PDA

Ver Versão Completa : Medidor Temperatura marca FEM, AJUDA!!!

Dic3
17/12/2007, 15:22
Buenas senhores,

Possuo um marcador de temperatura da marca FEM no meu CJ com motor BF161, mas ele nunca funcionou de forma correta. Com o motor completamente aquecido o ponteiro do marcador mal se move do inicio da escala.

Para fazer um teste correto tirei o sensor de temperatura e coloquei ele em agua fervendo, o ponteiro tbm se deslocou muito pouco. A conclusao é que o sensor nao é 100% compativel com o marcador.

Alguem sabe me informar qual sensor posso adaptar para ter uma leitura correta?

Virei a pesquisa do forum de cima a baixo atras de alguma informacao sobre instrumentos FEM, mas vi que apenas alguns poucos usuarios tem medidor dessa marca, quem puder me ajuda por favor.

Obrigado a todos!!

junior braga
17/12/2007, 16:15
Dic, é o seguinte pelo que vc diz, vc usa o marcador mecanico? Então eu uso um igual a esse seu, e tambem é FEM. Nunca tive nenhum problema, e bem provavel que o seu esteja com defeito, pode ser até o fio, mas nesse cajo compre outro e faça o teste antes de instalar no carro.
Blz...

Junior Braga

Dic3
17/12/2007, 16:49
Dic, é o seguinte pelo que vc diz, vc usa o marcador mecanico? Então eu uso um igual a esse seu, e tambem é FEM. Nunca tive nenhum problema, e bem provavel que o seu esteja com defeito, pode ser até o fio, mas nesse cajo compre outro e faça o teste antes de instalar no carro.
Blz...

Junior Braga
Junior, eu testei o marcador e o danado esta funcionando certinho, sou tecnico em eletronica e usei um resistor variavel para simular um sensor e funcionou perfeitamente com o ponteiro percorrendo toda a escala.

Ah o marcador é eletrico, porem o sensor que esta la eu nao tenho ideia de que carro seja, acredito pelo formato que seja do chevette.

A minha duvida mesmo é em saber qual o sensor de temperatura que posso usar em conjunto com esse marcador de temperatura.

O instrumento é igual a esse aqui:

http://www.fem-instrumentos.com.br/imagens_jpeg/LA538.gif

Abracos

Dodger
17/12/2007, 18:39
O sensor que tá lá no motor num é daqueles pra acionar só uma luz espia?
Daquelas que acendem quando seu carro já ferveu tem uns 10 minutos?rs rs

Se for num serve mesmo não.

Tem um amigo que me relatou problema semelhante no 6 cil 3.000 do Maverick dele(comprou um marcador novo e não funcionou com o marcador original). vou ver se acho o cara pra saber o que fez

enio chagas
17/12/2007, 18:56
Junior, eu testei o marcador e o danado esta funcionando certinho, sou tecnico em eletronica e usei um resistor variavel para simular um sensor e funcionou perfeitamente com o ponteiro percorrendo toda a escala.

Dic, vou sugerir uma adaptabiarra:

Com o potenciômetro, veja qual a resistência necessária para que o medidor chegue no limite entre o verde e o vermelho.
Com o auxilio de um termômetro de cozinha, veja qual a resistência da sua cebolinha a 90ºC (ou a temperatura que vc achar que representa o limite).
Calcule qual resistor você vai ter que usar em paralelo com a cebolinha.
Meio gambi, mas acho que resolve teu problema.

Abraço!

junior braga
17/12/2007, 19:57
Ah ta, nesse caso, como ja te disse poe logo o mecanico acho mais confiavel, pois mostra a temperatura real, tando o veic. ligado ou não.

sds,

Junior Braga

alexsp
17/12/2007, 22:51
O meu jeep tinha o mesmo problema que o seu, estava com um medidor elétrico e não funcionava direito. Não conheco essa marca que você está utilizando, mas resolvi o problema com um medidor mecânico que comprei na gama4x4 por R$26,00(relógio+sensor), agora marca perfeito.

Dic3
18/12/2007, 15:51
Pessoall

Obrigado a todos pela dica, mas achei o sensor correto. É o do monza, só precisarei adaptar a rosca.

Medi a resistencia necessaria a frio e fui ate uma autopecas com o multimetro. O balconista foi trazendo sensores e eu fui medindo até achar um com a resistencia semelhante a frio. Em casa fiz o teste a quente e funcionou perfeitamente. Esse final de semana faco a rosca correta.

Obrigado a todos pelas dicas!!!

CJ 60
19/12/2007, 00:02
Pessoall

Obrigado a todos pela dica, mas achei o sensor correto. É o do monza, só precisarei adaptar a rosca.

Medi a resistencia necessaria a frio e fui ate uma autopecas com o multimetro. O balconista foi trazendo sensores e eu fui medindo até achar um com a resistencia semelhante a frio. Em casa fiz o teste a quente e funcionou perfeitamente. Esse final de semana faco a rosca correta.

Obrigado a todos pelas dicas!!!

Ao invez de refazer a rosca do sensor, será q nao existe um adaptador pra ele nao?