PDA

Ver Versão Completa : Gasolina Vpower

lucio biscaia
18/12/2007, 15:33
Alguém já percebeu alguma diferença em usar estas gasolinas aditivadas, principalmente na TR4?

Fred Bailune
18/12/2007, 15:43
Alguém já percebeu alguma diferença em usar estas gasolinas aditivadas, principalmente na TR4?

lucio,

Na verdade a gasolina aditivada e comum sao a mesma, a unica diferenca é o aditivo (limpeza). Mas por incrivel que pareca o meu carro e o da minha namorada (TR4) andam melhor com aditivada ... o pq nao sei mesmo. A da Texaco e Petrobras parecem ser as melhores ... mas uma vez nao sei pq nao.

Abs

lucio biscaia
18/12/2007, 16:37
Mas não tem uma história do nº de octanas - octanagem(?).....ou algo assim....como dizia uma propaganda..."é mais gasolina".....????, encher o tanque da TR4 com a Vpower é R$ 4,00 a mais.....não é muito, mas gostaria de saber realmente se faz diferença....e se for só para limpar, não é preciso encher o tanque sempre desta gasolina, só uma vez ou outra para limpar, né?

gutoxj98
18/12/2007, 16:48
Faz diferenca sim, principalmente no consumo, o carro fica mais economico, ou a gasolina rende mais !!!

Coloquei na minha XJ a podium da petrobras, mas ela fez uma limpeza no meu tanque, e o carro ficou pipocando depois, deve ter sujado o regulador de pressao, depois disso nao pega mais de prima.

abs

Fred Bailune
18/12/2007, 16:50
Mas não tem uma história do nº de octanas - octanagem(?).....ou algo assim....como dizia uma propaganda..."é mais gasolina".....????, encher o tanque da TR4 com a Vpower é R$ 4,00 a mais.....não é muito, mas gostaria de saber realmente se faz diferença....e se for só para limpar, não é preciso encher o tanque sempre desta gasolina, só uma vez ou outra para limpar, né?

Lucio,

Existe sim diferenca de octanagem entre gasolinas, as a aditivada tem extamente a mesma octanagem da comum, a unica diferenca é o aditivo. A limpeza se da com o uso continuo dessa gasolina, claro que se vc usar a comum as vezes nas vai ferrar todo o processo.

Agora as gasolinas Premium e Podium realmente tem mais octanagem, o que melhora a queima de combustivel e por consequencia o carro anda mais.

Eu uso a podium "em dias de festa" e realmente da uma diferenca, mas R$ 3.00 o litro num V6 é brabo.

Abs

cwb123
19/12/2007, 01:40
A Podium na TR4, para mim pelo menos, nunca rendeu muito - o desempenho melhora um pouco, é sensível, mas o consumo aumenta desproporcionalmente - parece que o combustivel "evapora" - um técnico me disse certa vez que o sistema de injeção do motor não interpreta corretamente a maior octanagem e enriquece a mistura cada vez mais. Todas as gasolinas aditivadas que coloquei foram péssimo negócio - o pajerinho rendeu menos. Tenho notado que na cidade o álcool rende bem, o carro fica agradável sem precisar acelerar, sai tranquilo. O que deveríamos ter acesso mesmo é gasolina de verdade, não esse engodo que vendem nos postos pelo Brasil afora, ainda mais com uma das mais caras gasolinas do mundo. O petróleo é de quem mesmo? É deles.... Abraço!

lucio biscaia
19/12/2007, 09:51
Taí algo muito estranho, já que vc tocou no assunto.....somos auto-suficiente, temos combustivel alternativo....e pagamos tudo isto. Mas o pior é o que acontece em Ctba, estamos a 20 Km da refinaria e pagamos mais do que Camburiu - SC que esta a 300 Km da refinaria ou ou interior do Paraná......ou seja, os desonestos são os donos de postos.....

n0gs
19/12/2007, 11:42
Taí algo muito estranho, já que vc tocou no assunto.....somos auto-suficiente, temos combustivel alternativo....e pagamos tudo isto. Mas o pior é o que acontece em Ctba, estamos a 20 Km da refinaria e pagamos mais do que Camburiu - SC que esta a 300 Km da refinaria ou ou interior do Paraná......ou seja, os desonestos são os donos de postos.....

como sempre os determinados pagam o pato... e os determinantes fazem o que querem... a questão da qualidade e preço dos combustíveis no Brasil é uma piada...

Pablo Toledo
19/12/2007, 12:34
Só não se esqueçam que, apesar do petróleo ser nosso, o preço é dado em bolsas internacionais e em dólares. Além disso, até chegar no consumidor final o combustível passa pelas distribuidoras e destes para o posto de combustível, o que implica custos e impostos (CIDE e outros), além de possíveis trambicagens.

Não o suficiente, nosso petróleo é de qualidade inferior quando se trata de gasolina. O custo para o refino dele é mais alto, dado características técnicas, e a quantidade de gasolina extraída por barril de petróleo é menor. Ainda, lembrem-se que inventamos a moda de adicionar álcool na gasolina, o que afeta a qualidade.

No fim, o resultado é uma gasolina de pior qualidade e com preço maior.

[]s

Pablo Toledo

cwb123
19/12/2007, 13:12
Discordo em parte. O petróleo extraido no Brasil é de refino mais difícil sim, mas isso não tem relação nenhuma com a qualidade do combustível. A gasolina é mais barata e de melhor qualidade em paises, até nossos vizinhos, que não produzem uma gota de gasolina refinada ou mesmo extraem petróleo. Os impostos tem parte da culpa também, mas acho que quando os novos campos estiverem sendo explorados com petróleo mais fino ainda assim estaremos pagando mais caro. Quando uso gasolina, prefiro sempre a comum e abastecer em postos conhecidos.

Abraços.

lucio biscaia
19/12/2007, 15:28
Mas não precisamos nos preocupar com refino e demais tecnologias.....simplesmente...PORQUE È MAIS CARO EM CTBA DO QUE EM LONDRINA?

n0gs
19/12/2007, 16:04
Ter carro no Brasil é mesmo para poucos. Além de todos os impostos embutidos no preço do carro (chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio) e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros. Nada menos do que 57,13% do preço da gasolina é apenas imposto, segundo o Sindicato do Comercio varejista do Estado de São Paulo (Sincopetro). Assim, num posto que vende o litro por R$ 2,50, R$ 1,43 vai para os cofres públicos.

É mole?

lucio biscaia
19/12/2007, 16:47
Ter carro no Brasil é mesmo para poucos. Além de todos os impostos embutidos no preço do carro (chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio) e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros. Nada menos do que 57,13% do preço da gasolina é apenas imposto, segundo o Sindicato do Comercio varejista do Estado de São Paulo (Sincopetro). Assim, num posto que vende o litro por R$ 2,50, R$ 1,43 vai para os cofres públicos.

É mole?

Ainda acho que os donos de postos são os vilões desta história...como os postos do inteiror conseguem vender mais barato, estando mais longe????

Pablo Toledo
19/12/2007, 17:07
O fato do nosso petróleo ser de mais difícil refino de fato não afeta a qualidade em si. O problema é de escala, pois geramos menos gasolina por barril de petróleo com custo maior.

Quanto aos outros países, precisaríamos ver questões como taxa de câmbio e impostos. Só a tal da CIDE é de R$0,50 por litro.
Quanto aos preços em diferentes localidades, é complicado discutir a estrutura de preços, pois vai do poder de estipular preços que cada cartel possui visto que a elasticidade preço da demanda é baixa para este tipo de produto (embora atualmente com a opção dos carros flex isto esteja mudando)

Discordo em parte. O petróleo extraido no Brasil é de refino mais difícil sim, mas isso não tem relação nenhuma com a qualidade do combustível. A gasolina é mais barata e de melhor qualidade em paises, até nossos vizinhos, que não produzem uma gota de gasolina refinada ou mesmo extraem petróleo. Os impostos tem parte da culpa também, mas acho que quando os novos campos estiverem sendo explorados com petróleo mais fino ainda assim estaremos pagando mais caro. Quando uso gasolina, prefiro sempre a comum e abastecer em postos conhecidos.

Abraços.

Pablo Toledo
20/12/2007, 11:30
Ainda acho que os donos de postos são os vilões desta história...como os postos do inteiror conseguem vender mais barato, estando mais longe????

Lúcio;

Concordo contigo. Os cartéis existem pra valer e a maioria dos postos batizam a gasolina, mas pra nós isso é uma caixa preta.

Ao contrário do que se pensa, a gasolina brasileira é de boa qualidade e não fica devendo nada à gasolina americana ou européia. O ponto é que na bomba não temos gasolina pura, mas sim um blend de 80% gasolina (muitas vezes batizada) mais 20% de álcool. Por isso no final temos um produto "pior". Sem falar que medimos a octanagem por um método diferente da deles, o que leva a conclusões distintas.

Aliás, quanto a mistura de álcool na gasolina, isso também está sendo adotado nos EUA e Europa. A diferença é que lá, até onde eu saiba, não há casos de gasolina batizada.

Agora veja só como são as coisas. Os americanos nos invejam por termos etanol a baixo preço (e que poderia ser ainda mais baixo se não fosse os impostos) em qualquer posto de gasolina.

[]s

Pablo Toledo

buchmann
20/12/2007, 12:53
Bom.... sobre a gasolina.... o Brasil produz todo o petróleo que consome (alto suficiente)... mas tem um problema... o Brasil exporta todo o petróleo.. pois não temos refinaria.... um dos motivos por ser caro a gasolina aqui...
E mais uma coisa... a gasolina vendida no Brasil é exclusivamente da petrobras... não existe nenhuma importadora ou distribuidora que não TEM que comprar dela... quer dizer .. uma empresa estatal controlando todo o combustível do brasil (lembrem a Hugo Chaves).. assim eh colocado o preço que eles querem .. fora isso quase 50% do valor que vc paga é imposto... outro absurdoooooooo
fazer o que .. na argentina a gasolina é vendia a R$ 1,60 ou perto disso... e aqui na minha cidade eh vendida a absurdos R$ 2,60...

Ohhhh vida... Ohhhh Brasil....

buchmann
20/12/2007, 13:07
Eu tenho uma pajero 3000... coloquei gasolina com aditivo. pior coisa que fiz... o carro nao rendeu.. e ainda estragou a bomba de gasolina... o aditivo misturado na gasolina é simplesmente um óleo, mas pelo que percebi, que retira um pouco a força do motor... e os carros importados, pelo que sei, não se recomenda colocar gasolina aditivada...
agora se vc tiver um carro bi-combustivel e quer fazer uma economia de R$ e ainda fazer o carro andar mais é só colocar álcool no tanque... a octanagem do álcool eh muito superior a da gasolina comum, gasolina aditivada e gasolina podium (da petrobrás).
Segundo a pagina da br:
(http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument&SDuvidas)

a gasolina comum tem octanagem de 81, a da premium tem de oct. 91 e a podium tem oct. 95, enquanto isso o álcool tem oct de 110...

entao.. eh álcool na veia galeraaaaa.. opa.. no tanque..... hehehehehehehe

n0gs
20/12/2007, 15:15
Bom.... sobre a gasolina.... o Brasil produz todo o petróleo que consome (alto suficiente)... mas tem um problema... o Brasil exporta todo o petróleo.. pois não temos refinaria.... um dos motivos por ser caro a gasolina aqui...
E mais uma coisa... a gasolina vendida no Brasil é exclusivamente da petrobras... não existe nenhuma importadora ou distribuidora que não TEM que comprar dela... quer dizer .. uma empresa estatal controlando todo o combustível do brasil (lembrem a Hugo Chaves).. assim eh colocado o preço que eles querem .. fora isso quase 50% do valor que vc paga é imposto... outro absurdoooooooo
fazer o que .. na argentina a gasolina é vendia a R$ 1,60 ou perto disso... e aqui na minha cidade eh vendida a absurdos R$ 2,60...

outro absurdo... não temos refinaria no Brasil... isso com certeza leva o preço nas alturas tb...

lucio biscaia
20/12/2007, 19:45
Acho que temos sim....em Araucária Pr...é uma refinaria da Petrobras, não?, a minha TR4 da impressão que se deu bem com a Vpower

cwb123
20/12/2007, 22:58
Acho que temos sim....em Araucária Pr...é uma refinaria da Petrobras, não?, a minha TR4 da impressão que se deu bem com a Vpower

Sim, várias refinarias da Petrobrás foram adaptadas para o refino de óleo mais fino, para Gasolina entre outros. Mas é verdade, o preço da gasolina varia muito aparentemente sem motivo - pura exploração.

Abraço.

cwb123
20/12/2007, 23:03
Aliás, vou experimentar a vpower quando usar gasolina, obrigado pela sugestão. Sobre outro assunto, sugeri em outro tópico de criar aqui no 4x4Brasil um fórum exclusivo para Mitsubishi 4x4 ou Pajeros, em vista do grande número de proprietários, assim como já há para outros veículos/marcas. Meu tópico foi apagado e ninguém respondeu...

Abraços.

n0gs
21/12/2007, 11:09
Aliás, vou experimentar a vpower quando usar gasolina, obrigado pela sugestão. Sobre outro assunto, sugeri em outro tópico de criar aqui no 4x4Brasil um fórum exclusivo para Mitsubishi 4x4 ou Pajeros, em vista do grande número de proprietários, assim como já há para outros veículos/marcas. Meu tópico foi apagado e ninguém respondeu...

Abraços.

cwb123, isso já foi sugerido várias vezes pelo que sei... como pretende fazer isso acontecer?

ALESSANDRO IBAMA
21/12/2007, 11:30
Ja acompanhei por vezes a solicitação pela criação de um tópico específico para proprietários de Pajero...ou mesmo outras MT..porém nunca saiu da proposição....sinceramente não compreendo o por que?..é uma pena...

Com toda certeza atenderia a inúmeros frequentadores do Forum 4x4 Brasil proprietários destas magníficas viaturas.

Abço

n0gs
21/12/2007, 12:20
Ja acompanhei por vezes a solicitação pela criação de um tópico específico para proprietários de Pajero...ou mesmo outras MT..porém nunca saiu da proposição....sinceramente não compreendo o por que?..é uma pena...

Com toda certeza atenderia a inúmeros frequentadores do Forum 4x4 Brasil proprietários destas magníficas viaturas.

Abço

acabei de enviar uma mensagem privada aos moderadores do fórum, o nick deles é "Equipe 4x4 Brasil", sugerindo a criação do fórum específico para Mits e solicitando um posicionamento quanto a criação do mesmo.

Vocês bem que poderiam dar uma forcinha mandando mensagens tb...

Abs...

Pablo Toledo
21/12/2007, 13:11

Caro Buchmann;

Temos refinarias sim, e várias. A maior delas é a REPLAN, que fica em Paulínia/SP, ao lado de Campinas. Só esta unidade é responsável pelo refino de 20% da produção da Petrobrás.

Dá uma olhada neste link http://www.tnpetroleo.com.br/internas/downloads/TN_49_Site_refinarias.pdf

[]s

cwb123
24/12/2007, 14:12

Abraços.

Prezado Lucio,

Abasteci com gasolina VPOWER, enchi o tanque.. A impressão é que em uso normal, com rotações mais lentas, o carro perde 10+ cavalos em relação ao álcool. Teria que comparar com alguma outra gasolina (a Pódium eu usei bastante, roda bem, potência do álcool mas o consumo é enorme) - para quem tem Flex acho que não vale à pena. Já tinha desacostumado a usar gasolina... A VPOWER tem uma vantagem: o consumo é bom, na estrada a autonomia aumenta bastante.

Outra coisa que percebi é como a dirigibilidade do pajerinho melhora muito com um pouco mais de potência, como no caso do álcool - se fosse equipado com um motor leve e um pouco maior (2.4 p.ex.) provavelmente teria o consumo até melhorado em virtude da curva de torque mais favorável.

Abraço!