Ver Versão Completa : Mais um novato querendo entrar pra gangue!
Caros colegas,
Como muitos fóruns que já li por aqui, sou novato no assunto, apesar de já ter lido muita coisa interessante neste site, e meu sonho sempre foi ter um CJ. Por isso preciso de ajuda.
Atualmente, estou muito empenhado em vender meu carro de passeio (Palio) e comprar um CJ para o uso tanto diário, quanto para o lazer nos fins de semana.
Minha idéia seria fazer trilhas mais leves pras cachoeiras da região (Belo Horizonte) e ir a sítios de amigos, nada demais (por enquanto!). Além do uso diariamente.
Por isso gostaria de saber as melhores especificações que o meu CJ possa ter para eu melhor aproveitá-lo, sem maiores problemas e com economia, tanto de combustível no uso diário, quanto de equipamentos.
Aguardo respostas,
Beto Lacerda
18/12/2007, 13:50
freio a disco , hidrovacuo , pedaleira suspença , direção hidraulica e mecanica em perfeita condição , mesmo que original , mas em perfetio estado (regulado , cabos e velas ok , preferencia p/ ignição eletronica etc) .
num CJ assim qqer pessoa roda no dia dia sem problemas
mas saiba
qqer cj vai beber o dobro que o seu palio ,
não vai ter conforto algum , se bem que palio num é um primor de conforto , mas em CJ o sistema é bruto .
e o mais importante
cara vc precisa curtir mesmo a bagaça ..
ai os problemas ficam tão menores ...
mas se num curtir 100% qqer manhazinha ( tipo num pega qdo quente etc ... )do carro ja vira um puts defeitão que te tira do serio todo dia .
lembre-se que o CJ masi novo que existe tem mais de 25 anos ...
[]'s
Vendo a palavra por enquanto aconselho a primeiro comprar um Cj em bom estado ja preparadinho ou que voce prepare. Se no futuro pretende trilhas, compre outro pois jeep de cidade e trilha nao conbina.
[]´s
freio a disco , hidrovacuo , pedaleira suspença , direção hidraulica e mecanica em perfeita condição , mesmo que original , mas em perfetio estado (regulado , cabos e velas ok , preferencia p/ ignição eletronica etc) .
num CJ assim qqer pessoa roda no dia dia sem problemas
mas saiba
qqer cj vai beber o dobro que o seu palio ,
não vai ter conforto algum , se bem que palio num é um primor de conforto , mas em CJ o sistema é bruto .
e o mais importante
cara vc precisa curtir mesmo a bagaça ..
ai os problemas ficam tão menores ...
mas se num curtir 100% qqer manhazinha ( tipo num pega qdo quente etc ... )do carro ja vira um puts defeitão que te tira do serio todo dia .
lembre-se que o CJ masi novo que existe tem mais de 25 anos ...
[]'s
Muito obrigado Beto, pelas dicas. Mas quanto a gostar eu gosto sim, e já tem um bom tempo que eu ando pensando nisso justamente porque um CJ não é realmente fácil, mas estou decidido!
Quanto ao conforto, para minimizar a troca, estava estudando em comprar um com bancos concha e um sistema de amortecedores bom.
Qual o melhor para o caso?
O que é hidrovácuo? E a pedaleira suspensa? Pra que serve?
Obrigado, e espero que vocês possam me ajudar ainda mais!
Vendo a palavra por enquanto aconselho a primeiro comprar um Cj em bom estado ja preparadinho ou que voce prepare. Se no futuro pretende trilhas, compre outro pois jeep de cidade e trilha nao conbina.
[]´s
Com certeza Loiro, minha idéia é começar com um básico e ir aprendendo, tanto em dirigí-lo com segurança em trilhas leves, quanto na cidade. Além de aprender muito ainda sobre a mecânica da viatura.
Daí com o tempo vou decidindo o que mudar pro estilo de trilha que gostarei mais de participar.
Obrigado pela dica.
bom vamos lá
não sei que ano é seu palio mas um cj bom com todos os "upgrades" necessários pra ele se tornar umc arro viável dos dias de hj e ser usado dia a dia prepare o bolso porque uns 15 a 20 mango por ai
1- jeep e economia são palavras opostas tneha isso em mente pois jeep não fica economico fica "menos gastão" mas sempre gastará mais que um caror de passeio.
2- prefira jeeps com mecânica 4cc alcool OHC ou de opala alcool que vai ser mais economico financeiramente (caso pretenda algo mais leve e etc tem gente que curt eos motores VW AP e fica bem instaldo eu já vi alguns, mas particularmente prefiro opala mesmo, é gosto, mas a opção existe e é perfeitamente viável).
3- ESSENCIALMENTE qualquer CJ que vc procure ele pode estar completamente zuado, mas o CHASSIS tme de estar muito bom ou ao menos sem muitas soldas, pois é a alma do carro e algo caro de se arrumar e legalizar documentos.
4- Não espere conforto, nem roupa cheirando a limpa saindo do jeep e nem fique procurando "pelo em ovo" todo CJ tem defeitos e não é carro de passeio, adapte-se a ele e adapte ele a você o maximo possivel (claro depende do quanto de $$ vc tem)
5- será o carro que vc mais vai gostar na sua vida toda tenha certeza apesar de tudo
6- faça uma revisão completa
Bem vindo cara
Valeu Rubens! Eu já tenho a noção de que irei gastar mais!
Mas também serei mais feliz! Acho mesmo é que devo procurar com muita calma e aprender com o que vocês têm a me passar.
Tipo de motor, direção, caixa, freios, tudo isso eu estou começando a aprender somente agora.
Obrigado...
Logan seguinte veja bem oque quer fazer tipo
trilhas leves ou pesadas?
passear na cidade ou mais terra
te pergunto isso pois meu jeep é 60% asfalto e 40% terra montei ele mais ou menos com essa idéia (e ainda não terminei) ou seja nàoa dianta ter um ujeep muito bom de trilha sendo que vc vai rodar mais no asfalto pois vc não terá estabilidade, desempenho ou segurança...
Por isso faça essas perguntas, o que espera de um jeep e o quanto quer dele, seja sincero consigo mesmo e procure um que mais te agrada
Lembre-se pneus lameiros no asfalto gastam rapido demais, suspensão alta demais no asfalto tira estabilidade, motor com torque demais gasta muito e relações mais reduzidas são ótimas em trilhas mas nào muito boas para rua..
imagine que asfalto e terra é um cordão com asfalto numa ponta e terra na outra ponta, logo quando vc "tombar" mais para um lado você vai ficar mais distante do outro e isso é normal.
é o memso tipo de medidas opostas que se referem a consumo x potência não há potência sem maior consumo!
Bruno Pedra
18/12/2007, 18:49
Logan é isso ai que o pessoal falou...
Opte por um jeep ja com preparações minimas para o seu uso misto, assim você não precisa gastar montes de dinheiro arrumando e se precisar vender nao ter o retorno disso... eu sei bem o que é isso..
precisando de ajuda é só falar...
sou de bh tambem..
[]s
Ronaldo B.
18/12/2007, 21:38
Quanto ao conforto, para minimizar a troca, estava estudando em comprar um com bancos concha e um sistema de amortecedores bom.
Logan,
Banco concha não é muito confortável, te falo isso por experiencia própria. Se vai gastar com bancos, prefira um bom par de bancos de algum carro de passeio, tem vários modelos que o pessoal costuma adaptar e ficam muito bons, só não pode ser muito alto.
Quanto aos amortecedores, esse não é o principal problema no conforto do CJ e sim o fato da suspensão ser com feixes de molas.
[]´s
Lucas Nassif
19/12/2007, 08:16
Logan,
se vc for procurar um Jeep esses dias, ande pela Av. Cristiano Machado toda aí que passo por ela todos os dias e vejo 5 Willys a venda...cada um mais arrumado que o outro.
Ta aí a dica!
No mais, é aquilo que o pessoal falou.
Abrs,
Lucas Nassif
Acredito que você irá me ajudar muito então Rubens! Pois minha idéia é exatamente esta! E talvez até com uma proporção maior, tipo 70% asfalto e 30% lama.
Como não sou experiente ainda em trilhas, pois só vou como passageiro, ou guio em trechos leves, então no começo só pegarei trilhas leves, até pegar a experiência para algo mais ousado.
Valeu!
Logan é isso ai que o pessoal falou...
Opte por um jeep ja com preparações minimas para o seu uso misto, assim você não precisa gastar montes de dinheiro arrumando e se precisar vender nao ter o retorno disso... eu sei bem o que é isso..
precisando de ajuda é só falar...
sou de bh tambem..
[]s
Bruno, vi que você está vendendo seu jeep.
Ele está mais preparado pra lama ou pro asfalto como o Rubens falou?
Logan,
Banco concha não é muito confortável, te falo isso por experiencia própria. Se vai gastar com bancos, prefira um bom par de bancos de algum carro de passeio, tem vários modelos que o pessoal costuma adaptar e ficam muito bons, só não pode ser muito alto.
Quanto aos amortecedores, esse não é o principal problema no conforto do CJ e sim o fato da suspensão ser com feixes de molas.
[]´s
Obrigado pelas dicas Ronaldo. Qual a melhor adaptação de bancos de carro de passeio que você me sugere? E nestes tipos de banco, cabe o cinto de 4 pontos?
E com relação à suspensão? Há algum feixe de melhor qualidade? E menos duro?
Bruno Pedra
19/12/2007, 12:13
Bruno, vi que você está vendendo seu jeep.
Ele está mais preparado pra lama ou pro asfalto como o Rubens falou?
Logan o meu esta adaptado para o uso misto, pois tem direcao hidraulica, ignicao eletronica motor de opala e bancos de tipo alem do banco traseiro...
mas o meu uso é pra lama mesmo....
shaolin36
19/12/2007, 14:04
Logan, eu tbem uso meu jeep tanto na cidade quanto no barro, instalei a suspensão do Toyota Bandeirante com amortecedores da Ranger 97 e ficou mto bom, bem mais confortável.
Opa! Obrigado pela dica Shaolin! A suspensão continua de feixe mesmo né?
Ronaldo B.
19/12/2007, 16:06
Obrigado pelas dicas Ronaldo. Qual a melhor adaptação de bancos de carro de passeio que você me sugere? E nestes tipos de banco, cabe o cinto de 4 pontos?
E com relação à suspensão? Há algum feixe de melhor qualidade? E menos duro?
Logan,
Eu usei durante um tempo no CJ o banco do Fiat Tipo, eram confortáveis, mas já ví vários outros modelos adaptados, Gol, Audi, etc. Nesses bancos não é recomendável adaptar cinto 4 pontos, aliás, a maioria dos cintos 4 pontos são fixados de forma errada e até perigosa, então se vc vai rodar mais na cidade eu nem recomendo usar esse tipo de cinto, por não serem retráteis acabam sendo muito desconfortáveis, prefira um par de cintos 3 pontos fixados corretamente e novos, não compre cintos usados ou em desmanche, a economia nesse caso não vale a pena.
A dica de suspensão o pessoal já falou, molas de Toy com amortecedores da Ranger 97, melhora muito, mas não se esqueça que vai continuar sendo um CJ com feixes.:concordo:
[]´s
FernandoRisso
19/12/2007, 17:00
Compre um engesa!!! Já tem molas helicoidais, conjunto mecânico mais moderno e resistente, freio a disco, direção hidraúlica e muito mais confortável para se andar na cidade sem precisar mexer em anda.
Além disso, não precisa mexer em nada, é montar e rodar até a Bahia.
[]'s
Obrigado pela ajuda Ronaldo! Espero contar mais contigo.
E quanto à Engesa Fernando, vi que você está vendendo, mas no momento está fora do meu orçamento. E o meu sonho realmente é um CJ5.
Grande abraço....
Acredito que você irá me ajudar muito então Rubens! Pois minha idéia é exatamente esta! E talvez até com uma proporção maior, tipo 70% asfalto e 30% lama.
Como não sou experiente ainda em trilhas, pois só vou como passageiro, ou guio em trechos leves, então no começo só pegarei trilhas leves, até pegar a experiência para algo mais ousado.
Valeu!
Tu pode mosta um 70% asfalto e 30% trilha e outro 100% trilha! Quando tiver com o Cj 70/30 pronto, pra nao detonalo em trilhas e consequentimente ficar empenhado podeia pensar em montar um 100% trilhas, ai tera um pra estradas de terra e asfalto e um pra todos os tipos de trilha!
É uma questao que poderia ser pensada na minha opiniao.
[]´s
Abraço:concordo:
Tu pode mosta um 70% asfalto e 30% trilha e outro 100% trilha! Quando tiver com o Cj 70/30 pronto, pra nao detonalo em trilhas e consequentimente ficar empenhado podeia pensar em montar um 100% trilhas, ai tera um pra estradas de terra e asfalto e um pra todos os tipos de trilha!
É uma questao que poderia ser pensada na minha opiniao.
[]´s
Abraço:concordo:
Claro que eu já imagino isso Loiro! Mas como disse, preciso primeiro aprender a mecânica e os maçetes de um CJ e também ir evoluindo em trilhas, pra daí pensar numa viatura só pro fim de semana.
Você concorda com o Ronaldo, de que com molas do Bandeirante e amortecedores do Ranger, a viatura ficará mais confortável pro asfalto?
E isso atrapalharia algo na lama?
Grande abraço!
shaolin36
19/12/2007, 18:43
Sim continua com feixe de molas!