PDA

Ver Versão Completa : Ranger Turbina Passando Oleo



MarBO
17/12/2007, 16:48
Pessoal

Neste fim de semana esta verificando no motor se o filtro de ar seria necessária sua troca na revisão que estarei fazendo dos 30 mil (que so faço em concessionário pela garantia) e verifiquei que a abraçadeira que sai do intercooler logo embaixo do tubo de ar que leva ar do filtro de ar para a turbina estava furado por uma montagem errada (adivinha a onde foi feita essa montagem).
Dai reparei que a mangueira estava pingando óleo onde so deveria ter ar e fui direto na mangueira da turbina e ja vi na boca um pouco de óleo parado.
Hoje passei na concessionário e falei com o chefe de oficina que diz ter de desmontar pra ver se realmente é mas tem quase certeza de que a turbina foi pro saco.
Bem vamo ver no que vai dar agora a minha duvida é na turbina não deve passar nenhum pouco de óleo ? e então esta condenada ou passa um pouquinho.
Depois passo maiores detalhes do fim desta novela

murilloaquino
17/12/2007, 17:09
Putz marbo...num é jogando praga não,mais nunca vi uma ranger 3.0 com tantos problemas igual a sua cara...Hahahaha...nunca vii...sinceramentee....
To achando que a sua é premiada...

MarBO
17/12/2007, 17:24
Murillo

Isso aqui não é nada já tive coisas piores é neste caso acho eu que o fato de eu ter adquirido esta ranger da ford usada para divulgação pode não ter tido os devidos cuidados ao ligar e desligar a turbina esperar baixar o óleo. Tem muita gente que nem sabe o que é isso.
Qual quer dia vou puxar e listar os problemas, mas acho que no geral ainda estou satisfeito com a ranger, ela ainda não chegou aos pés da L200 em dor de cabeça e dinheiro queimado.

RezendeDF
17/12/2007, 17:41
Karacas, depois é o EEustáquio que é um apaixonado pela MIT.
heheheheheh

Vou fazer uma pergunta pros amigos..... só uma pergunta:

ALGUÉM AQUI JÁ RODOU 150.000 KM COM UMA RANGER 3.0 ELETRÔNICA?

shimomoto
17/12/2007, 18:42
Karacas, depois é o EEustáquio que é um apaixonado pela MIT.
heheheheheh

Vou fazer uma pergunta pros amigos..... só uma pergunta:

ALGUÉM AQUI JÁ RODOU 150.000 KM COM UMA RANGER 3.0 ELETRÔNICA?

Resende;

Outro dia estava na Ford fazendo a revisão na minha e eu vi uma Ranger com 110 mil km. Conversei com seu proprietário e ele disse que até aquele momento só tinha gasto com óleo e diesel. É claro que algum probleminha ele deve ter tido e ele não me falou, mas pelo que percebi ele estava muito satisfeito, tanto que ela estava fazendo revisão apenas nos ítens de rotina.


Abraços

shimomoto
17/12/2007, 18:46
Murillo

Isso aqui não é nada já tive coisas piores é neste caso acho eu que o fato de eu ter adquirido esta ranger da ford usada para divulgação pode não ter tido os devidos cuidados ao ligar e desligar a turbina esperar baixar o óleo. Tem muita gente que nem sabe o que é isso.
Qual quer dia vou puxar e listar os problemas, mas acho que no geral ainda estou satisfeito com a ranger, ela ainda não chegou aos pés da L200 em dor de cabeça e dinheiro queimado.

MarBO;

Se te servir de consolo, carro de divulgação é TERRÍVEL!!!

Meu pai tem um Vectra que pertenceu a alguém de dentro da GM (o prop. anterior era General Motors do Brasil).

Pois bem, ele comprou o carro com 45 mil km, mas sinceramente acredito que tinha muito mais (em torno de uns 60 mil) dado a pequena quantidade de pequenos problemas que tem o carro. Logo que ele comprou, foi a suspensão dianteira: Bieletas, amortecedores, depois foram os pneus, o aviso sonoro de velocidade máxima excedida funciona de vez enquando, umas coisinhas estranhas, que dá a impressão na gente de relaxo, descuido.

Um grande abraço

RezendeDF
17/12/2007, 18:51
Beleza Shimomoto, estou perguntando isso porque acho esse motor relativamente novo - ele foi lançado em 2005/2006 certo?

Não me lembro de ter visto alguém aqui dizendo que já rodou "ALTAS KM" com ele. Alguma coisa perto de 300.000km como os consagrados 2.8 anteriores. Então também precisamos esperar pra ver.

Não estou dizendo que ele não presta, não precisa jogar pedra!

MarBO
17/12/2007, 19:56
MarBO;

Se te servir de consolo, carro de divulgação é TERRÍVEL!!!

Meu pai tem um Vectra que pertenceu a alguém de dentro da GM (o prop. anterior era General Motors do Brasil).

Pois bem, ele comprou o carro com 45 mil km, mas sinceramente acredito que tinha muito mais (em torno de uns 60 mil) dado a pequena quantidade de pequenos problemas que tem o carro. Logo que ele comprou, foi a suspensão dianteira: Bieletas, amortecedores, depois foram os pneus, o aviso sonoro de velocidade máxima excedida funciona de vez enquando, umas coisinhas estranhas, que dá a impressão na gente de relaxo, descuido.

Um grande abraço

Obrigado shimomoto

O que pega é que quando chegou a ranger estava com apenas 6 mil e em bom estado e verifiquei o histórico ela é fabricação 05 foi vendida em set 06 eu a comprei de um carra que a arrematou num leilão da ford em março 07.
Semana que vem paro ela pra revisão dos 30 mil e ai dou mais noticias a respeito da garantia

Walter L. L. Casitta
17/12/2007, 20:58
Obrigado shimomoto

O que pega é que quando chegou a ranger estava com apenas 6 mil e em bom estado e verifiquei o histórico ela é fabricação 05 foi vendida em set 06 eu a comprei de um carra que a arrematou num leilão da ford em março 07.
Semana que vem paro ela pra revisão dos 30 mil e ai dou mais noticias a respeito da garantia

A turbina sempre deixa passar um pouquinho de óleo mesmo.
O ideal seria alguma boa alma no fórum que teria também um Ranger 3.0 tirar o tubo e confirmar ou não isso que estou dizendo...

shimomoto
17/12/2007, 21:21
Beleza Shimomoto, estou perguntando isso porque acho esse motor relativamente novo - ele foi lançado em 2005/2006 certo?

Não me lembro de ter visto alguém aqui dizendo que já rodou "ALTAS KM" com ele. Alguma coisa perto de 300.000km como os consagrados 2.8 anteriores. Então também precisamos esperar pra ver.

Não estou dizendo que ele não presta, não precisa jogar pedra!

ReZende (desculpa, escrevi com S aquela hora)

Não, imagina! Não levei por esse lado não! Nem pensei nisso.

Mas como você tinha tocado no assunto lembrei-me deste caso. Realmente 300 mil ainda devem ser muito poucas, até porque, como lembraste bem, o motor é relativamente novo. Então resta a dúvida.

E aproveitando a sua "deixa": E Nova Hilux, alguém tem notícias de altas kilometragens?

Abraços

murilloaquino
18/12/2007, 00:09
O serjão rodou mais de 200 se não me engano....

Pequeno jr
18/12/2007, 00:27
Respondendo primeiro ao Rezendão,

As Rangers 3.0 (sendo que eles tem todos os modelos de Ranger desde 2.5 a 3.0 ) da Pionner Sementes que fazem as revisões na Alvorada (ex-dakar) tem kilometragem para tudo que é gosto. A que eu vi com a km mais alta a uns 3 meses atrás estava na faixa de 140.000 se não estou errado. talvez tenha sim alguma com uma Km bem mais alta que isso.

Ao Marbo e aos demais,

Sobre o óleo na turbina, pode-se passar um pouco de oleo devido a lubrificação do eixo da turbina ... mas nada de ficar escorredo óleo. Se escorrer o oleo ja era.

RezendeDF
18/12/2007, 07:23
Respondendo primeiro ao Rezendão,

As Rangers 3.0 (sendo que eles tem todos os modelos de Ranger desde 2.5 a 3.0 ) da Pionner Sementes que fazem as revisões na Alvorada (ex-dakar) tem kilometragem para tudo que é gosto. A que eu vi com a km mais alta a uns 3 meses atrás estava na faixa de 140.000 se não estou errado. talvez tenha sim alguma com uma Km bem mais alta que isso.

Ao Marbo e aos demais,

Sobre o óleo na turbina, pode-se passar um pouco de oleo devido a lubrificação do eixo da turbina ... mas nada de ficar escorredo óleo. Se escorrer o oleo ja era.


Pequeno seu doidão,

Não respondeu minha pergunta, ou então eu não entendi.

A dúvida é saber se esses motores 3.0 leia-se Ranger e Hilux lembrado muito bem pelo Shimomoto, aguentam rodar uns 300.000km sem precisar "fazer" o motor?

Acho que só o tempo dirá. :concordo:

csirani
18/12/2007, 10:10
Sobre a hilux o Homero já tinha a dele com uma boa km ainda no ano passado, mas ele sumiu do fórum.

murilloaquino
18/12/2007, 14:42
eu imagino que a do homero esteja com uns 60 mil
a do sergio holanda, ele vendeu com 217mil senão me engano, trocando apenas oleo e filtro...

RezendeDF
18/12/2007, 15:08
Cheguei agora pouco da concessionária, conversando com o Sr. Luís (gerente da oficina) que é uma pessoa muito acessível e educada - acho até que ele carrega a concessionária nas costas, devido a tampos problemas e falta de capacidade técnica de sua equipe.

Pois bem, ele me disse que tem várias picapes do modelo L200/SPORT HPE aqui em Brasília que já passaram dos 150.000 sem precisar fazer o motor, somente manutenção programada e de rotina. Acho que ele não está mentindo, pelo menos me passa confiança. E olha que não sou fácil de se enganar, além de desconfiado por natureza, trabalho com clientes há mais de 20 anos. A gente acaba aprendendo muita psicologia.

Me disse ainda que os maiores problemas com as SPORT HPE foram as primeiras (aquelas no caso das bronzinas). Isso a gente já sabia.

O problema de aquecimento são poucos os relatos que ele conhece. Confirmou que algumas picapes foram trocadas as hélices e o suporte/caixa do radiador melhorando a eficiência do sistema. Pelo menos a minha nunca esquentou.

Disse pra ele que não estou confiante na minha picape com relação a essa viagem, pois temos vários relatos de aquecimento aqui no fórum. Depois de 9 anos sem tirar férias e que agora não gostaria que a picape me deixasse na mão, pois pretendo andar nas dunas e de repetene até ir nos Lençóis Maranhenses, se tiver companhia de outros picapeiros ou jeepeiros na região, vai ser coisa certa esse passeio. Inclusive será o teste definitivo da minha picape, porque em várias ocasiões parecidas, repetindo PARECIDAS, com a dos amigos aqui a minha não esquentou.

Reclamei com ele sobre a eficiência da sua oficina, pois da última vez que deixei a picape por 3 dias eles não fizeram todo o serviço por falta de tempo. E olha que não tinha nada cabeludo pra fazer.

Ele me pediu que deixasse a picape na 5a. feira de manhã para fazer uma varredura nele. Expliquei pra ele que não poderia deixar porque estamos próximos do Natal, da viagem, etc. e além do mais o carro da minha esposa sofreu um sinistro e que já ficou na funilaria da FIAT para reparos. Foi nessa hora que senti que o cara tem disposição e vontade de resolver as coisas, ele disse que não seria problemas se fosse só isso, pois me emprestaria um carro pelo tempo que fosse necessário.

Então tá.

DieselPower
18/12/2007, 15:22
Falndo de durabilidade dos motore, meu sogro possui um Hilux 1999 2.8 original (maçarico), comprada 0 Km. Hoje esta com 190.000 Km, utilizada no trabalho pesado (trilha mesmo) e carregando peso (200 a 300 Kg), e nunca precisou de NENHUMA TROCA DE PEÇA!
Foram realizdas apenas as trocas de oléo e filtro na quilometragem recomendada pelo fabricante, nem as revisões foram feitas.
Se eu não conhecece a camionete não acreditaria, mas é real.

LUIS ANTONIO -BA
18/12/2007, 15:23
Pessoal

Neste fim de semana esta verificando no motor se o filtro de ar seria necessária sua troca na revisão que estarei fazendo dos 30 mil (que so faço em concessionário pela garantia) e verifiquei que a abraçadeira que sai do intercooler logo embaixo do tubo de ar que leva ar do filtro de ar para a turbina estava furado por uma montagem errada (adivinha a onde foi feita essa montagem).
Dai reparei que a mangueira estava pingando óleo onde so deveria ter ar e fui direto na mangueira da turbina e ja vi na boca um pouco de óleo parado.
Hoje passei na concessionário e falei com o chefe de oficina que diz ter de desmontar pra ver se realmente é mas tem quase certeza de que a turbina foi pro saco.
Bem vamo ver no que vai dar agora a minha duvida é na turbina não deve passar nenhum pouco de óleo ? e então esta condenada ou passa um pouquinho.
Depois passo maiores detalhes do fim desta novela
A minha L200 tambem escorre um pouqinho de oleo pela turbina, perguntei ao mecanico tanto da concessionária qto ao de fora e a resposta sempre a mesma
E´normal.

RezendeDF
18/12/2007, 15:50
Falndo de durabilidade dos motore, meu sogro possui um Hilux 1999 2.8 original (maçarico), comprada 0 Km. Hoje esta com 190.000 Km, utilizada no trabalho pesado (trilha mesmo) e carregando peso (200 a 300 Kg), e nunca precisou de NENHUMA TROCA DE PEÇA!
Foram realizdas apenas as trocas de oléo e filtro na quilometragem recomendada pelo fabricante, nem as revisões foram feitas.
Se eu não conhecece a camionete não acreditaria, mas é real.


Rapaz,

Nem correia, rolamentos, líquido de arrefecimento, pneu, amortecedor, nada, nada, nada?:stop:

DieselPower
18/12/2007, 16:00
Pois é Rezende, correia dentada sim, com 100.000, pneu já foi trocado duas vezes, mas o que eu quis dizer, é que nada foi trocado devido a quebras ou defeito. Foram trocadas apenas peças de manutenção normal, como recomenda o manual do proprietário. Ou seja, ela nunca vizitou uma oficina por defeito ou quebra ou por "barulhos" que surgiram, apenas em intervalos programados para troca de peças de desgaste.
Obs.: Nada na suspensão foi feito até os 190.000 Km, nada!!! E andando em trilhas direto. Porém esta semana ela esta encostada para a troca dos 4 amortecedores, treminal de direção, e solda do suporte de uma barra estabilizadora.
Ou seja, ele apenas segiu o manual do proprietário, nada mais foi feito... Nem um real a mais do que estava previsto. Até essa semana....

RezendeDF
18/12/2007, 16:07
A tá, agora entendi. Já tive uma Hilux 2001 com esse motor e na época os meca me falavam que a estimativa desse motor se muito bem cuidado era rodar quase 1.000.000km

MarBO
18/12/2007, 16:43
A turbina sempre deixa passar um pouquinho de óleo mesmo.
O ideal seria alguma boa alma no fórum que teria também um Ranger 3.0 tirar o tubo e confirmar ou não isso que estou dizendo...

Walter e outros

Fico feliz de saber que pode ser normal um pouco de oleo no sistema.

Aos Rangeiros 3,0

Caso alguem possa fazer a gentileza de verificar a quantidade de oleo existente na saida da turbina fico muito grato, é necessário apenas uma chave de boca #10 para abrir bem a abraçadeira e puxar a mangueira de borracha e logo voce vera o rotor da turbina. No meu caso foi uma quantidade menor que o dedinho mas a tubulação inteira ate o tubo de admissão estava com uma camada de oleo. Outro detalhe é que o motor não solta fumaça nem azul nem preta.

Desde ja agradeço

FleckRanger
18/12/2007, 17:36
Já que o assunto é turbina da Ranger, vou aproveitar uma carona no tópico, com a devida licença de seu autor.

É que a minha, motor 2.5, apresentou um vazamento pela volta da turbina (não consegui identificar exatamente onde), mas vaza óleo diesel. Ele acaba pingando sobre a suspenção no lado direito. O curioso é que este vazamento só ocorre em viagens (+ de 100km). Rodando na cidade não acontece nada.

Se alguém puder me dar uma dica antes de eu ir no bombista, agradeço.

Abraços.

Gustavo Moreti
18/12/2007, 18:13
Walter e outros

Fico feliz de saber que pode ser normal um pouco de oleo no sistema.

Aos Rangeiros 3,0

Caso alguem possa fazer a gentileza de verificar a quantidade de oleo existente na saida da turbina fico muito grato, é necessário apenas uma chave de boca #10 para abrir bem a abraçadeira e puxar a mangueira de borracha e logo voce vera o rotor da turbina. No meu caso foi uma quantidade menor que o dedinho mas a tubulação inteira ate o tubo de admissão estava com uma camada de oleo. Outro detalhe é que o motor não solta fumaça nem azul nem preta.

Desde ja agradeço

a minha pro lado de fora esta suja de oleo!!!!! nao muito (tambem nao costumo lavar o motor faz uns 5 meses que nao ve agua....) na minha turbina existe uma quantidade minima mas bem minima de oleo la dentro!!!!! a minha tb nao faz fumaça nem azul e nem preta!!!! lembrando que a minha ja esta com 81.000km rodados....:-)

MarBO
18/12/2007, 18:21
É isso ai então Gustavo Moreti

Obrigado

Agora depois do Natal posto outra vez dizendo como foi a revisão e o que o pessoal da ford concluiu.

Eduardo Eustaquio
18/12/2007, 19:56
Cheguei agora pouco da concessionária, conversando com o Sr. Luís (gerente da oficina) que é uma pessoa muito acessível e educada - acho até que ele carrega a concessionária nas costas, devido a tampos problemas e falta de capacidade técnica de sua equipe.

Pois bem, ele me disse que tem várias picapes do modelo L200/SPORT HPE aqui em Brasília que já passaram dos 150.000 sem precisar fazer o motor, somente manutenção programada e de rotina. Acho que ele não está mentindo, pelo menos me passa confiança. E olha que não sou fácil de se enganar, além de desconfiado por natureza, trabalho com clientes há mais de 20 anos. A gente acaba aprendendo muita psicologia.

Me disse ainda que os maiores problemas com as SPORT HPE foram as primeiras (aquelas no caso das bronzinas). Isso a gente já sabia.

O problema de aquecimento são poucos os relatos que ele conhece. Confirmou que algumas picapes foram trocadas as hélices e o suporte/caixa do radiador melhorando a eficiência do sistema. Pelo menos a minha nunca esquentou.

Disse pra ele que não estou confiante na minha picape com relação a essa viagem, pois temos vários relatos de aquecimento aqui no fórum. Depois de 9 anos sem tirar férias e que agora não gostaria que a picape me deixasse na mão, pois pretendo andar nas dunas e de repetene até ir nos Lençóis Maranhenses, se tiver companhia de outros picapeiros ou jeepeiros na região, vai ser coisa certa esse passeio. Inclusive será o teste definitivo da minha picape, porque em várias ocasiões parecidas, repetindo PARECIDAS, com a dos amigos aqui a minha não esquentou.

Reclamei com ele sobre a eficiência da sua oficina, pois da última vez que deixei a picape por 3 dias eles não fizeram todo o serviço por falta de tempo. E olha que não tinha nada cabeludo pra fazer.

Ele me pediu que deixasse a picape na 5a. feira de manhã para fazer uma varredura nele. Expliquei pra ele que não poderia deixar porque estamos próximos do Natal, da viagem, etc. e além do mais o carro da minha esposa sofreu um sinistro e que já ficou na funilaria da FIAT para reparos. Foi nessa hora que senti que o cara tem disposição e vontade de resolver as coisas, ele disse que não seria problemas se fosse só isso, pois me emprestaria um carro pelo tempo que fosse necessário.

Então tá.

Primeiramente, senhores que frio está fazendo aqui.

Rezende, com certeza o Luís faz aquilo que você falou. Ele carrega a concessionária ai de Brasília nas costas. Enquanto estive ai, vi o tanto de problemas que chegavam a ele desde coisas simples a até coisas bastante cabeludas e todos os casos dependem do aval dele para a resolução.

Sobre os relatos de aquecimento em Brasília, o que notei no tempo que estive ai, é que a maioria do público dai utiliza as L200 automáticas sem nunca haver problema algum, pois são usuários apenas de asfalto. Imagina então, as L200 mecânicas como a sua.

Talvez por isso, é que existam tantos relatos de insatisfação dos clientes que realmente utilizam os seus veículos Mitsubishi, sobre a concessionária de Brasília. Se você verificar, a grande maioria das revisões dos veículos dai, são revisões simples mas altamente caras.

No seu caso, eu usaria a sua camionete nesta viajem da forma que você comenta sem medo. Qualquer problema, ela está em garantia.

Eduardo Eustaquio
18/12/2007, 20:01
Pequeno seu doidão,

Não respondeu minha pergunta, ou então eu não entendi.

A dúvida é saber se esses motores 3.0 leia-se Ranger e Hilux lembrado muito bem pelo Shimomoto, aguentam rodar uns 300.000km sem precisar "fazer" o motor?

Acho que só o tempo dirá. :concordo:

Rezende, apenas acrescentando ao comentário do outro colega, há algumas Ranges que são utilizadas pelos técnicos da Pionner, com mais de duzentos mil rodados sem relatos de problemas no motor.

Nesta última compra de veículos da Pionner, foram adquiridas 10 unidades de frontier eletrônicas.

Edintruder
19/12/2007, 00:28
Em relação ao vazamento de diesel do Fleck, pode ser no filtro, tubulação do filtro ou retorno da bomba injetora. Pega uma chave e confere o aperto dos parafusos.

Daniel Albuquerque
19/12/2007, 00:32
gente, falar mal deste motor acho até um pecado, estou simplesmente apaixonado por ele, nunca vi um motor diesel tão bom...

mas esperem que logo logo poderei relatar um parecer de alta km dele, pq com apenas duas semanas de uso a ranger xl já está com quase 4000kms rodados...

tomara que ele seja tão bom quanto o mwm sprint que equipou a S10 que meu pai trabalhava anteriormente, já está com quase 350mil kms e nunca foi aberto nem pra regular válvulas...

abraço!

Allan Nielsen
19/12/2007, 09:21
Não sei se vale pras 3.0, mas na 2.5/2.8 oleo no turbo pode ser por filtro de ar entupido.

Quando aparece oleo em quantidade na mangueira de saida do turbo e sujando o intercooler é importante identificar se o oleo esta "aparecendo" no turbo (vazamento na lubrificação da turbina) ou vindo do motor atraves da entrada de ar. É comum o oleo vir da valvula separadora que fica na tampa do comando de valvulas; e neste caso o problema pode ser filtro de ar obstruido, fazendo que o turbo "sugue" oleo do motor. Veja se há oleo na entrada do turbo.

Estar levemente sujo de oleo é normal.:concordo:

Outra pratica condenavel é a limpeza sem criterio do filtro de ar com ar comprimido. O jato de ar comprimido pode causar micro-fissuras no papel do filtro, permitindo a passagem de sujeira para o motor, causando desgaste e acumulo de material solido no interior do motor.:pensativo:

leobnaval
19/12/2007, 11:40
Não sei se vale pras 3.0, mas na 2.5/2.8 oleo no turbo pode ser por filtro de ar entupido.

Quando aparece oleo em quantidade na mangueira de saida do turbo e sujando o intercooler é importante identificar se o oleo esta "aparecendo" no turbo (vazamento na lubrificação da turbina) ou vindo do motor atraves da entrada de ar. É comum o oleo vir da valvula separadora que fica na tampa do comando de valvulas; e neste caso o problema pode ser filtro de ar obstruido, fazendo que o turbo "sugue" oleo do motor. Veja se há oleo na entrada do turbo.

Estar levemente sujo de oleo é normal.:concordo:

Outra pratica condenavel é a limpeza sem criterio do filtro de ar com ar comprimido. O jato de ar comprimido pode causar micro-fissuras no papel do filtro, permitindo a passagem de sujeira para o motor, causando desgaste e acumulo de material solido no interior do motor.:pensativo:

x2, lembrando que é considerado normal um pouco de óleo (vapor) estar nas mangueiras após o respiro da tampa de válvulas, e o filtro de ar sujo só aumenta a quantidade de vapor de óleo sugada.
resta saber se o óleo é proveniente do respiro ou de folga no conjunto rotativoda turbina.

inclusi pesquisando na net achei um regulamento da mitusubishi cup sobre a L200 R, lá diz que é obrigatório o uso de reservatório no respiro de óleo de 2 litros e com abertura à atmosfera, ou seja realmente sopra vapor de óleo pelo respiro e este inves de ir para mangueiras e turbina além de estar em uma alta temperatura e acumulado em um reservatório que de tempo em tempo deve ser esgotado, sendo este devolvido para não fazer o descarte incorreto e poluir.

Edintruder
19/12/2007, 13:57
Na Ranger a turbina só puxa ar do filtro, não puxa da válvula PCV, então o óleo é da própria turbina.
Imagine a situação: Você anda com o motor quente, o óleo fica menos viscoso, antes de desligar o motor espera reduzir a rpm da turbina, ao desligar o motor a turbina vai parar, mas nem todo o óleo do mancal vai descer, alguma parte irá escorrer pelo fato do eixo da turbina transferir grande quantidade de calor do lado quente para o frio, e o óleo ficará mais fino ainda e acaba passando pelos retentores e vai melando tudo tanto na admissão como no escapamento, porém o escapamento irá queimar rapidamente, a admissão irá apenas espalhar tudo. Daí quando tiramos a mangueira da entrada da turbina está melado de óleo.

Daniel Albuquerque
19/12/2007, 15:25
agora que falaram realmente eu me lembro de ter visto a mangueira que sai de cima do cabeçote ir para a entrada de ar da turbina, na ocasião eu até pensei q era bom pra refrigerar a turbina....

PU3ABA
28/12/2007, 16:01
Amigo! Sou novo aqui...mas ja sou meio antigo com a familia Ranger...estou na minha 4ª! e continua apaixonado pelo carro!-Tem óleo sim na mangueira da turbina é comum(em pouca quantidade!) pois existe uma valvula que entrega o vapor de óleo lubrificante que sai pela tampa de valvulas e devolve para combustão antes de ser pressurizado pela turbina. Fica tranquilo o carro é bom!A minha está com 65.000km, tenho ela desde de nova. É a melhor Ranger que ja tive!!!

Edintruder
29/12/2007, 13:54
Grande Faqbrício, é bom tem mais um Rangeiro no fórum, ainda mais aqui do Sul!
Abração!

shimomoto
30/12/2007, 02:35
Grande Faqbrício, é bom tem mais um Rangeiro no fórum, ainda mais aqui do Sul!
Abração!

X2!!! (Embora esteja do Sudeste...)

MarBO
21/01/2008, 18:25
Pessoal

Volto só pra dar um retorno sobre este assunto que abri e perante a ford a turbina apresenta uma passagem normal de óleo decorrente do retorno que existe neste motor.
Portanto é normal um pouco de óleo.
Desculpe a demora na resposta mas com festas e ferias acabei indo numa viagem de 6mil km onde a ranger se comportou muito bem depois conto os detalhes

rogeriomasih
21/01/2008, 21:45
a minha pro lado de fora esta suja de oleo!!!!! nao muito (tambem nao costumo lavar o motor faz uns 5 meses que nao ve agua....) na minha turbina existe uma quantidade minima mas bem minima de oleo la dentro!!!!! a minha tb nao faz fumaça nem azul e nem preta!!!! lembrando que a minha ja esta com 81.000km rodados....:-)

ÍDEM!!!

Só que a minha tem 135mil km.

A mangueira que vai do intercooler para o coletor de admissão cortou na abraçadeira; através do corte passou um pouco de óleo para fora da mangueira. Segundo o mecânico isso é normal.

Enquanto estávamos trocando a referida mangueira, percebi que a mesma estava um pouco suja de óleo por fora da carcaça. Ele sugeriu que mandasse lavar para verificar por onde é. Segundo ele, deve ser apenas alguma junta. Procede?

rogeriomasih
21/01/2008, 21:49
NÉ comum o oleo vir da valvula separadora que fica na tampa do comando de valvulas; e neste caso o problema pode ser filtro de ar obstruido, fazendo que o turbo "sugue" oleo do motor. Veja se há oleo na entrada do turbo.

Pode ser problema na válvula?
Ela deve ser limpa periodicamente?
É um componente caro?

João Fellipe
01/04/2008, 17:39
Pessoal, hoje fiz o trajeto MACAE - NITEROI e fui inventar de empurrar 160 km /h pra ver se chegava e ver o desempenho do 2.5 e tal, a atual quilometragem da caminhonete, 95 509, porém depois da referida velocidade alcançada e a caminhonete querendo andar mais, a 3.200 rpm o tiozão aki ficou com medo de colocar mais (pois não ando assim, e sempre que passo de 100 km/h lembro a formula da energia cinetica K=1/2mv^2 daí como a velocidade ao quadrado é o q potencializa pra cacete o valor da energia e que numa porr(@#da uma parte dela será absorvida pelo meu magrelo corpo (55 kg) tiro o pé rapidinho do acelerador) logo apos isso uns 10 min começou um cheiro de oleo queimado dentro do carro, parei pra ver e abrindo o capô vi uma fumaça branca subindo do lado do intercooler, motor quente pra caramba porém pelo manual do engenheiro e projetista de maquinas mão de peão aguenta até 600 ºC heheheheheehehe logo fui queimar minha mão pra dizer que sou macho pra cacete (idiotice) vi uma borra de oleo na mangueira do intercooler, rapidamente desmontei das mangueiras do intercooler, turbina e tudo mais, resultado, a turbina está com uma folga alem do normal, só que o oleo que passa é pouco mesmo e o nivel do motor não baixa oleo, na mangueira do intercooler está vazando oleo e a borra que fica ( do lado de fora) esquenta derrete e cai no escapamento fazendo o oleo evaporar e a bendita fumaça branca, o que fiz foi apertar bem essa mangueira e parou de vazar fazendo o motor queimar todo o oleo que vaza da turbina!

Vi a pressão do oleo do motor está normal!
Abri a tampa do oleo do motor e não dá aquele psssiuuuuu de garafa de refrigerante não! Só a tampa flutuando por causa da turbulência gerada pelos queridos amigos pistões e as valulas com sua dinanica de abrir e fechar.

Não to afim de trocar turbina agora, faltam pneus, renovação do seguro, "turbina", radio PX, guincho e tal. Respectivamente

Perguntas

Normal isso não eh?
Turbina com 95 509 abrindo o bico?
Deixar o motor queimar esse oleo durante uns 4 meses é tranquilo? ou vai dar me)*&#@da por pistões?

Abraços e desculpe o post longo é pq gosto de explicar como ocorreram os fotos direitinho!

Walter L. L. Casitta
01/04/2008, 21:02
Pessoal, hoje fiz o trajeto MACAE - NITEROI e fui inventar de empurrar 160 km /h pra ver se chegava e ver o desempenho do 2.5 e tal, a atual quilometragem da caminhonete, 95 509, porém depois da referida velocidade alcançada e a caminhonete querendo andar mais, a 3.200 rpm o tiozão aki ficou com medo de colocar mais (pois não ando assim, e sempre que passo de 100 km/h lembro a formula da energia cinetica K=1/2mv^2 daí como a velocidade ao quadrado é o q potencializa pra cacete o valor da energia e que numa porr(@#da uma parte dela será absorvida pelo meu magrelo corpo (55 kg) tiro o pé rapidinho do acelerador) logo apos isso uns 10 min começou um cheiro de oleo queimado dentro do carro, parei pra ver e abrindo o capô vi uma fumaça branca subindo do lado do intercooler, motor quente pra caramba porém pelo manual do engenheiro e projetista de maquinas mão de peão aguenta até 600 ºC heheheheheehehe logo fui queimar minha mão pra dizer que sou macho pra cacete (idiotice) vi uma borra de oleo na mangueira do intercooler, rapidamente desmontei das mangueiras do intercooler, turbina e tudo mais, resultado, a turbina está com uma folga alem do normal, só que o oleo que passa é pouco mesmo e o nivel do motor não baixa oleo, na mangueira do intercooler está vazando oleo e a borra que fica ( do lado de fora) esquenta derrete e cai no escapamento fazendo o oleo evaporar e a bendita fumaça branca, o que fiz foi apertar bem essa mangueira e parou de vazar fazendo o motor queimar todo o oleo que vaza da turbina!

Vi a pressão do oleo do motor está normal!
Abri a tampa do oleo do motor e não dá aquele psssiuuuuu de garafa de refrigerante não! Só a tampa flutuando por causa da turbulência gerada pelos queridos amigos pistões e as valulas com sua dinanica de abrir e fechar.

Não to afim de trocar turbina agora, faltam pneus, renovação do seguro, "turbina", radio PX, guincho e tal. Respectivamente

Perguntas

Normal isso não eh?
Turbina com 95 509 abrindo o bico?
Deixar o motor queimar esse oleo durante uns 4 meses é tranquilo? ou vai dar me)*&#@da por pistões?

Abraços e desculpe o post longo é pq gosto de explicar como ocorreram os fotos direitinho!

A minha tem mais de 160.000Km e não tem nenhum desses problemas. O pior que pode acontecer é que se o óleo que sai da turbina chegar em quantidade no coletor, o motor dispara e fica complicado parar...

Edintruder
02/04/2008, 13:30
A minha está com pouco mais de 102.000km e a turbina tem uma folga longitudinal ao eixo de cerca de 1mm e axial não chega a isso, mas percebe-se que tem uma folguinha. Ela não bota nada de óleo pra fora, apenas o óleo que vem com o vapor dos gases do coletor pela válvula PCV e suja a turbina. Se tampares a entrada desses gases na tubuilação de admissão verás que a turbina ficará limpa com o tempo.
Quando andasses a 160km/h, o motor está trabalhando em regime de potência quase na máxima, ou cerca de 95% da potência máxima, (100% é quando desenvolve 3800 rpm), com máxima injeção de combustível, pressão de óleo elevada, pressão na admissão em cerca de 1,15Bar, e nasse regime a temperatura sobe, com tudo isso o fluxo dos gases aumenta consideravelmente jogando muito vapor de óleo pra admissão pra ser queimado antes de sair pra atmosfera. Mela a turbina toda dando a impressão de vazamento de óleo.
Fica tranquilo, quando a turbina vai pro espaço, a fumaça aumenta, o desempenho cai, o nível de óleo diminui constantemente e em casos mais crônicos o motor dispara. Nesse caso engata a 5a marcha e segura o motor no freio.

João Fellipe
02/04/2008, 14:31
A minha não fumaça branco no escapamento não! ta preta a fumaça o motor não da aquelas disparadas na lenta não, hoje fiz uma coisa apertei bem a abraçadeira por onde estava vazando e descobri um furo na mangueira, troquei a mangueira e dei um coro denovo e nada de cheio e nem fumaça, esse negocio do motor disparar, eu seguro no freio motor é isso? engato a 5ª marcha e vou reduzindo até ele morrer? ja me falaram de motor disparar e usar como combustivel o próprio oleo lubrificante e como faço pra parar?

Abraços

Edintruder
02/04/2008, 16:04
João, só se faz isso se o motor disparar. o que se chama de disparo é o motor acelerar por si próprio a rpms próximas e além de 5000 e mesmo desligando a chave ele não desliga. Pra evitar a quebra engata a 5a marcha e agarra o freio quando solta a embreagem. Isso é raro de ocorrer. Não te preocupa com isso que não ocorre assim do nada.
Então já que resolvesses o problema, é continuar a lenha e não esquenta a cabeça.

João Fellipe
02/04/2008, 21:31
Valeu Edin vc é o cara!!! Manda bem pra cacete, Valeu mesmo

Abraços

Anthoniusnikos
03/04/2008, 11:22
Edin, aproveitando os ensinamentos. Nesse procedimento, o motor para imediatamente ? Também poderiamos desapertar (retirar) a válvula eletromagnética da bomba injetora, não é ?

Abração.

Wagninho
03/04/2008, 11:52
Olá Marbo,
Deixa eu dar um palpite nessa questão de óleo na turbina, é o seguinte, temos que lembrar que a partir de 2000 as normas Européias de emissão de gases obrigaram os fabricantes de motores a diminuirem as emissões desses gases ( CO2 ) e uma das modificações em motores diesel foi a mudança dos respiros dos cárteres de óleo que passaram a terem sua descarga para a atmosfera conectada a sucção da turbina. Portanto lembrando que os vapores do cárter de óleo é composto por gases de compressão e óleo de motor, acredito que um pouco de óleo seja normal. Em um motor com baixa quilometragem essa quantidade de óleo deve ser muito pouca comparado a um motor mais rodado. Faça um teste em sua turbina, ou seja, verifica se a mangueira de descarga para o cooler infla bastante qdo vc acelera, se isso acontecer já é um bom motivo para desconfiar de diagnóstico de defeito no turbo, mas é para desconfiar , não quer dizer que não esteja com princípio de falha.
Boa sorte !

Edintruder
03/04/2008, 17:03
Se retirar a válvula-solenóide da bomba ela vai dar entrada de ar pra bomba apenas.

rogeriomasih
03/04/2008, 18:01
Faça um teste em sua turbina, ou seja, verifica se a mangueira de descarga para o cooler infla bastante qdo vc acelera, se isso acontecer já é um bom motivo para desconfiar de diagnóstico de defeito no turbo,

o que isso indica?
Qual o problema que pode estar relacionado?

MarBO
03/11/2008, 17:48
Pessoal

Estou ressuscitando o tópico para pedir a opinião se vocês acham que esta quantidade de óleo e melado é normal tendo em vista o fato ja comentado de que este motor eletrônico 3,0 joga todo o vapor e excesso de óleo de volta para ser queimado. Noto uma queima de óleo fumaça branca de manha o que considero normal mas nunca reparei durante o dia a fumaça branca, e também não ha baixa do nível de óleo no motor.

MarBO
03/11/2008, 17:53
Mais detalhes

Não sei se é possível reparar mas a mangueira que vai do filtro para o turbo esta melada quando esta chegando no turbo.
E quando sai do intercooler para a admissão do motor a mangueira esta bem melada e foi assim que reparei e estranhei e comecei a procurar o problema.
Na ford na primeira visita a analise deles era de que se tratava de uma lubrificação normal e um retorno do oleo em excesso.
Sera? Hoje a ranger esta com 52 mil km funcionando bem

Fernandes Kappes
03/11/2008, 18:15
Não sei se ajuda, mas a s10 tem esse óleo desde que comprei com 75000km, até agora com 100000km, e ta tudo normal, sem fumaça e turbina funcionando, vi outras caminhonetes com essa melação de óleo, creio que sejam os vapores mesmo, resolvi não me esquentar por antecipação :smile:
Abç

Walter L. L. Casitta
03/11/2008, 19:00
Pelas fotos tá tudo normal. É assim mesmo. Só essa fumaça branca que não esta normal. Deve ser algum problema relacionado ao diesel e é só com isso que você tem que se preocupar...

duardobruno
04/11/2008, 10:46
Bitchooo!!! Quando fiz o motor e troquei a turbina, rodei uns 10 dias e desparafusei as mangueiras pra olhar. Tava desse jeito aí das fotos. Pra mim, tá normal. Se não tá fumando branco, beleza, se está, faz como o Walter disse aí em cima, vê se não tem bico mijando, água no diesel ou outra coisa assim. Não pode é ter excesso de óleo, mas dá uma meladinha de leve.
Abraço:concordo:

MarBO
04/11/2008, 13:38
Então Obrigado a todos pelo tempo para me ajudar

Pequeno jr
04/11/2008, 14:21
Nobre colega Marbo,

Sigo os votos dos nobres colegas DuardoBruno e Walter L. L. Cassista.

Jera
04/11/2008, 15:19
marbo,

isso tá normal. a daqui tb faz isso. segundo o mecanico, todo carro interculado tem isso. e na ranger isso tb acontece por causa do suspiro do motor que sai no tubo do filtro de ar.
na revisão dos 120milkm tiramos o intercooler e lavamos tudo. senti que o carro ficou mais liso....tipo respirando melhor. até o som do motor mudou, mas aí ja nao sei se foi por causa da limpeza ou da troca dos filtros e outra marca de óleo.

duardobruno
05/11/2008, 10:36
marbo,
e na ranger isso tb acontece por causa do suspiro do motor que sai no tubo do filtro de ar.


Como diz o Chaves: ISSO, ISSO, ISSO, ISSOOOOO!!!!!:-D
Foi o tal suspiro que me deixou puto,:evil: que eu não sei como não vi na minha, que o cara tinha isolado a entrada do suspiro na mangueira do filtro de ar e colocou o suspiro pra pingar o óleo que o motor soprava para dentro da lataria do carro. Tipo um pinico!!! FDP!!! :putz:Só vi isso muitos meses depois de comprar e muitas dores de cabeça depois. O pinico encheu e não parava de pingar óleo na garagem. E eu levando esporro da minha mãe, pq tava acabando com o piso de tanto óleo que ninguém sabia de onde estava vindo e ainda o fidumaégua do mecânico safado dizendo que carro a diesel é babão mesmo e pinga óleo. Por isso terminei morrendo na grana de fazer o motor depois.

Abraço.

Walter L. L. Casitta
05/11/2008, 15:37
É respiro pessoal, suspiro é coisa de motor boia. :mrgreen:

Jera
05/11/2008, 16:25
É respiro pessoal, suspiro é coisa de motor boia. :mrgreen:

heheheheh. se for ver por esse lado pior q é mesmo! hehe

duardobruno
05/11/2008, 21:38
É respiro pessoal, suspiro é coisa de motor boia. :mrgreen:


RSRSRSR. É respiro, mas quando o moto tá no fim igual o meu tava é o último SUSPIRO.

Alexandre Magno
14/11/2008, 23:36
Para o pessoal de Natal que possui Ranger 2.8 TGV: onde vocês fazem revisões/manutenções preventivas e regulagem de motor, bomba injetora, turbina aqui em Natal?
Mais: como se regula a marcha lenta da Ranger (no manual é recomendado nas revisões)? a minha está muito próximo de 1000 rpm, quando o manual indica 800 (+/- 50).
Um abraço a todos.

TylerNTL
29/12/2008, 22:24
Magno,

Sou de Natal tb.

Para mexar em bomba injetora recomendo Campina Diesel na Cap. Mor Gouveia pouco depois da Ceasa. Inclusive é onde eu encontro filtro de diesel mais barato para minha Ranger 2.5.

Para turbina. o melhor lugar que encontrei até agora foi a Megadiesel na Pres Bandeira vizinho a Vinhedos. Estou em busca de outra oficina. Eles consertam as viaturas da empresa onde trabalho e preferiria levar a minha viatura em outro lugar, para evitar comentários.

leobnaval
30/12/2008, 00:05
Como diz o Chaves: ISSO, ISSO, ISSO, ISSOOOOO!!!!!:-D
Foi o tal suspiro que me deixou puto,:evil: que eu não sei como não vi na minha, que o cara tinha isolado a entrada do suspiro na mangueira do filtro de ar e colocou o suspiro pra pingar o óleo que o motor soprava para dentro da lataria do carro. Tipo um pinico!!! FDP!!! :putz:Só vi isso muitos meses depois de comprar e muitas dores de cabeça depois. O pinico encheu e não parava de pingar óleo na garagem. E eu levando esporro da minha mãe, pq tava acabando com o piso de tanto óleo que ninguém sabia de onde estava vindo e ainda o fidumaégua do mecânico safado dizendo que carro a diesel é babão mesmo e pinga óleo. Por isso terminei morrendo na grana de fazer o motor depois.

Abraço.

Não acredito que o laz@#$$#o do cara fez isso :twisted:, o que mais me irrita é você chegar em um lugar com um problema e os filho da pu%# falar que é normal:putz: ai você diz mas antes não estava assim e o cara diz é só reparar que toda camionete faz isso:parede:.... ":odedo:Cambada de incompetente:odedo:"

O que pode solucionar este problema de passagem de óleo para a admissão é utilizar um reservatório de óleo tipo "tunning" mas para não ter que ficar esgotando coloca uma mangueira de retorno de óleo na parte de baixo do reservatório e liga um respiro de ar no filtro de ar (no local original) na parte superior do reservatório , seria como um decantador de óleo.

Abraços, Leo

andrade2009
31/12/2008, 10:37
a minha esta com 120.000 km, cheia de problemas

willys1960_ctba
12/01/2009, 11:02
Pessoal, estive olhando o tópico agora pela manhã e acho que podem me ajudar.

Sexta feira agora notei uma leve perda de potencia na minha ranger 2.5 2001 XL, e a falta do assovio do turbo ou mesmo mais fraco, mas não notei nem fumaça preta, nem branca, nem azulada, esta normal.
Reparei que em uma das mangueiras do turbo tem um pouco de óleo e este escorreu para a suspensão do lado esquerdo e braços da direção.
Na mangueira do intercooler bem embaixo notei que este esta com bastante óleo.
Tem 10 mil km que não troco o filtro de ar do motor, não costumo passar ar, sómente troco o filtro a cada 10 mil ou 15 mil dependendo das estradas que uso.
O que pode ser isso?

Anthoniusnikos
13/01/2009, 02:49
Willys, pode ser apenas óleo condensado, que vaporizou da turbina.
Abs
Anthon

cantodopirão
27/04/2009, 22:36
Senhores no fim de semana, durante um alinhamento notei um vazamento de óleo que vem da turbina (a parte de baixo do caracol frio está toda suja!). Há alguma orientação sobre o assunto? Pode ser grave!??

Edintruder
28/04/2009, 00:49
Sempre suja por ali devido ao quecimento e dilatação do material. O retorno de baixo é fixo por dois parafusos e um flage pequeno de face reta, por isso acaba vazando no retorno.

Mad Rabbit
03/10/2009, 14:53
Caros,

Como um neófito e ainda tropeçando no mundo das 4x4, identifiquei algumas gotas de óleo no peito de aço do lado esquerdo da minha Ranger.:pensativo:
Levei em uma Concessionária Ford aqui em Brasília (dando nome aos bois: Alvorada). O mecânico levantou a viatura e me chamou prá ver um pouquinho de óleo na mangueira que vinha da turbina.
Diagnóstico: turbina com defeito. :shock:
-"Você vai ter que trocar a turbina."
Como um ignorante que sou em mecânica, me perguntei como aquele rapaz pôde condenar a minha turbina somente por aquelas gotas de óleo.
Como quem não sabe tem que ler e perguntar, corri aqui para o site, pesquisei o assunto e achei este tópico.
Segundo o que entendi lendo este tópico é normal. Estou certo?

Desculpem a falta de conhecimento.


Abraços,

Fábio

Anthoniusnikos
03/10/2009, 17:44
Mad, cuídado com os murissoca por aí ! Se a turbina continua com o barulho característico ao ser acionada(80 à 90 Km/h), e o motor mantém a potência, um pouco de vazamento de óleo é até normal. Se você remover a mangueira mais grossa da turbina, vai ver a ventoinha, dá uma girada com o dedo, sinta a folga no eixo, e verifique as pás da hélice, e se não estiverem quebradas, tudo indica que está ainda boa.
Procure identificar de onde vem o vazamento.
Aproveite para retirar todas as mangueiras, a partir do respiro, intercooler e da turbina. Com certeza vai encontrar óleo dentro da mangueira que vem do respiro à turbina, e é normal, é óleo vaporizado do motor, tem que limpar a cada 5.000 Km.
Abs
Anthon

F. Andrade
03/10/2009, 17:52
Eu pedi para isolarem esta mangueira com um simples parafuso e uma abraçadeira e coloquei uma mangueira direto do respiro pra parte de baixo do motor, igual às antigas e saudosas F 1000, às vezes pingam gotas irrisorias no chao da garagem mas é melhor do que contaminar a turbina.........

Anthoniusnikos
03/10/2009, 18:02
F. Andrade, os vapores de óleo vão ajudar na lubrificação da turbina, e não contaminar.
Abs
Anthon

F. Andrade
03/10/2009, 18:13
Mas já tem um caninho de que leva óleo pra lubrificar a TB, fica entre os dois caracóis....

Edintruder
03/10/2009, 21:53
Eu pedi para isolarem esta mangueira com um simples parafuso e uma abraçadeira e coloquei uma mangueira direto do respiro pra parte de baixo do motor, igual às antigas e saudosas F 1000, às vezes pingam gotas irrisorias no chao da garagem mas é melhor do que contaminar a turbina.........

Isso pode ser considerado crime ambiental. Dá multa em caso de barreira e inspeção realizada por agentes fiscalizadores e polícia.

leobnaval
03/10/2009, 22:02
Até onde eu sei os vapores de óleo que passam para turbina não são desejados não, até que nos modelos de competição estes vapores que acabam por condensar e tornar-se líquido é armazenado em recipiente próprio e depois esgotado o óleo e recolocado no motor...
A turbina já tem uma linha de óleo para lubrificação do eixo e em algumas camionetes possuem também uma linha para arrefecimento a mesma do radiador do veículo.

Abraços

Edintruder
04/10/2009, 08:39
O maior problema do óleo que passa pela turbina é sujar a tubulação e o caracol da turbina, e o pior é que reduz a eficiência do intercooler pois o óleo acaba sendo armazenado na parte inferior do intercooler. O que poderia fazer para reduzir esse óleo é o que o Leo disse, coloca um recipiente entre a válvula PCV e a tubulação da admissão aonde o óleo ficará armazenado. Na minha Ranger estava com assa tubulação solta, coloquei logo que notei porque tinha tanta sujeira de óleo por fora do motor. Coloquei no lugar e parou a sujeira de óleo.

Anthoniusnikos
04/10/2009, 11:25
:pensativo::pensativo::pensativo: Bom, se a informação do LEOBNAVAL é correta, então temos que admitir que esse é mais um dos inúmeros erros dos "engenheirrros" da Ford, nas Ranger.

Então, já começo a pensar em colocar um recipiente na saída do respiro, com um filtro na saída, para a condensação e coleta do óleo vaporizado, bem como a eliminação do pedaço de mangueira que vai até a turbina. Concordam ? :concordo::concordo::concordo:

Abs
Anthon

Edintruder
04/10/2009, 12:00
Um outro detalhe de andar com essa mangueira solta é que o motor irá soprar mais facilmente pois quando está conectada na admissão, o fluxo de ar suga essa pressão direto para o motor, e no momento da venda alguém poderá insinuar que o motor está com desgaste de anéis.

Quando andava com a mangueira desconectada o motor passava sujo de óleo por cima inclusive. Depois que conectei nunca mais ficou assim.

Anthoniusnikos
04/10/2009, 12:11
O quê voces acham da sugestão do desenho acima ?

leobnaval
04/10/2009, 13:51
Pessoal o reservatório que estou falando é tipo estes:
http://images.techcar.com.br/images/_product/210/209738/1b2b0bd7796a41a86cc35f44c842e4f1.gif (javascript:openWin('http://www.techcar.com.br/index?page=product/product_image&prd=209738&img=10586&only_page=1',700,600);)
http://images.techcar.com.br/images/_product/210/209738/90ac5bd74da3a92bec5f90d76c149e93.JPG (javascript:openWin('http://www.techcar.com.br/index?page=product/product_image&prd=209738&img=10587&only_page=1',700,600);)
Porém pode se optar invés de ter este filtro de ar só para o respiro aí sim ligar uma mangueira saindo do lugar deste filtro ligando na admissão (especialmente para quem usa snorkel) este reservatorio serviria como um decantador e possui uma torneira na parte de baixo para ser esgotado, dete modo estaria de acordo tanto com o bom funcionamento do motor como com o meio-ambiente, sendo melhor do que o sistema original em ambos quisitos.

Só lembrando mantenhão a válvula anti-chama (aquele plastico redondo com entrada e saida para mangueira) e liguem o reservatorio de óleo na sáda desta válvula.


Porque não saí de fabrica com isso?
Porque seria um custo a mais no projeto além de que as pessoal mal calibram o pneu e verificam o óleo o que diriam de ter que esgotar um reservatório e recolocar o óleo no motor.

Abraços, Leo

Mad Rabbit
04/10/2009, 22:13
Mad, cuídado com os murissoca por aí ! Se a turbina continua com o barulho característico ao ser acionada(80 à 90 Km/h), e o motor mantém a potência, um pouco de vazamento de óleo é até normal. Se você remover a mangueira mais grossa da turbina, vai ver a ventoinha, dá uma girada com o dedo, sinta a folga no eixo, e verifique as pás da hélice, e se não estiverem quebradas, tudo indica que está ainda boa.
Procure identificar de onde vem o vazamento.
Aproveite para retirar todas as mangueiras, a partir do respiro, intercooler e da turbina. Com certeza vai encontrar óleo dentro da mangueira que vem do respiro à turbina, e é normal, é óleo vaporizado do motor, tem que limpar a cada 5.000 Km.
Abs
Anthon



Obrigado pela resposta!
Vou dar uma conferida.

abraços,

Pequeno jr
04/10/2009, 22:22
MAd uma coisa é o vapor e outra é pingar óleo. Se for em grande quantidade, pode ser desde a turbina como outras coisas.

O melhor seria você mandar lavar essa região, retirar as mangueiras e fazer uma limpeza. Rode bem na Ranger, algo em torno de 2000 km .... e veja se continua.

Anthoniusnikos
04/10/2009, 22:23
Obrigado pela resposta!
Vou dar uma conferida.

abraços,

Leo, não consigo abrir o link da foto. Qual é a marca desse filtro ? Achei muito interessante.

DÚVIDA:
Será que no projeto original da Ranger, a sucção dos vapores pela turbina, tem como objetivo evitar o acúmulo de vapores e gases no motor, e a retirada da mangueira e sua substituição pelo filtro não irá intoxicar o motor. Se bem que o circuíto, motor x turbina, é fechado ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Levando-se em consideração que a turbina tem como objetivo puxar ar frio do intercooler e injetar na câmara de explosão. Se puxar vapor de óleo, este vai parar na câmara de explosão. Qual seria o dano ? Queimar óleo em excesso na câmara de explosão ?

Abs
Anthon

Edintruder
04/10/2009, 22:45
Na verdade queima apenas os vapores do óleo na câmara, e não o óleo.
Problema nenhum na queima ou para o motor, fora a meleca de óleo pela tubulação da admissão.

Anthoniusnikos
04/10/2009, 22:53
Na verdade queima apenas os vapores do óleo na câmara, e não o óleo.
Problema nenhum na queima ou para o motor, fora a meleca de óleo pela tubulação da admissão.
Edin. O quê acha dos filtros apresentados pelo Leo ?

Car@@io. Acabo de receber da mulher notícia de que recebeu multa de avanço de sinal vermelho e ficou com 7 pontos + multa gravíssima, na carteira. Falei para ela ter mais cuidado, mas tinha esquecido que a viatura está no nome dela, e ela não dirige a muito tempo !?!?!? O pior é que não dá nem para recorrer, pois veio com foto e tudo que o radar dá direito. Ainda bem que o final de ano está perto. Já acumulo 16 pontos.

Abs
Anthon

leobnaval
05/10/2009, 00:11
Os da foto são da marca imohr, procura no google reservatório de óleo que acha vários.

Abraços, Leo

Mad Rabbit
05/10/2009, 08:27
MAd uma coisa é o vapor e outra é pingar óleo. Se for em grande quantidade, pode ser desde a turbina como outras coisas.

O melhor seria você mandar lavar essa região, retirar as mangueiras e fazer uma limpeza. Rode bem na Ranger, algo em torno de 2000 km .... e veja se continua.


Pequeno,

Vou fazer isto. Valeu.

Abraços,

Edintruder
05/10/2009, 10:46
Edin. O quê acha dos filtros apresentados pelo Leo ?

Car@@io. Acabo de receber da mulher notícia de que recebeu multa de avanço de sinal vermelho e ficou com 7 pontos + multa gravíssima, na carteira. Falei para ela ter mais cuidado, mas tinha esquecido que a viatura está no nome dela, e ela não dirige a muito tempo !?!?!? O pior é que não dá nem para recorrer, pois veio com foto e tudo que o radar dá direito. Ainda bem que o final de ano está perto. Já acumulo 16 pontos.

Abs
Anthon

Anthonius, os pontos perduram por 12 meses a partir da data da infração. Então a pontuação vai ficar até outubro de 2010...

Não tem como passar para a tua CNH? Ela foi abordada por algum agente ou foi somente fotografia. Nesse caso, tu preenches a guia que vem anexo à infração e colocas que tu eras o condutor e transfere a pontuação.

nogueira da silva
03/07/2013, 10:32
Karacas, depois é o EEustáquio que é um apaixonado pela MIT.
heheheheheh

Vou fazer uma pergunta pros amigos..... só uma pergunta:

ALGUÉM AQUI JÁ RODOU 150.000 KM COM UMA RANGER 3.0 ELETRÔNICA?

Ranger com 150 mil km rodados tá zero,só um cupim de ferro pra acabar com ele,como já dizia Luis Gonzaga:Pra um bom tocador não tem sanfona ruim,agora pra um tocador ruim............... sanfona nenhuma presta.

nogueira da silva
03/07/2013, 10:33
Karacas, depois é o EEustáquio que é um apaixonado pela MIT.
heheheheheh

Vou fazer uma pergunta pros amigos..... só uma pergunta:

ALGUÉM AQUI JÁ RODOU 150.000 KM COM UMA RANGER 3.0 ELETRÔNICA?

Ranger 3.0 com 150 mil km rodados tá zero,só um cupim de ferro pra acabar com ele,como já dizia Luis Gonzaga:Pra um bom tocador não tem sanfona ruim,agora pra um tocador ruim............... sanfona nenhuma presta.

siqueiratec
28/11/2017, 15:17
Boa tarde. Primeiro gostaria de me apresentar meu nome é Romulo e tenho uma ranger limited 2008 3.0 diesel a dois anos e meio. Nenhum problema ate hoje.
Agora notei que ela esta sem força que quando vou exigir do motor ela não responde. Após alguns dias percebi que a luz da turbina não ta mais acendendo e aumentando como normalmente faz e que aa vezes ela tenta e acaba piscando. Li bastante aqui neste post sobre lubrificação poos vi que tem bastante oleo na entrada de ar da turbina e na sai la na admissão. Alguém pode me dar uma orientada pois da pra ver que elea não tá funcionando.
obs: tenho algumas fotos mas não sei como colocar aqui