PDA

Ver Versão Completa : Estrada Real

Lufer
19/12/2007, 20:35
PessoALL,
Saudacoes a turma que gosta de um mau caminho!
Como sou novo aqui no forum e no off road, gostaria de uma dica de voces, pois, pretendo fazer o caminho da Estrada Real agora em Janeiro. Ja li bastante, peguei alguns mapas etc.. Agora preciso da turma com mais experiencia:
Esse caminho da Estrada Real e tranquilo, pode fazer numa boa, tenho uma L200?
Minha ideia e sair de Parati e ir ate Ouro Preto parando no caminho sem pressa, alguma dica importante?
Vlw galera,
[]s

Luiz Fernando

Rogério Barthy
27/12/2007, 22:26
Devo ir para Paraty no 2° fds de janeiro, mas só vou pegar o trecho final, da Dutra para Paraty via Cunha. Se estiver por lá a gente se encontra !!!
Cj-5 cinza c/ placa de Resende/RJ.
Rogério

andre veiga
28/12/2007, 00:42
Posso dar apenas poucas dicas... Passei por este caminho há uns meses atras.
Não deixe de subir pela estrada que passa por Cunha, aproveite o parque (? esqueci o nome?!?) e depois passe pelo parque do Ibitipoca, em ouro preto... www.antiga.com.br (http://www.antiga.com.br) quem gosta de fora de estrada tem desconto...

Propagandas a parte, é um trajeto que eu devia ter feito em 2 ou 3 dias, mas brigando com a D. encrenca foi numa tocada só até não aguentar + dirigir e dormir numa espelunca beira de estrada...

Boia sorte e bom passeio, + 1 dica leve um mapa e não tenha medo de "pesquisar cada possibilidade" Lugar bonito por este caminho é o que não falta...

FELIZ 2008

Fábiodito
01/01/2008, 21:06
Prezado Luffer,

Fiz a estrada real em novembro, com minha L200 0k(estreando)... Sai de Sorocaba e fui até Tiradentes pelo sul de minas, Ouro Fino, Pouso Alegre, Fernão dias...até chegar em Tiradentes(fora da estrada real)! Tiradentes é uma cidade muito legal que vc deveria ficar uns dois dias... se ficar faça uma trialha a pé na serra de São José (muito bom). Agora em relação a estrada real fui de lagoa dourada (onde tem um rocambole fenomenal) até Paraty. Foi quase todo o trajeto pela estrada real, estrada de terra, bem tranquila, sem perigos. O trecho mais "perigoso" é a descida da serra em Cunha...no seu caso será subida... em alguns lugares a pista passa apenas um carro, portanto vá na boa...sem pressa. Cunha é bem legal e tem algumas trilhas para fazer lá...na revista 4x4 e cia deste mes tem uma dica de trilha em cunha... Em Cruzilia MG a estrada passa dentro de belas fazendas coloniais...algumas são hoteis legais e baratos. Carrancas tem cachoeiras incríveis e vale a pena ficar um dia lá... É um belo passeio! bem tranquilo, com visuais legais e boa comida! Tiradentes tem vários restaurantes com estrela do guia 4 rodas vale a pena. Espero ter contribuido...qq duvida to a disposição.
ABÇS.

Fábiodito
01/01/2008, 23:16
lufer,

este site tem um mapa interessante http://viajeaqui.abril.uol.com.br/indices/conteudo/especiais/minas/
e tem também o site oficial da estrada real.
abç

RABUGENTO
02/01/2008, 13:21
lufer,

este site tem um mapa interessante http://viajeaqui.abril.uol.com.br/indices/conteudo/especiais/minas/
e tem também o site oficial da estrada real.
abç

Pretendemos fazer esse caminho, desde Paraty, na segunda quinzena de janeiro/08.
Também queremos fazer sem pressa. Iremos com os dois carros.
Infelizmente ainda não encontrei um mapa decente da Estrada Real :(
Se alguém encontrar e puder colocar aqui o link, agradecerei de verdade.

Fábiodito
02/01/2008, 14:02
Rabugento,
eu fiz na raça... com o mapa do guia 4 rodas, um do site da estrada real www.estradareal.org.br , não achei nenhum mapa decente... tem que perguntar no caminho também. Mas dá para ir tranquilo.
Esse endereço de mapa da uol que postei para o lufer (http://viajeaqui.abril.uol.com.br/in...peciais/minas/ (http://viajeaqui.abril.uol.com.br/in...peciais/minas/))
só para dar uma ideia das cidades legais em minas, não serve como guia não.
abç

Fábiodito
02/01/2008, 14:10
Pretendemos fazer esse caminho, desde Paraty, na segunda quinzena de janeiro/08.

to mandando esse aqui... 105614.

espero que tenha dado certo.

abç

Emerson Oliveira
02/01/2008, 17:58
Rabugento,

Segue um link com Mapa da estrada Real e o site do Instituto Estrada Real - http://www.estradareal.org.br/mapa_press.pdf
http://www.estradareal.org.br

Eu estou em Cruzeiro nos finais de semana, se precisar de alguma indicação na região entre em contato,

Abç

Emerson Oliveira

Girti
02/01/2008, 23:43
PessoALL,
Saudacoes a turma que gosta de um mau caminho!
Como sou novo aqui no forum e no off road, gostaria de uma dica de voces, pois, pretendo fazer o caminho da Estrada Real agora em Janeiro. Ja li bastante, peguei alguns mapas etc.. Agora preciso da turma com mais experiencia:
Esse caminho da Estrada Real e tranquilo, pode fazer numa boa, tenho uma L200?
Minha ideia e sair de Parati e ir ate Ouro Preto parando no caminho sem pressa, alguma dica importante?
Vlw galera,
[]s

Luiz Fernando

Luiz, percorri a ER em 2006, saindo de São Paulo, os pernoites foram em Ouro Preto, Caraça, Conceição do Mato Dentro, São Gonçalo do Rio das Pedras, Diamantina, Serra do Cipó, Tiradentes, Carrancas e Visconde de Mauá. Basicamente, o que fiz foi pesquisar na internet e usar um mapa 4 Rodas (não é o melhor, recomendo o mapa rodoviário da Mapograf, que mostra os pequenos povoados desprezados pelo mapa 4R.
Há diversos livros sobre a ER, faça uma pesquisa em uma boa livraria, irão ajudá-lo.

Fiz o percurso em um Niva 95, os 11 primeiros dias foram de muita chuva, mas não houve dificuldades, acredito que um L200 vá com tranqüilidade.

Caso queira ter uma idéia de minha viagem, visite o link abaixo:

http://girti.multiply.com/photos/album/7/Minas_Gerais_2006_-_Estrada_Real

Se quiser dicas sobre hospedagem, e outras, é só escrever!

[ ]s

RABUGENTO
03/01/2008, 08:41
A grande verdade é que já adquirimos 3 guias que não se completam nem ajudam como deveriam :(

Mesmo a ONG mais envolvida não tem detalhes. Compramos também um do SENAC, se não me engano.

Pena que o Google Earth ainda não tem fotos legíveis de todo o trecho principalmente no Estado de SP.

RABUGENTO
03/01/2008, 08:44
Girti,

Muitas comprinhas pelo caminho?

RABUGENTO
03/01/2008, 08:58
Posso dar apenas poucas dicas... Passei por este caminho há uns meses atras.
Não deixe de subir pela estrada que passa por Cunha, aproveite o parque (? esqueci o nome?!?) e depois passe pelo parque do Ibitipoca, em ouro preto... www.antiga.com.br (http://www.antiga.com.br) quem gosta de fora de estrada tem desconto...

Propagandas a parte, é um trajeto que eu devia ter feito em 2 ou 3 dias, mas brigando com a D. encrenca foi numa tocada só até não aguentar + dirigir e dormir numa espelunca beira de estrada...

Boia sorte e bom passeio, + 1 dica leve um mapa e não tenha medo de "pesquisar cada possibilidade" Lugar bonito por este caminho é o que não falta...

FELIZ 2008

André,

É sua essa pousada? Quero desconto de motorista :)

Podemos levar nossas mascotes? Bianca (poodle) e Clara (maltês), bem educadas e acostumadas a viajar com a família.

Girti
03/01/2008, 18:02
Girti,

Muitas comprinhas pelo caminho?

As normais: artesanato mineiro, lembranças para o pessoal de Sampa, cachaça, etc...

Para mim, valem mais as lembranças (ótimas, apesar dos primeiros 11 dias com chuva intermitente) da viagem e das pessoas que encontramos/reencontramos (havíamos feito uma viagem pela região em 1997), bem como as muitas fotos que tirei, que, no futuro, me deixarão "refazer" a viagem, bastando para isto pegar os álbuns de fotos da viagem. Meio antiquado, nos atuais tempos de fotos digitais, mas muito bom!

[ ]s

Girti
03/01/2008, 18:34

Rabugento, não sei se o mapa que estou anexando é decente :confused: , mas acho que poderá ser útil. :concordo:

Se você procurar na Internet (Google), tenho certeza de que irá encontrar outros mapas da ER.

Minha recomendação: prepare com calma um roteiro de viagem, dia a dia, deixando uns dias de reserva para alterações neste roteiro. Eu sempre faço isto em minhas viagens, é muito útil. Tenho um formulário em Excel, que você poderá utilizar, caso queira, neste caso, escreva em pvt, informando seu endereço, pois o forum não aceita anexos em Excel.

[ ]s

Girti
03/01/2008, 18:51
As normais: artesanato mineiro, lembranças para o pessoal de Sampa, cachaça, etc...

Para mim, valem mais as lembranças (ótimas, apesar dos primeiros 11 dias com chuva intermitente) da viagem e das pessoas que encontramos/reencontramos (havíamos feito uma viagem pela região em 1997), bem como as muitas fotos que tirei, que, no futuro, me deixarão "refazer" a viagem, bastando para isto pegar os álbuns de fotos da viagem. Meio antiquado, nos atuais tempos de fotos digitais, mas muito bom!

[ ]s

Esqueci de mencionar algo importante, nesta e em outras viagens: experimentar, sempre que possível, a comida regional. E, nem preciso dizer, em MG come-se MUITO bem! :-D :-D :-D

Alguns exemplos:

Conceição do Mato Dentro: deliciosa costela na "Costelaria Extouro" (com "x" mesmo);
S.Gonçalo do Rio das Pedras: canelone no "Angu Duro" (sei que o canelone não é mineiro, mas estava muuuuuuuito bom!);
Diamantina: fettuccine de jabuticaba com costelinhas de porco assada na jabuticaba, na "Trattoria La Dolce Vita"; frango ao molho pardo, na "Cantina Marinho";
Tabuleiro: pastel de angu, no "Restaurante Rupestre";
São José da Serra: delicioso suco gelado de cagaiteira, fruta da região;
Tiradentes: frango com orapronóbis no restaurante "Tempero da Roça";
Visconde de Mauá/Maringá: trutas, trutas e mais trutas :D

[ ]s

RABUGENTO
03/01/2008, 20:06
Não esquecendo o rocambole de Lagoa Dourada :)

Fábiodito
03/01/2008, 21:11
Pessoal:

Em Tiradentes tem um restaurante chamado estalagem do sabor lá tem um prato chamado "mané sem jaleco" e no Pau de Angu que fica na estrada real em tiradentes indo para bichinos, neste restaurante tudo é bom demais da conta. Se vc não gostarem manda que eu pago. To até com fome agora!!! abç!

RABUGENTO
04/01/2008, 08:24
André Veiga,

Voce não me respondeu se posso levar as meninas :)

Adicionei-o ao meu MSN...

vinidive
12/02/2009, 18:43
Enfim comprei meu primeiro 4x4. Ranger, meio velhinha, mas inteira, e daqui a 30 dias parto para a Estrada Real.
Terei 10 dias e quero fazer todo o percurso.
Dicas das melhores cidadezinhas?
Abraço
Vinidive

Girti
13/02/2009, 01:22
Enfim comprei meu primeiro 4x4. Ranger, meio velhinha, mas inteira, e daqui a 30 dias parto para a Estrada Real.
Terei 10 dias e quero fazer todo o percurso.
Dicas das melhores cidadezinhas?
Abraço
Vinidive

Vai depender do que você gosta de fazer! Por exemplo:

Cidades históricas: Ouro Preto, Mariana, Serro, Diamantina, etc...
Caminhadas: Seminário do Caraça, Lapinha da Serra, Serra do Cipó, Tabuleiro, São Gonçalo do Rio das Pedras, etc...

Abaixo, o roteiro percorrido por mim em 2006, ele poderá lhe dar uma idéia das distâncias a serem percorridas.

1o dia - São Paulo/Ouro Preto
Km inicial: 77.783 / Km final: 77.783 - 688 Km percorridos.
2o dia - Ouro Preto/Mariana/Ouro Preto
Km inicial: 77.783 / Km final: 77.817 - 34 Km percorridos.
3o dia – Ouro Preto/Caraça
Km inicial: 77.817 / Km final: 77.918 - 101 Km percorridos.
4o dia - Caraça
Km inicial: 77.918 / Km final: 77.918 - 0 Km percorridos.
5o dia – Caraça/Lapinha da Serra
Km inicial: 77.918 / Km final: 78.124 - 206 Km percorridos.
6o dia – Lapinha da Serra/Conceição do Mato Dentro
Km inicial: 78.124 / Km final: 78.243 - 119 Km percorridos.
7o dia - Conceição do Mato Dentro/São Gonçalo do Rio das Pedras
Km inicial: 78.243 / Km final: 78.354 - 111 Km percorridos.
8o dia – São Gonçalo do Rio das Pedras
Km inicial: 78.354 / Km final: 78.354 - 0 Km percorridos.
9o dia – São Gonçalo do Rio das Pedras/Diamantina
Km inicial: 78.354 / Km final: 78.389 - 35 Km percorridos.
10o dia – Diamantina
Km inicial: 78.389 / Km final: 78.459 - 70 Km percorridos.
11o dia – Diamantina/Tabuleiro
Km inicial: 78.459 / Km final: 78.642 - 183 Km percorridos.
12o dia – Tabuleiro/Serra do Cipó (ACM)
Km inicial: 78.642 / Km final: 78.730 - 88 Km percorridos.
13o dia – Serra do Cipó (ACM)/Serra do Cipó (S.José da Serra)
Km inicial: 78.730 / Km final: 78.768 - 38 Km percorridos.
14o dia – Serra do Cipó (São José da Serra)
Km inicial: 78.768 / Km final: 78.789 - 21 Km percorridos.
15o dia – Serra do Cipó (São José da Serra)/Tiradentes
Km inicial: 78.789 / Km final: 79.138 - 349 Km percorridos.
16o dia – Tiradentes
Km inicial: 79.138 / Km final: 79.138 - 0 Km percorridos.
17o dia – Tiradentes/Carrancas
Km inicial: 79.138 / Km final: 79.269 - 131 Km percorridos.
18o dia – Carrancas/Visconde de Mauá
Km inicial: 79.269 / Km final: 79.494 - 225 Km percorridos.
19o dia – Visconde de Mauá
Km inicial: 79.494 / Km final: 79.504 - 10 Km percorridos.
20o dia – Visconde de Mauá
Km inicial: 79.504 / Km final: 79.524 - 20 Km percorridos.
21o dia – Visconde de Mauá
Km inicial: 79.524 / Km final: 79.548 - 24 Km percorridos.
22o dia – Visconde de Mauá/São Paulo
Km inicial: 79.548 / Km final: 79.891 - 343 Km percorridos