PDA

Ver Versão Completa : Hilux CD SR5 4x4 2.8D

guardiola
16/12/2007, 13:25
:mrgreen:Olá Pessoal,
Acabei de comprar minha sonhada Hilux, uma SR5 CD 2000, com motor 2.8D.
Já peguei algumas dicas como ouvinte no forum, mas gostaria de compartilhar
as experiências e principalmente tirar dúvidas com os experts.
Uso ela como carro da família e para ir ao trabalho todos os dias, mas uma
vez por mês vamos para a fazenda em Minas, e lá da prá brincar um pouco,
mas em geral sou cuidadoso com o uso.

Então vamos lá para as dúvidas e comentários:

1.O pivot do braço auxiliar estava estourado, então troquei por um paralelo de R$ 88,00. Será que é perigoso usar
uma peça dessas na direção? Inclusive os furos não coincidiram completamente, então tive que "roçar" um deles com a
lateral de um broca de aço rápido com a furadeira para o parafuso passar (cerca de 2mm), e ainda assim ficou uma
pequena pressão. Há risco de fissura?

2.Quando saí para testar a tração, ela não funcionou. Depois de fazer o teste do macaco na traseira, percebí que
uma das rodas livre manual não acionava (aisin, originais). Abrí e ví que os dentes da coroa de encate haviam
"roçado" um pouco, provavelmente por mau uso. Então limpei, tirei os pedacinhos que impediam o engate, limei um
pouco a ponta dos dentes para voltarem a ficar lisos e enchi tudo de graxa (bardahl maxlub gp) e funcionou. Depois
lí aqui no forum que não se deve encher o espaço de graxa, apenas lubrificar um pouco engrenagem do engate. O que
fazer agora? Onde encontrar esta coroa para ser substituída? Alguem que trocou a roda livre por uma automática tá
vendendo as peças?

3. A graxa. Comprei uma bomba de graxa manual. Qual graxa é mais adequada para lubrificar as cruzetas e pivots? Um
mecanico disse que graxa é tudo igual, mas discordo totalmente. Se alguem puder indicar o fabricante e a marca,
agradeço, pois eu mesmo farei as lubrificações.

4. A Direção Hidráulica, estava falhando em baixa rotação, à primeira vista ví que a correia estava bem frouxa e
tudo bem. Quando tirei o peito de aço para trocar o braço auxiliar, reparei que o tensor da correia estava
estourado (é a polia mais baixa do motor, onde molha mais). Procurei a tal polia nas autopeças paralelas e não
existe. Na toyota me disseram que custaria 580 pratas, mas tem que encomendar. Etão resolvi tirar o tensor, saquei
o rolamento que estava ruim e fui numa revenda SKF. Um modelo 6301Z entrou certinho na polia. Custou 10 reais. Tá
funcionando legal. Essa é minha propria experiencia que gostaria de compartilhar.

5. Agora preciso de um santantonio e um quebramato, se alguem da região do DF tiver um usado pra vender, me
comunique.

Então é SÓ isso pessoal. Depois desses ajustes, minha pick-up estará novinha.
Parabenizo a todos pela educação e a qualidade das informações postados neste forum. Todos ganhamos.
Até mais.

DieselPower
16/12/2007, 14:27
Amigo Guardiola, seja bem vindo ao forum.
Parabéns pela iniciativa de postar suas experiências, pessoas como você é que fazem este forum evoluir e ser tão util para todos os proprietários de veículos 4x4...
Não sei responder a suas perguntas anteriores, mas concerteza logo alguem mais experient virá lhe ajudar.
Abraço.

Pequeno jr
16/12/2007, 14:52
Guardiola,

Usados os melhores locais para comprar o santo toim e o quebra-mato são lá na Estrelas acessórios no SIA perto do BRB ou na Reforcel no setor H norte de Taguatinga.

Bem vindo ao fórum e parabéns pela viatura.

leobnaval
16/12/2007, 15:47
pequeno jr a onde fica estas lojas que vc passou o nome?
guardiola posta umas fotos da Hilux !!!!!

um abraço

guardiola
18/12/2007, 22:56
Estou providenciando a instalação de um santantonio usado que consegui. Assim que ficar pronto posto umas fotos da viatura.
Abração a todos.

leobnaval
19/12/2007, 10:29
estamos aguardando as fotos !!!!

abraço

marco_lata
02/04/2013, 19:15
:mrgreen:Olá Pessoal,
Acabei de comprar minha sonhada Hilux, uma SR5 CD 2000, com motor 2.8D.
Já peguei algumas dicas como ouvinte no forum, mas gostaria de compartilhar
as experiências e principalmente tirar dúvidas com os experts.
Uso ela como carro da família e para ir ao trabalho todos os dias, mas uma
vez por mês vamos para a fazenda em Minas, e lá da prá brincar um pouco,
mas em geral sou cuidadoso com o uso.

Então vamos lá para as dúvidas e comentários:

1.O pivot do braço auxiliar estava estourado, então troquei por um paralelo de R$ 88,00. Será que é perigoso usar
uma peça dessas na direção? Inclusive os furos não coincidiram completamente, então tive que "roçar" um deles com a
lateral de um broca de aço rápido com a furadeira para o parafuso passar (cerca de 2mm), e ainda assim ficou uma
pequena pressão. Há risco de fissura?

2.Quando saí para testar a tração, ela não funcionou. Depois de fazer o teste do macaco na traseira, percebí que
uma das rodas livre manual não acionava (aisin, originais). Abrí e ví que os dentes da coroa de encate haviam
"roçado" um pouco, provavelmente por mau uso. Então limpei, tirei os pedacinhos que impediam o engate, limei um
pouco a ponta dos dentes para voltarem a ficar lisos e enchi tudo de graxa (bardahl maxlub gp) e funcionou. Depois
lí aqui no forum que não se deve encher o espaço de graxa, apenas lubrificar um pouco engrenagem do engate. O que
fazer agora? Onde encontrar esta coroa para ser substituída? Alguem que trocou a roda livre por uma automática tá
vendendo as peças?

3. A graxa. Comprei uma bomba de graxa manual. Qual graxa é mais adequada para lubrificar as cruzetas e pivots? Um
mecanico disse que graxa é tudo igual, mas discordo totalmente. Se alguem puder indicar o fabricante e a marca,
agradeço, pois eu mesmo farei as lubrificações.

4. A Direção Hidráulica, estava falhando em baixa rotação, à primeira vista ví que a correia estava bem frouxa e
tudo bem. Quando tirei o peito de aço para trocar o braço auxiliar, reparei que o tensor da correia estava
estourado (é a polia mais baixa do motor, onde molha mais). Procurei a tal polia nas autopeças paralelas e não
existe. Na toyota me disseram que custaria 580 pratas, mas tem que encomendar. Etão resolvi tirar o tensor, saquei
o rolamento que estava ruim e fui numa revenda SKF. Um modelo 6301Z entrou certinho na polia. Custou 10 reais. Tá
funcionando legal. Essa é minha propria experiencia que gostaria de compartilhar.

5. Agora preciso de um santantonio e um quebramato, se alguem da região do DF tiver um usado pra vender, me
comunique.

Então é SÓ isso pessoal. Depois desses ajustes, minha pick-up estará novinha.
Parabenizo a todos pela educação e a qualidade das informações postados neste forum. Todos ganhamos.
Até mais.
ola amigo gostaria de dar algumas informações que talvez sejam uteis , com relação aos rolamentos de tenção da correia da sr5, o rolamento das duas polias é o 6301 , e só bater na polia tirar um e colocar o outro com a montagem no sentido inverso, o rolamento original skf não passa de 18 reais, caso tenha uma polia de tenção lisa no ar cond. a ref do rolamento é 6302. espero ter ajudado.