Ver Versão Completa : Jeep com motor de opala (GM151) - Dúvidas de um novato.
Francisco Maciel
19/12/2007, 12:58
Olá amigos, sou novato aqui no forum e esta é minha primeira mensagem.
Eu acabei de comprar um um Ford/Willys CJ-5 1975, com a seguinte configuração: Motor de opala 4cc, câmbio de C-10 3 marchas, towbar, gaiola, freio a disco nas 4 rodas, pedaleiras suspensas, hidrovacuo,rodas de F1000, pneu frontiera 16X750. A carroceria tá um pouco judiada (como é possível ver na foto em anexo), precisando de uma reforma, mas já comprei uma melhor pra reformar.
Depois de todo esse bla, bla, bla, minhas dúvidas são as seguintes:
01) Essa configuração do meu jeep é boa? Pra qual tipo de trilha eu posso usar ele?
02) Depois da reforma da carroceria pretendo usa-lo na cidade também. O câmbio de 3 marchas da C-10 não vai ficar muito amarrado?
03) Eu paguei R$10.000 no jeep aqui em Manaus. Paguei caro?
04) O motor que eu to usando, como já disse, é um de opala 4cc de cor cinza, movido a gasolina. Esse motor de cor cinza não era originalmente a alcool?:shock:
Amigos, por favor peço que me ajudem com essas dúvidas pois como é o meu primeiro jeep e ainda não fiz nenhuma trilha com ele, eu tenho medo de ter feito um péssimo negócio e de repente ter comprado um carro com o motor transformado, daí eu não o quanto isso mudaria o desempenho e a vida útil desse motor.
Me desculpem se falei alguma bobagem, mas sou marinheiro de primeira viagem.
Abrços a todos. :concordo:
Olá amigos, sou novato aqui no forum e esta é minha primeira mensagem.
Eu acabei de comprar um um Ford/Willys CJ-5 1975, com a seguinte configuração: Motor de opala 4cc, câmbio de C-10 3 marchas, towbar, gaiola, freio a disco nas 4 rodas, pedaleiras suspensas, hidrovacuo,rodas de F1000, pneu frontiera 16X750. A carroceria tá um pouco judiada (como é possível ver na foto em anexo), precisando de uma reforma, mas já comprei uma melhor pra reformar.
Depois de todo esse bla, bla, bla, minhas dúvidas são as seguintes:
01) Essa configuração do meu jeep é boa? Pra qual tipo de trilha eu posso usar ele?
02) Depois da reforma da carroceria pretendo usa-lo na cidade também. O câmbio de 3 marchas da C-10 não vai ficar muito amarrado?
04) O motor que eu to usando, como já disse, é um de opala 4cc de cor cinza, movido a gasolina. Esse motor de cor cinza não era originalmente a alcool?:shock:
Amigos, por favor peço que me ajudem com essas dúvidas pois como é o meu primeiro jeep e ainda não fiz nenhuma trilha com ele, eu tenho medo de ter feito um péssimo negócio e de repente ter comprado um carro com o motor transformado, daí eu não o quanto isso mudaria o desempenho e a vida útil desse motor.
Me desculpem se falei alguma bobagem, mas sou marinheiro de primeira viagem.
Abrços a todos. :concordo:
Fala chico, blz, seja bem vindo ao forum. Bem, pelo que vi na foto, seu jipe está dez viu, principalmente porque todo jipe que vejo o dono falar se tá bom ou ruim, eu mostro o meu quando comprei, aí ele tira sua comparações:-D. Bem Pra mim, o motor de opala é um otimo motor pro jipe, principalmente pra aqueles jipeiros que querem utilizar a viatura na cidade tb, para um passeio e de vez em quando, trilhas leves.Vc perguntou se seu motor era a álcool, isso não sei te dizer, mas se ele era, e hj está a gasolina, não vejo problema, desde que a transformação tenha sido bem feita e tudo tenha sido trocado pra motor a gasolina, principalmente carburador, se não aja gasosa. Pelo preço que vc pagou, achei o preço justo, claro, pela foto que vc colocou no site. Claro que o jipe sempre tem alguma coisa pra arrumar, modificar, adaptar, melhorar, mas isso é normal, se não, não é jipe. O cambio da C10 é um bom cambio, e por ser 3 marchas, acredito que ele possua relação alongada, portanto, a questão de fazer consumir mais ou não, vai ser seu pé meesmo. No mais, todo carro que é comprado deve ser todo revisado, sendo jipe ou não. E por ser jipe, mais atenção ainda, pois se trata de um veiculo antigo, e quanto mais cuidado e zêlo, melhor, pois é vc que vai andar nele né, então não vai querer ver ele parando na primeira esquina. Bem, parabéns pela aquisição, e surgindo mais duvidas, apareça aqui, tem muita gente boa por aqui.
Abração!
Francisco Maciel
19/12/2007, 15:00
Muito obrigado GBarros. Ja andei dando umas voltas nele, subindo uns barranquinhos de meio metro, mas nada de trilha. O único problema que eu percebi é que a reduzida dele acaba soltando com facilidade. Ainda não sei como resolver isso, mas vou continuar estudando pra resolver esse problema. Se souber como, por favor me fale.
Ronaldo B.
19/12/2007, 15:45
Essa configuração é boa, desde que as adaptações tenham sido bem feitas, com um pouco de experiência vc consegue fazer desde uma trilha leve até uma média com essa configuração, mais que isso depende do estado geral do jipe e principalmente do modelo de pneus e tipo de trilha que vc vai fazer.
Eu particularmente não gosto de cambio 3 marchas, apesar de ser robusto, prá andar no asfalto acho muito ruim, nas subidas primeira marcha é pouco e quando passa prá segunda perde força.
Se a documentação estiver em dia não pagou caro, pelo contrário, se comparar com os preços praticados em São Paulo, pagou barato.
04) O motor que eu to usando, como já disse, é um de opala 4cc de cor cinza, movido a gasolina. Esse motor de cor cinza não era originalmente a alcool?
Que eu saiba, o motor cinza foi o último modelo a ser produzido para o Opala e Caravan, e tinha tanto a alcool quanto a gasolina, então pelo fato de ser cinza, não significa necessariamente que o motor era álcool e foi convertido pra gasolina.
Do resto, boa sorte com o jipão e se precisar é só perguntar. :concordo:
[]´s
Bruno Pedra
19/12/2007, 15:46
francisco, tem uns parafusos na caixa de redução que precisam ser apertados para que sua alavanca pare de voltar ao neutro, isso acontecia com o meu tambem, se as molas nao estiverem cansadas ou as engrenagens comprometidas vai resolver seu problema.
Francisco Maciel
19/12/2007, 16:30
Amigos, obrigado pelas respostas, estão sendo bem úteis. Fico muito feliz pela compra que fiz, pois como eu não tenho experiencia com jeep, achei que de repente eu tinha dado um tiro no escuro. O jeep tá todo documentado, incluse essa alteração do motor original para o motor GM.
Vou só esperar a carroceria nova ir pra lanternagem e pintar com uma cor nova. Tava pensando em substituir essa cor vermelhar por um verde limão e desenhar um Hulk no capô, com a segunte frase: "HULK ESMAGA!" :mrgreen:. Taí o nome do jipão KULK. Hehehehehehe.
Thiago Serpa
19/12/2007, 23:03
Bem vindo a turma!! A escapada da alavanca da reduzida pode ser em virtude dos calços, sua viatura parece que tem eles altos (eu tive esse problema), com isso na torção do jeep numa subida, pode ser que a carroceria esteja tirando a alavanca da reduzida do ponto de engate... Observe quando tiver numa subida ou num trecho acidentado. A solução... Esmerilhar o buraco por onde passa a alavanca!! O motor GM 151 é muito bom, manutenção barata, vc vai curtir!!
Francisco Maciel
20/12/2007, 12:29
Obrigado, Thiago. O pessoal aqui do forum é muito bacana e prestativo.
Quanto aos calços da minha carroceria, eu pretendo troca-los,pois o antigo dono fez eles de pedaços de pneu, pretendo colocar calços de poliuretano ou até mesmo pegar os coxins de motor de opala e usa-lo como calços da carroceria, basta abrir um furo no local do parafuso. Eu já vi uns dois jeeps aqui em Manaus com esse tipo de calço, a carroceria fica alta e sai mais barato que o poliuretano.
Tem um camarada aqui em Manaus que tem uma oficina só pra jeep e ele me disse que faz um sistema que elimina uma das alavancas da reduzida, eliminando também o risco de ficar toda hora escapando. Só que eu não sei o quanto isso é confiavel.
vavarusso
29/07/2011, 10:40
Bom dia pessoal!
Estou pra adquiri um jeep e nele quero adaptar um motor GM 151 com cambio do chevete 5m acoplado a T-Case original. Bem, a minha dúvida é: O que devo fazer para localizar o ponto exato dos novos suportes. Me ajudem!
Abraços
otavio_gomes
29/07/2011, 15:18
Obrigado, Thiago. O pessoal aqui do forum é muito bacana e prestativo.
Quanto aos calços da minha carroceria, eu pretendo troca-los,pois o antigo dono fez eles de pedaços de pneu, pretendo colocar calços de poliuretano ou até mesmo pegar os coxins de motor de opala e usa-lo como calços da carroceria, basta abrir um furo no local do parafuso. Eu já vi uns dois jeeps aqui em Manaus com esse tipo de calço, a carroceria fica alta e sai mais barato que o poliuretano.
Tem um camarada aqui em Manaus que tem uma oficina só pra jeep e ele me disse que faz um sistema que elimina uma das alavancas da reduzida, eliminando também o risco de ficar toda hora escapando. Só que eu não sei o quanto isso é confiavel.
Francisco,
O motor do Opala é bastante elástico e mesmo com apenas 3 marchas, não há o problema de faltar potência na passagem das marchas. Se você tiver paciência para manter a velocidade adequada, o seu jeep será muito econômico (cerca de 10km/l)
O cambio usado é quase inquebrável e foi durante muito tempo a melhor opção para se colocar no Jeep. As suas engrenagens são enormes quando comparadas às originais do Jeep.
O uso de calços feitos de pneus ou de borracha de correia transportadora é adequado. O que é muito importante é que a carroceria seja preso por um parafusos que atravessem a lata, o calço e o suporte no chassis. O uso de coxins de motor pode ser perigoso! Os coxins separtem e ficam as duas metades presas à lataria e ao chassis mas com a lataria separada do chassis.
Um bom ajuste nas alavancas da caixa de transferência devem acabar com as escapadas, enquanto não corrigir esse problema, peça a seu zequinha que segure as alavancas para que ela não se soltem.
Um abraço,
Otávio
CJ3A em Lagoa Santa - MG
vavarusso
30/07/2011, 18:39
Bom dia pessoal!
Estou pra adquiri um jeep e nele quero adaptar um motor GM 151 com cambio do chevete 5m acoplado a T-Case original. Bem, a minha dúvida é: O que devo fazer para localizar o ponto exato dos novos suportes. Me ajudem!
Abraços
Alguém poderia contribuir, informando: material, distancia, formato, fotos e experiencias...
Desda já grato.
Vavá Russo
4X4GARAGE
31/07/2011, 09:56
vc ja determinou o cambio ?qdo determinar ajudo voce a acertar os angulos do motor!!!
[]s
Alguém poderia contribuir, informando: material, distancia, formato, fotos e experiencias...
Desda já grato.
Vavá Russo
Vavarusso, modificações como essa são complicadas e você vai solucionar muitos imprevistos na hora da montagem mesmo. Os calços do motor voce terá que calcular mais ou menos uma distancia segura pro radiador. Como não sei se o seu jeep está com motor BF ou OHC, mas acredito que nenhum dos locais aonde estão os calços destes, irão dar certinho no motor do opala, vc terá que montar novos calços no chassi. Procure alguem que saiba o que está fazendo, pois ver o motor caindo debaixo do jeep, deve ser bem feio. Lembrando que como voce quer colocar o cambio do chevette, o conjunto motor+cambio+reduzida irá ficar mais longo que o normal, então atente para que não fique muito pra trás o conjunto, pois as alavancas retraem um pouco do local original, mas nada de assustar. Pra compensar essa diferença, tirei a ventoinha original do opala (mecanica) e instalei uma eletrica com motor bem curto. O radiador eu comprei outro mais fino também. Bom, as fotos voce pode pesquisar no topico de instalação do cambio do chevette no motor do opala, lembrando também que irá gastar com a flange que acopla o cambio com a reduzida, que pelo preço do mercado, anda com o preço meio salgado. Aconselho vc estudar a forma de fazer uma baseado nos desenhos das mais simples. Eu fiz a minha, e nunca quebrou, e acho que demorará, pois reforcei varios setores da que vi na net. Bom, adaptações a gente só aprende fazendo. Peço que qualquer coisa que for fazer no seu jeep que alguem for fazer a vc, veja montando, pois é bom saber porque, as vezes, não deu certo, quebrou, ou pode melhorar posteriormente.
vavarusso
31/07/2011, 13:04
GBarros, muito grato às suas explicações claras. Pois entao devo está com tudo pronto (radiador+motor+caixa+flange+reduzida) pra poder marcar onde vai ficar os calços. É isso mesmo? E se um cardan ficar longo e outro curto????
vavarusso
31/07/2011, 13:12
vc ja determinou o cambio ?qdo determinar ajudo voce a acertar os angulos do motor!!!
[]s
Sim, Edison, to em negociação com "outro" cj5 66 com motor Bf. Só que to querndo comprar sem o motor e sem o câmbio, pois além de eu nao quereer esse tipo de motor ele esta fumando. Quero o meu Jeep com motro de opala 4 cilindros cambio 5m chevete e a reduzida original. Pulvirizei aqui pra ve o que a galera diz, qe é importante, mas sei que vc vai me ajudar. E agradeço por isso.
Sim, Edison, to em negociação com "outro" cj5 66 com motor Bf. Só que to querndo comprar sem o motor e sem o câmbio, pois além de eu nao quereer esse tipo de motor ele esta fumando. Quero o meu Jeep com motro de opala 4 cilindros cambio 5m chevete e a reduzida original. Pulvirizei aqui pra ve o que a galera diz, qe é importante, mas sei que vc vai me ajudar. E agradeço por isso.
Porque não compra logo completo, passa ele pro seu nome e depois coloca o motor do opala, legalizando no seu nome? Acredito que assim possa diminuir a burocracia na troca do motor. Em relação ao cardan que vc perguntou, não esquente com eles ainda. Eles são as ultimas peças a serem medidas, criadas e montadas. O cardan dianteiro geralmente fica mais longo, ao contrário do traseiro, que diminui pela metade. De preferencia, monte tudo isso sem a carroceria, vai facilitar e muito a adaptação. O suporte central de sustentação da reduzida mudará de lugar, o que fará que seja refurado em outro lugar o ponto de parafusamento desta peça. Se vc tiver tudo já montado, não acho uma adaptação muito dificil, só acho que deva ser feita bem minuciosamente e sem pressa, pois se ela quebrar em algum lugar, seja por má montagem ou outro fator que leve a uma fragilidade do sistema, vai dar uma grande dor de cabeça, além de poder deixar vc na rua sem tração. Leia o topico dessa montagem como lhe falei que irá te ajudar bastante.
vavarusso
01/08/2011, 11:21
Porque não compra logo completo, passa ele pro seu nome e depois coloca o motor do opala, legalizando no seu nome? Acredito que assim possa diminuir a burocracia na troca do motor. Em relação ao cardan que vc perguntou, não esquente com eles ainda. Eles são as ultimas peças a serem medidas, criadas e montadas. O cardan dianteiro geralmente fica mais longo, ao contrário do traseiro, que diminui pela metade. De preferencia, monte tudo isso sem a carroceria, vai facilitar e muito a adaptação. O suporte central de sustentação da reduzida mudará de lugar, o que fará que seja refurado em outro lugar o ponto de parafusamento desta peça. Se vc tiver tudo já montado, não acho uma adaptação muito dificil, só acho que deva ser feita bem minuciosamente e sem pressa, pois se ela quebrar em algum lugar, seja por má montagem ou outro fator que leve a uma fragilidade do sistema, vai dar uma grande dor de cabeça, além de poder deixar vc na rua sem tração. Leia o topico dessa montagem como lhe falei que irá te ajudar bastante.
Muito obrigado GBarros, nao tinha pensado nisso e estou meio desconfiado pois ele é do Ceará e nao está no sistema detran. E se o dono já tiver morrido?
Vejam só o motor que está nele é o que já foi de uma F75, que nao está muito bom, por isso queria sem o motor pra ficar mais barato, já que quero comprar o GM151. E aí tem problemas para regularização? Acho que o motor sendo o BF 161 não terá problemas. É assim mesmo?
Muito obrigado GBarros, nao tinha pensado nisso e estou meio desconfiado pois ele é do Ceará e nao está no sistema detran. E se o dono já tiver morrido?
Vejam só o motor que está nele é o que já foi de uma F75, que nao está muito bom, por isso queria sem o motor pra ficar mais barato, já que quero comprar o GM151. E aí tem problemas para regularização? Acho que o motor sendo o BF 161 não terá problemas. É assim mesmo?
Aqui no DF é complicado esse negocio de trocar de motor. Eles mandam mesmo pra inspeção técnica, e aí vai mais uma grana pra a inspeção, que não sai por menos de 200,00/300,00 reais. Se voce vai comprar sem motor, pois o motor que está nele já está enrolado, por ser de outro veiculo, veja no detran primeiro a situação do jeep, taxas e pendencias financeiras junto ao orgão, e procure saber sobre a transferencia pro seu nome já com o novo motor. E falando nisso, já que vai trocar o motor, porque não coloca logo um injetado, por exemplo, um motor de S10 4cc, vectra 2.2, pois são motores melhores e mais modernos. A adaptação é quase a mesma no cambio do chevette e, se for ver, vc vai gastar pouca coisa a mais, mas vai ter um conjunto muito bom no seu jeep. Claro, o motor do opala é muito bom, até porque tenho um em meu jeep, mas injetei ele a pouco tempo, e se eu tivese dinheiro pra montar do zero, como vc vai fazer, eu compraria um motor mais moderno. Eu só injetei o meu porque já tinha todo o conjunto completo montado no jeep, e sairia muito mais caro trocar o motor, caixa e adaptações, do que somente injetar o motor. è o tal do custo x beneficio. Hj estou muito feliz com tudo, me atende muito bem.
juleymar73
03/08/2011, 00:48
Amigos to prescisando de uma luz aqui , a caixa de chevete 5m encaixa no motor de opala sem adaptaçao? qual capa seca uso do opala ou chevete? um motor desses em um jeep comessa caixa chega em que autonomia em consumo com gasolina ?
Renan Folly
03/08/2011, 21:09
[QUOTE=otavio_gomes;1494292]Francisco,
O motor do Opala é bastante elástico e mesmo com apenas 3 marchas, não há o problema de faltar potência na passagem das marchas. Se você tiver paciência para manter a velocidade adequada, o seu jeep será muito econômico (cerca de 10km/l)
Quê? O meu não faz nem 4
[QUOTE=otavio_gomes;1494292]Francisco,
Quê? O meu não faz nem 4
Tem algo muito errado aí Renan, o meu arranha uns 8km/l tranquilamente, isso com caixa de 5 marchas e pneus 35"
vavarusso
28/02/2012, 18:36
[]s
Caro Edisom Chivante o cambio e o 5m chevete.
4X4GARAGE
29/02/2012, 07:56
Caro Edisom Chivante o cambio e o 5m chevete.
sem problemas,principalmente pelo tamanho dos pneus que voce vai usar!!!tem que ser cambio de chevette com cx seca /moringa e piloto do opala5m!
[]s
vavarusso
04/03/2012, 21:18
sem problemas,principalmente pelo tamanho dos pneus que voce vai usar!!!tem que ser cambio de chevette com cx seca /moringa e piloto do opala5m!
[]s
Valeu Edison!!
Cara aquela suspensão que vc faz pra buggy e que estar no orkut da 4x4garage é nota 10.
vavarusso
11/05/2012, 19:58
[]s
Meus caros foristas, acham que é melhor eu trocar o eixo piloto da cx chevete pelo da cx opala? E se nao trocar o que dever ser feito para segurar o rolamento? Abrir uma cava para colocação de um anel elástico???