guardiola
16/12/2007, 13:25
:mrgreen:Olá Pessoal,
Acabei de comprar minha sonhada Hilux, uma SR5 CD 2000, com motor 2.8D.
Já peguei algumas dicas como ouvinte no forum, mas gostaria de compartilhar
as experiências e principalmente tirar dúvidas com os experts.
Uso ela como carro da família e para ir ao trabalho todos os dias, mas uma
vez por mês vamos para a fazenda em Minas, e lá da prá brincar um pouco,
mas em geral sou cuidadoso com o uso.
Então vamos lá para as dúvidas e comentários:
1.O pivot do braço auxiliar estava estourado, então troquei por um paralelo de R$ 88,00. Será que é perigoso usar
uma peça dessas na direção? Inclusive os furos não coincidiram completamente, então tive que "roçar" um deles com a
lateral de um broca de aço rápido com a furadeira para o parafuso passar (cerca de 2mm), e ainda assim ficou uma
pequena pressão. Há risco de fissura?
2.Quando saí para testar a tração, ela não funcionou. Depois de fazer o teste do macaco na traseira, percebí que
uma das rodas livre manual não acionava (aisin, originais). Abrí e ví que os dentes da coroa de encate haviam
"roçado" um pouco, provavelmente por mau uso. Então limpei, tirei os pedacinhos que impediam o engate, limei um
pouco a ponta dos dentes para voltarem a ficar lisos e enchi tudo de graxa (bardahl maxlub gp) e funcionou. Depois
lí aqui no forum que não se deve encher o espaço de graxa, apenas lubrificar um pouco engrenagem do engate. O que
fazer agora? Onde encontrar esta coroa para ser substituída? Alguem que trocou a roda livre por uma automática tá
vendendo as peças?
3. A graxa. Comprei uma bomba de graxa manual. Qual graxa é mais adequada para lubrificar as cruzetas e pivots? Um
mecanico disse que graxa é tudo igual, mas discordo totalmente. Se alguem puder indicar o fabricante e a marca,
agradeço, pois eu mesmo farei as lubrificações.
4. A Direção Hidráulica, estava falhando em baixa rotação, à primeira vista ví que a correia estava bem frouxa e
tudo bem. Quando tirei o peito de aço para trocar o braço auxiliar, reparei que o tensor da correia estava
estourado (é a polia mais baixa do motor, onde molha mais). Procurei a tal polia nas autopeças paralelas e não
existe. Na toyota me disseram que custaria 580 pratas, mas tem que encomendar. Etão resolvi tirar o tensor, saquei
o rolamento que estava ruim e fui numa revenda SKF. Um modelo 6301Z entrou certinho na polia. Custou 10 reais. Tá
funcionando legal. Essa é minha propria experiencia que gostaria de compartilhar.
5. Agora preciso de um santantonio e um quebramato, se alguem da região do DF tiver um usado pra vender, me
comunique.
Então é SÓ isso pessoal. Depois desses ajustes, minha pick-up estará novinha.
Parabenizo a todos pela educação e a qualidade das informações postados neste forum. Todos ganhamos.
Até mais.
Acabei de comprar minha sonhada Hilux, uma SR5 CD 2000, com motor 2.8D.
Já peguei algumas dicas como ouvinte no forum, mas gostaria de compartilhar
as experiências e principalmente tirar dúvidas com os experts.
Uso ela como carro da família e para ir ao trabalho todos os dias, mas uma
vez por mês vamos para a fazenda em Minas, e lá da prá brincar um pouco,
mas em geral sou cuidadoso com o uso.
Então vamos lá para as dúvidas e comentários:
1.O pivot do braço auxiliar estava estourado, então troquei por um paralelo de R$ 88,00. Será que é perigoso usar
uma peça dessas na direção? Inclusive os furos não coincidiram completamente, então tive que "roçar" um deles com a
lateral de um broca de aço rápido com a furadeira para o parafuso passar (cerca de 2mm), e ainda assim ficou uma
pequena pressão. Há risco de fissura?
2.Quando saí para testar a tração, ela não funcionou. Depois de fazer o teste do macaco na traseira, percebí que
uma das rodas livre manual não acionava (aisin, originais). Abrí e ví que os dentes da coroa de encate haviam
"roçado" um pouco, provavelmente por mau uso. Então limpei, tirei os pedacinhos que impediam o engate, limei um
pouco a ponta dos dentes para voltarem a ficar lisos e enchi tudo de graxa (bardahl maxlub gp) e funcionou. Depois
lí aqui no forum que não se deve encher o espaço de graxa, apenas lubrificar um pouco engrenagem do engate. O que
fazer agora? Onde encontrar esta coroa para ser substituída? Alguem que trocou a roda livre por uma automática tá
vendendo as peças?
3. A graxa. Comprei uma bomba de graxa manual. Qual graxa é mais adequada para lubrificar as cruzetas e pivots? Um
mecanico disse que graxa é tudo igual, mas discordo totalmente. Se alguem puder indicar o fabricante e a marca,
agradeço, pois eu mesmo farei as lubrificações.
4. A Direção Hidráulica, estava falhando em baixa rotação, à primeira vista ví que a correia estava bem frouxa e
tudo bem. Quando tirei o peito de aço para trocar o braço auxiliar, reparei que o tensor da correia estava
estourado (é a polia mais baixa do motor, onde molha mais). Procurei a tal polia nas autopeças paralelas e não
existe. Na toyota me disseram que custaria 580 pratas, mas tem que encomendar. Etão resolvi tirar o tensor, saquei
o rolamento que estava ruim e fui numa revenda SKF. Um modelo 6301Z entrou certinho na polia. Custou 10 reais. Tá
funcionando legal. Essa é minha propria experiencia que gostaria de compartilhar.
5. Agora preciso de um santantonio e um quebramato, se alguem da região do DF tiver um usado pra vender, me
comunique.
Então é SÓ isso pessoal. Depois desses ajustes, minha pick-up estará novinha.
Parabenizo a todos pela educação e a qualidade das informações postados neste forum. Todos ganhamos.
Até mais.