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yezo
18/12/2007, 20:12
Tow Bar (Cambão) no Samurai. Tenho uma Samurai 98 e gostaria de colocar um Cambão da marca TT4 Articulavel e um guicho Warn TABOR 9K, gostaria da opinião dos experientes no assunto.

Um cambão deste tipo seria seguro em um Samurai?
O guincho poderia colocar preso no proprio cambão articulavel ?. Sem a necessidade de substituir o parachoque. Pelo de aço.

diogo ludovico
18/12/2007, 21:08
O towbar não tem problema, só o ponto de fixação que deve ser bem feito
Quanto ao guincho, não tem problemas, já vi um em uma defender, onde o cara fez uma base externa onde prendeu o guincho, aumentou a fiação colocando um engate rapido para a bateria.
Com o guincgo instalado na base, que nada mais era que uma chapa de aço, onde se prende duas correntes que vão presas ao ponto onde se coloca o towbar, e que possui um "engate de carretinha", assim ele pode ser usado em qualquer carro com engate, tipo aqueles suportes de bicicleta.
Assim, para "montar" o guincho, vc o coloca no chão na frente do carro, conecta as correntes da base aos pontos do towbar e liga o cabo a bateria. Assim que o guincho começar a tracionar ele se levantará até que todo o conjunto fique reto.
A vantagem é que com o engate de carreta na traseira (como no caso da defender) se tem um guincho tanto para a dianteira quanto para a traseira, mas o problema é que por não ter porta malas, vc perderia os bancos traseiros para poder transportar o guincho, já que este ficaria dentro do carro quando não em uso. No caso da defender que tem espaço isso não é um problema, mas em um samurai....
É possivel e funciona, mas acho que para o samurai o guincho no prachoque seria mais viavel

joão k. chikui
18/12/2007, 21:17
Yeso
Eu colocaria o excelente Thabor 9k(aliás tenho um), mas, num parachoque RC4x4 e mais o Towbar da TT4.

Henanh
19/12/2007, 02:20
Yezo, qual a utilidade que tu pretende dar ao guincho aqui em João Pessoa...?

Fabil
19/12/2007, 12:18
nao se esqueca de um detalhe...

paracho que aco RC4x4 = 22kg
gincho tabor 9k = 35 kg ????? quem confirma o peso?
towbar = 15~20kg ???

enfim.. vai juntar uns 70kg de lastro na frente do seu samuai, obvio, as molas vao dar uma arriada geral.. vai ter que mecher na suspensao..

T+

cacanakagi
13/10/2008, 08:30
É o Fabil tá certo... nada nada é um gorilinha que vc coloca na frente do Samurai... Não sei se no meu caso seria necessário pois as molas traseiras já estão na frente... Por causa dos eixos de rural........

Poc
13/10/2008, 13:52
Não é só a suspensão, mas tb a alavanca, com um peso assim, vc vai ter uma maior dificuldade em subir ou descer um obstaculo, nada demais mas vai ter que acostumar com o peso extra.

Samuka Shrek
20/10/2008, 17:26
Não se esqueça também de ler o manual do seu samuka.. Pois tem a forma e posição correta para se rebocar um samurai..
Tem inclusive velocidade e distancias corretas para que as engrenagens sejam lubrificadas.... Fica ligado, senao vai tudo para o espaço...
Tô certo pessoal???
Abraços..

kbca
21/10/2008, 17:47
Se num to enganado o manual diz que pra ser rebocado deve-se deixar a 2ª engatada e a alavanca da tração na posição neutro.
Flw

jmaroco
13/11/2008, 18:42
alguem sabe certo o que diz o manual sobre rebocar o samurai, distancias, velocidade e posição das alavancas, tenho tirado o cardam traseiro e desligado as rodas livre na dianteira, fico tranquilo mas da trabalho....????? Obrigado.

Marcion
13/11/2008, 22:13
Parece errado, mas não é. T-Case no Neutro e cambio em 2a. Tem a ver com a lubrificação, devido ao movimento do cardã. Deixando em Neutro, você terá uma lubrificação deficiente, que está em movimento, pela inercia do piloto. Algo parecido com isso...

[]s

Marcion
14/11/2008, 08:10
Pessoal,

Corrigindo (em maiúscula).

[]s


Parece errado, mas não é. T-Case no Neutro e cambio em 2a. Tem a ver com a lubrificação, devido ao movimento do cardã. Deixando o CAMBIO NA MARCHA LENTA, você terá uma lubrificação deficiente, que está em movimento, pela inercia do piloto. Algo parecido com isso...

[]s

diogo ludovico
14/11/2008, 11:22
marcion, o certo é cambio em 2° e caixa de tração em neutro:concordo:
"marcha lenta"? tu vai deixar o motor ligado?:mrgreen:
Acho que voce quis dizer ponto morto ou "desengatado" correto?:pensativo:

Marcion
14/11/2008, 11:39
marcion, o certo é cambio em 2° e caixa de tração em neutro:concordo:
"marcha lenta"? tu vai deixar o motor ligado?:mrgreen:
Acho que voce quis dizer ponto morto ou "desengatado" correto?:pensativo:

É isso aí Diogo. Se deixar o cambio em ponto morto (agora sim!!:concordo:), vai haver deficiência de lubrificação na caixa, se não ,se engano no eixo piloto. Deixando o câmbio em 2a. marcha, os giro das engrenagens proporcionarão a lubrificação de todo o conjunto. Acho que é isto.

Reforçando, então: T-case no neutro e câmbio em 2a.

jmaroco
14/11/2008, 12:09
No manual fala algo sobre velocidade ou distacia do percurso, vou testar Tcase neutro e caixa de cambio em 2ª, obrigado.

diogo ludovico
14/11/2008, 13:33
Não há limite de percuso, claro que se for muito longe (+ de 1000km) ai já compensa tirar os cardãs.
De fato, desde que seguida a recomendação do manual de cambio em 2° e caixa de tração em neuto, pode-se rebocar o samurai por longas distancias, pois todo o conjunto estará sendo devidamente lubrificado e portanto sem desgaste irregular.

jmaroco
15/11/2008, 00:24
obrigado por enquanto pelas orientações, ate+ !

rogeriomasih
30/12/2008, 02:03
Sobre o tema `Rebocar o Samurai´ alguém saberia explicar pq deixar a caixa em 2a e não em 3a ou 4a?

A resistência não seria menor?

Algum dos colegas costuma rebocar samurai com frequência?

rogeriomasih
08/08/2009, 00:54
Tow Bar (Cambão) no Samurai. Tenho uma Samurai 98 e gostaria de colocar um Cambão da marca TT4 Articulavel

retomando o assunto: algum dos senhores já viu samurai com towbar/cambão articulado? ficou legal?

Henanh
08/08/2009, 16:17
Rapaz... acho q vai ficar parecendo um buggy...

Murillus
18/08/2009, 18:38
http://www.northerntool.com/images/product/images/337782_lg.jpg

leo cabral
18/08/2009, 22:52
olá grande Murillus

"Namoro" a muito tempo um Tow Bar igual ao que você postou da marca Valley.

Custa nos USA $150 , mas com os impostos e o peso da mercadoria de 31.12 lbs ( o que da quase 15kg), ficaria aqui no Brasil entregue na minha cidade por mais de R$ 900,00
:(:(

o link onde vi esse tow bar ajustável é esse abaixo:

http://www.northerntool.com/webapp/wcs/stores/servlet/product_6970_200314983_200314983

Ele suporta mais de 2.500 kg.

Se o colega souber de alguma loja que venda essa Tow bar da Valley por aqui no Brasil me avisa!:concordo::concordo:

[]'s

Murillus
20/08/2009, 14:32
http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/14132_1.jpg

no troller usa os furinhos do parachoque pra fixar o towbar...

http://www.arko4x4.com.br/img/produtos/54_1_g.jpg

SUPORTES PARA TOWBAR

PEÇA PARA SER USADA EM TOWBAR FABRICADO PELA ARKO.
PINOS DIAMETRO 18MM , ACOMPANHA CONTRA PINOS.
FIXAÇÃO NOS FUROS ORIGINAIS DO PARA CHOQUE WILLIS
http://www.arko4x4.com.br/img/produtos/12_1_g.jpg


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Rua Carlos Wilkens, 40
Centro - Gravataí - RS

Murillus
20/08/2009, 14:50
http://chinamanufacturers.supplierlist.com/risun/productsimages/adjustablebumper-mountTowBar_7406.jpg

http://chinamanufacturers.supplierlist.com/risun/productsimages/adjustablebumper-mountTowBar_7406.jpg

http://www.rvadenver.com/Alexus.gif (http://www.blueox.us/Towbars/alexus.htm)

http://www.rvadenver.com/bx4325.gif


http://www.rvadenver.com/adventurer..jpg

www.rvadenver.com

olha so estes

Luiz Felipe Guerra Jr
28/12/2009, 23:06
Qual a velociade adequada para se rebocar um samurai???
Comprei um motorhome semana passada e junto um cambão, pelo que li não existe problemas de distancias. Já li a discussão cambio em 2ª e tcase neutro e tal.... mas sobre velocidade não vi nada postado.
Quanto ao caster como posso verificar?? meu samurai foi levantado (não por mim, já comprei assim) as barras dianteiras não estão paralelas ao eixo mas o braço do lado da roda que prende a barra de direção está paralelo ao solo. ( se tem alguma inclinação não dá pra ver a olho nu).

Murillus
04/01/2010, 14:12
sei nao mas acho que o limite fica em menos de 100 km/h

joão k. chikui
05/01/2010, 22:49
Na verdade quem dá o limite é o bom senso , aliado ao peso do veículo que vc está usando para puxar, mais o tipo de estrada.
Com os motores turbo/intercooler de hj nem se sente o baixo peso(na verdade até se esquece:um perigo!!) , a maior dificuldade é parar. Frear em curva sempre poderá estar sujeito a "L".
Utilize sempre um jipe ou picape bem mais pesado que o Samuka, se a picape estiver sem peso , carregue-a com uns 150 kg de areia na traseira e mantenha sempre boa distância dos carros à frente.
Até alguns anos atrás era necessário ter carta E , mas , parece que isso mudou, sendo necessário apenas caso a soma dos PBT dos dois veiculos ultrapasse 6 ton(confirmar , pois como tenho carta E , nunca corri atrás da veracidade desta informação).
É obrigatório uso de luzes conjugadas com o veículo da frente(freio , pisca , farolete) e corrente de segurança.

Luiz , se o caster não estiver correto , simplesmente o de trás não "segue" o da frente.A direção vira para um dos lados e não volta mais . Qdo está correto , é impressionante : Tudo que o da frente faz , o de trás segue direitinho.