Ver Versão Completa : Consumo Menor: Marcha Alta ou Giro Alto???
beechmaster
19/12/2007, 06:59
Aos Srs. do Conselho:
Em suas opiniões:
Para dirigir um carro à DIESEL e obter o MENOR consumo, é melhor manter as marchas mais altas e apertar o acelerador no fundo para uma retomada ou subida, ou é melhor selecionar as marchas mais baixas, aumentar o giro do motor e ir modulando o acelerador???
Na primeira opção (pé no fundo) a emissão de fumaça aumenta muito. Isso não é sinal de combustível que não foi queimado corretamente?
Nas descidas, usar a "banguela", deixando o motor em marcha lenta, diminue o consumo ou é melhor deixar o carro engrenado em marcha alta sem acelerar?? (considerando apenas consumo de combustível e não de freios)
As perguntas estão lançadas.
SDS
Allan Nielsen
19/12/2007, 10:42
Nos motores a combustão o melhor rendimento está no melhor ponto de torque, em muitos casos em torno 40% da potencia maxima. Este seria o mellhor rendimento da maquina. Por volta de 90 km/h (depende da aerodinamica do veiculo) 50% da potencia é gasto para vencer a resistencia do ar, e dai pra cima sobe exponencialmente; portanto outro fator determinante é a velocidade.
Na pratica quanto mais fundo o pé no acelerador mais gasta. Parece obvio mas na pratica não é, ou seja troque as marchas de forma a manter uma aceleração o mais constante possivel e dentro de uma faixa de bom rendimento do motor.
Quando mais combustivel entra no motor mais gases, residuos, fumaça etc são expelidos. Se um motor estiver perfeito e dentro das exigencias, a quantidade de emissão é praticamente proporcional a quantidade de combustivel; portanto pé no fundo maior fumaça. Na pratica os motores com algum tempo de uso já não atendem mais as normas e esta é a principal razão da fumaça excessiva.
Banguela não; não vale a pena. Como referencia, uma direção 100% dentro da regra, a marcha de descida deve ser a mesma da subida.
[]´s
leobnaval
19/12/2007, 10:49
primeira pergunta: depende de varios fatores mas no caso do diesel que geralmente tem torque em baixa rotação e tendo em vista o modo mais economico creio que uma marcha que consiga vencer a subida no giro de torque máximo algo próximo de 2000 RPM e sem que vc continue a acelerar ou seja se quer economia ande devagar e utilize a marcha mais alta possível para manter o regime de giros o mais baixo e sem ter que forçar o acelerador para conseguir ganhar velocidade ou força portanto se quer economizar ande devagar e não meta o pé no acelererador.
segunda pergunta: deixar o motor em marcha lenta é mais economico afinal o motor estará a cerca de 800 a 1000 RPM e caso esteja engrenado forçará a ganhar rotação portanto aumento de combustível pois quanto maior a rotação mais combustível pois maior número de combustão por minuto, realmente o desgaste nos freios será maior neste caso.
agora nada como acelerar um motor tubo diesel e sentir a turbina enchendo forá o assobio bem de leve!
abraço
leobnaval
19/12/2007, 10:52
allan concordo com vc sobre descer na bangela mais ele perguntou qual o mais economico e não o mais seguro, em todo caso a marcha que usaria para subir deve ser utilizada para descer, bem lembrado.
abraço
shimomoto
19/12/2007, 12:26
Aos Srs. do Conselho:
Em suas opiniões:
Para dirigir um carro à DIESEL e obter o MENOR consumo, é melhor manter as marchas mais altas e apertar o acelerador no fundo para uma retomada ou subida, ou é melhor selecionar as marchas mais baixas, aumentar o giro do motor e ir modulando o acelerador???
Na primeira opção (pé no fundo) a emissão de fumaça aumenta muito. Isso não é sinal de combustível que não foi queimado corretamente?
Nas descidas, usar a "banguela", deixando o motor em marcha lenta, diminue o consumo ou é melhor deixar o carro engrenado em marcha alta sem acelerar?? (considerando apenas consumo de combustível e não de freios)
As perguntas estão lançadas.
SDS
Beechmaster;
Pelo que entendi da sua pergunta (dirigir com pé mais fundo e marcha alta), você está se referindo ao método WOT (Wide Open Throttle) que saiu no Best Cars tempos atrás (http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm).
Para motores de ciclo diesel, esse método NÃO funciona pois o ciclo diesel é diferente do ciclo otto, na medida que quem regula a velocidade do motor é a quantidade de diesel injetada pois no diesel, não há borboleta colocada na admissão do motor. Então baixas rpm´s, motor trabalhando folgado (sem carga excessiva), pressupõe maiores economias de combustível.
Banguela economiza em descidas (embora eu seja CONTRA). Só não funciona em injeção "common rail" ou qualquer outro carro com injeção eletrônica pois neles existe o "cut-off" que interrompe a injeção de combustível no motor, quando este está em desaceleração.
Abraços
Edintruder
19/12/2007, 13:44
Está tudo certo, então vamos polir as informações:
Sistema de injeção diesel mecânica:
Subida: marcha longa e pé colado gasta menos que marcha curta e pé em cima pela mesma explicação que o Leo postou. 1800 rpm com um volume de injeção de 18ml é menor que 3000 rpm com uma injeção de 12ml por minuto.
Descida: sem a estrada for reta e poder deixar correr, a bangela será mais econômica.
Plano: Quanto antes trocar as marchas mais econõmico será.
Sistema de injeção diesel Eletrônica.
Subida: O melhor aproveitamento do gerencciamento eletrônico aparece no início da faixa de torque, então quanto mais próximo do giro mínimo de torque melhor será e mais econômico será.
Descida: Deixa eengatada na marcha mais alta que terás o cut-off.
Plano: quanto menos rpm tiveres mais econômico será, mesmo fora do regime de torque.
Daniel Albuquerque
19/12/2007, 17:02
em carros a diesel a melhor forma de econômizar é dirigir na faixa de toque do veículo, ex:
MWM 3.0 ELETRÔNICO 16V (ranger e troller à partir de 2006): 1600rpm a 2200rpm
MWM 2.8 ELETRÔNICO 12V (S10 e frontier 2006 e 2007): em torno de 1800rpm
dirigindo nesta faixa vc terá a maior econômia do motor, sempre lembrando de manerar o pézinho e usar as marchas mais altas possíveis (dentro desta rotação é claro!)
em descidas principalmente com motores eletrônicos compensa mais descer em marcha devido ao cut-off e ao menor desgaste dos freios...
evitar acelerações bruscas tambem rende mais $$$ no fim do mês além de aumentar a vida útil dos componentes mecânicos...
manter o motor sempre regulado e com filtros e óleos novos também compensa no fim das contas, lembre-se que fumaça = combustível não aproveitado... (por isso que eu amo motores eletrônicos!)
é necessário lembrar também de usar combustíveis de boa qualidade, tanto seu bolso quanto o meio ambiente agradecem!
abraço!
shimomoto
19/12/2007, 17:39
Está tudo certo, então vamos polir as informações:
Sistema de injeção diesel mecânica:
Subida: marcha longa e pé colado gasta menos que marcha curta e pé em cima pela mesma explicação que o Leo postou. 1800 rpm com um volume de injeção de 18ml é menor que 3000 rpm com uma injeção de 12ml por minuto.
Descida: sem a estrada for reta e poder deixar correr, a bangela será mais econômica.
(...)
Edi;
Marcha longa e pé embaixo fará muita fumaça e o motor gastará mais. Isso funciona bem em carro de ciclo otto. Pelo que entendo, em ciclo diesel, o ideal é dirigir com pé alto e médias rpm´s (como o Leobnaval falou) próximo do torque máximo, e ir "dando" marcha conforme o carro pedir...
Lembrando também (aproveitando a deixa do "Xará" Albuquerque) que cada motor têm uma faixa de rpm´s onde o consumo específico de combustível (CEC - medido em g/kWh) é menor. No NGD3.0 é uma faixa entre 1600 a 2000rpm´s, o que ajuda a explicar o porque da Ranger ser econômica entre 100 e 120km/h em 5ºmarcha.
Um grande abraço
beechmaster
19/12/2007, 22:22
Aos Srs. do Conselho,
Muito OBRIGADO pelas considerações!
Allan: sim, definitivamente a banguela não é a opção mais SEGURA, mas como venho de motores à gasolina injetados (após estágio de um ano em um 2.5 diesel não eletrônico) sabia que descer engrenado era mais econômico.
Leobnaval: sim, o assovio é cachaça....
Shimomoto: ÓTIMA matéria! Não a conhecia. Só conhecia os princípios envolvidos.
Edintruder: curto e objetivo resumo.
Daniel: obrigado pelas considerações. Você tem toda razão. O manual da F250 manda trocar o filtro de combustível a cada 40.000 kms. Eu acho que não tenho sangue frio prá suportar todo este período.....
Novas informações serão aceitas de bom grado.....
SDS e abraços.
leobnaval
19/12/2007, 23:47
é pessoal este fórum ta melhor que matéria de revista!!!!!!
cada um colabora com o que sabe, um ajuda o outro e todos nós aprendemos.
abraço
shimomoto
19/12/2007, 23:51
é pessoal este fórum ta melhor que matéria de revista!!!!!!
cada um colabora com o que sabe, um ajuda o outro e todos nós aprendemos.
abraço
X100000000000000000000000000!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um grande Abraço
Edintruder
20/12/2007, 02:11
Edi;
Marcha longa e pé embaixo fará muita fumaça e o motor gastará mais. Isso funciona bem em carro de ciclo otto. Pelo que entendo, em ciclo diesel, o ideal é dirigir com pé alto e médias rpm´s (como o Leobnaval falou) próximo do torque máximo, e ir "dando" marcha conforme o carro pedir...
Um grande abraço
Na verdade não podemos comparar ciclo otto com ciclo diesel pois exixtem diferenças marcantes também que influenciam esse ponto.
O ciclo diesel, na lenta tem um consumo x pois é um volume determinado de combustível que é distribuido para cada bico e vai crescendo na medida que o acelerador é pressionado, cregando no regime máximo apenas com o pé no fundo do acelerador com um volume de injeção limitado pelo próprio sistema, se der somente 50% de pedal, terá somente 50% de rpm e 50% do consumo máximo. A fumaça não é indício de alto consumo, na verdade indica que não houve uma queima completa do combustível injetado, porém se colocar mais diesel ele queimará com mais calor e fará mais fumaça ainda, e renderá mais. Então a fumaça pode demonstrar diretamente que o motor está com carga de trabalho, mas não necessariamente consumindo muito. Isso tem bastante variação em detalhes como atomização do diesel, etc, mas a simples maneira é assim.
Em motores ciclo otto, o que se dosa com o pé é apenas a entrada de ar e quanto mais ar entra mais combustível é puxado pelo venturi, e se o fluxo for rápido o consumo será relativamente alto mesmo sem fazer força. Então ao meter o pé embaixo, a mistura se manterá constante tanto pelo volume de ar que entra como também pela velocidade que entra, então também se pisar fundo com rpm baixo, grande volume de ar vai passar, e se esticar mais a marcha, maior velocidade e também volume irá passar, em diesel não, o volume de diesel injetado depende da volta do motor, aonde a cada 2 voltas do virabrequim temos 4 injeções de um volume fixado pela posição do acelerador. Então um motor a 1600 rpm, em 1 minuto irá injetar 3200 vezes um determinado volume, se pé embaixo, cerca de 16 ml de diesel por bico, gerando cerca de 512ml de diesel injetado em 1 minuto, e se reduzir a marcha para diminuira a fumaça e der cerca de 70% do acelerador, a rpm irá ficar por volta de 2400 rpm e injetará cerca de 4800 vezes o novo volume de diesel, e se 70% for algo de 13ml, o volume de diesel injetado será próximo a 624ml em um minuto para fazer exatamente o mesmo trabalho, porém com menos fumaça...
Os valores são aproximados, e variam de motor pra motor, porém esse volume de injeção são próximos à um motor HSD 2.8.
Daniel Albuquerque
20/12/2007, 02:20
edintruder, o que você falou está certo, no entanto a fumaça indica que boa parte do combustível não foi queimado, ocasionando perdas...
é por isso que a faixa mais econômica é a de maior torque, pois geralmente é a faixa que "casa" com a entrada da turbina e desta forma faz com que o motor funcione com eficiência máxima...
além de que andando na faixa de torque o motor está sempre disposto, não sendo necessárias portanto reduções de marcha...
abraço!
Na verdade não podemos comparar ciclo otto com ciclo diesel pois exixtem diferenças marcantes também que influenciam esse ponto.
O ciclo diesel, na lenta tem um consumo x pois é um volume determinado de combustível que é distribuido para cada bico e vai crescendo na medida que o acelerador é pressionado, cregando no regime máximo apenas com o pé no fundo do acelerador com um volume de injeção limitado pelo próprio sistema, se der somente 50% de pedal, terá somente 50% de rpm e 50% do consumo máximo. A fumaça não é indício de alto consumo, na verdade indica que não houve uma queima completa do combustível injetado, porém se colocar mais diesel ele queimará com mais calor e fará mais fumaça ainda, e renderá mais. Então a fumaça pode demonstrar diretamente que o motor está com carga de trabalho, mas não necessariamente consumindo muito. Isso tem bastante variação em detalhes como atomização do diesel, etc, mas a simples maneira é assim.
Em motores ciclo otto, o que se dosa com o pé é apenas a entrada de ar e quanto mais ar entra mais combustível é puxado pelo venturi, e se o fluxo for rápido o consumo será relativamente alto mesmo sem fazer força. Então ao meter o pé embaixo, a mistura se manterá constante tanto pelo volume de ar que entra como também pela velocidade que entra, então também se pisar fundo com rpm baixo, grande volume de ar vai passar, e se esticar mais a marcha, maior velocidade e também volume irá passar, em diesel não, o volume de diesel injetado depende da volta do motor, aonde a cada 2 voltas do virabrequim temos 4 injeções de um volume fixado pela posição do acelerador. Então um motor a 1600 rpm, em 1 minuto irá injetar 3200 vezes um determinado volume, se pé embaixo, cerca de 16 ml de diesel por bico, gerando cerca de 512ml de diesel injetado em 1 minuto, e se reduzir a marcha para diminuira a fumaça e der cerca de 70% do acelerador, a rpm irá ficar por volta de 2400 rpm e injetará cerca de 4800 vezes o novo volume de diesel, e se 70% for algo de 13ml, o volume de diesel injetado será próximo a 624ml em um minuto para fazer exatamente o mesmo trabalho, porém com menos fumaça...
Os valores são aproximados, e variam de motor pra motor, porém esse volume de injeção são próximos à um motor HSD 2.8.
edin!
me fala qual curso ou qual livro de mecanica que vc leu pra vc saber isso tudo aí!!
to afim de aprender tb!!heheheh
ou foi a vida mesmo?!!?!?!?
abraços! vai ser entendido assim lá na rebinboca da parafuseta!!! hauhauahuahuah
shimomoto
20/12/2007, 02:44
Na verdade não podemos comparar ciclo otto com ciclo diesel pois exixtem diferenças marcantes também que influenciam esse ponto.
O ciclo diesel, na lenta tem um consumo x pois é um volume determinado de combustível que é distribuido para cada bico e vai crescendo na medida que o acelerador é pressionado (...)
(...)
Edin;
Concordo com o que você explicou. Mas como o meu "Xará" Albuquerque bem disse, quando há emissão de fumaça, combustível não foi queimado, portanto está ai havendo um disperdício.
Naturalmente, no ciclo diesel, em qualquer situação, quanto maior a rpm, maior o consumo. Mas se levarmos em conta que ao colocar o pé embaixo, estaremos aumentando o envio de diesel para o motor e, se ele estiver em uma situação de "força" onde as rpm´s aumentarão lentamente, haverá o disperdício de combustível não queimado pelo escape.
Menos rpm e menos aceleração implicarão menores consumos. Mesmo que em velocidade, seja mais lenta.
Abraços
Edintruder
20/12/2007, 10:26
Se abrir a bomba injetora, você terá fumaça mesmo no regime de torque.
como disse, a partir da minha explicação entram outras variáveis, mas de regra geral parte disso.
Jera o último livro que li foi Injeção Eletrônica de Motores Diesel do autor Edson de Souza, editora Ensino Profissional, mas não costumo ler livros, até pq esse tipo de literatura é escassa. Eu costumo meter a mão e fazer as minhas experiências, e como também dou diversos cursos voltados para a área de mecânica e direção, tenho que tentar agregar o máximo de conhecimento.
Em relação ainda À fumaça, se os bicos não forem bons ou estiverem calibrados, farão fumaça independente da rpm, porém ainda que os parâmetros de injeção estejam fora do especificado, a condução econômica se dá nesse método. Posso servir de exemplo, pois quando dividia a Ranger com a minha esposa fazia sempre 10/1, e agora que só eu ando, a minha Ranger 2.5 HSD 4x4 2001 (sem roda livre) está fazendo sempre acima de 11,5, simplesmente por que eu aplico isso...
Daniel, realmente isso ocorre, mas numa subida, se a faixa de torque inicia em 1800 rpm, quando a rpm vem caindo e o giro toca em 2200 a maioria dos motoristas reduzem, eu deixo a rpm descer atá 1800 e normalmente dali não desce, e acabo subindo muitos aclives inteiros entre 1800 e 2000 rpm com pé embaixo gastando menos que se reduzisse para quarta dentro da faixa de torque. Encontrei muito isso quando dei um curso de condição econômica para os motoristas da frota dentro de uma empresa que eu trabalhava, aonde a meta era 2,8 km/l e tinha motoristas que não faziam nem perto disso enquanto tinha motoristas que faziam 3,0 km/l como o mesmo veículo.
RCarlosf
20/12/2007, 10:31
Edin !! Parabens
As suas explicacoes sao fantasticas.
um abraco
Edintruder
20/12/2007, 10:49
edintruder, o que você falou está certo, no entanto a fumaça indica que boa parte do combustível não foi queimado, ocasionando perdas...
é por isso que a faixa mais econômica é a de maior torque, pois geralmente é a faixa que "casa" com a entrada da turbina e desta forma faz com que o motor funcione com eficiência máxima...
além de que andando na faixa de torque o motor está sempre disposto, não sendo necessárias portanto reduções de marcha...
abraço!
Na verdade não "casa" só com a turbina, pois tem-se pressão de 0,3 Bar antes da faixa de torque. A puxada que se sente quando entra na faixa de torque é a LDA que abre o débito de combustível no momento que a turbina gera pressão para o seu funcionamento, no caso da Ranger é exatamente na faixa de torque. A melhor faixa de torque corresponde pelo melhor enchimento de ar nos cilindros, aonde tem o melhor aproveitamento. A turbina melhora em todas as faixas de giro, porém não se percebe até a LDA entrar. Se abrir o débito direto, melhora tudo, porém a fumaça não será dissipada pelo maior fluxo de ar e a mistura ainda é forçada a uma queima com um menor volume de ar, que obviamente se traduz em menor rendimento, mas ainda assim pode gerar um consumo melhor do que se estivesse em maior regime. É isso que me refiro. Quando falamos de consumo a rpm diz muito em diesel...
shimomoto
20/12/2007, 13:23
Se abrir a bomba injetora, você terá fumaça mesmo no regime de torque.
como disse, a partir da minha explicação entram outras variáveis, mas de regra geral parte disso.
Jera o último livro que li foi Injeção Eletrônica de Motores Diesel do autor Edson de Souza, editora Ensino Profissional, mas não costumo ler livros, até pq esse tipo de literatura é escassa. Eu costumo meter a mão e fazer as minhas experiências, e como também dou diversos cursos voltados para a área de mecânica e direção, tenho que tentar agregar o máximo de conhecimento.
Em relação ainda À fumaça, se os bicos não forem bons ou estiverem calibrados, farão fumaça independente da rpm, porém ainda que os parâmetros de injeção estejam fora do especificado, a condução econômica se dá nesse método. Posso servir de exemplo, pois quando dividia a Ranger com a minha esposa fazia sempre 10/1, e agora que só eu ando, a minha Ranger 2.5 HSD 4x4 2001 (sem roda livre) está fazendo sempre acima de 11,5, simplesmente por que eu aplico isso...
Daniel, realmente isso ocorre, mas numa subida, se a faixa de torque inicia em 1800 rpm, quando a rpm vem caindo e o giro toca em 2200 a maioria dos motoristas reduzem, eu deixo a rpm descer atá 1800 e normalmente dali não desce, e acabo subindo muitos aclives inteiros entre 1800 e 2000 rpm com pé embaixo gastando menos que se reduzisse para quarta dentro da faixa de torque. Encontrei muito isso quando dei um curso de condição econômica para os motoristas da frota dentro de uma empresa que eu trabalhava, aonde a meta era 2,8 km/l e tinha motoristas que não faziam nem perto disso enquanto tinha motoristas que faziam 3,0 km/l como o mesmo veículo.
Edin;
Tai, gostei da sua explicação! bastante elucidativa, ainda mais se levarmos em conta que a turbina necessita de se colocar o pisar no acelerador para funcionar.
Uma curisidade: Que tipo de curso que você dá? É voltado mais para que público?
Um abraço
murilloaquino
20/12/2007, 13:48
POr isso que os motores mit bebem mais...Eles giram em uma rotação muito maior.Me referindo aos mecanicos ou com a bomba eletronica....
Edintruder
20/12/2007, 13:59
- socorrista de emergência / ambulância;
- brigada de incêndio;
- operador de empilhadeira c/ manutenção básica;
- operador de grua c/ manutenção básica;
- operador de pá carregadeira c/ manutenção básica;
- segurança em serviços com eletricidade;
- segurança em espaços confinados;
- sistema de gerenciamento de segurança no trabalho;
- uso de Equipamentos de Proteção Individual;
- atendimento à emergências rodoviárias;
- atendimento à emergências químicas;
- segurança no manuseio de produtos químicos;
- direção defensiva;
- direção econômica;
- segurança em trabalhos em altura com resgate em altura;
- operação com ferramentas rotativas;
- ergonomia no trabalho;
- primeiros socorros para empresas;
- montagem de andaimes;
- sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade (voltado para transporte de produtos químicos);
- e cursos de formação para Técnicos em Segurança no Trabalho.
Comecei a minha experiência em sala de aula dando mecânica e conhecimentos técnicos de aeronaves, aerodinâmica e teoria de vôo em 1999 no meu tempo de aeroclube e que voar era ainda pagável...
A maioria dos cursos é voltado para a necessidade empresarial, industrial e logística, porém tem outros que é para público em geral que tentam uma colocação melhor para entrar no mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.
Grande quantidade de dados em motores diesel em caminhões eu aprendi andando com motoristas capacitados e conscientes de carona entra as filiais de uma empresa de logística que trabalhei antes. Dessa forma juntei com muita coisa que já sabia e fiz mais alguns cursos, porém notei que os cursos não somavam nada a mais do que eu já sabia, então montei meus próprios cursos, daí fui convidado para prestar serviços com o sest senat e outras empresas na volta.
Edintruder
20/12/2007, 14:03
POr isso que os motores mit bebem mais...Eles giram em uma rotação muito maior.Me referindo aos mecanicos ou com a bomba eletronica....
Exatamente, e nota-se uma melhora nas L200 AT justamente por terem uma relação de marchas mais longa que as manuais.
Em motores ciclo otto isso nem sempre ocorre.
dalmolin
20/12/2007, 18:58
eu nunca tive camionete com motor lsd , logo a minha experiencia ateh hoje eh com hsd....
a melhor media de consumo que consigo fazer nesse motor , eh sempre dosando o acelerador conforme vc vai percebendo o motor "enchendo" vai dando mais diesel ... se ficar "pedalando" o acelerador ae xupa um diesel , principalmente se tiver na marcha e a pressao do turbo acionar a Lda....
um desses dias eu vi direitinho a Lda funcionando .... passei uma lombada , e dei uma cutucada no acelerador pra conferir a fumaça , e nada :-( olhei no retrovisor , nada .... ae eu vi que tava em 4ª :roll: ops ... biiixoo a hora que a turbina deu pressao e o Lda abriu :mrgreen: nuussaa ....
a sim isso eh porq eu dei um "grau" na injetora...
abrass
aoliveira
20/12/2007, 20:29
em carros a diesel a melhor forma de econômizar é dirigir na faixa de toque do veículo, ex:
MWM 3.0 ELETRÔNICO 16V (ranger e troller à partir de 2006): 1600rpm a 2200rpm
MWM 2.8 ELETRÔNICO 12V (S10 e frontier 2006 e 2007): em torno de 1800rpm
Qual a faixa de torque da Ranger 2.8 2002?
Palmas pro Tio Edintruder :palmas: :mrgreen:
murilloaquino
20/12/2007, 20:45
Se for a tgv, em torno de 1400.WG em torno de 1600
leobnaval
20/12/2007, 20:46
palmas para ele!!!!!
tio edindruder que nada pelo fórum ele tem 28 anos é isso mesmo?
se for meus parabens adoro pessoas interessadas em viver e buscar o conhecimento/ aprender o que não sabe pelo jeito vc é assim.
por que se ve muito acomodado que não ta nem ai, se não sei pago para os outros fazer agora o pior é vc pagar e o cara fazer uma merda de serviço.
por isso se quer bem feito faça vc mesmo , se não sabe fazer busque aprender como se faz!!!!
Edintruder
20/12/2007, 23:03
Sim, 28 aninhos.. Quase 30tão! eheheh! Eu tenho o seguinte pensamento: "Ninguém nasceu sabendo, então eu tento aprender!"
O problema é que muitas vezes se paga para pessoas aprenderem nos nossos veículos também...
shimomoto
21/12/2007, 00:06
- socorrista de emergência / ambulância;
(...)
Comecei a minha experiência em sala de aula dando mecânica e conhecimentos técnicos de aeronaves, aerodinâmica e teoria de vôo em 1999 no meu tempo de aeroclube e que voar era ainda pagável...
A maioria dos cursos é voltado para a necessidade empresarial, industrial e logística, porém tem outros que é para público em geral que tentam uma colocação melhor para entrar no mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.
Grande quantidade de dados em motores diesel em caminhões eu aprendi andando com motoristas capacitados e conscientes de carona entra as filiais de uma empresa de logística que trabalhei antes.(...)
(...)
Edi;
Parabéns mesmo!!!!Muito legal o seu CV ainda mais considerando a sua (pouca) idade. E os seus cursos encaixam como uma luva para as necessidades empresariais. Ainda mais com o direcionamento que você colocou aqui no fórum. Meus parabéns MESMO!!!!
Aqui em Garça, esses tempos andei pensando em oferecer cursos básicos de conhecimento sobre motores diesel, manutenção básica de tratores para o pessoal que trabalha comigo, entretanto não existe nada sobre isso. Eu, embora tenha algum conhecimento de mecânica (saliento que bastante teórico) não poderia ensinar muita coisa sobre funcionamento básico de tratores, pois além de não ter a prática, haveria confusão do meu posicionamento de empregador com instrutor.
Tem uns médicos aqui que abriram uma firma de segurança no trabalho e passaram a oferecer cursos para tratoristas. Entretanto eles entendem tanto de trabalho na roça quanto eu de nave espacial...
Mais uma vez, parabéns mesmo!!!!
Um grande abraço do colega forista
shimomoto
21/12/2007, 00:07
Sim, 28 aninhos.. Quase 30tão! eheheh! Eu tenho o seguinte pensamento: "Ninguém nasceu sabendo, então eu tento aprender!"
O problema é que muitas vezes se paga para pessoas aprenderem nos nossos veículos também...
X2....................
Que o digam meus tratores Ford...
Abraços
Edintruder
21/12/2007, 15:51
Valeu! Estou sempre buscando uma interação em tudo o que consigo agregar, porém aqui na região está ficando limitado. Estou estudando uma mudança pra Joinville ou Curitiba.
O segredo desses cursos de operadores é realmente conhecer o equipamento e identificar os "maus hábitos" dos operadores que acabam onerando em manutenção o equipamento e aumentando em muito o custo operacional, fora isso é importante mostrar uma base de responsabilidade civil e criminal em caso de acidentes, pois nota-se um descaso terrível por parte da maioria dos operadores quanto isso...
Se conheces, sabes operar corretamente, sabes como deve ser feita a manutenção preventiva, conheces a legislação de segurança no trabalho sobre operação de equipamentos (portaria 3214/78 NR-12), já é um excelente começo. O retorno se dá em redução da probabilidade de acidentes, redução de custo operacional por mau uso e maior durabilidade do equipamento, que não é barato...
beechmaster
22/12/2007, 17:22
Aos Srs. do Conselho,
Muito obrigado pelas elucidações. Bons vôos.
SDS
Fred Bailune
07/01/2008, 23:00
Edi,
Aproveitando a aula ... para motores a gasolina a regra é completamente diferente?
Mto Obg
leobnaval
08/01/2008, 23:02
não é praticamente a mesma coisa só muda que no diesel vc controla (acelera ou desacelera) a bomba injetora e não tem controle da entrada de ar e nos motores ciclo otto (gasolina, álcool, flex e gnv) o acelerador controla a entrada de ar e consequentemente a da mistura ar/combustível.
porém nos motores carburados, na bangela economiza combustível e nos injetados engrenado economiza mais combustível.
me corrijam se eu estiver errado.
abraços
Edintruder
08/01/2008, 23:54
É o que o Leo escreveu. A economia é o mesmo esquema, mas sempre que pisar fundo o tanque esvazia, o que nem sempre ocorre com diesel.
Dessa forma é mais fácil fazer economia com motores diesel que com gasolina.
EDU REIS
09/01/2008, 00:23
Para Economizar Mais Combustivel, Deve-se Usar Marchas Mais Altas, E Soltar Em Banquelas, Só Se Realmente Compensar, Se A Decida For Grande.
Fred Bailune
09/01/2008, 10:01
valeu pessoal, sempre bom aprender um pouco e economizar tambem
Abs
leobnaval
09/01/2008, 12:23
É o que o Leo escreveu. A economia é o mesmo esquema, mas sempre que pisar fundo o tanque esvazia, o que nem sempre ocorre com diesel.
Dessa forma é mais fácil fazer economia com motores diesel que com gasolina.
complementando: em compensação os motores a diesel não tem a resposta de um motor ciclo otto.
abraços
enio chagas
09/01/2008, 19:18
Eu sei que estamos falando de economia, mas temos que levar em conta também a segurança.
Tenho testado no meu passeio (gasolina) a técnica da borboleta aberta. Realmente, se nota algum ganho na autonomia. Mas andar sempre em marcha alta e giro baixo, sem estar "calçado" pelo freio motor, não é a opção mais segura. Se precisar parar de repente, estar em giro mais alto com uma marcha mais baixa seria melhor.
Atualmente, estou usando um meio termo entre giro ideal e menor giro, andando uma marcha acima do que faço normalmente, exceto com chão molhado e em descidas onde a prudência recomenda mais controle.
Além disso, tenho pena dos coxins do motor. Começou a vibrar tudo, reduzo.
Abraços!
filipe.fpti
20/12/2013, 15:41
primeira pergunta: depende de varios fatores mas no caso do diesel que geralmente tem torque em baixa rotação e tendo em vista o modo mais economico creio que uma marcha que consiga vencer a subida no giro de torque máximo algo próximo de 2000 RPM e sem que vc continue a acelerar ou seja se quer economia ande devagar e utilize a marcha mais alta possível para manter o regime de giros o mais baixo e sem ter que forçar o acelerador para conseguir ganhar velocidade ou força portanto se quer economizar ande devagar e não meta o pé no acelererador.
segunda pergunta: deixar o motor em marcha lenta é mais economico afinal o motor estará a cerca de 800 a 1000 RPM e caso esteja engrenado forçará a ganhar rotação portanto aumento de combustível pois quanto maior a rotação mais combustível pois maior número de combustão por minuto, realmente o desgaste nos freios será maior neste caso.
agora nada como acelerar um motor tubo diesel e sentir a turbina enchendo forá o assobio bem de leve!
abraço
O assobio é da hora mesmo. Não se esqueçam do tal cut off. Principalmente os eletrônicos cortam o diesel caso o motor seja empurrado. Ou seja, descer engrenado debe economizar mais. Nos mecânicos temos o governo que tende a fechar o óleo também em caso de o motor rodar mais rápido do que o acelerador pede
Abs
SAPO-BOMBA
20/12/2013, 18:28
Descer a banguela com o carro engrenado em marcha alta é mais econômico do que descer em ponto morto, e isso vale pra 99% dos carros e pick-ups de 20 anos pra cá...
Inclusive, descer a banguela com o carro engrenado tb alivia a temperatura mais rapidamente, caso tenha forçado o motor. A injeção de combustível é mínima e somado à ventilação forçada e ventilação pelo próprio arrasto aerodinâmico, fazem o trabalho do radiador ser muito mais eficiente.
Murillus
22/12/2013, 13:06
Descer a banguela com o carro engrenado em marcha alta é mais econômico do que descer em ponto morto, e isso vale pra 99% dos carros e pick-ups de 20 anos pra cá...
Sempre ouvi dizer que é perigoso usar "banquela" nas descidas pois você além de perder a estabilidade do veiculo, pode não conseguir engatar novamente a marcha numa emergência ficando assim sem o freio-motor...
nearzero
22/03/2017, 16:31
Boa Tarde.
Ressuscitando o tópico, alguém sabe a faixa econômica de torque de uma D20 s4t?
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