Ver Versão Completa : Up grade na suspensão dianteira - help!
Luiz Fernando Piccoli
14/12/2007, 23:24
Olá pessoal,:concordo: primeiramente quero falar que o vírus russo também me pegou:putz::putz::putz::putz: e acho que não tem mais cura, sinto todos os sintomas nivólicos possíveis como: :???:roupa com cheiro de gasolina, :-?unhas sujas de graxa, :putz:ouvir constantes reclamações da esposa,:mrgreen: piso da garagem manchado constantemente de óleo, :evil:ficar navegando em sites do lada, conhecer todas lojas de autopeças da cidade e ouvir do vendedor: chiiiii lá vem o russo!:stop:, bom mas do outro lado temos uma baita alegria quando vemos carros bem mais caros atolados e o niva passando como se estivesse em jardins, o pior ou melhor, é que minha filha de 4 anos também já pegou o vírus, será que dá tempo de salvá-la?.:?::?::?::?:
Bom, o negócio é seguinte, pretendo colocar os pivôs da D20 com um calço de nylon de 1¨ de altura, fazendo uma adaptação na furação que é diferente (igual do cassiano do natal4x4) alguém pode me dizer se fica bom? Pois o pivô da D20 (twr ou nakata) custa 36,00 enquanto que o do niva custa 90,00!!!!! E preciso também trocar as buchas que estão fazendo barulho.
Se erguer a suspensão dá algum problema? As homocinéticas não vão pro saco?:?::?:
Se alguém tiver alguma experiência por favor me conte.:idea::idea:
Seu luiz, vai precisar adaptar estes pivos, mas eu tinha e funcionara,m muito bem. Depois eu tive de trocar e voltei ao original, paguei 45 cada aqui em ctba. Mas nao sei se prestam, pois os que eu tinha era muito mais parrudos...
Os meus da D20 tinha só dois parafusos. O terceiro era uma gota de solda inox...nunca deu problema, mas é meio gambi né. Comprei assime deixei até acabar.
Qto a elevar a suspesão: coloca calços na mola, modifica menos e tem o mesmo efeito. As homocinéticas ficarao desalinhadas, é o preço que se paga, mas eu nunca tive problemas. Basta cuidar bem das coifas e manter tudo engraxado que não dá nada. O alinhamento vertical da roda tb fica um pouco fora, teoricamente com pneu pro lado de fora já que vc ta forçandoa suspensão para baixo, mas isso dá pra alinhar nos pivos.
No mais só alegria!
Não tenho base para falar sobre os pivôs da D20, mas independente de sua escolha (original ou D20) compre peças de qualidade e tenha muito critério no serviço. Digo isso pois já saí da pista e não capotei por muito pouco devido a quebra de um pivô.... só para ficar claro tinha levado o carro para revisar a suspensão antes de pegar a estrada... no meu caso creio que tanto o pivô quanto o mecânico não prestavam.
Fica só o alerta... tem economias que podem sair muito caro.
Boa sorte!
Abraços
ola
colikei os calços de mola da Alternativa 4x4... calçoc nas molas mesmo senti uma boa diferença na altura nd de muito mais alto.. mas ficou melho os rodo rural naum pegam mais na lataria
porem a homocinetica ainda naum sei bem se interna ou externa ficou com barulho feio porem o meca falou q naummestoura do dia pra noite mas seria bomrecondiciona~las,,,,
jah com pivo ainda naum tive problema e espero naum ter....
16/12/2007, 04:32
Camarada. minha recomendação pra vc é a seguinte use pivos de D20 da trw pois tem coifa de silicone. use o calço do natal4x4 pra erguer a suspensao. e esqueça de comprar os originais, o risco de comprar mer## é muito grande, TRW é TRW em qualquer lugar e os desgraçados são brutos, usar os originais é bom tbm mas vai que o caldereiro tava bebado de vodka e a tempera do metal ficou ruim. vai saber os TRW não tem disso.Quanto a sua filhinha sinto te informar vc sifu### nunca mais vai ter cooragem de vender o niva. Eu sou a favor de manter o veiculo original enquanto isso garantir segurança e performance, no caso dos pivos isso é um risco manter original entao mata os pivos originais e mete TRW de D20 ai. as heterocineticas (homo nao é coisa de niveiro aprenda, vai aprendendo) se em bom estado vao muito bem sim. se estralarem é porque ja estavam ruins e a mudança só te mostrou isso. Arrumar tem duias chances retificas as originais num lugar de extrema confiança ou fazer novas mudanças e colocar as de VW Santana, tem receita pronta na net pra isso e fica bem bom tbm. vai do preço que vc escolher pagar, de repente sai mais barato trocar as hetero originais pelas do VW tudo ér uma questão de fazer contas mas bem vindo ao vicio nivistico
Carlão Pinheiro
17/12/2007, 10:48
Olá pessoal,:concordo: primeiramente quero falar que o vírus russo também me pegou:putz::putz::putz::putz: e acho que não tem mais cura, sinto todos os sintomas nivólicos possíveis como: :???:roupa com cheiro de gasolina, :-?unhas sujas de graxa, :putz:ouvir constantes reclamações da esposa,:mrgreen: piso da garagem manchado constantemente de óleo, :evil:ficar navegando em sites do lada, conhecer todas lojas de autopeças da cidade e ouvir do vendedor: chiiiii lá vem o russo!:stop:, bom mas do outro lado temos uma baita alegria quando vemos carros bem mais caros atolados e o niva passando como se estivesse em jardins, o pior ou melhor, é que minha filha de 4 anos também já pegou o vírus, será que dá tempo de salvá-la?.:?::?::?::?:
Bom, o negócio é seguinte, pretendo colocar os pivôs da D20 com um calço de nylon de 1¨ de altura, fazendo uma adaptação na furação que é diferente (igual do cassiano do natal4x4) alguém pode me dizer se fica bom? Pois o pivô da D20 (twr ou nakata) custa 36,00 enquanto que o do niva custa 90,00!!!!! E preciso também trocar as buchas que estão fazendo barulho.
Se erguer a suspensão dá algum problema? As homocinéticas não vão pro saco?:?::?:
Se alguém tiver alguma experiência por favor me conte.:idea::idea:
Luiz,
Dá uma olhada aqui: http://www.trilha4x4.com.br/dica29.htm
e aqui: http://www.trilha4x4.com.br/dica35.htm
O pivô da D20 tem 4 furos e o original tem 3 furos, um calço de nylon não vai aguentar.
O Galo Cego tem essas flanges pra venda, entra em contato com ele em PVT.
Pelo que sei tem uma fornada saindo agora em janeiro.
Luiz Fernando Piccoli
18/12/2007, 00:42
Valeu pelas dicas pessoal:D, vou colocar os pivôs da D20 TRW, pois já troquei 2x os pivôs originais e agora estourou de novo, acho que os camaradas tão ganhando pouco e o jeito é encher a cara de vodka:parede::parede:, onde mesmo posso comprar os calços? Alguém tem idéia de preço?Já fiz quase de tudo um pouco no niva (sou quase um fuçânico) será que dá pra trocar as buchas em casa ou é muito complicado? Assim que trocar os pivos coloco fotos. Abraços a todos nivolinos!!!:dance::concordo:
Valeu pelas dicas pessoal:D, vou colocar os pivôs da D20 TRW, pois já troquei 2x os pivôs originais e agora estourou de novo, acho que os camaradas tão ganhando pouco e o jeito é encher a cara de vodka:parede::parede:, onde mesmo posso comprar os calços? Alguém tem idéia de preço?Já fiz quase de tudo um pouco no niva (sou quase um fuçânico) será que dá pra trocar as buchas em casa ou é muito complicado? Assim que trocar os pivos coloco fotos. Abraços a todos nivolinos!!!:dance::concordo:
Pode informar :aonde e quando voce comprou estes pivos que estouraram?
Giuliano Barbosa
28/01/2008, 16:19
Já que o tópico é "up grade da suspensão", alguém saberia dizer outro(s) componete(s) além dos pivôs que merecem atenção especial?!
alexandre roveri
28/01/2008, 16:41
As buchas de braço superior e inferior
Amortecedores
Molas
Terminais de direção
Buchas de braço auxiliar
E alinhamento
Pronto, verificou a suspenção dianteira inteira :concordo:
BACALHAU
28/01/2008, 21:11
Amortecedores
Molas
Terminais de direção
Buchas de braço auxiliar
E alinhamento
Caro Alexandre.
Ouvi um "galo":mrgreen: cantar não sei onde que essas buchas da suspensão podem ser feitas de poliuretano. É verdade? Têm maior confiabilidade (durabilidade & qualidade)?
Em caso de resposta positiva para as duas questões, onde posso adquirí-las? Vc faz? $$$?
Zabumbas do BACALHAU
Luiz Fernando Piccoli
28/01/2008, 22:14
Pessoal, depois de muito trabalho, muitas marteladas nos dedos, muitas prensadas nas mãos e uma baita dor de cabeça:parede: para conseguir fazer o alinhamento e corrigir a cambagem, coloquei os benditos pivos da D20 com calço de aço, fiz a troca de todas buchas dianteiras e todos os terminais de direção. O resultado: ficou muito alto, muito macio, p##ta visual agressivo só que as heterocinéticas estão estalando bastante, mas mesmo assim ficou muito bom só que agora preciso erguer a traseira (do Niva é claro) pois a frente ficou mais alta, será que as molas dianteiras da pampa 1.8 resolvem. Vai algumas fotos do selviço:
alexandre roveri
28/01/2008, 22:16
Caro Alexandre.
Ouvi um "galo":mrgreen: cantar não sei onde que essas buchas da suspensão podem ser feitas de poliuretano. É verdade? Têm maior confiabilidade (durabilidade & qualidade)?
Em caso de resposta positiva para as duas questões, onde posso adquirí-las? Vc faz? $$$?
Zabumbas do BACALHAU
Oi Bacalhau, é o seguinte, as buchas feitas em PU tem a mesma confiabilidade e durabilidade de uma original a questão do custo fica em função da viabilidade e disponibilidade do Niveiro em ter no minimo um torno e um prensa . Pra vc a melhor opção é a compra das originais mesmo, no caso da flange de D20 já posso te ajudar ! :mrgreen:
Leonardo Cunha
29/01/2008, 00:31
Em termos de estabilidade nas curvas, a que ponto altera essa adaptação no dia a dia, vivo em um lugar de muitas curvas, queria levantar meu carango, mais tambem quero segurança, e por quanto saiu a brincadeira para vc Luiz Fernando?
Luciano SHAKALL
29/01/2008, 02:41
"... agora preciso erguer a traseira (do Niva é claro) ... será que as molas dianteiras da pampa 1.8 resolvem ... "CAmaRAda Luiz Fernando, o pessoal fala muito em molas dianteiras do Del-Rey 1.8 com AC e DH :concordo: , sendo as molas da Pampa (também 1.8 com AC e DH ) mais firmes que as do Del-Rey :rolleyes: : Melhor estabilidade, boas pra quem tem GNV, mas pode limitar o curso da suspensão... :pensativo:
Há ainda uma "lenda" que diz que as molas dianteiras do lado direito da Pampa com essas características (AC e DH) são ainda "mais firmes" (que as do lado esquerdo) :shock: ... Não sei se procede... :pensativo:
"... coloquei os benditos pivos da D20 com calço de aço ... ficou muito alto, muito macio, p##ta visual agressivo ... 'Qual a altura dos calços de aço que você fez?
Tens como postar fotos da viatura "alteada"...?
[]'s
Giuliano Barbosa
29/01/2008, 09:22
Amortecedores
Molas
Terminais de direção
Buchas de braço auxiliar
E alinhamento
Valeu Alexandre, vendo os itens da suspa me lembrei do relato que ouvi, trata-se da quebra do braço auxiliar mas acredito (e espero) que não seja tão frequente justamente por ser um componente auxiliar.(!)
Luiz Fernando, com relação a estes estalos da homocinética, é sinal de que precisam ser trocadas certo?
Fiz uma trilha neste findi e algumas vezes escutei uns estalos do lado esquerdo, sempre em grandes subidas e em 1a reduzida, fora isso não está fazendo barulho...acredito que seja prudente uma substituição preventiva.
Geralmente a homocinética que mais sofre desgaste é a interna, certo?
Há ainda uma "lenda" que diz que as molas dianteiras do lado direito da Pampa com essas características (AC e DH) são ainda "mais firmes" (que as do lado esquerdo) :shock: ... Não sei se procede... :pensativo:
[]'s
nao é lenda nao.. eu tenho um catalago da cofap aqui e os codigos das molas esquerda e direita sao diferentes, nao fala se é mais firme ou quê, mas tem diferencas sim...
T+
Em termos de estabilidade nas curvas, a que ponto altera essa adaptação no dia a dia, vivo em um lugar de muitas curvas, queria levantar meu carango, mais tambem quero segurança, e por quanto saiu a brincadeira para vc Luiz Fernando?
Leonardo, qual o seu objetivo, ao levantar o Niva? Se for só por motivos estéticos, basta levantar a suspensão (no máximo 2 cm, para não forçar as homocinéticas), mas se for para passar melhor por obstáculos, levantar a suspensão não vai ajudar muito, o que resolve, neste caso, é aumentar o diâmetro dos pneus. Mas isto terá um preço, o seu Niva vai se tornar (ainda) mais lento e, eventualmente, vai ter seu consumo de combustível aumentado. Como estes pneus serão mais pesados, alguns componentes (rolamentos, por ex.) irão sofrer um desgaste mais acentuado.
[ ]s
Luiz Fernando Piccoli
29/01/2008, 18:52
Camaradas russos, o calço do pivô que usei é igual ao do Cassiano e tem 1 polegada de altura preso por 3 parafusos de aço na bandeja e 4 parafusos de aço no pivô. Os valores gastos foram: 2 pivos superior da D20 marca TRW com coifas de silicone por 72,00; 2 calços de aço usinados na tornearia 120,00; arruelas 1/2 de calço na bandeja inferior 6,00; alinhamento na Dpaschoal 38,00; o prazer de ficar bem mais alto que carros populares: NÃO TEM PREÇO!!!:dance::dance::palmas:Umas fotos para comprovar a altura da encrenca, notem a felicidade da dona patroa ao dirigir essa linda viatura!!!!!!hehehhe.