Ver Versão Completa : Carburador S.U. venturi variavel
Boa tarde .
Alguem conhece o carburador de venturi variavel S.U.de fabricação inglesa, li em uma reportagem na ultima revista expecializada em opala, onde nos mostrava este carburador como muito mais eficiente que os 3E, e muito mais confiaveis e simples que quaklquer sistema de injeç]ão eletronica e carburador, segundo a mesma este carbura é utilizado em av´~oes e ultraleves, assim com os Jaguar, algumas Lotus, ou seja quase topos os carros ingleses.
Sua maior vantaqgem é favorecer o torque e a ecomonia podendo ser usado para perfornance.
Seu vendedor diz ser mais eficiente que os holley e os Webber, com a vantagem de uma ecomoni surpreedente em relação a estes.
Alguem conhece, seria tudo isto???
Onde vc viu estes carburadores pra vender? aqui no Brasil?
Unica experiencia com eles foram os SU que vinham em Doginho(Podge Polara), que na verdade é um Hilman inglês montado pela Dodge, dai eles usarem carburadores ingleses.
O problema é que ninguém sabia mexer naquilo direito por falta de informação, hj com a internet a coisa fica mais fácil, eu acho.
Vi na revista Opala e cia n 12.
Os tecnicos que os vendem são Danilo Josè Ferrari e Luis Marinelli Neto, contato (011) 32087152.
Na materia foi instalado em uma Caravam a alcool completamente original, este carburador, ela fazia 4 km/l antes , agora faz 5,5 Km/l em uso urbano em São Paulo e chegando a 7 km/l na estradaou seja uma melhora de 37,5%.
O torque passou a surjir com ( 29m.kgfs) 1.800 rpm antes 2.400rpm.
E ainda o carburador Zero preparado para rodar com alcool, com a frange de adaptação e filtro esportivo e mão de obra instalado sai por R$ 1.500,00.
Será que vale realmente a pena, se for feito uma boa parte eletrica e uma melhora no taxa de compleção se tormaria um motor muito esperto e ecomonico.
Alguem teria mais informações.
O motor da revista era completamente original , imaginem com um taxa de +ou - 12:1, com uma boa bobina quem sabe gol Mi, boas velas, ventoinha eletrica, bomba de combustivel eletrica, um escape dimencionado.
O que mais me chamou a atenção, é o melhor aproveitamento do combustivel com uma queima mais es´perta, ou seja maior velocidade com que o combustível entra na camara de combustão, causando uma melhor resposta, com uma aceleração mais linear e ainda muitas possibilidades de preparação.
Ah, sei lá. Acho muito bom pra ser verdade, além de muito caro.
Ainda mais que carburador nenhum é mais eficiente que injeção.
Tem que ver tbém como fizeram estes testes comparativos. torque e potencia antes e depois, consumo etc, pq como os caras tão vendendo o produto deles é muito comum puxar a brasa pra sardinha deles.
Não conheço esta revista, mas a maioria destaspublicações novas, ainda mais de preparação automotiva, parecem estar cada vez piores e pouco compromissadas.
arlei_vitara
20/12/2007, 16:28
Carburador SU....................putz, sei não, isso é coisa do passado.
Lembro de uma disciplina do curso de engenharia mecânica (faz teeeeempo.............) que tratava de motores (acho que era máquinas térmicas) onde o professor explicava detalhadamente o princípio de operação e funcionamento dos tais carburadores de venturi variável ou SU (obviamente esqueci tudo, não lembro mais nada..........hehehe).
O que é certo é que ficam bonito pacas instalados num motor "in-line six" do Jaguar E-type, ou outros esportivos ingleses. Aqui no BR o Dodge Polara usava, e só. Sei que dava bastante pepino pq. ninguém sabia mexer, muitos trocaram por carburações nacionais.
Agora, quanto a ser esta maravilha toda, sei não.........se fosse tudo isso mais gente usava, porque só os ingleses ??? Nunca vi carro americano, italiano, francês ou outro usando SU..........
Que eu saiba saiu em mais veículos...landau 302 automático.
É uma evolução do carburador...com certeza é melhor...mas agora explicar como...
Pouca gente conhece-o.
Abs
Será que é isto tudo, como seria seu real funcionamento, segundo a resvista que não é de preparção e sim de opala em geral o teste foi em dinamometro.
Desconfiei sim destes valores.
Só quero saber se alguem já usou ou entende a respeito deste carburadores, sei que são amplamente utilizados em motocicletas, honda, yamaha, ducatti, triunf, cagiva, as antigas ariel, norton, nas anbretas.
E ainda, nos esportivos inglese, e nos Land Rover, a gasolina.
se carburador SU fosse bom mesmo, obvio seriam os mais usados, porem sao pouqiussimos carros que o usam. vou mais longe, se fosse bom mesmo, p/ que os fabricantes investiriam uma fortuna p/ usar IE? ele pode ter sido BOM a 30 anos atras, mas hj qualquer IE simplezinha é melhor.
conforme foi citado.. pelo custo de 1.500,00 vc coloca uma injecao eletronica em qualquer motor. dando o exemplo do GM250, nao é mais barato e muito mais eficiente colocar uma IE do omega/silverado nele nao?
T+
Beto Lacerda
25/12/2007, 21:13
Não gosto de carburadores , mas esse SU é mesmo interessante.
resta saber seu comportamento em inclinações ...
se eu tivesse um jeep 4 cil carburado eu experimentaria o do dodginho ...
para motores maiores creio que só com 2 para não estrangular
ao menos é barato
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67296681-carburador-su-original-do-dodge-polara1800-remanufaturado-_JM
e barato de manter tb
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67175014-_JM
e seu funcionamento é muito , muito mais simples que de um bura comum
http://en.wikipedia.org/wiki/SU_carburetor (é em ingles , num achei na em portugues)
[]'s
dalmo cruz torres
25/12/2007, 22:20
O carburador do polara não era um a pistão?
Amigos,
Esse carburador é muito superior aos comuns...mas agora comparar com IE??Não tem comparação... É um conceito totalmente diferente.E também existem muitos sistemas eficiecientes que se usam em todos o veículos por diversos motivos,pricipalmente de CUSTO!
Abs
Luciano SHAKALL
26/12/2007, 14:59
"... http://en.wikipedia.org/wiki/SU_carburetor (é em ingles , num achei na em portugues)..."Segue a "matéria" da WIKIPEDIA traduzida pelo "FOX LINGO":
Carburadores de SU (nomeado para União de Skinners, a companhia que os produziu) era um tipo de carburador geralmente dos variants do tipo mas do downdraught do sidedraught foram usados em alguns carros pre-war. Foram usados extensamente em Ingleses (Austin, Morris, Triunfo, Magnésio) e sueco (Volvo, Saab 99) automóveis para muito do vigésimo século. Projetado originalmente e patenteado perto Skinner de George Herbert em 1905, remanesceram em carros da produção completamente a 1995 no Mini por que hora tiveram a parte tornada do grupo de Rover. São manufaturados agora por sistemas de combustível de Burlen principalmente para o mercado clássico do carro. Hitachi carburadores também construídos baseados no projeto de SU que foram usados no Datsun 240Z, Datsun 260Z e outro Datsun Carros. Quando estes olharem o mesmo, são diferentes bastante que agulhas (veja abaixo) é a única parte que cabe ambos.
Os carburadores de SU caracterizaram uma variável venturi controlado por a pistão. Este pistão tem afilado, cónico haste metering (consultada geralmente como a uma “agulha”) essa ajustes dentro de um orifício (“jato”) que admita combustível na corrente de ar que passa através do carburador. Desde que a agulha é afilada, porque se levanta e quedas onde abre e se fecha a abertura no jato, regulando a passagem de combustível, assim que o movimento do pistão controla a quantidade de combustível entregada, dependendo da demanda do motor.
O fluxo do ar através do venturi cría reduzido de estática pressão no venturi. Esta gota de pressão é comunicada ao lado superior do pistão através de uma passagem de ar. O lado de baixo do pistão está aberto à pressão atmosférica. A diferença na pressão entre os dois lados do pistão tende a levantar o pistão. Opondo isto seja o peso do pistão e a força de uma mola que seja comprimida se levantar do pistão. Porque a mola se está operando sobre uma parte muito pequena de sua escala possível da extensão, sua força é aproximadamente constante. Sob o estado constante condiciona o ascendente e para baixo as forças no pistão são iguais e opostas, e o pistão não se move.
Se o fluxo de ar no motor for aumentado - abrindo a placa do regulador de pressão (consultada geralmente como à “borboleta”), ou permitindo que os revs do motor se levantem com a placa do regulador de pressão em um ajuste da constante - a gota de pressão no venturi aumenta, a pressão acima do pistão cai, e o pistão está sugado para cima, aumentando o tamanho do venturi, até que a gota de pressão no venturi retorne a seu nível nominal. Similarmente se o fluxo de ar no motor for reduzido, o pistão cairá. O resultado é que a gota de pressão no venturi remanesce a mesma não obstante a velocidade do fluxo de ar - daqui “o depression constante conhecido” para os carburadores que se operam neste princípio - mas das ascensões do pistão e cai de acordo com a velocidade do fluxo de ar.
Desde a posição do pistão controla a posição da agulha no jato e assim a área aberta do jato, quando o depression no venturi que suga o combustível fora da constante do remains do jato, a taxa da entrega do combustível for sempre uma função definitiva da taxa da entrega de ar. A natureza precisa da função é determinada pelo perfil da agulha. Com a seleção apropriada da agulha, a entrega do combustível pode ser combinada muito mais pròxima às demandas do motor do que é possível com o carburador mais comum do fixo-venturi, um dispositivo inerente inaccurate cujo o projeto deva incorporar muitos fudges complexos para obter a exatidão usable de se abastecer. As circunstâncias bem-controladas sob que o jato se está operando também fazem possível obter bom e consistente atomização do combustível sob todas as circunstâncias operando-se.
Esta natureza self-adjusting faz a seleção do diâmetro máximo do venturi (colloquially, mas inaccurately, consultado a como do “o tamanho bloqueador”) muito mais menos crítica do que com um carburador do fixo-venturi. Um carburador two-inch de SU é um dispositivo útil a ter na oficina ao experimentar com os motores, porque é possível o aparafusar em mais ou menos todo o motor e no motor, se na ordem boa, estourar na vida sem a necessidade para ajustes complexos do carburador a começar começar.
Para impedir movimentos erráticos e repentinos do pistão é umedecido pelo óleo claro em a freio amortecedor, que requer o topping periódico acima. Umedecer-se é asymmetrical; resiste pesadamente o movimento ascendente do pistão. Isto serve como o equivalente do “de uma bomba accelerator” em carburadores tradicionais temporariamente aumentando a velocidade do ar através do venturi, assim aumentando o richness da mistura.
A beleza do SU encontra-se em seus simplicity e falta de jatos múltiplos e facilidade do ajuste. O ajuste é realizado alterando a posição começar do jato relativo à agulha em uma multa parafuso. Na primeira vista, o princípio parece carregar uma similaridade àquela usada em muitos motocicletas onde a posição principal da agulha é levantada e abaixada por uma conexão direta ao cabo do regulador de pressão melhor que indiretamente pelo depression no venturi. Entretanto, esta similaridade aparente é enganadora. O pistão em um motocicleta-tipo carburador é controlado pelas demandas do cavaleiro melhor que pelas demandas do motor, assim que metering do combustível é inaccurate a menos que a motocicleta estiver viajando em uma velocidade constante em um ajuste constante do regulador de pressão - as circunstâncias que são encontradas raramente exceto em motorways. Este inaccuracy resulta em desperdiçar do combustível, particularmente porque o carburador deve ser ajustado ligeiramente rico para evitar leanness prejudicial sob circunstâncias transientes. Para esta razão Japonês os fabricantes da motocicleta cessaram de caber carbs da corrediça e substituíram os carbs do constante-depression que são essencialmente SUs japonês diminuto. É também possível - certamente, fácil - adaptar um carburador de SU a a bicicleta isso foi manufaturado originalmente com um carburador da corrediça, e obtem desse modo melhorado economia de combustível e comportamento low-speed mais tractable.
O único downside real do carburador constante do depression está em aplicações do desempenho elevado. Desde que confia no fluxo de ar de restrição a fim produzir o enriquecimento durante o acceleration, a resposta do regulador de pressão falta o perfurador. Pelo contraste, o projeto fixo do bloqueador adiciona o combustível extra sob estas circunstâncias usando sua bomba do accelerator.
Claro que a tradução não é perfeita (nenhum "Tradutor on-line" é) e o Wikipedia não é a fonte mais confiável do mundo, mas.... Bom, tá aí! :concordo:
[]'s
fabiano carraro
26/12/2007, 19:06
:pensativo:A ate que deu pra ç atrapalhar um pouquinho mais .:mrgreen: este principio me pareceu familiar aos bura de motos,ou to errado???????
Maia-hunter
29/02/2020, 10:30
Desculpem desenterrar o tópico, mas assistindo recentemente os vídeos da reforma do Jeep da Bianca, do Tonela, me deparei com esta adaptação que eu desconhecia. Consegui um SU aparentemente completo e em bom estado, e estou com vontade de eu mesmo fazer a adaptação, mas as pesquisas iniciais mostraram que é uma adaptação muito difícil, complexa, que somente o Sr Danilo estaria apto à faze-la etc. Bom, minha curiosidade é sobre quais exatamente seriam estas dificuldades ou complexidades. No momento estou em dúvida se compensa modificar a posição original de como ele funcionava, como foi feito no Jeep do Tonela ou adaptar o falange para que o carburador funcione em sua posição original.
Mais algum amigo fez esta adaptação?
Grande abraço!
Maia-hunter
24/03/2020, 20:00
Boa Noite,
Retornando só pra registrar, montei o carburador SU no BF161, mantive inicialmente a configuração original, somente colocando uma mola nova original no pistão. Optei por uma posição intermediária entre a adaptação que o Tô nella usou e a posição original de funcionamento do carburador no Polara. Fiz um flange a 45°, o que me deu espaço para trabalhar e não precisei obrigatoriamente alterar o compartimento de óleo. O resultado foi melhor do que eu esperava, aceleração suave, sem buracos e senti o Jeep ligeiramente mais forte. O consumo passou de 6km/l para 8km/l na estrada. Na cidade ficou em torno de 4,5. Não lembro quanto estava antes.
Depois de uns bons km de teste, apenas fiz a adaptação do reservatório externo de óleo, só por praticidade, não notei diferença no desempenho.
xibiu!!!
24/03/2020, 20:08
Boa Noite,
Retornando só pra registrar, montei o carburador SU no BF161, mantive inicialmente a configuração original, somente colocando uma mola nova original no pistão. Optei por uma posição intermediária entre a adaptação que o Tô nella usou e a posição original de funcionamento do carburador no Polara. Fiz um flange a 45°, o que me deu espaço para trabalhar e não precisei obrigatoriamente alterar o compartimento de óleo. O resultado foi melhor do que eu esperava, aceleração suave, sem buracos e senti o Jeep ligeiramente mais forte. O consumo passou de 6km/l para 8km/l na estrada. Na cidade ficou em torno de 4,5. Não lembro quanto estava antes.
Depois de uns bons km de teste, apenas fiz a adaptação do reservatório externo de óleo, só por praticidade, não notei diferença no desempenho.
Caro Maia-hunter.
Muito legal e importante ter retornado ao tópico para comentar os testes e seus resultados.:curtir:
Abraço;
Maia-hunter
27/03/2020, 09:47
Caro Maia-hunter.
Muito legal e importante ter retornado ao tópico para comentar os testes e seus resultados.:curtir:
Abraço;
Obrigado!
Do celular eu não estava conseguindo colocar foto, mas do PC acho que vai. depois disso eu adaptei um tubinho pro óleo, mas só por praticidade, pois o sistema consome um pouco do óleo conforme trabalha.
571657571658
Para usar esta disposição, a única modificação além do flange a 45º foi soldar este braço no lado oposto para o acelerador. não cortei o outro lado, porque estou usando a mola nele, e caso precise usar o carburador antigo é só trocar.
Inspetor Gambiarra
15/02/2021, 12:41
Esqueça carburador SU, stromberg, HITACHI... Coloque dois carburadores Koso de moto 34mm que você vai ver o que é economia e potência.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.