PDA

Ver Versão Completa : aquecimento



Barão Vermelho
22/12/2007, 20:58
Hoje peguei o jota depois da revisão e adaptação dos bancos ( polo) que viram com ele foi trocado todos os oleos , filtros e buchas da suspenção, o radiador dele estava podre e foi colocado outro novo, tambem foi colocado um calço nas molas para erguer ele um pouco atras 4cm e na frente 2 cm , no caminho pra casa achei ele bastante amarrado e quando eu dei uma pisadinha que chegou a 3000 rpm o ponteiro deu um pulo para o vermelho, fiquei lieralmente com o cu na mão , liguei a ventuinha no botão do painel e fui embora devagarinho ele se manteve em cima da marca 102, chegando em casa, fiz um teste não sei se fiz merda com ele ja frio e em marcha neutra acelerei ate dar 3000 rpm o ponteiro foi subindo parou no meio uns 2 min e deu um pulo para o vermelho desliguei na hora. vou ter que voltar la para o gustavo para ver o que esta acontecendo. valeu

Barão Vermelho
23/12/2007, 16:09
ola sabe medizer o que é aquele conector para sensor em cima do reservatório de água do radiador proximo a tampa e que o meu não tem nada conectado ali.

Augusto Braga
23/12/2007, 16:31
Barão,


Aquele sensor é para indicar nivel baixo de agua do reservatório.

O Jota tem uma sirene de alarme na lateral esquerda conjugada com este sensor, se vazar agua o trem começa a apitar, no meu Jota coloquei p/ alarmar tb p/ falta de pressão de oleo. Já me foi util quando começou a vazar p/ bomba dagua.

Abrs

Barão Vermelho
23/12/2007, 17:21
Valeu Augusto pensei que era de temperatura, sabe me dizer qual de qual veiculo e a trava do capo pois o meu não esta segurando, ele so fica preso pela alavanca. grato

Eduardo Tescarollo
26/12/2007, 15:37
Boa tarde, acho que voçê deveria procurar um eletrecista. A temperatura
podê ter subido, mas essa de dar pulo indica problema na marcado ou falta
de aterramento. No meu intalei um marcado mecânico muito mais preciso
e confiavel. Outra coisa seu J estiver com tudo em ordem e com duas
ventuinhas a temperatura não chega no vermelho. Mais uma coisa, verifi-
que o seu cebolão, se for original 92/87, troque-o por um de 87/82.

Abç

Barão Vermelho
26/12/2007, 17:48
Pois é Eduardo eu achei estranho tambem pois ele deu um pulo e foi para o vermelho , vou seguir a sua dica e passar numj eletrecista para ver, qual a vantagem de trocar o cebolão.

Polito
02/01/2008, 18:50
Caro amigo,

Meu carro anda dando problema de aquecimento, fiz meu motor com Gustavinho. Não fiquei satisfeito com o trabalho pois esta vazando muito óleo de motor fora que o carro me foi entregue com alternador e arranque ruim, segundo Gustavinho era a bateria comprei uma nova e meu carro parou novamente pois o problema nao era a bateria como a MGC (antiga MGL) informou. Nem quero mais saber de garantia do motor feito quero meu carro bom por isso o carro já esta em outro mecânico, que é de confiança e cobra mais barato que no RJ oficina fica em Rio BOnito. (vou postar meus sentimentos quando o JPX ficar pronto).
Tome muito cuidado com aquecimento pois pode causar danos em junta e cabeçote. O meu estou fazendo orçamento para consertar junta e cabeçote talvez.
Vou colocar esse aviso sonoro para o vazamento. E meu marcador de temperatura começou ocilando assim como o seu mas depois parou de vez, mesmo assim fui para a estrada e meu carro ferveu ao ponto de chamar reboque e mandar para oficina.
Preste atenção sempre no nível de agua se puder diariamente.
O melhor eh fazer cada coisa no seu tempo, pois mecânico eh muito enrolado e acaba não fazendo tudo que se pede.


Abraços,
Ricardo Polito.

casbetto
07/01/2008, 10:47
Pode me mandar o endereço dessa oficina?

Valeu.

Obrigado.

casbetto@gmail.com

gvogetta
17/01/2008, 00:03
Boa tarde, acho que voçê deveria procurar um eletrecista. A temperatura
podê ter subido, mas essa de dar pulo indica problema na marcado ou falta
de aterramento. No meu intalei um marcado mecânico muito mais preciso
e confiavel. Outra coisa seu J estiver com tudo em ordem e com duas
ventuinhas a temperatura não chega no vermelho. Mais uma coisa, verifi-
que o seu cebolão, se for original 92/87, troque-o por um de 87/82.

Abç


Barão,


Pode ser também problema com a válvula termostática. Verifique se ela não está travando. Na dúvida ou se ela estiver com sinais de deterioração, compre uma nova, pois se pifar ajuda a aquecer rapidinho e aí $$$ :shock:

Saudações,

leogc
17/01/2008, 08:20
Salve galera,

vale lembrar que a válvula sofre se não tiver nenhum anticorrosivo na água do radiador....vale lembrar também que como é uma peça bem barata perto do preju que causa é bom trocar de 6 em 6 meses (vivendo e aprendendo....e ainda esperando o carro ficar pronto).

abs

gvogetta
19/01/2008, 01:11
Salve galera,

vale lembrar que a válvula sofre se não tiver nenhum anticorrosivo na água do radiador....vale lembrar também que como é uma peça bem barata perto do preju que causa é bom trocar de 6 em 6 meses (vivendo e aprendendo....e ainda esperando o carro ficar pronto).

abs


Salve Leo, é isso aí... Mas eu não chegaria a tanto, ela normalmente dura bem mais, 1 ano é tranqüilo...

Não só a válvula termostática sofre sem aditivo, mas radiador, mangueiras e também as galerias do motor, bomba d'água e etc...

Economizar em aditivo num JPX é crime contra o próprio bolso. Quem não souber trocar o fluído de arrefecimento, sugiro que aprenda a fazer em casa. Em posto geralmente não dá para confiar (já vi mané frentista fazendo cada caca...) e em oficina eles te arrancam o fígado na faca...

A troca do fluído de arrefecimento deve ser feita no máximo uma vez por ano, independente da baixa quilometragem percorrida. O ideal é a cada 6 meses ou 10.000 Km, o que ocorrer primeiro. Mas, como estamos no Brasil e o ideal nem sempre é viável, vá la estender para um ano.

Eu faço em casa, é simples, coisa de meia hora no máximo. Faz um pouco de sujeira mas compensa. Não esquecer de lavar com água corrente o sistema para tirar o excesso de sujeira (terra, ferrugem, etc). O certo também é utilizar no preenchimento do sistema água desmineralizada (compra-se em lojas de produtos químicos e de laboratório), para evitar depósitos nas galerias e radiador...

Aproveitar para checar o estado das mangueiras (se não há vazamentos, braçadeiras frouxas, parafusos espanados, mangueiras ressecadas, etc...). Se possível, depois da troca de fluído (para quem usa ainda o XUD 9 original) levar a uma casa especializada para medir a pressão do sistema, que deve ser sempre acima de 20 libras, caso contrário é sinal de que a tampa do reservatório de expansão não está pressurizando ou está havendo algum vazamento). Outra dica é checar a parte elétrica, como ventoinhas, fiações, relés e fusíveis dessa área...

Outra coisa é usar um aditivo de boa qualidade. Existem vários bons = Radiex, Bardahl, MWM (sim!), AGIP, Texaco, Shell, AC Delco, Paraflu ou Valeo. Quanto mais concentrado melhor, pois haverá maior economia/rendimento... Uso normalmente na proporção 50-50 ou 60-40 de água-aditivo, é a proporção mais recomendada pelos fabricantes de automóveis, em geral, e pelos de aditivo, mas pode variar em função da concentração do aditivo usado. Deve-se ter cuidado com as marcas genéricas, tipo "xing-ling", que em sua maioria são apenas água com corante...

Inté...

Barão Vermelho
19/01/2008, 09:37
Fala Gvogetta, se não for pedir muito tem como vc detalhar esse procedimento para nos. grato

Hudson Buck
19/01/2008, 15:08
Boa tarde Barão Vermelho.

Não tem segredo não. Eu desconecto a mangueira inferior do radiador e deixo esgotar tudo. Depois coloco ela sem abraçadeira e encho de agua limpa e esgoto de novo ou coloca a mangueira de água na entrada de água do radiador e segura com a mão, para não fazar, e dixa a água correr até sair limpa. A atenção deve ser tomada na hora de encher, para tirar todas as bolhas de ar do sistema.

Abraços.

Barão Vermelho
19/01/2008, 16:25
Valeu Hudson, mas e a agua que fica dentro do motor tem que colocar alguma pressão para ela sair . valeu

leogc
20/01/2008, 18:16
Fala Getúlio,

talvez meu exagero seja resultado das coisas que só acontecem comigo...para vcs terem uma idéia...o carro tava com um problema no arranque (quase meu carma, já que vive quebrando)....estava voltando para casa e o carro ferveu.

levei na oficina e o resultado, cabeçote empenado....quando abrimos achamos um monte de cagadas que a retifica anterior tinha feito (retífica Futura, jamais levem seu carro lá)....tive que trocar as antecamaras de combustão, valvulas e todo o resto...

blz..montamos o motor com outra calibragem de válvulas que ia deixar o carro mais gostoso de dirigir....aí quando o mecanico montou, cometeu um erro e resultado: quebrou um mancal do comando...o mecanico comprou um mancal novo e quando ligou....advinha....o bico injetor número 4 estava entupido...e o cabeçote do filtro de combustível condenado (é o terceiro ou quarto que eu coloco em 1 ano, o mecanico diz que é por causa do nosso diesel, mas não é possível...)amanha ele monta umas mangueiras que compramos e vai checar a vedação do bico para ver se é isso...se não, volta tudo pro bombista....

mas voltando ao lance do aditivo....andei lendo sobre o assunto e vi que apesar de todos os carros usarem aditivos, existe uma diferença principal entre eles. a presença do etilenoglicol. esse produto é usado em lugares frios para evitar que a água congele, mas não tem nenhum papel quando a água está quente....além disso tudo, dependendo do material de que é feito o radiador, ele ataca diretamente o metal. Nos radiadores de latão é praticamente proibido colocar etilenoglico.

Contudo tem um outro tipo de aditivo cujo único papel é de anticorrosivo. esses não tem contra-indicação.

uma outra alternativa é adicionar aquele óleo que se usa em torno para corte de peças de metal na água do radiador. ele protege as borrachas e tem o mesmo papel do anticorrosivo. só não lembro a quantidade....mas se procurar acha. a água, quando adicionada desse óleo fica meio turva.

essa não deve ser a verdade absoluta sobre o assunto, mas pelo que li, me parece o mais sensato.

abs e desculpem-me o exagero de linhas.

Hudson Buck
20/01/2008, 19:04
Barão Vermelho,

Para esvaziar o bloco tem que abrir um parafuso na parte baixa do bloco que serve somente para esgotar a água que fica lá dentro. Eu, particularmente, não esgoto o bloco, uso só a lavagem com água corrente (mangueira). Acho que a pressão é suficiente para trocar a água de dentro do bloco tbém. Se alguém souber melhor, por favor, complete.

Quanto ao aditivo, sempre ouvi que o óleo hidrosolúvel acaba com borrachas e que não se deve usá-los. Quanto ao aditivo que deve ser usado, existem hoje no mercado diveros tipos para idicações diferentes. Tem para carro a gasolina/alcool/gás, tem para carro a diesel pequeno, tem para caminhões a diesel, para motores com cabeçote de alumínio, para longa duração, para completar o volume, etc. Uso quase sempre o da Radiex que é uma das marcas indicadas no manual do motor maxion.
Abraços.

Hudson.

gvogetta
21/01/2008, 04:07
Fala Gvogetta, se não for pedir muito tem como vc detalhar esse procedimento para nos. grato

Salve Barão!

Como disse nosso amigo Hudson, não tem segredo. Basta desconectar a mangueira de baixo do radiador para esvaziar o sistema. Depois eu desconecto a de cima para injetar água limpa. Uso para isso uma mangueira com pressão, para forçar a água limpa para dentro do radiador e depois faço o mesmo com a mangueira que entra no motor. Repito isso umas 3 vezes até a água sair limpa. Depois vou enchendo as mangueiras, o motor e por último o próprio radiador e o reservatório de expansão, ligando as mangueiras novamente. Não encho com a mangueira de água, mas com uma espécie de jarra com bico flexível que tenho aqui em casa (daquelas parecidas com as que se usam em posto), inserindo com ela o líquido de arrefecimento (água + aditivo) previamente misturado na proporção correta, de acordo com a marca/produto. Isso faz com que a mistura fique sempre homogênea.

No XUD-9 não lembro de ter válvulo de respiro na tubulação para saída de ar. No meu motor atual (Maxion 2.5) instalei no sistema de arrefecimento uma válvula para facilitar a saída das bolhas de ar, assim, deixo ela aberta até encher o sistema, quando vejo que não sai mais ar, apenas líquido, fecho e dou a partida, ficando com o motor ligado alguns minutos com a tampa do reservatório aberta, acompanhando o nível de líquido no mesmo. Acelera-se um pouco para fazer o sistema puxar a água. Geralmente com o motor ligado o líquido baixa um pouco, vou completando até ficar no nível. Quando estabiliza o nível, rosqueio a tampa.

Verifico a montagem e o aperto das mangueiras e braçadeiras para ver se não existem vazamentos ou sinais de desgaste (rachaduras, cortes etc) nas mangueiras, visando prevenir possíveis focos de vazamento posterior que possam comprometer o sistema. Isso normalmente faço com o veículo estacionado em outra posição (seca) e depois de passados alguns minutos, para verificar se ocorrem "pingos".

Se vou rodar com o jipe no dia, deixo ele esfriar um pouco e depois verifico novamente o nível, normalmente não baixou ou baixa muito pouco. Se baixar eu completo até estabilizar. Como já sei a quantidade certa de líquido que o meu sistema comporta, preparo a mistura na medida e vou acompanhando, assim fica mais fácil de saber se o sistema está cheio. Sugiro fazer o mesmo, marcando num balde ou em algum recipiente que se tenha à mão.

É isso.

Saudações,

gvogetta
21/01/2008, 04:34
Fala Getúlio,

(...)

mas voltando ao lance do aditivo....andei lendo sobre o assunto e vi que apesar de todos os carros usarem aditivos, existe uma diferença principal entre eles. a presença do etilenoglicol. esse produto é usado em lugares frios para evitar que a água congele, mas não tem nenhum papel quando a água está quente....além disso tudo, dependendo do material de que é feito o radiador, ele ataca diretamente o metal. Nos radiadores de latão é praticamente proibido colocar etilenoglico.

Contudo tem um outro tipo de aditivo cujo único papel é de anticorrosivo. esses não tem contra-indicação.

uma outra alternativa é adicionar aquele óleo que se usa em torno para corte de peças de metal na água do radiador. ele protege as borrachas e tem o mesmo papel do anticorrosivo. só não lembro a quantidade....mas se procurar acha. a água, quando adicionada desse óleo fica meio turva.

essa não deve ser a verdade absoluta sobre o assunto, mas pelo que li, me parece o mais sensato.

abs e desculpem-me o exagero de linhas.

Grande Leo,

O etilenoglicol tanto serve para lugares frios quanto quentes. Ele tanto diminuiu o ponto de congelamento quanto faz subir o ponto de ebulição da água.

Agora explique direito de onde você ouviu essa história do aditivo com etilenoglicol atacar metal... :discordo:

Creio que isso não procede, já que TODO aditivo para radiador é fabricado (ou deveria ser) segundo determinadas normas técnicas (no Brasil temos a NBR 13705/96) que são rigorosas quanto à sua reserva alcalina, estabilidade e potencial de corrosão. A primeira diz respeito à capacidade do fluido em neutralizar a acidez comumente presente no líquido que circula pelo sistema de arrefecimento. A segunda traduz a capacidade do aditivo em manter suas características ao longo do seu tempo de vida. A terceira, por fim, mostra se o aditivo corrói componentes metalicos com os quais entra em contato no motor e partes do sistema de arrefecimento, como radiador, tubulações e válvulas, que neste caso deve ser ZERO.




Quanto ao aditivo, sempre ouvi que o óleo hidrosolúvel acaba com borrachas e que não se deve usá-los.

(...)

Abraços.

Exatamente! A maioria dos óleos hidrossolúveis (existem vários tipos) atacam a maioria das borrachas. Quando o faz torna-a quebradiça e ela começa a rachar ou perde sua elasticidade, provocando vazamentos nas regiões de aperto pelas braçadeiras. Como esta informação normalmente não está presente na embalagem, é preferível não usá-los...

Um abraço,

leogc
21/01/2008, 08:41
:oops::oops::oops:

ops!..

vivendo e aprendendo.

abs e obrigado pelas aulas.