PDA

Ver Versão Completa : Hilux SR5 diesel 97



Jose da Silva Oliveira
03/06/2004, 18:38
:? Caros amigos,
Adquiri meu primeiro diesel, Hilux pick 97 diesel. :D Foi tudo que consegui ao longo de vários anos. Tomei um susto :cry: daqueles o carro é tranquilo e tudo mais. Porém fui levá-lo p/ revisão e fui informado que a bomba injetora esta com várias peças ruins!!! Quando me falou o preço, meus deus!!!
Gostaria se possível, saber sobre manutenções, onde encontro peças novas ou usadas, aqui em Brasília a concessionária é de amargar. Também se posso adaptar outra bomba no lugar, enfim estou muito perdido!!! E ainda nem chequei ao ponto de ir para trilha.

Toda ajuda será bem vinda.
[/code]

Nando
04/06/2004, 00:39
Peça de motor de Toyota nunca foi brincadeira.... deveria ter visto isso antes de fazer a compra. Se vc achar essas peças vai ser em desmanches, mas não deve ser muito fácil. Aqui em Sampa tem umas lojas que vendem peças da toyota a preços menores, www.toyomax.com.br, toyocap.com.br, trilhaetracao.com.br.
Quer uma dica, vende e compra outra. :shock:

( )s solidarios

Caio
04/06/2004, 09:06
Pô Nando assim vc assusta o amigo ..........

Realmente qq serviço em bomba injetora fica caro independente da marca do veiculo.
Só para ter idéia para abrir uma bomba fazer limpeza de bicos e mexer na vazão não fica por menos de 300,00. Imagina um serviço mais complexo.
Agora como ele vai vender sem o carro estar em ordem :x :x :x
Se ele investir no reparo não vai ter muito mais o que fazer em termos de manutençaõ mais pesada.
Geralmente as oficinas especializadas em motor diesel tem preços melhores que as concessionárias. Dê uma olhada no site www.toyoteiros.com.br else tem uma lista grande de oficinas e autopeças.
Vale a pena gastar um tempo pesquisando, a embreagem que me pediram 650,00 na autorizada saiu por 400,00. Detalhe comprei a original.
Bomba injetora não é componente que dá problema toda hora, alias quase nunca vc mexe, o problema é diesel de baixa qualidade, por isso fique de olho onde vc abastece.

Rafa Band96
04/06/2004, 09:13
Olá José,

As bombas injetoras da Toyota tem uma manutenção cara mesmo, como trabalho em uma transportadora tenho algum contato com este tipo de serviço, procure um Bombista ai na sua cidade, pela internet, pelas paginas amarelas... vc acha.
Ligue para alguma oficina grande que trabalhe com mortores a Diesel que eles certamente tem um lugar de confiaça.
Acompanhe o serviço, pode nem ser tudo isso... Evite fazer na concessionaria.

Cuidado com a qualidade do diesel que sua Hilux bebe, e troque o filtro de Diesel conforme consta no manual.

Nando
04/06/2004, 09:54
É verdade Caio, acho que dei uma exagerada, é que lembrei de um orçamento para troca dos bicos que ficou em algo em torno de 1500, e eram só os bicos.... mandei dar uma boa limpada e não deu mais problema, vai muito da oficina tb, as concessionarias e algumas outras sempre vão mandar vc trocar tudo, outras ja querem mais serviço, então vão fazer de tudo pra vc não ter que trocar peças...

Me diga uma coisa, quais eram, ou são os sintomas na Hilux que levaram a essa conclusão?

( )s

Caio
04/06/2004, 10:47
realmente fiquei curioso a respeito dos sintomas.......

Fumaça preta :?: :?: :?:
Consumo exagerado :?: :?:
Falha do motor :?: :?:

Jose da Silva Oliveira
11/06/2004, 12:18
:D :D Obrigado Amigos Fernando e Caio.

:shock: Fui a uma casa de bombas e me disseram que todo carro a diesel o serviço de bomba é caro mesmo porém demora muito a mexer outra vez.

Mas para saber, meu carro tava fumaçando tanto que a policia me parou e disse-me para ir urgente a uma oficina. Tb tava consumindo muito 6X1 aproximadamente. Bem!!! mandei fazer o serviço. Só que agora, ela não esta andando nem para baixo. A fumaça acabou(toda). Gastei R$ 1.110,00. O amigo Caio me parece fez algo para melhorar o rendimento. Este carro chega a velocidade de 160KM???
Seria possível me enviar por email qual foi o acerto que vc fez??
- Ponto da bomba, Quantidade de débito etc.( o bombista me falou sobre estes termo)
Ela possui um turbo IHI.
Agradeço a atenção.
E desculpe-me tantas indagações. É meu primeiro carro a diesel :oops:

Nando
11/06/2004, 13:17
Oi José

Fico feliz que tenha resolvido!

Ja consegui dar 145 na minha em uma baita ladeirona na Bandeirantes, mas tem que considerar que ando com 33", o que faz com que a medida no velocimetro fique quase que exatamente a real. E meu motor é aspirado, com turbo deve dar pra alcaçar os 160...
Mas não é bom abusar, o carro não foi feito para isso, não tem freio, estabilidade nem suspensão para velocidade.

( )s andando sempre a 110 traquilo....

Jose da Silva Oliveira
11/06/2004, 15:38
Salve amigo Fernando!!! :o

Poxa!!! sem turbo seu carro anda isso.
Um dia chego lá.

Há outra informação, :!:


:lol: O mecânico usou o seguintes termos" Seu carro tem pneu de D20, 250x75x, é 4x4 o peso do carro, rodas é muito para um motor de 76 cavalos. É difícil de chegar a 120Km". Mas hoje andei em outra de um conhecido ai foi que fiquei deprimido. Amigo!!! a dele sobe desce a 140Km na maior tranquilidade e sem turbo ou cooler, e do mesmo ano que a minha. Depois desta arrumação na bomba. Senti que ela tem bastante força mais na subida o giro cai tanto que tenho que engatar marcha mais forte.
Ele tb me falou para não colocar muita pressão no turbo, adequar o débito da bomba, e olhar o ponto. Tb me informou que não sabe quantos grau é necessário para ficar boa. Quanto ao bombista disse-me que é questão de ter uma determinada tabela que regula ou coisa assim.
:roll: Não sei se repassei tudo direito sou leigo. Tento aprender.
A propósito esta foto é do seu carro??? :o

Caio
12/06/2004, 12:00
Fal pessoal,

Realmente como Nando disse esses carros nao sao para correr, mas vc precisa do minimo de seguranca nas ultrapassagens (80 a120km).
Turbo nao faz milagre, melhora a queima do diesel e da uma ajeitada no torque.A minha de final nao mudou muito nem era a intencao, eu queria um pouco mais de torque e diminuir a fumaca em 3.
Velocidade é amarrada com rotacao (essa aprendi com o Bill) para chegar a 160km o rpm vai para mais de 4500, sinceramente judia do carro.
Esses carros sao para andar na terra onde velocidade nao pesa muito e sim torque em baixa, isso motor diesel nao desaponta. Existe uma alavanca mágica chamada reduzida que compensa qq motor fraco. Experimente andar em 4 ou 5 reduzida, mesmo 4X2 vcs vao entender.
Zé vc já checou o consumo de oleo de motor??? Pode ser que o eixo da turbina tá pasando oleo para a admissao.Veja na saida do turbo se a mangueira nao tá melada de oleo.
Quando coloquei a turbina da Garret (modelo T5 acho que é isso) eles já tinham as tabelas de pressao e debito adequado especificado pelo fabricante.





ps: Esse forum é para isso mesmo, trocar experiencias e conhecermos um pouco de mecanica,isso economiza $$$$$

Jose da Silva Oliveira
14/06/2004, 13:01
:D Boa semana a todos!!!

Caio,

Ela não baixa óleo. Já foi verificado. O mecânico disse que é ajuste mesmo da turbina ou "remanufaturação". Pois com ou sem turbina não muda nada, assim disse ele. Concordo com vc, não quero grandes velocidades. Mas segurança para ultrapassar e arrancar. Outra coisa andei uns 200Km em estrada de chão, passei 2 lamaçais. Meus amigos agora sei porque falam que o toyota vai até o final do mundo. Atolei numa lama que o estribo ficou rente ao chão apanhei um pouco mais sai muito bem. Atravessei um corrego de 10mts agua chegou perto do farol morri de medo mais tô tomando gosto pela coisa.
Obrigado a todos vcs tem me ajudado muito. :D
Vou levar o carro a outro bombista. Conto as novidades depois.

Aurélio
17/06/2004, 17:50
José,

Quando vc fez a revisão no sistema de alimentação, trocou os bicos injetores?
Vale a pena examina-los, pois qualquer desgate na superfície faz com que o diesel seja aspergido de forma irregular e isso afeta o desempenho e influencia no consumo. :shock:
Palavra de quem sofreu ( e aprendeu ) na própria pele. :D
Quanto ao custo, não se assuste (muito).
A revisão que fiz na bomba injetora, substituindo reparos e mais o rotor ficou em R$1100,00 e a substituição dos bicos, custou R$ 650,00.
Depois disso, acabou a fumaceira, a viatura está mais esperta e o consumo diminuiu.
Uma dica ao procurar um bombista, é saber se ele tem a tabela de ajustes e testes para a sua bomba injetora. Se não tiver, sai fora que é fria...

É isso

Abraços

Fernando Figueiredo
04/10/2005, 18:53
Atenção pessoal das Hilux, Preciso reavivar este tópico.
Acho que deu pane na minha bomba injetora....

Começou a pingar diesel pela bomba injetora, mas carro continuou normal. Fiz a viagem que precisava e voltei para São Paulo.
No dia seguite ao ligar o carro, ou melhor, tentar ligar. A luz de água no filtro acendeu e não apagou. Fui drenar o filtro e saiu água com cheiro de diesel. Ao recolocar o dreno e bombar, não vinha combustível. Bombei umas duas horas a nada. A partida até dava, mas o motor não permanecia ligado, um claro sintoma de falta de comnbustível.
Abri um bico para tentar sangrar e nada, não tem pressão.
O mecânico disse que era problema na bomba auxiliar da bomba injetora. Alguma reparo ou diafragma danificado.
Ví pelos relatos que não é barato. Liguei para as auto peças toyomax, toyogren etc e nada. Não vendem os kit de reparo.
Amanhã vou guinchar para a oficina onde coloquei o turbo.
Alguém tem algum bombista de confiança?
Torço e espero que possa ser "apenas um parafuso frouxo", senão....o intercooler vai ficar mais para frente.
A SW4 está com 139.500. No meu plano de manutenção, agora aos 140.000 trocarei o filtro de combustível (troco a cada 10.000).

Luca
04/10/2005, 22:52
...Começou a pingar diesel pela bomba injetora,... Fernando,
Prá mim, são problemas distintos. Uma coisa é bomba injetora e outra coisa é o sistema de purga do filtro.
Desconheço vazamento em bomba injetora de Hilux. Mas todo componente mecânico pode dar pau. Infelizmente minha vivência com motores diesel é pouca. Acho estranho o ocorrido. Verifique se não tem relação com o aumento da pressão de trabalho da bomba injetora devido à recente aplicação do kit turbo.


... A luz de água no filtro acendeu e não apagou. Fui drenar o filtro e saiu água com cheiro de diesel.
É um outro problema. Normal. Apenas água no combustível. Você já fez o que deveria. Depois que o motor voltar a funcionar, verifique se o que resta de combustível no tanque também num tá "aguado".
Conselho meu, se estiver em localidade em que não conheces os postos de abastecimento, use BR. Não tem erro. Experiência própria. Passo meses sem que tenha que purgar o filtro.


... Ao recolocar o dreno e bombar, não vinha combustível. Bombei umas duas horas a nada. É um terceiro problema. Tu tá zicado. Botaram olho gordo na tua pick-up. :D Das duas uma. Ou tá com pescador entupido (1-duvido, 2- use BR), ou tá entrando ar na linha. Certifique-se de que fechou corretamente o dreno. O sistema de bombeamento manual da minha, também cansa, às vezes. Mas não duas horas.


... A partida até dava, mas o motor não permanecia ligado, um claro sintoma de falta de comnbustível. Concordo. Pense pelo lado bom. Se o motor funciona, não é nada grave. :D

[]´s

Fernando Figueiredo
05/10/2005, 11:25
Valeu Luca,
sempre solícito...
O mecânico disse que um diafragma pode ter sido danificado. Pingou combustível e pode ter dado entrada de ar pela bomba.
No que eu drenei o filtro de combustível, já tinha ar na bomba injetora e a bombinha do filtro de combustível não conseguiu retirar.
Deixei o carro pela manhã no oficina. Vamos aguardar as próximas notícias.

Luiz Antonio
05/10/2005, 15:52
Fernando,

Estou torcendo pra que seja alguma bobeirinha, pq. se tem vazamento de diesel, com certeza tbm. entra ar no sistema e não deixa ela firmar.

[]'s :concordo:

Fernando Figueiredo
05/10/2005, 21:09
Pessoal,
parece o problema de vazamento de diesel ocorreu pela quebra de rotor no cabeçote da bomba. Amanhã saberei com certeza o tamanho de estrago no bolso. Assim que tiver o orçamento detalhado passo para vocês apreciarem e quem sabe me ajudarem a achar as peças....
Asta la vista!

Luiz Antonio
10/10/2005, 14:17
Novidades Fernando ??, espero que boas.


[]'s :concordo:

Fernando Figueiredo
10/10/2005, 18:10
Pessoal,
as novidades não são nada boas. Acabei de chegar da TerraMar - Bombas Injetoras Diesel, diga-se de passagem uma baita estrutura e um P@#% preço. R$ 3.589,00.
Nem discuti muito preço, peguei o orçamento e agora, neste exato momento, passei em casa para pegar a nota fiscal do último abasteciemnto para conversar com o gerente/dono/funcionário do posto.
O dono da Terramar me deu uma amostra do "combustível". Lembram quando falei que tinha água com cheiro de diesel? Pois é, o tanque está assim, só água.

Na volta passo o orçamento detalhado e o resultado da "conversa" com o posto.

Nakagawa
08/11/2005, 17:18
Fernando,

no que deu a confusão toda? Posta aí o nome e a localização do posto maldito!!! Você levou para outros bombistas?
Abraços,
Naka

Marvila
03/03/2006, 17:12
Fernando,
qual foi o final da "encrenca" com o Posto ?
Ficou comprovado que foi lá mesmo a contaminação com água ?
Abs
Marvila