PDA

Ver Versão Completa : Balanço da TR4.

lucio biscaia
16/12/2007, 21:41
Neste fim de semana fiz minha primeira viagem com a tr4 carregadona...e qdo passo em um defeito da pista ela balança MUITO lateralmente, isto é normal? amortecedor?

J Pinho
17/12/2007, 23:49
Neste fim de semana fiz minha primeira viagem com a tr4 carregadona...e qdo passo em um defeito da pista ela balança MUITO lateralmente, isto é normal? amortecedor?

Lucio qual o ano e kilometragem da tua? Tou levando esse assunto ao SAC da Mit e embora não tenham me dado solução, já solicitaram que levasse na revenda.
A minha é 2006 e o problema começoua aser percebido aos 25 000. Os modelos 2007, ja sairam com um estabailizador no esixo trazeiro. Leva o assunto pra MIT.

Abraços

lucio biscaia
18/12/2007, 15:31
2004 e está com 50K. Coloquei 4 pneus zeros...vamos ver. Conversei com um monte de gente todo mundo falou que é normal. Mas a minha IO não fazia isto, bem verdade que era mais baixa....abraço

J Pinho
18/12/2007, 16:34
2004 e está com 50K. Coloquei 4 pneus zeros...vamos ver. Conversei com um monte de gente todo mundo falou que é normal. Mas a minha IO não fazia isto, bem verdade que era mais baixa....abraço

Caro Lucio,

Não acredito que seja normal um comportamento deste tipo. O carro realmente balança perigosamente em velocidades que variam de 90 a 110KM quando ocorrem ondulações na pista. para corrigir a dirigibilidade é necessário freiar com o objetivo de baixar a frente para parar o balanço.
Este comportamento não existia quando nova, o que faz crer em desgaste prematuro de molas e amortecedores.
Na concessionaria, identifiquei reclamações semelhantes, porem acredito que como a maioria dos proprietarios usam apenas de forma urbana, não percebem o problema.
Tanto foi identificado alguma deficiencia que na versão 2007 foi instalada uma barra estabilizadora.
Observei tambem no meu veiculo que no monobloco existe base para instalação desta barra, mas o eixo não conta com os suporte por onde a mesma passa.
A impressão é que no projeto devia constar, deixaram sem ela e agora resolveram colocar.
Observe tambem que não ha nenhuma referencia a esta barra como novidade da 2007. é como se colocassem discretamente.
Faça contato com o SAC, vamos fazer pressão para saber qual solução vai ser dada.

Malungo
08/01/2008, 10:25
Interessante este tópico. Eu fiz minha primeira viagem com a minha TR4 (2005 / 27.000Km) semana passada e passei pelo mesmo problema. O carro estava bem carregado (5 pessoas + malas) e sempre que eu passava em um desnível na pista ela balançava pra caramba, dando a impressão que ia tombar!
Quando eu voltei de viagem e estavam apenas eu e minha esposa no carro, o problema não ocorreu.
Vou ligar no SAC tb!

Abrax!

dkrabbe
08/01/2008, 21:30
Interessante este tópico. Eu fiz minha primeira viagem com a minha TR4 (2005 / 27.000Km) semana passada e passei pelo mesmo problema. O carro estava bem carregado (5 pessoas + malas) e sempre que eu passava em um desnível na pista ela balançava pra caramba, dando a impressão que ia tombar!
Quando eu voltei de viagem e estavam apenas eu e minha esposa no carro, o problema não ocorreu.
Vou ligar no SAC tb!

Abrax!
Pessoal, que tipo de desvio na pista. Longitudinal ? Transversal

Abçs

DK

lucio biscaia
09/01/2008, 09:06
Aqueles facões que os caminhões deixam nas pistas...e não precisa ser grande não, qq depreção o bicho balança.....

carlosjordan
09/01/2008, 13:36
Sinto a minha também fazendo isso. Estou pensando em trocar os amortecedores. Já estão com quase 60.000. Agora, a calibragem dos pneus não tem interferência nisso também não ?

dkrabbe
09/01/2008, 22:19
Aqueles facões que os caminhões deixam nas pistas...e não precisa ser grande não, qq depreção o bicho balança.....
Vou reparar, mas a minha anda 99.9% só comigo e a patroa. Se eu puder, vou bater a foto da suspensão traseira da 2007 e da minha (2004) para a gente comentar.

Abçs

Daniel Krabbe

lucio biscaia
10/01/2008, 15:56
Coloquei 4 pneus zerados e parece que resolveu, mas tbem não viajei mais com ela carregadONA...., pelo seguinte Caro Dkrabbe, ela só balança se estiver pesada, segundo relatos....

VINAX
10/01/2008, 20:26
Senhores,
Esse balanço tb aconteceu comigo em viagem Rio/Natal/Rio qdo percorri uns 6100 km. Não é de amortecedor pois os meus estão perfeitos, dito pela própria autorizada MIT, antes da viagem. Tb não é dos pneus. Creio que é um defeito estrutural do modelo. Já falei com o SAC da MIT e estou levando o TR lá, na segunda-feira, dia 14/01. Esse balanço pode ser extremamente perigoso.
Espero ter novidades da MIT na terça-feira. Em seguida coloco no forum para conhecimento de todos.
TR4 - Gasolina - mecânica 2006 - 40k km
abraços a todos.
Seja rápido mas abandone a pressa!

J Pinho
25/01/2008, 19:27
Senhores,
Esse balanço tb aconteceu comigo em viagem Rio/Natal/Rio qdo percorri uns 6100 km. Não é de amortecedor pois os meus estão perfeitos, dito pela própria autorizada MIT, antes da viagem. Tb não é dos pneus. Creio que é um defeito estrutural do modelo. Já falei com o SAC da MIT e estou levando o TR lá, na segunda-feira, dia 14/01. Esse balanço pode ser extremamente perigoso.
Espero ter novidades da MIT na terça-feira. Em seguida coloco no forum para conhecimento de todos.
TR4 - Gasolina - mecânica 2006 - 40k km
abraços a todos.
Seja rápido mas abandone a pressa!

Colegas,

Enfim, hoje certamente descobrimos a causa do balanço da tr4. Na Mit, onde o pessoal tem atendido muito bem, e por recomendação do fabricante retiramos os tirantes do eixo trazeiro e descobrimos que as buchas de traz do tirante inferior (o maior), que absorve tanto os movimentos horizontais como os verticais estavam estouradas, o que provocava a oscilação. Foi pedida as peças, vamos aguardar e depois informo o resultado.

Abraços

Julio Pinho

Malungo
19/02/2008, 21:47
ha!
fiz a revisão dos 30.000Km semana passada e o problema foi identificado. As buchas da suspensão traseira estavam estouradas... eles trocaram e parece que está tudo ok agora. Acho que foi a mesma coisa relatada pelo Julio. Até anotei e levei a explicação dele na concessonária.
Ainda não andei com o carro carregado para fazer o teste final mas já notei que ela está balançando bem menos.
Só não souberam me explicar porque tive este problema com um kilometragem tão baixa.

lucio biscaia
20/02/2008, 08:37
O amigo sabe qto custa as tais buchas?

Malungo
06/03/2008, 17:08
preciso confirmar, mas acho que deu 400 reais a mais no total... aliás... saiu bem carinha essa revisão viu :P

PS - fiz o teste com o carro cheio e o problema realmente não ocorre mais! O carro está muito estável agora!!!

J Pinho
17/06/2008, 22:09
Colegas, trouxe este topico novamente para voltarmos a comentar sobre este assunto que foi trazido agora pelo colega no topico novo.

abraços a todos

brpresente
20/06/2008, 11:26
Estou tendo o mesmo problema só que a minha é a IO, ela já tá com 104mil km e balança que só, li em vários lugares pra colocar as molas da courier e tudo mais, gostaria de alguem me passe dicas de como fazer isso, pois realmente não entendo nada disso.

Alguem conheçe algum lugar aqui em são paulo pra comprar e um mecanico bom pra fazer isso ?!

ATT

dkrabbe
21/06/2008, 11:44
Estou tendo o mesmo problema só que a minha é a IO, ela já tá com 104mil km e balança que só, li em vários lugares pra colocar as molas da courier e tudo mais, gostaria de alguem me passe dicas de como fazer isso, pois realmente não entendo nada disso.

Alguem conheçe algum lugar aqui em são paulo pra comprar e um mecanico bom pra fazer isso ?!

ATT
Fala ATT

Olha esse topico abaixo - calco/body lift na TR4. Todas as dicas estao la. Eu e varios colegas aqui do forum fizeram....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498

Abs

DKrabbe

belmirocardoso
28/05/2009, 15:54
Pessoal a minha TR4 2004 está com o mesmo problema, aonde eu consigo essas buchas. Aqui em BH querem me vender o facão inteiro. Uma $$$. Alguém ja tentou ver a substituição da bucha com um torneiro?

Obrigado,

Belmiro

TRS Rodas
11/05/2011, 18:19
Ola amigos 4x4

Tenho uma TR4 2004 ha mais de 2 anos e sempre viajei nela. Mas na semana passada fui de Natal (onde moro) até Recife uns 300km.

O carro balançava tanto depois dos 110km que tirava o pé do acelerador com medo dela tombar.

No retorno troquei os amortecedores traseiros e as 2 bases do motor. mas o carro não melhorou quase nada.

alguem pode dar uma dica o que devo fazer pra amenizar o balançado.

Agradeço a todos.

Serrano O+
11/05/2011, 18:48
Olá amigo, sou novo aqui no forum... também tenho uma tr4 2005 e tenho o mesmo problema, vamos vê se conseguimos alguma informação que possa nos ajudar...

Sem Loção
11/05/2011, 20:39
São muuitas opções....

ela já fazia isso (parece que não)? Alinhamento e balanceamento?... difícil nas TRs... a minha é 2011 e veio balangando tudo depois de 90km/h.. tirei ela zero.... balanceei os pneus e ficou OK...

pancada nos pneus (deformidade)?

amortecedores (sei que já trocou os traseiros)... molas?

folga na caixa de direção?

de qualquer forma, parece que é problema novo, é melhor ir numa boa oficina, mandar levantar e dar uma geral bem minuciosa, de preferência com vc do lado "pentelhando"..hehehe.... eu sempre faço isso, no começo os mecas ficam meio putos, mas depois vc faz até amizade...

té mais!

glauberlobo
12/05/2011, 07:14
Verifique folga das buchas dos braços traseiros e folga de bieletas.

AACL
13/05/2011, 11:58
Verifique as barras estabilizadoras. Já li um relato em que o carro apresentava esse problema e era a barra estabilizadora que o mecânico esqueceu de colocar no lugar depois de uma revisão.

Rodriggo
13/05/2011, 19:14
Trigueiro, leva a viatura la em Joeldes da Oficina 4X4.
Veja tambem se os amortecedores dianteiros estao boas, já que a tendencia é a frente afundar pro lado em que o amortecedor esteja gasto.

edneicabofrio
15/05/2011, 02:01
Peguei uma Tr4 2004 desde janeiro deste ano e pelo pouco tempo que utilizo a viatura eu percebi que o limite de velocidade ideal dela é 110 km. Tanto para consumo de combustível quanto para segurança.
Não me atrevo a utilizar velocidades superiores pois qualquer ondulação mais forte na estrada faz a viatura sacudir que nem minha máquina de lavar, e é de dar medo.
Enfim, acredito que a TR4 não foi feito para andar a 140 km....
O pessoal não mencionou mas acredito que o tipo de pneu e sua correta calibragem também podem amenizar o balanço, eu utilizo o Pirelli ATR SCORPION com a calibração recomendada de 26 PSI.

Enfim, vamos ver se alguém tem alguma sugestão mais útil.

Sem Loção
15/05/2011, 07:34
Peguei uma Tr4 2004 desde janeiro deste ano e pelo pouco tempo que utilizo a viatura eu percebi que o limite de velocidade ideal dela é 110 km. Tanto para consumo de combustível quanto para segurança.
Não me atrevo a utilizar velocidades superiores pois qualquer ondulação mais forte na estrada faz a viatura sacudir que nem minha máquina de lavar, e é de dar medo.
Enfim, acredito que a TR4 não foi feito para andar a 140 km....
O pessoal não mencionou mas acredito que o tipo de pneu e sua correta calibragem também podem amenizar o balanço, eu utilizo o Pirelli ATR SCORPION com a calibração recomendada de 26 PSI.

Enfim, vamos ver se alguém tem alguma sugestão mais útil.

ednei,

não sei se muda muito a configuração para a 2011, mas acabei de fazer BH-Campinas pela Fernão Dias, são mais de 500km, sem problemas..... mantendo 110-130km/h na maior parte do tempo, com segurança... alguns trechos dava pra esticar a 140, mas não me atrevo a passar disso (hhehe....é um jipe, afinal)..

O problema da trepidação que tive era ajuste (malfeito) de fábrica... veio desbalanceada... resolvido num balanceamento comum..

[]s

Daniel (SL)

Celso Pajero
15/05/2011, 22:24
Boas,

Pode verificar todas as buchas, alguma deve estar com folga ou estourada. A minha aconteceu isto e demorou para algum mecanico achar o problema... troquei uma bucha apenas (80,00) e a viatura voltou a ficar como sempre foi... sem oscilação, mesmo em altas velocidades (acima de 140 km/h).

Abraços,

Chiari
18/05/2011, 08:13
Olá Sr.s

Não estou conseguindo localizar aqui no forum,~pois tem um tópico explicando isso, mas a TR-4 tem uma configuração meio esquisita em um angulo do sistema de direção, que se ainda me recordo bem dos tempos de faculdade, se chama King-pin. Trace um linha axial do amortecedor dianteiro com o solo, e verá que ela vai dar la na borda do pneu. O usual é que ela fique no centro do pneu.

Isso tras inúmeras vantagens e desvantagens, uma das desvantagens é que facilita o chime, ou seja, um desbalanceamento pequeno que não teria nenhuma consequencia perceptível em um carro comum, vai gerar chime na TR-4. Só pra constar os Passats tambem tinham essa característica.

Tem um tópico aqui com imagens e uma explicação detalhada, mas não estou conseguindo localizar.

Creio que o balanceamento o mais próximo do perfeito, seja o primeiro passo pra amenizar o problema.

Um abraço!

luis figueira
18/05/2011, 17:20
Penso que temos um problema comum.
No meu caso, acima de 90 km o carro balancava e parecia que entrava em ressonancia.
A solucao para o problema foi uma revisao de aperto geral e verificacao do estado das conexoes em geral. Foi verificado folga nos calcos e foram trocados por calcos de poliuretano e o problema acabou.

dojao campeao
19/05/2011, 15:34
Pessoal, estamos na 2ª TR-4 e esse balançado acima de 100 km/h, até certo nível é normal, pois o carro é durinho, entre eixos curto e com alto centro de gravidade, inclusive ao se trafegar em piso escorregadio como asfalto liso e molhado, pode-se desfrutar da tração 4x4 s/bloqueio para desenvolver velocidade de até 100 km/h com mais segurança!
dojao campeao

TRS Rodas
20/05/2011, 13:11
Fui a Caruaru assisitir a Formula Truck no ultimo FDS 14 e 15 mai.

Antes dei uma caprichada no alinhamento e balanceamento das rodas.

O carro até que melhorou um pouco e nas retas e subidas nao balança com 120km/h. Mas nas descidas tinha até q freiar com medo.

O problema é a segurança nas ultrapassgens q fica comprometida por vc não confiar no carro.

Vi muitas dicas bacanas aqui na forum

Celso fala das buchas. São da Suspensão traseira ou dianteira?

Como falou AACL, já verifiquei e a barra estabilizadora esta tudo correta.

Glauco fala sobre as buchas do eixo traseiro, que isso foi exatamente o que falou meu mecânico e que agendei pra proxima semana.

Vou aproveitar para verificar alguns itens mencionados aqui no tópico.

Agradeço a todos e vou postar quais foram os resultados obtidos pra ajudar outros companheiros.

Abs potiguar.

Celso Pajero
20/05/2011, 22:09
Boas TRS de Natal,

Como a sua TR4 é 2004.... troca todas as buchas...

na minha troquei as traseiras (a esquerda estava com folga) e o problema sanou.... depois fiz um lift e troquei todas...

o carro tá grudado no chão com lift de 1,5.... e olha que vou com o pé no porão aqui na Rodovia dos Bandeirantes.... ou Imigrantes... sempre acima de 130 km/h e não sacode nada.

Claro que um ótimo alinhamento, balanceamento e amortecedores em dia é essencial, porém o problema de balanço, principamente em irregularidades do solo (dava a impressão que o carro ia capotar), são as buchas. Demorei para descobrir, pois normalmente as casas NORMAIS que fazem revisão, não estão acostumados com TR4 ou carro off-road. E mit-roubo nem pensar....

Depois reporta o que seu meca falou e fez....

Abraços paulista

Caracará
23/06/2011, 21:02
Olá a todos, meu primeiro post no fórum, pois acabo de realizar o sonho de ter um 4x4, ainda não é o defender, mas a TR4 veio melhor que a encomenda. Ótimo negócio.
No entanto, no dia que trouxe ela pra minha cidade, já imaginando que por ser um carro alto, entre-eixo curto não podia abusar da velocidade, quase me arrependi, fui ultrapassar uma carreta numa descida (uns 110-120) o carro começou a balançar total a traseira. Entrei aqui no fórum e vi o diagnóstico do colega acima e acreditei. Deixei num mecânico porreta aqui na minha cidade, e batata, trocar as buchas. Tem toda a lógica, pois são elas que em última instância transferem o arrasto do eixo para a carroceria. Meu irmão, que tem caminhonete há mais tempo, falou de folga/jogo no diferencial, mas por ser um carro com 65000km, sem uso na terra, acreditei que não poderia ser.
Vai pra oficina amanhã ou segunda, só achei foda que o cara falou pra trocar as 8 buchas traseiras, total de 800 a 1k. Por um lado, é bom que todas ficam zeradas.
Darei notícias do resultado... Abraço a todos!!!

Robertux
27/06/2011, 22:55
Acho que a TR4 não foi feita para andar, pelo menos não no asfalto.
Fui para Brusque, na Fenajeep, este final de semana e na volta, ontem de manhã, na BR 376, na serra, um pouco antes de chegar à Curitiba, próximo a um posto da Polícia Rodoviária, eu estava subindo na maciota, não mais que 70 km/h, atrás de um Troller do meu amigo e na frente de outro Troller de outro amigo.
Do nada ela deu uma puxada para a esquerda, como se eu tivesse caído no acostamento, mas eu estava longe dele, dei uma corrigida de leve, ela entrou em pêndulo, balançou feito uma louca, corrigi o máximo que pude, suavemente, quando parecia que já estava controlada ela deu meio cavalo de pau e bateu de frente com a mureta de concreto, rodopiou e voltou de traseira. A batida não foi muito forte porque os airbags nem abriram. Graças a Deus ela é muito reforçada e nada aconteceu com os ocupantes, mas eu fiquei assustado com o comportamento dela. Depois que parei notei que havia óleo na pista, estava chovendo e a água que escorria estava toda azulada de diesel, mas naquele ponto ninguém mais rodou, pelo menos enquanto permaneci alí, nem meus amigos que passaram por alí com os Trollers.
Eu dirijo desde 1974, já viajei mais de 2.000.000 de quilômetros, com caminhões, camionetes, Kombi, e diversos automóveis, inclusive com a famigerada EcoSport e nunca vi um comportamento desses, e olha que eu tenho um CJ5 e, nem ele, jamais agiu de forma tão estranha. Ainda hoje ando por volta de 3000 km/mês e nunca sequer risquei um veículo, as únicas duas vezes que me envolvi em batidas tive o carro abalroado na traseira, o trânsito parou, eu parei e o de trás não.
Com certesa ela só não capotou porque tive habilidade suficiente para mantê-la em pé, mas não consegui evitar que rodasse. Fiquei com uma pulga atrás da orelha e perdi a confiança no carro. Acho que assim que ficar pronta vou vendê-la e comprar um Troller, afinal eles passaram no mesmo local, na mesma velocidade e nem sequer perceberam o óleo na pista.
Estou me sentindo o mais incompetente dos motoristas, apesar dos meus 35 anos de habilitação mais dois sem habilitação enquanto menor de idade e mais de dois milhões de quilômetros rodados sem nenhum acidente (pelo menos até este). Eu tenho certesa que não foi falta de habilidade nem imprudência de minha parte mas ainda não entendi o que aconteceu.

Abraços desiludidos

Neguinho t4
30/06/2011, 11:23
Acho que a TR4 não foi feita para andar, pelo menos não no asfalto.
Fui para Brusque, na Fenajeep, este final de semana e na volta, ontem de manhã, na BR 376, na serra, um pouco antes de chegar à Curitiba, próximo a um posto da Polícia Rodoviária, eu estava subindo na maciota, não mais que 70 km/h, atrás de um Troller do meu amigo e na frente de outro Troller de outro amigo.
Do nada ela deu uma puxada para a esquerda, como se eu tivesse caído no acostamento, mas eu estava longe dele, dei uma corrigida de leve, ela entrou em pêndulo, balançou feito uma louca, corrigi o máximo que pude, suavemente, quando parecia que já estava controlada ela deu meio cavalo de pau e bateu de frente com a mureta de concreto, rodopiou e voltou de traseira. A batida não foi muito forte porque os airbags nem abriram. Graças a Deus ela é muito reforçada e nada aconteceu com os ocupantes, mas eu fiquei assustado com o comportamento dela. Depois que parei notei que havia óleo na pista, estava chovendo e a água que escorria estava toda azulada de diesel, mas naquele ponto ninguém mais rodou, pelo menos enquanto permaneci alí, nem meus amigos que passaram por alí com os Trollers.
Eu dirijo desde 1974, já viajei mais de 2.000.000 de quilômetros, com caminhões, camionetes, Kombi, e diversos automóveis, inclusive com a famigerada EcoSport e nunca vi um comportamento desses, e olha que eu tenho um CJ5 e, nem ele, jamais agiu de forma tão estranha. Ainda hoje ando por volta de 3000 km/mês e nunca sequer risquei um veículo, as únicas duas vezes que me envolvi em batidas tive o carro abalroado na traseira, o trânsito parou, eu parei e o de trás não.
Com certesa ela só não capotou porque tive habilidade suficiente para mantê-la em pé, mas não consegui evitar que rodasse. Fiquei com uma pulga atrás da orelha e perdi a confiança no carro. Acho que assim que ficar pronta vou vendê-la e comprar um Troller, afinal eles passaram no mesmo local, na mesma velocidade e nem sequer perceberam o óleo na pista.
Estou me sentindo o mais incompetente dos motoristas, apesar dos meus 35 anos de habilitação mais dois sem habilitação enquanto menor de idade e mais de dois milhões de quilômetros rodados sem nenhum acidente (pelo menos até este). Eu tenho certesa que não foi falta de habilidade nem imprudência de minha parte mas ainda não entendi o que aconteceu.

Abraços desiludidos

Então Robertux, isso que eu penso...Vejo vários acidentes desse tipo, coisa que a gente nem imagina que pode acontecer. Graças a Deus que vc estava em velocidade média ou baixa 70 km/h. Imagina se estivesse empolgado há uns 130/140 como as vzs a galera anda.
Eu adorei o bugão, mais não passei dos 120 km/h e numa reta que eu conheço bem. O jipão a gente tem que curtir a viagem, o visual, e deixar pra correr com os auto baixinhos.
(compre um trollão que acho que vc não irá se arrepender)
Abraço:cool::cool::cool:

adrianotr4
21/07/2011, 21:58
Sou novato em 4x4. Já tive Frontier 4x4 e agora estou com tr4 2005. A minha TR$ é 2005 e também estava balançando que parecia que eu estava passando por um desnível no asfalto. Troquei os 4 pneus, que já estavam meia boca e as buchas do braço traseiro. Nesse final de semana vou viajar para verificar se o problema foi resolvido. Após posto o resultado da viagem.
Até

Ola amigos 4x4

Tenho uma TR4 2004 ha mais de 2 anos e sempre viajei nela. Mas na semana passada fui de Natal (onde moro) até Recife uns 300km.

O carro balançava tanto depois dos 110km que tirava o pé do acelerador com medo dela tombar.

No retorno troquei os amortecedores traseiros e as 2 bases do motor. mas o carro não melhorou quase nada.

alguem pode dar uma dica o que devo fazer pra amenizar o balançado.

Agradeço a todos.

Joao Henrique Kffuri
26/07/2011, 12:20
Pessoal comecei a sentir amesma instabilidade assim que substitui os pneus por BF At 225/75/16 então conferimos todas buchas e terminais esta tudo ok. Troquei os 04 amortecedores e nada..Então levei essa semana a um amigo que entende bem disso ele conferiu tudo, inclusive alinhamento e balanceamento, parece meio estranho mas a solução foi calibrar os pneus dianteiros com 25 libras e os traseiros com 23 o caro mudo totalmente.... Ficou bem mais no chão... não sei s ealguem ja fez isso mas realemnte fez diferença ele me disse que que a TR e muito leve como meus pneus tem perfil mais alto isso ajudou a firmar o carro....tomara que sej aisso memso..

Joao Henrique Kffuri
27/07/2011, 12:25
Pessoal comecei a sentir amesma instabilidade assim que substitui os pneus por BF At 225/75/16 então conferimos todas buchas e terminais esta tudo ok. Troquei os 04 amortecedores e nada..Então levei essa semana a um amigo que entende bem disso ele conferiu tudo, inclusive alinhamento e balanceamento, parece meio estranho mas a solução foi calibrar os pneus dianteiros com 25 libras e os traseiros com 23 o caro mudo totalmente.... Ficou bem mais no chão... não sei s ealguem ja fez isso mas realemnte fez diferença ele me disse que que a TR e muito leve como meus pneus tem perfil mais alto isso ajudou a firmar o carro....tomara que sej aisso memso..

????????????

Caracará
27/07/2011, 23:49
Pessoal,

Como relatado acima, estava com esse problema na minha vtr.... E também como relatado, o problema eram as buchas... Das oito traseiras (tirando as da barra transversal), 3 de um lado e 1 do outro estavam ferradas....totalmente comprometidas....Duas delas, (comprei na mit, original, acho que tem coisas que não dá e nem compensa pegar no paralelo) simplesmente não serviam e possuíam a numeração do saquinho idênticas às que estavam montadas. Sorte a minha que foram exatamente as duas que são as mais duráveis.... o pessoal fala que, às vezes trocam-se todas e até amortecedor, e essas duas continuam porque são inteiriças....

E o mané da mit não queria trocar pra mim e ficou teimando que eram essas sim, faltei fazer aquele teste de criança com ele de encaixar o quadrado no círculo....a largura era visivelmente menor, coisa de uns 1,5cm.

Abraço a todos....

Riuzin
29/06/2012, 12:21
Olá pessoal, este é meu primeiro tópico em um fórum e espero estar fazendo tudo certo.

Meu problema é que tenho uma TR4 ano 2009 com 48.000km rodados, e nunca troquei os amortecedores nem nada na suspensão, e quando estou andando acima de 80km/h por vezes o carro começa a balançar lateralmente, e esse balanço aumenta exponencialmente fazendo com que eu tenha que freiar para o carro parar de balançar, pq o valante chega a virar sozinho de um lado para o outro, e se eu não segurar firme o valante e frear rápido a sensação é de que eu irei perder o controle.

Eu faço umas trilhas em uma pista de motocross, e dou muita pancada na suspensão, e também uns saltos de cerca de 1 metro de altura nas rampas dessa pista. Também ando em areia, passo em água salobra com a água quase passando por cima do capo e etc.

Minhas perguntas são:

1- Alguém sabe o que causa esse balanço?
2- Se eu trocar o amortecedor, o problema será resolvido?
3- Quais amortecedores eu troco, os dianteiros, os traseiros ou todos?
4- Tenho que trocar molas, bieletas ou outras peças?

Minhas bieletas, buchas da barra estabilizadoras e amortecedores dianteiros foram condenadas pela concessionária quando eu tinha uns 20 mil km rodados, e esse problema do balanço só apareceu nos últimos 3 mil km mais ou menos. A única coisa que troquei foram as buchas da barra estabilizadora, que nem troquei e sim o mecânico colocou uns pedaços de camara de pneu para reforçar as buchas que estavam dando um barulho de "TOK" em qualquer buraco, e o problema foi resolvido.

Não confio em concessionária (vendedores comissionados e etc.) e o preço de mão de obra é absurdo, tenho medo de mandar trocar tudo, alinhar, balancear e tudo mais e continuar com o problema. Quando tinha uns 20 mil km e condenaram os amortecedores dianteiros até me levaram no carro p mostrar que a suspensão estava vazando óleo, e estava com um "escorrido" de óleo na suspensão mesmo, não troquei e comentei com um amigo que disse que tem mecânico que joga um óleo ali p dizer que está vazando p poder vender as peças e o serviço, e acho que pode ter sido o caso, pois depoius deste dia andei até a pouco tempo atrás sem ter nenhum problema mais aparecente até ter este balanço lateral.

Também tenho medo de mandar fazer em uma outra oficina qualquer, pq não tenho nenhuma oficina de confiança, e o barato pode sair caro...

Eu vi que a Mitsubishi está vendendo uma "TR4 ER", que é própria para rally e tem suspensão reforçada. Será que tenho como colocar a suspensão da TR4 ER na minha?

Desde já muito obrigado a todos que puderem ajudar!

Allexrn
20/09/2012, 16:45
também tenho uma tr4 2006/2007 e estou com o mesmo problema já mandei trocar os amortecedores traseiros mais mesmo assim ela ainda balança a traseira, então fui verificar as buchas e constatei que tem duas buchas da barra estabilizadora traseira acabada mandei comprar agora em Natal e amanhã logo cedo troco e vou fazer o teste.

TOYOTA1964
22/01/2013, 14:31
olha só se no manual diz que acima de 120km é uso severo e o motor funciona suave a uns 3000rpm mantendo 100, 110km..

quem quer passar disso melhor comprar um camaro amarelo ou coiza parecida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luiz Zeniro
07/02/2013, 12:04
Cara, estou com o mesmo problema e cada um fala uma coisa.

Olá pessoal, este é meu primeiro tópico em um fórum e espero estar fazendo tudo certo.

Meu problema é que tenho uma TR4 ano 2009 com 48.000km rodados, e nunca troquei os amortecedores nem nada na suspensão, e quando estou andando acima de 80km/h por vezes o carro começa a balançar lateralmente, e esse balanço aumenta exponencialmente fazendo com que eu tenha que freiar para o carro parar de balançar, pq o valante chega a virar sozinho de um lado para o outro, e se eu não segurar firme o valante e frear rápido a sensação é de que eu irei perder o controle.

Eu faço umas trilhas em uma pista de motocross, e dou muita pancada na suspensão, e também uns saltos de cerca de 1 metro de altura nas rampas dessa pista. Também ando em areia, passo em água salobra com a água quase passando por cima do capo e etc.

Minhas perguntas são:

1- Alguém sabe o que causa esse balanço?
2- Se eu trocar o amortecedor, o problema será resolvido?
3- Quais amortecedores eu troco, os dianteiros, os traseiros ou todos?
4- Tenho que trocar molas, bieletas ou outras peças?

Minhas bieletas, buchas da barra estabilizadoras e amortecedores dianteiros foram condenadas pela concessionária quando eu tinha uns 20 mil km rodados, e esse problema do balanço só apareceu nos últimos 3 mil km mais ou menos. A única coisa que troquei foram as buchas da barra estabilizadora, que nem troquei e sim o mecânico colocou uns pedaços de camara de pneu para reforçar as buchas que estavam dando um barulho de "TOK" em qualquer buraco, e o problema foi resolvido.

Não confio em concessionária (vendedores comissionados e etc.) e o preço de mão de obra é absurdo, tenho medo de mandar trocar tudo, alinhar, balancear e tudo mais e continuar com o problema. Quando tinha uns 20 mil km e condenaram os amortecedores dianteiros até me levaram no carro p mostrar que a suspensão estava vazando óleo, e estava com um "escorrido" de óleo na suspensão mesmo, não troquei e comentei com um amigo que disse que tem mecânico que joga um óleo ali p dizer que está vazando p poder vender as peças e o serviço, e acho que pode ter sido o caso, pois depoius deste dia andei até a pouco tempo atrás sem ter nenhum problema mais aparecente até ter este balanço lateral.

Também tenho medo de mandar fazer em uma outra oficina qualquer, pq não tenho nenhuma oficina de confiança, e o barato pode sair caro...

Eu vi que a Mitsubishi está vendendo uma "TR4 ER", que é própria para rally e tem suspensão reforçada. Será que tenho como colocar a suspensão da TR4 ER na minha?

Desde já muito obrigado a todos que puderem ajudar!

Luiz Zeniro
07/02/2013, 12:39
Tenho uma Pajero 2008 e acontece a mesma coisa. O pior é que as concessionárias são uma porcaria e um bando de enganadores. O técnico teve a cara de pau de dizer que nunca ouviu falar neste problema com a Pajero.

A Pajero tem este problema, que é horrível, e o pior, pode ser causado por vário motivos diferentes, molas, amortecedores, pneus, barra estabilizadora, buchas e etc.

Ou seja, esse carro não vale nada!

Tomei um grande susto com a minha família, com carro carregado, a 90 km. Podia ter ocorrido um acidente muito sério e a Mitsubishi não resolve nada.

Kleber Franca
07/02/2013, 17:33
Tenho uma Pajero 2008 e acontece a mesma coisa. O pior é que as concessionárias são uma porcaria e um bando de enganadores. O técnico teve a cara de pau de dizer que nunca ouviu falar neste problema com a Pajero.

A Pajero tem este problema, que é horrível, e o pior, pode ser causado por vário motivos diferentes, molas, amortecedores, pneus, barra estabilizadora, buchas e etc.

Ou seja, esse carro não vale nada!

Tomei um grande susto com a minha família, com carro carregado, a 90 km. Podia ter ocorrido um acidente muito sério e a Mitsubishi não resolve nada.

Amigo, boa tarde !

A minha TR4 é 2004 hoje com 73000 km, comprei há uns 2 anos e tinha uns 48000 km, com o tempo (depois de colocar os BFG 235x70x16 MUD KM2) percebi mais o tal balanço das TR4 e fui investigar o que estava errado, achei pelo ao menos 2 buchas traseiras ruins, mas rodei assim pelo ao menos uns 15 meses.

Ai fiz a maior besteira da minha vida que foi comprar um kit de 10 buchas para a traseira vendido por R$ 350,00 no MercadoLivre da empresa EletrocarSP.
Efetuei a troca e ao mesmo tempo fiz um lift de 2" com molas mais altas na trazeira + amortecedor da L200 quadrada novos e na dianteira amortecedores originais novos com suporte de metal. Resultado em 3 meses a TR4 ficou pior do que estava, das 10 buchas umas 6 foram pro espaço e as outras já estavam no mesmo caminho, ah e os "olhais" dos armotecedores traseiro também foram juntos e o carro ficou uma verdadeira "M".

Ai veio a duvida coloco tudo original denovo e morro com quase R$ 2000,00 em peças na MIT ou faço de PU (AJ Buchas Especiais) que me custaria R$ 800 em peças mais a MO, optei pelo PU, pois meu orgão mais sensivel (o bolso) não está aguentando tudo o que estou fazendo nas viaturas.

Até agora depois de 1 mês de PU, o carro ficou ótimo, estável, um pouco mais duro como falam e passei a sentir mais o pneus até 10 km/h (rs... como treme).

Espero ter te ajudado.

Obs. Não concordo quando você fala que o "Carro não vale nada", a Pajero TR4 é um ótimo carro, recomendo á meus amigos, sempre falo das particularidades e procuro sempre manter a manutenção preventiva em dia.
Só vendo a minha para comprar uma Pajero Full 3P, que é outro carro bem mais robusto.

Abraços,
Kleber

Kleber Franca
07/02/2013, 18:06
Amigos,

Olha aminha resposta em outro tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/35108-balanco-da-tr4-2.html

Riuzin,

Recomendo olhar a traseira, pois os sintomas são de buchas traseiras como na minha.

Abraços
Kleber

Leonardo Storti
11/02/2014, 12:07
Boa tarde,alguém poderia me ajudar minha pajero ela da 110 ela começa a balançar já fiz alinhamento e balanceamento e não mudou nada,diminui as libras do pneu e nada também, os amortecedores não estão estourados, alguém poderia me ajudar?

Victor Aragão
11/02/2014, 22:45
Estou com o mesmo problema... segundo a empresa de alinhamento e balanceamento, o problema são os pneus (no meu caso, são 2 Scorpion novos). Vou no técnico da Pirelli prox. semana pra verificar isso.

Caieta
12/02/2014, 01:13
Verifique as buchas do braço tensor.

rafaelfei
12/02/2014, 11:36
Verifique as buchas do braço tensor.

A minha tr4 é 2008 e estava com o mesmo problema, tem que trocar as buchas da suspensao traseira, no total sao 8 buchas, comprei as minhas na miltfort (+ ou - 500,00) + 100,00 de mao de obra. Ficou dhow de bola!!

Leonardo Storti
14/02/2014, 12:51
Verifiquei as buchas e elas não estão estouradas,qual libra vocês estão usando nos pneus?

requena
14/02/2014, 13:11
se vc deixar os pneus mais murchos o veiculo vai balançar mais, de acordo com Rafaelfei acho que eh este o problema... se nao for verifique barra torsora tbm

Leonardo Storti
14/02/2014, 13:41
qual a libra correta para o pneu 235/70/16

guimayrink
14/02/2014, 18:01
Minha pajero está do mesmo jeito, troquei todos os amortecedores na VIAJAP MG e o problema continuou, deve ser as buchas mesmo. Obrigado !

rafaelfei
14/02/2014, 21:22
se vc deixar os pneus mais murchos o veiculo vai balançar mais, de acordo com Rafaelfei acho que eh este o problema... se nao for verifique barra torsora tbm

Entao, as minhas aparentemente nao estavam estouradas, porem forcando com uma chave de fenda dava praperceber que tinha uma folga. Troquei tudo e ficou bala

Leonardo Storti
18/02/2014, 10:03
Alguem poderia me indicar uma boa oficina em uberlândia-mg ?

Genival
02/05/2014, 10:28
Bom dia.
Eu comprei uma TR4 2008 na semana passada, na cidade ela aparentemente está normal mas peguei o rodoanel e andando a 100 km ela balançou bastante, eu queria saber se pode ter algo errado e pela a experiência dos mais antigos o que pode ser?
Grato, Genival.

Junior-L200Power
02/05/2014, 13:15
Ela deve estar com os pneus muito cheios!!
Verifica, mas em um calibrador eletronico, se a pressão está entre 28 a 31lbs!!
Se estiver acima de 31 pode estar ai a causa dela estar instavel!!
Geralmente esses calibradores mecânicos de borracharia não tem base nenhuma de medida!!
Sempre que peço pro cara colocar 30lbs e vou conferir no eletronico, o pneu sempre esta acima de 35lbs...

Então checa isso e depois a outra causa seria amortecedor estourado!

Abraço!!

Pavoski
02/05/2014, 14:05
O comentário do Junior é bastante pertinente, mas é bom lembrar que a pressão correta para a TR4 é de 26 libras.

Já que você pegou a viatura há poucos dias, e nem sempre é possível confiar na manutenção feita anteriormente, vale a pena dar uma olhada na suspensão (buchas, batentes, amortecedores, bieletas) pra ver se está tudo em ordem.

Normalmente (veja bem, "normalmente") o melhor custo-benefício é comprar as peças na CSS e levar para o seu mecânico de confiança trocar, se for caso. As peças originais não são tão caras na CSS, o caro é a mão de obra e "empurroterapia".

Abraço e boa sorte!

Alexandre Carreira
02/05/2014, 15:40
Galera,

Confirmando, TR4 com pneus 225x70x16 Pirelli utiliza 26 libras com ou sem carga, vide manual.

E com relação ao balanço na estrada, já li sobre esse problema em algum post anterior.

O problema foi resolvido substituindo as buchas do estabilizador.

Boa sorte :)

Junior-L200Power
02/05/2014, 20:20
Verdade, a TR4 usa pneus menores que minha L200!! Mas a idéia é essa, conferir se as libras nos pneus estão corretas..hehe
Outra dica boa essa do amigo Alexandre, conferir como estão as buchas da barra estabilizadora!!

Abraço!

Rafael_Pitangui
02/05/2014, 22:39
Bom dia.
Eu comprei uma TR4 2008 na semana passada, na cidade ela aparentemente está normal mas peguei o rodoanel e andando a 100 km ela balançou bastante, eu queria saber se pode ter algo errado e pela a experiência dos mais antigos o que pode ser?
Grato, Genival.

A minha é 04/05 e estava pouco rodada quando comprei, tudo de fábrica ainda. Coloquei ela para andar em estrada de chão e logo percebi o mesmo problema que você. Resolvi trocando as buchas traseiras. Dependendo do ano tem barra estabilizadora na dianteira e na traseira tb.

fisurfe
03/05/2014, 02:45
Normal... ja tive uma 2006 mec sem barra ela balançava bastante, agora tenho uma 08 aut com barra balanca menos mas ainda da umas balançada... normal da tr!

gutembergferreira
03/05/2014, 21:33
Boa noite amigo, estou passando pela mesma situação. Fiz uma viagem de 200km e a minha tr4 balançava muito, quase desisti e voltei pra casa, os pneus estavam com 26lbs. Na volta calibrei com 31lbs, e surpresa, ela parou de balançar. Ando a 90 ou 100km, dificilmente chego a 110km, pois o consumo aumenta bastante e percebo que o carro passa a sensação de insegurança.

WellingtonFMachado
03/05/2014, 21:51
Amigos,
Provavelmente este seja um problema de alguma das 8 buchas que compõem as 4 barras estabilizadoras traseiras. Levantem o veículo com elevador e verifiquem se as buchas estão estouradas ou com folgas. Estas buchas são muito firmes, uma pequena folga faz com que o veículo pareça uma gangorra acima de 90kms. Comparem as folgas umas com as outras e se tiver com diferença, provavelmente ao trocar seja resolvido. Passei por este mesmo problema em uma viagem longa (João Pessoa x Rio de Janeiro) e por vezes quase perdia o controle do carro. Resolvi aí no Rio, comprei as buchas na mitsubishi de são cristóvão (RJ) e levei numa oficina mecânica na Barra.
Aproveitem e verifiquem o estado dos amortecedores e molas, geralmente quando os amortecedores não estão bons, os primeiros a sofrer são as buchas.
Na época como estava de férias no Rio, aproveitei que Mitsubishi de São Cristóvão tem muitas peças de reposição e troquei as 8 buchas das barras estabilizadoras e das barra de direção como medida preventiva (tomei uma facada, nem precisava), mas , o carro voltou a ser uma bolinha de borracha.
Abraços e boa sorte.

Sérgio Augusto Mendes
03/05/2014, 21:52
Na minha o problema estava em uma bucha do tensor traseiro, aproveitei e troquei todas, balançava demais em curvas

Onezimo Ribeiro
05/05/2014, 08:58
Caro Genival bom dia. Minha TR4 balançava bastante na estrada (80 a 120 km/h).
Semana passada troquei as BUCHAS INFERIOR DO TENSOR TRAZEIRO, são 2 de cada lado. custa em média R$ 48,00 cada. Ficou show. Não vá na conversa de mecânico. Só isso basta !!!.
Espero ter ajudado.

Gledsontec
27/06/2014, 19:42
Boa noite.
tenho uma tr4 gls 2008 e estava apresentando um balanço lateral a 80km/h horrivel, troquei as buchas dos braços oscilantes do diferencial traseiro e a barra transversal em um total de 10 buchas e ficou boa.

TENHO OBSERVADO QUE NEM TODAS TR4 EXISTEM A BARRA DE ESTABILIZAÇÃO TRASEIRA.
POR FAVOR SE A DE VCS TEM OU Ñ DIGAM O ANO O MODELO E SEM TEM OU Ñ A DITA BARRA.

mbm4x4
27/06/2014, 23:42
A minha é igual a sua . 2008 manual gls e não tem barra estabilizadora traseira. Também tem o balanço lateral. :-)

Boa noite.
tenho uma tr4 gls 2008 e estava apresentando um balanço lateral a 80km/h horrivel, troquei as buchas dos braços oscilantes do diferencial traseiro e a barra transversal em um total de 10 buchas e ficou boa.

TENHO OBSERVADO QUE NEM TODAS TR4 EXISTEM A BARRA DE ESTABILIZAÇÃO TRASEIRA.
POR FAVOR SE A DE VCS TEM OU Ñ DIGAM O ANO O MODELO E SEM TEM OU Ñ A DITA BARRA.

SPWIER
21/07/2014, 14:40
A minha TR 2005 parecia um boneco de Olinda na estrada, balançava a traseira quando passava de 90 km/h,troquei os amortecedores e batentes que já estavam sem ação (o carro já tem 100k rodados) continuou balançado.

troquei 2 buchas do tensor inferior traseiro e + 2 de uma barra que fica fixada transversalmente no eixo cardan...ZEROU O PROBLEMA...a 130km/h o carro fica firme e na mão. valeu pela dica de todos.

isabela santiago
14/10/2014, 13:45
Olá pessoal, estou com o mesmo problema do amigo, acima de 90km/h minha tr4 treme muito e com isso fica com a estabilidade comprometida. Estou com ela 3 meses (ano 2008), desde então já troquei as buchas traseiras, os braços axiais, as balanças e nada de melhorar a estabilidade, amanhã irei balancear e alinhar, mas como li em alguns post aqui, mesmo fazendo isso tudo o problema não resolve. Sei que se trata de um carro offroad mas utilizo ele para viajar, e não me sinto segura devido a essa falta de estabilidade. Gostaria de saber se alguem tem mais alguma dica que eu pudesse fazer para melhorar o seu desempenho nessas velocidades mais altas sem perder a estabilidade.

isabela santiago
14/10/2014, 13:58
Esqueci de dizer a tr4 é manual.

AirtonLieuthier
14/10/2014, 19:08
Olá pessoal, estou com o mesmo problema do amigo, acima de 90km/h minha tr4 treme muito e com isso fica com a estabilidade comprometida. Estou com ela 3 meses (ano 2008), desde então já troquei as buchas traseiras, os braços axiais, as balanças e nada de melhorar a estabilidade, amanhã irei balancear e alinhar, mas como li em alguns post aqui, mesmo fazendo isso tudo o problema não resolve. Sei que se trata de um carro offroad mas utilizo ele para viajar, e não me sinto segura devido a essa falta de estabilidade. Gostaria de saber se alguem tem mais alguma dica que eu pudesse fazer para melhorar o seu desempenho nessas velocidades mais altas sem perder a estabilidade.
Isabela, carros como a TR4 não são referência em estabilidade (pq são carros mais altos e o centro de gravidade não é tão baixo).
Mas, como já trabalhei com suspensão, posso quase te garantir que o problema de estabilidade pode ser nos pneus e alinhamento mesmo.
Um dos motivos pra trepidar é alguma irregularidade nos pneus...seja a falta ou mal balanceamento no pneu, deformação, desgaste, etc.
Seria bom conferir como estão os pneus, faça o check da suspensão (pivos, embuchamentos)...qq folga no sistema também pode gerar essa falta de estabilidade.
Boa sorte e depois conte aos colegas o que resolveu.

David Spiegel
13/11/2014, 06:04
Bom dia.

Costumo andar na Imigrante/Bandeirantes/Anhanguera na faixa dos 140 km e não sinto nada na direção só quando pego vento lateral que balança um pouco devido sua altura mais nada de anormal. Já tive uma Picasso essa sim da medo quando toma vento na lateral a ponto de reduzir para 70 km.

Abraço

ALBINOMAIA
29/11/2014, 13:35
Esqueci de dizer a tr4 é manual.Isabela, tenho uma 2006 que balança também em ondulações, porém está com duas buchas com folgas, orestante da suspensão está OK, estou aguardando chegar para substituir, vamos ver como vai ficar

lfonseca0909
07/01/2015, 17:23
Amigos, alguém poderia fornecer o contato de um mecânico para realizar a troca das buchas da suspensão de minha TR4 - 2008 que está com um balanço terrível?

Obrigado

lucasdosurf
10/01/2015, 13:39
Boa tarde, amigos..

fiz uma viagem agora no recesso de fim de ano de Fortaleza - Jericoacoara (600 km no total) e carregado de equipamento de windsurf e bagagem resultado balanço muito perigoso acima dos 80km/h (deu medo a primeira vez mas depois dava pra controlar reduzindo a velocidade).
finalmente encontrei este tópico - vou efetuar a troca das buchas traseiras por buchas de PU!

Obrigado!

vladson
23/03/2015, 10:27
Verifiquei as buchas e elas não estão estouradas,qual libra vocês estão usando nos pneus?

no manual do usuario manda colocar 28 libras, estou usando 34 libras,
melhorou muito, mas estou balançando ainda aos 120km/h

lucasdosurf
24/03/2015, 13:37
Eu tinha este problema, pois estava com as buchas estouradas, mas agora com buchas de PU ta uma bala sem o balançado. Acredito que só em substituir por buchas novas ja desaparece o problema!

FelippeCM
26/03/2015, 13:47
Cara, tive o mesmo problema na minha TR4 2007, troquei os braços dos amortecedores e as buchas e nunca mais tive problemas..

leduardo
26/03/2015, 14:52
Quantas libras vcs tem usado no scorpion 225/70 r16?

TOYOTA1964
12/01/2016, 08:51
ola troquei a bieleta dianteira da minha por uma genérica e as buchas da barra estabilizadora por originais, acabou um toq-toq. mas agora uns 20.000k m depois voltou o toq e começou a balançar a frente... qauis a s buchas que devem ser observadas. e como faço esta verificação

TOYOTA1964
12/01/2016, 11:08
o que é o tensor inferior traseiro..podem me ajudar na identificação;..

adamomatheus
12/01/2016, 12:12
Segui a recomendação do tópico.

Mas no caso, as buchas mandei fazer no torneiro todas as 8. Ficou R$ 500,00
Resolveu o problema 85%, mas vez ou outra na estrada sinto uma perda de controle. Não como antes, que se eu não segurasse firme o carro capotava, mas ele da uma tremidinha.

Alguem sugere o que pode ser agora? Molas e amortecedores todas novas.

jjerhardt
13/01/2016, 21:25
Prezados,
também estou passando pelo mesmo problema, comprei uma 2013 zerada, hoje com 40000km, rodei com ela de Diamantina ate partam pela estrada real, valente segura,não apresentou nenhum problema, só consumo. Agora com os 40000, na cidade sinto ela com a direção solta, cantando pneus nas curvas e saindo um pouco. Ela acabou de passar em uma revisão na concessionária. Alguém tem alguma sugestão? Agradeço desde já.

marcun
21/01/2016, 10:50
Olá, aonde fica a CSS?

gmc_bh
23/11/2016, 10:42
Prezados,

Tenho minha viatura TR4 2011 Manual há 1 mês e meio. Estava com este mesmo problema na estrada, carro parecendo uma "canoa" em altas velocidades. Depois de várias pesquisas, decidi olhar a suspensão traseira e identifiquei o problema:
A TR4 possui 8 buchas no sistema de suspensão, 4 de cada lado sustentadas por dois braços, um inferior e outro superior. (existem vários desenhos no Google explicando: Digite Buchas Suspensão TR4 -> Imagens)

Resumindo, o braço inferior é responsável pela estabilidade do carro. No meu caso, as buchas MAIORES (Ferro) estavam estouradas/rachadas. Foram trocadas e o balanço parou. Buchas paralelas foram R$ 80,00 cada. Nas concessionárias custam por volta de R$ 260,00 cada. A troca não é complicada, porém é necessário um prensa forte para conseguir encaixá-las no braço. Há vídeo no Youtube também sobre troca de buchas. Vale a pena conferir!!

Obs.: Balanceamento e Alinhamento são sempre bem vindos! :concordo:

WellingtonFMachado
08/12/2016, 13:23
Bom dia meus amigos, sei que o tópico é antigo, a TR4 possui 8 buchas em 4 barras estabilizadoras na traseira. O mínimo de folga em apenas uma delas, causa esse desconforto de quase perder o carro "na mão", "parecendo um barco". :smile:
Fiz uma viagem da Paraíba ao Rio de Janeiro e sofri uns 1000kms com esses balançados. "Parecia um barco" quando passava de 80Km/h.
No Rio, passei na MIT e identificamos uma bucha estourada e outra com folga, a troca das duas já resolvia o problema, mas como tava meio pu**, aproveitei a mão de obra e solicitei trocar logo as 8 buchas, mais as duas da dianteira (preventivo). Ao desmontar a suspensão, (Surpresaaaaa) identificamos um amortecedor travado e outro cansado, aproveitei e troquei também os 4 amortecedores.
O Carro ficou uma bolinha de borracha e os problemas foram sanados, fora a confiança/segurança que passei a ter.

Me lembrei de uma frase que um mecânico me disse quando tive um Corolla. Esses carros são muito robustos, quando vem a estourar as buchas, geralmente amortecedor e/ou mola já estão comprometidos forçando as buchas.

O negócio é focar nas preventivas que o Jeepinho vai longe.

TOYOTA1964
13/02/2017, 10:40
28 libras bf goodrich AT 225/75/r16

jorge sousa
22/09/2017, 17:17
li os comentários acima resolvi levar minha pagero tr4 2011 ao mecânico porque estava dançando muito a traseira quando passava dos 100 km e ao passar por pista irregular dava até medo..verificaram que as buchas dos tirantes estavam gastas...
orientado resolvi colocar buchas feita de pneu de caminha visto que são mais resistentes, as compradas na loja logo estraga novamente por causa do peso do carro, tem uma oficina aqui na minha cidade, Goiânia que faz isso. Fis o teste novamente na rodovia o carro ficou pregado no asfalto, ficou bom de mais. Eles mim cobraram R$ 35.00 cada uma, como são 8 e mais a mão de obra ficou com desconto R$ 400,00, mais mais valeu a pena.

helcioperillo
16/04/2018, 22:07
li os comentários acima resolvi levar minha pagero tr4 2011 ao mecânico porque estava dançando muito a traseira quando passava dos 100 km e ao passar por pista irregular dava até medo..verificaram que as buchas dos tirantes estavam gastas...
orientado resolvi colocar buchas feita de pneu de caminha visto que são mais resistentes, as compradas na loja logo estraga novamente por causa do peso do carro, tem uma oficina aqui na minha cidade, Goiânia que faz isso. Fis o teste novamente na rodovia o carro ficou pregado no asfalto, ficou bom de mais. Eles mim cobraram R$ 35.00 cada uma, como são 8 e mais a mão de obra ficou com desconto R$ 400,00, mais mais valeu a pena.
jorge onde é esta oficina? eu tbm preciso trocar as buchas

Samiel gonzalez
20/03/2019, 19:20
Olá boa noite!
A minha tr4 tem vibrado quando está próxima dos 100kmh, alinhei e balanciei a pouco tempo mas não resolveu, algumas vezes vibra outras não, mais especificamente o volante oscila de um lado para o outro e sinto uma leve vibração nos pés, ela foi fabricada em 2012, e tem pouco mais de 100mil km, manutenção em dia, podem ser as borrachas da barra estabilizadora? Ou das bialetas de suspençã?

Elmer_Jeep
21/03/2019, 15:26
[Tópico movido para seção correta]
Regras de Conduta do 4x4 Brasil (Leia antes de postar) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/announcements.html)

diogofalcomer
21/03/2019, 16:54
Pede para verificar as buchas do tirante traseiro. eles podem estar ressecadas/estouradas. problema comum na tr4

Edmarcio
22/03/2019, 07:55
Quando as buchas traseiras estavam ruins o carro balançava em alta velocidade mas não tremia. O tremor costuma ser característico de balanceamento mesmo.
Demorei um pouco pra achar alguém que fizesse um balanceamento decente, alguns me diziam que não garantiam o serviço, outros diziam que tinha que ser um balanceamento dinâmico, balanceamento com a roda presa ao eixo.
No final das contas achei um local que o cara faz com calma e coloca tantos pesos quantos forem necessários e o balanceamento ficou bom, cessando as vibrações.
Dica: procure outro local para fazer o balanceamento e verifique se a máquina é nova e se o cara faz com calma. Se ele ficar colocando e retirando o chumbo vai dar problema.