PDA

Ver Versão Completa : Assunto em discusão - Como melhorar as trilhas



Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/12/2007, 18:01
Pessoal

Depois que organizei a minha 1° Trilha (Venta Rasgada) descobri que fazer trilha não é nada fácil. Muito pelo contrário. Existem vários detalhes a se pensar. Mas resolve-los tbm não é impossível. Acredito que um pouco de análise sobre os pontos negativos das trilha pode gerar várias soluções que deixaria qq trilha bem melhor de se andar.


Analisando as trilhas que tenho participado, acabei por criar um "estilo" de trilha que acredito que minimizaria os clássicos problemas que temos nas trilhas, tais como:

:evil: Tranqueira
:evil: Pouca sinalização
:evil: Falta de equipe de apoio
:evil: Valores altos de inscrição

Abaixo tentarei explicar as medidas e os pqs delas

Nome do "modelo" de trilha - Old school (Velha escola)
O termo old school é usado para caracterizar um estilo, uma maneira ou atitude baseado nas gerações anteriores.

A um tempo atrás os jipeiros brasileiros eram verdadeiros herois no off road, pq sem celular, gps, sem equipamentos e acessórios eles faziam suas trilhas. E se atolassem, na adiantava ligar para a organização pq não tinha trator pra puxar :mrgreen: Se um não ajudasse o outro, ninguém saia de lá....e esse era o espírito do jipeiro. A solidarierade e o companherismo era verdadeiro espírito off road.

Com o passar do tempo, veio as facilidades da tecnologia e os grandes acessórios, que antes só existiam no "states", mas agora tem aqui no BR com qualidade e preços mais acessíveis. Mas o off road virou moda e a moda existe para aumetar o consumo e não para manter uma filosofia de vida. A antiga filosofia virou stauts. O que valé é parecer ser um off roader, mesmo que vc nunca tenha andado numa estrada de chão batido.

Retornando ao assunto principal, o que proponha é:

:concordo: Os jipeiros largaram em grupos de, no mínimo 5 jipes. O grupo será responsável pelos integrantes do mesmo . Largaram juntos, tem q chegar juntos(espírito Old Scool). O trator da organização só deverá ser chamado caso todo o grupo esteja atolado, ou se tiver um jeep quebrado e que tenha q ser removido para fora da trilha.

Pq isso?

Dessa forma a trilha voltará a ter o espírito de companherismos.
Os tratores da oganização irão ser utilizados somente em casos necessários e não quando um jipeiro, q não trouxe cinta e nem tem ponto de ancoragem caiu num barrinho e não quer se sujar pra tentar sair do atoleiro
Pq é humanamente impossível ter trator suficiente para ajudar a todos. Fazendo uma conta rápida, na trilha de Tramandai q tem mais de 300 jipes, se cada jipeiro desse apenas 1 uma atolada pesada, e exigisse um trator, teríamos que ter 300 tratores para ajudar a todos.
Pq tendo menos gastos com trator, a trilha poderá ficar mais barata
A trilha vai fluir melhor pq não terá jipes atolados por 2h ou mais trancando o caminho:concordo:A largada da trilha será por partes. A cada 30 min. larga um número x de jipeiros.

Pq isso?

Nunca os jipeiros chegam na hora. Dai os q que chegaram antes tem q ficar esperando os atrasados chegarem pra poder largar todos juntos
Pq soltar 300 jipes de uma só vez nunca dá certo. Os 50 primeiros atolam e o restante fica parado, esperando os 50 primeiros serem desatolados, depois os 50 seguintes atolam e assim vai...
Pq uma trilha melhor distribuida em termos de jipes, será muito mais tranquila para andar
Pq é justo q quem se acorda as 5 da manhã não precisa esperar
Pq se o cara quer durmir até as 10h e depois fazer uma trilha com a terra bem mexida, é uma escolha dele
Pq é mais fácil para a organização coordenar 50 jipes num obstáculo pesado do q coordenar 300 jipes no mesmo obstáculo:concordo: A sinalização da trilha deverá ser feito com placas grandes e bem fixadas. No mínimo 2 pontos de apoio para cada placa e se possível, placas pqnas com numeração em ordem crescente em toda a trilha.

Pq isso?

Pq sempre tem um engraçadinho q leva a placa indicativa para a casa, dai quem vem atrás, literalmente fica perdido
Pq sempre tem um engraçadinho q virá a placa para o outro lado, caso ela seja presa somente em um ponto
Pq tendo umas placas com a numeração crescente, saberemos q, por exemplo, depos da placa 21, tem q ter a frente a placa 22. Se essa placa não aparecer, voltamos até a 21 pq erramos o caminho.:concordo:Oferecer ou promover no final da trilha alguma alimentação (churrasco, tira-gosto, etc).

Pq isso?

Pq no final da trilha tem uns jipeiros q nem sei como conseguiram terminar o precurso, devido ao seu estado etílico. Racionalmente pensando, se for oferecido essa alimentação no término da trilha, diminui-se o risco de o jipeiro pegar a estrada de volta para casa bêbado.
Ps: Prefiro não citar o nome da trilha, mas tem uma trilha aqui no RS que espera os jipeiros no final da trilha com chopp:shock:. Sem comentários né.
Pq é preferível deixar o almoço por conta de cada grupo, pq os grupos largam e horários diferentes, logo pararão para almoçar em horários diferentes
Pq seria muito mais legal fazer um churrasco no final da trilha, pro pessoal comentar e contar as suas histórias, do que na hora do almoço, q o pessoal come rápido pra logo voltar pro barro.Resumidamente, é isso que proponho.
O que que vcs acham? Por favor, quero críticas, dicas, etc.

Atenciosamente,
Éverson (Chuck) Lopes
EQUIPE JEEPBOM

Loiro
14/12/2007, 20:48
Boa iniciativa e acho que ficara bem legal!!! O Chuck, que tal botar uns detalhes da Trilha de Fim/Inicio de ano no Trilhas no Sul, como tamanho e etc.
E ainda nao confirmo minha participaçao, mas poderiamos ultilizar o Topico das Trilhas no Sul para organizar os grupos!!!
[]´s
Abraço:concordo:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/12/2007, 22:09
Felipe

Vou só deixar o link que tem as informações da trilha aqui, pra não mudar o objetivo deste tópico, que é o debate sobre organização de trilhas:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32521&page=22

Leonardo Raffi
14/12/2007, 22:37
Ola achei muito interessante por que é uma maneira que meu grupo(eu e a turma do chico flaz) fizemos em varias trilhas... como tem apressadinhos papas troféus nós ficamos por últimos e vamos em grupo e normalmente desatolamos os tratores da organizações... claro que ai quando chegamos nos obstaculos o trecho esta intransitavel e costumamos ouvir não tenta que não da ai pergunto fecharam o pc e ai ouvimos não podemos e ai entao vamos atolar... e atolamos bem atolado quando a turma que cuida o pc começa se apavorar ai a gente tirando um por um... fizemos isso agora na trilha de encruzilhada do sul, a de canguçu, de melo no uruguai, jaguarao ... e confesso que o chopinho no final da trilha em rolante foi saudavel pois só saimos do parque perto de meio dia do outro dia... ou seja beber depois de parar... ha em fevereiro deveremos cuidar um pc em arambaré (te lembra do ultimo) ou seja depois que todo mundo passar no nosso pc ai é que vamos em frente... imagina o nos espera.. o Arambaré falou que teremos novidades com relaçãoao percurso...vamos ver... quando organizar outro evento por favor me avisa antecipadamete para nos tentar ir...um abraço e parabenz pela ideia ... a trilha de encruzilhada 40 reias canguçu 20 a de mello 50... trilha de 250 q baixou p 200 não entro mais fui nessa na época que era 150 e tinha uns 350 jep e fui a 100 quando tinha mais de 500 jep(não vou dize aond) um abraço

Caiogaucho
15/12/2007, 13:35
Chuck,
Algum tempo atrás, elaborei um projeto de treinamento para média e alta gerência no qual a "dinâmica de grupo" foi realizada out door. Definição do roteiro da trilha com os mais diversos obstáculos, aluguel de Jeep's (alguns super equipados, outros originais). O resultado é extremamente satisfatório, margem de erro mínimo na escolha do profissional a ser promovido e uma visão por parte do avaliador extremamente clara e objetiva. É sensacional! Afinal é unir o útil ao muuuuuuito agradável.

É meio Off-topic! mas só pra reforçar os argumentos que utilizasse para melhor planejamento das trilhas e passeios.

[]'s:palmas:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
18/12/2007, 03:20
Leonardo
A trilha de confraternização do Jeepbom esse ano será no Tuia no dia 05 de janeiro. Já tem os detalhes lá no site. Vou usar desse modelo de trilha lá no Tuia pra ver como vai funcionar.

Conversando com o Arambaré no final de semana passado (Trilha de Tramandaí) ele disse q esse ano o bixo vai pegar...hehehe...tomara :mrgreen:...quer ver se vou de Unimog:twisted:

Caio
Me interessei pelo que tu disse.Poderia me passar mais detalhes?

Abraço a todos

Caiogaucho
25/12/2007, 03:53
Leonardo
A trilha de confraternização do Jeepbom esse ano será no Tuia no dia 05 de janeiro. Já tem os detalhes lá no site. Vou usar desse modelo de trilha lá no Tuia pra ver como vai funcionar.

Conversando com o Arambaré no final de semana passado (Trilha de Tramandaí) ele disse q esse ano o bixo vai pegar...hehehe...tomara :mrgreen:...quer ver se vou de Unimog:twisted:

Caio
Me interessei pelo que tu disse.Poderia me passar mais detalhes?

Abraço a todos

Chuck

Estou em viagem. Qaundo retornar conversaremos, OK?

Feliz Natal e Pro$$$pero 2008.
[]'S

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
26/12/2007, 00:32
Ok Caio.

Feliz Natal e Pro$$$pero 2008 para vc tbm.

[]'s

nanito
26/12/2007, 10:48
Entrei no mundo 4x4 esse ano, mas posso dizer que desde o início fiz trilha "old school"!!

A maior graça de atolar o jipe na trilha é desatolar ele, com trator não tem graça nenhuma!!

O Guaxinim é pequeno mas já puxou até JPX!!

Por mim, toda trilha deveria ser "Old School". Fiz uma trilha noturna em Nova Prata e lá não tinha trator!! Era um puxando o outro pra sair dos enroscos, e se não dava pra engatar um jipe, vinha um exército de zequinhas pra "arrastar" a viatura. Foi muito divertido!!

[]´s e boas festas!!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
18/04/2008, 02:11
Nanito

Não sabia que tu era novo nas trilhas.
Pelos teus comentários, parecia q já era veterano no off road.
Tô sabendo que tu tá andando com uns locos (:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:)que frenquentam o churras das quintas-feiras lá no Espaço Jeepbom...vê se aparece lá também um dia desses...e vai te preparando pq a 2º Trilha do Jeepbom vai ser bemmm "Old School"

[]'s

marcio-NH-RS
04/09/2008, 08:33
Trilha de Lomba Grande, 17, 18 e 19 de outubro - 2008.

Dia 17 – recepção dos jipeiros, inscrição e churrasco para os inscritos;
Dia 18 – trilha da manhã, almoço e trilha da tarde;
Dia 19 – jeep cross, gincana com público (para que participem do evento), confraternização e locais “livres” para andar de jeep.

Estrutura do evento:

Tendas para inscrição e refeições (400m2), montadas durante os 3 dias, estrutura de lanches e bebidas, área para camping, banheiros químicos, chuveiros, parque de infláveis para crianças, produtos coloniais, artesanato, pista de jeep cross, etc.

Trilhas bem demarcadas com a presença constante da organização e resgate por tratores e retro (quem quiser poderá tentar receber um certificado individual para grupos inscritos que passarem pela trilha sem necessidade de resgate da organização – “old school”)

Locais de “escape” para que um ou dois jeeps não tranquem os demais.

A inscrição dá direito a janta de 6ª feira, almoço de sábado, camiseta excelente e avental de 1ª qualidade e brindes.

Serão vendidas camisetas do evento em modelos femininos e infantis, para que toda a família possa aproveitar e levar a lembrança deste evento que será bem mais que uma trilha, mas sim uma festa dos jipeiros!!!

Estamos preparando uma grande festa, inclusive com a gincana de participação do público, para assim agregar cada vez mais simpatia da administração pública e dos patrocinadores para os eventos 4x4.

Desta forma acreditamos que estamos agregando benefícios ao esporte e, como conseqüência, jipeiros e companheiros de trilha.

A trilha irá ocorrer em locais expressamente autorizados pelos proprietários, com o devido licenciamento ambiental, aumentando assim a credibilidade ao evento.

E MUITO MAIS!!!!

OBS: a plantação de jeeps do ano passado, na parte da tarde, ocorreu pela necessidade de troca dos locais da trilha na última hora. O local inicial ficou com mais de 2mts de água por força das chuvas antes do evento. Isso já foi revisto para esse ano. São duas novas trilhas, uma para manhã e uma para tarde. De qualquer forma, esperamos não ter deixado ninguém na mão no ano passado, ou melhor, no barro, tentando atender à demanda de socorros necessários!

Estamos de portas abertas e contamos com a presença de todos.

Grande abraço.
Duvidas 81448293
Márcio – tesoureiro Jeep Clube

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/09/2009, 23:45
Ressuscitando o tópico

Pessoal depois de uns 2 anos de reflexão a ganho de experiência, volto ao tópico para avisar que o projeto vai sair do papel.

Dias 18 e 19 de outubro irei realizar a 1° trilha baseada no estilo "old school".

Segue abaixo os detalhes:


Trilha Jeepbom Convida (A) - Glorinha

O "Jeepbom Convida" é uma projeto off-road que vem sendo estudado e planejado a mais de 3 anos e surgiu a partir da detecção de alguns problemas logísticos e transformações culturais que as trilhas atualmente vêem apresentando. Este projeto tem como objetivo principal resgatar o verdadeiro espírito off-road e, para que tal objetivo seja alcançado, nada mais natural do que basear-se no formatos das antigas trilhas, aquelas feitas pelos nossos pais e avós.

Sem grandes transformações mecânicas, sem grandes pneus, sem GPS ou qualquer outro auxílio da tecnologia dos tempos atuais, os jipeiros de outrora conseguiam atravessar os mais difíceis caminhos. As suas únicas e fundamentais ferramentas eram o companheirismo e a solidariedade que havia uns com os outros. Todos se ajudavam. Todos chegavam juntos ao destino final.

E para resgatar essa verdadeira essência do jipeiro, o projeto "Jeepbom Convida" nasce com as seguintes características:

• Trilhas com no máximo 50 veículos participantes (além da comissão organizadora)
• Formação de pequenos grupos para juntos completarem a trilha
• Acompanhamento de 1 jipe da organização por grupo
• Locais com muita lama e pouco deslocamento entre os principais trechos
• Trilha forte, com muito barro, mas sem pedras
• Trajeto com, no mínimo, 20 km de trilhas
• Uso de 2 tratores para auxílio emergencial

A primeira trilha baseada no projeto "Jeepbom Convida" acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro na cidade de Glorinha. Nestes dois dias jipeiros de todas as regiões estão convidados a reviverem o estilo Old School de se fazer trilha, a velha escola do off-road, o velho e bom jeito companheiro de se superar qualquer caminho.

Obs.: A trilha do dia 17 e a trilha do dia 18 serão feitas na mesma fazenda, mas terão trajetos totalmente diferentes.

Dia 17 de outubro - Sábado
09h00 - Início da trilha A
13h00 - Previsão de parada para o almoço
17h00 - Previsão de término da trilha
Dia 18 de outubro - Domingo
09h00 - Início da trilha B
13h00 - Previsão de parada para o almoço
17h00 - Previsão de término da trilha
Obs 1: O número de jipes é limitado em 50 unidades por dia (50 no sábado e 50 no domingo)
Obs 2: As inscrições deverão ser feitas antecipadamente
Obs 3: Os jipes participantes deverão possuir ponto de ancoragem e cinta
Obs 4: A presença do zequinha é fundamental nesta trilha

Tomara que dê certo.

É isso ai então...que venham as dicas, conselhos, críticas, juras de amor e morte do melhor fórum off-road do Brasil :mrgreen:

[ ]'s

Marcelo Cunha
24/09/2009, 16:58
Chuck, se as trilhas forem bem organizadas e os eventos tiverem repetição em outros lugares de tempos em tempos, só pode dar certo.
Atividades como esta estão fazendo falta.

Leonardo Raffi
07/01/2010, 23:43
noticias de trilha no sul do sul...
Cassino, Jaguarão, Rio Branco(Uruguai)...
no aguardo....

Maurício Fernandes
05/02/2010, 11:29
boa iniciativa do tópico Chuck.
acrescento o fato da bebida.
quando o cara exagera na bebida é muito mais comum quebrar.
acredito que a bebida alcoolica deveria ser bem limitada, pois só dá porcaria, mas vai da consciência de cada um

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
05/02/2010, 15:46
Maurício

O que eu observei é que em trilhas grandes o problema com alcool é mais acentuado pois não tem como controlar 200, 300 jipes...

...tõ fazendo agora somente trilhas pequenas pq dai fica fácil ver quem tá se destacando pelo nível alcoolico e prego que se destaca tem que ser martelado..

...fez besteira 1 x, na próxima vez já nem permito se inscrever.

[ ]'s

Marcelo Cunha
19/02/2010, 16:24
Maurício

O que eu observei é que em trilhas grandes o problema com alcool é mais acentuado pois não tem como controlar 200, 300 jipes...

...tõ fazendo agora somente trilhas pequenas pq dai fica fácil ver quem tá se destacando pelo nível alcoolico e prego que se destaca tem que ser martelado..

...fez besteira 1 x, na próxima vez já nem permito se inscrever.

[ ]'s

Òtima iniciativa de controlar o alcool, só melhora o nível da trilha.