PDA

Ver Versão Completa : Esguichos



Peter
17/12/2007, 16:45
Preciso de ajuda :palmas::palmas:

O meu Niva é 90/91 e tem o lugar para colocar o reservatorio duplo ,para esguicho dos limpadores dos farois e para o esguicho do vidro traseiro.

Os fios estão disponiveis ,junto com outros que não estão ligados.

Gostaria que me ajudassem a identificar a cor dos fios do reservatorio perto da grade dianteira(deve ser dos limpadores de farol) e qual a cor dos fios do reservatorio ao lado(que deve ser do vidro traseiro).

Ja tentei pelos esquemas,mas não achei nenhum que tenha esta configuração.

Girti
17/12/2007, 18:21
Preciso de ajuda :palmas::palmas:

O meu Niva é 90/91 e tem o lugar para colocar o reservatorio duplo ,para esguicho dos limpadores dos farois e para o esguicho do vidro traseiro.

Os fios estão disponiveis ,junto com outros que não estão ligados.

Gostaria que me ajudassem a identificar a cor dos fios do reservatorio perto da grade dianteira(deve ser dos limpadores de farol) e qual a cor dos fios do reservatorio ao lado(que deve ser do vidro traseiro).

Ja tentei pelos esquemas,mas não achei nenhum que tenha esta configuração.

Peter, quanto à fiação, não posso ajudar, pois já não possuo mais meu Niva 90/91, e os reservatórios e a distribuição de esguichos do Niva 95 são diferentes. Mas posso informar que, originalmente, os Nivas de 90 a 94 possuem dois reservatórios, ambos dentro do compartimento do motor, a saber:

um pequeno, do lado esquerdo do carro, próximo às buzinas e ao radiador. É o reservatório utilizado pelos esguichos do parabrisas, e tem apenas uma bomba;

um grande, do lado direito do carro, próximo ao reservatório de expansão do radiador e ao carburador. Este tem duas bombas, sendo a da frente para os limpadores dos faróis e a de trás para o esguicho do vidro traseiro

Espero ter sido útil!

[ ]s

Peter
17/12/2007, 18:46
Gil

Exatamente para este segundo reservatorio duplo, que eu preciso saber as cores dos fios.Bomba 1 e bomba 2

Soldier
17/12/2007, 19:01
Gil

Exatamente para este segundo reservatorio duplo, que eu preciso saber as cores dos fios.Bomba 1 e bomba 2

Piter, o meu tem exatamente essa configuração... vou chegar em casa e verificar as cores... se ninguém responder antes eu posto ainda hoje, ok.:concordo:

Peter
17/12/2007, 19:07
Soldier

Agradeço.

Acho que so vou ver amanha,porque este PC esta na loja.Portanto sem atropelos.:concordo::concordo::concordo:

GARCIA/SP
17/12/2007, 21:12
Peter,

Tirei umas fotos agora...ficaram escuras, mas acho que dá para ter uma idéia. Da bomba de trás (esguicho do vidro traseiro), saem 2 fios, um vermelho e um preto.
Da outra bomba, a da frente, sai um fio branco e um vermelho/preto...(tá meio desbotado...hehehehehe).
Abs

Renato

emtsuhako
17/12/2007, 23:42
Peter, o fio vermelho com uma linha preta vai para o positivo de uma das bombas... esse é do limpador traseiro. O fio vermelho (ou laranja) liso vai para o positivo da outra bomba... esse é do limpador de faróis. Os fios negativos da bomba estão ligados próximos ao suporte do reservatório e são da cor branca.

Quando digo vermelho ou laranja, é pq os fios estão com as cores desbotadas, sendo difícil de dizer que são vermelhos ou laranjas...

O fio vermelho com linha preta vem logo abaixo do reservatório de água... o fio vermelho liso parece que vem próximo da grade dianteira.

Peter
18/12/2007, 08:54
Renato e Edson

Obrigado pelas dicas.

A noite vou ver se o meu ainda tem estes fios com estas cores,ou se estão completamente desbotados.:twisted::twisted::twisted::twisted:

Dois Sorocabanos respondendo.Obrigado

Soldier
18/12/2007, 09:58
Peter, o fio vermelho com uma linha preta vai para o positivo de uma das bombas... esse é do limpador traseiro. O fio vermelho (ou laranja) liso vai para o positivo da outra bomba... esse é do limpador de faróis. Os fios negativos da bomba estão ligados próximos ao suporte do reservatório e são da cor branca.

Quando digo vermelho ou laranja, é pq os fios estão com as cores desbotadas, sendo difícil de dizer que são vermelhos ou laranjas...

O fio vermelho com linha preta vem logo abaixo do reservatório de água... o fio vermelho liso parece que vem próximo da grade dianteira.

Peter, confirmado! O meu tb tem essas cores... inclusive o fio "vermelho" que está meio "alaranjado"... rsrs!! :concordo:

Peter
18/12/2007, 14:42
Soldier
Obrigado mais uma vez.

Vou ver se da para colocar um duplo do Opala.

Soldier
18/12/2007, 15:57
Soldier
Obrigado mais uma vez.

Vou ver se da para colocar um duplo do Opala.

Peter, isso muito me interessa :smile: !
Dá pra adaptar o do opala? Que modelo? :pensativo: Li em algúm lugar que os da linha Fiat tb servem.

Os motores dos meus esguinchos estão funcionando, mas não estão jogando uma gota nos vidros (não, não esqueci de colocar água :mrgreen: ), acho que estão entupidos... vou dar uma revisada no sistema todo... e ver o que faço... só falta tempo :rolleyes:.

[]s

Soldier
18/12/2007, 16:08
Peter,

Tirei umas fotos agora...ficaram escuras, mas acho que dá para ter uma idéia. Da bomba de trás (esguicho do vidro traseiro), saem 2 fios, um vermelho e um preto.
Da outra bomba, a da frente, sai um fio branco e um vermelho/preto...(tá meio desbotado...hehehehehe).
Abs

Renato

A tempo:

Renatão, dei uma clareada nas suas fotos, blz... :lol:
QQ coisa depois eu pago uns direitos autorais ;-)

:concordo:
[]s

Peter
18/12/2007, 16:58
Soldier

Ainda não sei se serve,preciso encontrar um reservatorio e ter o suporte a mão para experimentar.

Qualquer coisa vou dar um aloooooo.

Girti
18/12/2007, 17:13
Peter, isso muito me interessa :smile: !
Dá pra adaptar o do opala? Que modelo? :pensativo: Li em algúm lugar que os da linha Fiat tb servem.

Os motores dos meus esguinchos estão funcionando, mas não estão jogando uma gota nos vidros (não, não esqueci de colocar água :mrgreen: ), acho que estão entupidos... vou dar uma revisada no sistema todo... e ver o que faço... só falta tempo :rolleyes:.

[]s

Soldier & Peter

Na maioria dos Nivas, estas bombas de água já estão bastante desgastadas. Eu perdi a conta das vezes em que, em meu Niva anterior, desmontei as bombas, limpei, pulverizei micro óleo (WD-40), fiz funcionar (ligando diretamente na bateria) para limpar os motores por dentro, jogeui mais óleo, fiz funcionar novamente, até que parasse de sair óleo sujo dos eixos, depois montei as bombas novamente. Mesmo assim, estas foram ficando cada vez mais fracas, até de desisti da originalidade, e instalei um novo reservatório, tipo "universal", com uma nova bomba.
Quando comprei o atual Niva, percebi que as bombas não tinham muita força, e fiz uma adaptação, que acho que ficou boa: fiz um furo na lateral do reservatório, bem lá embaixo, e instalei uma bomba "universal". Funcionou muito bem, e eu mantive a originalidade do reservatório, mudando apenas a bomba.

[ ]s

Peter
18/12/2007, 18:10
Gil

So que o meu Niva ja veio sem este reservatorio duplo.

No caso do reservatorio simples vou seguir a tua ideia.

Simplesmente fez um furo que caiba a entrada da bomba e fez algum suporte para segurar a bomba?

Tem foto pra nos?

Peter
18/12/2007, 18:25
Acabei de ver o reservatorio simples da figura na Sarancar por 45 latinhas,0K.

Freitas
18/12/2007, 18:31
Peter no Figurinha estou usando o reservatorio do
uno ja vem com dois motores um para parabrisa e outro
para tampa trazeira ,fiz um suporte esta fixo acima da buzina
a fiação foi so conectar na bomba
Vou tirar algumas fotos e coloco aqui

Freitas
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas SP

Luciano SHAKALL
18/12/2007, 20:02
" ... estou usando o reservatorio do uno ... Vou tirar algumas fotos e coloco aqui ... "
Freitas, você sabe dizer quantos litros "pega" esse reservatório do Uno?
Mesmo que não, as "prometidas" fotos podem ajudar... :mrgreen:

VALEU!

[]'s

GARCIA/SP
18/12/2007, 20:15
A tempo:

Renatão, dei uma clareada nas suas fotos, blz... :lol:
QQ coisa depois eu pago uns direitos autorais ;-)

:concordo:
[]s

hehehehehe...fica frio...hehehehehe
Abs

Girti
18/12/2007, 20:41
Gil

So que o meu Niva ja veio sem este reservatorio duplo.

No caso do reservatorio simples vou seguir a tua ideia.

Simplesmente fez um furo que caiba a entrada da bomba e fez algum suporte para segurar a bomba?

Tem foto pra nos?

Peter, não é tããão simples, :-? embora também não seja um bicho-de-sete-cabeças :concordo:

Como expliquei, as bombas de meu Niva anterior estavam muito fracas para os brucutus triplos (do Uno) instalados em meu carro, e eu troquei todo o conjunto, ou seja, comprei um reservatório universal e uma bomba idem.
Quando comprei o Niva 95, passei este conjunto para ele. Mas o reservatório universal me pareceu pequeno, e resolvi inventar, furando a lateral do reservatório original grande (o que tem duas bombas) e instalando a bomba que estava no reservatório universal (não há necessidade de suporte, a bomba é encaixada sob certa pressão). Para isto, eu tive que tirar deste reservatório o anel de vedação que fica no furo onde vai a bomba, e instalar este anel no reservatório russo, para que a água não vazasse.
Portanto, se você quiser instalar a bomba no reservatório original (grande), vai ter que comprar um reservatório universal (é baratinho!) e "roubar" dele o anel de vedação, ou então vai precisar encontrar, em alguma casa de borrachas, um similar.

Infelizmente, não tenho fotos e, como não tenho câmera digital, fica difícil providenciar uma foto. Mas podemos nos encontrar, um dia desses, para que eu mostre o serviço.

[ ]s

Gustavo Niva
18/12/2007, 21:01
Fiz algo parecido, mas usei a bomba do ka (com certeza outras sao assim tb) que tem a entrada na lateral, ao invés de em baixo como as normais... além disso a entrada é bem mais larga (o que faz ficar mais firme) e comprei o anel de vedação na msm autopeças....

nivento
18/12/2007, 22:08
Ola

Eu uso o reservatório universal com motor de duas saidas... mas falta liga o esguicho traseiro... funciona bem com o esguicho do Fusca Duplo

________________
Niva 1.6 1991
CCCP

Luciano SHAKALL
19/12/2007, 03:02
"... as bombas de meu Niva anterior estavam muito fracas para os brucutus triplos (do Uno) instalados em meu carro ... o reservatório universal me pareceu pequeno, e resolvi inventar, furando a lateral do reservatório original grande (o que tem duas bombas) e instalando a bomba que estava no reservatório universal ..."
"... mas usei a bomba do ka (com certeza outras sao assim tb) que tem a entrada na lateral ... " Seria possível então, usar como reservatório qualquer "caixa plástica" vedada (adaptando um suporte),
e instalar essas bombas de Ka, com entrada lateral? :pensativo:

Independente disso (e/ou além disso :mrgreen: ), a fim de garantir "alta pressão", é viável instalar três bombas:
Uma para o esguicho traseiro e as outras duas, uma para cada "brucutu" triplo dianteiro? :pensativo:

O NIVAder tá sem reservatório, e há algum tempo eu venho pensando em uma solução legal... :lol:

[]'s

Girti
19/12/2007, 06:24
Independente disso (e/ou além disso :mrgreen: ), a fim de garantir "alta pressão", é viável instalar três bombas:
Uma para o esguicho traseiro e as outras duas, uma para cada "brucutu" triplo dianteiro? :pensativo:

O NIVAder tá sem reservatório, e há algum tempo eu venho pensando em uma solução legal... :lol:

[]'s

Luciano, é possível instalar duas bombas no reservatório grande (aquele do lado direito do carro), fazendo 2 furos no mesmo e puxando uma "extensão"dos fios originais. Já a instalação de duas bombas em um reservatório "universal" fica difícil, pois ele já tem um lugar específico para a instalação da bomba. Assim, seria necessário fazer um segundo furo, em outro lugar. Além disso, o reservatório ficaria pequeno para tanta vazão de água. A opção seria encontrar um reservatório grande e que seja projetado para o uso de duas bombas.
Entretanto, posso atestar, por experiência própria, que uma bomba é suficiente para dar bastante pressão para os dois brucutus triplos do Uno que tenho instalados em meu Niva.

[ ]s

Gustavo Niva
19/12/2007, 11:06
Luciano,
se tá procurando uma solução legal, pensa naqueles brucutus de caminhão, ônibus, etc.. que são presos nas próprias palhetas...

Dá sim pra usar qualquer caixa plástica, o lance é arrumar uma que caiba uns 4 litros e seja bem forte...

O esguicho de trás vou passar pra mala do carro... será que fica bom?

Rones Jr
19/12/2007, 11:18
Gustavo, já vi um Niva com o reservatório no porta malas...e que saber...era aí em Niteroi (esse povo daí é meio estranho mesmo!!!), ao menos funcionava....foi quando ainda procurava um Niva pra compra....long time before...
Quanto aos brucutus, instalei os do Uno dianteiros na frente....três esguichos por peça...disso não posso reclamar mesmo.

Flugêncio
19/12/2007, 11:26
O Cangaceiro está com o reservatório e bomba original (tinha que ficar alguma coisa original) e os brucutus do Fusca com duas saídas, tá funfando direitim.

Girti
19/12/2007, 12:33
O esguicho de trás vou passar pra mala do carro... será que fica bom?

Nos Niva de 95 para a frente, o reservatório do esguicho traseiro fica no porta-malas, do lado esquerdo, atrás do forro plástico (que não existe nos modelos anteriores).

[ ]s

Gil

Gustavo Niva
19/12/2007, 13:12
Nos Niva de 95 para a frente, o reservatório do esguicho traseiro fica no porta-malas, do lado esquerdo, atrás do forro plástico (que não existe nos modelos anteriores).Gil, tem como mandar foto? (sem pressa...)



O Cangaceiro está com o reservatório e bomba original (tinha que ficar alguma coisa original) e os brucutus do Fusca com duas saídas, tá funfando direitim.
Aposto que vai ser a única (ou pelo menos 1a) coisa a dar problema huahuauahuahuhauhauh

[]s

maanunes
19/12/2007, 13:52
No meu tb taquei esse universal. Ficou muito bom, a única desvantagem é que ele guarda pouca água. A borrachinha de vedação vc acha em qq auto-peças, é a mesma do reservatório de partida a frio dos VW linha BX ( Gol-voyage-parati ).

[]s

maanunes
19/12/2007, 13:55
O Cangaceiro está com o reservatório e bomba original (tinha que ficar alguma coisa original) e os brucutus do Fusca com duas saídas, tá funfando direitim.

No meu os brucutos do fusca ficam uma m.. ai voltei com os orix. Agoa no fusca, taquei essa bombinha/ reservatório universal ( não aguentava mais aquela bombinha de pé), com o brucuto orix, ficou çhow-oif-bau.

[]s

Girti
19/12/2007, 19:31
Gil, tem como mandar foto? (sem pressa...)

[]s

Gustavo, não vou prometer nada, acho que não vai dar para fotografar, e eu explico porque:

- não tenho câmera digital
- eu poderia tirar fotos com minha câmera 35 mm e depois escanear, mas, para isto, precisaria remover o forro lateral, o que é bastante trabalhoso :-( :-( :-(

Na verdade, nem eu sei que cara tem o reservatório da traseira... :???: :???: :???:

Em todo caso, se, por algum motivo, eu precisar desmontar o forro lateral direito, tentarei me lembrar de bater umas fotos! :smile:

[ ]s

Freitas
19/12/2007, 20:49
Segue algumas fotos do reservatorio do Uno
com dois motores ,foi feito uma extenção da
fiação do lado direito para chegar no reservatorio


Obs:fotos forão tiradas com celular mais para
bom niveiro olha e imagina o que tem
que ser feito RsRsRs.

Freitas
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas

Luciano SHAKALL
21/12/2007, 20:35
"... é possível instalar duas bombas no reservatório grande (aquele do lado direito do carro)... Já a instalação de duas bombas em um reservatório "universal" fica difícil, pois ele já tem um lugar específico para a instalação da bomba ..."Gil, o lance é que não tenho mais o reservatório original... :putz: Na verdade, não tenho nenhum! :mrgreen:
Realmente, esses "reservatórios universais" têm a capacidade muito pequena... Eu estava pensando em USAR COMO RESERVATÓRIO, UM RECIPIENTE PLÁSTICO (de outra finalidade) COM AS MEDIDAS QUE PRECISO. Daí, teria que furar mesmo pra por a bomba... :wink:


"... posso atestar, por experiência própria, que uma bomba é suficiente para dar bastante pressão para os dois brucutus triplos do Uno que tenho instalados em meu Niva..."É que pelo seu post anterior, eu havia entendido que, com DOIS BRUCUTUS TRIPLOS, as bombas ficavam "sem pressão" (daí a idéia de usar uma bomba pra cada brucutu). Mas, no caso, sua bomba estava apenas "cansada", e quando substituiu por uma nova, ela deu uma pressão legal nos "dois triplos"... Foi isso?



"... pensa naqueles brucutus de caminhão, ônibus, etc.. que são presos nas próprias palhetas ... Pode crê... Eu atí já tinha "viajado sobre isso"... :concordo:


"... Dá sim pra usar qualquer caixa plástica, o lance é arrumar uma que caiba uns 4 litros e seja bem forte... "Essa é a litragem mínima que que eu quero. Tava pensando em um daqueles "tanques de combustível de motor de popa", com uns 5 ou 6 litros... Vou começar a procurar por aí :lol: Será que cabe? :pensativo:


"... O esguicho de trás vou passar pra mala do carro... será que fica bom?..."Cara, o reservatóro (dependendo de qual :lol: ) eu acho que cabe alí atrás da forração...
Mas não vai ficar muito complicado pra "abastecer" não?

[]'s

Girti
21/12/2007, 21:14
Gil, o lance é que não tenho mais o reservatório original... :putz: Na verdade, não tenho nenhum! :mrgreen:
Realmente, esses "reservatórios universais" têm a capacidade muito pequena... Eu estava pensando em USAR COMO RESERVATÓRIO, UM RECIPIENTE PLÁSTICO (de outra finalidade) COM AS MEDIDAS QUE PRECISO. Daí, teria que furar mesmo pra por a bomba... :wink:

É que pelo seu post anterior, eu havia entendido que, com DOIS BRUCUTUS TRIPLOS, as bombas ficavam "sem pressão" (daí a idéia de usar uma bomba pra cada brucutu). Mas, no caso, sua bomba estava apenas "cansada", e quando substituiu por uma nova, ela deu uma pressão legal nos "dois triplos"... Foi isso?


Pode crê... Eu atí já tinha "viajado sobre isso"... :concordo:

Essa é a litragem mínima que que eu quero. Tava pensando em um daqueles "tanques de combustível de motor de popa", com uns 5 ou 6 litros... Vou começar a procurar por aí :lol: Será que cabe? :pensativo:

Cara, o reservatóro (dependendo de qual :lol: ) eu acho que cabe alí atrás da forração...
Mas não vai ficar muito complicado pra "abastecer" não?

[]'s

Como diria o esquartejador :twisted: , vamos por partes!

O reservatório original deve ser possível de se conseguir na Sarancar, com a Marli;

A bomba original, já meio baleada pelos anos de uso, não dava uma boa pressão nos dois brucutus triplos do Uno, razão pela qual optei por instalar uma bomba nova, de um tipo "universal", encontrada em qualquer boteco de esquina. Ela dá (ops!) perfeitamente conta do recado! :grin: Na época, troquei também o reservatório original por um "universal"

Imagino que não seja difícil encontrar um recipiente plástico de uns 5 litros, em um formato adequado para ser instalado dentro do compartimento do motor, e depois instalar nele uma bomba "universal". Eu estou montando uma "gambiarra de luxo", peguei o reservatório grande original e tampei as duas bocas, uma com uma chapa plástica circular (como uma flange cega), a outra com a parte de cima (ou seja, o gargalo, onde está a tampa rosqueável) de um recipiente de óleo Texaco. Com isso, pretendo ter uma boca para colocar água. Tudo isto porque as tampas originais, aquelas onde vão as bombas, estão trincadas, e deixavam a água do reservatório vazar, conforme o carro balançava.

No caso do reservatório traseiro do Niva 95, há um bocal de abastecimento que fica para fora do forro, tudo muito primitivo, bem do "jeito Lada de ser" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Nivoide
22/12/2007, 01:45
Galera o corcel 2 ou del rey guia tem um reservatorio quadrado com duas bombas, dificil de achar, mas ele tem uns 5 Litros...procurei uma era e achei dois, um quebrado e um o cara me pediu 50 conto.
Coloquei um universal com bomba por 15...risos...NOVO!

Esse do uno fica muito bom. Tenho só para o parabrisas. vou colocar um de uno para o vidro traseiro e farois.

Peter
22/12/2007, 12:47
No caso do reservatório traseiro do Niva 95, há um bocal de abastecimento que fica para fora do forro, tudo muito primitivo, bem do "jeito Lada de ser" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Os caminhões Mercedes(acho que Scania tambem) usam um reservatorio de agua por tras do estribo do acompanhante.Aparece so o bocal.Não lembro mais o tamanho.Deve ter em desmanche.

Nivoide
22/12/2007, 15:18
Peter, ja fui ver de caminhoes, sao muito caros...nao vale a pena.
Em lojas de peças vc pega novo de carro e nao paga a metade destes de ferro-velhos.

zanötto
24/12/2007, 17:36
[/QUOTE]
Pode crê... Eu atí já tinha "viajado sobre isso"... :concordo:

Essa é a litragem mínima que que eu quero. Tava pensando em um daqueles "tanques de combustível de motor de popa", com uns 5 ou 6 litros... Vou começar a procurar por aí :lol: Será que cabe? :pensativo:

[]'s[/QUOTE]

Amigo, desculpe a intromissão, mas procura pelo reservatório do lavador do Escort XR3 84...86. É uma cx d'água, já quase enchi um radiador com ele uma vez quando não tinha água e o bicho ferveu no mato.

T+

Luciano SHAKALL
25/12/2007, 16:47
"...Amigo, desculpe a intromissão, mas procura pelo reservatório do lavador do Escort XR3 84...86. É uma cx d'água,
já quase enchi um radiador com ele uma vez quando não tinha água e o bicho ferveu no mato..."Intromissão nada, CAmaRAda...
Idéias, sugestões (e críticas também) são sempre bem-vindas... :concordo:
Afinal, estamos aqui pra isso! :wink:

PS.
Vou dar (OPS!) uma procurada nesse do Escort... "se bem que" aqui na minha cidade é difííííííííííícil.... :parede:
VALEU!!

[]'s

BobJipe
01/06/2008, 19:35
Minha bomba está desligada e com essas informações e manuais vou tentar religá-la.

Belas informações aqui

BobJipe
02/06/2008, 12:44
Gostaria de saber:pensativo: se é possível usar somente um reservatório e uma bomba:?: A do lado esquerdo do motor perto da bozina, para limpador da frete e traseiro, descartando o lipador dos faróis.

Obrigado Jipeiros do Brasil:!::!::!:

pedrodoniva
02/06/2008, 13:01
Gostaria de saber:pensativo: se é possível usar somente um reservatório e uma bomba:?: A do lado esquerdo do motor perto da bozina, para limpador da frete e traseiro, descartando o lipador dos faróis.

Obrigado Jipeiros do Brasil:!::!::!:

Opa, você até consegue fazer isso, mas daí vai esguichar os dois juntos,kkkkkkk....
Abraço

BobJipe
02/06/2008, 13:20
Opa, você até consegue fazer isso, mas daí vai esguichar os dois juntos,kkkkkkk....
Abraço

Valeu pela dica:-) é que por enquanto já que não tenho o reservatório duplo vou vazer dessa forma.

Abraço:!:

BobJipe
08/06/2008, 02:23
Opa, você até consegue fazer isso, mas daí vai esguichar os dois juntos,kkkkkkk....
Abraço


:concordo:pedrokadaka, Obrigado:!:
:smile:Já instalei a bomba universal, adaptei ela atrás do reservatório original, prendi com um jacare conforme a foto abaixo , desativei os limpadores dos faróis e usei o "T" deles para conectar o traseiro na mesma bomba.
:smile:Ficou muito bom:!:
:palmas:Obrigado a todos que deixaram suas mensagens de grande utilidade aqui no "Esguichos". (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=620331#post620331)

thgteixeira
02/11/2009, 04:43
Soldier & Peter

Na maioria dos Nivas, estas bombas de água já estão bastante desgastadas. Eu perdi a conta das vezes em que, em meu Niva anterior, desmontei as bombas, limpei, pulverizei micro óleo (WD-40), fiz funcionar (ligando diretamente na bateria) para limpar os motores por dentro, jogeui mais óleo, fiz funcionar novamente, até que parasse de sair óleo sujo dos eixos, depois montei as bombas novamente. Mesmo assim, estas foram ficando cada vez mais fracas, até de desisti da originalidade, e instalei um novo reservatório, tipo "universal", com uma nova bomba.
Quando comprei o atual Niva, percebi que as bombas não tinham muita força, e fiz uma adaptação, que acho que ficou boa: fiz um furo na lateral do reservatório, bem lá embaixo, e instalei uma bomba "universal". Funcionou muito bem, e eu mantive a originalidade do reservatório, mudando apenas a bomba.

[ ]s

Fiz exatamente a mesma coisa, e realmente ficou legal. A questão é: Aquele bujão grande com os dois bocais (o reservatório) está sem a tampa, daí, obviamente, com os "sacolejos" do cabrito, a água não para no reservatório.

Além disso, não sabia que eram dois bujões, um do lado direito, e outro do lado esquerdo. O Meu 91, só está com o bujão do lado esquerdo (grande, dois bocais) e foi este que furei, encontrei a fiação (estava solta, e o bujão jogado em uma caixa com peças) e fiz a mesma coisa que você, ficou muito bom, e este joga a água nos vidros (parabrisas) e creio eu, nos faróis, pois os motores dos limpadores dos faróis ligam quando estou com o farol aceso e aciono a bomba pelo braço que liga o limpador. Pensei que este bujão era único, e que ali se instalava uma outra bomba para o vidro traseiro, mas verifiquei que do lado direito existe um outro fio solto, mas sem o bujão.

Er, o texto ficou muito confuso?

Girti
02/11/2009, 13:48
Fiz exatamente a mesma coisa, e realmente ficou legal. A questão é: Aquele bujão grande com os dois bocais (o reservatório) está sem a tampa, daí, obviamente, com os "sacolejos" do cabrito, a água não para no reservatório.

Além disso, não sabia que eram dois bujões, um do lado direito, e outro do lado esquerdo. O Meu 91, só está com o bujão do lado esquerdo (grande, dois bocais) e foi este que furei, encontrei a fiação (estava solta, e o bujão jogado em uma caixa com peças) e fiz a mesma coisa que você, ficou muito bom, e este joga a água nos vidros (parabrisas) e creio eu, nos faróis, pois os motores dos limpadores dos faróis ligam quando estou com o farol aceso e aciono a bomba pelo braço que liga o limpador. Pensei que este bujão era único, e que ali se instalava uma outra bomba para o vidro traseiro, mas verifiquei que do lado direito existe um outro fio solto, mas sem o bujão.

Er, o texto ficou muito confuso?

Originalmente, os Nivas até 94 (inclusive) têm dois reservatórios:

lado esquerdo (motorista), próximo ao radiador: reservatório pequeno, com uma bomba, abastece o esguicho do parabrisas;

lado direito (passageiro), próximo ao carburador: reservatório grande, com duas bombas, abastece os esguichos dos faróis e do vidro traseiro (vigia)

No seu Niva, aparentemente, foi removido o reservatório pequeno, tendo sido deixado o fio que era ligado à bomba.

thgteixeira
02/11/2009, 15:17
Bom, então agora acho que vou fazer uma extensão do outro fio (lado direito) para o lado esquerdo, e fazer um outro furo para ligar uma nova bomba no mesmo reservatório, que é grande o suficiente para os faróis, vidro traseiro e parabrisas.

Alguma sugestão de tampa que eu possa construir para o bujão, ou alguma coisa que sirva naquele bocal?

Meu bujão é este:

http://www.sarancar.com.br/imagens_clientes/80/prod_1556.jpg

Valeu mais uma vez, Girti!

Girti
02/11/2009, 16:05
Bom, então agora acho que vou fazer uma extensão do outro fio (lado direito) para o lado esquerdo, e fazer um outro furo para ligar uma nova bomba no mesmo reservatório, que é grande o suficiente para os faróis, vidro traseiro e parabrisas.

Alguma sugestão de tampa que eu possa construir para o bujão, ou alguma coisa que sirva naquele bocal?

Meu bujão é este:

http://www.sarancar.com.br/imagens_clientes/80/prod_1556.jpg

Valeu mais uma vez, Girti!

No reservatório de meu Niva (vide na foto anexa, canto direito inferior), fiz o seguinte: tapei uma das bocas colando uma chapa plástica recortada de modo a servir na boca circular onde se deveria encaixar uma das bombas. Na outra boca, colei a parte superior de um frasco de óleo para motores, de modo a poder utilizar a própria tampa do frasco como tampa de abastecimento de água do reservatório. Usei para isto um frasco de óleo Texaco. Entretanto, esta embalagem de secção circular não existe mais, os frascos mudaram. Mas tenho certeza de que existem no mercado frascos semelhantes, basta um pouco de paciência para encontrar um.

Peter
02/11/2009, 16:49
Vide minhas sugestões no meu post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33318&page=6

thgteixeira
03/11/2009, 01:51
Gostei das duas soluções, tanto a do Girti como a do Peter. Por agora, vou adotar a solução do Girti, aproveitando que tenho uns dez frascos destes aqui em casa, no quartinho dos fundos (sabia que eles um dia seriam úteis).

Mas pro futuro, pensarei na boa solução do Peter.

Agradeço mais uma vez pelas contribuições, postarei fotos assim que concluir o serviço na viatura. :concordo:

Edintruder
03/11/2009, 09:25
Só pra ilustrar, a Parati usa esse mesmo sistema de reservatório traseiro e só descobre que está vazio quando acaba a água...

Girti
03/11/2009, 10:16
Gostei das duas soluções, tanto a do Girti como a do Peter. Por agora, vou adotar a solução do Girti, aproveitando que tenho uns dez frascos destes aqui em casa, no quartinho dos fundos (sabia que eles um dia seriam úteis).

Mas pro futuro, pensarei na boa solução do Peter.

Agradeço mais uma vez pelas contribuições, postarei fotos assim que concluir o serviço na viatura. :concordo:


Thiago, você não quer me doar um destes frascos? Se for possível, leve-o ao Poliesportivo hoje, eu devo ir lá!

thgteixeira
03/11/2009, 23:47
Fiquei te devendo porque não tinha visto a mensagem, apesar de a gente ter se encontrado aqui no poliesportivo!

Valeu as dicas, vamos ver se consigo atingir esse nível com o meu!

Na próxima, levo os frascos sem falta!

Girti
04/11/2009, 01:02
Fiquei te devendo porque não tinha visto a mensagem, apesar de a gente ter se encontrado aqui no poliesportivo!

Valeu as dicas, vamos ver se consigo atingir esse nível com o meu!

Na próxima, levo os frascos sem falta!

Legal, uma hora dessas eu volto a visitar o Poliesportivo, e aviso você antes!

thgteixeira
04/11/2009, 14:15
Legal, uma hora dessas eu volto a visitar o Poliesportivo, e aviso você antes!

Avise sim Gil! Que eu aproveito e lavo o carro antes de ir ao Poliesportivo :mrgreen:

Hoje de manhã, levei pra lavar, parece outro carro! Mas infelizmente a pintura da parte de baixo do bocal do tanque não resistiu e descascou mesmo.

Maldito frentista!

MRaizer
06/11/2009, 22:24
Lugar diferente para colocar o reservatóriohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=199155&d=1257552317

Girti
07/11/2009, 12:13
Avise sim Gil! Que eu aproveito e lavo o carro antes de ir ao Poliesportivo :mrgreen:

Hoje de manhã, levei pra lavar, parece outro carro! Mas infelizmente a pintura da parte de baixo do bocal do tanque não resistiu e descascou mesmo.

Maldito frentista!

É bastante possível que a culpa não seja do maldito frentista :mrgreen:, e sim da tampa do tanque, que talvez não esteja mais vedando corretamente.

thgteixeira
07/11/2009, 15:36
É bastante possível que a culpa não seja do maldito frentista :mrgreen:, e sim da tampa do tanque, que talvez não esteja mais vedando corretamente.

Isso com certeza, mas ele poderia ter tido mais cuidado na hora de abastecer pra não deixar a gasolina vazar. Eu acompanhava os abastecimentos, e o problema era o fato de o tanque inundar, encher até a boca, como ele não tinha paciência pra esperar a gasolina baixar, ele deixava transbordar :parede:

Aliás, agora estou conseguindo abastecer o carro normalmente... Vai entender. Mas já estou começando a "dissecar" os problemas com o tanque, vamos ver no que vai dar.

PS: Vou ver se adoto a solução do seu niva, aquele pedacinho de lona é muito bem bolado e simples!

Girti
07/11/2009, 20:49
Isso com certeza, mas ele poderia ter tido mais cuidado na hora de abastecer pra não deixar a gasolina vazar. Eu acompanhava os abastecimentos, e o problema era o fato de o tanque inundar, encher até a boca, como ele não tinha paciência pra esperar a gasolina baixar, ele deixava transbordar :parede:

Aliás, agora estou conseguindo abastecer o carro normalmente... Vai entender. Mas já estou começando a "dissecar" os problemas com o tanque, vamos ver no que vai dar.

PS: Vou ver se adoto a solução do seu niva, aquele pedacinho de lona é muito bem bolado e simples!

Atenção :stop:, não é lona :discordo:, é um pedaço de câmera de pneu!

thgteixeira
18/11/2009, 15:05
Atenção :stop:, não é lona :discordo:, é um pedaço de câmera de pneu!

Cortei no final de semana uma câmara de pneu com uma tesoura própria, que dá aquele acabamento ondulado, para adptar no tanque.

A Diferença em relação ao seu, foi que na parte de baixo eu fiz um bico em "V", e na borda inferior deste V, rebitei mais dois pedaços de câmara. O Intuito é: Caso a gasolina escorra, ela se encaminha por gravidade automaticamente para este "bico em V" e escorre por ali sem espalhar por todo o pedaço de câmara. Fiz as medidas, e entra perfeitamente no "abrigo" do bocal.

Instalarei depois de revisar o meu bocal (ops), que pelo visto está com problemas (ops).

- Agora sobre os esguichos:

Também neste final de semana, comprei um "brucutu" do Uno, aquele com três saídas, para adaptar na tampa do porta-malas (esguicho traseiro)

Considerações sobre a instalação:

- Preço do Brucutu aqui em São Bernardo: R$ 3,90

- Primeiro passo: Cortar uma das "garras" plásticas que permitem o encaixe da peça no Uno, elas não servem para o Niva. (usei o alicate de corte)

- Segundo passo: lixar muito bem o que sobrou do corte, pois esse "resto" da garra, pode impedir que a peça encaixe na lataria com perfeição.

- Terceiro passo: Desbastar a continuação do pequeno conector onde a mangueira é ligada. Não use limas e nem lixa, pois para encaixar perfeitamente, o "brucutu" do Uno exige um BELO desbaste. Usei o esmeril, delicadamente, claro, pois aquilo é um pequeno cano d´agua, e dei o acabamento com a lixa.

- Quarto passo: Retire o acabamento da base da porta do porta-malas, encaixe o brucutu, que não deve passar pelo furo nem de forma muito folgada (ui), nem apertado ao extremo (ops).

- Quinto passo: Procure utilizar uma borracha de vedação para a parte interna, e arrume um troux... quer dizer, voluntário, magro de preferência e baixinho, para ficar dentro do porta-malas apoiando a lataria enquanto você encaixa o "brucutu".

- Sexto passo (opção minha): Vedei internamente e externamente com uma pequena quantidade de borracha de silicone, pra evitar o acúmulo da água e prováveis vazamentos, que podem ocasionar ferrugem e outros problemas, como a bagagem molhada.

É basicamente isso, ainda não testei porque estou instalando uma outra bomba para a parte traseira, mas a instalação foi fácil. Vale destacar que o melhor é adotar uma mangueirinha um pouco mais rígida, e que ela fique mais folgada, pois existe o risco de dobrar a mangueira se ela for muito mole (ops) por conta do encaixe reto do brucutu do Uno.

E não dá pra esquecer do ajuste dos esguichos. Para isso, uso aqueles alfinetes que se prestam para a limpeza das bocas do fogão, são ótimos!

Espero ter ajudado! :concordo:

(E agradeço a todos pelas dicas)

Girti
18/11/2009, 16:24
Cortei no final de semana uma câmara de pneu com uma tesoura própria, que dá aquele acabamento ondulado, para adptar no tanque.

A Diferença em relação ao seu, foi que na parte de baixo eu fiz um bico em "V", e na borda inferior deste V, rebitei mais dois pedaços de câmara. O Intuito é: Caso a gasolina escorra, ela se encaminha por gravidade automaticamente para este "bico em V" e escorre por ali sem espalhar por todo o pedaço de câmara. Fiz as medidas, e entra perfeitamente no "abrigo" do bocal.

Instalarei depois de revisar o meu bocal (ops), que pelo visto está com problemas (ops).

- Agora sobre os esguichos:

Também neste final de semana, comprei um "brucutu" do Uno, aquele com três saídas, para adaptar na tampa do porta-malas (esguicho traseiro)

Considerações sobre a instalação:

- Preço do Brucutu aqui em São Bernardo: R$ 3,90

- Primeiro passo: Cortar uma das "garras" plásticas que permitem o encaixe da peça no Uno, elas não servem para o Niva. (usei o alicate de corte)

- Segundo passo: lixar muito bem o que sobrou do corte, pois esse "resto" da garra, pode impedir que a peça encaixe na lataria com perfeição.

- Terceiro passo: Desbastar a continuação do pequeno conector onde a mangueira é ligada. Não use limas e nem lixa, pois para encaixar perfeitamente, o "brucutu" do Uno exige um BELO desbaste. Usei o esmeril, delicadamente, claro, pois aquilo é um pequeno cano d´agua, e dei o acabamento com a lixa.

- Quarto passo: Retire o acabamento da base da porta do porta-malas, encaixe o brucutu, que não deve passar pelo furo nem de forma muito folgada (ui), nem apertado ao extremo (ops).

- Quinto passo: Procure utilizar uma borracha de vedação para a parte interna, e arrume um troux... quer dizer, voluntário, magro de preferência e baixinho, para ficar dentro do porta-malas apoiando a lataria enquanto você encaixa o "brucutu".

- Sexto passo (opção minha): Vedei internamente e externamente com uma pequena quantidade de borracha de silicone, pra evitar o acúmulo da água e prováveis vazamentos, que podem ocasionar ferrugem e outros problemas, como a bagagem molhada.

É basicamente isso, ainda não testei porque estou instalando uma outra bomba para a parte traseira, mas a instalação foi fácil. Vale destacar que o melhor é adotar uma mangueirinha um pouco mais rígida, e que ela fique mais folgada, pois existe o risco de dobrar a mangueira se ela for muito mole (ops) por conta do encaixe reto do brucutu do Uno.

E não dá pra esquecer do ajuste dos esguichos. Para isso, uso aqueles alfinetes que se prestam para a limpeza das bocas do fogão, são ótimos!

Espero ter ajudado! :concordo:

(E agradeço a todos pelas dicas)

Ironia do destino: pela primeira vez, desde que tenho o atual Niva (está há 3,5 anos comigo), a gasolina escorreu do tanque, vazando pela fresta da chave da tampa. Felizmente, o vazamento foi pequeno e logo percebido, de modo que consegui minimizar o estrago. A borracha pouco ajudou, pois só é desenrolada durante o abastecimento do carro (aliás, é esse o objetivo do uso desta proteção de borracha), embora tenha retardado um pouco o "desastre ecológico".

Quanto aos esguichos do Uno: eu os instalei no Niva anterior e no atual, são muito eficientes, embora, devido ao maior fluxo de água (são seis saídas, ao invés de duas), seja quase obrigatório se utilizar um depósito maior, pois o consumo de água é bem maior do que com os esguichos originais. Para desentupir e dirigir os jatos d'água, uso alfinetes, destes de costura, ou um alfinete de segurança.

thgteixeira
20/11/2009, 14:14
Ironia do destino: pela primeira vez, desde que tenho o atual Niva (está há 3,5 anos comigo), a gasolina escorreu do tanque, vazando pela fresta da chave da tampa. Felizmente, o vazamento foi pequeno e logo percebido, de modo que consegui minimizar o estrago. A borracha pouco ajudou, pois só é desenrolada durante o abastecimento do carro (aliás, é esse o objetivo do uso desta proteção de borracha), embora tenha retardado um pouco o "desastre ecológico".

É, não tive essa sorte. A Pintura do meu Niva na parte inferior do bocal de gasolina realmente se foi. Agora é fazer um trabalho pra recuperar depois de reparar o bocal do tanque. Ainda bem que nada aconteceu com a pintura do seu! :sad:

Quanto aos esguichos do Uno: eu os instalei no Niva anterior e no atual, são muito eficientes, embora, devido ao maior fluxo de água (são seis saídas, ao invés de duas), seja quase obrigatório se utilizar um depósito maior, pois o consumo de água é bem maior do que com os esguichos originais. Para desentupir e dirigir os jatos d'água, uso alfinetes, destes de costura, ou um alfinete de segurança.


Vamos ver como ficará, vou unificar duas bombas em um único reservatório provisoriamente, que é o reservatório que você viu instalado no meu carro, o original, igual ao que você fez a adaptação com a embalagem do óleo. Acho que a capacidade é boa para suportar os esguichos frontais e traseiros. Fiquei preocupado em relação a pressão da água para os esguichos traseiros, afinal, serão tres bicos. Mas como a bomba que vou instalar será exclusiva para esse brucutu, acho que não terei problemas, mesmo com ela atravessando todo o carro.

Aliás, não encontrei mais as embalagens do óleo que meu pai tinha guardado. :putz:

Mas achei uma embalagem da Varga que pode servir, vi ela em uma auto-peças quando comprei o brucutu do Uno.

O Óleo dessa embalagem que nos serve para a adaptação é o Ursa da Texaco, fora de linha infelizmente... De qualquer forma, ainda estou "na cata" das embalagens em meio a bagunça do "quatinho dos fundos" aqui de casa, se eu encontrar, te entrego em mãos!

Girti
20/11/2009, 18:45
É, não tive essa sorte. A Pintura do meu Niva na parte inferior do bocal de gasolina realmente se foi. Agora é fazer um trabalho pra recuperar depois de reparar o bocal do tanque. Ainda bem que nada aconteceu com a pintura do seu! :sad:


A cor vermelha é bonita, mas ingrata, no que diz respeito a manchas. Tive problemas parecidos em meus outros Nivas grená (tive mais dois desta cor), mas fui rápido, passei polidor e cera, reduzindo bastante o estrago, de modo que não foi necessário pintar o local.


Vamos ver como ficará, vou unificar duas bombas em um único reservatório provisoriamente, que é o reservatório que você viu instalado no meu carro, o original, igual ao que você fez a adaptação com a embalagem do óleo. Acho que a capacidade é boa para suportar os esguichos frontais e traseiros. Fiquei preocupado em relação a pressão da água para os esguichos traseiros, afinal, serão tres bicos. Mas como a bomba que vou instalar será exclusiva para esse brucutu, acho que não terei problemas, mesmo com ela atravessando todo o carro.

Pode ficar tranqüilo, este reservatório dá conta do recado, cabe muita água nele. E a bomba universal é forte, deve dar conta também! :concordo:


Aliás, não encontrei mais as embalagens do óleo que meu pai tinha guardado. :putz:

Mas achei uma embalagem da Varga que pode servir, vi ela em uma auto-peças quando comprei o brucutu do Uno.

O Óleo dessa embalagem que nos serve para a adaptação é o Ursa da Texaco, fora de linha infelizmente... De qualquer forma, ainda estou "na cata" das embalagens em meio a bagunça do "quatinho dos fundos" aqui de casa, se eu encontrar, te entrego em mãos!

Não se preocupe, se não encontrar, paciência! De fato, o frasco que usei era da Texaco, tinha óleo de câmbio dentro dele. Mas as embalagens de óleo de motor (o óleo que eu uso no meu Niva é da Texaco, o 20-40) e outros da Texaco eram iguais, só mudavam a cor e os rótulos. Agora são totalmente diferentes, na verdade bem melhores, tanto no formato mais prático para transportar e guardar no porta-malas como pelo fato de possuirem uma faixa translúcida onde se pode ver quanto de óleo há no frasco.

"GRAUÇÁ 4x4"
14/05/2010, 01:01
Olá Niveiros,

Possuo um reservatório universal (foto) com uma bomba para o para-brisa dianteiro, porem não tenho como enviar água para o esguicho traseiro, pergunto:

Alguém já instalou dois universais em locais diferentes?
Possui fotos?




Betão (Roberto Santana)


www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)


Lada Niva 1991


Canavieiras – Bahia

Girti
14/05/2010, 16:28
Olá Niveiros,

Possuo um reservatório universal (foto) com uma bomba para o para-brisa dianteiro, porem não tenho como enviar água para o esguicho traseiro, pergunto:

Alguém já instalou dois universais em locais diferentes?
Possui fotos?




Betão (Roberto Santana)


www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)


Lada Niva 1991


Canavieiras – Bahia

Originalmente, há um reservatório pequeno, do lado esquerdo (motorista), próximo ao estepe, destinado ao parabrisas. O outro reservatório, beeeeem maior, fica do lado direito, próximo ao regulador de voltagem, e tem duas bombas, uma para os esguichos dos faróis, outra para o limpador traseiro. Isto vale para os modelos até 94. Nos modelos de 95 em diante, o reservatório pequeno foi suprimido, sendo o grande destinado aos parabrisas e aos faróis. Para o limpador traseiro, há um reservatório que fica lá atrás, do lado esquerdo, escondido atrás do forro.
Nos modelos até 94, como as bombas originais são fracas, há uma grande tendência de o esguicho traseiro apresentar problemas, devido à distância entre a bomba e o esguicho, razão pela qual muita gente instalou bombas mais fortes (a bomba universal serve) e/ou desativou o sistema original, instalando um reservatório universal com bomba lá atrás, também atrás do forro. E é isto que eu sugiro que você faça! :concordo:

"GRAUÇÁ 4x4"
14/05/2010, 16:46
Originalmente, há um reservatório pequeno, do lado esquerdo (motorista), próximo ao estepe, destinado ao parabrisas. O outro reservatório, beeeeem maior, fica do lado direito, próximo ao regulador de voltagem, e tem duas bombas, uma para os esguichos dos faróis, outra para o limpador traseiro. Isto vale para os modelos até 94. Nos modelos de 95 em diante, o reservatório pequeno foi suprimido, sendo o grande destinado aos parabrisas e aos faróis. Para o limpador traseiro, há um reservatório que fica lá atrás, do lado esquerdo, escondido atrás do forro.
Nos modelos até 94, como as bombas originais são fracas, há uma grande tendência de o esguicho traseiro apresentar problemas, devido à distância entre a bomba e o esguicho, razão pela qual muita gente instalou bombas mais fortes (a bomba universal serve) e/ou desativou o sistema original, instalando um reservatório universal com bomba lá atrás, também atrás do forro. E é isto que eu sugiro que você faça! :concordo:

Mestre Girti (Xará),

Será que conseguiria instalar um reservatório universal no local próximo ao regulador de voltagem?
Não possuo manual original do Lada Niva, por isso tantas dúvidas...
Vou olhar esse espaço.
Alguém possui fotos desse reservatório citado?

Boas Trilhas!!!





Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Lada Niva 1991
Canavieiras – Bahia

Girti
14/05/2010, 17:09
Mestre Girti (Xará),

Será que conseguiria instalar um reservatório universal no local próximo ao regulador de voltagem?
Não possuo manual original do Lada Niva, por isso tantas dúvidas...
Vou olhar esse espaço.
Alguém possui fotos desse reservatório citado?

Boas Trilhas!!!




Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Lada Niva 1991
Canavieiras – Bahia


As fotos anexas são de meu atual Niva. O reservatório original (logo atrás do radiador e à frente da entrada de ar do carburador, com uma tampinha vermelha) é originalmente transparente, mas foi pintado de preto e modificado, porque instalei uma bomba universal. A foto serve para mostrar a localização do reservatório. Talvez o seu Niva ainda tenha o suporte do reservatório, que poderá servir para prender o novo reservatório.

BACALHAU
14/05/2010, 17:10
...
Não possuo manual original do Lada Niva, por isso tantas dúvidas...
...


Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Lada Niva 1991
Canavieiras – Bahia


Se você se refere ao Manual do Proprietário, tente este.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35815&highlight=manual+niva

Se gostar, pode disponibilizá-lo no seu blog.

Abraço

"GRAUÇÁ 4x4"
14/05/2010, 19:40
Se você se refere ao Manual do Proprietário, tente este.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35815&highlight=manual+niva

Se gostar, pode disponibilizá-lo no seu blog.

Abraço

Bacalhau,

Esse "Manual" eu também tenho e não é original, não existe nada referente ao reservatório de água do esguicho traseiro e ou limpador de fárois.

Boas Trilhas!!!



Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Lada Niva 1991
Canavieiras – Bahia

Girti
14/05/2010, 20:17
As fotos anexas são de meu atual Niva. O reservatório original (logo atrás do radiador e à frente da entrada de ar do carburador, com uma tampinha vermelha) é originalmente transparente, mas foi pintado de preto e modificado, porque instalei uma bomba universal. A foto serve para mostrar a localização do reservatório. Talvez o seu Niva ainda tenha o suporte do reservatório, que poderá servir para prender o novo reservatório.



Em anexo, duas imagens que escaneei do catálogo de peças do Niva que talvez possam lhe ser úteis.

"GRAUÇÁ 4x4"
15/05/2010, 00:28
Em anexo, duas imagens que escaneei do catálogo de peças do Niva que talvez possam lhe ser úteis.


Girti (Xará),

É disso que realmente estou falando...
Não tenho acesso a essa ilustração no manual.
Muito obrigado, amanhã examinarei as possibilidades...

Boas Trilhas!!!




Betão (Roberto Santana)

www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)

Lada Niva 1991

Canavieiras – Bahia

christian govastki
19/05/2010, 13:29
Gil, me tira uma dúvida, era um problema que ocorria no meu Niva. Quando se usava o lavador de faróis, a água do reservatório escorria toda até secar o tanque devido o efeito sifão, pois os bicos dos lavadores ficavam mais baixos que o reservatório. Uma vez vi que o Marea tinha uma válvula para quebrar este efeito. No Niva tem alguma coisa semelhante? Ah, eu também adaptei duas bombas universais no tanquão só que coloquei uma cinta de chapa galvanizada para segurar as bombas (meu era 91)

Girti
19/05/2010, 16:12
Gil, me tira uma dúvida, era um problema que ocorria no meu Niva. Quando se usava o lavador de faróis, a água do reservatório escorria toda até secar o tanque devido o efeito sifão, pois os bicos dos lavadores ficavam mais baixos que o reservatório. Uma vez vi que o Marea tinha uma válvula para quebrar este efeito. No Niva tem alguma coisa semelhante? Ah, eu também adaptei duas bombas universais no tanquão só que coloquei uma cinta de chapa galvanizada para segurar as bombas (meu era 91)

Christian, agora você me pegou, eu não lembro, pois uma das primeiras coisas que eu fazia, ao comprar um Niva, era retirar os limpadores e os esguichos de farol, que só servem para atrapalhar quando retiramos a grade da frente. Lembro-me vagamente de ter tido este problema uma vez, mas não me lembro porque o problema surgiu, nem como foi solucionado, pois isto foi há uns 15 anos. :shock:

thgteixeira
19/05/2010, 18:58
Gil, me tira uma dúvida, era um problema que ocorria no meu Niva. Quando se usava o lavador de faróis, a água do reservatório escorria toda até secar o tanque devido o efeito sifão, pois os bicos dos lavadores ficavam mais baixos que o reservatório. Uma vez vi que o Marea tinha uma válvula para quebrar este efeito. No Niva tem alguma coisa semelhante? Ah, eu também adaptei duas bombas universais no tanquão só que coloquei uma cinta de chapa galvanizada para segurar as bombas (meu era 91)

Tem sim Christian! É uma valvula sentido-único, pequena e muito barata. É só chegar em uma auto-peças qualquer e pedir por este nome. Ela impede que os lavadores dos faróis fiquem "chorando" até a água acabar.

Ela é instalada na mangueira, no caminho entre a bomba e os limpadores de farol. É possível observá-la até mesmo no manual do mecânico.

:concordo:

BACALHAU
21/05/2010, 16:19
Tem sim Christian! É uma valvula sentido-único, pequena e muito barata. É só chegar em uma auto-peças qualquer e pedir por este nome. Ela impede que os lavadores dos faróis fiquem "chorando" até a água acabar.

Ela é instalada na mangueira, no caminho entre a bomba e os limpadores de farol. É possível observá-la até mesmo no manual do mecânico.

:concordo:


Válvula sentido único? :shock:
Como isso funciona?
O sentido do esguicho é diferente do sentido das "lágrimas"? :pensativo:

"GRAUÇÁ 4x4"
21/05/2010, 17:31
Após os auxílios fundamentais dos Amigos, Camaradas e Niveiros do Fórum 4x4 Brasil/NIVA, apresentando através do plano (foto 1) e fotos da localização original, finalmente instalei o reservatório de água do esguicho do vidro traseiro, investi no Kit Universal (foto 2) que já vem com a bomba d’água e suporte plástico, comprei também 3 metros de mangueira específica para o assunto, e a criação de um simples suporte de ferro galvanizado (foto 3), que futuramente levará uma tinta branca.

Ficou SHOW agora o Grauçá está sofrendo de “EJACULAÇÃO PRECOCE”!!!... (foto 4)

Mais uma vez obrigado a todos e boas trilhas!!!




Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Lada Niva 1991
Canavieiras – Bahia

thgteixeira
21/05/2010, 17:37
Válvula sentido único? :shock:
Como isso funciona?
O sentido do esguicho é diferente do sentido das "lágrimas"? :pensativo:

Acho que é o nome que o pessoal das auto-peças utiliza para designar a peça. É um dispositivo bem simples, pequeno, parecido com um pequeno "pião" de plástico. Quando a bomba é acionada, a válvula deixa a água passar no sentido bomba > faróis. Quando a bomba é desligada, a válvula trava e contem o efeito sifão.

Uma válvula dessas custa algo que gira em torno dos centavos. No Manual do mecânico é possível vê-la.

BACALHAU
21/05/2010, 19:10
Agora entendi, Thiago. :concordo:
Creio que o nome seja outro. Vávula de retenção, talvez. :pensativo:
Válvula de sentido único permite que o fluído passe apenas em um sentido e não retorne.

Estou aqui, rindo, imaginando chegar em uma dessas "auto-peças" daqui e pedir qualquer coisa parecida com isso. :putz: :parede:

thgteixeira
21/05/2010, 19:48
Na Verdade eu entendi o seu ponto. "Válvula sentido-único" é realmente um nome bem imbecil, afinal, a água corre apenas em um sentido, e a válvula não atua no sentido de permitir a passagem do líquido em apenas um sentido, e sim de forma a travar todo o fluxo, mas enfim, haja criatividade!

Eu respondi essa mesma questão lá na comunidade dos Camaradas do Niva, no orkut, e tinha postado até uma figura, que compartilho com vocês. Talvez fique mais fácil para encontrar nas lojas, e qualquer loja tem, é um dispositivo largamente utilizado, mas geralmente atua em encanamentos que conduzem combustíveis.

Segue em anexo: (é algo parecido com isso)