PDA

Ver Versão Completa : Rádio portátil



Dinho_BH
19/12/2007, 16:05
Amigos,

Devo fazer uma viagem com alguns amigos que possuem rádio PX em suas viaturas. :dance:
Para não ficar de fora da brincadeira, estou à procura de algo barato e portátil, isto é, não queria instalar na viatura pois será usado muito pouco.

Utilizei a busca pelo forum mas, como sou iniciante de tudo, ficou difícil saber se o que encontrei seria "compatível" em nível de frequência de operação com o "PX comun" que eles vão usar.

Grato por qualquer contribuição.

Abraços.

_Jefferson_
19/12/2007, 19:35
Olá, existem HT (Hand Talk) que são px. No entanto, você deve ter cuidado pois ainda existe radios px que utilizam faixa diferente - AM ou apenas rádio do cidadão com 40 canais. Procure uma loja e vá com o rádio do seu amigo para testar antes de comprar.

Augustocesar
19/12/2007, 22:33
Amigos,

Devo fazer uma viagem com alguns amigos que possuem rádio PX em suas viaturas. :dance:
Para não ficar de fora da brincadeira, estou à procura de algo barato e portátil, isto é, não queria instalar na viatura pois será usado muito pouco.

Utilizei a busca pelo forum mas, como sou iniciante de tudo, ficou difícil saber se o que encontrei seria "compatível" em nível de frequência de operação com o "PX comun" que eles vão usar.

Grato por qualquer contribuição.

Abraços.


Dinho veja o preço do rádio midland PX móvel, que é instalado na viatura:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?id=62760001&site=MLB
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65888592-_JM

O HT PX tem preço parecido, mas uma fome de energia que você vai cansar de trocar pilhas nele, bem como o dinheiro que terá economizado na compra será gasto em pilhas e mais pilhas.:(
A recepção e transmissão dele deixa muito a desejar, além do fato de que ele não tem uma antena boa, quando ele não tem a antena telescópica que é ruim e horrível de usar dentro da viatura.
Entendo que se usar o PX a antena ideal é a maria mole, mas com seus 3 metros e tanto, ela fica meio desajeita nas nossas viatura, resta as outras externas que já vão servir para o gasto.

O PY é de qualidade superior, acho que o HT PY já é uma opção interessante, afinal ele já tem 5 w de potência, enquanto o PX móvel tem 4 w de potência.

Mas como o Engels já optou por PX, acho que esse pode ser o melhor.


Veja essa loja na argentina, tem os dois:
http://www.eltribunodejujuy.com.ar/brasil/01051-01058-00000-00000-00000-00000

Em viagens com várias viaturas o rádio é uma necessidade, imagine você ter que estar no visual a todo o momento, não saber se o companheiro teve pane ou parou??
Com o rádio, dependendo do equipamento, dá para manter contatos com até 50 km confiáveis, então, se um companheiro quizer parar, abastecer e seguir viagem, o comboio pode continuar andando e manter contato, basta ele tirar o atraso no pé.:)
Quando se busca endereços, ou hoteis, enfim, apesar das viaturas não ficarem juntas, a informação chega aos grupos.
Isso vale para essas grandes distâncias.
Abraços, esperando ter ajudado.
Augusto César "De Goiás"
SW4 93 "hoje tirei o guincho e o rabicho da viatura, ficou tão triste.:((

Dinho_BH
20/12/2007, 00:28
Jefferson, :concordo:

Grato pelo retorno.


Augusto, :concordo:

Valeu!! Vou pensar com carinho na possibilidade de um rádio móvel.

Ou, quem sabe, procurar (se é que existe) algum modelo com acessório do tipo "carregador veicular".

Quanto a antena...:pensativo: veremos o que encontro.

Qual "especificação" devo procurar nas informações técnicas de um PX? Isto é, se há algum "padrão" qual deve ser este para garantir a compatibilidade com outros rádios PX?

Conforme colocado pelo Jefferson, o que procurar para garantir esta compatibilidade?

Abraços.

Augustocesar
20/12/2007, 00:55
Olá, existem HT (Hand Talk) que são px. No entanto, você deve ter cuidado pois ainda existe radios px que utilizam faixa diferente - AM ou apenas rádio do cidadão com 40 canais. Procure uma loja e vá com o rádio do seu amigo para testar antes de comprar.

Jefferson e Dinho,

Acredito que os PX todos são AM e alguns também FM, mas o que precisamos é que seja AM, portanto sendo assim funciona.
O fato é que as caxolas pretas como os motoristas de caminhões falam são capazes de falar com todos, você pode procurar em lojas de caminhões próximo das BR´s que vai ter um técnico que mexe para os caminhoneiros e deixa tudo instalado e funcionando para você.
Se falar com os caminhoneiros é porque atende nossa necessidade.
Outra forma é procurar um técnico ou radio amador, que ele sabe o caminho das pedras.
O PX exige a estacionária dentro de parâmetros adequados, porque senão não funciona ou pode até queimar o rádio, quando se usa antenas e fios prontos, comprados com tamanho padrão essa estacionária pode estar adequada, mas se cortar o fio vai dar problema, então toma cuidado com isso.
Quando um técnico monta e mede a estacionária ele pode melhorar o conjunto fazendo cortes tanto no fio quanto na própria antena, mas isso é para quem sabe.

O PX não tem isso, não sofre os efeitos da estacionária.

Abraços,
Augusto "De Goiás"
SW4/93

Engels Kbça
20/12/2007, 13:42
Jefferson, :concordo:

Grato pelo retorno.


Augusto, :concordo:

Valeu!! Vou pensar com carinho na possibilidade de um rádio móvel.

Ou, quem sabe, procurar (se é que existe) algum modelo com acessório do tipo "carregador veicular".

Quanto a antena...:pensativo: veremos o que encontro.

Qual "especificação" devo procurar nas informações técnicas de um PX? Isto é, se há algum "padrão" qual deve ser este para garantir a compatibilidade com outros rádios PX?

Conforme colocado pelo Jefferson, o que procurar para garantir esta compatibilidade?

Abraços.

Dinho
Esses radios PX, até na beira da estrada a gente encontra pra vender, um usado sai baratinho, é só testar e mandar instala alí mesmo....:dance:

Murillus
11/01/2008, 15:47
Amigos,

Devo fazer uma viagem com alguns amigos que possuem rádio PX em suas viaturas. :dance:
Para não ficar de fora da brincadeira, estou à procura de algo barato e portátil, isto é, não queria instalar na viatura pois será usado muito pouco.




cara,

o meu radio é um radioamador tipo VHF que o povo tb chama de "PY"... eu nao instalei ele na viatura, ou melhor, eu nao fixei ele na viatura... ele fica preso somente com velcro... assim eu posso retira-lo de uma viatura para outra...

unica coisa que ficou fixa é a fiacao da antena e da energia... mas ate isso vc pode deixar solto, bastando usar uma antena com base de imã...
e se enjoar do radio vc vende...

outra coisa que vc deve pensar é que os HT tem curta duracao de bateria... 3 a 4 horas durante as trilhas... assim vc teria que ficar com ele o tempo todo no carregador portatil...

[]s

Dinho_BH
12/01/2008, 15:39
Murillus,

Grato pelo retorno. :concordo: :concordo: :concordo:

Abraços.

Gouveia
27/01/2008, 20:48
O PX não tem isso, não sofre os efeitos da estacionária.



Todo rádio transmissor precisa estar com o sistema irradiante (cabo e antena) adequado pra a frequencia que vai utilizar para não sofrer efeitos da ROE (Relação de Ondas Estacionárias) que deve estar entre 1 e 2 (ideal).

Um rádio PX Cobra de 40 canais AM é barato e vale o investimento para quem viaja e faz trilhas com outros carros junto. um HT de PX não vale a pena, imagine um Tijolo com uma antena de 2m nele!!! Ou no mínimo, comprar um par de Talk Abouts. Estes rádio operam em UHF (PX opera em HF e os "PYs" em VHF) e quanto maior a frequencia, menor a onda, menor a potência que precisam para ir mais longe. existem TA que tem 0,5W e outros com 2W (ilegais no Brasil, mas muitos usam).


abraços

PP5PD
PX5P4004

Nix
30/03/2008, 21:06
Eu também to procurando um rádio desses.

Eu preferia o ht porque vou usar em uma lancha, e quando guardo a lancha, é só levar embora, já me roubaram um cd player.
Ou será que dá pra fazer um esquema que dá pra colocar e tirar o px fixo rapidamente?? E levar ele embora comigo.

Engels Kbça
31/03/2008, 06:40
Eu também to procurando um rádio desses.

Eu preferia o ht porque vou usar em uma lancha, e quando guardo a lancha, é só levar embora, já me roubaram um cd player.
Ou será que dá pra fazer um esquema que dá pra colocar e tirar o px fixo rapidamente?? E levar ele embora comigo.

NIX
Existe um suporte que você pode titar o rádio facilmente, dá uma olhada aqui http://www.radiohaus.com.br/detalhes.asp?produto=75
O produto é MB-17A Suporte Móvel de Fácil Liberação do Rádio
Serve nos rádio ICOM.
Um abraço