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Ver Versão Completa : Freio a disco Traseiro toyota bandeirante



Junior Toyota
18/12/2007, 17:38
Pessoal,
Gostaria de saber quem tem instalado freio a disco traseiro na toyota bandeirante e qual usar e se possivel onde comprar.

Abraço
Junior

Luca
19/12/2007, 00:09
Júnior,
Fale com o Mauro, da SuperBreak. Japa gente boa, sempre atencioso. Na realidade, o kit para as rodas dianteiras servem na traseira. Problema vai ser o freio de estacionamento.
Eu instalei o kit dele, no meu Engesa, que tá com eixos de Band. Ainda não consegui testar pois o jipe não está pronto.
[]´s

Junior Toyota
19/12/2007, 10:31
Luca,
Ok vou entrar em contato.
Então usa o freio original diant com disco ventilado....
Acho que não vou ter problemas com o freio de estacionamento pois o meu ainda é no cardan.

Abraço
Junior

Elmer_Jeep
19/12/2007, 13:10
exatamente, toda band tem freio de mão no cardâ. O kit dianteiro Varga é mais eficiente e pode ser perfeitamente montado no eixo trazeiro

[]'s

darlan
19/12/2007, 13:48
ola , a minha tem freio a disco nas 4 rodas , porem na dianteira é original toyota com disco ventilados e na traseira super break , sendo que eu coloquei ainda valvula equalizadora do vw santana pra aliviar , pois fica o bixo o freio , eu estou gostando desse sistema , pois tem uma fragem segura , eu recomendo ...........abraços

Junior Toyota
19/12/2007, 14:16
Elmer,
Então é comprar o kit original da dianteira e colocar na traseira.
E o suporte para piça é o mesmo?Meu eixo traseiro é flutuante.
Darlan,Voce mesmo quem instalou o seu?

Abraço
Junior

LongToy
19/12/2007, 15:29
Na minha Band não tem eixo flutuante e dá pra adaptar o Super Break ou tem que adaptar algum suporte?

darlan
19/12/2007, 19:58
ola , foi eu mesmo que instalei o freio na minha band , mas eu tb acho que nao tem problema nenhum ser eixo flutuante ou normal , pois um amigo aqui tem na band dele freio igual ao meu e o eixo dele é flutuante , qualquer duvida estamos ai pra ajudar ....abraços

VALDIZAO AUTO PECAS
20/12/2007, 11:05
Caros Amigos,

sou novo aqui no fórum, somos um auto peças aqui do Rio de Janeiro, Itaboraí. trabalhamos com peças de Toyota ( Band e Hilux ) e temos esse kit freio a disco para a band no valor de R$1050,00 , compõem o kit : peças originais e da marca varga.

Augusto Braga
22/12/2007, 15:11
Pessoal,

A firma onde trabalho já comprou uns 3 motores com o Valdizão, nunca tivemos problema.

Abrs.

Gildo Antônio
23/12/2007, 00:16
Olá Junior.

Na minha band tenho freio a disco nas quatro rodas. Só sei que não é o freio original, mas funciona bem.

Não se esqueça, caso coloque freio a disco nas quatro rodas, de verificar a necessidade de se colocar a válvula equalizadora, que permitirá diferentes forças de frenagem entre o conjunto dianteiro e o trazeiro, de forma que se freie com mais eficiência e segurança.

Abraços.

Gildo.

Elmer_Jeep
24/12/2007, 00:02
Geralmente o cilindro mestre da band já vem com válvula equalizadora na saída pro cano de freio trazeiro.

[]'s

RAFAEL TOSTES
28/12/2007, 17:39
Só para constar, orçamento superbreakdisk:

-----Mensagem original-----
De: rafael [mailto:engtostes@globo.com]
Enviada em: sábado, 8 de dezembro de 2007 14:31
Para: sac@superbreakdisk.com.br
Assunto: compra kit de freio

Gostaria de saber quanto custa o kit de freio traseiro da toy band 83
Enviado para Mairiporã-sp, cep 07600000
Obrigado,
Rafael



"Boa tarde!
O kit completo traseiro para a Toyota sai por R$ 772,00 para pagamento à vista através de depósito bancário. O frete fica por conta do destinatário.
Mauro Suzuki"

Junior Toyota
02/01/2008, 16:34
Gildo,Boa tarde
Voce comprou na TOR??São da SBD?
Como já tenho original na frente acho que não haveria problema em colocar não original na traseira.

abraço
Junior

darlan
26/01/2008, 18:49
Ola amigos , segue alguma fotos de como ficou o freio traseiro de minha band..........abraços

Marcio Lutterbach
27/01/2008, 00:00
Darlan
?Que mola helicoidal é essa?Qual carro?
Marcio

darlan
27/01/2008, 23:08
Ola Marcio , essa mola helicoidal eu coloquei depois de arquear por varias vezes o feixe de molas e passar um tempo ele arriar mais um lado que o outro , o moleiro disse ser mola cansada , entao troquei as duas pra ver , deu na mesma depois de um tempo , entao outro dia conversando com um amigo toyoteiro ele disse que reslveu o problema da toyota dele fazendo isso , entao eu fiz tb e olha ..........resolveu mesmo e melhorou muito a estabilidade do carro tb , só pra vc ter uma noçao ,um dia fui apertar os grampos e notei uma mola mestre quebrada , so percebi por que eu vi , rs logico né , rs , mas o carro nao entortou nao ..............eu usei as molas do gol quadrado , tanto na frente quanto na traseira , na frente vc corta uns elos que fica joia , é uma mola macia e nao endurece o carro e tb nao custa caro ..........qualquer duvida .................abraçao

Marcio Lutterbach
28/01/2008, 10:06
Obrigado Darlan!!
Marcio

Fe_jipeiro
29/01/2008, 14:41
Olá Amigos !!

Segue as fotos da minha band. quando coloquei o freio traseiro a disco original varga !!!

O freio ficou DUCA !!!!

Muito show e melhor adaptação que eu recomendo !!

Abs !

Felippe

Junior Toyota
30/01/2008, 17:25
Felipe,Blz!!!
O melhor preço que achei do kit original foi na Planet 1.000,00Voce pagou quanto no seu??

Abraço
Junior

elmestizo
30/01/2008, 17:40
acho que consigo por menos... mas só terei o preó na semana que vem...

Fe_jipeiro
30/01/2008, 17:42
Falae Junior !!

Blza !! e por ai ?! Entao cara paguei R$ 850,00 no meu completo na Toyomax no Dinheiro !! o Preço era 900,00 !

Isso há 2 semanas atrás ! O freio fica muito show e o bom eh que padroniza tudo neh !

Vale o investimento !

Abs

Felippe

Junior Toyota
31/01/2008, 14:23
Valeu Felipe!!!!
Elme tem preço melhor??Fico no aguardo??

Abraço
Junior

elmestizo
31/01/2008, 16:49
Melhor que 850 pila se for ORIGINAL, impossible

Gildo Antônio
01/02/2008, 22:09
Gildo,Boa tarde
Voce comprou na TOR??São da SBD?
Como já tenho original na frente acho que não haveria problema em colocar não original na traseira.

abraço
Junior


Olá Junior. Mil desculpas, mas não havia visto sua pergunta. O freio a disco nas quatro rodas já veio na Band quando a comprei. Nunca consegui achar alguém com certeza para confirmar do que é, mas foi bem adaptado. Apesar disso, não descarto a possibilidade de colocar um original na dianteira no futuro. Acho que ficaria perfeito.

Abraços.
Gildo.

Luiz Antonio C. Bodon
03/02/2008, 17:24
Na minha Bandeirante só tenho a disco na frente....mas penso sériamente em colocá-los na traseira também...;)

onduty
06/02/2008, 08:32
Caro amigo .

Esse kit de freio custou R$772 ?

AS pinças são quais ?

Obrigado .

elmestizo
06/02/2008, 09:29
Se for qqur coisa diferente que o original, é fria!!!

mcastanho
07/02/2008, 16:24
Pessoal,
Gostaria de saber quem tem instalado freio a disco traseiro na toyota bandeirante e qual usar e se possivel onde comprar.

Abraço
Junior
Opa Junior,

cara, eu tenho freio a disco nas quatro, original Vargas e compensou o preço um pouco mais caro, nunca tive problemas, nada, regulagem ótima, 100% aprovado.

Abs,

Junior Toyota
08/02/2008, 11:44
Valeu Gilmar,
Obrigado a todos pelas informações.....
O preço da Toyomax ainda é mesmo 850,00 a vista....,vou preparar o bolso agora....

Abraço
Junior

dudu83
23/02/2010, 00:24
so pra complementar o topico!

como vou colocar um eixo flutuante na toyota ja aproveitei pra adaptar o freio a disco, e so comprar o cavalete, o espelho, o flexivel, a pinca, o disco e alguns parafusos ou seja as mesmas pecas do freio da frente, e pronto e so instalar, nao tem que furar ou soldar nada, nem da pra chamar de adaptacao...

anndreluiz
23/02/2010, 14:14
vc teria uma cabine da bandeirante ai? abracao
por gentileza se puder escrever para alpereirasilva@bol.com.br
abracao
anndreluiz

Caros Amigos,

sou novo aqui no fórum, somos um auto peças aqui do Rio de Janeiro, Itaboraí. trabalhamos com peças de Toyota ( Band e Hilux ) e temos esse kit freio a disco para a band no valor de R$1050,00 , compõem o kit : peças originais e da marca varga.

fabiano caxias
04/11/2010, 14:05
Ola pessoal,precizo de uma ajudinha ai

Um amigo meu quebrou um disco de freio da band dele,foi p comprar e so achou ventilado,a dele nao é ventilado

sera q é adaptado ou existe mesmo esse tal freio sem ser adaptado?
ele precisa uma peça ou compra as duas,os ventilados q achou pra band nao cabem na pinça

é uma 91 pickup

Fe_jipeiro
04/11/2010, 14:30
Olá Fabiano,

Muito provavel que foi adaptado o "não original" !... Ta com cara do kit ser Super Break Disk ... Se não for, tenta o da kombi ... da uma olhada, não custa... ou S-10 ou D-20, mas esses últimos geralmente sao ventilados ...

Abs...

guilhermeabreu
05/11/2010, 21:04
Tive uma BAND que queria colocar freio a disco sólido na traseira e na época me falaram que saíram algumas BANDS com disco de freio sólido , mas ao procurar estes discos sólidos da BAND nenhuma loja aqui sabia que existiu BAND com freio a disco SÓLIDO , logo coloquei na época o ventilado mesmo nas 4 rodas .

A pinça do freio a disco com disco sólido não cabe na pinça do disco ventilado , tem que ser tudo compatível , pinças para disco sólido e disco sólido , pinças para disco ventilado e disco ventilado .

sergionaoto
09/11/2010, 16:49
Olá Boa tarde!!!
Sou novo por aqui e tenho algumas duvidas:
1 - Minha Band curta 1988 tem freio a disco com pinças de Kombi e rodas Mangels aro15, o kit original vai caber?
2 - O eixo traseiro não é flutuante, é possivel colocar freio a disco original sem adaptacoes?

Abraços,
Sergio.

Horacio Balero
10/11/2010, 06:35
Hola amigos, hace casi un año que le instale los discos traseros a mi Bande larga del 79, aun sin servo, los mismos son de Hilux y tienen pinzas de Citroen BX con accionamiento manual para el freno de mano, la adaptacion fue muy simple y la hicimos con mi padre, la base para agarrar las pinzas se hizo utilizando el plato original y reforzandolo debidamente, esas pinzas son deslizantes en su agarre con lo cual el tema de no tener eje flotante atras, no resulto inconveniente para nada, la mejora fue notoria en el frenado y mas que nada en la mantencion ya que ahora el tema frenos dejo de ser un problema, cabe aclarar que ya le habiamos adaptado los frenos delanteros hace unos dos años, el costo de la adaptacion para atras rondo los 900 reales en total.
Agrego una foto para que vean como fico.

En un par de semanas mi hermano G Balero, estara instalando en su Bande esta misma configuracion y sin dudas les enviara fotos y comentarios al respecto.

Fausto Gomes
10/11/2010, 17:57
procura 4x4brasil o berga ele faz o traseiro, quanto o de mão la na cambio fica otimo

Supertramp
28/11/2015, 18:14
Olá Jr,

Vc já instalou os freios na sua?
Eu Acabei de comprar uma band 86, também vou colocar freio a disco, vou colocar na dia. queria saber se foi facil de fazer em casa este serciço ou vc levou no mecanico?

Abs!

Arranca Toco
07/01/2016, 11:52
Olá amigos, tem algum companheiro que está usando a configuração de freio a disco da Band com rodas de 15 polegadas?
Cesar

Sergio c
07/01/2016, 12:11
Olá amigos, tem algum companheiro que está usando a configuração de freio a disco da Band com rodas de 15 polegadas?
Cesar
Se for o kit original não tem problema, mas a roda passa quase raspando na pinça. Na outra band que tive, tinha um kit nas 4R que usava as pinças do opala moderno e tive que esmerilhar as costas das pinças. Na band que tenho agora tenho o kit original nas 4R e não me incomodei mais, independente se as rodas forem aro 15 ou 16. Um abraço.

rfdex
07/01/2016, 13:51
Vou por pinças do TEMPRA na minha Band, que inclusive foram compradas as 4 funcionando e com pastilhas 95% pela bagatela de 300 reais. Alguém sabe dizer se existe no mercado algum suporte já pronto que coincida com a furação da pinça do Tempra? Vou usar freio de mão atrás. Não quero usar sistema no cardan, até porque meu cardan está no limite e não aceita mais qualquer extensão sem que antes tenha de encurtá-lo. Se não houver opção de suporte da pinça com furação do TEMPRA no mercado, terei de construir com chapa de aço (ainda bem que tenho plasma em casa para fazer o corte!).

Elmer_Jeep
07/01/2016, 13:53
com pinças originais só pega se a roda for 15x10, nada que um pequeno desbaste não resolva.

Arranca Toco
07/01/2016, 13:58
Se for o kit original não tem problema, mas a roda passa quase raspando na pinça. Na outra band que tive, tinha um kit nas 4R que usava as pinças do opala moderno e tive que esmerilhar as costas das pinças. Na band que tenho agora tenho o kit original nas 4R e não me incomodei mais, independente se as rodas forem aro 15 ou 16. Um abraço.


Vlw pela dica Sergio, vou fazer umas comparações pra ver se vai encaixar, estou com receio pois minhas Rodas são 15X10 R15 o que ajuda um pouco é o off set -44. Muito obrigado!

ALVARO ANGELO
07/01/2016, 16:56
Olá amigos, tem algum companheiro que está usando a configuração de freio a disco da Band com rodas de 15 polegadas?
Cesar


Uso rodas 15 no jipe curto e na cd, sem precisar desbastar. (originais).

Alvaro Angelo

ALVARO ANGELO
07/01/2016, 17:00
Hola amigos, hace casi un año que le instale los discos traseros a mi Bande larga del 79, aun sin servo, los mismos son de Hilux y tienen pinzas de Citroen BX con accionamiento manual para el freno de mano, la adaptacion fue muy simple y la hicimos con mi padre, la base para agarrar las pinzas se hizo utilizando el plato original y reforzandolo debidamente, esas pinzas son deslizantes en su agarre con lo cual el tema de no tener eje flotante atras, no resulto inconveniente para nada, la mejora fue notoria en el frenado y mas que nada en la mantencion ya que ahora el tema frenos dejo de ser un problema, cabe aclarar que ya le habiamos adaptado los frenos delanteros hace unos dos años, el costo de la adaptacion para atras rondo los 900 reales en total.
Agrego una foto para que vean como fico.

En un par de semanas mi hermano G Balero, estara instalando en su Bande esta misma configuracion y sin dudas les enviara fotos y comentarios al respecto.


Aguardando...

Alvaro Angelo

Oscar Lopez
04/09/2017, 01:58
Boa noite, primeiramente gostaria de me presentar, me chamo Oscar, aqui no forum participava adquirindo informaçao sobre a minha L200. Bom agora estou morando na bolivia, terra dos meus pais, onde meu pai tem um fj40 japones. Bom nos ultimos 2 anos venho ageitando ele pra poder andar melhor. O ultimo upgrade foi a coloca çai dos freios a disco da Band adquiridos la na traçao mania. Pois bem fiz a instalaçao dos freios e o carro foi da agua pro vinho, ja que aqui tem muitas ladeiras e os 4 freios a tambor nao davam conta. Agora eu percebi que o carro anda meio freiado soltando bastante po dos freios, nao sei si é normal ou voces poderiam me dar dicas de como rregular ou falar pro mecanico como soltar um pouco os freios, ja que ao erguer no macaco, tem que fazer um pouco de força para que elas rodem y nao dao nem sequer 1 volta, da mais oj menos a metade. Grato pela atençao. Y disculpem pelo texto. Qualquer coisa sofre o fj40 estamos ai. Valeuu👍🏻

Sergioporto
04/09/2017, 11:14
Boa noite, primeiramente gostaria de me presentar, me chamo Oscar, aqui no forum participava adquirindo informaçao sobre a minha L200. Bom agora estou morando na bolivia, terra dos meus pais, onde meu pai tem um fj40 japones. Bom nos ultimos 2 anos venho ageitando ele pra poder andar melhor. O ultimo upgrade foi a coloca çai dos freios a disco da Band adquiridos la na traçao mania. Pois bem fiz a instalaçao dos freios e o carro foi da agua pro vinho, ja que aqui tem muitas ladeiras e os 4 freios a tambor nao davam conta. Agora eu percebi que o carro anda meio freiado soltando bastante po dos freios, nao sei si é normal ou voces poderiam me dar dicas de como rregular ou falar pro mecanico como soltar um pouco os freios, ja que ao erguer no macaco, tem que fazer um pouco de força para que elas rodem y nao dao nem sequer 1 volta, da mais oj menos a metade. Grato pela atençao. Y disculpem pelo texto. Qualquer coisa sofre o fj40 estamos ai. Valeuu👍🏻
Caro amigo ,se voce se refere aos freios dianteiros ,com freio à disco NÃO usa válvula de retenção na saida do cilindro mestre ,isso para tubulaçao do freio dianteiro senão fluido de freio não retorna liberando a pressão nas pinças. Na traseira se for tambor tem que manter a válvula para poder manter as lonas não muito afastadas.
Verifica e dá um retorno para nós.
Boa sorte

Sergio c
08/09/2017, 17:58
Valeu pela dica xará. Notava que as rodas traseiras quando parava parecia que estavam um pouco freadas, e eu achava que era o êmbolo das pinças. Lubrificava e nada, sendo que após andar um pouco, os discos traseiros sempre estavam bem mais quentes que os dianteiros. Hj, dei uma olhada e o que parecia ser um adptador, é a tal da válvula de retenção, tirei ela e arranquei o miolo, composto de uma capa metálica, uma mola e uma esfera. Amanhã vou testar o resultado.
Caro amigo ,se voce se refere aos freios dianteiros ,com freio à disco NÃO usa válvula de retenção na saida do cilindro mestre ,isso para tubulaçao do freio dianteiro senão fluido de freio não retorna liberando a pressão nas pinças. Na traseira se for tambor tem que manter a válvula para poder manter as lonas não muito afastadas.
Verifica e dá um retorno para nós.
Boa sorte

Sergioporto
08/09/2017, 19:27
Valeu pela dica xará. Notava que as rodas traseiras quando parava parecia que estavam um pouco freadas, e eu achava que era o êmbolo das pinças. Lubrificava e nada, sendo que após andar um pouco, os discos traseiros sempre estavam bem mais quentes que os dianteiros. Hj, dei uma olhada e o que parecia ser um adptador, é a tal da válvula de retenção, tirei ela e arranquei o miolo, composto de uma capa metálica, uma mola e uma esfera. Amanhã vou testar o resultado.
Xará tem outro detalhe muito importante ,aconteceu tres vezes na minha ,no freio traseiro pois tem pinças nas quatro.Ora ficava travando uma roda mais que a outra ou aquecia demais.Sempre verifique os pinos das pinças,veja se borracha protetora está ok,lubrifique com graxa à base de grafite pois aquela região "pega" muito barro e costuma travar os pinos no alojamento não deixando a pinça aliviar.

Sergio c
09/09/2017, 09:19
Quando tiro os cubos p retirar alguma água sem vergonha que insiste em entrar nas trilhas hehehe, sempre dou uma lubrificada nesses pinos. Ocorre que essas borrachas são muito finas e seguidamente estão rasgadas, e não vendem separadamente, somente todo o reparo da pinça. Eu tento adaptar de outras pinças jogadas em ferro velhos, mas nem sempre o resultado fica bom.
Xará tem outro detalhe muito importante ,aconteceu tres vezes na minha ,no freio traseiro pois tem pinças nas quatro.Ora ficava travando uma roda mais que a outra ou aquecia demais.Sempre verifique os pinos das pinças,veja se borracha protetora está ok,lubrifique com graxa à base de grafite pois aquela região "pega" muito barro e costuma travar os pinos no alojamento não deixando a pinça aliviar.

Grand Vinicius
05/06/2019, 10:04
Bom dia, pessoal!
Como novo proprietário de uma Band 81, recorri ao fórum atrás de conhecimento. Mas ainda vejo muitas perguntas e pouca informação sobre a Band. Parece que os donos de Band e os forumeiros são tribos diferentes, heheheh.
A minha é uma Pickup encurtada e veio com discos de Kombi na frente, tambor atrás e sem freio de mão.
Pra adaptar o freio de mão no cardã acredito que teria que mexer no comprimento do cardã ou afastar o eixo traseiro(me agrada), além de não ser um sistema que me agrade. Se um pneu gira, o carro desce. E o preço não é nada convidativo.
Então estou partindo pra um freio a disco original dianteiro, e na traseira o disco de Kombi com pinça traseira de Audi A3.
Minha roda é 15.
Um freio de Troller deve caber, mas também não estou achando no preço.
Depois boto fotos aqui.

Denise Ávila
06/06/2019, 19:59
Colega, boa noite!
Seja bem vindo à família toyoteira.
"...pouca informação sobre Band"??!!
Não sei em qual fórum vc pesquisou, mas aqui tem muita, mas muuuuuita informação sobre Band. Muitos colegas experts e generosos em compartilhar dicas, ensinamentos e experiências.
A Band tem freio de mão original no cardã, é um sistema que não agrada a alguns, mas funciona em muitas Bands (tenho 2 que funcionam perfeitamente), mas como a sua foi encurtada, aí a coisa complica um pouco.
Usar o sistema de freio a disco original da Band, na dianteira, é mesmo a melhor pedida porém as rodas aro 15 costumam pegar nas pinças e necessitam de alargadores. Ou troque por aro 16 que podem ser as originais da Band moderna (simples e muito fortes, se optar por outro modelo precisa ter offset negativo)
Na traseira pode deixar o tambor mesmo que esse é o modo original e funciona muito bem pois não trava as rodas (faça uma boa revisão apenas).
Mas se preferir mudar pra disco, melhor usar tbm o sistema original da Band com instalação de válvula(s) equalizadora(s) (pra não travar as rodas).
A pinça de kombi é menor e gasta muito rápido na Band.



Bom dia, pessoal!
Como novo proprietário de uma Band 81, recorri ao fórum atrás de conhecimento. Mas ainda vejo muitas perguntas e pouca informação sobre a Band. Parece que os donos de Band e os forumeiros são tribos diferentes, heheheh.
A minha é uma Pickup encurtada e veio com discos de Kombi na frente, tambor atrás e sem freio de mão.
Pra adaptar o freio de mão no cardã acredito que teria que mexer no comprimento do cardã ou afastar o eixo traseiro(me agrada), além de não ser um sistema que me agrade. Se um pneu gira, o carro desce. E o preço não é nada convidativo.
Então estou partindo pra um freio a disco original dianteiro, e na traseira o disco de Kombi com pinça traseira de Audi A3.
Minha roda é 15.
Um freio de Troller deve caber, mas também não estou achando no preço.
Depois boto fotos aqui.

Grand Vinicius
07/06/2019, 09:29
Ôpa!
Bom dia, Denise.
Talvez não seja falta de informação, mas falta de eu ler o que eu procurava.
Digo isso porque tenho um GV 2001 e aqui no fórum tem uma infinidade de informações sobre preparação e peças. E na Band parece que não tem mesmo muito o que fazer. Ela já vem "pronta".
Ou melhor: Tem, sim, muita informação sobre a Band; porém não sobre alguns detalhes que preciso pra minha 81.
Mas, quanto ao freio traseiro, o que eu quis dizer é que vou usar pinças traseiras com freio de mão nas rodas. Porque preciso de freio de mão e não acho viável instalar um freio no cardã. Então não dá pra ser a da Band. Nem a da Kombi. Da Kombi eu vou usar apenas os discos porque já vieram na frente dela, mas podia ser outro disco. Então eu procurei uma pinça traseira de algum carro que tenha freio traseiro original a disco, pra poder usar o freio de mão. E aqui no fórum ainda não achei ninguém sugerindo isso nem informando de que carro "dá certo".
Li aqui no fórum e também já suspeitava, que o próprio cilindro mestre já tem válvula equalizadora. E também sei que o freio traseiro pode/deve ser menor que o dianteiro. Sem problema.
Agora você me assustou com a história da pinça pegar na roda 15"! :shock: Será? :-(
Se for assim vou ter que partir pro freio do Troller, que é caro e não tão eficiente!
Uma fotinha pra ilustrar:
566744

Sergio c
07/06/2019, 09:54
Bonita viatura... pelo que sei o cilindro mestre não tem válvula equalizadora, mas dois canais "quase" independentes p freio dianteiro e traseiro, p ficar com um atuando em caso de um falhar. Eu tenho freio a disco original na traseira e coloquei uma válvula de 15bar p traseira, ainda assim freia muito.
Ôpa!
Bom dia, Denise.
Talvez não seja falta de informação, mas falta de eu ler o que eu procurava.
Digo isso porque tenho um GV 2001 e aqui no fórum tem uma infinidade de informações sobre preparação e peças. E na Band parece que não tem mesmo muito o que fazer. Ela já vem "pronta".
Ou melhor: Tem, sim, muita informação sobre a Band; porém não sobre alguns detalhes que preciso pra minha 81.
Mas, quanto ao freio traseiro, o que eu quis dizer é que vou usar pinças traseiras com freio de mão nas rodas. Porque preciso de freio de mão e não acho viável instalar um freio no cardã. Então não dá pra ser a da Band. Nem a da Kombi. Da Kombi eu vou usar apenas os discos porque já vieram na frente dela, mas podia ser outro disco. Então eu procurei uma pinça traseira de algum carro que tenha freio traseiro original a disco, pra poder usar o freio de mão. E aqui no fórum ainda não achei ninguém sugerindo isso nem informando de que carro "dá certo".
Li aqui no fórum e também já suspeitava, que o próprio cilindro mestre já tem válvula equalizadora. E também sei que o freio traseiro pode/deve ser menor que o dianteiro. Sem problema.
Agora você me assustou com a história da pinça pegar na roda 15"! :shock: Será? :-(
Se for assim vou ter que partir pro freio do Troller, que é caro e não tão eficiente!
Uma fotinha pra ilustrar:
566744

Elmer_Jeep
07/06/2019, 18:11
Então eu procurei uma pinça traseira de algum carro que tenha freio traseiro original a disco, pra poder usar o freio de mão. E aqui no fórum ainda não achei ninguém sugerindo isso nem informando de que carro "dá certo".
Se for assim vou ter que partir pro freio do Troller, que é caro e não tão eficiente!

Pinça traseira com acionamento mecânico que seja compatível pra um utilitário, é raridade no Brasil. Já vi uma pinça traseira da VW EUROVAN, mas não sei se é fácil de encontrar pastilhas e reparos, então a mais "comum" acaba sendo a do troller mesmo.
OBS: o freio do troller é ruim porque as pinças dianteiras são de automóvel (GM ASTRA), mas as traseiras são bem dimensionadas para um jipe ou picape, tanto é que tem uma empresa vendendo kit de freio a disco traseiro pra picapes e SUVs que fornece nos kits as pinças do troller. Kit Freio 4x4 | Itupeva | ARX PERFORMANCE (https://www.arxperformance.com.br/?fbclid=IwAR031J-zZSY65sftmoOx2ISTyuWVnOA8lpOpc5Lb-KYb8EGJuBvuwct2Sfw)

Elmer_Jeep
07/06/2019, 18:18
Aproveitando o tópico, o pessoal da ARX está desenvolvendo uma pinça de freio com acionamento mecânico e que usa pastilhas do fusca, vai ser específica pra um kit de freio de estacionamento no cardan da Band.

Freio estacionamento Toyota bandeirante!... - Arx Performance Freios (https://www.facebook.com/1117725521708301/videos/398872367378831/)

Grand Vinicius
07/08/2019, 16:06
Grande mestre Elmer!
Veja aí se meu raciocínio faz sentido. Existem carros "de passeio" que, pelo apelo esportivo e desempenho, velocidade, etc, necessitam de freios mais eficientes. Têm, então, rodas e discos maiores.
No Off Road, normalmente(caso do Troller), utiliza-se roda 15". Aí o cara pega um motorzão com até 300cv, mete o pé, e quer que o freio original faça milagre.
Eu não me dei ao trabalho de fazer contas, mas vi que o disco traseiro do A3 tem 280mm. Acredito que seja suficiente pra traseira dos nossos brutos. O meu não vai ter lá muita velocidade final. Tudo bem que deve-se levar em consideração o peso do carro, mas não acho que vou ter problema. Afinal, o disco que vou jogar pra traseira já veio funcionando na dianteira.
Então eu acho que tem pinças traseiras compatíveis com os utilitários, só não vejo ninguém utilizando. É aquela história que eu falei lá em cima que "não encontro a informação que procuro". A do Troller, como você mesmo citou, é uma. Mas achei o preço salgado. Vou testar a do A3.
Na frente já comprei a pinça do Troller e amanhã devem chegar os discos também de Troller.

Pinça traseira com acionamento mecânico que seja compatível pra um utilitário, é raridade no Brasil. Já vi uma pinça traseira da VW EUROVAN, mas não sei se é fácil de encontrar pastilhas e reparos, então a mais "comum" acaba sendo a do troller mesmo.
OBS: o freio do troller é ruim porque as pinças dianteiras são de automóvel (GM ASTRA), mas as traseiras são bem dimensionadas para um jipe ou picape, tanto é que tem uma empresa vendendo kit de freio a disco traseiro pra picapes e SUVs que fornece nos kits as pinças do troller. Kit Freio 4x4 | Itupeva | ARX PERFORMANCE (https://www.arxperformance.com.br/?fbclid=IwAR031J-zZSY65sftmoOx2ISTyuWVnOA8lpOpc5Lb-KYb8EGJuBvuwct2Sfw)

Grand Vinicius
09/08/2019, 11:22
Bom dia.
Relendo com mais calma o tópico, vi que falaram aqui que no freio da Band as pinças não pegam na roda 15" de ferro, desde que não tenham tala 10 ou maior. Mas já comprei os de Troller e vou, pelo menos, testar.
Também lembrei do Horacio Balero que recomendou discos traseiros de Hilux com pinças de Citroen BX. Então me precipitei quando falei que não encontrava informações precisas no Fórum. Mas isso se deveu a três fatos:
Primeiro; eu vinha lendo todos os tópicos sobre Toyota Bandeirante, e muitos dos primeiros ainda estão sem resposta.
Segundo; eu estava acostumado com os Tópicos do Tracker/GV, que tem uma configuração padrão de disco ventilado na frente e tambor com freio de mão atrás. Então uma pergunta como essa do tópico seria respondida lá mais precisamente, da seguinte maneira: "Disco dianteiro de Samurai/Vitara sólido e pinça traseira de Marea, Kadett ou Golf. O que você achar mais barato."
Terceiro; a Band tem, originalmente, freio de estacionamento no cardã. Então o próprio criador desse tópico nem precisava de pinças traseiras com freio de mão. O que não era o meu caso. Então a pergunta dele ficou meio "sem sentido" pra mim. A discussão se estendeu porque a resposta "padrão" parece ser: "coloca o mesmo da dianteira na traseira". Mas isso não abrange a questão do freio de mão nas rodas traseiras, assunto que terminou surgindo, e era exatamente o que eu procurava.
Então eu acho que a resposta padrão pra essa pergunta, hoje, seria algo assim:
- Se quiser manter o freio de mão original no cardã, pode usar qualquer freio a disco, de preferência de algum carro que tenha 6*139.7, pra não precisar furar o disco.
- Se quiser jogar o freio de mão pras rodas traseiras, pode usar freio traseiro de Troller(caro), ou de qualquer outro carro com 6*139.7 que tenha freio a disco traseiro, de preferência Aro15".
No caso de usar rodas menores(15"), procurar um onde a pinça não roce na roda. Aí é tentativa e erro.