PDA

Ver Versão Completa : 4H e 4L nao engatam



Pedro Varela
16/12/2007, 00:41
Galera, hoje durante uma trilha ocorreu um problema, apos forçar em uma determinada subida com a reduzida acionada (houve pancada na base da reduzida, inclusive amassando-a), verifiquei que fiquei sem a mesma logo após o termino da subida. Notei que não está ocorrendo o estralo nas rodas dianteiras quando se engata o 4H e 4L, mas também não se houve nenhum estralo de engrenagem vinda do diferencial ou caixa de reduzida.
Dúvida. Será que o problema está na roda livre?:pensativo:
O carro está apenas 4x2:evil::(.
A alavanca engata a 4x4 e 4x4 reduzida:evil::evil::evil: (como havia falado), mas não a acionam:evil::evil::evil::evil::evil::evil:, não existem trancos ou dificuldades no engate da alavanca.
:pensativo:Será que devido a pancada, havendo o desnivelamento da base da reduzida não é acionada, mas ai o 4x4 acionaria,:pensativo: ou haveria dificuldades nos engates, correto?
Gostaria de saber (advinhar):-) antes de levar em algum mecânico:parede: na segunda.

Pessoal, é frustrante quando se quebra a 4x4, vc com toda empolgação e....
Bata o motor ou quebre qualquer outra coisa, mas a 4x4 é sacanagem.

vlw

diogo ludovico
17/12/2007, 00:14
Não sei se no vitara vai ser possivel fazer este teste, no samurai dá, mas....
Peça para algume olhar embaixo do carro, e com o carro em 4x2 e com as rodas livres em free, ande um pouco com o carro e veja se o cardã dianteiro se move.
Refaça o teste somente com as rodas livres em lock. Se o cardã ficar parado, ai é sinal que as rodas livres foram p saco
Se o cardã se mover, então as rodas livres estão funcionando, ae seria o caso de com as rodaslivres em free, engarar a tração e andar um pouco, se o cardã se mecher então está funcionando....
O andar que me refiro, é coisa de 1 a 2 m, o suficiente para o cara que estiver de fora conferir se o cardã dianteiro está ou não se mechendo.
Mas o melhor é levar o carro a um elevador e fzer o teste com as 4 rodas suspensas...

davilsantos
17/12/2007, 00:32
no vitara original a roda livre eh automatica, o unico teste seria engatar a tração e alguem observar se gira o conjunto cardan e homocineticas, se girarem as rodas livres foram pro saco.

Murillus
20/12/2007, 16:41
No meu tracker existe uma peça que fica na parte de baixo que ao desconectar vc perde a 4x4... é tipo cabo (mangueirinha) que junta duas outras peças de ferro...

Murillus
20/12/2007, 16:49
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32647

Pedro Varela
21/12/2007, 11:32
Obrigado pelas sugestoes, o problema é a roda livre, como tinha falado, houve a elevação da roda em +- uns 30cm com isso ao tocar nochao em movimento fez com q a trava da roda livre amassasse, nao mas permitindo ela travar para engatar a 4x4 e reduzida, ficando todo o tempo livre.
Bem, ate agora, foi o diagnosticado, falta saber ao colocar nova roda livre se vai funcionar.
Falar em roda livre nova, onde posso encontrar e quanto é:?:
Algum site?

vlw.

Morcego
21/12/2007, 12:46
Obrigado pelas sugestoes, o problema é a roda livre, como tinha falado, houve a elevação da roda em +- uns 30cm com isso ao tocar nochao em movimento fez com q a trava da roda livre amassasse, nao mas permitindo ela travar para engatar a 4x4 e reduzida, ficando todo o tempo livre.
Bem, ate agora, foi o diagnosticado, falta saber ao colocar nova roda livre se vai funcionar.
Falar em roda livre nova, onde posso encontrar e quanto é:?:
Algum site?

vlw.
Pedro,
Seu Vitara está com a carcaça do diferencial dianteiro original ?
Se sim, providencie imediatamente uma de ferro. Tome muito cuidado com esta situação, porque se estourar o preju $$$$$ é grande. :putz: