PDA

Ver Versão Completa : Cherokee 4x4 Full-Time Quadra-Trac II arrastando roda em curva fechada

Chevalier
16/12/2007, 00:44
Quando faço manobras com minha Grand Cherokee Laredo 2000, bem devagar e em curvas bem fechadas, percebo que ela tem forte tendencia de seguir reto e chega a arrastar uma ou outra roda dianteira. Também percebo que uma ou outra roda trazeira tende a patinar, imprimindo mais rotação do que o necessário nessa roda que patina como se estivesse com o diferencial bloqueado (sinto que o diferencial trazeiro trabalha meio forçado nesse caso, inclusive fazendo barulho estranho!). Nesta última semana já mandei verificar e ajustar a geometria em duas confiáveis oficinas e nada mudou. Não acredito que isso seja normal em Cherokee's. Será que há algum problema com o diferencial central ou com o sistema de bloqueio de rodas do 4x4? Já cheguei a passar vergonha quando tentei fazer retorno em avenidas estreitas, principalmente com pista molhada, com a viatura arrastando pneu e insistindo em não fazer a curva necessária como se estivesse com a geometria toda errada (o que não é o caso!). Tive até que dar uma ré para completar essa manobra que, em situação normal, seria feita sem problemas. Alguém pode me dar uma luz de como corrigir isso?

Leo - Beethoven
16/12/2007, 01:30
Chevalier,

Vc já examinou o óleo dos diferenciais ? Qual Km da viatura ? Tem que usar óleo correto no traseiro ou o bloqueio pode começar a travar.
Se estiver Ok é bom analisar os eixos individualmente e ver se estão OK.
Como a sua é 2000 (WJ) não me recordo de possui acoplamento viscoso na saída da caixa de transferência, mas seria outra possibilidade.

Abs

Chevalier
16/12/2007, 01:37
Esse é o Mestre Léo, sempre disposto a ajudar!
O que posso dizer é que há duas semanas precisei trocar o rolamento do semi-eixo direito e o mecânico (em Itajaí/SC) abriu o diferencial (não sei porquê, pois isso, acredito, é desnecessário). Depois colocou o óleo recomendado no manual, porém, com viscosidade 90 enquanto que o manual recomenda 80-90. E a viatura também passou a fazer um zumbidozinho lá atrás (diferencial provavelmente). Será que é essa questão da viscosidade que está gerando o problema?
Abraço e... desde já meu obrigado!

nzardo
16/12/2007, 15:03
As WJ 00 ou tem o Dana 35C ou o Dana 44M, o Dana 35C no catalogo NÃO consta com track-lok, só o Dana 44M com Track-Lok ou Vari-Lok Progressive......... :concordo:

Então vc tem q ver qual é o seu diferencial.... e se vc não é o primeiro dono pode ter alguma 'adapitaixion' indesejada.....:shock:

samukanvas
16/12/2007, 18:17
Amigo, só tem uma maneira de resolver esse problema, mas é muito caro.

Vc vai precisar de:

2 Araldites;
3 Flanelas Limpas;
10mts de cinta de 6ton.;
1 Garrafa de água potável marca petrópolis (porque eu gosto dessa marca) e
1 Mão.

Começando:

Araldite é sempre bom. Deixe um no carro e outro em casa. Vai que cai um pedaço de alguma coisa e vc tem que colar. O do carro serve pra vc colar alguma coisa na rua.

As 3 flanelas deixe no carro. É sempre bom ter flanelas no carro. Elas limpam do exterior ao painel.

10mts de cinta é legal pra resgatar ou ser resgatado. Tenha sempre no carro.

1 Garrafa de água servirá pra repor os líquidos pelo grande esforço que fará com sua mão: Pegue sua mão, leve ela na alavanca do 4x4 e coloque ela em 4x2 (ou no equivalente a isso). Não tire ela de lá nunca no asfalto. Nem mesmo no molhado. SÓ USE 4X4 NA TERRA!!! O 4x4 NÃO AJUDA EM NADA NO ASFALTO. MESMO MOLHADO. O ÚNICO CARRO QUE PODE ANDAR EM 4X4 DA JEEP SÃO AS CHEROKEE SPORT PORQUE SUA CT PERMITE. O RESTO NÃO.

Problema resolvido?:rolleyes:

ABs

Arbass
16/12/2007, 21:55
Se já não tiver estourado o diferencial, deve estar.

Rodrigo,

Por que esta raiva toda no coração? Logo numa época em q a paz e o amor devem prevalecer.

samukanvas
16/12/2007, 23:20
Rodrigo,

Por que esta raiva toda no coração? Logo numa época em q a paz e o amor devem prevalecer.

Depende de como vc ler meu post. Se ler achando graça vai entender meu humor sarcártico. Se ler com raiva vai achar que estou brigando. :concordo:

Essa de andar com 4x4 ligado na rua já tá mais malhada que judas... dá uma colher de chá nessa, vai? :mrgreen:

Editado por falta de esperança :rolleyes:

gutoxj98
17/12/2007, 00:49
mas tem como desligar o 4x4 na Gran ???????????????????????????

essa parada nao é integral ???????? que pao, leite, arroz ???

e nao liga somente quando as rodas de tras giram em falso ?????????? tipo na lama, neve e esses pisos bacanas de andar ?????

abs

Arbass
17/12/2007, 10:09
Existem, sim, Grans c/ CT "branca".

Chevalier
17/12/2007, 11:13
As WJ 00 ou tem o Dana 35C ou o Dana 44M, o Dana 35C no catalogo NÃO consta com track-lok, só o Dana 44M com Track-Lok ou Vari-Lok Progressive......... :concordo:

Então vc tem q ver qual é o seu diferencial.... e se vc não é o primeiro dono pode ter alguma 'adapitaixion' indesejada.....:shock:

Grande Nzardo,
Não acredito que exista qualquer gambiarra, pois essa viatura nunca deve ter experimentado off-road. Só de olhar vc pode perceber. Foi carro de uma senhora e depois de um executivo, tanto é que está impecável em sua aparência, com nenhum aranhão nem na lata nem no chassi... tudo ainda com sêlo original. A própria Porto Seguro confirmou que o carro é mosca-branca, e que nunca sofreu qualquer batida.
Pode ser o tal do "polêmico" óleo do diferencial conforme falou o Leo. Estou usando um W90 sem aditivo, trocado recentemente. Vou até mandar trocá-lo novamente pelo TEXACO MULTIGEAR LS SAE 85W140 pra ver o que acontece.
Mas agora fiquei com mais dúvidas ainda com relação a existência ou não de bloqueio nesse diferencial. Se, conforme eu disse, em curva fechada ela chega a patinar uma roda traseira é sinal de que está havendo algum bloqueio, pois se não houvesse bloqueio não patinaria. Mas porque está bloqueando numa situação corriqueira e convencional como essas em que não deveria haver bloqueio?
Onde posso conseguir imagens ou fotos dos dois diferenciais DANA que vc falou, para que eu possa ter melhor referência e identificar de pronto o diferencial que minha WJ está usando? Se eu ver as fotos eu identifico rápido. Existe alguma marca ou característica específica no diferencial (conjunto de engrenagens) que me permita de que diferencial se trata (se DANA 35 ou 44)?
Valeu... obrigado!

buchmann
17/12/2007, 12:32
Amigo, só tem uma maneira de resolver esse problema, mas é muito caro.

Nem mesmo no molhado. SÓ USE 4X4 NA TERRA!!! O 4x4 NÃO AJUDA EM NADA NO ASFALTO. MESMO MOLHADO. O ÚNICO CARRO QUE PODE ANDAR EM 4X4 DA JEEP SÃO AS CHEROKEE SPORT PORQUE SUA CT PERMITE. O RESTO NÃO.

Problema resolvido?:rolleyes:

ABs

E ai galera... sei que sou novato aqui.. e creio que bem inexperientes no assunto...

Mas vc (Samukanvas), citou que não eh para usar o 4x4 no asfalto molhado.. mas eu li no manual da minha Pajerinho que o 4x4 normal pode ser usado em asfalto molhado ou estrada de terra para dar melhor estabilidade... não o utilizo full time.. mas o coloco quando estou em uma rodovia onde esta chovendo muito.. pois não a coloca em estrada de barro.. pelo manual da pajero diz que pode.. agora eu fique com duvida...

Ei Chevalier,
tinha um probleminha com a Toyota Hilux do meu pai.. como nao tinha muito dinheiro pra comprar 4 pneus novos para fazer uma viajem meio urgente .. comprei 2 e coloquei na traseira, dai deixei os melhores na frente (dos 4 que tinha)... mas eu tinha um probleminha quando engatava a tração... direção dura de mais e travava os pneus, creio que eh o mais ou menos o seu problema...

Então te digo.. vc tah usando os 4 pneus do mesmo tamanho??? do mesmo diâmetro???? eles estão gastos por igual??? uma pequena diferença de desgaste em um pneu pode dar isso ...

sei que é meio básico essa dica..

abraços

Chevalier
17/12/2007, 13:11
Buckmann,

Os pneus estão em ordem, iguais e devidamente calibrados. E a CT da minha WJ só roda em "4x4 All Time", pois as outras opções são "N" (exclusivo para reboque da viatura) e "4x4 Lo" que é a reduzida. Não estou vendo sentido no bloqueio desproposital do diferencial trazeiro em manobras como a que eu comentei. Agora há pouco fiz um retorno numa avenida estreita, mas fiz o mais lentamente possível e só na marcha lenta porque o trânsito estava parado, e me deu a impressão que o diferencial não bloqueou. Logo em seguida precisei fazer o retorno novamente e com mais velocidade para evitar colisão... e o pneu trazeiro do lado de dentro "cantou".

Abraço

Leo - Beethoven
17/12/2007, 14:18
Chevallier,

Como é a sua caixa de transferência ? Tem opção pra 4x2 ? Se tiver passe a rodar nessa opção e veja como se comporta.
Eu acho que vale mesmo experimentar usar o LS 85W140 no lugar desse 80-90 que vc está....pelo menos seria o correto desde o início, ainda mais que nem aditivo está usando. O bloqueio traseiro vai roncar, principalemente em curvas mais fechadas ao acelerar.

Abs.

nzardo
17/12/2007, 17:05
Chevalier,

Seguinte as WJ ou tem Dana 35 ou 44 como ja disse, pra vc identificar pelo formato ja da pra saber, mas vc olhando a bola do diferencial onde tem os parafusos e se troca o óleo, a direita dessa tampa no próprio eixo esta fundido no aço o modelo do diferencial.... se vc for mais chato... pode ir na parte de cima do eixo direito q tem mais um monte de informação data de fabricação, etc.....:concordo:

Se vc tem blocante, track-lok ou qq outro lok, e sua viatura não é fuçada, na bola do dif vc vai achar uma etiqueta de metal com os dizeres Limited Sleep ou algo parecido.....mas é provavel q a sua não tenha bloqueio... se for isso mesmo não precisaria trocar o óleo ..mas é bom ter certeza .........:concordo::concordo:

Com o Samuka .... num esquenta não ele é assim mesmo, mas é gente bonissima.... :dance: ... é q o filha da mãe vem com humor sarcástico bem qdo a gente ta fud. com um problema.... mas depois qdo a gente lembra é só gargalhada..... :lol:

E ele escorregou tambem... pq as WJ 2000 tem a CT 242 ou a 247, QUE EU SAIBA, e a sua é bem provavel q seja a 247, intãocis.... não tem 4x2..... :mrgreen::mrgreen:

Luís Arato
17/12/2007, 20:44
Grande Nzardo,
...........................
Onde posso conseguir imagens ou fotos dos dois diferenciais DANA que vc falou, para que eu possa ter melhor referência e identificar de pronto o diferencial que minha WJ está usando? Se eu ver as fotos eu identifico rápido. Existe alguma marca ou característica específica no diferencial (conjunto de engrenagens) que me permita de que diferencial se trata (se DANA 35 ou 44)?
Valeu... obrigado!

Quem sabe tem no manual da WJ 2001, pegue aqui: http://www.luisarato.adv.br/xj.html.

Esse fenômeno já aconteceu com muita XJ por aqui, inclusive a minha, mas até agora, não se tem uma resposta plausível, muito menos definitiva sobre o assunto.

Boa sorte, []'s

gutoxj98
17/12/2007, 21:24
Quem sabe tem no manual da WJ 2001, pegue aqui: http://www.luisarato.adv.br/xj.html.

Esse fenômeno já aconteceu com muita XJ por aqui, inclusive a minha, mas até agora, não se tem uma resposta plausível, muito menos definitiva sobre o assunto.

Boa sorte, []'s

Arato......ta vivo ???? cade suas opinioes no seu evento.......vou colocar vc no pau hein.....faise eu trabalhar e nao paga ne uma coxinha ?????

trabalhista em vc....prepare-se !!! heheheheheh

abraço..................falei que nao tem 4x2 !!!!!!!!!!!!!!!11

samukanvas
17/12/2007, 22:11
mas tem como desligar o 4x4 na Gran ???????????????????????????

essa parada nao é integral ???????? que pao, leite, arroz ???

e nao liga somente quando as rodas de tras giram em falso ?????????? tipo na lama, neve e esses pisos bacanas de andar ?????

abs

Guto, foi por isso que eu disse: "coloque ela em 4x2 (ou no equivalente a isso)." :grin: Se o equivalente for 4x4 integral com diferencial desbloqueado, então seria isso. Eu tive um carro desses e conheço ele muito bem. É a famosa cherokee com teto solar... Só arrasta a roda com o diferencial bloqueado (ou 4x4 hi). Papai kirido me fez essa mesma pergunta da curva fechada. :rolleyes:

abração

samukanvas
17/12/2007, 22:21
E ai galera... sei que sou novato aqui.. e creio que bem inexperientes no assunto...

Mas vc (Samukanvas), citou que não eh para usar o 4x4 no asfalto molhado.. mas eu li no manual da minha Pajerinho que o 4x4 normal pode ser usado em asfalto molhado ou estrada de terra para dar melhor estabilidade... não o utilizo full time.. mas o coloco quando estou em uma rodovia onde esta chovendo muito.. pois não a coloca em estrada de barro.. pelo manual da pajero diz que pode.. agora eu fique com duvida...

Ei Chevalier,
tinha um probleminha com a Toyota Hilux do meu pai.. como nao tinha muito dinheiro pra comprar 4 pneus novos para fazer uma viajem meio urgente .. comprei 2 e coloquei na traseira, dai deixei os melhores na frente (dos 4 que tinha)... mas eu tinha um probleminha quando engatava a tração... direção dura de mais e travava os pneus, creio que eh o mais ou menos o seu problema...

Então te digo.. vc tah usando os 4 pneus do mesmo tamanho??? do mesmo diâmetro???? eles estão gastos por igual??? uma pequena diferença de desgaste em um pneu pode dar isso ...

sei que é meio básico essa dica..

abraços

A pajerinho tem ct bloqueada? Tipo manda 50% da força pra cada eixo ou é igual a xj? Eu confirmo uma coisa que atrapalha muito a estabilidade. Se não existe um diferencial pra compensar a diferença de rotação nas rodas, a tendência é, em um certo momento, acontecer uma travada ou escorregada da roda pra compensar (como acontece com o criador do tópico). Por isso que eu digo que o 4x4 atrapalha quando é 50% pra cada eixo travado. Se existe esse "descompasso" existe instabilidade.

Se ele diz que tá em 4x4 "normal" (ou o nome próprio pra nada engatado :-D) pode usar pneus diferentes que não teria que travar, pois tem a compensação do diferencial dos eixos e da ct...

Continuo dizendo que tá com o 4x4 travado... Ou alguem esqueceu um full-lock na traseira :mrgreen: LSD não faz isso porque ele não bloqueia quase nada..

samukanvas
17/12/2007, 22:27
Com o Samuka .... num esquenta não ele é assim mesmo, mas é gente bonissima.... :dance: ... é q o filha da mãe vem com humor sarcástico bem qdo a gente ta fud. com um problema.... mas depois qdo a gente lembra é só gargalhada..... :lol:

E ele escorregou tambem... pq as WJ 2000 tem a CT 242 ou a 247, QUE EU SAIBA, e a sua é bem provavel q seja a 247, intãocis.... não tem 4x2..... :mrgreen::mrgreen:

Tem um que entende o humor ácido :rolleyes: :mrgreen: :dance:

Eu vou ter que repetir a mesma coisa que falei pro guto em letras graaaaanddeeeesss???? :razz: :mrgreen:

samukanvas
17/12/2007, 22:33
Buckmann,

Os pneus estão em ordem, iguais e devidamente calibrados. E a CT da minha WJ só roda em "4x4 All Time", pois as outras opções são "N" (exclusivo para reboque da viatura) e "4x4 Lo" que é a reduzida. Não estou vendo sentido no bloqueio desproposital do diferencial trazeiro em manobras como a que eu comentei. Agora há pouco fiz um retorno numa avenida estreita, mas fiz o mais lentamente possível e só na marcha lenta porque o trânsito estava parado, e me deu a impressão que o diferencial não bloqueou. Logo em seguida precisei fazer o retorno novamente e com mais velocidade para evitar colisão... e o pneu trazeiro do lado de dentro "cantou".

Abraço

Olha aqui meu querido, respeite meus 95 anos. Eu sou o cara que mais entende de nada desse fórum.

Depois de 95 anos eu vou ter que aturar esse tipo de atitude? Não precisa ter vergonha. Vá lá e desligue a alavanca!!!

:mrgreen:

Chevalier
17/12/2007, 22:56
Na boa... primeiramente obrigado a todos que estão tentando me ajudar. Mas confesso que essa pendenga está me deixando muito puto, pque é inadmissível que os engenheiros dessa p.rra tenham relevado essa m..da de problema. Sim, pque isso é algo constrangedor principalmente quando vc tá levando uma gata na sua viatura e ela começa a roncar e andar de lado. Tem que haver uma solução... algo está errado!
Quanto ao Samuka... tudo bem... acabei desconsiderando o que ele disse pque não tinha nada a ver com o assunto... possivelmente tinha errado o tópico... afinal onde no diferencial eu iria utilizar flanela, araldite, cinta e água? Mas ele deve estar feliz com a Cheroka dele que não anda de lado em curvas fechadas... EU NÃO... afinal, esse é o único problema dela E PRECISO ARRUMAR, POIS ESTOU PENSANDO SERIAMENTE NO ENCONTRO DE ATIBAIA!
Amanhã vou conferir de que diferencial se trata, se de Dana 35 ou 44, e posto aqui para os mestres analisarem. Mas... será que não é mesmo algum problema com os neurônios do ABS ou algum dos seus "tentáculos" (sensores) já que se trata de uma Quadra-Trac II (que usa o ABS para compensar torque)? Há como desligar o ABS pra testar?
Definitivamente, minha Cheroka não tem opção para 4x2, mas somente 4x4 All Time, N, e 4x4 Lo.
A propósito pessoal, testei o leitor embutido de erros da central de comando com a chave de ignição (assunto de outro topico). Off-on 3 vezes e funcionou... deu mensagem de que não há qualquer erro.
Gente... preciso corrigir esse problema!

samukanvas
17/12/2007, 23:06
Na boa... primeiramente obrigado a todos que estão tentando me ajudar. Mas confesso que essa pendenga está me deixando muito puto, pque é inadmissível que os engenheiros dessa p.rra tenham relevado essa m..da de problema. Sim, pque isso é algo constrangedor principalmente quando vc tá levando uma gata na sua viatura e ela começa a roncar e andar de lado. Tem que haver uma solução... algo está errado!
Quanto ao Samuka... tudo bem... acabei desconsiderando o que ele disse pque não tinha nada a ver com o assunto... possivelmente tinha errado o tópico... afinal onde no diferencial eu iria utilizar flanela, araldite, cinta e água? Mas ele deve estar feliz com a Cheroka dele que não anda de lado em curvas fechadas... EU NÃO... afinal, esse é o único problema dela E PRECISO ARRUMAR, POIS ESTOU PENSANDO SERIAMENTE NO ENCONTRO DE ATIBAIA!
Amanhã vou conferir de que diferencial se trata, se de Dana 35 ou 44, e posto aqui para os mestres analisarem. Mas... será que não é mesmo algum problema com os neurônios do ABS ou algum dos seus "tentáculos" (sensores) já que se trata de uma Quadra-Trac II (que usa o ABS para compensar torque)? Há como desligar o ABS pra testar?
Definitivamente, minha Cheroka não tem opção para 4x2, mas somente 4x4 All Time, N, e 4x4 Lo.
A propósito pessoal, testei o leitor embutido de erros da central de comando com a chave de ignição (assunto de outro topico). Off-on 3 vezes e funcionou... deu mensagem de que não há qualquer erro.

Primeiro: Respeite os mais velhos, seu maleducado! Meus 95 anos me tarimbam de experiente. Já participei de 2 guerras, inclusive a do vietnã! Não me venha com reclamações, fui casado 16 vezes e esse problema do diferencial pra mim é solução.

Segundo: teu dif é d44

Terceiro: Pára de tentar resolver teu problema com mecânico virtual. Leva ela num lugar bom, como a mercedez por ex., e faça um ORÇAMENTO. Lá eles dirão qual o erro. Se ficar barato, faça. Se ficar caro, compre as peças e faça em outro lugar. Só não me fica andando com o carro porque se estourar vc vai ter que comprar um novo e um novo é phooooooooda de achar em bom estado.

Malcriado!

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Editando: Esse fórum é muito legal!!!

Chevalier
17/12/2007, 23:21
Grande, sarcástico e respeitável ancestral Samuka,

Entendí perfeitamente sua tese de 50% por 50% e concordo absolutamente com Vc que nesse caso ocorreria o mesmo efeito da criação do tópico... mas com a condição de que pelo menos um dos diferenciais estivesse bloqueado!
Quanto a desligar a alavanca, confesso pra vc que até fui à garagem e desliguei a alavanca... coloquei em "N" que era a única opção sem 4x4. E o carro nem saiu do lugar... hehehe... como se podia esperar!
Outra coisa, se levantar o eixo trazeiro no macaco e girar uma das rodas, a outra gira para o lado contrário... sinal de que não está tudo travado!
MAS ALGO ACABA TRAVANDO O DIFERENCIAL TRASEIRO NAS CURVAS FECHADAS E ARRASTANDO PNEUS. DESSE JEITO NÃO VOU GANHAR DINHEIRO SUFICIENTE PARA COMPRAR PNEUS... além de ficar pudibundo (gostaram!) quando o problema acontece em público!

samukanvas
17/12/2007, 23:28
Grande, sarcástico e respeitável ancestral Samuka,

Entendí perfeitamente sua tese de 50% por 50% e concordo absolutamente com Vc que nesse caso ocorreria o mesmo efeito da criação do tópico... mas com a condição de que pelo menos um dos diferenciais estivesse bloqueado!
Quanto a desligar a alavanca, confesso pra vc que até fui à garagem e desliguei a alavanca... coloquei em "N" que era a única opção sem 4x4. E o carro nem saiu do lugar... hehehe... como se podia esperar!
Outra coisa, se levantar o eixo trazeiro no macaco e girar uma das rodas, a outra gira para o lado contrário... sinal de que não está tudo travado!
MAS ALGO ACABA TRAVANDO O DIFERENCIAL TRASEIRO NAS CURVAS FECHADAS E ARRASTANDO PNEUS. DESSE JEITO NÃO VOU GANHAR DINHEIRO SUFICIENTE PARA COMPRAR PNEUS... além de ficar pudibundo (gostaram!) quando o problema acontece em público!

Opa, agora sim!! Se já levantou o carro e viu que os diferenciais (tanto o dianteiro quanto o traseiro) estão "abertos" é mais provável que seja um problema da ct. Se a alavanca está no lugar certo, então pode ser que o problema seja no acionamento de alguma forma. Não me lembro se é feito por cabos (da alavanca até a ct) e se o problema pode ser a regulagem do mesmo. Eu me concentraria na ct primeiro e depois nos eixos :concordo:. Leva num lugar bão sem compromisso e faz um orçamento e tira essa pulga atrazdazoreia. Desculpa a brincadeira, mas é inevitável quando o pessoal acaba de chegar :mrgreen:

samukanvas
17/12/2007, 23:31

Oia, nem sempre viu. O asfalto (ou piso com muito grip) cria esse "bloqueio" do diferencial... Mesmo molhado se vc tiver com pneuzão bão... :concordo:

Abs

J Pinho
17/12/2007, 23:31

Caro Chevalier,

Ja vi um problema desse tipo numa laredo de um colega. Depois de analisarmos muito o diferencial trazeiro, pois achavamos que ele tava travando, verificamos que o problema que levava até a falta de dirigibilidade (o veiculo deslocava de frente nas curvas de baixa velocidade e dava uns saltos por conta da roda de dentro que rodava mais. Porem percebemos que o problema quando ocorria provocava o mesmo problema na frente e atras e ai passamos a analisar o comportamento da CT. Conclusão, identificamos que o oleo estava deteriorado e havia provocado defeito no sistema interno que travava de forma que ficava como se estivesse bloqueada. Este problema levou inclusive a estragar a corrente da CT. Não tenho a referencia das peças trocadas, mais lembro de rolamentos, corrente e retentores. Com certeza voce tem um problema, mais acredito que nao seja nos diferencias, pois nesse caso não teria relação com a saida de frente. Verifique o oleo da CT, procure vestigios de gorda de oleo antigo dentro ( use o dedo e procure na parte interna da ct pelo orificio de abastecimento, pois podem ter trocado o oleo) procure vestigio de limalha. Por ultimo para testar, retire o carda dianteiro, e se não ocorrer o problema voce comprova o defeito na CT

Boa Sorte

samukanvas
17/12/2007, 23:38
( use o dedo e procure na parte interna da ct pelo orificio de abastecimento,

Boa Sorte

Proibido para menores de 18 anos :mrgreen:

Boa lembrança o lance do cardan!!

Chevalier
17/12/2007, 23:47
Óia Samuka, vc acabou dando a luz... hehehe... mostrou um novo fio de meada que merece ser analisado.

Não cheguei a verificar se o diferencial dianteiro está aberto, mas somente o trazeiro pque foi alí que o meca mexeu da recentemente na troca de retentor. E caso, teoricamente, no diferencial trazeiro não haja bloqueio (é uma hipótese possível) e no dianteiro esse bloqueio exista (como deve existir de fato), o problema pode ocorrer se o diferencial dianteiro estiver permanentemente fechado por algum motivo.

Preciso levantar o diferencial dianteiro para verificar, antes mesmo de checar a CT... vc não acha?

J Pinho
17/12/2007, 23:54
Óia Samuka, vc acabou dando a luz... hehehe... mostrou um novo fio de meada que merece ser analisado.

Não cheguei a verificar se o diferencial dianteiro está aberto, mas somente o trazeiro pque foi alí que o meca mexeu da recentemente na troca de retentor. E caso, teoricamente, no diferencial trazeiro não haja bloqueio (é uma hipótese possível) e no dianteiro esse bloqueio exista (como deve existir de fato), o problema pode ocorrer se o diferencial dianteiro estiver permanentemente fechado por algum motivo.

Preciso levantar o diferencial dianteiro para verificar, antes mesmo de checar a CT... vc não acha?

Chevalier, Nao sei se tua informação foi em função do meu comentario, mas se foi, preciso corrigir uma parte. Minha sugestão não é verificaro o diferencial e sim retirar o carda dianteiro para confirmar se o problema continua a ocorrer no trazeiro. Se nao ocorrer voce comprovara de que o problema é na CT.

samukanvas
18/12/2007, 00:00

Acho legal. Eu faria!

Tanto a frente, quanto a dianteira deverão estar abertas (uiiii, papo gay)... A traseira, pode ser um pouco mais pesada se tiver lsd, mas deverá girar. Bloqueio é quando vc vira a roda de um lado e a outra, do mesmo eixo, tb vira.

Faz o teste levantando o carro de um só lado. Mete o macaco entre os dois eixos do carro e levanta ele até tirar as duas rodas de um mesmo lado do chão.

Mas eu vou com o J Pinho... mesmo sendo uma notícia ruim. O que vc falou leva a crer nesse problema de ct mesmo. Infelizmente :roll:

abs

nzardo
18/12/2007, 00:40
Esse tóupicos ta animado.... :dance:

Samuka... meu querido.... pode manda.. qto maior a letra melhor.... :twisted::twisted:

Chevalier, o Samuka tem razão... de longe fica dificil... de repente é uma boa atormentar uma concessionária só pra ter o resultado do exame e sair sem pagar, dai vc vai na farmácia e compra um sal de frutas.... sai mais barato q uma endoscopia..... :mrgreen:.... i euuuuuu ?? NUNCA fiz isso.... :discordo:

Ja q se fala de todas possibilidades por aqui, alem da CT comentada pelo amigo J Pinho, por acaso todos os pneus são iguais na sua viatura né ???
pq ja vi gente q coloca uns 275 na traseira e 235 na dianteira pq fica binita !!!....... :shock::shock:... dai da essas cagad... mesmo....:parede::parede:

......... pergunta num ofende.... :roll:

Chevalier
18/12/2007, 09:19
Chevalier, Nao sei se tua informação foi em função do meu comentario, mas se foi, preciso corrigir uma parte. Minha sugestão não é verificaro o diferencial e sim retirar o carda dianteiro para confirmar se o problema continua a ocorrer no trazeiro. Se nao ocorrer voce comprovara de que o problema é na CT.

Eu não tinha lido seu comentário ainda JPinho, pois quando inclui meu comentário, o seu comentário, que por sinal é muito valioso, ainda não estava no fórum.
JPinho, na sua opinião, essa CT esta dando problemas (isso se o problema estiver na CT) só em baixa velocidade ou isso também ocorre em alta (em estrada)? É que o Natal está aí e preciso viajar para Balneário Camboriú/SC... e certamente não vai dar tempo de fazer outra coisa além de verificar o óleo.
A propósito, alguém poderia me indicar um meca adepto da nossa causa (honesto e justo) aquí em SP (capital) que possa reparar/recondicionar essa CT (caso necessário)?
Caracas... só não entendo pque a CT de um carro como esses (de boa procedência e de uso moderado na cidade) possa ter dado problemas. Mas tudo bem... são coisas da vida!
De qualquer forma vou mandar arrancar o cardã dianteiro para fazer os testes. O difícil aí é aceitar que, se o problema não é na CT, é no diferencial dianteiro, ou vice-versa. Lá vai a suada e indisponível grana! Oh tristeza...

Luís Arato
18/12/2007, 10:55
Arato......ta vivo ???? cade suas opinioes no seu evento.......vou colocar vc no pau hein.....faise eu trabalhar e nao paga ne uma coxinha ?????

trabalhista em vc....prepare-se !!! heheheheheh

abraço..................falei que nao tem 4x2 !!!!!!!!!!!!!!!11

Guto, vivim da silva, tô "limpando" a casa pro fim de ano, mas logo, vai sobrar um bom tempo para me dedicar ao II XJMC.

Trabalhista? vai ser difícil provar a habitualidade, dependência e subordinação, e, mais difícil ainda, a remuneração, :dance:.

Melhor ficarmos nas coxinhas......:mrgreen:, as de frango, claro, :evil:.

Guto, logo vou me dedicar, aguarde só um pouco sim?

Sobre o assunto em questão, recentemente, "entrei" numa ZJ, 1997, V8 e de fato na alavanca da CT só tinha 3 posições, a que estava, em 4x4, uma NEUTRO, e a última 4x4 HI, só.

Em manobras, dava para ouvir os pneus da frente arrastando um pouco, mas somente quando esterçava muito.

Grande abraço

samukanvas
18/12/2007, 10:58
Fica tranquilo... não adianta ficar tenso :wink: Pode ser desde uma simples regulagem até uma geral, mas isso não vai dar muito dinheiro não. Tem muita peça desse carro nos eua e é fácil de trazer. O principal agora é fazer os testes e levar em um lugar bom que conheça muito bem o carro. Depois do orçamento, volta aqui no fórum que tem gente que pode conseguir essas peças por um preço bom.

Abs

buchmann
18/12/2007, 11:03
É que o Natal está aí e preciso viajar para Balneário Camboriú/SC... e ..

Cara... na boa.. vc tá com um problema que pode ser grave na caranga.. não sei muito.. mas se vc não esta confiante no seu carro, não pega a estrada veio. :discordo:.. logo de sapa para Cambojas:shock:.... nao põem em risco tua vida bixo... fora isso, que aqui em Camburiu as ruas sao bem xeias e o transito eh lento e tem muito trevinho redondinho fexado pra vc fazer com sua XJ...

Se não der pra arrumar a viatura.. Aluga uma ai e vem pra ka ou vem de avião e aluga um carro aqui... melhor gastar um pouco agora q ficar na estrada com o carro e estragar as ferias ou quem sabe aconteça o pior.... :|

Minha opinião... blz??? segurança em primeiro lugar :concordo:

Abraços e um bom verâo8)

buchmann
18/12/2007, 11:16
A pajerinho tem ct bloqueada? Tipo manda 50% da força pra cada eixo ou é igual a xj? Eu confirmo uma coisa que atrapalha muito a estabilidade. Se não existe um diferencial pra compensar a diferença de rotação nas rodas, a tendência é, em um certo momento, acontecer uma travada ou escorregada da roda pra compensar (como acontece com o criador do tópico).

Ei Samukanvas.... sei que na minha tem 4x4 4x4com bloqueio N 4x4low bloqueado.... nao decorei o manual todo AINDA hehehe.. mas logo o faço :twisted:
pois faz 2 meses que tenho a pajerinho...

Mas como pode verificar o meu titulo, é mirim :-(... então... não sou expert como vc... mas quem sabe um dia vou xegar ao seu nivel... hehehe

bom... tentei ajudar com o que eu sabia e/ou que jah tinha passado.. pois sou meio inexperientes no assunto ainda... e poir.. nunca andei com uma Cheroca :discordo:... mas.. quem sabe o que me reserva para o futuro.. heheheheheh

vlw

Gadelha
18/12/2007, 12:21
Com a minha XJ acontece algo parecido algumas vezes:
Quando mudo do 4FullTime pro 2WD eu passo pelo 4PartTime, como todos sabem. Só que muitas vezes fica lá no 4PartTime preso, não vai pro 2WD. Quando isso acontece o comportamento das rodas é exatamente o mesmo que relataram aqui. Medonho pra fazer manobras... Carro preso etc.

Então, acredito que não está mudando de seleção. Talvez seja esse o seu problema.

T+;-)

samukanvas
18/12/2007, 12:28
Ei Samukanvas.... sei que na minha tem 4x4 4x4com bloqueio N 4x4low bloqueado.... nao decorei o manual todo AINDA hehehe.. mas logo o faço :twisted:
pois faz 2 meses que tenho a pajerinho...

Mas como pode verificar o meu titulo, é mirim :-(... então... não sou expert como vc... mas quem sabe um dia vou xegar ao seu nivel... hehehe

bom... tentei ajudar com o que eu sabia e/ou que jah tinha passado.. pois sou meio inexperientes no assunto ainda... e poir.. nunca andei com uma Cheroca :discordo:... mas.. quem sabe o que me reserva para o futuro.. heheheheheh

vlw

Cara, fica tranquilo. Essas "patentes" do fórum não querem dizer nada.:concordo:

O que eu queria saber é se sua pajerinho tem função 4x4 part-time (não me lembro se é esse o nome) como nas cherokees e por conta disso realmente o 4x4 poderia ser usado no asfalto. Eu não conheço muito da pajerinho. Por isso perguntei...

Eu sei que a Tr4 tem isso.

Abs

gutoxj98
18/12/2007, 12:53
Eu não tinha lido seu comentário ainda JPinho, pois quando inclui meu comentário, o seu comentário, que por sinal é muito valioso, ainda não estava no fórum.
JPinho, na sua opinião, essa CT esta dando problemas (isso se o problema estiver na CT) só em baixa velocidade ou isso também ocorre em alta (em estrada)? É que o Natal está aí e preciso viajar para Balneário Camboriú/SC... e certamente não vai dar tempo de fazer outra coisa além de verificar o óleo.
A propósito, alguém poderia me indicar um meca adepto da nossa causa (honesto e justo) aquí em SP (capital) que possa reparar/recondicionar essa CT (caso necessário)?
Caracas... só não entendo pque a CT de um carro como esses (de boa procedência e de uso moderado na cidade) possa ter dado problemas. Mas tudo bem... são coisas da vida!
De qualquer forma vou mandar arrancar o cardã dianteiro para fazer os testes. O difícil aí é aceitar que, se o problema não é na CT, é no diferencial dianteiro, ou vice-versa. Lá vai a suada e indisponível grana! Oh tristeza...

http://www.oficinaag3.com.br/

fale com o sandro........eram da IZZO......muito experientes e com aparelhagem toda.

abraço

J Pinho
18/12/2007, 13:08
De qualquer forma vou mandar arrancar o cardã dianteiro para fazer os testes. O difícil aí é aceitar que, se o problema não é na CT, é no diferencial dianteiro, ou vice-versa. Lá vai a suada e indisponível grana! Oh tristeza...[/QUOTE]

Chevalier, realmente espero que voce encontre só um oleo estragado e que na troca volte tudo ao normal.

Esta situação " de boa procedencia e de uso moderado" as vezes esconde grandes problemas. Ja vi veiculos cheirando a novo, mas com o oleo da ct parecendo uma cola, oleo do motor como graxa e tanque de gasolina cheio de pedaços de plasticos decorrentes da polimerização da gasolina. Ai tu ja viu ne? carrinho lindo parado na garagem. Mas tudo tem outro lado. Se não foi muito rodado, não pode ter causado grandes problemas. Porem não recomendo voce continuar andando enquanto não identificar,pois se tiver algum desgaste interno na CT ou nos diferenciais(embora eu aposte na CT) a partir de agora vai potencializar.
Quanto a não entender o desgaste, tenha certeza de que só ocorre por falta de manutenção adequada. Este veiculos não se acabariam nunca se fizessemos toda manutenção necessária.
Verifique o oleo da CT, e nos informe o que encontrou. ai agente conversa.

Jéster
18/12/2007, 13:56
Com a minha XJ acontece algo parecido algumas vezes:
Quando mudo do 4FullTime pro 2WD eu passo pelo 4PartTime, como todos sabem. Só que muitas vezes fica lá no 4PartTime preso, não vai pro 2WD. Quando isso acontece o comportamento das rodas é exatamente o mesmo que relataram aqui. Medonho pra fazer manobras... Carro preso etc.

Então, acredito que não está mudando de seleção. Talvez seja esse o seu problema.

T+;-)

Boa tarde Gadelha,

Esse negócio também me intriga. Sempre que eu uso o 4x4 eu volto ela pro 2WD e manobro ela um pouco para ver se realmente desengatou. Isso me incomoda porque muitas vezes deixo de usar o 4x4 full time em situações de chuva porque fico na expectativa da dificuldade de desengatar.

Chevalier,

Não entendo muito das ZJ´s, mas sei que tem alguma maneira de desengatar algo em que ela ficará 4x2. Como o pinho falou, seria uma boa maneira de testares se é realmente a CT. E como vais precisar fazer uma viagem para o sul nos próximos dias, talvez seja melhor você vir com ela em 4x2 do que dando esses trancos no 4x4. Daí depois você terá mais tempo para fazer orçamento e etc. Porque arrumar um mecânico bom aqui em SC de ultima hora não vai ser fácil. Um conhecido teve um problema e andou com a dele algum tempo em 4x2. Não sei se isso pode ocasionar problems futuros... Com a palavra... os mais entendidos...

Um abraço:concordo:

gutoxj98
18/12/2007, 16:50
Boa tarde Gadelha,

Esse negócio também me intriga. Sempre que eu uso o 4x4 eu volto ela pro 2WD e manobro ela um pouco para ver se realmente desengatou. Isso me incomoda porque muitas vezes deixo de usar o 4x4 full time em situações de chuva porque fico na expectativa da dificuldade de desengatar.

Um abraço:concordo:

fala jester, eu faço da seguinte maneira quando estou na estrada ou na cidade, mando o braço na alavanca e dou uma ou duas bombadas no acelerador.....e desengata na hora.

abraço.....ja fez as malas ???

Chevalier
18/12/2007, 17:29
Grande JPinho, parece que matou a pau (incrível foi a sua convicção!)!

Estou tão ressabiado que ainda não consigo acreditar e estou até com receio de fazer novos testes e me decepcionar, mas... PARECE QUE AQUELE ÓLEO DE M... TAVA PROVOCANDO TUDO ISSO!

Acabei de trocar o óleo da CT. Tirei aquela borra de lá, que mais parecia e cheirava um óleo 90 velho, e botei um Dextron III novinho como recomendado pelos mestres. E sabem qual foi o resultado? Bem... nos locais onde eu costumava fazer aqueles tais retornos e reclamar que o carro pulava e andava de lado NÃO ACONTECEU MAIS O PROBLEMA, ou seja, a caranga fez a curva bonitinha e sem qualquer resistência.

Mas de tão feliz eu não estou acreditando nisso ainda... parecia um pesadêlo que não acabaria mais! Amanhã vou testar de novo... é, amanhã vou testar de novo... ou hoje talvez... mais tarde... preciso ter certeza de que isso é verdade!

Não encontrei resquícios de limalha naquela tralha de óleo fedido, asqueroso e grudento. Então acredito que também não tenha havido tempo para essa tranqueira ter provocado danos à CT, pois aparentemente o problema está resolvido (não escorregou nas duas experiências que fiz!)... MAS PRECISO CONFIRMAR QUE ACORDEI DO PESADELO, CRIAR CORAGEM... E TESTAR NOVAMENTE! :parede:

Aos amigos e camaradas deste fórum, e principalmente aqueles que estiveram sempre presentes neste tópico, desde já, meu muitíssimo obrigado :palmas: pela paciência que tiveram com o meu problema, e pelo tempo que dispensaram para tentar resolvê-lo.

Fica aí a lição para todos nós Cherokeiros: absoluto rigor com os óleos! Ah, também meti (uuuiiiii como dizem alguns!) o Mobil Super HP 20w50 Anti Borra no motor. Vamos testar o liquidozinho dito mágico. :dance:

:lol:

nzardo
18/12/2007, 18:27

Estou tão ressabiado que ainda não consigo acreditar e estou até com receio de fazer novos testes e me decepcionar, mas... PARECE QUE AQUELE ÓLEO DE M... TAVA PROVOCANDO TUDO ISSO!

Acabei de trocar o óleo da CT. Tirei aquela borra de lá, que mais parecia e cheirava um óleo 90 velho, e botei um Dextron III novinho como recomendado pelos mestres. E sabem qual foi o resultado? Bem... nos locais onde eu costumava fazer aqueles tais retornos e reclamar que o carro pulava e andava de lado NÃO ACONTECEU MAIS O PROBLEMA, ou seja, a caranga fez a curva bonitinha e sem qualquer resistência.

Mas de tão feliz eu não estou acreditando nisso ainda... parecia um pesadêlo que não acabaria mais! Amanhã vou testar de novo... é, amanhã vou testar de novo... ou hoje talvez... mais tarde... preciso ter certeza de que isso é verdade!

Não encontrei resquícios de limalha naquela tralha de óleo fedido, asqueroso e grudento. Então acredito que também não tenha havido tempo para essa tranqueira ter provocado danos à CT, pois aparentemente o problema está resolvido (não escorregou nas duas experiências que fiz!)... MAS PRECISO CONFIRMAR QUE ACORDEI DO PESADELO, CRIAR CORAGEM... E TESTAR NOVAMENTE! :parede:

Aos amigos e camaradas deste fórum, e principalmente aqueles que estiveram sempre presentes neste tópico, desde já, meu muitíssimo obrigado :palmas: pela paciência que tiveram com o meu problema, e pelo tempo que dispensaram para tentar resolvê-lo.

Fica aí a lição para todos nós Cherokeiros: absoluto rigor com os óleos! Ah, também meti (uuuiiiii como dizem alguns!) o Mobil Super HP 20w50 Anti Borra no motor. Vamos testar o liquidozinho dito mágico. :dance:

Chevalier,

Se o óleo da CT tava essa desgraceira toda ...:shock:.... troca tudo q é óleo urgentemente, diferenciais e cambio, as WJ nem sei se tem engraxadeira, mas se tiver manda graxa em tudo q é bico q vc achar ..... e o mais IMPORTANTE troca a agua do depósito do espirrador do para brisa q deve ter até sapo la dentro..... :twisted::twisted:

Chevalier
18/12/2007, 19:13
Pois é NZardo, fui com o objetivo de dar uma geral nos óleos, mas parece que nessa encrenca de CA só especialistas mexem. Mas não estou preocupado com a CA, pois pela vareta de nível dá pra notar que o óleo é o correto e está bom.
O óleo do diferencial trazeiro foi trocado (como eu disse foi colocado um W90, mas sem aditivo). Mas vou trocar dos dois diferenciais pelo TEXACO LS 85W140 o mais rápido possível. No momento parece que estão a contento.
Quanto ao óleo do motor, eu já dei um trato. Coloquei o Mobil Super HP 20w50 Anti-Borra. Está zerado agora.
Aí só faltou trocar o óleo do freio e substituir a água do arrefecimento. No mais, parece tudo em ordem.
A propósito, acabei de falar com o antigo proprietário da viatura, pois percebí que a CT já foi aberta por algum motivo (havia sinais nos parafusos). E ele me informou que a concessionária de Florianópolis precisou abrir para trocar a correia... e imagina só, colocaram aquele óleo fedorento e horroroso lá. Nem em concessionária dá para confiar mais!
Bom, tendo resolvido a questão do arrasto... agora estou procurando por outras coisas na viatura com que me preocupar! Aliás, já achei... o amortecedor da direção que está meio amassado!
Procurei por todo canto na minha WJ e não achei bico para engrachadeira... até estranhei, mas me parece que na WJ não há isso. Que chato...
Abração

Chevalier
18/12/2007, 20:24
Cara... na boa.. vc tá com um problema que pode ser grave na caranga.. não sei muito.. mas se vc não esta confiante no seu carro, não pega a estrada veio. :discordo:.. logo de sapa para Cambojas:shock:.... nao põem em risco tua vida bixo... fora isso, que aqui em Camburiu as ruas sao bem xeias e o transito eh lento e tem muito trevinho redondinho fexado pra vc fazer com sua XJ...

Se não der pra arrumar a viatura.. Aluga uma ai e vem pra ka ou vem de avião e aluga um carro aqui... melhor gastar um pouco agora q ficar na estrada com o carro e estragar as ferias ou quem sabe aconteça o pior.... :|

Minha opinião... blz??? segurança em primeiro lugar :concordo:

Abraços e um bom verâo8)

Grande Buchmann,

Não esquente... moro em SP e em BC. Fico alguns dias em SP e outros em BC o ano todo. Então, BR 116 e BRIOI (BR 101) já são minhas velhas conhecidas... e depois, 620km é perto demais... nada que 5 horinhas e meia de viagem não resolvam.

E se Vc nunca andou de Cheroka, vou te procurar ai e assim poderá experimentar. Anota aí: inacio@chevalier.adv.br. Vamos reforçar contato.

Abração

samukanvas
18/12/2007, 20:52
Que bom que resolveu fácil!!! Bom uso do carro e boa viagem!!!:concordo:

Abs

J Pinho
18/12/2007, 21:01

Chevalier,

Fico feliz por voce. Mas teu trabalho, ainda não terminou. Voce precisa trocar novamente o oleo para limpar completamente a CT. Faz o seguinte. Agenda onde voce fez a troca para quando voce voltar da viagem com a ct bem quente, arriar e trocar por novo. Voce vai perceber que ainda ficou algum resquicio do oleo velho. Ai sim se não tiver ficado nenhum desgaste mecanico não haverá mais problema. Provavelmente esta questão já gerou problema para o ex-proprietario, pois não se troca essa corrente (é uma corrente e não correia. veja no manual de qualquer CT jeep pois são todas iguais no formato) sem que tenha havido uma grande falta de manutenção da CT com contaminação total do oleo.

Abraços e boa viagem

Chevalier
18/12/2007, 22:10
Ok JPinho, vc está mais do que certo. Já está nos meus planos fazer uma nova troca de óleo da CT assim que estiver de volta... ou lá mesmo em BC. Afinal, 1,5 litro a R$ 14,00 por litro é merreca!

Acabei de fazer novo teste com a Cheroka e está perfeito. Dou o problema como solucionado, porém, lamentando por dar motivo ao encerramento deste divetidissimo tópico. Mas certamente nos encontraremos em outros mais por aí...

Achei vcs todos simplesmente fantásticos... acho até que vou abandonar o orkut e o msn para ficar eternamente por aquí. MINHA MULHER É QUE NÃO VAI GOSTAR!

Oh saudade de João Pessoa. Próximo de Natal e no meio... a linda Tambaba. E Vc JPinho, quando é que vem para o sul? Aquí também tem paisagens maravilhosas e gente hospitaleira.

Abraços

Leo - Beethoven
18/12/2007, 22:25
Pô eu fico uns dois dias fora e só quando eu não apareço o a coisa fica interessante ??? :mrgreen: Pô, pode quebrar tudo de novo....:mrgreen::mrgreen:
A coisa tava tão boa que até o Rodrigo (samuka) saiu da toca....:mrgreen:

Eu já vi gente botando (botando pq o outro verbo iria ser moderado :mrgreen:) óleo 90 nas CTs em Cherokees. Pode ter sido isso.
É extremamente importante trocar o óleo novamente em pouco tempo pra ver o estado que sai de lá e remover eventuais resíduos.

Já vi muita gente reclamando de algo assim nas XJs, e ocorre em situações esporadicas, principalmente ao sair de 4x4 para o 4x2. Só pode haver uma explicação: A alavanca retorna, mas os garfos não, e ao soltarem tudo volta ao normal. As vezes regulando a alavanca se resolve (tem procedimento no manual), em último caso só abrindo a CT mesmo.

Abs

J Pinho
18/12/2007, 22:26
Ok JPinho, vc está mais do que certo. Já está nos meus planos fazer uma nova troca de óleo da CT assim que estiver de volta... ou lá mesmo em BC. Afinal, 1,5 litro a R$ 14,00 por litro é merreca!

Acabei de fazer novo teste com a Cheroka e está perfeito. Dou o problema como solucionado, porém, lamentando por dar motivo ao encerramento deste divetidissimo tópico. Mas certamente nos encontraremos em outros mais por aí...

Achei vcs todos simplesmente fantásticos... acho até que vou abandonar o orkut e o msn para ficar eternamente por aquí. MINHA MULHER É QUE NÃO VAI GOSTAR!

Oh saudade de João Pessoa. Próximo de Natal e no meio... a linda Tambaba. E Vc JPinho, quando é que vem para o sul? Aquí também tem paisagens maravilhosas e gente hospitaleira.

Abraços

Ok Chevalier,
Nada melhor do que esses carros funcionando como um relogio. SUIÇO.
Saudades de João Pessoa? volte logo e estaremos aqui lhe aguardando com uma caiproska la em tambaba.
Vou sempre para essas bandas até por força do trabalho, mas ano passado fiz uma viagem rodoviaria, visitando todos nossos agentes e andei todo litoral até ES, depois minas e saõ paulo, parana, voltando por sp rio e ai direto pela BR101. Foram dois meses excelentes e proveitosos. Proximo ano vou reservar uns dias para coneceh o pessoal do forum.
Mais so depois de maio pois estou participando de uma expedição transamazonica com um pessoal legal de Recife durante todo mes de abril.

Abraços e feliz Natal e proxima João Pessoa.

buchmann
19/12/2007, 13:51

Ei Chevalier....

um procedimento padrão pra quem compra um carro usado, e não quer se encomodar, é trocar tudo que é óleo da caranga....
fiz isso na minha pajerinho.... gastei 546 reias.... mas troquei tudo... tudo mesmo.. e coloquei o óleo recomendado pelo manual... ninguém sabe o que tem dentro até trocar... hehehe :-)

achei muito barrato o óleo que vc colocou no carro.. pois paguei R$ 38,50 o LITROOOOOOOOOO :parede:
na autorizada estava por R$ 48,00 .... um absurdo de caro
mas fora isso não precisei fazer quase nada na pajerinho.. ate agora só alegria

E então, jah que resolveu o problema.. parabéns :palmas::palmas:
agora é " boa viajem e bom final de ano".. e se der vamos combinar alguma coisa, to ai.. .. . não sei quanto tempo vou ficar em BC esse ano.. volto a trampar dia 2 :( ... mas quem sabe :pensativo: heheheheh

eh o seu msn aquele q vc passou???

grande abraço

Gadelha
19/12/2007, 14:25
Para comprar óleo é bom pesquisar.
Normalmente nas lojas de troca de óleo são muito mais caros, pra pagar a mão-de-obra. Já vi muitos casos em que o valor era 80% mais caro. Procure antes emr lojas especializadas ou posto de gasolina.

T+:wink:

gutoxj98
19/12/2007, 16:44
CHEVALIER !!!!

Legal que tudo se resolveu, sem mecanica !!!!!!

Hoje troquei os oleos do diferencial da XJ e coloquei esse LS da texaco, na frente coloquei o normal + mollycote

Bom o Orça ficou assim !!!!

TEXACO LS 85W140 LS - 17,00 o litro (2)
Texaco normal - 11,00 o Litro (2)
Molycote - 16,00 (1)
Graxa em tudo - 10,00
M.O - 40,00
Cola para os Dif. - 10,00

total R$ 130,00

Na Barra Lubrificantes, na rua Barra funda !!! e to conseguindo + um apoio deles para nosso encontro !!!!!!

Abs

Chevalier
19/12/2007, 20:33
Buchmann, meu msn é ebarrc@hotmail.com.

A caranga está ajeitada agora... só não estou gostando de uns zumbidos leves embaixo. Mas ainda falta checar e trocar o óleo do diferencial dianteiro, e colocar um molikote no trazeiro.

Pessoal, não sei se vcs perceberam, mas numa das minhas mensagens mencionei que fiz aquele teste da chave de ignição para verificar se existia erros na central de comando da viatura. Sei que esse foi um assunto de outro tópico que não me lembro qual é. Na minha WJ funcionou perfeitamente com 3 off-on na chave de ignição e o odômetro digital mostrou "done", ou seja, nada de erro. O pessoal do tópico estava em dúvida se nas viaturas a partir de 1998 esse recurso estava implementado.

Outra coisa, minha WJ Laredo não tem bicos para graxa...

Abraços

gutoxj98
19/12/2007, 21:41
CHEVALIER !!!!

Legal que tudo se resolveu, sem mecanica !!!!!!

Hoje troquei os oleos do diferencial da XJ e coloquei esse LS da texaco, na frente coloquei o normal + mollycote

Bom o Orça ficou assim !!!!

TEXACO LS 85W140 LS - 17,00 o litro (2)
Texaco normal - 11,00 o Litro (2)
Molycote - 16,00 (1)
Graxa em tudo - 10,00
M.O - 40,00
Cola para os Dif. - 10,00

total R$ 130,00

Na Barra Lubrificantes, na rua Barra funda !!! e to conseguindo + um apoio deles para nosso encontro !!!!!!

Abs

ahhh...ficou ZERO RUIDO......antes dava uns estalos no dif traseiro, agora parece manteiga....heheeh

Quando ligava 4x4 ...... o dif dianteiro fazia uma esfregasso......achava normal........agora ta mantegao !!!! nada de ruido.... Tinha limalha no dif dianteiro, acho que era por isso que gerava esse barulho !!

abs

nzardo
19/12/2007, 21:46
Chevalier,

Satisfeito pela solução do seu problema....:concordo::concordo:

Esse zumbidos..... pode ser os pneus.... q sapatos vc tem na viatura ??

buchmann
20/12/2007, 13:12
add no meu msn ;)