 1ª seca, três marchas e coisa e tal....

Só que os três "CRI CRI" (ou como diz o Leopoldo: os "macaquinhos") do sincronizador da 2ª e 3ª tem um perfil diferente! daih resolvi desenhar os dois para que vcs possam ver a diferença entre eles... gostaria da juda de vcs antes de eu montar o cambio com estes "novos" cri-cri.... alguem aih sabe se isso compromete o funcionamento do cambio?

leopoldo
28/10/2008, 20:07
olha o encaixe desse ressalto na luva externa. Veja se é compatível.

provávelmente não há problema, a menos que vc não consiga montar o macaquinho de 2º e 3º na luva interna.

Não esquece que a aba evita que a mola corra para frente e para trás e uma ponta de cada mola entra no rasgo do macaquinho. Normalmente esta ponta de mola entra em macaquinhos diferentes.

daltonvgrande
28/10/2008, 21:40
uahuahauhau esse negocio parece uma selva meu mecanico chama de cachorrete!!!abraço!!!!

Marcos ET
29/10/2008, 11:40
olha o encaixe desse ressalto na luva externa. Veja se é compatível.

... era nisso que eu tava pensando! na luva externa existe uma ranhura entre os sulcos do conjunto sincronizador, penso em deslizar este "cri-cri" (ou macaquinho, ou "cachorrete" - putz! esta foi a pior! hehehe) com o dedo pra ver se ele encontra o lugar certo de trabalhar... se ele "passar reto" pelo sulco, é pq nao serve, correto?

provávelmente não há problema, a menos que vc não consiga montar o macaquinho de 2º e 3º na luva interna.

Todas as outras dimensões entre o antigo e o novo "cri-cri" (o nome deste bagulho nao seria "trava da luva sincronizadora"?) sao rigorosamente as mesmas, por isso acho que ele entra no lugar do outro sem problemas, a única coisa que me preocupa é este ressalto mais largo nao segurar a luva sincronizadora no lugar, e o jeep começar a escolher marchas por conta própria...

Não esquece que a aba evita que a mola corra para frente e para trás e uma ponta de cada mola entra no rasgo do macaquinho. Normalmente esta ponta de mola entra em macaquinhos diferentes.

ponta de mola? hum... nao seria o anel de mola? porque as pontas daquela mola circular só apareceriam em um dos rasgos do sincronizador... nao sei se entendi muito bem esta parte, mas creio que vc disse para eu observar se as molas encaixaram no rasgo existente entre a dobra das pontas do "cri-cri" e as laterais, para que eles fiquem presos e nao corram para frente e para trás, podendo encavalar marchas ou causar outro estrago maior...

ortiz
23/05/2010, 11:34
o jeep começou a andar de verdade esta semana, ele foi comprado parado e nunca tinha andado pra valer nele por falta de freio. Quase tudo arrumado foi dar um voltinha e a quarta marcha não entrava....... cheguei em casa resolvi abrir a tampa e achei um "treco" la dentro (fotos). Parece que é um limitador pra não engatar a quarta que pelo visto ta com a engrenagem toda lascada.............. aceito sugestoes..............
há braços
Ivan Paulo

rodrigo.hoffman
23/05/2010, 11:57
o jeep começou a andar de verdade esta semana, ele foi comprado parado e nunca tinha andado pra valer nele por falta de freio. Quase tudo arrumado foi dar um voltinha e a quarta marcha não entrava....... cheguei em casa resolvi abrir a tampa e achei um "treco" la dentro (fotos). Parece que é um limitador pra não engatar a quarta que pelo visto ta com a engrenagem toda lascada.............. aceito sugestoes..............
há braços
Ivan Paulo

Cara...

Que coisa maluca isso ai... o cara morre e não ve tudo nessa vida...

Pelo que da pra entender alguem colocou uma latinha de ferro entre a cap do sincronizado e o sincronizado da 4 marcha.. na verdade a engrenagem da 4 marcha é a prise e a la do carretel.. nao parece ta muito estragada pelas fotos... jaque ta aberta.. tira fora essa lata e vai dar uma volta pra ver oq acontece.. provavelmente deve ta arranhando,, se for só isso e so trocar os sincronizados e blz..

[ ]'s

antonio umino
23/05/2010, 13:02
bom dia a todos.. quando a quarta marcha não engata. geralmente. e a trava do rolamento do piloto que escapou. ela está dentro da moringa do cambio. aquela parte que cobre o eixo piloto e tambem o rolamento da embreagem, com a tampa aberta vj se o eixo piloto vai pra frente e para traz. aí com certeza é a trava do rolamento do piloto. Ok/.............. antonio umino tupã sp';

antonio umino
23/05/2010, 13:06
pela foto parece ser uma peça que fica parafusada na caixa para lubrificar melhor a engrenagem da terceira ou quarta marcha. ou eixo piloto. ou uma arruela defletora de óleo que vai no rolamento...........

rodrigo.hoffman
23/05/2010, 14:00
Aqui tem uma foto da minha cx antes de eu desmontar e ver que a prise tava quebrada onde vai os roletes :putz:.. tava andando apesar de arranhar algumas marchas e roncar bastante... Ali onde essa suposta peça esta na sua não era pra ter nada...

[ ]´s

ortiz
23/05/2010, 14:52
agora mais de perto.... parece que esta peça esta sibstituindo o sincronizador........

Milton Quindim
23/05/2010, 21:26
Nunca vi isso antes, mas para aqueles que estão cansados de ter problemas com os malditos roletes que caem quando vamos montar o eixo entalhado no eixo piloto vai ai uma sugestão que aprendi com um meca e acabei fazendo na minha caixa de 3 seca na primeira.
Compre dois rolamentos de alternador e coloque no lugar, basta levar num bom torneiro e ele abre a casa do eixo piloto e afina o encaixe do eixo entalhado, acabaram-se os problemas de roletes desgastados cx frouxa e barulhenta e ficou bem mais facil de fechar ela agora.

Marcos ET
25/05/2010, 10:26
agora mais de perto.... parece que esta peça esta sibstituindo o sincronizador........

Rapaz... eu já vi muita coisa estranha neste mundo...

Já vi lagarta virar borboleta... é verdade!!
Já vi rato virar morcego.... sim! já vi... kkkkk
agora, PEDAÇO DE LATA VELHA virar ANEL SINCRONIZADOR ainda não tinha visto!!! :putz::putz::putz::putz:

Bom... a melhor coisa a fazer é abrir a caixa e trocar o sincronizador... e se a tal latinha estiver ali para evitar que se engate a quarta marcha, é bom ver porque... uma coisa é certa, tá faltando os "cri-cri" (cachorretes, maccarões, vários nomes) do sincronizador, tá faltando o anel-mola dos "cri-cri", tá faltando sincronizador novo.... ou seja, tens que providenciar uma REVISÃO no cambio...

Tem quem fale que é melhor trocar logo por outro de cinco marchas, do chevette, ou de quatro marchas da C.10.... bom, veja a relação entre custo e benefício para você... eu, por exemplo, uso cambio original de três marchas do jeep (que pra mim é muito melhor que os de quatro marchas) e não pretendo efetuar troca (antigamente pensava em usar os de cinco marchas do chevette, mas hoje penso em manter o original).

antonio umino
25/05/2010, 14:05
boa tarde. nada como original. no começo a gente apanha pra mecher depois a gente pega a manha fica facil de mecher. tanto o de 3 marchas como o de quatro. quanto às peças ainda caro mas tem em todo lugar e as adaptações muitas vezes não fica legal. e sempre e velho jeep a nos dar nostalgia.. beleza................................

coloma
30/05/2010, 08:26
Cambio de 3 marchas
Ontem acabei estou rando a caixa pois o jeep brecou de vez e travou tudo resultado???? Um negocio chamado macaquinho quebrou um dente e esbagaçou o eixo piloto e o peste do rolamento fez tudo isso pois estava todo cheio de bolinhas dentro da caixa.Gostaria de saber se tem como frezar o macaquinho pois ja vou ter o preju do eixo piloto e rolamento.

Marcos ET
31/05/2010, 08:40
Coloma, melhor é trocar por peças novas... se você inventa de fresar e ficar fora da especificação original da peça, pode ser que quebre tudo que você vai trocar novamente...

Este "tal" macaquinho é a peça que segura o seletor das marchas na posição correta e, se ele caiu, é porque o fresado onde ele ficava já estava pra lá de gasto! melhor trocar...

Gde abraço!
Marcos Felipe Diniz.

Marcio Rossetto
31/05/2010, 19:45
Pessoal , boa noite , no meu CJ eu estou colocando o cambio da C10 3 marchas , antes estava com o cambio original 4 marchas .

Meu jipe, estou preparando para trilha pesada .

Depois irei postar as fotos da adaptação, dá um puta trabalho e fica caro .

Troquei o cambio porque a primeira estava escapando , inclusive, desmontei o cambio de 4 marchas do jipe e esta muito bom, só necessita trocar a primeira marcha, mais nada .

Vendo por um preço legal .

coloma
31/05/2010, 21:01
Coloma, melhor é trocar por peças novas... se você inventa de fresar e ficar fora da especificação original da peça, pode ser que quebre tudo que você vai trocar novamente...

Este "tal" macaquinho é a peça que segura o seletor das marchas na posição correta e, se ele caiu, é porque o fresado onde ele ficava já estava pra lá de gasto! melhor trocar...

Gde abraço!
Marcos Felipe Diniz.

PEÇAS NOVAS
Pois é amigo acabei tomando um rombo no bolso comprei todas novas . 580 REAIS SO DE PEÇAS .:sad: Armengar é a pior coisa.

Marcos ET
01/06/2010, 08:51
"Poizé" Coloma, levando-se em conta que seu cambio tem, no mínimo, uns 22 anos de uso e só agora você resolveu colocar peças novas, acho que neste caso, o "caro" sairá "barato" no final das contas! Basta não "radicalizar" muito nas trilhas!

Gde abraço!

coloma
01/06/2010, 11:25
"Poizé" Coloma, levando-se em conta que seu cambio tem, no mínimo, uns 22 anos de uso e só agora você resolveu colocar peças novas, acho que neste caso, o "caro" sairá "barato" no final das contas! Basta não "radicalizar" muito nas trilhas!

Gde abraço!
Na verdade ele tem 44 anos de uso mas as engrenagens foram trocadas o ano passado o que realmente acabou com meu eixo piloto foi a droga do rolamento que estourou .Olha eu nao faço trilhas apenas alguns passeios pois se eu fizesse pipocaria outra vez o cambio afinal esses originais nao aguentam o tranco.

Dodger
01/06/2010, 13:02
O cambio do meu Maverick, que é praticamente o mesmo Willys 4 marchas de jeep e Rural, não tava mais engatando a 4ª e escapando a 2ª. Na 4ª eram os macaquinhos que travaram, a segunda infelizmente tive que mandar frezar(solução porca) pq não achei uma boa em lugar nenhum, ela é diferente da do jeep. Mas no geral, foi só trocar jogo de sincronizadores e jogo de macaquinhos que ficou perfeito.
Mas isso pq depois de mexer nela 2 vezes com mexãnico que só me tomaram dinheiro, resolvi levar num coroa que é craque em caixas e diferenciais. Saiu caro , mas valeu a pena, nem parece a mesma caixa frouxa e ruim de engatar que tava lá antes. Ficou justíssima, engates perfeitos e sem barulho nenhum.

Mas me prometi que foi a ltima vez que abro essa caixa, da próxima vou investyir num caixa de ranger, f-1000 ou coisa do tipo.

Marcos ET
02/06/2010, 18:12
...Olha eu nao faço trilhas apenas alguns passeios pois se eu fizesse pipocaria outra vez o cambio afinal esses originais nao aguentam o tranco.

Coloma, discordo em parte! Na verdade, o crítico é a tal caixa de quatro marchas que sempre dá problema de encavalar ou não engatar.... Você não vai ver isso acontecer com um cambio de três marchas! não tou falando que acontece, mas posso afirmar que é muito mais difícil de acontecer! Eu já falei isso várias e várias vzs aqui no fórum, então vou até pedir desculpa aos colegas por mais esta reprise, mas "uso o mesmo cambio desde 1979, de lá para cá, só troquei sincronizadores e "macaquinhos"... antes usava motor original, hoje uso do Opala 4 Cilindros (GM151) e nunca, mas nunca meeesmo, nunca tive problemas!"

Dodger! parece que o cambio da Ranger (acho que na verdade é um cambio Mazda, correto?) é plug'n play no OHC Geórgia.... se for este motor no seu maveco, junto com o cambio, que tal um cabeçote da Ranger, daqueles de 08 velas.. com dois sistemas "DIS" em paralelo? será que dá certo?

Gde abraço!

coloma
03/06/2010, 22:51
Ontem ao testar a caixa travou um dos macaquinhos .Hoje mais uma vez estou com meu jeep mesmo assim ainda vejo problema pois quando esta parado ao usar a embreagem ele nao engata.Entao acelero e ele engata a marcha pedida.:parede:

Milton Quindim
04/06/2010, 08:07
Olha, eu desisti de levar em mecânicos para arrumar a caixa de marchas primeira seca original do meu jipe...acabei eu metendo a mão e digo que sofri...somente depois de umas dez vezes desmontando e montando a minha caixa que acabei aprendendo umas coisas, mas isso foi por falta de estudar antes.

Primeiro a cx "nunca" deve ficar JUSTINHA, deve-se obedecer as folgas que são descritas no manual, pois senão o rolamento estoura mesmo e isso causa um dano enorme, no meu caso rachou a carcaça da cx. Sorte não ter danificado nenhuma engrenagem.

Segundo, compre os "macaquinhos" ou cachorretes do tamnaho que vc encontrar em medidas mais curtas e mais longas, pois, na hora de montar eu descobri que os ditis devem ficar encaixados naquela rebaixado dos sincronizados e não da maneira que uns mecas dizem que devem ficar entre os sincronizados.
Os dois aneis sincronizados devem segurar os macaquinos na posição correta e girar juntos para que a luva possa fazer com que os aneis sincronizados freem o giro da marcha desejada para que não aconteça o dito arranhão.
Antes eu deixava eles soltos e sempre que abria acabava tendo de colocar outro conjunto. Agora não mais.

E este câmbio é uma delicia e não tem segredo, basta sofrer e aprender.
A dica de substituir os roletes que ficam dentro do eixo piloto e seguram a ponta do eixo entalhado por rolamentos de alternador tbm ajudou um bocado.
Abç.Engatados suavemente...heheh

Milton Quindim
04/06/2010, 08:09
Eu to desconfiado que faltou ai uma regulada na embreagem.

Dodger
04/06/2010, 10:01
Dodger! parece que o cambio da Ranger (acho que na verdade é um cambio Mazda, correto?) é plug'n play no OHC Geórgia.... se for este motor no seu maveco, junto com o cambio, que tal um cabeçote da Ranger, daqueles de 08 velas.. com dois sistemas "DIS" em paralelo? será que dá certo?

Gde abraço!

O cambio é tirar um e colocar o outro, a furação bate certinho no motor OHC e parece que é uma caixa Mazda sim, carcaça de aluminio com capa seca tudo numa peça só. A embreagem o pessoal abre uma janela na capa seca(a da ranger é hidraulica) pra passar o garfo e boa.

Tem doido rodando ai com este cabeçote no ohc antigo sim. Meu motor tá espertinho pra andar num vou inventar muita moda por enquanto não, ehehe

abraço

coloma
05/06/2010, 00:04
Eu to desconfiado que faltou ai uma regulada na embreagem.
Obrigado amigo realmente deu certo com a regulagem :oops:

coloma
05/06/2010, 14:52
Depois que mandei fazer a caixa de marcha o meu jeep ta amarrado ta pesado demais para sair do lugar alguem pode me ajudar?:twisted:

Milton Quindim
06/06/2010, 03:18
Depois que mandei fazer a caixa de marcha o meu jeep ta amarrado ta pesado demais para sair do lugar alguem pode me ajudar?:twisted:

Pode ter ficado estrangulado...teria de veruficar as folgas das engrenagens.

edwint
11/06/2010, 09:02
o meu cambio original aconteceu era o macaquinho do tambor que saiu do lugar e travava...

ortiz
19/07/2010, 23:08
como nosso colega disse a gente morre e não ve de tudo.........

aquela peça que enviei fotos uns dias atras que não permitia a 4 marcha entrar: bom o cambio foi aberto e a surpresa era um ANEL SINCRONIZADO que "derreteu"..... isto mesmo a peça dereteu literalmente..... imagina como estava sendo usado este cambio...........

resultado cambio todo trocado........ não tinha quase nada que prestasse nele

Luiz Fernando de C
03/01/2014, 00:27
Olha, eu desisti de levar em mecânicos para arrumar a caixa de marchas primeira seca original do meu jipe...acabei eu metendo a mão e digo que sofri...somente depois de umas dez vezes desmontando e montando a minha caixa que acabei aprendendo umas coisas, mas isso foi por falta de estudar antes.

Primeiro a cx "nunca" deve ficar JUSTINHA, deve-se obedecer as folgas que são descritas no manual, pois senão o rolamento estoura mesmo e isso causa um dano enorme, no meu caso rachou a carcaça da cx. Sorte não ter danificado nenhuma engrenagem.

Segundo, compre os "macaquinhos" ou cachorretes do tamnaho que vc encontrar em medidas mais curtas e mais longas, pois, na hora de montar eu descobri que os ditis devem ficar encaixados naquela rebaixado dos sincronizados e não da maneira que uns mecas dizem que devem ficar entre os sincronizados.
Os dois aneis sincronizados devem segurar os macaquinos na posição correta e girar juntos para que a luva possa fazer com que os aneis sincronizados freem o giro da marcha desejada para que não aconteça o dito arranhão.
Antes eu deixava eles soltos e sempre que abria acabava tendo de colocar outro conjunto. Agora não mais.

E este câmbio é uma delicia e não tem segredo, basta sofrer e aprender.
A dica de substituir os roletes que ficam dentro do eixo piloto e seguram a ponta do eixo entalhado por rolamentos de alternador tbm ajudou um bocado.
Abç.Engatados suavemente...heheh

"A dica de substituir os roletes que ficam dentro do eixo piloto e seguram a ponta do eixo entalhado por rolamentos de alternador tbm ajudou um bocado.".....Ressuscitando o tópico...chegou a minha vez de mexer na caixa do willys..(3m 1°sincronizada)...então...minha situação é essa de trocar várias peças..(:shock:quase todas)....e ao final eu tinha pensado nessa idéia de colocar rolamentos no lugar de roletes do encaixe do entalhado com o Piloto....então Milton Quindim....quanto tempo durou essa adaptação???? Realmente aprovou??? ou vc teve algum problema pouco depois??? Estou pensando seriamente em fazer isso também...se for o caso..vc se lembra qual rolamento usou???quanto que teve que retirar no entalhado e no Piloto???

Um Abraço!

Milton Quindim
03/01/2014, 11:46
"A dica de substituir os roletes que ficam dentro do eixo piloto e seguram a ponta do eixo entalhado por rolamentos de alternador tbm ajudou um bocado.".....Ressuscitando o tópico...chegou a minha vez de mexer na caixa do willys..(3m 1°sincronizada)...então...minha situação é essa de trocar várias peças..(:shock:quase todas)....e ao final eu tinha pensado nessa idéia de colocar rolamentos no lugar de roletes do encaixe do entalhado com o Piloto....então Milton Quindim....quanto tempo durou essa adaptação???? Realmente aprovou??? ou vc teve algum problema pouco depois??? Estou pensando seriamente em fazer isso também...se for o caso..vc se lembra qual rolamento usou???quanto que teve que retirar no entalhado e no Piloto???

Um Abraço!
Está durando ainda, porém, hoje eu optaria em tentar encontrar algum rolamento tipo agulha ou mesmo roletes da mesma dimensão do original, que eliminaria a necessidade de levar a um torneiro e afinar a ponta do entalhado para colocar o rolamento. Naquela época eu não tinha acesso a muitos tipos de rolamentos e acabei pensando nesta adaptação, porém hoje, no mercado existe milhares de rolamentos e acredito que algum substituiria a altura sem sofrimento. Não lembro o qunato o torneiro tirou, sei que usei "dois rolamentos do alternador do fusca.

Luiz Fernando de C
04/01/2014, 00:09
445616[Q
Pois é...justamente...a mola da esquerda é a da marcha ré.......tudo bem que meu cambio não tava bento....mas sempre que eu segurava a alavanca....dava pra usar em qualquer situação..agora bateu aquela dúvida galera...:???:, Será que era só isso???

AnTiPoP
19/03/2014, 16:36
Ja q ressuscitaram o tópico la vai ....
Meu cambio 4 marchas encavalou a 4º ao parar num semafaro, a solução emergencial foi na porrada mesmo, desengatou mas depois disso não engatou mais a 4º.
Tirei a tampa e percebi q o anel sincronizador entre a 3º e a 4º na gira solto como os outros, e como os dentes dele não se alinha com os da engrenagem não engata mais, sera q é o tal dos macaquinhos ???

juleymar73
19/03/2014, 23:02
Ola amigos , comprei uma cx 3m esses dias tava numa F75 e o dono um senhor meio curioso criado no mato me disse que a caixa e mais reduzida que a do meu jeep que tambem e de 3m ,
entaão eu pergunto existe isso ?
ah eu comprei a reduzida junto e e diferente ela não tem aquela cabeça que acopla as alavancas que fica no assoalho sera que ele tava falando da reduzida que e mais reduzida que a do meu jeep ?
obrigado .

antonio umino
20/03/2014, 18:13
Juleymar....
Caixa de reduzida do jeep tem o focinho diferente: bem como a haste de engate da reduzida.
No jeep a haste tem uma cava.
Na da F 75 e Rural tem um furo neste eixo.. tendo uma alavanca que aciona os engates....
no mais acho que não tem diferença nas caixas de reduzida....

An TiP oP

Se os aneis do sincronizado não rodar. (estar preso) com certeza a chaveta do sincronizador saiu do lugar..e deve ter desgastado o anel. (tem trez chavetas. e na arruela tem os encaixes onde desgastou).
Muitas vezes a trava do rolamento do eixo piloto. (a pequena que vai no eixo piloto) costuma sair do lugar, e daí não faz o engate das marchas. (o piloto vai para traz)......
abçs

juleymar73
22/03/2014, 01:28
Juleymar....
Caixa de reduzida do jeep tem o focinho diferente: bem como a haste de engate da reduzida.
No jeep a haste tem uma cava.
Na da F 75 e Rural tem um furo neste eixo.. tendo uma alavanca que aciona os engates....
no mais acho que não tem diferença nas caixas de reduzida....

An TiP oP

Se os aneis do sincronizado não rodar. (estar preso) com certeza a chaveta do sincronizador saiu do lugar..e deve ter desgastado o anel. (tem trez chavetas. e na arruela tem os encaixes onde desgastou).
Muitas vezes a trava do rolamento do eixo piloto. (a pequena que vai no eixo piloto) costuma sair do lugar, e daí não faz o engate das marchas. (o piloto vai para traz)......
abçs

Então Antonio , sera que da pra eu encarar esse trampo, estou pensando em por essacaixa de marcha no meu jeep pois a alavanca ta frouxa e a que comprei da f75 ta justinha e masi macia que a minha,
abraço.

antonio umino
22/03/2014, 13:16
Juleymar....
A caixa que vc se refere é a caixa de marchas..
Vc pode tirar a caixa (separar da caixa de reduzida).
Tira a tampa trazeira (redonda com 5 parafusos)...Vc vai ver uma porca com uma cupilha.
Tira a cupilha e com um soquete. tira a porca. e depois a engrenagem (vc vai enchergar o rolamente que sai quando vc sepra a caixa) os parafusos que a ligam à caixa... .
e colocar novamente na sua caixa de reduzida...
Vc também pode colocar o conjunto inteiro no jeep. sem desmontar....Pois o conjunto é o mesmo, muda o sistema de engate da reduzida e tração.........
Como na Rural e na Pickup (F75) a alavanca de engate da reduzida é feito por uma única alavanca por baixo do painel. e no jeep é no assoalho.vc tem como colocar uma unica alavanca para o engate da tração e reduzida, fazendo uma alavanca.
Tem um tópico que fizeram esta modificação...
Ok....
abçs