Ver Versão Completa : Queimou a Junta do cabeçote!
HenriqueJr
18/12/2007, 02:14
Pessoal, ontem emprestei minha sidekick para meu irmao ir a praia com um amigo, quando cheguei hoje do serviço recebi a noticia que o carro ficou na casa de praia quebrado, meu irmao disse que um mangote rasgou! Levei um mecanio hoje ao local onde a viatura esta guardada, ele examinou o a viatura e meu deu a noticia; "queimou a junta do cabeçote!".
Alguem aqui ja teve esse problema? É complicado concertar? Vai deixar alguma sequela no funcionamento do carro? Qual o custo (mais ou menos) que vou ter?
Henrique,
Se foi somente a junta mesmo é só comprar uma nova e trocara, a M.O. deve ser igual da troca desta mesma junta de qualquer outro carro, acho q vc vai acha esta junta na Suzucar ou na Alternativa4x4.
Abraço e boas festas...
Murilo
HenriqueJr
18/12/2007, 11:49
Henrique,
Se foi somente a junta mesmo é só comprar uma nova e trocara, a M.O. deve ser igual da troca desta mesma junta de qualquer outro carro, acho q vc vai acha esta junta na Suzucar ou na Alternativa4x4.
Abraço e boas festas...
Murilo
Muito obrigado pela informação amigo!
Muito obrigado pela informação amigo!
Provavelmente vai ter que dar um passe no cabeçote, pois quando queima a junta, geralmente danifica o cabeçote.
Vejo que vc a recém adquiriu a sua viatura, recomendo que dê uma geral nela, substituindo todas as mangueiras do sistema de arrefecimento.
[]´s
HenriqueJr
18/12/2007, 15:42
Provavelmente vai ter que dar um passe no cabeçote, pois quando queima a junta, geralmente danifica o cabeçote.
Vejo que vc a recém adquiriu a sua viatura, recomendo que dê uma geral nela, substituindo todas as mangueiras do sistema de arrefecimento.
[]´s
Acertou, vai fazer 2 meses que comprei! Até agora so tive alegrias com o carro...... até acontecer este problema! O carro ja está na oficina, hoje de tarde ligarei para lá para o mecanico me dizer alguma coisa. Qauqleur coisa postarei aqui!
HenriqueJr
18/12/2007, 18:15
Acabei de receber mais uma péssima notícia, o mecanico acabou de me dizer que o esquente afetou o cabeçote! O carro não liga de jeito nenhum, o mecanico disse que so pode dar mais detalhe depois que abrir o cabeçote! :cry:
diogo ludovico
18/12/2007, 21:15
Como dizem.... já que está no inferno abaça logo o capeta:twisted:
Já que vai ter que fazer o cabeçote, aproveita para fazer o motor completo, a mão de obra vai ser pouca coisa a mais, porem vc evita de acontecer como eu, que tive que abrir o motor 3 vezes, pois as coisas foram feitas "por partes" enquando eu havia pedido pra fazer tudo de uma vez....:parede:
Aproveita e verifica tudo, ai vc terá um motor zero, ou se for muito caro (o do samuka saiu tudo por 4K), troue logo por um AP, mas fazer só o cabeçote, sei lá......
Faz tudo de um vez só, pois assim vc terá o carro por muito mais tempo, sem ter que se preocupar com qual será o proximo problema que o motor vai te apresentar...
HenriqueJr
19/12/2007, 00:54
Como dizem.... já que está no inferno abaça logo o capeta:twisted:
Já que vai ter que fazer o cabeçote, aproveita para fazer o motor completo, a mão de obra vai ser pouca coisa a mais, porem vc evita de acontecer como eu, que tive que abrir o motor 3 vezes, pois as coisas foram feitas "por partes" enquando eu havia pedido pra fazer tudo de uma vez....:parede:
Aproveita e verifica tudo, ai vc terá um motor zero, ou se for muito caro (o do samuka saiu tudo por 4K), troue logo por um AP, mas fazer só o cabeçote, sei lá......
Faz tudo de um vez só, pois assim vc terá o carro por muito mais tempo, sem ter que se preocupar com qual será o proximo problema que o motor vai te apresentar...
Acho que seria gastar dinheiro a toa fazer a parte de força do meu motor, ele não ta baixando óleo e nem fumaça, funciona redondinho... quando passo o dedo no cano de escape não sai fuligem nenhuma. O motor tava muito bom antes de ocorrer este fato, a unica coisa que me incomodava era um barulho de valvulas ou tuchos.... mas pelo que andei pesquisando esse barulho é bem caracteristico em vitaras e sidekicks.
Acho que seria gastar dinheiro a toa fazer a parte de força do meu motor, ele não ta baixando óleo e nem fumaça, funciona redondinho... quando passo o dedo no cano de escape não sai fuligem nenhuma. O motor tava muito bom antes de ocorrer este fato, a unica coisa que me incomodava era um barulho de valvulas ou tuchos.... mas pelo que andei pesquisando esse barulho é bem caracteristico em vitaras e sidekicks.
Se foi só problema de queimar a junta é só dar um passe no cabeçote e deu pra bola!! Na minha quantum faz uns 2 anos que fiz um passe no cabeçote e tá tudo ok com o motor.
Só vai ter que aliviar o pé!
[]´s
arlei_vitara
19/12/2007, 16:06
Acabei de receber mais uma péssima notícia, o mecanico acabou de me dizer que o esquente afetou o cabeçote! O carro não liga de jeito nenhum, o mecanico disse que so pode dar mais detalhe depois que abrir o cabeçote! :cry:
Maldito cabeçote de Sidekick................
Amigo, não quero te assustar, mas se vc. pesquisar um pouco verá que é relativamente comum o cabeçote dos Side 16V trincarem nos superquecimentos..........conheço pelo menos uns 04 que aconteceram isto.
Torce para que o seu seja somente trocar a junta..........mas esteja esperto.
[ ]s
Henrique,
Esse "passe" faz fiz no meu Side faz 3 anos, inclusive na epoca o mecanico falou que tava no limite que podia rebaixar, não tive mais problemas com o cabeçote.
Vamos ficar na torcida para não ser nada mais grave.
Abraços,
Henrique,
Esse "passe" faz fiz no meu Side faz 3 anos, inclusive na epoca o mecanico falou que tava no limite que podia rebaixar, não tive mais problemas com o cabeçote.
Vamos ficar na torcida para não ser nada mais grave.
Abraços,
É só não pisar fundo até o talo, que não vai ter problema algum!
HenriqueJr
20/12/2007, 14:25
Cheguei da oficina agora, o mecanica ja retirou o cabeçote do lugar e deve mandar para retifica ainda hoje. Pelo que ele disse a parte de força do motor ta muito bom! Ja sobre o cabeçote ele disse que aparentemente ele tambem não foi muito afetado mas so pode da certeza depois que desmonta-lo para retifica.
HenriqueJr
20/12/2007, 21:16
Conversando com o mecanico que ta fazendo o cabeçote da minha viatura aproveitei e comentei o problema de derramar agua pelo reservatório e disse que uma tampa nova do radiador resolveu o problema, até um mangote estorar! Ele disse que se a agua borbulhava dentro do reservatório, além de derramar, pode ser problema na junta, cabeçote empenado ou até mesmo trincado, ele explico que esse problema ocorre porque, por causa dos problemas de junta ou cabeçote citados, há a passagem de gases das camaras de combustão para o sistema de arreifecimento, quando o motor esquenta esta situação piora o que faz aumentar a pressão no sistema por causa dos gases, expulsando a agua pelo reservatório.
Segundo ele, pode ter ocorrido este problema na minha viatura, quando troquei a tampa do radiador a agua parou de derramar mas em compensação a pressão aumentou tanto que o mangote não aguentou!
Resultado disso tudo, meu carro ta na oficina para fazer retifica de cabeçote! Hoje o mecanico tirou o cabeçote fora e, pelo menos a primeira vista, não identificou nenhuma trinca no mesmo, mas so pode confirmar depois que for para a retifica....
Dae Henrique!
O meu side esta com o mesmo problema que o seu só que a minha novela já esta um pouco mais longa (já faz uns dois meses que o carro esta parado)...
Conselho: fica ligado na retifica do cabeçote, pentelha os caras da retifica para testarem bem o cabeçote para verificar se tem trinca ou não, e depois na hora de montar fica atento pro teu mecanico não fazer errado...
a proposito alguem tem aí as recomendções da suzuki para o aperto do cabeçote?
em tempo: junto do cabeçote na suzucar tá R$ 40,00
[ ]s
Eduardo
Acertou, vai fazer 2 meses que comprei! Até agora so tive alegrias com o carro...... até acontecer este problema! O carro ja está na oficina, hoje de tarde ligarei para lá para o mecanico me dizer alguma coisa. Qauqleur coisa postarei aqui!
Hoje em dia é obrigatório a garantia de 3 meses, principalmente com defeitos ocultos que venham a ocorrer, procure a agencia que comprou a viatura antes de fazer qualquer coisa e exija a garantia.
diogo ludovico
22/12/2007, 13:03
Se tiver na garantia, não deixe de contactar a revendedora!
Aconteceu isso comigo na retifica do meu samuka, pedi pra fazer a retifica completa mas fizeram só a do cabeçote, resumindo, tive que abrir o motor mais 2 vezes, tudo por conta da garantia:twisted:. No final das contas, eu gastei 3600 para refazer o motor inteiro (pistões, bombas encamisamento etc), mas só em M.O, óleo, filtros e juntas, a oficina gastou 2000 (por conta dela)pois toda vez que montava e desmontava era obrigatório a troca de todas as juntas e oleos, fora a M.O.
Se vc tem direito a garantia, não deixe de usar:concordo:
HenriqueJr
23/12/2007, 19:33
Todo o serviço ta sendo bancado pela loja onde comprei o carro, o mecanico pelo jeito é muito bom, eu conversei com o dono da loja e exigi que fizesse um serviço bem feito, sem gambiarras e sem usar peças usadas, ele me garantiu que isso não iria acontecer. Para reforçar conversei com o mecanico e disse que daria uma "gorjeta" por fora para ele fazer um serviço bem feito e tambem para exigir da loja peças de boa qualidade e verificasse tudo que precise fazer para aproveitar e fazer.
A parte de baixo ele me garantiu que ta muito boa, os pistões estão bem justos, sem nenhuma folga e a camisa e anéis estão em perfeito estado, o que não justificaria fazer qualquer serviço. Aproveitei e pedi pra ele fazer uma limpeza na TBI, o mecanico disse que o carro vai sair novo! Vamos ver neh!
diogo ludovico
23/12/2007, 22:48
Assim que o carro ficar pronto, exiga a renovação da garantia, pois assim vc poderá ficae tranquilo:concordo:
josuenog
26/12/2007, 17:19
amigo tenho um vitara 1995 e for mesmo junta do cabeçote, o mecanico tem de mandar o cabeçote para uma oficina de retifica para ver se ele esta empenado ou trincado. se tiver trincado dependendo de onde foi atrinca ,tente encontrar soldador que faz este tipo de serviço. Se a trinca for em um local que não dá para soldar, como foi no meu caso, vai ter que comprar um outro cabeçote (de preferencia novo).
ele custou para mim . vindo de SP, R$ 2.800,00. A junta coloque original ( alias, eu prefiro colocar todas as peças originais (by Japan). São caras, mais vc tem confiabilidade. Um abraço.
Josuenog
Uma trinca ou fissura no cabeçote do Vitara 1.6 8V tende a aumentar de tamanho ou fica estabilizada com a utilização normal do dia-a-dia ? Pergunto isso porque percebi uma trinca de aproximadamente 4cm, mas é praticamente imperceptível a diminuição de água do sistema de arrefecimento. Será que a possibilidade da trinca aumentar é só após uma situação extrema, tipo um superaquecimento ou lavar motor com ele quente? Um mecânico informou que seria melhor soldar logo, pois a tendência é aumentar,mesmo no uso normal do dia-a-dia. Alguma dica ou sugestão ....
Grato,
Ricardo
MARCELO VITARA SUBMARINO
04/01/2008, 10:20
Raf,
Mande fazer logo.
abs
HenriqueJr
06/01/2008, 10:57
Uma trinca ou fissura no cabeçote do Vitara 1.6 8V tende a aumentar de tamanho ou fica estabilizada com a utilização normal do dia-a-dia ? Pergunto isso porque percebi uma trinca de aproximadamente 4cm, mas é praticamente imperceptível a diminuição de água do sistema de arrefecimento. Será que a possibilidade da trinca aumentar é só após uma situação extrema, tipo um superaquecimento ou lavar motor com ele quente? Um mecânico informou que seria melhor soldar logo, pois a tendência é aumentar,mesmo no uso normal do dia-a-dia. Alguma dica ou sugestão ....
Grato,
Ricardo
Amigo, mande fazer logo este serviço antes que o seu prejuizo aumente(e muito). Aproveite e faça uma geral no cabeçote(se precisar) ou troque, pelo menos, as juntas e retentores....
HenriqueJr
06/01/2008, 11:09
Pessoal, no dia 31 eu retirei minha viatura da oficina, o carro ficou muito bom, ficou bem esperto e o funcionamento do motor bem estavel, essa semana voltarei la pra mostrar ao mecanico um pequeno vazamento de óleo.
Fuçando o motor, encontrei uma coisa que me deixou, no minimo, cismado. Ao tirar a proteção de plastico que protege o local onde fica preso o cabo do acelerado(em cima da TBI). Verifiquei que uma mangueira de borracha que sai da TBI e entra na tampa do cabeçote esta com a conecção folgada(onde entra no cabeçote). Ao retirar a mangueira observei que a mesma estava obstruida, propositalmente, por um parafuso sem cabeça. Retirei o parafuso de dentro da mangueira e recoloquei a mesma no seu devido lugar. Ao ligar o motor o mesmo ficou acelerado(2 mil RPM) mas funcionando bem. Como nao posso ficar andando com o motor acelerado desta forma(cambio automatico) recoloquei o parafuso dentro da mangueira e coloquei de volta no lugar, o carro ficou com o funcionamento normal de novo.
Gostaria de saber qual a função desta mangueira, se ela a sua obstrução prejudica alguma coisa no funcionamento e porque o motor fica acelerado quando desobtruo a mesma....
Aguardo resposta dos amigos possam me ajudar!
Pessoal, no dia 31 eu retirei minha viatura da oficina, o carro ficou muito bom, ficou bem esperto e o funcionamento do motor bem estavel, essa semana voltarei la pra mostrar ao mecanico um pequeno vazamento de óleo.
Fuçando o motor, encontrei uma coisa que me deixou, no minimo, cismado. Ao tirar a proteção de plastico que protege o local onde fica preso o cabo do acelerado(em cima da TBI). Verifiquei que uma mangueira de borracha que sai da TBI e entra na tampa do cabeçote esta com a conecção folgada(onde entra no cabeçote). Ao retirar a mangueira observei que a mesma estava obstruida, propositalmente, por um parafuso sem cabeça. Retirei o parafuso de dentro da mangueira e recoloquei a mesma no seu devido lugar. Ao ligar o motor o mesmo ficou acelerado(2 mil RPM) mas funcionando bem. Como nao posso ficar andando com o motor acelerado desta forma(cambio automatico) recoloquei o parafuso dentro da mangueira e coloquei de volta no lugar, o carro ficou com o funcionamento normal de novo.
Gostaria de saber qual a função desta mangueira, se ela a sua obstrução prejudica alguma coisa no funcionamento e porque o motor fica acelerado quando desobtruo a mesma....
Aguardo resposta dos amigos possam me ajudar!
Henrique,
Manda dar uma Scan no módulo de contrôle de injeção!!!
Mas manda fazer isso com quem sabe e tenha o equipamento certo ok?
Boa Sorte!
T BOM?
DISCULPA SI METER A COLHER EM FORMA ERRADA NESTE PRATO... vamos la...nao tem superaquesimento q nao deixe secuelas..os casquilhos de bielas......(metales) sao de um material muito sensibel a temperatura...chumdo e aliasoes....dai vem empenos ..como cabestote...bases de valvulas...dai bomba de oleo...muitas veses casquilhos de eixo de comando...tmb em chumbo...pra vc bem entender q é um material muito fasil de derreter...acho q o nome certo é amaianto......conclusao um bom mecanico de confiansa....pocura saber e conheser as peças a serem trocadas...faza desmontar o motor marca as pesas....OLHA ...coisa nada fasil...SOU APENAS AFISIONADO...ESTO NAO É UMA REGRA;;;;;;;;;;FELISIDADES