Ver Versão Completa : Troca de óleo com 10.000 Km?
Dinho_BH
14/12/2007, 08:48
Amigos,
Possuo uma Ranger 02/03 (a pouco mais de um mês) e fui fazer a primeira "revisão" ontem, incluindo troca de óleo.
O mecânico (muito bom por sinal) resolveu alguns probleminhas chatos de batidas de curso de amortecedor entre outras coisinhas simples. :palmas:
Comentei com ele que pretendo viajar uns 10.000 Km nos próximos dias e ele indicou a NÃO necessidade de fazer a troca de óleo na estrada... :pensativo:
Ele colocou óleo Motorcraft 15W40 e disse que, como pretendo andar esta alta quilometragem em pouco tempo (20 dias), não haveria necessidade da troca "usual" que seria com 5.000 Km. :?:
Disse apenas para conferir o óleo com 5.000 Km e, se necessário, completar. Retornando, trocaríamos o óleo e retomaríamos a troca de 5.000 Km em 5.000 Km...:concordo:
O argumento dele é interessante: uma coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 20 dias...outra coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 5~6 meses antes de outra troca. Neste último caso não recomendado... ;-)
O que dizem? "Confio" nesta dica ou "perco tempo" fazendo uma troca na estrada?
Abraços.
Walter L. L. Casitta
14/12/2007, 08:57
Amigos,
Possuo uma Ranger 02/03 (a pouco mais de um mês) e fui fazer a primeira "revisão" ontem, incluindo troca de óleo.
O mecânico (muito bom por sinal) resolveu alguns probleminhas chatos de batidas de curso de amortecedor entre outras coisinhas simples. :palmas:
Comentei com ele que pretendo viajar uns 10.000 Km nos próximos dias e ele indicou a NÃO necessidade de fazer a troca de óleo na estrada... :pensativo:
Ele colocou óleo Motorcraft 15W40 e disse que, como pretendo andar esta alta quilometragem em pouco tempo (20 dias), não haveria necessidade da troca "usual" que seria com 5.000 Km. :?:
Disse apenas para conferir o óleo com 5.000 Km e, se necessário, completar. Retornando, trocaríamos o óleo e retomaríamos a troca de 5.000 Km em 5.000 Km...:concordo:
O argumento dele é interessante: uma coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 20 dias...outra coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 5~6 meses antes de outra troca. Neste último caso não recomendado... ;-)
O que dizem? "Confio" nesta dica ou "perco tempo" fazendo uma troca na estrada?
O que o mecânico te recomendou é o que esta escrito no manual da Ranger... Troca com intervalo de 5000Km seria para uso pesado como é ocaso quando se anda dentro de cidades como BH. Independente do tipo de uso ou intervalo de troca o óleo não pode ficar mais de 6 meses dentro do motor...
Dinho_BH
14/12/2007, 10:54
Valeu Walter. :concordo:
Vou viajar mais tranquilo agora...só ainda não sei pra onde!!! :lol:
Abraços.
tulio pessoa
14/12/2007, 11:04
rapaz,todos os carros com motor a diesel que eu tive troquei de 10 em 10mil km
não sei se é o certo,mas estão todos rodando até hoje
Edintruder
14/12/2007, 12:56
O melhor é 8000 km de intervalo quando a regulagem for original e 5000km em uso pesado ou bomba com regulagem aberta.
Dinho_BH
14/12/2007, 13:47
Amigos,
Grato pelo retorno.
Acabei ficando com o costume de trocar o óleo a cada 5.000 Km por causa do meu antigo carro (Pálio "mil"). Tive problema com a famosa "borra" no motor e acabei tendo que fazer o motor do carro com 85000 Km. :parede:
Depois do susto, trocava a cada 5.000 Km. De qualquer forma, é bom saber que carro a diesel pode, dependendo do uso, esticar a troca a até 10.000 Km.
Como não gosto de correr risco, acho que 8.000 Km é uma boa média para a troca.
Abraços.
No manual da 2.8 recomenda para este tipo de uso a troca após 15.000Km rodados.
Abraços,
FRanger
Dinho_BH
14/12/2007, 17:23
FRanger, :concordo:
Valeu.
Posso então ficar mais tranquilo agora. :dance:
Abraços.
murilloaquino
14/12/2007, 18:27
Costumo trocar sempre com 10.000 tambem.Utilizo o carro em percursos mistos 50% estrada e 50% cidade...
shimomoto
14/12/2007, 20:15
Dinho;
Como o Walter disse, seu mecânico fez o que reza o manual da Ranger.
A única coisa que eu acho importante ser dita é: Utilize lubrificantes de última especificação (no caso, o API-CI-4) a viscosidade que manda o manual, e o mais importante: Procure marcas renomadas (você usou o Motorcraft, original, mas vale o Texaco, Petrobrás, Mobil, etc.). Fuja das marcas esquisitas. E isso vale para tudo (diferencial, freios, câmbio, CT, etc)
Abraços
aoliveira
14/12/2007, 21:20
Dinho,
Quanto saiu a troca de óleo? pq tá quase chegando a km pra troca de óleo da minha Ranger e tô querendo já analisar onde vou trocar. Onde é seu mecânico?
Ah, aproveitando o interrogatório, o que foi feito pra resolver as batidas de curso do amortecedor e quanto custou?
valeu :concordo:
Rogerinho
14/12/2007, 22:28
Eu estava trocando óleo a cada 3000km ... mas achei exagerado, ja que ando 2000km/mês ... passei para 5000km!!!
Uma pergunta, qual o melhor óleo?!?!?...Sintético, Semi-Sintético ou Mineral?!?!?...Como não sou experiente em motores diesel, sempre ouvi falar que o melhor era o mineral, e no caso da Ranger 5W30...:oops::oops::oops:
Faltam 3000km pra eu trocar novamente, o que me recomendam?...:D
Um abraço...:concordo:
Allan Nielsen
14/12/2007, 23:19
Siga a recomendação do fabricante.
Em anexo a pag60 do Manual de Manutenção da International com os oleos recomendados.
Manual completo em http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html (http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html)
[]´s
shimomoto
14/12/2007, 23:59
Eu estava trocando óleo a cada 3000km ... mas achei exagerado, ja que ando 2000km/mês ... passei para 5000km!!!
Uma pergunta, qual o melhor óleo?!?!?...Sintético, Semi-Sintético ou Mineral?!?!?...Como não sou experiente em motores diesel, sempre ouvi falar que o melhor era o mineral, e no caso da Ranger 5W30...:oops::oops::oops:
Faltam 3000km pra eu trocar novamente, o que me recomendam?...:D
Um abraço...:concordo:
Rogerinho
CUIDADO!!!!!
Lubrificante 5W-30 é para RANGER A GASOLINA!!!!
Ranger a diesel, o recomendado é 15W-40, com especificação API C...-4!!!!Aliás a categoria de serviço para lubrificantes de motores a diesel começa com C (CG-4, CF-4, CH-4, CI-4, etc.)
A página anexada pelo Allan Nielsen contém a especificação de viscosidade (SAE) recomendada.
Quanto ao nível de serviço (classificação API), quando da confeccção do manual, ERA a mais atual vigente (API CF-4). Hoje, ela encontra-se defasada, portanto o melhor é colocar a mais atual disponível no mercado brasileiro, que é API CI-4.
Quanto ao intervalo de troca, 3 mil km é exagerado demais!. Pode ser feita a cada 10 mil (conforme manual da Ranger) se ela não "pega no pesado" ou a cada 5 mil caso opere em condições severas (excesso de pó, anda e pára de cidade, baixas rpm´s, o trajetos onde o motor não aqueça totalmente.
Em anexo, posto uma tabelinha editada pela própria API, para melhor compressão da classificação API. Em inglês.
Um grande abraço
Dinho_BH
15/12/2007, 00:43
Dinho,
Quanto saiu a troca de óleo? pq tá quase chegando a km pra troca de óleo da minha Ranger e tô querendo já analisar onde vou trocar. Onde é seu mecânico?
Ah, aproveitando o interrogatório, o que foi feito pra resolver as batidas de curso do amortecedor e quanto custou?
valeu :concordo:
aoliveira,
Vou verificar na nota fiscal quanto paguei pelo óleo e prometo um retorno. :concordo:
Quanto ao barulho, o meu caso, foi algo um pouco mais sério pois ela não estava "dando alinhamento". Constatou-se que eram os "leques" que estavam com problemas (peça não muito barata... :parede:).
Aproveitei e troquei pastilha, líquido do radiador, filtros (todos).
Na primeira volta que dei com a viatura em uma rua não pavimentada é que percebi o quanto ela estava barulhenta antes desta manutenção...ficou parecendo carro de passeio...:dance:
De quebra, parou de bater o batente do amortecedor (quando passava em um quebra-molas... :evil:)
Depois te passo o contato do mecânico.
Abraços.
Dinho_BH
15/12/2007, 01:12
Dinho;
...Procure marcas renomadas (você usou o Motorcraft, original, mas vale o Texaco, Petrobrás, Mobil, etc.). Fuja das marcas esquisitas. ...
Abraços
Shimomoto,
Eu, na minha santa ignorância, classificaria o Motorcraft como um dos "esquisitos" que você citou...:lol: não imaginava que ele fosse o original da Ranger. :putz:
Abraços.
shimomoto
15/12/2007, 01:33
Shimomoto,
Eu, na minha santa ignorância, classificaria o Motorcraft como um dos "esquisitos" que você citou...:lol: não imaginava que ele fosse o original da Ranger. :putz:
Abraços.
Pois é Dinho...
Motorcraft é a marca própria da Ford. Entretanto ela apenas embala. Até pouco tempo atrás, quem produzia os lubrificantes e fluídos era a Texaco!
Abraços
uma dica!
não sei se na cidade de vcs é assim.....mas aqui em brasilia o óleo motorcraft para a ranger na concessionaria custa +-8,00 reais!
nas lojas de lubrificantes a troca com o óleo sai 14,50 ou mais dependendo do óleo, já vi de até 26,00 reais o litro!!
pois então....comprem o óleo motorcraft original para o seu veiculo na ford e vão até um posto e dão uma gorjeta de uns 10reais pro cara trocar o óleo pra vc! sai muito mais em conta!!
Renatopami
15/12/2007, 02:40
Rogerinho
CUIDADO!!!!!
Lubrificante 5W-30 é para RANGER A GASOLINA!!!!
Ranger a diesel, o recomendado é 15W-40, com especificação API C...-4!!!!Aliás a categoria de serviço para lubrificantes de motores a diesel começa com C (CG-4, CF-4, CH-4, CI-4, etc.)
A página anexada pelo Allan Nielsen contém a especificação de viscosidade (SAE) recomendada.
Quanto ao nível de serviço (classificação API), quando da confeccção do manual, ERA a mais atual vigente (API CF-4). Hoje, ela encontra-se defasada, portanto o melhor é colocar a mais atual disponível no mercado brasileiro, que é API CI-4.
Quanto ao intervalo de troca, 3 mil km é exagerado demais!. Pode ser feita a cada 10 mil (conforme manual da Ranger) se ela não "pega no pesado" ou a cada 5 mil caso opere em condições severas (excesso de pó, anda e pára de cidade, baixas rpm´s, o trajetos onde o motor não aqueça totalmente.
Em anexo, posto uma tabelinha editada pela própria API, para melhor compressão da classificação API. Em inglês.
Um grande abraço
Troca de óleo de 3 em 3 mil km é usual somente em motor de fusca,faço assim no meu itamar.....Na hilux troco de 5 em 5 mil km mesmo,junto com filtro,sempre:concordo:
ABRAÇOS!!!
Edintruder
15/12/2007, 14:12
Em relação ao óleo para Ranger Diesel, Lubrax Extra ou Top turbo, Brutus T5...
Tem as outras marcas também, inclusive no motor quando novo vem óleo Shell, mas eu uso só o Lubrax da BR.
LUIS ANTONIO -BA
15/12/2007, 21:41
Tenho um conselho bom para vcs a respeito do oleo, Leiam a especificação ou veja qual o manual aconselha e passe a usa-lo porem evite esta trocando de marca ou especificação esse é um dos motivos para criar borras de oleo no carter, esta preocupação de voces quanto a quilometragem faz sentido, porem não é tão crucial indo até no maximo os 15.000Km qdo vc não utiliza o veiculo em trechos muitos curtos sem o mesmo atingir a temperatura ideal, em poeiras e tambem q o mesmo não fique mais de 06 meses no carter.
Um dos melhores mecanicos de motor aqui em Salvador, para não se dizer o melhor, (o mesmo é conhecido em qualquer oficina é como se fosse Elcimar Coutinho no controle de natalidade) Me disse q sempre q trocar o oleo troque o filtro pois nele é q ficam as impurezas, escolher um oleo de boa qualidade e não ficar trocando de marcas porque como o oleo tem aditivos (quimica) cada marca e cada especificação tem o seu aditivo isso faz com q oleo em contato com outro comece a fazer reações diferentes e uma delas é criar borras, não passar de 06 meses e trocar a cada 10.000 em uso normal podendo ir ate 15.000 (como era antes em algumas montadoras,q chegaram a marcar em manual trocas a cada 20.000 ).
Espero q ajude.
Luis
ps RECOMENDAÇÕES PARA TODOS VEICULOS, POIS TODOS PRECISAM SER LUBRIFICADOS INDEPENDENTE DE COMBUSTIVEL E MARCA .
Rogerinho
15/12/2007, 22:07
Então dei uma tremenda sorte, a primeira e unica troca de óleo que fiz...acabei por usar o 15W40, olhei nas tabelas do posto e lá não tinha o 5W30...essa informação me foi passada pelo mecanico da Ford Besouro...:roll:
Eu sou meio neurotico com manutenção, então prefiro manter a média de 5000km...com troca de filtro de oleo e de diesel!!!:-D
Mais uma vez obrigado!!!
Um abraço
Edintruder
16/12/2007, 10:20
Rogerinho, quase que aprendes que sobre Ranger os únicos mecânicos que não podemos confiar são os da Ford! Passa loge das autorizadas pois não fazem nada direito.
Dinho_BH
16/12/2007, 11:18
...escolher um oleo de boa qualidade e não ficar trocando de marcas porque como o oleo tem aditivos (quimica) cada marca e cada especificação tem o seu aditivo isso faz com q oleo em contato com outro comece a fazer reações diferentes e uma delas é criar borras...
Luis Antonio,
Grato pelo retorno.
As especificações (aquela "sopa de letrinhas" :lol: que acompanha o nome do óleo) não serve exatamente para padronizar o produto?
Apesar de fazer sentido sua colocação, espera-se que, comprando dois óleos de marcas diferentes e de mesma especificação, eles sejam, segundos normas internacionais, idênticos...ou não? ;)
Quando coloco "especificação" não me refiro apenas ao tipo (15W40 ou 5W30, por exemplo) mas àquela sequência de letas (SX ou ST ou o que seja) que garantem a "universalidade" do produto. :pensativo:
De qualquer forma, é uma boa dica.
Abraços.
leobnaval
16/12/2007, 15:43
por mais que as especificações sejam identicas o produto e a qualidade podem variar de marca para marca.
na L200 sempre trocamos a cada 5.000 e ela sempre utilizou o mesmo óleo desde que compramos (o antigo dono tambem utilizava este óleo) sempre foi trocado no mesmo local e apos a retífica seguiremos com troca dos filtros de diesel e óleo a cada 10.000, óleo a cada 5.000 e filtro de ar a cada 15.000 ou antes se utilizar em estradas de terra ou muita poeira.
aqui em piracicaba compramos o galão de 20lt e é cobrado R$3 por troca. sai bem mais barato que pagar por litro.
LUIS ANTONIO -BA
16/12/2007, 16:41
Leo, Essa troca de 5.000Km não for junto com o filtro não vale muito, então é melhor trocar a cada 7.500 e trocar com filtro.
Dinho, na logica era para ser assim, porem a especificação do oleo termina sendo, mas os aditivos fazem a diferença.
shimomoto
16/12/2007, 22:53
Luis Antonio,
Grato pelo retorno.
As especificações (aquela "sopa de letrinhas" :lol: que acompanha o nome do óleo) não serve exatamente para padronizar o produto?
Apesar de fazer sentido sua colocação, espera-se que, comprando dois óleos de marcas diferentes e de mesma especificação, eles sejam, segundos normas internacionais, idênticos...ou não? ;)
Quando coloco "especificação" não me refiro apenas ao tipo (15W40 ou 5W30, por exemplo) mas àquela sequência de letas (SX ou ST ou o que seja) que garantem a "universalidade" do produto. :pensativo:
De qualquer forma, é uma boa dica.
Abraços.
Dinho BH
Pois é, a "sopa de letrinhas" serve para garantir a especificação do produto de acordo com as normas estabelecidas pelo organismo normatizador.
Existem vários padrões e normas adotados pelos fabricantes: ACEA, API e os próprios fabricantes de veículos estão criando as suas (tipo Ford Mercon, GM/Alisson Dextron, VW 501.000, entre outros) entretanto as mais conhecidas são as normas de aditivação API, que visam garantir, por exemplo, a manutenção de suas características ao longo do uso, capacidade de limpeza do motor, resistência a oxidação, etc.
Entretanto cada marca utiliza-se de uma aditivação para que seu produto atinja a especificação imposta pelos fabricantes, daí a recomendação de evitar a troca frequênte de marca de lubrificante. A especificação é a mesma (ex. Mobil API-CI-4 com um Lubrax Top Turbo API-CI-4) mas os aditivos podem (e são) diferentes.
Abraços
Para se ter uma noção das normas, visite http://www.api.org/certifications/engineoil/index.cfm
LUIS ANTONIO -BA
16/12/2007, 23:00
Dinho BH
Pois é, a "sopa de letrinhas" serve para garantir a especificação do produto de acordo com as normas estabelecidas pelo organismo normatizador.
Existem vários padrões e normas adotados pelos fabricantes: ACEA, API e os próprios fabricantes de veículos estão criando as suas (tipo Ford Mercon, GM/Alisson Dextron, VW 501.000, entre outros) entretanto as mais conhecidas são as normas de aditivação API, que visam garantir, por exemplo, a manutenção de suas características ao longo do uso, capacidade de limpeza do motor, resistência a oxidação, etc.
Entretanto cada marca utiliza-se de uma aditivação para que seu produto atinja a especificação imposta pelos fabricantes, daí a recomendação de evitar a troca frequênte de marca de lubrificante. A especificação é a mesma (ex. Mobil API-CI-4 com um Lubrax Top Turbo API-CI-4) mas os aditivos podem (e são) diferentes.
Abraços
Para se ter uma noção das normas, visite http://www.api.org/certifications/engineoil/index.cfm
Daniel, Valeu pelo reforço explicou detalhado.
x2...
leobnaval
17/12/2007, 00:07
LUIZ ANTONIO no manual dela diz: se com turbo compressor uso severo e uso normal troca de óleo a cada 5.000km
sem turbo uso normal a cada 10.000 e uso severo a 5.000 e
troca do filtro de óleo a cada 10.000 com ou sem turbo.
portanto sigo estas instruções e sobre o filtro a função dele é apenas filtras as impurezas isto não signfica que precise trocar sempre o filtro, afinal o principal é a qualidade e aditivos presentes no óleo que se perdem devido a condições que estão expostas como as mudanças de temperaturas que diminue suas características.
sendo também que estas trocas a cada 5.000 se dão próximas a intervalos de 6 meses pois rodamos uma média de 12mil/ano.
claro que seria bom trocar o óleo e filtros a cada 5.000 mas seria jogar dinheiro fora (tendo como condições uso normal).
eu acho mais importante trocar o óleo a cada 5 e filtro a cada 10 do que trocar os dois juntos a cada 7.5, veja fusca, brasília nem filtro tinha, e nem por isso é melhor
apenas não é tão necessário pois as impurezas que ele filtrará serão de desgaste do próprio motor ou seja não uma grande quantidade a ponto de saturar o filtro em 7.500km.
LUIS ANTONIO -BA
17/12/2007, 00:26
Não quis dizer q sature, nem com os 10000 porem o conselho q recebi é q a cada troca, troque tambem o filtro, e pelo preço faço sempre. Só dei umas dicas .
leobnaval
17/12/2007, 00:49
entendi seu conselho!!! prefere ter certeza que não te dará dor de cabeça, valew.
Dinho_BH
17/12/2007, 15:33
Daniel,
Valeu pela explicação. :concordo:
Abraços
RCarlosf
18/12/2007, 09:39
Muito boa a explicação !!! parabens
um abraço a todos
rogeriomasih
26/12/2007, 19:31
No manual da 2.8 recomenda para este tipo de uso a troca após 15.000Km rodados.
Abraços,
FRanger
Até criei um tópico sobre esse assunto: achei muito e entrei em contato com a Ford sobre minha dúvida. Foi o PIOR atendimento que poderia ser prestado. Todos os atendentes eram extremamente mal informado e não prestaram nenhuma informaçção útil - na verdade todas as informações foram desencontradas.
Atualmente troco com 10mil.
Não esqueçam de sempre trocar o filtro de óleo e dar uma verificada no filto de ar (principalmente para os turbinados!).
Com quanto vcs trocam o filtro de diesel?
shimomoto
26/12/2007, 21:01
Até criei um tópico sobre esse assunto: achei muito e entrei em contato com a Ford sobre minha dúvida. Foi o PIOR atendimento que poderia ser prestado. Todos os atendentes eram extremamente mal informado e não prestaram nenhuma informaçção útil - na verdade todas as informações foram desencontradas.
Atualmente troco com 10mil.
Não esqueçam de sempre trocar o filtro de óleo e dar uma verificada no filto de ar (principalmente para os turbinados!).
Com quanto vcs trocam o filtro de diesel?
Rogério;
Eu sigo a recomendação da Ford: A cada 20 mil km.
Abraços
Eduardo Eustaquio
26/12/2007, 21:18
Em todos os veículos utilizados por mim ou na fazenda, seja ele qual for, é trocado o conjunto completo de óleo e todos os filtros até no máximo 8.000 quilômetros rodados. A diferença de valor é tão pouco que é melhor você fazer essa troca de uma vez só.
murilloaquino
26/12/2007, 22:52
Estou trocando todos os filtros e o oleo da pajero aos 10 mil...
SO como curiosidade, quanto q vcs pagam no litro do oleo 15w40?E comprei na concessionaria o castrol TECTION por 15 reais o litro!!!
shimomoto
26/12/2007, 23:09
SO como curiosidade, quanto q vcs pagam no litro do oleo 15w40?E comprei na concessionaria o castrol TECTION por 15 reais o litro!!!
E ai, Murillo, blz?!
Pois é, to pagando R$12,00 no Lubrax Top Turbo API CI-4 15W40. Entretanto me ofereceram (um retalista de óleo diesel - Bauru Petróleo), a R$139,00 o mesmo Top Turbo (balde de 20L):shock::shock::shock:. No Lubrax MD 400 (SAE 40), pediram R$99,00
Se não fosse o fato de o fornecedor ser idôneo, eu sinceramente teria duvidado da oferta.
Um abraço
Mario Germano
27/12/2007, 00:01
Prezado Dinho,
Tenho muito interesse em adquirir uma Ranger Sport 2.3 e, como você já tem uma, peço-lhe a gentileza de falar um pouco das qualidades (e defeitos) dela. Especialmente sobre o consumo em cidade com ar condicionado ligado.
Saudações Rangeiras,
Mário Germano
viniciusft4
27/12/2007, 01:54
E aew galera e a primeira vez ki eu toh participando do forum, eu fiko mais e observando.
Mais vamos ao ki interessa neh caso eu troque a marca do oleo ki eu utilizo no meu motor (EX: Lubrax Top Turbo pelo Castrol TECTION) de viscosidade diferente (tambem) eu tenho ki fazer a sucção do carter???? ou posso fazer a troca normal???? caso seja necessario e eu naum o faça quais poder ser as conseguencias????
Me desculpe pela minha ingnorancia, ou melhor pela minha curiosidade!!!!!!!!!
Desde de já obrigado.
rogeriomasih
27/12/2007, 07:32
[quote=viniciusft4;516326]caso eu troque a marca do oleo ki eu utilizo no meu motor (EX: Lubrax Top Turbo pelo Castrol TECTION) de viscosidade diferente (tambem) eu tenho ki fazer a sucção do carter???? ou posso fazer a troca normal????
Basta trocar o óleo e o filtro, nem nenhum cuidado adicional.
Me desculpe pela minha ingnorancia, ou melhor pela minha curiosidade!!!!!!!!!
NÃO TEM PQ PEDIR DESCULPAS, O OBJETIVO DO FÓRUM É ESSE MESMO!!!
Eduardo Eustaquio
27/12/2007, 12:04
Troca de óleo na concessionária Cotril Mitsubishi - R$ 11,00 o litro.
Troca de óleo na concessionária Navesa Ford - R$ 8,00 o litro.
FlavioLouveira
27/12/2007, 16:24
se nao em engano foram 10 reais que paguei na MItCamp.... eu sempre fuço a nota para ver o preço por litro...
viniciusft4
27/12/2007, 18:56
Kra o preç aki na Maqnelson ta 15 reais o litro
Pequeno jr
27/12/2007, 22:49
No oleo Motocraft original Ford paguei R$ 7,20 na Alvorada (antiga Dakar). Na úktima troca de oleo.
Eu troco sempre o conjunto completo nas concessionárias Ford devido ao preço ser bem mais em conta e tbm para aproveitar uma verificação rápida de alguns itens da viatura.
O Conjunto completo é: Oleo + FIltro de Oleo + Filtro de Diesel + Filtro de Ar a cada 5.000km/rodados ou no máximo aos 7.000km/rodados. Na ultima troca, paguei R$ 110,00.
Lembro que o motor da Ranger esta com mais de 280.000 km/rodados e bem sadios e a bomba injetora foi feita pela primeira vez na ultrima sexta-feira dia 21/12
fala pequeno!
caramba!!! vc pagou 110 reais no óleo mais os filtros?!?!?!
peguei hj a ranger na revisão dos 80mil (uma facada braba )!!!
paguei na slaviero 300reais no kit filtros (ar, óleo e comb.)
o óleo se não me engano foram 8reais o L.
aí tb foram trocados os discos de freio (175 paralelo) e os amortecedores (237 dianteiros e 250 trazeiros, o par originais na ford).
total da brincadeira....1400 reais....
abraços!!
rogeriomasih
28/12/2007, 12:25
Vc trocou os amortecedores pq estavam com problema ou pq atingiram a km recomendada para troca?
Waldir Carlos
28/12/2007, 12:50
Extraído de outro tópico. Revisão feita no final de outuro pp:
Depois da viagem, atingida a quilometragem de 10 mil quilômetros, hoje a Hilux foi para revisão. Nenhum problema; apenas a inspeção de praxe. O melhor: Desembolsei somente 180 reais [filtro/R$52,28, óleo do motor/R$126,00 e o bujão do cárter/R$2,33]. A negona voltou ao "estado normal", aguardando uma próxima oportunidade.
[]s
Vc trocou os amortecedores pq estavam com problema ou pq atingiram a km recomendada para troca?
troquei pq um deles estava vazando.
e como o carro ja esta com 80mil, troquei logo os quatro.
RABUGENTO
29/12/2007, 16:11
Não entendi ainda porque cobram tão caro pelo filtro de ar das 3.0.
Não sei porque a Petrobrás aumentou os preços dos óleos lubrificantes nos postos BR :(
Também não entendi outras coisas que não entendo na BR. Mandei uma mensagem para a ouvidoria... vamos ver se me respondem :)
edpadilha
03/01/2008, 11:40
Revivendo este assunto, conheci um cara da Shell e comecei a questiona-lo sobre a real necessidade de troca de oleo conforme manual do carro (tudo - motor, diferencial, cambio, etc...) e fiquei muito surpreso com o que o cara me falou!
- Motor, seguir recomendacao de troca conforme manual (recentemente na Quatro rodas apareceu que o cliente levou seu carro na concessionaria e informaram que deveria trocar o oleo a cada 5.000Km e no manual a cada 15.000km, no SAC da montadora mandou seguir o manual) ou seja, a concessionaria queriam engambelar o cleiente.
- Diferencial, cambio, cx transferencia, algumas montadoras dizem para trocar com 20 ou 40 k Km, porem, este funcionario da Shell comentou que devido ao uso e pela formulacao dos mesmos, deveria apenas ver o nivel e troca talvez acima dos 100k Km, desde que nao haja contaminacao.
Com isso fico pensando se os caras nao nos forcam a trocar com uma regularidade maior apenas para darmos mais $ p/ mais eles!!!
Pessoal, troquei ontem o filtro de combustível da minha ranger 3.0. Na concessionaria comprei por R$220,00. Muito caro! Qual a marca de um filtro bom e mais em conta que vocês usam? Para efetuar a troca eles cobravam R$90,00 reais. Troquei em outra oficina.
O filtro de óleo olhei o preço e estava em 129,00 o refil e 85,00 o blindado. A minha usa o refil, acho um absurdo o refil ser mais caro que o blindado. Comprei no 'Jair Oleos' um da marca Proflux por 28,00. Alguém conhece esta marca? Qual vocês recomendam?
O óleo API CH-4 na concessionaria estava por 18,00 o litro. Também achei caro. Vou colocar Mobil por 13,00.
Imperador!
12/04/2013, 10:36
Uso filtros Wega (ar, óleo e combustível). Faltando Wega, uso Tecfil.
òleo Mobil Delvac por 11 o litro.
Valeu Imperador! Obrigado pela indicação.
A que preço você consegue este filtros aí?
Julio_ASRJ
12/04/2013, 18:58
Pessoal, troquei ontem o filtro de combustível da minha ranger 3.0. Na concessionaria comprei por R$220,00. Muito caro! Qual a marca de um filtro bom e mais em conta que vocês usam? Para efetuar a troca eles cobravam R$90,00 reais. Troquei em outra oficina.
O filtro de óleo olhei o preço e estava em 129,00 o refil e 85,00 o blindado. A minha usa o refil, acho um absurdo o refil ser mais caro que o blindado. Comprei no 'Jair Oleos' um da marca Proflux por 28,00. Alguém conhece esta marca? Qual vocês recomendam?
O óleo API CH-4 na concessionaria estava por 18,00 o litro. Também achei caro. Vou colocar Mobil por 13,00.
Cara, você foi assaltado mesmo.
Eu já usei filtros WEGA, Tecfil e Mahle (Originais MWM).
1- Wega - O preço é bom mas, a qualidade é ruim!
2- Tecfil - O preço é imbatível e a qualidade é mais ou menos!
3 - Mahle - O preço é mais alto e a qualidade é indubitável.
Pra ter uma ideia, a minha última compra de filtro Tecfil para o troller:
Filtro de ar (diferente do da ranger, é o mesmo do iveco daily): R$ 65,00
Filtro de óleo do motor (mesmo da ranger): R$ 25,00
Filtro de combustível (mesmo da ranger): R$ 55,00
Última compra de filtro Mahle (Só uso mahle atualmente):
Filtro de ar (diferente do da ranger, é o mesmo do iveco daily): R$ 95,00
Filtro de óleo do motor (mesmo da ranger): R$ 50,00
Filtro de combustível (mesmo da ranger) - Trocando apenas o refill: R$ 65,00
Prefiro gastar um trocado mais caro e usar os originais. Como pode ver, os preços que você pagou foram um verdadeiro assalto. Eu sempre comprei filtros nos distribuidores! Seja Tecfil ou MWM International.
DieselPower
14/04/2013, 13:20
1- Wega - O preço é bom mas, a qualidade é ruim!
2- Tecfil - O preço é imbatível e a qualidade é mais ou menos!
3 - Mahle - O preço é mais alto e a qualidade é indubitável.
X2!!!
Eu SÓ utilizo filtros MWM, MANN ou MAHLE.
Se não tiver um destes, prefiro ultrapassar alguns km da troca que utilizar um genérico.
Quem fabrica os filtros de óleo e diesel da MWM International é a MANN, que tem um filtro patenteado diferente dos outros.
Abraço.
miguelcps
14/04/2013, 13:55
Infelizmente este preço é o mesmo praticado aqui em Campinas na concessionaria, tbem paguei preço parecido na revisao dos 40k da minha Ranger, tenho ainda mais uma revisao pra fazer na garantia, depois nao passo nem perto da concessionaria pra comprar este tipo de peças, devem pensar se somos todos trouxas, só pode ser.
405849405848
Fiquei mais animado com as notícias de vocês. É ruim saber que fui assaltado pagando este absurdo, mas é bom saber que existem marcas boas com preços mais acessíveis. Graças a ajuda de vocês esta foi a primeira e será a última vez que fui assaltado.
Muito obrigado pelas dicas. É bom poder contar com a experiência de vocês.
Uma dúvida: gostaria de usar este refil no meu filtro mas minha ranger estava com um filtro de combustível de metal, me parece ser blindado. Será que teria como abrí-lo para trocar o refil? Agora ela está com um filtro de plástico, este tem como abrir?
O de metal esgota a água por cima, numa válvula tipo de pneu.
O de plástico esgota a água numa tampinha embaixo.
Se precisar tiro foto deles pra vocês verem se são os mesmos que vocês usam.
Fiquei mais animado com as notícias de vocês. É ruim saber que fui assaltado pagando este absurdo, mas é bom saber que existem marcas boas com preços mais acessíveis. Graças a ajuda de vocês esta foi a primeira e será a última vez que fui assaltado.
Muito obrigado pelas dicas. É bom poder contar com a experiência de vocês.
Uma dúvida: gostaria de usar este refil no meu filtro mas minha ranger estava com um filtro de combustível de metal, me parece ser blindado. Será que teria como abrí-lo para trocar o refil? Agora ela está com um filtro de plástico, este tem como abrir?
O de metal esgota a água por cima, numa válvula tipo de pneu.
O de plástico esgota a água numa tampinha embaixo.
Se precisar tiro foto deles pra vocês verem se são os mesmos que vocês usam.
406030 Este MWM preto de plástico é o novo que coloquei.
406031 Este WEGA de metal e o que estava nela quando comprei.
Algum dos dois tem como trocar o refil?
miguelcps
15/04/2013, 14:18
406030 Este MWM preto de plástico é o novo que coloquei.
406031 Este WEGA de metal e o que estava nela quando comprei.
Algum dos dois tem como trocar o refil?
O primeiro, o de plastico tem refil, o segundo troca inteiro. Mas na CSS eles trocam o de plastico inteiro tbem, pois somos nos que estamos pagando certo.
O refil custa na Tor Off Road Campinas R$ 69,00
Refil Filtro Combustivel Ford Ranger 3.0 Eletrônico Diesel - R$ 69,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475669972-refil-filtro-combustivel-ford-ranger-30-eletrnico-diesel-_JM)
Imperador!
15/04/2013, 19:41
Não sei porque o preconceito que existe com Tecfil e Wega. Ambas são homologadas (no caso pela Ford) pelas montadoras e no caso de uso dos respectivos filtros não há perda de garantia.
Sempre usei Tecfil e Wega e continuo recomendando. Atualmente o filtro de combustível que estou usando (Tecfil) está com 12.000km e não me dá problema algum. Saliento, contudo, que sempre troco todos os filtros: nesse caso, não troquei o de combustível porque não encontrei em nenhuma revenda em Fortaleza quando fui fazer a troca, aí acabei deixando pra troca seguinte...
PauloLimited
15/04/2013, 22:13
Tbm sempre usei Tecfil. Em tudo, carro, camionete e trator. Por último estava usando filtro de ar Purulator na L200.
Óleo sempre Lubrax, pq é sempre o mais barato, só uso outro quando não tem o Petrobras.
No final de semana, o óleo do motor e filtro (refil, usei proflux E24HD80) foram trocados numa oficina. Em casa notei que a tampa do filtro não estava totalmente fechada. Então desconfiei que tinha algo errado. Tentei abrir e estava extremamente dura a tampa. Fui até o posto e peguei uma chave de tirar filtro emprestada. Abri o recipiente do filtro e achei estranho que estava vazio. Acho que isto está errado, não? O recipiente do filtro de óleo deveria ficar cheio? Desconfio que o filtro esteja errado. O que vocês acham?
marcoswiedemann
19/04/2013, 14:42
ja tive problemas com o filtro wega.
hoje uso original da mwn que so troca refil custa R$50.00 é original e custa o mesmo que um wega.
Guima-MS
24/04/2016, 22:31
Alguem tem experiencia com esse WEGA , estou de olho numa s10 2.8 CTDI , e os filtro originais GM sao exorbitantes ( filtro de oleo original GM R$ 94,03 x WEGA R$ 50,44 , Filtro de combustivel Original GM R$ 205,00 x Wega R$ 118,00 , Filtro de AR GM R$ 106.51 X Wega R$ 69,50) .
Achei bem caros esses fitros da S10 , mesmo os wega , da minha dakota pago R$ 17,00 no filtro de oleo FRAM e no de ar FRAM R$ 30,00 .
Imperador!
25/04/2016, 09:38
Alguem tem experiencia com esse WEGA , estou de olho numa s10 2.8 CTDI , e os filtro originais GM sao exorbitantes ( filtro de oleo original GM R$ 94,03 x WEGA R$ 50,44 , Filtro de combustivel Original GM R$ 205,00 x Wega R$ 118,00 , Filtro de AR GM R$ 106.51 X Wega R$ 69,50) .
Achei bem caros esses fitros da S10 , mesmo os wega , da minha dakota pago R$ 17,00 no filtro de oleo FRAM e no de ar FRAM R$ 30,00 .
Wega é bom. Pode usar.