Ver Versão Completa : Barulho na traseira da ranger 2005
Pessoal tenho uma ford ranger 4x4 cabine dupla 2005 a diesel e ela esta com uma barulho acho que na suspensão traseira tipo "bloc bloc bloc" como se fosse um tonel solto. Fui a um mecânico da minha confiança e já trocamos os suportes da caçamba fizemos revisão na suspensão traseira e nada.
Quando eu deixo o carro lá ele faz todo o aperto da parte traseira e o barulho para porém com cerca de 1 mês ele volta gradualmente. O barulho é audível quando o carro passa por exemplo com a traseira em uma baixa ou em algum disnível de pista de forma lenta ai você nota um barulho como se fosse o cano balançando de um lado para o outro, porém o cano está em estado de zero ainda. Por várias vezes já fui na oficina, ele aperta a suspensão inclusive já desmontou e montou os feixes de mola dela ai o barulho para e volta depois.
Nào conseguimos detectar a origem do problema, alguém tem alguma possível solução ou peça p/ verificar? Sei que é na traseira pq quando o carro passa com as rodas traseiras e que o "bloc bloc bloc" ocorre.
Edintruder
15/12/2007, 13:18
Experimenta ver a folga nos rolamentos das rodas traseiras e folga na tampa da caçamba. bota uma roda traseira no macaco e empurra a roda pra dentro e pra fora. Se tiver muita folga pode ser isso. Pra tirar é só trocar os rolamentos das rodas, porém com o tempo aparece novamente de forma gradual.
TylerNTL
15/12/2007, 14:57
Logo que comprei minha 1ª caminhonete (Ranger CS V6) ele tinha um chocalho na traseira, deu um trabalho danado para descrobrir.
Eram umas abraçadeiras do feixe de molas, elas são retangulares e ficam ao redor de todas as molas, amarrei com uns pedaços da câmara de ar e ficaram em siêncio.
Thelmo esses pedaçoes de câmara de ar que você colocou foi entre as abraçadeiras e os feixes de mola??? Com o tempo a câmara de ar não vai romper não?
Edintruder
17/12/2007, 14:14
Se furar a câmara de ar é só parar numa borracharia e consertar!!! Ahahahaha!
O bom de colocar entre os feixes é uma capa de PVC de alta densidade para durar mais.
Se furar a câmara de ar é só parar numa borracharia e consertar!!! Ahahahaha!
O bom de colocar entre os feixes é uma capa de PVC de alta densidade para durar mais.
Outra idéia é colocar chapa de raio x não sei do que elas são feitas mas aguentam pacas tanto pressão quanto atrito
TylerNTL
17/12/2007, 22:57
Eu coloquei amarrando a abraçadeira ao redor dela por fora, ao redor de tudo da braçadeira e do feixe.
Durava uns 03 meses e como era só câmara de ar, quando o barulhino ficava enchendo o saco denovo, eu ia e amarrava outra vez.
Edintruder
18/12/2007, 13:47
Pensando assim, deve ficar bom se tirar o eixo e encapar tudo com uma câmara de ar e deixar tudo com óleo ou graxa e prender as pontas.
Pessoal ainda não pude fazer a dica de colocar câmara de ar nos aneis dos feixes de mola, mas será que o problema vai ser esse mesmo? alguém tem alguma outra possível solução? Sei que quando passo em algum desnível ou até em um quebra mola passando de lado quando a traseira passa faz o barulho. Parece ser o cano solto mas não é já verifiquei por diversas vezes. Quando levo o carro para apertarem a suspensão ela para e com o tempo (pouco) retorna.
rogeriomasih
26/12/2007, 19:20
Vc conferiu a folga da tampa traseira?
Chequei sim realmente não tem folga na tampa. O barulho para quando vou no mecânico e ele aperta toda a suspensão traseira inclusive os feixes de mola, porem com alguns dias o barulho vai voltando gradualmente.
Edintruder
27/12/2007, 14:09
A minha bate nas travas laterais da tampa. Quando uso a capota marítima fica firme e não bate nada, mas como a minha capota está podre estou andando sem e o carnaval bate sem pena.
silvioaquino
30/12/2007, 08:49
Tenho uma 2005, 3.0, tem o mesmo barulho, ocorre principalmente em curvas em marcha lenta, passando em quebra molas, entrando na garagrm , etc.
Levei para concessionária(ela está em garantia ainda, ocorreu quando ela tinha 20.000 rodados), diagnostíco segundo o engenheiro da ford e chefe de oficina, normal, folga no eixo, segundo eles se não tivesse quebraria diretos os rolamentos, sai não muito satisfeito, por que o barulho é chato pra caramba.
Levei para o mecaníco que já foi lá da concessionária(inclusive foi chefe de oficina da mesma), resposta dele não tem ninguém na face da terra que tire o barulho, é de fabricação conforme a concessionária me informou( a sim ele nem entrou no carro, só falei o que ocorria, ele me passou o diagnostíco na hora, ela já tava por dentro).
A meniza um pouco quando se faz aperto, mas depois retorna o barulho, no mas, espero que tenha ajudado, tô com o msmo problema também, espero que possa encontra algém que possa ajudar, valeu!
Edintruder
30/12/2007, 11:21
A minha tem essas folgas, troquei os rolamentos das rodas e as folgas continuaram, mas não batem a esse ponto. Quando engraxo a Ranger fica bem sereninha.
Joseph paulo
30/12/2007, 11:35
Precisa falar alguma coisa Ranger = rangir hehe. ela barulha um pouco mesmo mas nada perto da s 10 que quando vai se passar uma lombada parece que vai cair o feixe no chão eu tenho uma 2.8 2005 com 98 mil km e até que não tá batendo muito é só fechar os vidro e aumentar o som. hehe
Ninguém do forum que tem Ranger tem esse problema do barulho na traseira???:parede:
rogeriomasih
14/01/2008, 19:52
A minha apareceu com um barulho estranho, como se fosse embaixo do banco do motorista ou perto do paralama dianteiro.
Achei que fosse o escapamento batendo em alguma parte do carro, pois havia feito um serviço no mesmo a pouco tempo. O mais interessante é que o barulho aumentava consideravelmente quando eu colocava mais passageiros no carro.
Depois de testar tudo, o mecânico descobriu - ainda vou verificar se ficou realmente bom - que o problema era a base de fixação do estribo batendo na carroceria. Segundo ele a carroceria é fixada no chassis (longarinas) sobre borrachas e o estribo é fixado diretamente nessas longarinas. Daí, quando se coloca mais passageiros, a carroceria fica mais perto da base do estribo e acaba batendo no mesmo quando o carro balança.
A explicação procede? o que vc's acham?
rogeriomasih
14/01/2008, 19:54
Ninguém do forum que tem Ranger tem esse problema do barulho na traseira???:parede:
Na minha era apenas a tampa traseira com folga. Não lembro de nenhum outro problema desse tipo...
caros amigos, tenho uma ranger, diesel, cabine dupla, 2008, com 20000km, esse barulho de ferro batendo toda vez q passo por irregularibades de piso nem a autorizada sabe o q é, alguem pode me ajudar, abraços
proelton
12/05/2008, 17:25
Cara, o problema das abraçadeiras do feixe de mola eu tenho na minha, e posso garantir que o barulho do feixe não é bloc bloc tipo um tambor, mas sim plén plén tipo uma corrente trepidando.
Eu apostaria na tampa mal fechada, ou no pneu solto sob a caçamba, mas acredito que isso voês já pensaram.
Eu gosto da minha camionete fazendo uns barulhos, isso é carro de macho oras kkk
Abraço
Ricardo Ferreira Pires
30/03/2009, 14:51
Experimente verificar as borrachas de encaixe da tampa traseira, pois gastam-se e a tampa fica dando este tum tum, procure levantar a tampa sem abrir-la e verifique a folga. Este desgaste, é proveniente da colocação de peso na tampa quando aberta!
Ricardo Ferreira Pires
30/03/2009, 14:58
Experimente verificar as borrachas de encaixe da tampa traseira, pois gastam-se e a tampa fica dando este tum tum, procure levantar a tampa sem abrir-la e verifique a folga. Este desgaste, é proveniente da colocação de peso na tampa quando aberta!
Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 15:56
Tem borracha? Onde fica?
Edintruder
30/03/2009, 17:12
Tem borracha? Onde fica?
Tem borrachas apenas nas travas fixas das laterais da caçamba. Embaixo tem apenas umas buchas de nylon.
Walter L. L. Casitta
30/03/2009, 21:42
Tem borrachas apenas nas travas fixas das laterais da caçamba. Embaixo tem apenas umas buchas de nylon.
Nunca vi. Vou procurar...
Edintruder
30/03/2009, 23:03
Nunca vi. Vou procurar...
Essas borrachas são os batentes das travas fixas. Eu fiz um enchimento com uma sola de borracha de cada lado pois com o tempo as borrachas se desgastaram e ficavem batendo. Até agora está bem firme.
galera, eu tb estou com um barulho que deve ter começado a +- 1 mes......
acontece só qnd eu "torço" o carro, mt comum acontecer isso em estradas de terra ruins......como se fosse passar um quebramolas na diagonal, que nem os carros rebaixados fazem.
aí qnd faço isso, faz um barulho de como a carroceria estivesse rolando sobre o chassis....faz um ronco meio alto até. é na parte de trás do carro, nao sei se é a caçamba ou não......
alguém dá um "chute" do que pode ser?????
tinha um outro barulho na traseira tb....parecia uma corrente batendo....só fui descobrir oq era dps dos 80milkm!! acontecia sempre qnd passava por um buraco ou asfalto mt irregular. ficava um "plen plen", barulho metálico.
na ranger tem uma mangueira....acho que é do freio traseiro....e essa mangueira fica roçando no amortecedor.....aí a borracha da mangueira vai se desgastando e aí chega na parte interna que é de metal....aí fica batendo no amortecedor fazendo o barulho.
a ford sabe que esse cabo fica batendo no amortecedor, pq somente nessa parte do cabo, a mangueira tem o dobro da expessura do restante do cabo....mas mesmo assim ela se desgasta e dps fica fazendo o barulho.
uma coisa que a ford deveria mudar...e isso vem desde o modelo de 1994.....é a mangueira que fica na caixa de roda traseira esquerda....acho que são os cabos do freio e do freio de mão ficam juntos, roçando um no outro. e aí a boracha se desgasta e fica aparecendo a parte de metal do cabo.....isso sempre aconteceu nas rangers e a ford até hj nunca fez nada.
Edintruder
31/03/2009, 14:45
uma coisa que a ford deveria mudar...e isso vem desde o modelo de 1994.....é a mangueira que fica na caixa de roda traseira esquerda....acho que são os cabos do freio e do freio de mão ficam juntos, roçando um no outro. e aí a boracha se desgasta e fica aparecendo a parte de metal do cabo.....isso sempre aconteceu nas rangers e a ford até hj nunca fez nada.
No lado esquerdo tem que prender com uma abraçadeira de nylon, pois eles raspam inclusive na haste da barra de torção. Na minha chegou a desgastar o metal.
Murdockbr
01/04/2009, 17:10
uma dica, que melhorou bastante o barulho foi ir até um posto de molas e realizar os seguintes procedimentos:
-troca das buxas onde são fixados os feixes (eles são de borracha e com o tempo ressecam, ficam duros e range.
-arqueamento das molas, melhorou bastante a batida entre os feixes, já que o feixe menor é o que bate mais... arqueando ele volta a sua posição original.... que é mais longe do feixe embaixo dele.
agora quando "range" é soh bater um boa agua no feixe que some o barulho.
Fiz o serviço e aprovei. Custo de R$120,00.
Boa Tarde, Gartur. Minha Ranger é modelo e ano igual a sua e nunca deu esse barulho, mas um amigo que tem uma S10 Exec. 2006 reclamou de um barulho de cano igual ao que você mencionou, no caso dele era a borracha do amortecedor traseiro que já estava bem desgastada e como ficava no lado superior do amortecedor não dava pra ver a danada.
Talvez essa dica seja útil. Grato Jeter
pessoal, minha ranger apareceu um rangido na traseira quando saio no carro, um nhec,nhec,nhec quando aumento a velocidade ou se pisar na ambreagem ele para, sabado agora mandei lavar e pulverizar toda por baixo o barulho sumiu mas ja esta voltando novamente, o que podera ser ? ja me disseram que pode ser as buchas dos feixes de molas ou os calcos das molas, sera que procede ? ha mais ou menos 1 mes troquei as duas bieletas da barra estabilizadora mas ainda na tinha esse rangido.Gostaria de um parecer dos amigos para nao ser enganado.
RANGER 2002 4X4
roberto.cardoso@ig.com.br
08/05/2013, 18:16
Kildary,
Verifique as cruzetas do cardan, na minha ranger tive um problema parecido e as cruzetas tinham acabado. Como a original é blindada, com o tempo a graxa acaba e os roletes ficam secos (começa a raspar ferro com ferro). Quando lavamos o carro acaba entrando um pouco de água e o barulho para, mas quando seca começa novamente.
Abraços,
pessoal, minha ranger apareceu um rangido na traseira quando saio no carro, um nhec,nhec,nhec quando aumento a velocidade ou se pisar na ambreagem ele para, sabado agora mandei lavar e pulverizar toda por baixo o barulho sumiu mas ja esta voltando novamente, o que podera ser ? ja me disseram que pode ser as buchas dos feixes de molas ou os calcos das molas, sera que procede ? ha mais ou menos 1 mes troquei as duas bieletas da barra estabilizadora mas ainda na tinha esse rangido.Gostaria de um parecer dos amigos para nao ser enganado.
RANGER 2002 4X4
marcoswiedemann
08/05/2013, 19:04
Se quando pisa na embreagem para o barulho é a cruzeta do cardam, ja tive esse barulho.
aproveita pra balancear o cardam junto com a troca da cruzeta
RANGER 2002 4X4
depois de andar em varios mecanicos inclusive um deles ate disse que o rolamento do pinhao estava quebrado rsrsrs, outro disse que eram as borrachas do feixe de molas, mas fui a um amigo meu que sem ouvir o ruido detectou o problema que era a cruzeta do carda, dei uma lubrifacada nela com spray pois a mesma nao tem graxeiro e o ruido sumiu , vou mandar troca-la.valeu pela a atençao e a pericia de voces.
roberto.cardoso@ig.com.br
09/05/2013, 11:19
Kildary,
Quando trocar as cruzetas compra com bico graxeiro, assim é possível colocar graxa de tempo em tempo e elas durarão muito mais. Eu coloquei na minha e nunca mais tive problemas... só não pode esquecer de mandar colocar graxa.
Eu sempre verifico a lubrificação das cruzetas junto com a troca de óleo.
Abraços,
depois de andar em varios mecanicos inclusive um deles ate disse que o rolamento do pinhao estava quebrado rsrsrs, outro disse que eram as borrachas do feixe de molas, mas fui a um amigo meu que sem ouvir o ruido detectou o problema que era a cruzeta do carda, dei uma lubrifacada nela com spray pois a mesma nao tem graxeiro e o ruido sumiu , vou mandar troca-la.valeu pela a atençao e a pericia de voces.
Galera, algum de voces sabe dizer como alivia a forca da barra de torçao ? O parafuso que regula essa barra quebrou e o pedaço quebrado ficou entre a castanha e aquela porca quadrada que pega o parafuso, dai tenho que aliviar a pressao da castanha , para soltar o pedaço quebrado do parafuso, colocar a castanha no lugar pois ela fastou um pouco saindo do angulo que pega encaixa o parafuso e colocar um parafuso novo.
deu certo, levantei a frente da caminhonete,macaquiei a ponta da castanha com o macaco do carro tirei o pedaço do parafuso quebrado baixei o macaco, coloquei a barra no lugar e coloquei o parafuso e regulei a altura no olho ficou com 84 cm paralamas/chao igual ao outro lado