PDA

Ver Versão Completa : Drenagem do filtro de combustivel



Bredes
16/12/2007, 20:33
Pessoal, adquiri recentemente um T4-2007-2008, estava lendo no manual que é necessário a cada abastecimento drenar o filtro de combustivel, como não conheço motores a diesel gostaria de uma ajuda, no manual fala que devo dar a partida e deixar em ponto morto, remover a tampa e apertar o dreno do filtro.Meu receio é, até quando sei q é só agua que esta saindo por ele, porque toquei com o dedo e cherei e tinha um cheiro forte de combustivel, isso logo q apertei a valvula, segundo, qual medida devo tomar para evitar algum pingo no motor e consequentemente fogo, eu coloquei um pano em volta da valvula.Se alguem puder me ajudar ensinando alguma técnica eu agradeço muito.
Obrigado

Bredes
18/12/2007, 14:25
Alguem pode me ajudar?valew

srgrande
20/12/2007, 13:10
Alguem pode me ajudar?valew

No meu T4 2.8 esgoto a cada 30 dias, é muito simples.
Talvez numa autorizada Troller alguem ensine vc.

Quati
21/12/2007, 18:55
Pessoal, adquiri recentemente um T4-2007-2008, estava lendo no manual que é necessário a cada abastecimento drenar o filtro de combustivel, como não conheço motores a diesel gostaria de uma ajuda, no manual fala que devo dar a partida e deixar em ponto morto, remover a tampa e apertar o dreno do filtro.Meu receio é, até quando sei q é só agua que esta saindo por ele, porque toquei com o dedo e cherei e tinha um cheiro forte de combustivel, isso logo q apertei a valvula, segundo, qual medida devo tomar para evitar algum pingo no motor e consequentemente fogo, eu coloquei um pano em volta da valvula.Se alguem puder me ajudar ensinando alguma técnica eu agradeço muito.
Obrigado

Bredes
Quando faço sangria do filtro de combustível coloco em baixo do dreno um copo de vidro transparente, com isso eu sei se tem água e quanto e se tem sujeira alem do mais não escorre para o chão.
Abraço
Quati

Bredes
27/12/2007, 17:02
Quati, valew pela ajuda, vou tentar fazer isso q vc disse.
[]'s

Bredes

Quati
28/12/2007, 02:10
Quati, valew pela ajuda, vou tentar fazer isso q vc disse.
[]'s

Bredes
Bredes
Ok
Abraço
Quati

Jamarco
28/12/2007, 15:55
Bredes,

Não sangro com muita frequência até porque quando faço isso, raramente encontro agua.
Quanto a risco de fogo ou coisa assim fique tranquilo, não tem perigo... eu geralmente faço isso em um posto de estrada ou coisa assim, onde não há problema em sujar o chão, e logo em seguida bato uma agua só para tirar o excesso de óleo.

Abraço e feliz ano novo.

Jamarco

Bianor
28/12/2007, 20:04
Prezado pegue uma garrafa PET corte lá pela metade para baixo, limpe bem e coloque em baixo do filtro, com um pano de preferenica por baixo, drene e o filtro limpe os resíduos que ficaram gotejando. Leve o recipiente para o claro e observe o conteudo se tem sujeira ou agua.
Se voçe drenar o filtro sem contenção, vai contaminar o calço do motor que fica bem embaixo com óleo diesel, depois não adianta jogar água pois já ta feita a caca.
Tenha pena do seu bolso sendo mais cuidadoso.
Sds

Jamarco
28/12/2007, 22:06
Obrigado pela dica... passarei a usá-la...

carburador4x4
21/01/2008, 16:47
Moçada,
Dá um help aí pra mim! :pensativo: Também sou "calouro" nos motores a Diesel, e hoje fountrocar o óleo e o cara me perguntou se eu queria trocar o fitro do diesel! Perguntei o preço e ele informou R$ 70,00. Aí passei por aqui e vi este tópico!
Qual o procedimento correto? Trocar ou drenar? Ou ambos? Em caso de troca, qual a periodicidade?
Alguém me dá mais detalhes sobre o procedimento de drenagem?
Um abraço,

Daniel Castanho
23/01/2008, 00:02
Moçada,
Dá um help aí pra mim! :pensativo: Também sou "calouro" nos motores a Diesel, e hoje fountrocar o óleo e o cara me perguntou se eu queria trocar o fitro do diesel! Perguntei o preço e ele informou R$ 70,00. Aí passei por aqui e vi este tópico!
Qual o procedimento correto? Trocar ou drenar? Ou ambos? Em caso de troca, qual a periodicidade?
Alguém me dá mais detalhes sobre o procedimento de drenagem?
Um abraço,

O manual do Troller indica a Substituição do Filtro de combustível a cada 10.000Km e drenar a água a cada 1.000Km.
Eu não dreno com tanta frequência, mas troco regularmente com 10.000Km.
Aqui em Londrina eu pago R$ 40,00 no filtro original MWM.

Abs,
Daniel

Pedro-GO
23/01/2008, 00:10
Moçada,
Dá um help aí pra mim! :pensativo: Também sou "calouro" nos motores a Diesel, e hoje fountrocar o óleo e o cara me perguntou se eu queria trocar o fitro do diesel! Perguntei o preço e ele informou R$ 70,00. Aí passei por aqui e vi este tópico!
Qual o procedimento correto? Trocar ou drenar? Ou ambos? Em caso de troca, qual a periodicidade?
Alguém me dá mais detalhes sobre o procedimento de drenagem?
Um abraço,
bem vindo:smile:
compre o filtro em autopeças vc vai pagar ums 30,00

eu troco a cada 20mil km, e sempre dreno a cada 2 tanque.

carburador4x4
23/01/2008, 08:40
bem vindo:smile:
compre o filtro em autopeças vc vai pagar ums 30,00

eu troco a cada 20mil km, e sempre dreno a cada 2 tanque.


Valeu, moçada! :concordo: :concordo: :concordo:

Daniel Castanho
23/01/2008, 18:59
Só recomendo cuidado na escolha da marca deste filtro.
Sempre usei filtros da marca Vox na minha ex-L200 e nunca tive problema. Quando comprei o Troller e fui usar filtros desta marca me deparei com um problema: o motor falhava acima de 3000/3500 rpm. Troquei o filtro Vox pelo MWM original e tudo voltou ao normal.
Tenho um colega que usou duas vezes o filtro de combustível da Tecfil e também teve problema de falta de combustível com consequente falha do motor.
Desde o ocorrido sempre coloquei o MWM e nunca mais tive o problema. Acho que não vale a pena economizar R$ 10,00 para correr riscos.
Abraços,
Daniel

carburador4x4
23/01/2008, 19:40
Só recomendo cuidado na escolha da marca deste filtro.
Sempre usei filtros da marca Vox na minha ex-L200 e nunca tive problema. Quando comprei o Troller e fui usar filtros desta marca me deparei com um problema: o motor falhava acima de 3000/3500 rpm. Troquei o filtro Vox pelo MWM original e tudo voltou ao normal.
Tenho um colega que usou duas vezes o filtro de combustível da Tecfil e também teve problema de falta de combustível com consequente falha do motor.
Desde o ocorrido sempre coloquei o MWM e nunca mais tive o problema. Acho que não vale a pena economizar R$ 10,00 para correr riscos.
Abraços,
Daniel

Aí vc falou tudo: passar raiva por 10 contos realmente não vale a pena! Valeu a dica :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

hariel
15/06/2009, 17:26
Ola pessoal tudo bem ???

Vcs abordaram 2 duvidas iniciais minhas: como drenar o filtro de diesel e a troca do filtro de ar, mas tem um problema meu conhecimento é bem básico de mecanica. Então vamos lá:
Drenar o filtro de combustivel:
-> Esse dreno é por baixo do filtro ? Dei uma olhada no carro (encontrei o filtro - foi fácil) e tentei localizar algum parafuso ou abertura, porém senti-la somente por baixo do filtro (parece algo rosqueado). É isso mesmo? É por ai que devo drenar ?
-> O trabalho precisa levantar o carro, ou dá para fazer por cima mesmo ? (vi que tem que tomar cuidado para não derramar sobre o motor)

Troca do filtro de ar:
-> Tentei tirar o filtro de ar, porém não consegui. Além do reservatorio de agua ficar em cima de uma das presilhas do "cilindro" do filtro, não consegui retirar a tampa.
-> Alias a tampa do "cilindro" do filtro de ar é a parte da frente ou de trás. A da frente está presa com silicone na parede do carro (tomada de ar) e a de trás não dá para mexer pq o reservatório impede.
-> Como faço para tirar ?? Queria ver o filtro de ar, se está legal, etc.

Agradeço qq ajuda de vcs, pois o carro é velho mas é novo na minha mão !!!! He ! He !

Abr

Hariel
T4 - 04/04 - 120k km

tavinho
15/06/2009, 18:24
Pra retirar o filtro de ar terá que tirar uma presilha metálica que prende a caixa do filtro, depois disso deverá com uma chave de fenda afrouxar a abraçadeira do tubo que leva do filtro ao motor. Desconecte o tubo ai sim consiguirá retirar todo o cilindro, já no lado de fora você encontrará na parte de baixo 3 presilhas que prendem o fundo da caixa. Pra retirar o filtro fica mais fácil girando (rosqueando).

hariel
24/06/2009, 11:22
Cara, valeu pela resposta

Dei uma olhada nova no carro e vi que o cilindro do filtro fica "grudado" na entrada de ar (parece que é silicone de vedação) e ai fiquei em duvida : tem q arrancar tudo ? E depois ? Coloco novo silicone ? Ele é especial ou do tipo que se compra na Voli ?
Outra coisa, vc sabe como sangrar o filtro de combustivel ?

John1532Jr
29/06/2009, 20:41
Uma dica para fazer a drenagem do filtro de combustível sem melar seu motor: compre em uma loja de artigos para borracharias, um bico de ar destes calibradores de postos, e acople a ele um pedaço de mangueira com uns 10 a 15cm. Retire a capa da válvula de drenagem do filtro de combustível, e acople o bico de ar como se fosse calibrar um pneu. Encaixe a extremidade do pedaço de mangueira em uma garrafa PET vazia de 400ml (qualquer uma serve, desde que caiba no espaço próximo ao filtro). Peça a algum ajudante para ligar a chave do seu Troller (não precisa dar partida no motor) e a bomba elétrica funcionará, empurrando óleo diesel para o filtro, e saindo pela válvula de drenagem para dentro da garrafa. Este funcionamento é temporizado. Depois de uns 10 segundos a bomba pára. Desconecte o bico de ar, enxugue a parte superior do filtro, e analise o combustível dentro da garrafa para ver se tem água.

Em tempo: meu Troller 2008 com 10.000km rodados e uns 14 tanques de combustível nunca deu alarme de água, e eu somente drenei uma vez no final dos 10.000km antes de trocar o filtro só para ver se tinha água. Não tinha nada. Somente o diesel limpinho.

rogeriomasih
30/06/2009, 23:25
Eu já ia perguntar isso:

durante o processo de drenagem, vcs têm observado água no filtro?

Já drenei o da ranger diversas vezes - tanto 2.8, como 3.0 - e NUNCA tinha água no filtro.

e no caso de vcs?

hariel
08/07/2009, 14:51
Pessoal





Vejam se vcs podem me ajudar.

A troca do filtro de combustível tem algum segredo além de desconectar as mangueiras e trocar o filtro ? Precisa tirar ar das mangueiras ou mesmo impedir a entrada de ar ?

Fui em uma dessas trocas de oleo para trocar os filtros do carro e o trocador nunca tinha trocado o filtro, daí fiquei meio encanado e optei por não fazê-la !

Uma coisa me chamou a atenção: a mangueira que vem do tanque para o filtro. Ela é azul parece uma mangueira de jardim comum. Notei tb que a mangueira que sai do filtro e vai para o motor (ou para a bomba) tem outra cor (preta) e diversas marcações (creio que MWM ou coisa parecida). Além disso ela já está começando a ficar meio quebradiça na conexão do filtro e por isso a preocupação. É assim mesmo ? Parece mangueira de jardim, ou fizeram uma gambiarra no carro ?



Outra coisa, no filtro de ar da viatura tem um monte de “cola” no que liga o filtro a lateral do carro (parece silicone). Para trocar o filtro precisa necessariamente arrancar essa “cola” ? Tentei de tudo qto é jeito e a única forma de abrir o invólucro do filtro é mesmo tirando essa cola. Outra coisa, onde é que compro ela ? É alguma “cola” especial ?



Hariel

André Carvalheira
08/07/2009, 16:53
Hariel,

Sobre o filtro de combustível, basta soltar as mangueiras, a braçadeira q prende ele, e trocar por um novo.
As mangueiras, quando se tornam quebradiças, já é um bom sinal para substituí-las. Vai em uma loja especializada em mangueiras, ou ate mesmo conexões hidráulicas. Leva uma pequena amostra e eles indicam uma (importante serem trançadas).
O filtro de ar, a cola que fixa na lateral do carro na verdade é silicone preto, basta vc arrancar, mas tem q colocar novamente após substituído o filtro. Vc aplica o silicone no local, para dar acabamento basta molhar o dedo com óleo hidraulico e modal o silicone no local.
Lembre-se que tem que estar bem vedado, sem essa vedação o funcionamento do snoker e até mesmo no carro pode ser prejudicado.

Elison
08/07/2009, 17:40
Hariel,

Com relação a substituição do filtro de combustível, caso seu motor nao seja eletônico, mas sim o 2.8, recomendo que vc retire um parafuso que fica sobre o filtro, e encha o novo filtro com diesel até vazar pelo buraco do parafuso, feito isso coloque o parafuso novamente e conclua a instalação, é bater e pegar.

Abçs.

Loyer
10/07/2009, 07:12
Hariel,

Com relação a substituição do filtro de combustível, caso seu motor nao seja eletônico, mas sim o 2.8, recomendo que vc retire um parafuso que fica sobre o filtro, e encha o novo filtro com diesel até vazar pelo buraco do parafuso, feito isso coloque o parafuso novamente e conclua a instalação, é bater e pegar.

Abçs.

Você falou e eu me lembrei. O troller de um amigo, 2007/08 só pega depois da troca do filtro se encher ele de diesel.
Estranho não? Eu achei que isso fosse necessário apenas no 2.8.

Abraço.

John1532Jr
10/07/2009, 08:32
Como diria a Sabrina Sato, é veiirrdade! Nos motores NGD3.0E ao se trocar o filtro, o mesmo deve ser enchido com diesel. Porém, é muito fácil fazer isto:

1 - Troque o filtro simplesmente.
2 - Retire a tampa da válvula de drenagem do combustível.
3 - Peça a um ajudante para ligar a chave do Troller, sem dar partida no motor.
4 - A bomba elétrica funcionará por 10 a 15 segundos.
5 - Enquanto a bomba estiver funcionando, pressione a válvula de drenagem para deixar sair o ar de dentro do filtro.
6 - Quando começar a sair diesel, solte a válvula de drenagem (se for necessário, ligue o carro por várias vezes até sair o diesel).
7 - Agora dê partida no motor do carro e veja se funciona redondo.
8 - Limpe a parte superior do filtro, recoloque a tampa da válvula no lugar e feche o capô.
9 - Engrene uma primeira, e vá se divertir...

hariel
10/07/2009, 10:54
A troca deu certo !

Obrigado pelas orientações que vcs passaram.

Qto a duvida do Aires sobre água no filtro velho, drenei ele e encontrei muito pouca água (3 gotas grandes dentro de um volume de uns 50 ml de diesel). Particularmente me surpreendi, pois pela periodicidade que dizem para drenar esperava 50 ml só de água).

Qto ao filtro de ar, ainda não troquei mas vai ser o próximo e urgente (tenho re-inspeção na 5 feira – dessa vez marquei em outro lugar).

Espero que com o conjunto completo dessa vez ele passe !


Hariel

HansKronit
11/07/2009, 08:38
A troca deu certo !

Obrigado pelas orientações que vcs passaram.

Qto a duvida do Aires sobre água no filtro velho, drenei ele e encontrei muito pouca água (3 gotas grandes dentro de um volume de uns 50 ml de diesel). Particularmente me surpreendi, pois pela periodicidade que dizem para drenar esperava 50 ml só de água).

Qto ao filtro de ar, ainda não troquei mas vai ser o próximo e urgente (tenho re-inspeção na 5 feira – dessa vez marquei em outro lugar).

Espero que com o conjunto completo dessa vez ele passe !


Hariel
Ola galera, meu Troller ta com 3000 km 09/10 e nunca acendeu e luz do painel nem tampouco alterou o funcionamento. Alguem escreveu que ja drenou várias vezes e não saiu água. minha dúvida e se tenho que drenar de rotina, ou somente se acender a lampada ou o motor falhar ou coisa assim. Ja tive um CJ5, porme motor a diesel é a pirmeira experiencia.
Obrigado

hariel
17/07/2009, 10:01
Pessoal

Troquei o filtro de ar do troller (um 2004) e me deparei com algumas situações surreais e queria compartilhar com vcs :
1-) Qtde de terra dentro do cilindro do filtro - fiquei impressionando com a qtde de terra que saiu e o estado do filtro antigo - dava para encher um vasinho e plantar uns feijões.
É normal ? O trolleta bebe uma terrinha ? Ou era filtro velho, beeem velho no meu 100% revisado ?

2-) No cilindro do filtro, tem uma 3 saida com uma especie de ponteira. Qdo o filtro vai para o seu lugar correto, essa ponteira fica voltada para baixo no fundo do filtro. Ate ai tudo bem, mas ela estava "lotada" de gravetos (!?!?!). Minha duvida, isso foi alguma gambiarra (deveria ter um filtro ou coisa parecida), o trolleta "curte" uns gravetos tb ou era sujeira descarada no meu 100% revisado ?
Em tempo, a ponteira estava aberta na ponta oposta a que vai no filtro. Aparentemente parece "ser assim mesmo de fábrica", mas como não conheço ....

3-) Vedação: usei uma cola a base de silicone (loctite 598). Coloquei uma qtde razoável, mas bem menos do que tinha antes. Como o carro não tem snorkel, não achei critico. Vcs tem alguma sugestão complementar ?

jrmotta
17/07/2009, 23:11
Uma dica para fazer a drenagem do filtro de combustível sem melar seu motor: compre em uma loja de artigos para borracharias, um bico de ar destes calibradores de postos, e acople a ele um pedaço de mangueira com uns 10 a 15cm. Retire a capa da válvula de drenagem do filtro de combustível, e acople o bico de ar como se fosse calibrar um pneu. Encaixe a extremidade do pedaço de mangueira em uma garrafa PET vazia de 400ml (qualquer uma serve, desde que caiba no espaço próximo ao filtro). Peça a algum ajudante para ligar a chave do seu Troller (não precisa dar partida no motor) e a bomba elétrica funcionará, empurrando óleo diesel para o filtro, e saindo pela válvula de drenagem para dentro da garrafa. Este funcionamento é temporizado. Depois de uns 10 segundos a bomba pára. Desconecte o bico de ar, enxugue a parte superior do filtro, e analise o combustível dentro da garrafa para ver se tem água.

Em tempo: meu Troller 2008 com 10.000km rodados e uns 14 tanques de combustível nunca deu alarme de água, e eu somente drenei uma vez no final dos 10.000km antes de trocar o filtro só para ver se tinha água. Não tinha nada. Somente o diesel limpinho.

John, excelente idéia. Parabéns!!
Só não entendi uma coisa. No manual, eles dizem para ligar o motor, deixar em marcha lenta e pressionar a válvula de drenagem do filtro até parar de sair água. Vc. disse para ligar somente a chave, sem dar partido no motor. Mesmo a bomba elétrica empurrando diesel para o filtro, 10 segundos não é muito pouco tempo para expulsar a água, caso tenha? Vc. poderia me explicar um pouco mais sobre este, procedimento?:?

Obrigado e um abraço,
João Ricardo
T4 09 - "Azulão"
Rio de Janeiro.

John1532Jr
18/07/2009, 13:38
jrmotta,

Basta ligar algumas vezes a chave de ignição. Toda vez que ela é ligada, a bomba elétrica é acionada por uns 10 a 15 segundos. Mesmo que tenha água em quantidade significativa, acredito que na segunda ou terceira vez que ligar a chave passará a sair diesel limpo.

jrmotta
18/07/2009, 20:02
jrmotta,

Basta ligar algumas vezes a chave de ignição. Toda vez que ela é ligada, a bomba elétrica é acionada por uns 10 a 15 segundos. Mesmo que tenha água em quantidade significativa, acredito que na segunda ou terceira vez que ligar a chave passará a sair diesel limpo.

Valeu, John.

Pelo que entendi, o tempo que a bomba é acionada é suficiente para expurgar a água do filtro, não havendo a necessidade de ficar com o motor ligado para que isto aconteça.

Obrigado e um abraço.

João Ricardo.
T4 09 - "Azulão"
Rio de Janeiro.

AndréAngra
24/12/2011, 14:18
Pessoal, dando uma desenterrada no tópico, me surgiu uma duvida...

No 2.8, eu tenho que ficar com ele ligado durante o procedimento?

jrmotta
26/12/2011, 11:46
Pessoal, dando uma desenterrada no tópico, me surgiu uma duvida...

No 2.8, eu tenho que ficar com ele ligado durante o procedimento?

André,

O filtro do 2.8 é diferente do 3.0. No caso do 2.8, basta desenroscar o bujão de plástico da parte inferior do filtro e deixar drenar, sem ligar nada.

Abs,
João Ricardo

AndréAngra
27/12/2011, 22:05
Mas João, quando eu desenrosquei o bujão, ficou apenas pingando...
Daí liguei o carro e desliguei....e começou a "mijar" diesel....

Como caiu no pote, para não fazer sujeira (aprendi aqui no fórum), verifiquei que só tinham 3 gotas de agua....e um pouco de sujeira!!!

jrmotta
27/12/2011, 22:50
Mas João, quando eu desenrosquei o bujão, ficou apenas pingando...
Daí liguei o carro e desliguei....e começou a "mijar" diesel....

Como caiu no pote, para não fazer sujeira (aprendi aqui no fórum), verifiquei que só tinham 3 gotas de agua....e um pouco de sujeira!!!

André,

Que ótimo que só saiu 3 gotas de água. É sinal que seu tanque não tem água acumulada e que o combustível que vc está utilizando é de boa qualidade.

Procure fazer a drenagem com o carro desligado, porque poderá entrar ar no sistema.

Abs,
João Ricardo.

AndréAngra
28/12/2011, 23:27
Ok João, valeu pela dica!

Abraço!

tiago.costa
29/12/2011, 08:53
outro lugar que costuma juntar água é na tampa do tanque de combustível! dali eu ja tirei muita água.... do dreno ainda não saiu nada!

astrorei
29/07/2012, 17:29
361500 meu filtro ta fazando neste pino maior do numero 4, alguem sabe me fa;ar oq pode ser??

jrmotta
29/07/2012, 19:55
361500
meu filtro ta fazando neste pino maior do numero 4, alguem sabe me fa;ar oq pode ser??

Astrorei,

Este pino é o sensor de água e ele é fixado por rosca, na parte inferior do filtro. Verifique se ele está frouxo.