Ver Versão Completa : Problema na Reduzida
Pessoal estou com uma duvida grande meu carro é um vitara com roda livre de acionamento automatico, ele nunca fez barulho quando eu traçava a reduzida e agora estou notando um tac quando eu coloco na reduzida o estranho é que eu coloco o 4x4 high e ele não faz zuada e quando coloco o 4x4 low ele faz esse tac. Esse barulho parece muito com o barulho de quando eu dou a ré para destravar a roda livre.
Gostaria que alguem me ajudasse desde já obrigado.
Passei por problema semelhante.....coloquei a reduzida ao chegar na praia e, sem nenhuma causa aparente, ouvi esse tac, tac, tac....na roda esquerda, não experimentei em High, desisti de andar com 4x4 e levei num mecanico que desmontou, limpou, lubrificou com graxa e remontou duas vezes, nunca mais aconteceu, servico simples, não me cobrou nada. Mas já li relatos aqui no forum de que alguns não conseguiram consertar e trocaram por roda livre manual que é mais robusta e menos susceptível a falha.
Boa sorte,
Ricardo
Vitara 1.6 97 Mec GNV
Amigo o que é complicado é que esse tac é só uma vez e pronto o carro fica silencioso que é uma blz por isso que tou nessa duvida grande pois ele só volta a fazer esse tac de novo quando eu tiro o 4x4 e dou a ré
seu carro tá absolutamente NORMAL..
Grassmann
20/12/2007, 13:10
Concordo com o Fabil, teu carro tá normal.
O barulho ainda assim te incomoda? Manda abrir e engraxar. São só 6 parafusos em cada roda livre. É desmontar, limpar, engraxar e montar. Qualquer cerveja paga o serviço.
Não resolveu ainda, ou a roda livre tá ferrada? Eu tenho um par pra vender. Uma tá 100% e outra dá pra aproveitar peças. Se quiser, te vendo barato.
Quer mais confiabilidade? Coloca logo umas AVM manuais e nunca mais se incomode!
Amigo o que é complicado é que esse tac é só uma vez e pronto o carro fica silencioso que é uma blz por isso que tou nessa duvida grande pois ele só volta a fazer esse tac de novo quando eu tiro o 4x4 e dou a ré
Cara, se é só UM tec que vc escuta, está normal, é o barulho do acionamento da roda livre, tanto pra frente quanto pra trás!!
Se tiver fazendo mais de um tec, tipo, tec tec tec, que nem o amigo ali de cima, daí sim tem alguma coisa que não tá muito certo. Geralmente é só passar uma graxa no sistema ali que fica ok!!
HenriqueJr
20/12/2007, 14:42
Apesar de ser bem mais robusto a roda livre manual eu acho muito incomodo toda vez que for mudar 4x4 ou 4x2 ter que sair do carro!
Grassmann
20/12/2007, 15:15
Apesar de ser bem mais robusto a roda livre manual eu acho muito incomodo toda vez que for mudar 4x4 ou 4x2 ter que sair do carro!
Henrique,
Não é assim que funciona não.
Quando você acopla a roda livre, só liga o semi-eixo à roda. Ela não traciona. O comando continua sendo feito pela alavanca, dentro do carro.
Não há problema algum em rodar alguns km com os semi-eixos acoplados. Talvez um mínimo acréscimo de combustível, e olhe lá...
Portanto, quando vou pra trilhas, acoplo a roda livre antes de sair de casa. Rodo com o carro em 4x2 até entrar na trilha. Ao entrar, aciono o 4x4 através da alavanca e boa! Rodo até sair da trilha com o 4x4 ligado. Saio da trilha, desaciono a alavanca, e rodo com as rodas livres travadas (semi-eixos acoplados) até em casa. Só desaciono depois de limpar o carro.
Essa história de acionar antes do atoleiro, desacionar depois, acionar novamente no próximo atoleiro, desacionar depois, e por aí vai... normalmente é coisa de quem não conhece como funciona a roda livre, e tem medo (sem fundamento) de quebrar alguma coisa...
Além da vantagem de ser muito mais robusta, o acionamento da 4x4 pode ser feito em movimento, pois os semi-eixos vão estar rodando. Se a roda livre for manual, tem que parar pra acionar a tração.
Portanto, eu vejo mais vantagens do que desvantagens para a roda livre.
clecio_zandor
16/07/2008, 12:43
Pessoal, vou fazer uma pergunta pra la de idiota, mas lá vai:
Existe algum problema em andar de ré, com a roda livre (automatica) acoplada em 4x4?
Fiquei cabreiro, pois não achei nada no manual do vitara e não sei onde li alguma coisa sobre isso.
Grassmann
16/07/2008, 13:54
Pessoal, vou fazer uma pergunta pra la de idiota, mas lá vai:
Existe algum problema em andar de ré, com a roda livre (automatica) acoplada em 4x4?
Fiquei cabreiro, pois não achei nada no manual do vitara e não sei onde li alguma coisa sobre isso.
Não, pode andar sossegado. A roda livre só descopla quando está em 4x2 na alavanca e se aciona a ré.
carlos muller
02/04/2011, 11:44
amigo a reduzida mais forte eh a low certo???ou errado????uso a low e nao passa nem por uma dunazinha de areia....ja a high sim.....me parece trocada as posiçoes das marchas....
carlos muller
02/04/2011, 11:46
amigo.... a 4x4 low serria a mais forte nao eh???ou estou errado???.pois uso a low para subir duna e ela nao vence...ja a high sim....me parece trocada o comando de tração no cambio.....oque vc acha???estou enganado????
Para engatar a reduzida, desligue o carro, leve a alavanca pequena até o meio, esquerda e em seguida para frente. O Manual recomenda desligar o motor para esta operação sempre que possivel. Faz uma ressalva que se for necessário acionar com o motor ligado engrene a reduzida direto, sem parar no meio. O melhor, portanto, é desligar antes de acionar. Acredito no manual do carro, foi feito por quem o fabricou.
carlos muller
02/04/2011, 12:23
eh isso que me refiro...mas no meu manual nao fala em desligar o carro em nehuma cisrcunstancia para utilizar o 4x4...o problema que estou relatando eh assim...4x2 e direito para baixo...para usar o 4x4 em dia de chuva por exemplo ou fazer passeio na beira mar estou usando 4x4 L.... e para subir dunas 4x4 H...minha duvidaeh que deveria ser ao contrario...tipo 4x4 H para beira mar e 4x4 L para subir dunas, pois L (low) eh velocidade baixa e High (alta) nao eh???? e aki na minha cidade para subir dunas agente engata a mais forte a acelera tudo o que puder para vencer a duna...ai surge mais umaduvida, pois o manual recomenda utilizar o 4x4L em caso de atoleiro, ou seja, o carro atola e aciono ele e nao passo por ele hj ligado....por isso que digo que me parece que as funçoes da minha marcha estao trocadas pra as ocasioes referidas...
eu chegando atrasado para dar pitaco.....
1- no caso mencionado engatando 4x4 normal não faz barulho, e 4x4 reduzido faz: sinal de algum tipo de folga na redução, cardan, ou cruzeta, pode numa hipótese remota, o carro arrancar mais forte em reduzida e a roda livre engatar de vez. Pede pra alguem fazer o processo e tente escutar de fora de onde vem o barulho, tente engatar o 4x4 reduzido e sair com carro bem macio!
2- No caso de dunas de areia é uma situação que requer mais giro nas rodas do que força (redução) pois o carro enterra-se com facilidade (areia não tem fundo) hehehehe, por isso supera-se mais facil em 4x4 normal, reduzido é para situação que não adianta giro ou pode causar danos ou oferecer perigo, por exemplo, tem muita lama, mas embaixo desta lama o pneu vai achar o piso firme, como a lama vai pesar muito para o carro se mover, precisa de força, ou barrancos/erosões de terra firme, sobe-se mais devagar ai a reduzida vem a calhar!
3- sempre procuro desligar o carro para trocar o modo de tração, 4x2}4x4h}4x4l e vice-versa! pelo sim, pelo não, antes prevenir do que remediar!
carlos muller
04/04/2011, 22:03
a minha reduzida fika no meio (hight) e normal 4x4 em cima (low)....4x2 em baixo....minha configuração ta correta::::essa eh minha prncipal duvida....
Desligar o carro pra mudar a alavanca de posição?!!?!? :shock:
Mas que barbaridade, poupem o motor de arranque de vocês!
Aonde vocês leram que tem que desligar o carro?!
Para trocar a posição da tração o veículo precisa estar parado, somente isto. Não precisa desligar!
No caso de câmbio manual: pára o carro, pisa na embreagem pra fazer a mudança de posição em 4x4 hi e ponto morto pra engatar a 4x4 low.
No caso de câmbio auto: pára o carro e é só posicionar o câmbio auto em N pra engatar o 4x4 hi e low!
Cada um me deve umas 6 latas de cerveja pela sobrevida que dei ao bendix das viaturas de vocês...:mrgreen:
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