Ver Versão Completa : 4cc opala x bf161
fabinhoRJ
13/12/2007, 23:56
Pessoal,
depois de pesquisar bastante e já peço desculpas se isso ja foi falado, mas não consegui satisfazer minha curiosidade.
Porque dizem que o motor BF161 tem mais torque que o 4cc opala alcool?
Pois vi em um site e por isso do questionamento que o bf tem Potência máxima bruta (http://www2.uol.com.br/bestcars/glo.htm#pot2)90 cv a 4.400 rpm
Torque máximo bruto (http://www2.uol.com.br/bestcars/glo.htm#pot2)18,6 m.kgf a 2.000 rpme o 4cc opala tem
Potência máxima 98cv 4800rpm e torque máximo 19,8 m.kgf a 2800 rpm.
Considerando que o 4cc é mais leve e com esses números, ele não seria um motor melhor que BF?
Não conheço de motores e até para efeito de aprendizado, já agradeço as respostas.
Abraços Fabio
Lucas Nassif
14/12/2007, 10:36
Até onde eu sei, o 4cc do opala tem 85cv...
ja o torque eu não faço ideia.
marcosmoscz
14/12/2007, 10:40
O 4 cil do opala e fraco para a rural! Eu tenho um 4 cil do opala na minha rural! Vou trocar por um motor mais forte, um 6 cil do opala empurra legal a rural!
Se vai trocar o motor ja coloca um 6 cil!
Abraços
Marcos
fabinhoRJ
14/12/2007, 11:07
Pessoal,
obrigado pelos relatos.
O que não entendo é justamente os números ,pois em dois sites vem com números superiores os do BF:
1. Best Cars web Site
2. Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Opala#Opala_Diplomata_2.5_1987
abraços
rural willys 4x4
14/12/2007, 22:06
Olá
A Diferença Está Em Quando Voce Tem Disponivel A Força Total Do Motor.no Willys ,com Pouca Rotação(e Pouca Aceleração) Voce Já Tem Sua Força Total,sendo Que No Gm Voce Tem Que Pisar Para Ele Girar Um Pouco Mais E Te Tirar De Uma Situação Complicada.
Não Sei Se Ajuda A Explicação.
O Melhor é Sem Duvida O 6 Cil Gm,pois Aí Sim,com Pouca Rotação Voce Tem Muita Força.
Abraços
Claudio
henrique mendel
15/12/2007, 13:36
Até onde eu sei, o 4cc do opala tem 85cv...
ja o torque eu não faço ideia.
depende o ano em que o motor saiu, ele pod ter mais ou menos CVs...
BF :90 cv a 4.400 rpm
Torque máximo bruto (http://www2.uol.com.br/bestcars/glo.htm#pot2)18,6 m.kgf a 2.000 rpme o 4cc opala tem
Fábio, como vc sabe esse assunto já foi abordado e discutido aqui no fórum, dá uma pesquisada mais completa que vc vai achar bastante coisa, e tem muitos relatos à respeito. À baixo segue um link que achei sobre motores para Cj's com algumas opiniões sobre esses o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=347
Pelo que já li em alguns tópicos e fóruns sobre o GM151, os dados que vc relatou refere-se ao motor original à alcool, e o torque máximo 19,8 m.kgf vem à 2500 rpm, não à 2800 rpm ... com potência máxima de 92cv à 4000 rpm's (Carburação dupla). Não posso lhe garantir com certeza, pois peguei esses dados na internet, mas é fato que existe diferença de potencia dos 4cc de opala sim, entre os mais antigos os GM153, e os mais recentes os GM151, e ainda a versão GM151-s (Carburação dupla), sendo alcool ou à gasosa, assim que eu achar à diferença dentre todos estes posto aqui.
Os dados do GM151 à gasolina seria :
GM 2.5 = 82cv à 4.400 RPM e 17,1 Kgf/m à 2.500 RPM Carburação simples.
Enfim, são só dados, não vou dar minha opinião sobre qual é o melhor pq isso é mais uma questão pessoal de cada um, é mais uma questão de gosto.
Caso vc tenha interesse em trocar um BF161 pelo 4cc do opala, é melhor vc ouvir o pessoal que usa esse motor, e melhor ainda, se possível vc poder andar em viaturas equipadas com esses motores para vc tirar as suas próprias conclusões, que é oque importa.
[ ] 's Abraço.
dalmo cruz torres
19/12/2007, 00:21
Fabinho, os dois motores são muito parecidos quando originais. Acho que a escolha de um ou outro depende mais da ocasião: Se a sua viatura vier com um motor do Opala 151, ótimo, reforme-o, arrume-o, repotencialize-o. Se vier com um BF 161, ótimo também, coloque ignição eletrônica nele, arrume o carburador, faça um preparo no cabeçote. Os dois motores são muito parecidos, tanto em torque quanto em potência. Entendeu, eles são muito parecidos, qualquer um dos dois que v/c tenha estará ótimo. Mas se eu tivesse que reformar um motor, e esse motor fosse um BF161, eu compraria um Opala 151 e arrumaria ele, pois fica mais barato e durante a reforma v/c tem a opção de preparar ele para render mais na sua viatura.
fabiano carraro
25/12/2007, 15:56
COM CERTEZA EU IRIA DE GM,MUITO MAIS FACIL DE EXTRAIR HPS E DEIXA-LO MELHOR QUE UM 6CC ORIGINAL E ATE MESMO DO QUE O 6CC DA PROPRIA GM,TROQUEI O MEU RECENTEMENTE (MAVERICK 3.0 TURBO)POR UM 4CC ASPIRADO E GANHEI MUITO EM ALIVIO DE PESO E FACILIDADE DE MANUTENÇAO QUE POR SINAL AINDA É UM MOTOR IMBATIVEL NESTE REQUISITO ,O 6CC GM NEM É MUITO POTENTE,POSSUI APENAS BOM TORQUE,+ É MUITO BEBERRAO EM QUALQUER SITUAÇAO!!!!!E AINDA TEM O ESQUEMA DE RELAÇAO DE CAMBIO DIFERENCIAL,TAMANHO DO PNEU......+ ENTRE O (4CC GM) E O (6CC WILLIS)PRATICAMENTE NAO HA DIFERENÇA AO TOCAR O JEEP,OS DOIS SAO FRACOS,:mrgreen:
Bem galerinha vendo as opniões estou na duvida!o meu BF 161 queimou a junta do cabeçote e o meu mecanico disse para mim trocar o meu motor por um 4cc de opala!ai está a duvida será que rola?se for analisar pelo peso e pela modernidade o 4cc do opala seria o mais apropriado????
Seria pra rural ? Se for pista fica gostoso de andar. Mas na trilha não troco o Bf por de opala não. Andava em um jeep com motor 4cc de opala, ele fica alongado, mas o torque máximo ele atinge em uma faixa mais alta que o Bf, fora o ronco do motor...
O 6cc da mais confiaça na terra, ele atinge o torque mais rápido.
Quanto ele que pra acerta seu motor ???
fabiano carraro
09/01/2008, 00:41
:pensativo:uma junta de cabeçote por um motor,carinha esta junta heim.
:pensativo:uma junta de cabeçote por um motor,carinha esta junta heim.
Mexânico é fod@...
O cara num sabe mexer num motor então já dá logo a ideia de trocar por um que ele saiba mexer. Num quer nem saber se vais gastar 500,00 de adaptação 1.000 num motor, 1000 numa caixa e mais a aporrinhação de legalizar o Frankeinstein, quando muitas vezes o problema do motor original é uma besteira de nada, mas o orelhudo do mecanico num faz nem ideia do que seja.
Aqui em casa tem um maverick com o 6 cil 3.000 de um amigo, ele já chegou aqui com a mecanica 4 cil completa do opala para colocar nele pq um "mexânico" tinha condenado a mecanica original que estava fraca. Quando um mecanico de verdade abriu o motor verificou que o problema era simples em em 2 dias de serviço e 200,00 de peças colocou o bicho pra rodar forte novamente. O Motor de opala? Voltou pro ferro velho daonde veio.
Eu tenho um maverick com motor 2.3 OHC(igual ao do Jeep/Rural), num posso parar em lugar nenhum que já vem logo um pra falar: "Poe um motor de opalão nele!"
Pra quê? Pra andar menos, beber mais e matar o carro?
Vantagem destes motores GM é que acha em qquer lugar, tem peças a vontade em qquer lojinha de fim de mundo e qquer um mexe. Se num tem a mecanica original em bom estado é sempre a melhor pedida em Jeep , Rural e afins.
dalmo cruz torres
09/01/2008, 22:41
Machado, infelizmente mecanico que indica trocar de motor por causa de uma junta queimada é a coisa mais comum do mundo. Meu pai tem uma F-75 1974, sei cilindros, cambio de quatro marchas na coluna de direção, comprada do primeiro proprietário nos anos 80. Na mão do meu pais e na minha ela já virou os 150milK. Em 2001 ela queimou a primeira junta do cabeçote, que ainda era original, trocamos, e ela continua andando muito bem até hoje. Se o motor estiver bom, troca a junta, dá uma revisada no cabeçote, e pronto, esquece essa idéia do mecanico.
Rogério Barthy
11/01/2008, 13:32
Minha viatura queimou a junta e então, tive que dar uma aplainada no cabeçote, que já estava na última medida (por isso deve ter queimado, além de eu usar GNV).
Assim, já que o cabeçote estava novo de tudo, guias, valvulas, dutos de arrefecimento, limpeza, (somente muito rebaixado e taxado), mandei fabricar uma junta sob medida e então, ela ficou na manha (não aquece demais, liga imediatamente, consumo baixo e rendimento alto com confiabilidade e uma certa originalidade.
Rogério
Augusto mattos
12/01/2008, 15:02
Pessoal,
depois de pesquisar bastante e já peço desculpas se isso ja foi falado, mas não consegui satisfazer minha curiosidade.
Porque dizem que o motor BF161 tem mais torque que o 4cc opala alcool?
Pois vi em um site e por isso do questionamento que o bf tem Potência máxima bruta (http://www2.uol.com.br/bestcars/glo.htm#pot2)90 cv a 4.400 rpm
Considerando que o 4cc é mais leve e com esses números, ele não seria um motor melhor que BF?
Não conheço de motores e até para efeito de aprendizado, já agradeço as respostas.
Abraços Fabio
o fabinho blz, a poucos meses atras troquei o bf pelo 151 do opala com carburaçao simples, n gostei muito, achei q ficou igual,´so mudo em relaçao ao peso do bf, achei q a f ficou bem melhor nas trilhas em funçao do peso.
n satisfeito arrumei um carburador de chevette duplo mechido,(tava num chevette de arrancada) o motor mudou completamente, ficou muito forte. abraços!!
Minha viatura queimou a junta e então, tive que dar uma aplainada no cabeçote, que já estava na última medida (por isso deve ter queimado, além de eu usar GNV).
Assim, já que o cabeçote estava novo de tudo, guias, valvulas, dutos de arrefecimento, limpeza, (somente muito rebaixado e taxado), mandei fabricar uma junta sob medida e então, ela ficou na manha (não aquece demais, liga imediatamente, consumo baixo e rendimento alto com confiabilidade e uma certa originalidade.
Rogério
Rogerio
Minha F75 tambem queimou a junta...ja que vou mexer nele voce acha que compensa rebaixar o cabeçote de um BF161 para ganhar mais potencia?
abraço
na minha opniao se for sair do original ja vai direto para o 6cc!
que na minha opniao é o melhor custo beneficio!
antonio umino
24/11/2010, 09:04
Bom dia todos........Quanto ao cabeçote do motor BF, quando começa a ter junta de cabeçote queimada entre os cilindros acontece porque não tiram o eixo balanceiro para fazer o reaperto do cabeçote pois debaixo dos balancins tem uma linha de parafusos do cabeçote que só se reaperta retirando o balanceiro. então eles apertam os parafusos que ficam à vista e os que ficam debaixo do balanceiro fica sem o reaperto e com o tempo acaba queimando................................depois dizem que é o cabeçote empenado. e coisa e tal. e o incauto acaba acreditando no tal mecanico e troca o motor por um de opala 4 ou 6 cilindros. pois acham que todo jeepeiro ruraleiro e pickupeito tem dinheiro ou uma mina de ouro...........
Bom dia todos........Quanto ao cabeçote do motor BF, quando começa a ter junta de cabeçote queimada entre os cilindros acontece porque não tiram o eixo balanceiro para fazer o reaperto do cabeçote pois debaixo dos balancins tem uma linha de parafusos do cabeçote que só se reaperta retirando o balanceiro. então eles apertam os parafusos que ficam à vista e os que ficam debaixo do balanceiro fica sem o reaperto e com o tempo acaba queimando................................depois dizem que é o cabeçote empenado. e coisa e tal. e o incauto acaba acreditando no tal mecanico e troca o motor por um de opala 4 ou 6 cilindros. pois acham que todo jeepeiro ruraleiro e pickupeito tem dinheiro ou uma mina de ouro...........
Excelente dica Marcelo:palmas:
Como meu mecanico esta tirando o cabeçote hoje, eu pedi para ele checar se esses parafusos estavam soltos...ele me disse que teve que remover o balancim para tirar essa linha de parafusos pois estavam bem apertados...
Agora ainda resta a duvida...mando ou não rebaizar o cabeçote?:confused:
abracao a todos
Rogério Barthy
24/11/2010, 15:15
Veja em quanto que já foi trabalhado o cabeçote, o meu já estava em quase 2mm (trabalham em décimos de mm para aplainar) e então, quando tive que dar um polimento por causa da queima da junta, a solução foi confeccionar uma junta sob medida (creio que o dobro da espesura da normal) e tudo ficou bem, o motor com o funcionamento 100% e isso já se vão 2 anos e 10.000 Km de muitas trilhas.
Se não me engano, a junta ficou por volta de R$ 80,00 em uma casa de confecção de juntas de motores no bairro de São Cristóvão.
Eles inclusive, mandam por SEDEX para clientes do interior do RJ e outros estados.
Se seu cabeçote está bom, não acho prudente pular medidas para taxar o motor e futuramente se arrepender sem ter como voltar.
Rogério
antonio umino
25/11/2010, 13:02
Machado, se queimou a junta precisa ver em que circunstacia, ela queimou, falta dágua, ferveu, ou o motor foi mexido e o cabeçote não foi reapertado. O cabeçote não estando empenado é so trocar a junta e montar dando o aperto necessario nos parafusos do cabeçote dar regulagem das valvulas e depois de quente, reapertar o cabeçote novamente retirando o balanceiro, e fazer as regulagens necessarias. e por uma junta de cabeçote trocar o motor? e não é só o motor tem a mão de obra a adaptação do cambio e tal.. mais o escapamento. se o motor BF tá bom troca a junta. e pra frente.......................