Ver Versão Completa : Trepidação do pedal do freio
Luciano - CJ5
15/12/2007, 20:50
Estou com um problema e gostaria de saber a opinião dos experts. Meu Jeep possue o sistema de freio original e semana passada, depois de verificar todo o sistema, e descobrir que tinha de trocar as panelas traseiras (estavam trincadas), os cilindros de freio traseiros e o semi-eixo esquerdo que estava torto (devido a um mecanico que não tinha a ferramenta adequada para retirar pois o meu é com o sistema de chaveta), quando freio o pedal de freio trepida. O que pode ser, já verificamos as panelas e retiramos qualquer irregularidade da superficie que podia haver. Estou sem saber o que pode ser.
leopoldo
15/12/2007, 21:16
normalmente, a trepidação é panela empenada ou ponta de eixo torta
Sergio Willys
18/12/2007, 00:06
Prezado Luciano;
Vivenciei por muito tempo problema semelhante com meu 61. Ele tem freio a disco na frente e original a tambor na trazeira.
Tudo contribuia para trepidação, tanto as panelas, quanto as pontas de eixo como o mestre Leopoldo já colocou, mas além disso, no caso da frente, a peça onde o disco é fixado também estava empenada.
Além do disconforto, a oscilação faz com que o freio "baixe" conforme rodamos, e quando precisamos dele, só tem tábua.
Mas no meu caso não troquei as bengalas trazeiras, pois na loja onde consultei, disseram que não podiam dar garantia, pois meus pneus e rodas não são originais, e que com freqüência, pessoas que trocam as bengalas, quebram as novas.... Me falaram que a marca era boa (Ensimec acho), mas sem garantia. Assim continuo com freio VIBRANTE e tendo que chamar o freio antes de brecar!!! Posta a solução para eu poder copiar...
Abraço
leopoldo
18/12/2007, 06:49
levanta o jeep nos cavaletes .... as 4 rodas.
liga o motor, engata 3 em 4x4, solta o pé da embreagem.
por trás do jeep, alinhe a vista com a lateral dos pneus e observe as rodas girando.
faça o mesmo pela frente
Observe se alguma roda vira excentrica. Se estiver excentrica, é eixo ou cubo empenado.
Anote qual, e depois do próximo teste, demonte e verifique num torno, por exemplo.
Agora, desliga o motor e já que as rodas estão no ar, faça o teste de folga em cada roda:
1- põe a mão em cada lateral de um pneu (horizontal), puxa e empurra o pneu. Tem folga ? estala ?
2- põe as 2 mãos em baixo do pneu e tenta levantar dando tranquinho. Tem folga ? estala ?
3- põe a mão agora em cima e em baixo de cada pneu (vertical) e faz o seguinte movimento ... a mão de cima empurra enquanto que a de baixo puxa e daí vc troca: a de cima puxa e a de baixo empurra. tem folga ? estala ?
Qualquer problema, verifique os rolamentos, cubos de roda, cubos chavetados.
Se estiver tudo certo, sem empenados ou folgas, deve ser a panela mau assentada ou torta.
Sergio Willys
21/12/2007, 13:37
Mestre Leopoldo:
Os testes mostram que o problema está nas 2 bengalas trazeiras, que estão empenadas. O certo é trocar, mas quando o pessoal da loja ficou em cima do muro quanto às novas bengalas aguentarem o tranco, fiquei com receio de trocar, e arrumar um problema maior ainda.
O que você acha destas ensimec, dá para encarar, ou melhor conviver com o freio "vibrante" ?
Obrigado
leopoldo
21/12/2007, 19:33
eixo empenado = adicional tensão ciclica no apoio (rolamento) = trinca e fratura = cuidado, seu eixo semiflutuante pode matar(topico no CJ).
ou troca por novos ou coloca flutuante ensimec.