PDA

Ver Versão Completa : C-10 X Opala - Diferenças

GKR
17/12/2007, 20:54
Boa Noite Pessoal...

To pensando em bota um motor 6cc na minha F, e tinha pensado no do Opala, mas como a idéia era usar com uma caixa 3 marchas da C10, pq nao usar motor e caixa da C10 e acoplar a t-case willys.
Por isso pergunto, quais as diferenças do motor 6 bocas da C10 pro do Opala?

Valeu:concordo:
Abraço
Guilherme

Loiro
17/12/2007, 21:02
Boa Noite Pessoal...

To pensando em bota um motor 6cc na minha F, e tinha pensado no do Opala, mas como a idéia era usar com uma caixa 3 marchas da C10, pq nao usar motor e caixa da C10 e acoplar a t-case willys.

Abraço
Guilherme

Acredito que sejam as mesmas diferenças do 4.1 MPFI do Omega pro da Silverado. Um veiculo é um carro, grande e feito para estrada e etc. A outra ja é uma pkp para serviço pesado. Entao o motor do Omega (opala) tem mais potencia, mas menos toque, pois foi feito com modificaçoes pra correr mais. Ja o da Silverado (c10, c20..) é o contrario! Foi feito para torque em baixa para rodar a pkp pesada com peso.
É a minha opiniao!!!
[]´s

GKR
17/12/2007, 21:07
Pois é Loiro...

Acredito que o da C10 seja mais pesado tbm né..

Valeu
Abraço
Guilherme

Loiro
17/12/2007, 21:09
Pois é Loiro...

Acredito que o da C10 seja mais pesado tbm né..

Valeu
Abraço
Guilherme

Se for a diferença é bem pequena!

GKR
17/12/2007, 21:13
Será que o da C10 tem o mesmo leque de opções de modificaçoes em comparaçao ao do Opala?

Valeu
Abraço
Guilherme

Loiro
17/12/2007, 21:20
Será que o da C10 tem o mesmo leque de opções de modificaçoes em comparaçao ao do Opala?

Valeu
Abraço
Guilherme

Acho que sim!!! Mas se for pra modificar o motor, passar para 4.4, nao acho necessario!! Se fosse fazer alguma modificaçao seria um quadrijet (é assim) e/ou um turbo!!! E isso acho que se encontra pra este motor!
minha opiniao!
[]´s

GKR
17/12/2007, 21:47
É isso ai Loiro, agora é espera a ajuda que os colegas do forum possam nos dar...

Valeu
Abraço
Guilherme

ramiro_eli
18/12/2007, 12:19
Boa Noite Pessoal...

Abraço
Guilherme

Os motores da linha A/C 10 ou A/C 20 são praticamente idênticos se comparados aos motores 6cil do Opala/Caravan.
As únicas mudanças são:
Volante do motor maior
Embreagem/plato maiores
Capa seca maior
Gicleurs maiores no circuito de lenta e menores no circuito de alta
Bomba d`água com pescoço mais comprido.

Todo o restante do motor é exatamente idêntico.
Todas as receitas de preparação utilizadas nos motores Opala podem ser utilizadas nos motores dos utilitários.

Já nos motores injetados Omega e Silvarados as mudanças são maiores:
Conjunto volante/embreagem/plato maiores na Silverado
Comando de válvulas com menor graduação e cruzamento na Silverado
Programação da injeção diferente

Entretanto todas as peças do Omega podem ser utilizadas no motor Silverado e vice versa.

Curiosidade: O comando do Omega é um belíssimo comando, possui 268º de cruzamento e utiliza tuchos hidraulicos, o comando original do Opala com maior cruzamento era 250º e fazia uso de tuchos mecanicos.

GKR
18/12/2007, 13:41
Opa..

Valeu pela explicaçao Ramiro, vo da uma estudada aqui

Valeu :concordo:
Abraço
Guilherme

Elmer_Jeep
18/12/2007, 15:54
Acho que sim!!! Mas se for pra modificar o motor, passar para 4.4, nao acho necessario!! Se fosse fazer alguma modificaçao seria um quadrijet (é assim) e/ou um turbo!!! E isso acho que se encontra pra este motor!
minha opiniao!
[]´s

Loiro vai com calma, quadrijet é pra V8. :stop:

Raramente se usa nos L6, em alguns prototipos de arrancada rola, mas pra esses casos existem projetos mais eficientes.

Sobre as diferenças entre os motores tem que saber qual o ano dessa C10 que o GKR se refere pois a maioria das C10 saíram com o motor GM 261 conhecido como CHEVROLET BRASIL que também equipou alguns caminhões C60.

Esse motor é completamente diferente do GM 250 (opala/C20).

Maior capacidade cúbica, mais torque, um pouco mais pesado e apesar de ter características construtivas semelhantes ao GM250 é bem mais antigo.

Espero ter ajudado.

[]'s

Elmer_Jeep
18/12/2007, 15:58
Entretanto todas as peças do Omega podem ser utilizadas no motor Silverado e vice versa.
Ramirão, os blocos são diferentes, a trazeira do bloco usado nos omega é diferente dos demais.

[]'s

Loiro
18/12/2007, 16:57
Loiro vai com calma, quadrijet é pra V8. :stop:

Raramente se usa nos L6, em alguns prototipos de arrancada rola, mas pra esses casos existem projetos mais eficientes.

Esse ai foi um errao meu mesmo!! Depois que eu vi o que escrevi e nao deu tempo pra editar!!
Foi mal!!
[]´s

ariel kleinubing
18/12/2007, 17:03
Se for motor da C-10 que não seja o 250S não vale a pena, é um motor ultrapassado e pesado demais pra F. Procura então um de A/C-20, ou opala/omega/silverado. Abraço

GKR
18/12/2007, 20:45
Valeu pela ajuda pessoal...

A informaçao que eu tinha era justamente o que o Elmer falou, que as C10 tinha motor Chevrolet Brasil, um pouco maior, mais pesado e tal...
Dai perguntei pra outro conhecido e me disse que as ultimas sairam com o 4.1, igual do Opala, dai me confundí de vez....

Mas entao sairam C10´s com o 250S? A partir de qual ano??

Abraço
Guilherme

dalmo cruz torres
18/12/2007, 23:54
Elmer, as c-10 saíram com chevrolet Brasil, mas a cilindrada é 3.100 , não é? O chevrolet brasil é um bom motor, mas o 4.1 é mais moderno. O chevrolet Brasil tinha um problema de superaquecimento em um cilindro, não sei qual. Mas o 4.1 e os mais novos não tem nada disso. O Chevrolet brasil deve ser uns 50Kg mais pesado que o 4.1. realmente não vejo motivo para montar um 4x4 com um motor chevrolet Brasil, não tem muita oferta de peças, é mais pesado que o 4.1, mais fraco, etc. E os 4.1 são achados com muita facilidade e com preços muito interessantes.

Elmer_Jeep
19/12/2007, 12:05
Valeu pela ajuda pessoal...

A informaçao que eu tinha era justamente o que o Elmer falou, que as C10 tinha motor Chevrolet Brasil, um pouco maior, mais pesado e tal...
Dai perguntei pra outro conhecido e me disse que as ultimas sairam com o 4.1, igual do Opala, dai me confundí de vez....

Mas entao sairam C10´s com o 250S? A partir de qual ano??

Abraço
Guilherme

Não sei se já ouviram essa expressão, normalmente vejo os mecânicos mais antigos diferenciarem como as C10 "motor alto"(261) e "motor baixo"(250).

A maioria das C10 saíram com motor GM261 (4.3cc).
Não sei a partir de qual ano sairam com o GM250(4.1cc), meu pai teve várias, entre elas uma 81 cambio em cima 3 marchas e "motor baixo" (GM250).

Dalmo, o 3100 saiu nos primeiros Opalas, Bel Air nacional e em algumas picapes(não sei a nomenclatura) antes da C10.

[]'s

GKR
19/12/2007, 13:52
Blz pessoal...

Agora volto a procurar um 6cc do Opala...

Valeu
Abraço
Guilherme

dalmo cruz torres
19/12/2007, 14:46
Elmer, eu não sabio do 261. Mas sabia que o 4.1 é melhor que os anteriores.

Dodger
21/12/2007, 02:45
Esse ai foi um errao meu mesmo!! Depois que eu vi o que escrevi e nao deu tempo pra editar!!
Foi mal!!
[]´s

O problemade usar um quadrijet nem é do carburador em si, pq tem 4jet de tudo que é cfm e teoricamente funciona melhor que um bijet, e sim do coletor do 6 cil que mesmo com adaptador p/4jet não funciona direito. Por causa da disposição das bocas no coletor, vai afogar alguns cilindros com mistura e outros vão ter falta. Daí vc vai querer matar mosquito com canhão e capaz de deixar o mosquito escapar...

O DFVelho 446 dá conta do recado, e até o Solex H-34 tbém.

nestes motores mais antigos e grandes, uma melhoria na taxa de compressão e ignição forte já são suficientes pra tirar bom aproveitamento.

Dodger
21/12/2007, 02:48
Não sei se já ouviram essa expressão, normalmente vejo os mecânicos mais antigos diferenciarem como as C10 "motor alto"(261) e "motor baixo"(250).

A maioria das C10 saíram com motor GM261 (4.3cc).
Não sei a partir de qual ano sairam com o GM250(4.1cc), meu pai teve várias, entre elas uma 81 cambio em cima 3 marchas e "motor baixo" (GM250).

Dalmo, o 3100 saiu nos primeiros Opalas, Bel Air nacional e em algumas picapes(não sei a nomenclatura) antes da C10.

[]'s

O 3100 acho que era das Pick ups antigas GM, o do opala 6cil mais antigo era o 3800 que foi substituido pelo 4.100. praticamente o mesmo motor.

marcosmoscz
03/01/2008, 18:30
Como meu cabeçote é o comando de valvulas foram condenados, queria perguntar se posso pegar um cabeçote de um opala a alcool e um comando de valvulas do 250s é colocar no motor da A20 que tenho, posso fazer isso!

Abraços

Marcos

Elmer_Jeep
03/01/2008, 19:37
pode usar numa boa.

[]'s

marcosmoscz
03/01/2008, 22:21
Blz, obrigado! Vou correr atraz das peças agora!

Abraços

Marcos

praiasecacustom4x4
21/01/2008, 21:25
ola comprei um caminhao antigo com o motor261,gosteria saber alguma carateristica tecnica e a compatibilidade com tampa do cabecote.gosteria utilizar alguma peça estetica do 250 para infeitar o motor.
vi no forum do superaquecimento de um cilindro,algum sabe porque,o problemas e as possivel milhori que se pode fazer.
obrigadao

Rodsman
14/04/2008, 18:03
Tenho duas mecanicas 6cc Gm, uma a Alcool sem o cabeçote com que com certeza é 4100. A segunda é gasolina mas não sei se é um 6cc antigo como os 261 de c10, se for um 261 será que posso utilizar este segundo cabeçote no bloco 4100?

praiasecacustom4x4
11/05/2008, 17:05
t5roquei o caminhao para uma pickup velha,o cra decho o 261 e o cambio,algum sabe dizer se se consegue instalar tampa do cabesote,coletores do 250 do opala?
nao queria rtocar motor ou gastar grana com peça que nao da para colocar

akio nishikawa
20/06/2008, 23:21
Alguem sabe me dizer se o jogo de aneis do motor 261 eh igual ao do 250 ou 4100 antigo (daqueles que ainda veem com gaxetas em vez de retentores no virabrequim):pensativo:?Tem uma loja aqui que tem 2 jogos MAHLE 6 cilindros 0,20`` e 1 jogo standart,encalhados no estoque.Se forem o mesmo, consigo adquiri-los por um otimo preço.
Obrigado!!:concordo::concordo:

Elmer_Jeep
21/06/2008, 09:34
Akio,

os anéis não servem pois o cilindro do 261 mede 95,25mm e no 250 são 98,42mm.

[]'s

akio nishikawa
21/06/2008, 09:59
Valew Elmer, uma pena!!
Estou fazendo um motor e como nao fica nada barato, to procurando as oportunidades de mercado...rs
Brigadao!!Abraço!

Elmer_Jeep
21/06/2008, 10:54
Aqui sai mais barato transformar pra 4.4, mesmo tendo que comprar dois jogos de pistão do 151 o valor é menor que um jogo do 250.

[]'s

Rogério Barthy
22/09/2008, 11:48
Um colega mecânico está me pedindo para saber onde conseguir uma ignição eletrônica para colocar em um motor Chevrolet Brasil . Existe ? seria igula ao do Opala ? Existindo, opnde conseguir e qual seria ????
Rogério

Jack Jipeiro
07/08/2009, 21:58
Pessoal,
Qual foi o ultimo ano que saiu esse motor 262 chevrolet brasil??
Saberiam me informar se ele saiu original a alcool??
Além do tamanho dos pistões, tem alguma outra maneira de diferencia-lo do 250?

Abraços...

dalmo cruz torres
07/08/2009, 23:05
Jack, os GM 262 são uns motores grandalhoes, bem diferentes dos 4.1. Se quiser amanhã eu tiro fotos dos dois e posto aqui pra vc ver.

Elmer_Jeep
08/08/2009, 09:38
262 non ecsiste...

tem 230, 250, 261 e 292

[]'s

dalmo cruz torres
08/08/2009, 10:37
Isso, 261....

Jack Jipeiro
08/08/2009, 17:04
Dalmo, se puder ficarei grato.

Minha duvida é porque eu comprei um motor GM oriundo de uma caminhonete que o ex-dono não soube me informar.
Ele é amarelo, pistão com bolha pra cima (alcool).
Fui medir o pistão e, no meu paquimetro ele ta medindo quase quase 98mm, mas não chega. Por isso, estou preocupado se ele pode ser o tal 261.
Mas segundo uma tabela de numeros de motor, se é que isso coincide, ele é ano 86. Nesse caso ele é 250.
Outra coisa, estou a caça de um extrator da polia do virabrequim, mas na hora de comprar me apareceu uma que é para opala/caravan/diplomata, outra para C20.
Como eu sei que o motor saiu de uma caminhonete, não comprei na duvida.
Mas não são os mesmos motores?? Qual extrator eu compro.

Abraços...

sphariom
17/12/2014, 21:31
Os motores da linha A/C 10 ou A/C 20 são praticamente idênticos se comparados aos motores 6cil do Opala/Caravan.
As únicas mudanças são:
Volante do motor maior
Embreagem/plato maiores
Capa seca maior
Gicleurs maiores no circuito de lenta e menores no circuito de alta
Bomba d`água com pescoço mais comprido.

Todo o restante do motor é exatamente idêntico.
Todas as receitas de preparação utilizadas nos motores Opala podem ser utilizadas nos motores dos utilitários.

Já nos motores injetados Omega e Silvarados as mudanças são maiores:
Conjunto volante/embreagem/plato maiores na Silverado
Comando de válvulas com menor graduação e cruzamento na Silverado
Programação da injeção diferente

Curiosidade: O comando do Omega é um belíssimo comando, possui 268º de cruzamento e utiliza tuchos hidraulicos, o comando original do Opala com maior cruzamento era 250º e fazia uso de tuchos mecanicos.

Pessoal, o Chevrolet Brasil (6cc 4300) possui mais características que dá pra perceber ao 'olho nu'? Como o amigo ali em cima disse, mas eu também percebo (me corrijam, por favor), se o motor for original mesmo:

Motor 261 - Chevrolet Brasil (4300 6cc)
- A tampa de preenchimento de óleo (no meio), com a escrita 'chevrolet' na lateral, enquanto do Opala (6cc 4100) a tampa é mais na extremidade e a escrita no meio;
- Filtro de óleo do tipo elemento filtrante (refil) - compartimento próprio para troca do filtro;
- Existe um 'cano de metal' ao lado da bomba de combustível.

Motor 250 (4100 6cc)
- A tampa é mais na extremidade e a escrita no meio;
- Filtro de óleo blindado (o próprio filtro é encaixado no motor);
- Não percebi o 'cano de metal'.