PDA

Ver Versão Completa : bloqueio 100 %



ERNESTO ANGEL
16/12/2007, 14:38
sres

se alguem pode me informar,sobre sua experencia agradeço anticipadamente.
como relatei em outro topico coloquei bloqueio 75% na traseira do java.
na frente coloquei um eixo de rural,pretendo colocar uma caixa de satelite bloqueada 100%.
pergunta 1;como tem a roda livre no asfalto nao tem o q complicar,certo?
pergunta 2;na trilha leve poderia travar so uma roda livre,ficaria o funcionamento do diferencial atual,certo?
pergunta 3;e em casos extremos poderia travar as 2 rodas livres,certo?
favor quero escutar a opiniao de vcs.
pretendo soldar os satelites para fazer isso.

enio chagas
17/12/2007, 01:33
pergunta 2;na trilha leve poderia travar so uma roda livre,ficaria o funcionamento do diferencial atual,certo?

Acho que não. Com uma só RL travada e bloqueado, você vai ter tração e freio motor numa só roda dianteira. Acho que isso vai deixar o jipe meio difícil de guiar, e forçar mais só um lado.
:pensativo:
Acho que é melhor travar sempre as duas RL quando em 4x4.

ERNESTO ANGEL
20/12/2007, 23:20
valeu
obrigado

Fabil
21/12/2007, 16:51
vc pode soldar as planetarias dianteiras, mas veja os efeitos colateais:

1- p/ rodar no asfalto, deixe sempre as 2 RLs desligadas, caso contrario vc nao faz curva
2- nas trilhas com 1 RL ligada vai legal, porem. lembre-se que todo esforco vai estar concentrando em apenas 1 semi-eixo dianteiro.. dai.. p; quebrar é facil

na minhao opniao nao vale a pena..

t+

ERNESTO ANGEL
23/12/2007, 23:09
FABIL
no momento,nao esta soldado,mais analisemos,quando engato as rl,e a traçao obviamente,so uma roda faz força,a diant direita a outra nao trabalha,se estivesse soldado e engatasse a rl de essa roda so vai fazer força essa roda.
agora com as duas ligadas vai ser dificil guiar se tiver atrito e numa velocidade media alta.
mais a intençao de soldar,seria usar so uma rl,com a vantagem de poder escolher a roda
a traçar,e numa necessidade maior e linha reta usar as duas.
certo?
desde ja agradeço a paciencia e desejo um FELIZ NATAL PARA TODOS OS JIPEIROS DO MUNDO

enio chagas
24/12/2007, 00:47
no momento,nao esta soldado,mais analisemos,quando engato as rl,e a traçao obviamente,so uma roda faz força,a diant direita a outra nao trabalha,se estivesse soldado e engatasse a rl de essa roda so vai fazer força essa roda.

Ernesto, acho que não entendi.
Sem estar soldado, se você engatar uma RL só, o diferencial vai jogar toda a tração para o lado livre, o que não vai causar efeito nenhum. O semi-eixo livre vai ficar rodando à toa. Se você engatar as duas RL, o diferencial vai distribuir a força conforme a aderência do piso. Se houver aderência nas duas rodas, haverá tração nas duas rodas.
Soldado, se você engatar uma RL só, só vai ter tração e freio motor nesta roda (sem contar o eixo traseiro, claro).

Agora imagina um descidão irregular e escorregadio, e freio-motor só numa das rodas dianteiras. Esse lance de ficar lembrando de engatar uma só ou duas, acho que não compensa não. Claro, é só minha opinião pessoal.

Abraço, feliz natal.

Fabil
25/12/2007, 17:10
Ernesto.. vc tá fazendo confusao..

com as planetarias SOLDADAS, ( e obvio, tracao ligada) se vc ligar apenas UMA RL ( independente do lado) vc terá tracao 4x3 ( nas duas traseiras e uma dianteira), lembre-se que na frente todo o esforco será enviado apenas p/ UMA roda, dai o risco de quebra ( lembrando que eixo dianteiro é sempre mais fraco que o traseiro, por conta da cruzeta/homocinetica) é maior..

a dirigibilidade em trilhas rodando em 4x3 praticamente nao será afetada, apenas tera uma leve tentencia do carro puxar p/ o lado que a RL estiver engatada..

se vc ligar as duas RLs com a planetaria soldada, ESQUECA de fazer curvas... nao faz nem fudendo...

bolqueio na frente o ideal é usar um selecionavel ( vc só liga na hora que quiser) porem esses sao os mais caros... um automatico tb vai bem e custa na faixa dos 1.500,00..

T+

ERNESTO ANGEL
28/12/2007, 20:21
agradeço as dicas,entao fica como esta,como veio de fabrica.
quem sabe algum dia um macrotorque ou um air locker
obrigado e FELIZ ANO NOVO PARA A COMUNIDADE JIPERA DO MUNDO...........