Ver Versão Completa : Pajero io aguenta??
Olá pessoal do fórum, vou contar o que aconteceu com minha io 99/00 MT que uso no dia a dia e trilhas leves.
Ela está com 84.000Km, manutenção em dia e óleos e filtros trocados há 4000Km. Fui fazer uma trilha média em dia seco e tudo correu bem, sem aquecimentos, tudo funcionando perfeitamente. Na final da trilha a luz de óleo acendeu, terminei a trilha antes de ir para casa passei em um posto e completei o óleo, no asfalta a mais ou menos 80Km/h iniciou um batido de metal e logo depois um batido forte e o carro apagou. Parei, abri o capô e não vi nada estranho e nem vazamentos. tirei a capa da correia dentada e a mesma estava intacta e o motor travado.
Resultado, carro guinchado, e motor desmontado:
Tudo quebrado, bloco rachado, primeiro cilindro estourado, biela quebrada e tudo mais que existe dentro do motor, só salvou o cabeçote.
O mecânico informou que isso acontece muito com as io, é porque forma borra do nosso ótimo combustivel e oleos e trava tudo.
Será que este motor tem que descarbonizar de 20/20 mil Km como ele falou?
As io aguentam mesmo o tranco ou são só para passeio na terra???
Maurício Fernandes
22/12/2007, 14:41
que loucura, um carro de primeiro mundo...
quanto vai sair a brincadeira?
01 eixo virabrequim 3500,00
01 bloco do motor 3000,00
01 biela 350,00
01 jogo de aneis 1300,00
01 capa dos mancais fixos 2000,00
01 jogo de casquilho de encosto 145,00
01 jogo de casquilho fixo 400,00
01 jogo de casquilho movel 220,00
01 jogo de junta do motor 850,00
08 valvulas de escapamento 1120,00
05 litros de oleo 95,00
01 filtro de oleo 35,00
02 aditivos radiador 40,00
01 vedante 24,00
01 descarbonizante 22,00
01 kit de embreagem (recuperar) 750,00
10 material de limpeza 140,00
01 junta do cabeçote 250,00
03 parafusos de cabeçote
serviço de retifica 740,00
total 14389,00
e não foi na autorizada
o carro vale 30-32 mil, alguem tem alguma idéia?
gutoxj98
22/12/2007, 20:14
compra um motor usado pra ela !!! em algum desmanche !!!!!
nesse link me parece que tem uma TR4.......
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67425532-pajero-fulltr-4-sport-sucata-_JM
tem que ligar e ver o preço.......ai ja fica com o 2.0 16v
abs
Pequeno jr
22/12/2007, 21:53
PQP ... Meu Deus .. 14 mil latinhas no coração de uma criança dessas!?
Putz ... e eu reclamando do valor para comprar um motor PS 2.8 Diesel com TGV completo por R$ 18.000,00 e fora que o NGD 3.0 Diesel completo está R$ 25.000,00. Tdo isso em MG.
Lula, segue o que o guto falou ... ao inves de fazer, talvez seja mais fácil arrumar outro em algum desmanche
Cara... depois que escrevi foi q pensei aqui ... esse papo de 20 em 20 para descarbonização não tem nada haver. O correto é usar oleo bom de preferência semi sinteticos e com trocas regulares e completas (incluindo filtros) no máximo até 7.000km/rodados e sempre usar gasolina aditivada em postos confiáveis.
Tô negociando em desmanche, quando estiver pronto, escrevo como ficou e o tamanho da facada, porque 14 mil é um tiro de AR15.
gutoxj98
23/12/2007, 05:32
De duas trocas de oleo, uma eu faço um Flusch, assim tenho certeza que essa maldita borra nao pega no meu motor.......e uso semi-sintetico.......sempre !!!!
Lula, nao esqueça de Nota fiscal do motor novo(usado), para vc conseguir regularizar o documento do seu carro........com essa nova lei, isso ta pegando......
boa sorte !!!!!
Maurício Fernandes
23/12/2007, 20:31
amigo, bota outro motor na Io.
sei lá, nem que seja um AP 2.0 ou 1.8 mesmo.
mas não vale pagar metade do que vale o carro.
sugiro analisar bem as causas e, quem sabe, cobrar da mitsubish.
estava aguardando para postar a conclusão do prejuizo.
consegui motor parcial em desmanche e estava aguardando a documentação com tudo legalizado, primeiro para pagar ao mecânico, que o combinado foi este, carro legalizado no detran para cá e depois dinheiro para lá.
tudo ok, carro de coração novo (está melhor que o antigo), tudo funcionando, só não deu tempo ainda de testar na trilha.
ah! ia esquecendo, total do prejuizo 4200,00.
saiu de graça né? heheheheheh...
Fala, Lula!!
Obrigado pelas mensagens! Estou numa situação parecida com a sua (antes do conserto, é claro!). A principal diferença é que o carro praticamente não era exigido, e está com 140 mil Km, tendo feito TODAS as revisões de 10 em 10 mil km, segundo recomendações da fábrica. O mecânico que consultei foi bastante rápido e direto: o motor é fraco, e estraga mesmo. Claro que óleo e combustível influenciam, mas eu já sabia que o motor consumia óleo, e sempre usava o castrol magnatec, semi-sintético, e não deixava baixar o nível. A gasolina, em que pese a nossa miséria de confiabilidade, aparentemente com qualidade adequada. Estou convencido que o motor é fraco. Gostei das sugestões de colocar um motor à gasolina mais barato, mas desconheço condições técnicas para a troca, se alguém puder ajudar, agradeço. Enquanto isso, estou vendo os preços de motores diesel, para ver se podem ser adaptados ao carro, acho que assim a durabilidade estaria mais garantida (apesar das descrições de superaquecimento das L200). Preciso tb de leis e normas que autorizem a troca, senão não legaliza...
Um abraço,
Doc
bioranieri
25/12/2007, 15:40
A manutençao do motor e a parte eletrica da Io que me fizerem escolher uma Cherokee Sport (XJ). Tinha muito medo de ficar na mão de peçcas importadas do japão.
A XJ tem tudo importado dos EUA, o que fica bem mais tranquilo.
gutoxj98
26/12/2007, 03:22
A desvantagem de Mit é isso, peças somente em concesionaria........
Imaginava isso mesmo de 4 a 6 k !!!!!!!!!!!!!!
Agora passa pra frente e compra uma XJ.......hehehhehehe
abraçao e parabens pela soluçao mais em conta.........e pela viatura andando novamente
A viatura já está andando, ainda está amaciando o motor novo e com 1000k vou trocar o oleo, filtros e água. Agora estou pensando em trocar por outro 4x4, mas vou procurar diesel desta vez.
Motor mais durável, quero acreditar que seja menos adulterado que nossa gasolina.
Vou esperar fevereiro/março para procurar com calma.
Quanto à pergunta sobre adaptar motor diesel, não sei te responder, mas o mecânico que fez o meu serviço e outros dois que consultei disseram que não daria para adaptar nem o motor da tr4, pois a eletrônica era toda diferente e teriam que ser feitas muitas gambiarras, preferi não apostar, pois uso o carro no dia a dia.
buchmann
02/01/2008, 12:29
Olha... o problema das Mit podem ser arrumar peças...
mas digo uma coisa... é difícil uma Mit dar proplema.... essas Io s eu não sei direito...
mas as pajeros são carros fortes e que não dão muito problemas não.
Troquei a bomba de gasolina da minha... uma 2p 3000 ano 99... gastei R$175 no bamba mais mão de obra.. isso quer dizer ... eh quase o preço de uma bomba normal de carro... isso que preferi pagar um pouco mais em uma loja que eu sabia que iria dar certo.. nao arrisquei a compara uma por 130 que nao sabia se iria funcionar...
bom... o negocio é que Mit é bom pacas.. mas existem um ou dois tipos que dão problema.. no seu caso foi a IO... o outro eh a L200 com aquecimento... fora isso.. não vi mais problema com elas....
Vlw
marcosvales
03/01/2008, 13:59
Olha... o problema das Mit podem ser arrumar peças...
mas digo uma coisa... é difícil uma Mit dar proplema.... essas Io s eu não sei direito...
mas as pajeros são carros fortes e que não dão muito problemas não.
Troquei a bomba de gasolina da minha... uma 2p 3000 ano 99... gastei R$175 no bamba mais mão de obra.. isso quer dizer ... eh quase o preço de uma bomba normal de carro... isso que preferi pagar um pouco mais em uma loja que eu sabia que iria dar certo.. nao arrisquei a compara uma por 130 que nao sabia se iria funcionar...
bom... o negocio é que Mit é bom pacas.. mas existem um ou dois tipos que dão problema.. no seu caso foi a IO... o outro eh a L200 com aquecimento... fora isso.. não vi mais problema com elas....
Vlw
amigo pra voces que gostam de mit, eu acho que vou doar uma.... o motor dela fumou e pra retificar... NOSSA, é coisa do satanás.... a galera quer dar 23000 no carro aqui em teresina(desvalorisado) e o motor é mais de 10000 pra fazer original. o carro ta até bunitim rpx... completão... axo que vou doar pra quem de voces tiverem coragem de vir pegar aqui... hehehe valews...
Fred Bailune
03/01/2008, 15:23
amigo pra voces que gostam de mit, eu acho que vou doar uma.... o motor dela fumou e pra retificar... NOSSA, é coisa do satanás.... a galera quer dar 23000 no carro aqui em teresina(desvalorisado) e o motor é mais de 10000 pra fazer original. o carro ta até bunitim rpx... completão... axo que vou doar pra quem de voces tiverem coragem de vir pegar aqui... hehehe valews...
Marcos,
Qtos quilometros tinha o seu carro? Era uma IO tambem?
Abs
carlosjordan
04/01/2008, 00:12
Quando fui comprar minha TR4, andei numa IO e de cara, quando o vendedor ligou o carro, ela fumou. Não sei, mas talvez as IO´s com aquele motor 1.8 seja menos durável que as TR4´s. Ou, pelo ano que elas foram fabricadas, já é época das bichinhas começarem a dar problemas, não ?
Abraços
Bailune1
04/01/2008, 09:19
Quando fui comprar minha TR4, andei numa IO e de cara, quando o vendedor ligou o carro, ela fumou. Não sei, mas talvez as IO´s com aquele motor 1.8 seja menos durável que as TR4´s. Ou, pelo ano que elas foram fabricadas, já é época das bichinhas começarem a dar problemas, não ?
Abraços
Carlos,
Acho que como em qualquer carro, isso vai depender muito do estado de cada um, ja rodei 40.000 Km com o meu carro fazendo trilha e até o momento foi só alegria!!!!!:dance: e olha q eu faço todos os tipos de trilha, o carro até me surpreendeu em resistencia!!!!!!:concordo:
renatofgomes
23/06/2009, 20:22
ola lula moro em bh e to com o mesmo problema q vc teve com seu carro onde consigo compra um motr pra minha pajero oi
Marcelo-HPE
23/06/2009, 20:57
Dá uma olhada aqui meu Amigo !!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49866 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49866)