PDA

Ver Versão Completa : TR4 x TRACKER



teco76
15/12/2007, 13:14
Olá,
estou em dúvida se compro uma TR4 ano 2005 ou uma tracker zero.:pensativo:
O câmbio automático da tr4 é um fator a favor, além de ser mais em conta (53 mil na minha city). A favor da tracker seria o fato de estar na garantia, ser zero...Já ouvi falar que a tr4 não é muito estável nas curvas.
Quero saber as opiniões de vcs...GRATA!!!:concordo:

murilloaquino
15/12/2007, 16:08
Eu iria de TR4.Alem de ser muito estavel, pelos comentarios o custo de manuntençao é um pouco menor...

RTDI4
15/12/2007, 22:37
gosto é gosto!
eu iria de TR4
por gostar mais do ESTILO

Amostardeiro
15/12/2007, 22:49
gosto é gosto!
eu iria de TR4
por gostar mais do ESTILO

X 3, TR4 sempre.

VOVÔ DO TROLLER
16/12/2007, 02:12
...........................................

VOVÔ DO TROLLER
16/12/2007, 02:16
Boa noite TECO76. Tenho um Tracker mod. 2007 e depois de 15.000 km rodados, posso te dizer que ela é excelente. É mais macia e mais confortável do que a TR4, já vem completa, inclusive com teto solar elétrico ( o que a TR4 não tem, nem como acessório). Tente colocar adultos no banco de trás da TR4 principalmente em viagens e verás o que acontece. A TR4 consome mais do que o Tracker, principalmente a automática, além do que o tanque da TR4 é de apenas 53 l contra 66 litros do Tracker. Numa viagem tem bem mais autonomia(não parece, mais faz uma baita diferença estes 13 l a mais) . Tenho feito trilhas com pessoas que tem a TR4 e elas não são tudo isto que dizem (neste ponto temos que tirar o chapéu para a Mitsubishi que faz um belo markenting da TR4). Com relação às peças de reposição você só vai encontrar nas autorizadas(no caso da TR4) e é aí que o "bicho pega", principalmente sendo carro usado. No Tracker, que na verdade é o legítimo Suzuki Grand Vitara japones ( é importado do Japão em partes e apenas montado na Argentina) você vai encontrar vários locais que vendem peças de reposição (Suzucar, Japan Auto Parts, Alternativa 4 x 4 dentre outras) sem contar que há muitas peças genéricas, coisa que o TR4 não tem. Agora ,principalmente, se levar-mos em conta que você está comparando uma TR4 2005 com um Tracker "zero" que tem 2 anos de garantia, aí minha amiga, é covardia. 10 a 0 para o Tracker, principalmente neste último quesito. Abçs e boa compra.
Válter

VOVÔ DO TROLLER
16/12/2007, 15:42
Bom Dia Teco76, só complementando as informações anteriores. Há muitas pessoas que dizem que o visual do Tracker é ultrapassado, dizendo que o do TR4 é mais moderno, no entanto o TR4 só é produzido no Brasil, em Catalão, sendo que no Japão já é um modelo ultrapassado e não é mais fabricado há vários anos. Portanto neste quesito, dá empate, apesar de que na minha opinião o visual do Tk é mais bonito e agradável. Colocando lado a lado um Tk e um Tr4 é fácil visualizar que o Tk tem muito mais porte, a distância entre eixos e largura são maiores, o que aumenta o espaço interno, o conforto e a estabilidade. Resumo todas as minhas explanações em uma única frase: O Tracker é o carro 4 x 4 de melhor custo benefício do país. Este fato é unânime entre entendidos e não entendidos no assunto. Abçs. Válter

P.S. Qualquer dúvida com relação ao Tk é só perguntar que terei prazer em responder.

VOVÔ DO TROLLER
16/12/2007, 15:50
Só finalizando, de fato , tenho que admitir , se o propósito é um câmbio automático , neste quesito, o Tk perde, pois ele só é vendido com câmbio manual, e verdade seja dita, o seu câmbio é um pouco "duro" comparado aos carros do passeio ( seu câmbio é mais robusto, daí a duzeza, e isto é feito para aguentar mais "pau" ) .No começo você vai estranhar o câmbio , , mais depois você se acostuma e vai achar o câmbio ótimo, como eu e outras inúmeras pessoas que possuem o Tracker. Abçs. Válter.

LGVM
17/12/2007, 00:01
O TR4 é muito bom de curva, se vc andar c/ o 4x4 desbloqueado então....na chuva pode acelerar tranquilo. É um carro perfeito p/ um casal viajar. O novo tem um tanque de 72l e se comparar os 2 como saem de fábrica o TR4 vai melhor no fora de estrada.

teco76
17/12/2007, 00:37
valeu! acho que com a sua resposta e a de outros colegas já deu pra decidir!

teco76
17/12/2007, 00:39
pois é, o câmbio automático é um ponto a favor da tr4, além do que só vou conseguir a tracker em fevereiro, até lá estarei a pé. mas gostei muito das suas explanações! obrigada!!!

teco76
17/12/2007, 00:40
valew......

cwb123
17/12/2007, 00:43
Entre a dureza do câmbio manual que aceita "pau" e o conforto do automático, vou com a TR4 - dentro e fora da cidade. Fora isso, o automático também é melhor no fora de estrada em geral, além do que a TR4 é flex. Complementando o que já foi dito, o consumo é um pouco alto, especialmente no início, o porta-malas é ótimo e engana os olhos, pois é alto e cabe muito. O carro é sólido e muito seguro, sem frescuras. O atendimento da Mit é especializado nesse tipo de veículo, já fazer manutenção em um Suzuki montado na Argentina com a marca Chevrolet.. não sei o que dizer. O fato é que o tracker é agradável na estrada e tem teto-solar, enquanto o TR4 é mais prático na cidade. Se o seu uso for principalmente em estradas e asfaltadas, o tracker é melhor. Mas se for bastante misto, principalmente na cidade e também off, o TR4 é a escolha mais prática.

teco76
17/12/2007, 01:45
o uso vai ser misto, alguns fins-de-semana pegarei algumas trilhas de pedra (faço vôo livre). Inclusive gostaria de saber quais pneus vcs usam, e recomendam, para uso misto (raramente terá lama pois se chove ou choveu o tempo não está bom para voar).
estou quase batendo o martelo na tr4.

RHL
17/12/2007, 01:54
Gosto mais da TR4, mas tente comprar uma versão "long Range" que vem com câmbio automático e um tanque maior.
Tracker também é legal. Mas EU ficaria com a Mit...

Fred Bailune
17/12/2007, 09:53
Gosto mais da TR4, mas tente comprar uma versão "long Range" que vem com câmbio automático e um tanque maior.
Tracker também é legal. Mas EU ficaria com a Mit...

x2 .....

Ja tive suzuki e hoje meu irmao tem uma IO e minha namorada uma TR4, acho que nao preciso falar muito mais coisa nao !!! So mais uma coisa, as pecas de reposicao da TR4 sao bem competitivas com as do Tracker em custo.

Abs

waldeques
17/12/2007, 11:11
Gosto é gosto e nao se discute.. mas o problema do TK é encontralo...

Quando fui tentar compra-lo... tinha que esperar 90 dias e pagar 5000 ainda para esperar.. e só Deus sabe se iria chegar...

e Pagar o que a GM fala...aó com muita sorte.. sempre tem gente pagando agio e vc que nao paga vai ficando esperando...chegar...

Se a GM tivesse carro para entregar teria na agencia...aqui em Campinas só foto....

Fred Bailune
17/12/2007, 13:14
Gosto é gosto e nao se discute.. mas o problema do TK é encontralo...

Quando fui tentar compra-lo... tinha que esperar 90 dias e pagar 5000 ainda para esperar.. e só Deus sabe se iria chegar...

e Pagar o que a GM fala...aó com muita sorte.. sempre tem gente pagando agio e vc que nao paga vai ficando esperando...chegar...

Se a GM tivesse carro para entregar teria na agencia...aqui em Campinas só foto....

Waldeques,

fora que com a chegada do Vitara GIII existe uma grande chance desse carro sair de linha novamente.

Abs

VOVÔ DO TROLLER
17/12/2007, 15:12
[quote=LGVM;510873]O TR4 é muito bom de curva, se vc andar c/ o 4x4 desbloqueado então....na chuva pode acelerar tranquilo. É um carro perfeito p/ um casal viajar. O novo tem um tanque de 72l e se comparar os 2 como saem de fábrica o TR4 vai melhor no fora de estrada.[/quote

Concordo com o nobre partícipe do Forum 4 x 4 LGVM, mas a comparação segundo a própria proponente Teco76 é entre uma tr4 2005 e um um tracker "zero". Aí , na minha modesta opinião, a coisa muda de figura. Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
17/12/2007, 15:31
Concordo em parte com os nobres partícipes do forum, no entanto, dizer que o Tracker (na verdade um Suzuki Grand Vitara) é melhor em estrada asfaltada, desculpem-me , mas é falta de conhecimento, de quem nunca fez trilhas de nível médio e até pesadas, com o Tracker/GV. Os Suzukis tem uma grande tradição no mundo todo,por serem carros robustos e valentes. Aqui no Brasil o TR4 (Mitsubishi) é afamado, no entanto no Japão, E.U. A. e Europa, os Suzuki são mais aceitos e apreciados. Com relação ao Vitara III tem que ficar bem claro que ele virá com o preço dobrado, ou quase, com relação ao Tracker. Se alguém estiver disposto a pagar , tudo bem. Como bem disseram alguns integrantes do Forum, gosto é gosto . aBçs. Vbeltram

cwb123
17/12/2007, 22:01
Dados:
Tracker é mais pesado 150kg 1495Kg x 1345 TR4
Tracker menor ângulo de entrada 34º x 38º TR4
Tracker menor ângulo de saída 31º x 41º TR4
Tracker menor capacidade rampa 23º x 35º TR4 (mais leve)
Tracker entre eixos maior 3cm 2480 x 2450 TR4
Potência tracker 128 a 5900 contra 131 x 5500 da TR4 (gasolina)
Torque tracker 17,5 a 4300 contra 18 a 4500 TR4 (gasolina)

Claro que, em viagem em estrada asfaltada esses dados não são tão relevantes. O que mais agrada no Tracker é o conforto na estrada, em que o câmbio não faz tanta falta - mesmo assim, segundo a quatro rodas, o espaço atrás é menor que do Ecosport (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_205699.shtml), que mesmo com cambio automático acelera mais rápido. O tracker comporta bem trilhas leves com conforto. Com certeza os carros Suzuki são valentes, mas a tecnologia fora de estrada da Mit é insuperável - as competições pelo mundo afora estão de prova. Há boatos de que a MMCB está preparando modelo flex para venda nos EUA. Os modelos TR4 automáticos long-range são os melhores, procure auxílio de alguém que conheça o veículo para avaliar se foi muito exigido em trilhas ou há algum item importante que precisa manutenção, principalmente câmbio e diferenciais. Há muitos veículos dessa época que nunca sairam do asfalto, vale procurar. Outro dado interessante é que o TR4, por ser menor, é fácil de estacionar (use traçado com o diferencial desbloqueado e fica mais fácil ainda) e tem excelente visibilidade.
Sobre pneus, os modelos novos utilizam Pirelli ATR, mas aqui mesmo no forum tem um tópico sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16183

Sucesso com seu carro e boa diversão!

LGVM
17/12/2007, 23:36
o uso vai ser misto, alguns fins-de-semana pegarei algumas trilhas de pedra (faço vôo livre). Inclusive gostaria de saber quais pneus vcs usam, e recomendam, para uso misto (raramente terá lama pois se chove ou choveu o tempo não está bom para voar).
estou quase batendo o martelo na tr4.
Fala Teco, p/ voar e fazer passeios o TR4 é melhor, subidão c/ pedra e erosão a at é ótima.
Voava de asa mas depois de um acidente minha mulher me fez vender tudo. O seguro de vida não paga estes casos....eh eh eh!!!

Abs, boa compra e boa diversão!!

VOVÔ DO TROLLER
18/12/2007, 19:06
Chevrolet Tracker bate recorde de vendas em novembro de 2007 (http://www.carplace.com.br/chevrolet-registra-recorde-de-vendas-do-utilitrio-esportivo-tracker-em-novembro-de-2007/)

10 Dez, 2007 Chevrolet (http://www.carplace.com.br/category/chevrolet/)
http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2007/12/chevrolet-tracker.jpg
O Chevrolet Tracker (http://www.carplace.com.br/chevrolet-registra-recorde-de-vendas-do-utilitrio-esportivo-tracker-em-novembro-de-2007/#) bateu recorde de vendas no mercado nacional no mês de novembro. Foram emplacadas 782 unidades do modelo, segundo levantamento do Renavam. No mês de outubro foram vendidas 671 unidades do modelo, o que representa um aumento de 16,5% nas vendas.

http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2007/12/chevrolet-tracker-2.jpg
Durante todo o ano de 2007 (de janeiro a novembro), o utilitário-esportivo 4×4 da Chevrolet contabilizou 5.718 unidades vendidas, o que representa uma participação de 28% no segmento de utilitários esportivos pequenos com motorização de até 2.0 litros.
Em função desta demanda aquecida, a GM decidiu incrementar o volume de importação que inicialmente era de cerca de 300 unidades mensais. “O Chevrolet Tracker é um utilitário-esportivo robusto, confortável e de elevada qualidade, além de ter uma excelente relação custo-benefício. Essas características agradaram em cheio ao consumidor brasileiro”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
O motivo do sucesso de vendas pode ser explicado pela falta de concorrentes e também pelo seu preço, que segundo a Chevrolet, é de R$ 60.969,00. Sua principal concorrente, a Mitsubishi Pajero TR4 2.0 Flex 16V tem preço aproximado de R$ 72.461,00, segundo a tabela FIPE.
http://www.carplace.com.br/wp-content/uploads/2007/12/chevrolet-tracker-3.jpg
O utilitário-esportivo é vendido em em uma única versão, com motor de 2.0 litros, 16 válvulas a gasolina, que gera 128 cavalos de potência a 5.900 rpm. O torque é de 17,7 kgfm a 4.300 rpm.
Ele conta com o sistema de tração 4×4, com as seguintes opções: 4×2 com tração traseira, para ser usada em condições normais, 4×4 para terrenos com baixo atrito ou escorregadios e a 4×4 com reduzida, para ser acionado em condições extremas de baixa aderência ou aclives / declives acentuados.
Completam a lista de equipamentos o conjunto elétrico (trava das portas, espelhos retrovisores externos e alarme (http://www.carplace.com.br/chevrolet-registra-recorde-de-vendas-do-utilitrio-esportivo-tracker-em-novembro-de-2007/#)), airbag frontal duplo, freios com ABS nas quatro rodas, direção hidráulica, ar-condicionado, diversos porta-objetos internos, teto solar de vidro deslizante com acionamento elétrico, rádio AM / FM estéreo com CD player, sintonia eletrônica e painel destacável.
Divulgação GM do Brasil / Fotos de Fabio Gonzalez

VOVÔ DO TROLLER
18/12/2007, 19:27
Suzuki Grand Vitara
O Grand Vitara 4x4 faz parte do nicho dos carros que rodam bem tanto em ruas urbanas quanto em terrenos mais acidentados. Para garantir conforto e segurança, a parte frontal do chassis foi desenhada de forma retilínea para absorver os choques com facilidade. No modelo Grand Vitara, foram instalados dispositivos de absorção de choque no interior das colunas do pára-brisa. A sustentação da carroceria apresenta um moderno desenho que minimiza a transmissão dos ruídos da rodagem e vibração do motor através do chassis. Essa construção faz com que o Grand Vitara se enquadre nas mais rígidas normas européias de deformação da cabine em caso de colisão.
A carroceria recebeu chapas de grande resistência à tração, galvanizadas com tratamento anti-corrosão, assegurando uma longa vida útil ao veículo, e mesmo com o aumento da espessura das chapas, sua estrutura ainda permaneceu bastante leve. O automóvel conta ainda com defletor no capô e no painel divisório do motor com isolação térmo-acústica, silenciadores no teto, para evitar que os ruídos da chuva seja transmitido para a cabine.
O robusto chassi do tipo escada do Grand Vitara oferece tanto rigidez para viajar pelo campo quanto conforto para circular pela cidade. Comparando-se com veículos similares de construção tipo monobloco, o Grand Vitara oferece maior rigidez e amortecimento das vibrações, além da durabilidade necessária para responder as exigências das pistas de terra. Este desenho integrado protege a parte inferior do veículo, reduzindo a possibilidade de sofrer danos ao passar por caminhos em mau estado. O estudo exaustivo do chassi com a ajuda de computadores e a utilização de chapas de aço de alta resistência na carroceria, permitiu criar a estrutura o mais leve possível, aumentando simultaneamente a resistência e a rigidez geral. A aplicação de um processo de galvanização contra a corrosão, de uma camada protetora em toda a parte inferior do veículo e o uso de um silencioso de aço inoxidável são outras provas da excelente durabilidade deste veículo.
A tração 4x4 disponível na linha Suzuki, desperta o interesse de pessoas de todas as idades que gostam de viver com espírito de aventura. Possibilita ao condutor explorar melhor lugares onde veículos com tração convencional não poderiam chegar. A tração 4x4 é apropriada para estradas de terra, lama, areia e terrenos em péssimas condições.

P.S. O TR4 NÃO NÃO TEM CHASSI E SIM MONOBLOCO. OS CARROS COM CHASSI COSTUMAM TER MAIS ROBUSTEZ E ACEITAM MAIS ADAPTAÇÕES.

Fred Bailune
18/12/2007, 19:42
Suzuki Grand Vitara
O Grand Vitara 4x4 faz parte do nicho dos carros que rodam bem tanto em ruas urbanas quanto em terrenos mais acidentados. Para garantir conforto e segurança, a parte frontal do chassis foi desenhada de forma retilínea para absorver os choques com facilidade. No modelo Grand Vitara, foram instalados dispositivos de absorção de choque no interior das colunas do pára-brisa. A sustentação da carroceria apresenta um moderno desenho que minimiza a transmissão dos ruídos da rodagem e vibração do motor através do chassis. Essa construção faz com que o Grand Vitara se enquadre nas mais rígidas normas européias de deformação da cabine em caso de colisão.
A carroceria recebeu chapas de grande resistência à tração, galvanizadas com tratamento anti-corrosão, assegurando uma longa vida útil ao veículo, e mesmo com o aumento da espessura das chapas, sua estrutura ainda permaneceu bastante leve. O automóvel conta ainda com defletor no capô e no painel divisório do motor com isolação térmo-acústica, silenciadores no teto, para evitar que os ruídos da chuva seja transmitido para a cabine.
O robusto chassi do tipo escada do Grand Vitara oferece tanto rigidez para viajar pelo campo quanto conforto para circular pela cidade. Comparando-se com veículos similares de construção tipo monobloco, o Grand Vitara oferece maior rigidez e amortecimento das vibrações, além da durabilidade necessária para responder as exigências das pistas de terra. Este desenho integrado protege a parte inferior do veículo, reduzindo a possibilidade de sofrer danos ao passar por caminhos em mau estado. O estudo exaustivo do chassi com a ajuda de computadores e a utilização de chapas de aço de alta resistência na carroceria, permitiu criar a estrutura o mais leve possível, aumentando simultaneamente a resistência e a rigidez geral. A aplicação de um processo de galvanização contra a corrosão, de uma camada protetora em toda a parte inferior do veículo e o uso de um silencioso de aço inoxidável são outras provas da excelente durabilidade deste veículo.
A tração 4x4 disponível na linha Suzuki, desperta o interesse de pessoas de todas as idades que gostam de viver com espírito de aventura. Possibilita ao condutor explorar melhor lugares onde veículos com tração convencional não poderiam chegar. A tração 4x4 é apropriada para estradas de terra, lama, areia e terrenos em péssimas condições.

P.S. O TR4 NÃO NÃO TEM CHASSI E SIM MONOBLOCO. OS CARROS COM CHASSI COSTUMAM TER MAIS ROBUSTEZ E ACEITAM MAIS ADAPTAÇÕES.

Vbeltram,

Acho que vc esta COMPLETAMENTE equivocado com monobloco ... o monobloco é MAIS resistente que o chassi, realmente carros com monobloco vc nao consegue levantar apenas a carroceria, o que na pratica nao muda quase nada so estetica !!!

O meu carro pro exemplo era chassi ate 99 depois ele passou a ser chassi integrado (monobloco) resultado o carro ficou mais leve e aquenta 5 vezes mais torcao que a Pajero antiga.

Hoje quese todos os carros do Dakar ja usam monobloco (claro que nao o mesmo do meu carro) mas esse tecnologia so veio a agregar. Inclusive o Vitara GIII tambem é monobloco.

Por isso e por outras que eu falo que a TR4 é um carro bem mais moderno do que o Tracker.

Jorge T
18/12/2007, 20:37
Vbeltram,

Acho que vc esta COMPLETAMENTE equivocado com monobloco ... o monobloco é MAIS resistente que o chassi, realmente carros com monobloco vc nao consegue levantar apenas a carroceria, o que na pratica nao muda quase nada so estetica !!!

O meu carro pro exemplo era chassi ate 99 depois ele passou a ser chassi integrado (monobloco) resultado o carro ficou mais leve e aquenta 5 vezes mais torcao que a Pajero antiga.

Hoje quese todos os carros do Dakar ja usam monobloco (claro que nao o mesmo do meu carro) mas esse tecnologia so veio a agregar. Inclusive o Vitara GIII tambem é monobloco.

Por isso e por outras que eu falo que a TR4 é um carro bem mais moderno do que o Tracker.
x2 !

Na Tr4 se vc tentar levantar a carroceria periga trincar tudo. Pra levantar só um calço de PU na suspensão.

Não tem como comparar a robustez e durabilidade de um TR4, esses bichos sofrem o diabo no MMS e na CUP(versão R).

paulohflyra
18/12/2007, 20:38
Grande All !!

Aqui vai minha contribuição.:

1o - Entre a TR4 Usada e o Tracker 0km com 2 anos de garantia ? Faça as contas e veja se vale o risco.

2o - Avalie a sua estrutura física.. a Tr4 para mim é tanto apertada, diria que no limite por conta dos ombros.. na minha opinião não vale para mim um item que pesou foi o aperto, o espaço a + da Tracker vale a diferença.

3o - Acabamento.. que diabos a MIT vende uma viatura de 80k com acabamento destes ?!?!

4o - Ande em um e no outro.. faça o bendito teste drive..

5o - Caso decida pela MIT pesquise preço e procedência.. o ideal seria comprares uma 0km.

Ps... se monobloco for + robusto que chassis creio que aprendi tudooooo errado nestes últimos 11 anos de Engesa/Camper.. pelo amor de deus nãoooo apela.. estes carros que vemos no paris dakar da vida possuem estrutura completamente alterada.. não vá na propaganda.. vide que desta forma por quê caminhão/ônibus estaria rodando de chassi.. sem chassi com robustês só um bom MBT !

Fred Bailune
18/12/2007, 21:05
Grande All !!

Aqui vai minha contribuição.:

1o - Entre a TR4 Usada e o Tracker 0km com 2 anos de garantia ? Faça as contas e veja se vale o risco.

2o - Avalie a sua estrutura física.. a Tr4 para mim é tanto apertada, diria que no limite por conta dos ombros.. na minha opinião não vale para mim um item que pesou foi o aperto, o espaço a + da Tracker vale a diferença.

3o - Acabamento.. que diabos a MIT vende uma viatura de 80k com acabamento destes ?!?!

4o - Ande em um e no outro.. faça o bendito teste drive..

5o - Caso decida pela MIT pesquise preço e procedência.. o ideal seria comprares uma 0km.

Ps... se monobloco for + robusto que chassis creio que aprendi tudooooo errado nestes últimos 11 anos de Engesa/Camper.. pelo amor de deus nãoooo apela.. estes carros que vemos no paris dakar da vida possuem estrutura completamente alterada.. não vá na propaganda.. vide que desta forma por quê caminhão/ônibus estaria rodando de chassi.. sem chassi com robustês só um bom MBT !

Folha online - pajero Full
"Vale a pena destacar também o sistema de chassi integrado ao monobloco, além da maior rigidez, trouxe ao veículo uma série de outros benefícios, como o rebaixamento do assoalho em 50 mm. O espaço para os passageiros aumentou e também há mais espaço para bagagem."

Webmotors - pajero Full
"Em estrutura houve mudanças no monobloco, que permitiram aumento de aproximadamente 15% na rigidez torcional. O capô agora é de alumínio, diminuindo peso e ruído – e também ajudando na absorção de impacto no caso de um atropelamento. O motor foi deslocado para trás e para baixo, de forma a melhorar o centro de gravidade do modelo e a distribuição de peso sobre os eixos. De acordo com a Mitsubishi, o Pajero Full 2008 apresenta 25% menos de rolagem da carroceria (inclinação em curvas) sobre a versão anterior. Outra alteração a ser valorizada, pois esse comportamento é dos mais marcantes e desagradáveis em utilitários esporte. "

QuatroRodas - Pajero Full
"É o carro que você vê nas fotos. É nada mais que a reestilização do anterior, lançado em 1999. Ele continua com carroceria monobloco, trazendo mais rigidez e conforto, mas ganhou novas frente, traseira e lateral, o que consumiu altos investimentos em estamparia"

Bestcarswebsite - pajero Full
"Com o abandono do chassi separado em favor do monobloco (com subchassis (http://www2.uol.com.br/bestcars/glo.htm#subc) dianteiro e traseiro), foi possível rebaixar o assoalho em 50 mm e ainda ampliar o vão livre do solo em 20 mm. A nova estrutura é três vezes mais rígida e 25 kg mais leve que a antiga. E trouxe ganhos adicionais em segurança, com deformação frontal mais eficiente em colisões e o tanque de combustível entre os eixos -- antes na traseira, mais vulnerável."

Paulo,

posso colocar aqui mais umas vinte matérias sobre vantagem do monobloco na Pajero ... mudancas acontecem para melhor !

paulohflyra
18/12/2007, 21:28
Fred,

Pajero Full é Linda e ummm puto carrãooo, realmente vale a pena comprar uma 0km ou pouco rodada ainda na garantia.. pretendo dk a 2 anos se possível for, antes tenho outras prioridades.. incrível a V6 a gás.. sequer tu percebe ela mudando de marcha.. coisa de louco.. porém por mais resistente que o monobloco seja.. não pode e a meu ver nem deve ser mais robusto que chassis.. Além do conforto pensa no item segurança.. no impacto toda energia precisa ser distribuida e absorvida na estrutura do veículo e por tabela poupando quem esta dentro.. neste quesito o monobloco tem que deformar mesmo.. é preciso.. por + air-bag que possua.. em uma porrada em concreto sólido dana-se a resistência do chassi, se for viatura com monobloco aumentam as chances de sobrivência considerando circustâncias iguais.. o seguro paga.. o Monobloco evoluiu o diabos mas não compara em resistência ao chassi em contrapartida no quesisto segurança... monobloco é evolução..

Concordo com você... quem já andou numa full 2006 dakar series sabe o que tudo de bom.. pusta máquina.. chego lá !!

[]´s

Joao Baeta
18/12/2007, 21:36
:arrow:Vamos esquentar a briga! :mrgreen:
Prefiro Tracker...Pos acho bem mais conforto... Poi a TR4 nao oferece conforto traseiro suficiente! Tudo miúdo!
Motor do TR4 é bom... Mas o tanque limitado... 42L contra 66L... Existe a versão 80L... Mas só na auto!
Consumo é = V6!
Eu acho Tracker mais bonito... Pois o TR4 tem cara de "muié".....
Nunca ví um TR4 preparado para trilha... Tracker sim!
Peças de Mist.. são bem caras do que o Tracker...!!!
Abs

murilloaquino
18/12/2007, 21:38
Depende do tipo de monobloco.Se for o das pajeros, é um monobloco super resistente com chasis integrado ao proprio monobloco.Agora um monobloco como o do ecosport, por exemplo, tem muito menos resistencia..
depende é da tecnologia empregada...

VOVÔ DO TROLLER
18/12/2007, 21:38
Aí Paulo, estou contigo e não abro. Eu ,como um velho jipeiro velho ( mais de 40 anos de estrada, com lama e barro inclusive) tenho que rever os meus conceitos e abandonar tudo aquilo que aprendi de 4 x 4 desde criancinha lá em Barbacena. De fato, os Willys que têm chassi e alguns rodando há mais de 50 anos (com o o mesmo chassi) realmente não são carros robustos. Acho que estou ficando velho.
Abçs.
Válter

murilloaquino
18/12/2007, 21:39
A tr4 flex sai de fabrica com 72 litros....
As anteriores, saem de fabrica com 52

Fred Bailune
18/12/2007, 21:52
Fred,

Pajero Full é Linda e ummm puto carrãooo, realmente vale a pena comprar uma 0km ou pouco rodada ainda na garantia.. pretendo dk a 2 anos se possível for, antes tenho outras prioridades.. incrível a V6 a gás.. sequer tu percebe ela mudando de marcha.. coisa de louco.. porém por mais resistente que o monobloco seja.. não pode e a meu ver nem deve ser mais robusto que chassis.. Além do conforto pensa no item segurança.. no impacto toda energia precisa ser distribuida e absorvida na estrutura do veículo e por tabela poupando quem esta dentro.. neste quesito o monobloco tem que deformar mesmo.. é preciso.. por + air-bag que possua.. em uma porrada em concreto sólido dana-se a resistência do chassi, se for viatura com monobloco aumentam as chances de sobrivência considerando circustâncias iguais.. o seguro paga.. o Monobloco evoluiu o diabos mas não compara em resistência ao chassi em contrapartida no quesisto segurança... monobloco é evolução..

Concordo com você... quem já andou numa full 2006 dakar series sabe o que tudo de bom.. pusta máquina.. chego lá !!

[]´s

Paulo,

a grande vatangem do monobloco nao esta apenas em absorver o impacto é que o carro ganha maior rigidez com uma estrutura mais leve. So dei o exemplo da Pajero pq tenho uma e estudei muito as mudancas desse carro para a antiga. Com esse sistema de chassi integrado o mesmo carro aquenta 3 vezes mais torcao que o chassi da pajero antiga (apesar dew nunca ter ouvido falar em Pajero empenada). Essas matérias se referem a carro de rua, nao dakar series etc ... e nao falo apenas de Pajero full, pode inlcuir ai o Vitara GIII e muitos outros ...

Claro que com um Chassi do Engesa vc nunca vai ter esse tipo de problemas, inclusive com o do Tracker tambem nao (nunca vi um Tracker ou GV empenar em trilhas), o unico ponto que gostaria de chegar é que um carro com monobloco nao é menos resistente que um carro com chassi.

Fred Bailune
18/12/2007, 21:53
Depende do tipo de monobloco.Se for o das pajeros, é um monobloco super resistente com chasis integrado ao proprio monobloco.Agora um monobloco como o do ecosport, por exemplo, tem muito menos resistencia..
depende é da tecnologia empregada...


x2 .........

paulohflyra
18/12/2007, 22:06
Fred,

Pajerão Full é tãoooo outra categoria que a TR4 poderia ser cocô da Full, vale cada centavo para quem pode pagar 160k na bucha e estômago para 5k de seguro com todos os bonos possíveis.. mas para trilhas sem condições, por mais que não tive-se pena da viatura o chassi poderia fazer a diferença entre um Prejuizo considerável.. no dia a dia da cidade e viajens a segurança aliada ao conforto fazem a diferença :). A esta altura nosso colega já deve ter decidido, na minha opinião ia de tracker 0km, melhor custo benefício da categoria, tem conforto,acabamento e Espaço, sem falar na autonomia..a TR4 tem melhor ângulo de ataque/saida, sistema de tração + avançado.. mas putz.. sem chassi ?! Nem eu sabia :) !!

murilloaquino
18/12/2007, 22:14
Tração e sistema de monobloco é a mesma da full

Bailune1
18/12/2007, 22:20
Eu iria de TR4 sem pensar, carro muito mais moderno e bonito, até porque o Tracker vai sair de linha e vai sofre uma Put... desvalorização!!!!!

Quanto ao monobloco, concordo com o Murillo, as pessoas acham que o monobloco da Mitsubishi é igual ao da Ecosport, antes de falarem qualquer coisa é importante se informar, e o monobloco da TR4 é o mesmo sistema da Full, integrado.

Uso meu carro em varios tipo de trilhas e nunca tive nenhum tipo de problema, pra se praparar uma TR4 para trilha é preciso pouca coisa, mas para se preparar um Tracker para trilha e preciso alterar muito...No meu caso so troquei as molas traseiras e coloquei um calço na dianteira, so nisso ganhei quase 2" de altura.

Fred Bailune
18/12/2007, 22:25
Fred,

Pajerão Full é tãoooo outra categoria que a TR4 poderia ser cocô da Full, vale cada centavo para quem pode pagar 160k na bucha e estômago para 5k de seguro com todos os bonos possíveis.. mas para trilhas sem condições, por mais que não tive-se pena da viatura o chassi poderia fazer a diferença entre um Prejuizo considerável.. no dia a dia da cidade e viajens a segurança aliada ao conforto fazem a diferença :). A esta altura nosso colega já deve ter decidido, na minha opinião ia de tracker 0km, melhor custo benefício da categoria, tem conforto,acabamento e Espaço, sem falar na autonomia..a TR4 tem melhor ângulo de ataque/saida, sistema de tração + avançado.. mas putz.. sem chassi ?! Nem eu sabia :) !!

Paulo,

Acho que a TR4 so é inferior a full em acabamento e motor !!! Agora Tracao e Monobloco sao os mesmos ... como bem disse o Murillo.

Nos ja tivemos 2 Vitaras, acho o carro muito bom, mas ambos os carros quebraram calco do motor em trilha entre outros probleminhass ... por isso acho que a TR4 nao em nada inferior ao Vitara.

Abs

paulohflyra
18/12/2007, 22:26
Será ? Vide que a MIT iria equipar com o mesmo conjunto câmbio/tração a V6 de 250cv para a TR4 Auto ?? Vixeiiiii como não percibi quando guiei as duas !! Vou correndo comprar a TR4 Economizar a grana :) Sem ufanismo não dá para comparar as duas viaturas.. Espero que o colega faça uma boa compra seja de TR4 ou Tracker.. Tive que decidir entre as duas e após o test-drive fiquei com a Tracker, este é meu caso e espaço+envelope de acessórios+suzuki pesaram na decisão (espaço pesou +).. agora estou me surpreendendo com o consumo, ta quase no 9km/l só na cidade com o 2o tanque ainda..

paulohflyra
18/12/2007, 22:31
Paulo,

Acho que a TR4 so é inferior a full em acabamento e motor !!! Agora Tracao e Monobloco sao os mesmos ... como bem disse o Murillo.

Nos ja tivemos 2 Vitaras, acho o carro muito bom, mas ambos os carros quebraram calco do motor em trilha entre outros probleminhass ... por isso acho que a TR4 nao em nada inferior ao Vitara.

Abs

Fred,

Eu não fiz o test-drive no automático.. É realmente isto ? O mesmo conjunto mecânico da Full é colocado na TR4 ??? Ou mesma tecnologia ?? Quanto ao calço do motor dependendo da situação submeter outras coisas voam primeiro.. Trilha Hardcore fiz a tempos na época do Engesa E4 F1 com o qual passei 5 anos.. ai sim.. sem comparação..

[]'s

Bailune1
18/12/2007, 22:32
Será ? Vide que a MIT iria equipar com o mesmo conjunto câmbio/tração a V6 de 250cv para a TR4 Auto ?? Vixeiiiii como não percibi quando guiei as duas !! Vou correndo comprar a TR4 Economizar a grana :) Sem ufanismo não dá para comparar as duas viaturas.. Espero que o colega faça uma boa compra seja de TR4 ou Tracker.. Tive que decidir entre as duas e após o test-drive fiquei com a Tracker, este é meu caso e espaço+envelope de acessórios+suzuki pesaram na decisão (espaço pesou +).. agora estou me surpreendendo com o consumo, ta quase no 9km/l só na cidade com o 2o tanque ainda..

Paulo,

Assim como o Fred falou o sistema de tração (4x4) é o mesmo, assim como o monobloco, e em nenhum momento ele citou que o cambio é o mesmo!!!! Como temos os dois carros la em casa sabemos bastante sobre os carros e não saimos por ai falando qualquer coisa!!!! Procure se informar antes de falar besteira.

paulohflyra
18/12/2007, 22:43
Paulo,

Assim como o Fred falou o sistema de tração (4x4) é o mesmo, assim como o monobloco, e em nenhum momento ele citou que o cambio é o mesmo!!!! Como temos os dois carros la em casa sabemos bastante sobre os carros e não saimos por ai falando qualquer coisa!!!! Procure se informar antes de falar besteira.

ÔOO rapaz.. antes de tu vir com as pedras na mão.. no momento que tu escrevia este post eu questionava o Fred sob esta dúvida..pois da forma colocada não dava para crê.. e confesso que curioso como sou assim que der vou querer ver esta versão automática..Blza ? Nevorsinho não resolve nada, boa trilha com a Tr4 :)

Fred Bailune
18/12/2007, 22:48
ÔOO rapaz.. antes de tu vir com as pedras na mão.. no momento que tu escrevia este post eu questionava o Fred sob esta dúvida..pois da forma colocada não dava para crê.. e confesso que curioso como sou assim que der vou querer ver esta versão automática..Blza ? Nevorsinho não resolve nada, boa trilha com a Tr4 :)


Paulo,

Eu nao disse que o cambio era o mesmo, o sistema de Tracao Super Select que é o mesmo. A TR4 automatica vem com 4 marchas e nao é sequencial.

Quando me referi que eram iguais estava falando da tecnologia empregada no sistema de 4x4 do carro, desculpe se causei confusao em vc.

Abs

VOVÔ DO TROLLER
18/12/2007, 22:49
Caro BailuneI. Dizer que é mais fácil " levantar" o tr4, com o devido respeito que o Ilmo forista merece, é falta de informação. Com o Kit de suspensão de 2" da RC 4 x 4 para o Tracker/GV (perto de R$ 500,00) , um dos mais conceituados do mercado nacional, não é preciso trocar nada. Utiliza-se todas as peças originais. Ele já vem com os calços e os espaçadores. O kit da RC 4 x 4 são fabricados pelos mesmos preparadores dos Jipes BRAZOOK Team de Trial Rock Crawling. Abçs. Válter

Bailune1
18/12/2007, 22:52
Caro BailuneI. Dizer que é mais fácil " levantar" o tr4, com o devido respeito que o Ilmo forista merece, é falta de conhecimento. Com o Kit de suspensão de 2" da RC 4 x 4 (perto de R$ 500,00) , um dos mais conceituados do mercado nacional, não é preciso trocar nada. Utiliza-se todas as peças originais. Ele já vem com os calços e os espassadores. . Abçs. Válter

Vbeltram...

Levantei meu carro com apenas R$ 200,00 e não precisei colocar nenhum KIt, muito menos espassador...por isso que eu falei que é muito mais facil e barato...No Tracker é preciso comprar um KIt de peças para levantar!!!!!!!

paulohflyra
18/12/2007, 22:57
Paulo,

Eu nao disse que o cambio era o mesmo, o sistema de Tracao Super Select que é o mesmo. A TR4 automatica vem com 4 marchas e nao é sequencial.

Quando me referi que eram iguais estava falando da tecnologia empregada no sistema de 4x4 do carro, desculpe se causei confusao em vc.

Abs

Fred,

Um dos pontos que mais chamou a minha atenção na Full 2006 foi o câmbio automático inclusive com algumas opções que desconhecia, achei bastante avançado.. a viatura é outra categoria não tem como comparar, não é só acabamento e ou conjunto mecânico .. é muito + !

[]'s

regis
18/12/2007, 23:18
Bom, a dúvida era entre um Tracker 0km e uma TR4 com 2 anos de uso.

Nessas condições eu pegaria o tracker e seria feliz.

Se comparar com a zero km, a diferença tá por volta de uns 10 mil

Mais uma vez, compraria o tracker, investiria 10mil em acessórios e teria um carro absurdamente melhor. (Pena que não tá vindo com cambio auto)

Agora.... se o cambio auto é o que pesa, sua decisão ja está tomada.

[]s

cwb123
19/12/2007, 00:17
Apenas comentando - os veículos Mit possuem o chamado chassis integrado ao monocoque - maior rigidez estrutural que o chassis em separado, pois o monocoque atua estruturalmente também - e muito mais leve. Chassis é tecnologia do século passado - os trêns de ultima geração já abandonaram essa metodologia estrutural - será que alguém consegue imaginar um Porshe ou Audi ou Veyron com chassis? Ah, vai dizer que eles têm menos rigidez estrutural? As estruturas com maior coeficiente de rigidez versus peso são as dos caças - também não tem chassis.. Quem tiver curiosidade que veja uma TR4 ou Full (http://www.newpajero.com) - a Full 2 portas é fantástica, difícil imaginar uma situação em que outro veículo pudesse sair melhor, incluindo H1 e LRs da vida. Agora colocar fotos de publicidade em blog é falta do que ter para falar - todas as fábricas fazem fotos lindas, o interior dos carros fica enorme.. Adoro vários carros da Suzuki, a marca também tem muitos méritos - a verdade é que já vi muita GV lanhada depois de trilha que o pajerinho passa assoviando. A nova geração GV não mudou nada nesse aspecto, é um carro lindo, mas segundo as análises de publicações especializadas no exterior (e os dados de fábrica) ainda acho que o pajerinho se sai melhor. Quem sabe já não está na hora de uma revitalizada no valente pajerinho, com um interior mais atual e confortável? Abraços.

Eldon
19/12/2007, 00:33
Pessoal,

Precisa brigar deste tanto não sô! Olha, para o uso que o(a) Teco76 vai fazer a escolha passa a ser de puro gosto. É dirigir um e o outro e escolher o que mais agrada. Tanto Tracker como TR4 são bons! Estou falando isso porque abri um tópico sobre este assunto (TR4 x Tracker) faz pouco tempo. No meu caso fui de TR4 porque comprei zero, aí o tanque de 72 litros e o fato de ser flex ajudaram na escolha. Também acho que este modelo Tracker não vai durar muito no mercado. Consegui uma negociação melhor de meu usado na MIT. Na GM eles queriam pagar 2 mil a menos no meu usado, isto foi importante na decisão. Também prefiro monobloco a chassi. O que mais agradou na Tracker foi preço, consumo e principalmente espaço interno, mas acho a TR4 mais carro, dá mais sensação de robustez, parece que "guenta" mais no off-road. Enfim, ao final, foi uma escolha mais emocional! De puro gosto mesmo.

VOVÔ DO TROLLER
19/12/2007, 00:52
Eu iria de TR4 sem pensar, carro muito mais moderno e bonito, até porque o Tracker vai sair de linha e vai sofre uma Put... desvalorização!!!!!

Quanto ao monobloco, concordo com o Murillo, as pessoas acham que o monobloco da Mitsubishi é igual ao da Ecosport, antes de falarem qualquer coisa é importante se informar, e o monobloco da TR4 é o mesmo sistema da Full, integrado.

Uso meu carro em varios tipo de trilhas e nunca tive nenhum tipo de problema, pra se praparar uma TR4 para trilha é preciso pouca coisa, mas para se preparar um Tracker para trilha e preciso alterar muito...No meu caso so troquei as molas traseiras e coloquei um calço na dianteira, so nisso ganhei quase 2" de altura.
E a troca das molas traseiras. Sairam de graça? Abçs. Válter

Bailune1
19/12/2007, 09:14
E a troca das molas traseiras. Sairam de graça? Abçs. Válter

Os calços foi um torneiro que fez pra mim, saiu por nada menos que R$ 60,00 e as molas R$ 140,00....Ou seja R$60 + R$140 = R$ 200 :concordo:

VOVÔ DO TROLLER
19/12/2007, 13:49
favor verificar próxima mensagem

VOVÔ DO TROLLER
19/12/2007, 13:52
OLÁ TECO76, SÓ ESTOU LHE MOSTRANDO OS COMENTÁRIOS ABAIXO, COMO MERA INFORMAÇÃO

16-12-2007, 21:41

Membro
Junior
Data de Entrada: Jul 2007
Local: Curitiba - Paraná
Idade: 37
Mensagens: 54


balanço da tr4
Neste fim de semana fiz minha primeira viagem com a tr4 carregadona...e qdo passo em um defeito da pista ela balança MUITO lateralmente, isto é normal? amortecedor?
__________________
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/post_old.gif 17-12-2007, 23:49

Membro
Junior
Data de Entrada: Apr 2006
Local: João Pessoa
Idade: 50
Mensagens: 72
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/im_msn.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35108#)

Citação:
Postado originalmente por lucio biscaia http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=510791#post510791)
Neste fim de semana fiz minha primeira viagem com a tr4 carregadona...e qdo passo em um defeito da pista ela balança MUITO lateralmente, isto é normal? amortecedor?

Lucio qual o ano e kilometragem da tua? Tou levando esse assunto ao SAC da Mit e embora não tenham me dado solução, já solicitaram que levasse na revenda.
A minha é 2006 e o problema começoua aser percebido aos 25 000. Os modelos 2007, ja sairam com um estabailizador no esixo trazeiro. Leva o assunto pra MIT.

Abraços
__________________
J Pinho João Pessoa PB
XJ 97 Preta



, 15:31

Membro
Junior
Data de Entrada: Jul 2007
Local: Curitiba - Paraná
Idade: 37
Mensagens: 54


2004 e está com 50K. Coloquei 4 pneus zeros...vamos ver. Conversei com um monte de gente todo mundo falou que é normal. Mas a minha IO não fazia isto, bem verdade que era mais baixa....abraço
__________________
Ontem, 16:34

Membro
Junior
Data de Entrada: Apr 2006
Local: João Pessoa
Idade: 50
Mensagens: 72
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/im_msn.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35108#)

Citação:
Postado originalmente por lucio biscaia http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=511980#post511980)
2004 e está com 50K. Coloquei 4 pneus zeros...vamos ver. Conversei com um monte de gente todo mundo falou que é normal. Mas a minha IO não fazia isto, bem verdade que era mais baixa....abraço

Caro Lucio,

Não acredito que seja normal um comportamento deste tipo. O carro realmente balança perigosamente em velocidades que variam de 90 a 110KM quando ocorrem ondulações na pista. para corrigir a dirigibilidade é necessário freiar com o objetivo de baixar a frente para parar o balanço.
Este comportamento não existia quando nova, o que faz crer em desgaste prematuro de molas e amortecedores.
Na concessionaria, identifiquei reclamações semelhantes, porem acredito que como a maioria dos proprietarios usam apenas de forma urbana, não percebem o problema.
Tanto foi identificado alguma deficiencia que na versão 2007 foi instalada uma barra estabilizadora.
Observei tambem no meu veiculo que no monobloco existe base para instalação desta barra, mas o eixo não conta com os suporte por onde a mesma passa.
A impressão é que no projeto devia constar, deixaram sem ela e agora resolveram colocar.
Observe tambem que não ha nenhuma referencia a esta barra como novidade da 2007. é como se colocassem discretamente.
Faça contato com o SAC, vamos fazer pressão para saber qual solução vai ser dada.
__________________
J Pinho João Pessoa PB
XJ 97 Preta
ZJ 98 Preta
TR4 2006 Preta
juliopin100757@hotmail (juliopin100757@hotmail.com)

Fred Bailune
19/12/2007, 15:23
OLÁ TECO76, SÓ ESTOU LHE MOSTRANDO OS COMENTÁRIOS ABAIXO, COMO MERA INFORMAÇÃO

16-12-2007, 21:41

Membro
Junior
Data de Entrada: Jul 2007
Local: Curitiba - Paraná
Idade: 37
Mensagens: 54


balanço da tr4
Neste fim de semana fiz minha primeira viagem com a tr4 carregadona...e qdo passo em um defeito da pista ela balança MUITO lateralmente, isto é normal? amortecedor?
__________________
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/post_old.gif 17-12-2007, 23:49

Membro
Junior
Data de Entrada: Apr 2006
Local: João Pessoa
Idade: 50
Mensagens: 72
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/im_msn.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35108#)

Citação:
Postado originalmente por lucio biscaia http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=510791#post510791)
Neste fim de semana fiz minha primeira viagem com a tr4 carregadona...e qdo passo em um defeito da pista ela balança MUITO lateralmente, isto é normal? amortecedor?

Lucio qual o ano e kilometragem da tua? Tou levando esse assunto ao SAC da Mit e embora não tenham me dado solução, já solicitaram que levasse na revenda.
A minha é 2006 e o problema começoua aser percebido aos 25 000. Os modelos 2007, ja sairam com um estabailizador no esixo trazeiro. Leva o assunto pra MIT.

Abraços
__________________
J Pinho João Pessoa PB
XJ 97 Preta



, 15:31

Membro
Junior
Data de Entrada: Jul 2007
Local: Curitiba - Paraná
Idade: 37
Mensagens: 54


2004 e está com 50K. Coloquei 4 pneus zeros...vamos ver. Conversei com um monte de gente todo mundo falou que é normal. Mas a minha IO não fazia isto, bem verdade que era mais baixa....abraço
__________________
Ontem, 16:34

Membro
Junior
Data de Entrada: Apr 2006
Local: João Pessoa
Idade: 50
Mensagens: 72
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/im_msn.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35108#)

Citação:
Postado originalmente por lucio biscaia http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=511980#post511980)
2004 e está com 50K. Coloquei 4 pneus zeros...vamos ver. Conversei com um monte de gente todo mundo falou que é normal. Mas a minha IO não fazia isto, bem verdade que era mais baixa....abraço

Caro Lucio,

Não acredito que seja normal um comportamento deste tipo. O carro realmente balança perigosamente em velocidades que variam de 90 a 110KM quando ocorrem ondulações na pista. para corrigir a dirigibilidade é necessário freiar com o objetivo de baixar a frente para parar o balanço.
Este comportamento não existia quando nova, o que faz crer em desgaste prematuro de molas e amortecedores.
Na concessionaria, identifiquei reclamações semelhantes, porem acredito que como a maioria dos proprietarios usam apenas de forma urbana, não percebem o problema.
Tanto foi identificado alguma deficiencia que na versão 2007 foi instalada uma barra estabilizadora.
Observei tambem no meu veiculo que no monobloco existe base para instalação desta barra, mas o eixo não conta com os suporte por onde a mesma passa.
A impressão é que no projeto devia constar, deixaram sem ela e agora resolveram colocar.
Observe tambem que não ha nenhuma referencia a esta barra como novidade da 2007. é como se colocassem discretamente.
Faça contato com o SAC, vamos fazer pressão para saber qual solução vai ser dada.
__________________
J Pinho João Pessoa PB
XJ 97 Preta
ZJ 98 Preta
TR4 2006 Preta
juliopin100757@hotmail


CARSALE - GAN VITARA /TRACKER

"Devido ao pesado eixo rígido traseiro, o Grand Vitara sofre o mesmo problema crônico das picapes ou utilitários. Quando vazio, saltita em demasia nos buracos e costelas-de-vaca. Carregado, fica mais confortável e controlável. Por ser alto e pesado, fazer curvas em alta velocidade requer certo cuidado e atenção, para não perder o controle do veículo."

Vbeltram,

Sinceramente, problemas todos os carros tem, o meu, a TR4, o Tracker todos ... Ainda bem que temos esse forum para discutirmos esses assuntos. Acho que o nosso papel não é ficar tentando econtrar defeitos nos outros carros e sim ajudar de alguma forma as pessoas que estao em duvida, entao vamos ter um pouco de bom senso e vamos escrever apenas nossas opinioes, se nao temos conhecimento do assunto nao devemos fazer comentarios e sim aprendermos com o pessoal aqui do forum como tenho feito todos os dias.

Abs

VOVÔ DO TROLLER
19/12/2007, 22:50
Estão nervosos ? Vão fazer trilhas. Abçs.

Fred Bailune
20/12/2007, 10:35
Estão nervosos ? Vão fazer trilhas. Abçs.

Vbeltram,

Realmente acho que vc comprou um carro muito bom, mas por falta de informacao (Resistencia do Monobloco, Tracao, Facilidade de levantar o carro, etc) poderia ter comprado um carro melhor e mais moderno.

Abs e boas trilhas

teco76
21/12/2007, 17:15
Vbeltram QUANTO VC TÁ GANHANDO PRA FAZER PROPAGANDA DA TRACKER??? RSRSRSRS brincadeira, hein...

teco76
21/12/2007, 17:19
acontece que eu sou muié. Meu apelido eh Teco mas meu nome é Maristela!!!rsrs
Depois de todas as briguinhas (até parece que é só coisa de mulher), valeram muuuuuuito todas as opiniões, discussões, agradeço muito. VOU BATER O MARTELO NA TR4, pois sempre quis um carro de câmbio automático, e como rodarei 90% na cidade e 10% trilha o conforto pesa. Além do que seria mais um mês a pé esperando a tracker chegar. Espaço interno não é diferencial para mim, não tenho filhos e não sou tão grande assim.
Pena que em Campo Grande não achei nenhuma tr4 long range, apesar de não viajar muito.
DEPOIS DE ADQUIRIR A MINHA VIATURA EU VOLTO COM A MINHA IMPRESSÃO AO DIRIGIR.
Abraços a todos (não briguem crianças!!!)

RTDI4
22/12/2007, 01:30
=]
é, só nao suma como mts fazem apos comprar o carro! hehe
depois que comprar poste fotos ai pra rapaziada e conte-nos sobre a viatura escolhida!:concordo:

VOVÔ DO TROLLER
15/01/2008, 21:18
Vbeltram QUANTO VC TÁ GANHANDO PRA FAZER PROPAGANDA DA TRACKER??? RSRSRSRS brincadeira, hein...
Olá Teco . Estou ganhando muitos amigos e amigas, neste e em outros foruns,bem como nas trilhas da vida, apesar de algumas discussões mais calorosas, que pela minha experiência de vida e idade levo na "flauta".Apesar de ser novo neste forum, faço trilhas e sou praticante de mecânica automotiva há mais de 40 anos , desde o tempo do DKV Candango ,quando a maioria das estradas do Brasil eram de terra (que saudades). Nestes anos todos, só angariei amigos, pois, modestia à parte, procuro ajudar a todos em todas as situações , não só apenas em passeios off road, pois é ajudando que se é ajudado e é ensinando que se aprende. E para mim a amizade é mais importante que qualquer ganho monetário. Parabéns e boa sorte no uso do novo carro. Estou pensando seriamente em comprar uma TR 4 (brincadeirinha). Válter.

teco76
24/01/2008, 23:23
Acho que vc nao levou tao na flauta assim, senao nao teria postado esta resposta. Eu estava realmente brincando, mas acho que vc não quis só dizer que é um pessoa que só quer ajudar, fazer amigos. Quis se mostrar um pouco superior e se revelou ofendido.
Eu também faço trilha para fazer amigos chegando ao topo do morro e decolando de parapente. 4x4 pra mim é só um meio para decolar no céu.
Abs.
ps adoro meu tr4.

teco76
24/01/2008, 23:33
PARA LGVM Só um parêntese em relação ao seguro de vida - recentemente, na reunião do clube de vôo livre aqui em cgde (só tem um voador de asa, todos outros parapente), se vc estiver em dia com o clube local e entidade nacional (ABVL ou no meu caso ABP) os caras têm ganhado da seguradora através de recurso. (Só fugindo um pouco do assunto 4x4 e pra fazer vc voar de novo!!!) Estou amando a minha tr4, menos o consumo e o torque a baixas rotações (acho que estou em fase de adaptação).
Falouuu!
Abs,

teco76
24/01/2008, 23:41
Márcio vc faz trilhas em campo grande?



Gosto mais da TR4, mas tente comprar uma versão "long Range" que vem com câmbio automático e um tanque maior.
Tracker também é legal. Mas EU ficaria com a Mit...

Joao Baeta
24/01/2008, 23:55
:arrow:Esse tópico nao tem fim...!!!!!!
Briga pela mesma coisa.............. :mrgreen:

RHL
25/01/2008, 00:21
Márcio vc faz trilhas em campo grande?


Teco, tenho tentado, mas está faltando parceria!
Tenho uns amigos no vôo livre (Faracco, Rogério (nem sei por onde anda), Maurício). Na época que eu tinha um niva ia sempre no morro do Ernesto... Mas hoje está difícil de achar um grupo pra pegar umas trilhas...

Nos falamos por e-mail
Abraços

GUSTAVO.AB
02/06/2008, 13:35
Pessoal, não sou dos mais conhecedores, mas percebi que uma diferença entre a TR4 e a Tracker, a meu ver fundamental, não foi abordada, e foi o que me fez decidir pela primeira. A existência de diferencial central, que só a TR4 tem, permite o uso tracionado em qualquer condição de terreno, mesmo asfalto completamente seco, sem forçar a caixa de transferência, eixos, etc. Para quem faz uso misto este "detalhe" é fundamental, uma vez que agrega muito mais segurança e estabilidade em estradas, independentemente das condições de aderência. Desta forma, a tracao da tracker corresponde à traçao 4X4 bloqueada da TR4, cujo uso só e recomendado em pisos de baixa aderência. A meu ver, só esta diferença, sem considerar outros aspectos, justifica o preço maior cobrado pela Mit. (Em BH uma tracker ta saindo entre 64 e 65k, e a tr4 mecanica por 71, confesso que só tive dúvidas antes de pesquisar direito os detalhes de cada carro e, afora o espaço interno e ausência de teto solar, percebi que a tr4 supera a tracker em praticamente todos os quesitos (traçao, motor mais moderno e potente, motor flex, tanque de 72 L, cambio manual ou automático, chassi integrado a monobloco, acabamento...
Ah, a TR4 mecânica já pode ter airbag duplo, ABS com EBD, etc. e os demais itens constantes da tracker (menos teto, quem quiser pode gastar uma 3 mil para instalar com segurança...). Abraço a todos.

gisela iside
02/06/2008, 19:42
tenho um tracker e gosto muito do perfil. tenho um colega que tem uma tr4 e gosta mas pelo que eu comparei acho que o tr4 é meio gastador demais. Na vantagem parece, eu disse parece que a suzuki vai reabrir a fábrica aqui no brasil, então pode ser que tenham mudanças no tracker, do ponto de vista de desvalorização do carro zero. mas no mais sou apaixonada pelo meu, não trocaria por nada nem nenhum, ele me atende muito bem e é economico para a categoria. E o meu colega já vendeu a tr4 dele.... trocou por um troller pq ele gosta de trilha mais radical.

fandi
15/01/2009, 09:57
companheiro!
tenho uma tr4 2004 automatica, na época foi pago 78,990, com mais acessório como estribos, laterais"escada" rack de teto e engate para barco todos originais mitsubishi, ela n me saiu por menos de 83,000. Hj vejo q foi um dos piores investimentos q ja fiz, pois agora ela esta cotada a 43,000, praticamente a metade do q foi pago à 4 ou 5 anos atras...

mas lhe digo uma coisa, manutenção zero, nunca deu oficina, apenas o básico do manual como troca de oleo, correias, o mais caro é o oleo do cambio automatico q custa aproximadamente 120$ o litro, suspensão nunca deu problema pois não uso pra rallye, só para viajar.

consumo, ali esta o MAIOR problema dela!
sou engenheiro mecanico e sei como cuidar de um carro, mas a tr4 me decepcionou em fazer média....
recentemente fiz viajem de férias e sinceramente, ela n fez mais q 7 Km/l,na verdade ela fez 6,4km/l. O carro estava apenas com 3 pessoas e bagagem suficiente para o porta malas, andando a uma velocidade de 100,110km/h.

Ela é linda,concordo, qnd comprei ninguem tinha era uma "tetéia" se quiseres posso mandar fotos, mas como o tempo passo e ela desvalorizou MUITO, minha cidade (passo fundo-Rs) lotou de tr's4.

portanto companhero, para quem pagou 83.000 zero KM e hj vende com um valor de carro 1.0 novo, é complicado!

mas é um bom carro, garanto!

urco70
18/01/2009, 10:07
Olá amigos,

Faz uns dois meses que eu leio este forum para ajudar a decidir-me por um modelo de carro. Eu precisava de um carro novo, que pudesse encarar a estrada para minha fazenda, que não fica a dever a trilha de competição nenhuma em certas épocas, e nos períodos bons é a alegria dos mecânicos, pois destrói qualquer carro de passeio. Fora isso, precisava de um caro que me levasse bem no asfalto e eventualmente puxasse um trêiler para cavalo.
Claro, começando sem saber se queria uma picape, um jipe ou uma SUV, fui podando as opções, e depois de descartar o ECO-Falcatrua, sobrou a dúvida: Tracker ou TR4.
Este tópico foi perfeito para mim e para decidir-me, e sem medo de ser feliz comprei minha tracker no mês passado. Depois de um mês de uso, não poderia estar mais satisfeito, por isso agradeço aos amigos pelas informações.
E para retribuir e eventualmente ajudar a outros que venham a ter dúvida semelhante, apresento minhas razões:
1) Tracker e tr4 têm desempenho semelhante. O tr4 me agradou mais para dirigir, achei um carro com respostas mais rápidas na cidade. O tracker em princípio é mais pesado e câmbio mais duro, mas considerei que era uma decorrência de suas características off-road, e isso é meramente questão de adaptação a um veículo diferente, estava acostumado a Kadett e Citröen Xsara, sem comparação.

2) Seguro do tracker é inexplicavelmente MUITO mais barato, consegui cotar a 2300,00 enquanto ninguém me ofereceu menos que 4000,00 pelo tr4!!! Além da questão $$$ por ano, pensei que o seguro reflete a média de sinistros do modelo, portanto o motorista de tracker está mais seguro a roubos e/ou acidentes(!!!) do que o tr4.

3) O meu carro faz média de 10 Km/l chegando a 11 Km/l na estrada. Sei pelos relatos que o tr4 gasta bem mais. Resumindo, o tracker tem custo menor em preço, seguro, consumo.

4) Quanto à questão do diferencial bloqueado, ponto firme para o tr4, mas eu sinceramente não pagaria mais R$20.000,00 para usar 4x4 no asfalto.

5) Tr4 é mais bonito, e eu sinceramente acho que o vitara "redondo", que é o desenho do tracker, horrível. Eu doro as linhas retas do vitara pré 2001, o original. Mas se eu escolhesse carro pela beleza, comprava um dodge dart. Isso não conta para jipe.

6) O ponto definitivo para mim foi a questão chassis/monobloco, e a opinião do meu mecânico, que é um jipeiro de trilhas, e que casualmente estava com um tr4 no macaco quando conversamos. Simplesmente falou, os dois carros vão nos mesmos lugares, mas o trcker vai mais vezes sem precisar vir aqui. No meu caso, sou um cara que "casa" com o carro, pretendo ficar com o meu uns dez anos, portanto valorizo a possibilidade de manter o carro bastante tempo.

7) Embora seja Suzuki, e posivelmente saindo de linha, o tracker é vendido pela Chevrolet, que tem rede ampla de serviços e manutenção, reforçada pelos mecânicos que conhecem Suzuki, que não são poucos. Eventuais reposições de peças podem vir a ser um problema daqui a dez anos, mas lembrem da frota de vitaras que continua rodando bem mesmo com todos esses anos. Comprar um zero vale a pena.

Enfim, cada um tem necessidades diferentes em relação ao carro, sei que também a questão irracional da paixão e gosto é o que determina a escolha de cada um.

VOVÔ DO TROLLER
18/01/2009, 16:10
Olá amigos,

Faz uns dois meses que eu leio este forum para ajudar a decidir-me por um modelo de carro. Eu precisava de um carro novo, que pudesse encarar a estrada para minha fazenda, que não fica a dever a trilha de competição nenhuma em certas épocas, e nos períodos bons é a alegria dos mecânicos, pois destrói qualquer carro de passeio. Fora isso, precisava de um caro que me levasse bem no asfalto e eventualmente puxasse um trêiler para cavalo.
Claro, começando sem saber se queria uma picape, um jipe ou uma SUV, fui podando as opções, e depois de descartar o ECO-Falcatrua, sobrou a dúvida: Tracker ou TR4.
Este tópico foi perfeito para mim e para decidir-me, e sem medo de ser feliz comprei minha tracker no mês passado. Depois de um mês de uso, não poderia estar mais satisfeito, por isso agradeço aos amigos pelas informações.
E para retribuir e eventualmente ajudar a outros que venham a ter dúvida semelhante, apresento minhas razões:
1) Tracker e tr4 têm desempenho semelhante. O tr4 me agradou mais para dirigir, achei um carro com respostas mais rápidas na cidade. O tracker em princípio é mais pesado e câmbio mais duro, mas considerei que era uma decorrência de suas características off-road, e isso é meramente questão de adaptação a um veículo diferente, estava acostumado a Kadett e Citröen Xsara, sem comparação.

2) Seguro do tracker é inexplicavelmente MUITO mais barato, consegui cotar a 2300,00 enquanto ninguém me ofereceu menos que 4000,00 pelo tr4!!! Além da questão $$$ por ano, pensei que o seguro reflete a média de sinistros do modelo, portanto o motorista de tracker está mais seguro a roubos e/ou acidentes(!!!) do que o tr4.

3) O meu carro faz média de 10 Km/l chegando a 11 Km/l na estrada. Sei pelos relatos que o tr4 gasta bem mais. Resumindo, o tracker tem custo menor em preço, seguro, consumo.

4) Quanto à questão do diferencial bloqueado, ponto firme para o tr4, mas eu sinceramente não pagaria mais R$20.000,00 para usar 4x4 no asfalto.

5) Tr4 é mais bonito, e eu sinceramente acho que o vitara "redondo", que é o desenho do tracker, horrível. Eu doro as linhas retas do vitara pré 2001, o original. Mas se eu escolhesse carro pela beleza, comprava um dodge dart. Isso não conta para jipe.

6) O ponto definitivo para mim foi a questão chassis/monobloco, e a opinião do meu mecânico, que é um jipeiro de trilhas, e que casualmente estava com um tr4 no macaco quando conversamos. Simplesmente falou, os dois carros vão nos mesmos lugares, mas o trcker vai mais vezes sem precisar vir aqui. No meu caso, sou um cara que "casa" com o carro, pretendo ficar com o meu uns dez anos, portanto valorizo a possibilidade de manter o carro bastante tempo.

7) Embora seja Suzuki, e posivelmente saindo de linha, o tracker é vendido pela Chevrolet, que tem rede ampla de serviços e manutenção, reforçada pelos mecânicos que conhecem Suzuki, que não são poucos. Eventuais reposições de peças podem vir a ser um problema daqui a dez anos, mas lembrem da frota de vitaras que continua rodando bem mesmo com todos esses anos. Comprar um zero vale a pena.

Enfim, cada um tem necessidades diferentes em relação ao carro, sei que também a questão irracional da paixão e gosto é o que determina a escolha de cada um.
Parabéns Urco e benvindo ao forum. Fizestes uma bela aquisição. Curta bem o seu 4x4 (pelo que ele dura, será por muito tempo).Além do que você comentou ,tem também a opção de peças no mercado paralelo e genéricas. No tópico sobre os Suzuki/Tracker (Grand Vitara) há muitas informações à respeito.Abs. Válter

Sergio Andrade
18/01/2009, 16:15
Faço minhas as palavras do Urco70, também após muitos meses lendo este fórum de "cabo a rabo" optei pela Tracker (R$53.000,00)
Um grande abraço a todos.

PS: Por onde anda a Teco e a sua TR4?

LoSeL
29/05/2011, 17:40
Estava nessa dúvida cruel também.

Depois de ler todo tópico, optei pelo TR4.


Para o dia a dia o at faz a diferença. Obrigado a todos por todos os esclarecimentos.

[]´s

R1C4rdo
29/05/2011, 19:15
Estava nessa dúvida cruel também.

Depois de ler todo tópico, optei pelo TR4.


Para o dia a dia o at faz a diferença. Obrigado a todos por todos os esclarecimentos.

[]´s
LoSel,
Parabéns pela aquisição da viatura.
É assim mesmo, temos que ter a viatura que atenda às necessidades de cada um.
Abraço!

simtesch
23/01/2014, 23:18
Pessoal,
Sei que o tópico é antigo...Mas como anda a opinião dos que optaram pela Tracker ou TR4 hoje em 2014? Estou querendo comprar um desses jipes ano 2009 ambos...Como anda a opinião sobre os Trackers????Só tenho visto modelo destruídos... Os TR4 acha em melhor estado geral....mas a sombra do consumo........................!!!!Peço ajuda aos proprietários na decisão....Se é que ainda tem...
Uso seria na cidade/ pequenas viagens!!!!1.000km em média mês!!!!
Abs
Simtesch

Glaicon
24/01/2014, 07:29
Pessoal,
Sei que o tópico é antigo...Mas como anda a opinião dos que optaram pela Tracker ou TR4 hoje em 2014? Estou querendo comprar um desses jipes ano 2009 ambos...Como anda a opinião sobre os Trackers????Só tenho visto modelo destruídos... Os TR4 acha em melhor estado geral....mas a sombra do consumo........................!!!!Peço ajuda aos proprietários na decisão....Se é que ainda tem...
Uso seria na cidade/ pequenas viagens!!!!1.000km em média mês!!!!
Abs
Simtesch
Vais te preocupar com o consumo rodando 1.000/mês?
Se a TR4 fizer 8 Km/l consumirás 125 litros de gasolina.
Se a Tracker fizer 10 Km/l consumirás 100 litros.
Diferença de 25 litros, vezes R$ 3,00 o litro, estamos falando de R$ 75,00 ao mês.
Vais deixar de comprar o carro que queres por causa deste diferença?:pipoca:

sptracker
24/01/2014, 13:22
Para mim o melhor carro racionalmente falando é a Tracker, mas esse tipo de escolha não envolve a racionalidade. Tem gente que acha que é um carro antigo, eu não acho, ainda mais porque o projeto é de 1998 e da TR4 também, só que este sofreu algumas alterações estéticas no Brasil, mas a essência é a mesma.
Eu mesmo praticamente todos os dias vejo uma Tracker nas ruas de Brasília, hoje vi duas, mas vejo muito mais TR4. No tópicos da Suzuki tem muitas informações sobre o veículo. Olhei todos antes de comprar, verifiquei antes todos os prós x contras, pois estava entre Jimny, Tracker e TR4.

Questão de consumo hoje eu medi, fiz 9.3km/l cidade sem uso do ar e sem esticar as marchas.

simtesch
24/01/2014, 18:11
Olá Glaicon,
O problema é fazer 8km/l na TR4 e 10 km/l na Tracker...Pelo estado dos veículos que tenho visto vão fazer 6-7.....Ai tenho virar sócio da BR e casamento com o carro!!!
Obrigado pela ajuda
Estou buscando



Vais te preocupar com o consumo rodando 1.000/mês?
Se a TR4 fizer 8 Km/l consumirás 125 litros de gasolina.
Se a Tracker fizer 10 Km/l consumirás 100 litros.
Diferença de 25 litros, vezes R$ 3,00 o litro, estamos falando de R$ 75,00 ao mês.
Vais deixar de comprar o carro que queres por causa deste diferença?:pipoca: