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Ver Versão Completa : Aquecimento do Módulo da Ignição eletronica??



André-4WD
18/12/2007, 22:18
Pessoal:
To com um problema na viatura que tem motor 6 cc de opala e é o seguinte:
- Tudo Começou depois de uma trilha que entrei em algumas lagoas
- O que percebi: o motor falhava em baixa, mesmo logo depois de ligar e continuando apos o motor estar quente. Ele pipoca parecendo um DKW velho e soltando fumaça pela descarga, bem tipico de fora de ponto, nao chega a dar estouro nenhum.
- Em alta funciona bem, mas na lenta, nao segura e acaba morrendo. Se o motor ta frio, ainda pega mas se quente tem dificuldade de pegar.
Reparei que o motor aqueceu bastante, por conta do trajeto que fiz (10 km).

Examinei:
- cabos e velas, parecem estar ok..

O que já fiz e troquei por desconfiar que poderia ser a causa:

- troquei a tampa do distribuidor (parecia q era ali o problema, mas 2 dias depois voltou a apresentar)
- Troquei bomba de gasolina (botei uma brosol)
- limpei carburador
- troquei filtro de gasolina
- Troquei o cabo de ligação do distribuidor, pois tinha um fio que estava desencapado (nao adiantou)
- Ontem: Troquei a bobina (que ja era bosh), pois fuçando vi q ela estava muito quente

- Hoje depois de todas essas tentativas, percebi que o modulo de ignição eletronica (que esta embaixo do painel, junto com a bobina) estava muito quente.

Pergunto:
- Supondo que o modulo de ignição tenha algum problema, seria esperado ele superaquecer?
- Poderia ser a causa dos problemas que tenho notado??

abraços
andre

fontana
19/12/2007, 11:43
[QUOTE=André-4WD;512285]Pessoal:
To com um problema na viatura que tem motor 6 cc de opala e é o seguinte:
- Tudo Começou depois de uma trilha que entrei em algumas lagoas
- O que percebi: o motor falhava em baixa, mesmo logo depois de ligar e continuando apos o motor estar quente. Ele pipoca parecendo um DKW velho e soltando fumaça pela descarga, bem tipico de fora de ponto, nao chega a dar estouro nenhum.
FUMAÇA PRETA É SINAL DE GASOLINA NÃO QUEIMADA, SE NÃO QUEIMO PQ NÃO TEVE FOGO DENTRO DO MOTOR.........

- Em alta funciona bem, mas na lenta, nao segura e acaba morrendo. Se o motor ta frio, ainda pega mas se quente tem dificuldade de pegar.
Reparei que o motor aqueceu bastante, por conta do trajeto que fiz (10 km).
TEM CERTEZA Q NÃO QUEIMOU JUNTA???

Examinei:
- cabos e velas, parecem estar ok..
VERIFICA AS VELAS E SE NÃO TEM FUGA NOS CABOS E OU QUEIMADOS, TESTA COM MULTIMETRO A RERSISTENCIA

O que já fiz e troquei por desconfiar que poderia ser a causa:

- troquei a tampa do distribuidor (parecia q era ali o problema, mas 2 dias depois voltou a apresentar)
QUAL ABERTURA DE VELAS VC TA USANDO?? VELAS MUITO ABERTAS OU GASTAS FORÇAM O SISTEMA

- Troquei bomba de gasolina (botei uma brosol)
- limpei carburador
- troquei filtro de gasolina
- Troquei o cabo de ligação do distribuidor, pois tinha um fio que estava desencapado (nao adiantou)
- Ontem: Troquei a bobina (que ja era bosh), pois fuçando vi q ela estava muito quente
BOBINA QUENTE É PQ TA ERRADA, VERIFICA O NUMERO DO TEU MODULO, SE FOR BOSCH FINAL 006 TEM QUE USAR FIO RESISTIVO COM BOBINA KW BOSCH.......

- Hoje depois de todas essas tentativas, percebi que o modulo de ignição eletronica (que esta embaixo do painel, junto com a bobina) estava muito quente.
JUSTAMENTE TA QUENTE PQ TA TRABALHANDO FORÇADO, OU VELAS GASTAS, FUGA DE CORRENTE OU BOBINA INADEQUADA OU SEM RESITENCIA.......

Pergunto:
- Supondo que o modulo de ignição tenha algum problema, seria esperado ele superaquecer?
PODE TMB, MAS ANTES VERIFIQUE OS OUTROS ITENS........MODULO NORMALMENTE CORTA GERAL OU FALHA EM ALTA.....NORMALMENTE É AGUA DENTRO......

- Poderia ser a causa dos problemas que tenho notado??

André-4WD
21/12/2007, 10:18
Fontana,
Amigos do Fórum:

Depois de solucionado o problema, escrevo para falar o que era!! Acho que o Forum é isso... essa troca de idéia, possiveis causas e principalmente as soluções...:mrgreen:

No fim das contas o problema era: fora de ponto + carburação falhando

Foi acertado o ponto e no carburador foram trocadas alguma peças como bóia, agulha etc.. dado um banho geral e regulagem.
Ficou dez...

O aquecimento percebido no modulo da ignicao e na bobina, segundo o mecanico, esta dentro da normalidade. Mais uma que nao sabia, que o modulo tb aquece..

abraços
andre