Ver Versão Completa : Como funciona o 4X4 automatico na Explorer?
Snap_Skol
15/12/2007, 01:41
Tenho uma Ford Explorer Eddie Bauer 98 câmbio hidramatico.. (O nome é assim mesmo ?). Estou aqui nos USA .. Ela tem um seletor de 4x4 automatico, 4 High e 4 Low . Como funciona o 4x4 automatico?? Ainda nao tive oportunidade de saber, pois comprei o carro a pouco tempo e vou registra-lo amanhã e aqui já esta nevando.. Quando devo usar o Low ??
Hoje vi uma explorer empurrar um carro normal numa subida escorregadia . o cara me disse que usou o low...
Márcio T
15/12/2007, 10:16
Olá, Snap.
4x4 Auto: Em condições normais, a tração está nas rodas traseiras (4x2). Em caso de deslizamento de alguma das rodas traseiras, o sistema aciona automaticamente a tração integral (4x4). É chamado de TOD (tork on demand - tração quando necessário).
4x4 High: Quando selecionado, aciona a tração integral (4x4) permanente. Aconselha-se o uso somente em pisos escorregadios.
4x4 Low: A tração é integral (4x4) e reduzida. Deve ser utilizada somente em situações específicas em que há necessidade de mais torque - por exemplo, na situação que você descreveu: Empurrando outro veículo, numa subida e com piso escorregadio.
Se você usar a ferramenta de pesquisa aqui do fórum, vai encontrar informações bem detalhadas a respeito.
O câmbio das Explorer's não é, na verdade, hidramático, mas automático (CA no Brasil e AT aí nos EUA). Isto porque o câmbio hidramático não possui conversor de torque. Apesar disso, é bastante comum ele ser referenciado como hidramático, pela similaridade no sistema de transmissão de força (fluido hidráulico) e pelos primeiros CA's serem fabricados pela Hydramatic. Mas existe esta diferença.
Um abraço.
Márcio
MARIOSERGIO
06/12/2010, 21:55
Ola tenho uma Explorer 97 e quando engato para frente e carro morre parece que tem algo travando o carro não anda e more. Sera que alguem tem alguma ideia do que esta acontecendo. Obrigado
lincolnjb
17/12/2010, 10:51
Ola tenho uma Explorer 97 e quando engato para frente e carro morre parece que tem algo travando o carro não anda e more. Sera que alguem tem alguma ideia do que esta acontecendo. Obrigado
Sergio, Coloca seu carro numa prancha e leva para a mecanica que você vai precisar mecher no cambio amigo.
abraços
Lincoln