PDA

Ver Versão Completa : S-10 com um entre eixos mais curto 1 cm



CLOVISFER
13/12/2007, 19:45
Olá amigos, tive uma constatação de que minha s-10 2.8 4x4 está com um entre eixos mais curto 1 cm no lado esquerdo. Como isto é possível? Como proceder para corrigir este problema? Minha pickup está passarinhado, pode ser este o motivo, já que na mesma foi feita geometria, alinhamento e cambagem?

Pequeno jr
13/12/2007, 21:54
Olá amigos, tive uma constatação de que minha s-10 2.8 4x4 está com um entre eixos mais curto 1 cm no lado esquerdo. Como isto é possível? Como proceder para corrigir este problema? Minha pickup está passarinhado, pode ser este o motivo, já que na mesma foi feita geometria, alinhamento e cambagem?

Pelo visto ela não pode ter sido sempre sua, pois ela deve ter tomado uma senhora pancada na suspensão, e isso foi o fator para retardar o entre-eixo.

Acho que so vc colocando num Black shaw (aparelho para alinhar o Monobloco.)

leobnaval
13/12/2007, 21:58
qual o ano dela pode ser que ao fazer a manutenção do feixe de molas troca de buchas o mecanico soltou o eixo dos feixes e montou torto e fora das especificações de seu veículo.
concerteza isto afeta e dá a sensação de o veiculo estar passarinhando ja que ela tende a ir a direção do eixo (que no caso esta inclinado em relação ao chassi do veículo).
isto não é difícil de arrumar é só soltar o eixo dos feixes (4 parafusos de cada lado) e aí começa a parte mais técnica, corrigir esta diferença que deve ser medida com equipamentos adequados e feio por profissionais qualificados.
qualque dúvida posta aí que tem gente que entende melhor que eu, blz.

leobnaval
13/12/2007, 22:01
pode ser o que o pequeno jr disse também mas no caso vc terá que levar em um local que desentorte o chassi ou trocar alguma peça afetada mas veja primeiro o que eu disse acima que é bem mais simples.

Miranda
13/12/2007, 22:11
pode ser isso ..
ou o pivo da suspensao torto...

da uma olhada ai, na suspensao e tal.. ve se as rodas tao alinhadas.

Pequeno jr
13/12/2007, 22:12
pode ser o que o pequeno jr disse também mas no caso vc terá que levar em um local que desentorte o chassi ou trocar alguma peça afetada mas veja primeiro o que eu disse acima que é bem mais simples.

Eu chutei que poderia ser isso pq um de meus tios comprou uma D-20 no interior do Goiás e qdo chegou aqui para revisar descobrimos o problema. Como vc disse, quem resolveu foi uma loja especializada em Chassis.

CLOVISFER
15/12/2007, 19:59
Então amigos, a pick up tem tudo novo, braço pitman, braço auxiliar, pivots, buchas, etc., caixa de direção e alinhamento ok. No feixe de molas traseiro está tudo zerado. Já pensei em levar em uma oficina de longarinas, mas o meu medo é que possam arrumar uma coisa e danificar outra. No eixo trazeiro pensei em mandar fazer um calço com uma fenda para que eu possa deslizar o eixo trazeiro sobre o feixe de molas até a posição correta, será que dá certo?

Edintruder
16/12/2007, 10:12
Não faz isso. Os feixes traseiros tem um parafuso guia pelo centro de cada mola que faz o conjunto ficar no local correto. se mandasses mexer, talvez o pino possa ter caído ou o eixo ter corrido entre as lâminas, como pode estar apenascom o embuchamento dos feixes gastas. Levanta a traseira da tua S-10 e calça pelo chassis, pega uma trena de confiança e tenta medir do parafuso do pivô da balança inferior dianteira até o centro de eixo traseiro mantendo a mesma distância do pneu. faz isso nos dois lados e anota cada medida. Afrouxa os parafusos dos grampos dos eixos e deixa-os bem soltos e tenta verificar se estão encaixados em algo ou não. Se estiverem encaixados tenta analisar o estado das buchas e os suportes fixos dos feixes.

Théo_Augusto
23/12/2007, 21:00
Olá amigos, tive uma constatação de que minha s-10 2.8 4x4 está com um entre eixos mais curto 1 cm no lado esquerdo. Como isto é possível? Como proceder para corrigir este problema? Minha pickup está passarinhado, pode ser este o motivo, já que na mesma foi feita geometria, alinhamento e cambagem?

Clovis,

isto é, muito provavelmente, eixo empenado. Pode ser fruto de um bom buraco na estrada, por exemplo. Tente levar numa reparadora de eixo.

Abraços
Théo

Ric Mac
25/12/2007, 15:08
Não faz isso. Os feixes traseiros tem um parafuso guia pelo centro de cada mola que faz o conjunto ficar no local correto. se mandasses mexer, talvez o pino possa ter caído ou o eixo ter corrido entre as lâminas, como pode estar apenascom o embuchamento dos feixes gastas. Levanta a traseira da tua S-10 e calça pelo chassis, pega uma trena de confiança e tenta medir do parafuso do pivô da balança inferior dianteira até o centro de eixo traseiro mantendo a mesma distância do pneu. faz isso nos dois lados e anota cada medida. Afrouxa os parafusos dos grampos dos eixos e deixa-os bem soltos e tenta verificar se estão encaixados em algo ou não. Se estiverem encaixados tenta analisar o estado das buchas e os suportes fixos dos feixes.

Você já levou em uma loja especializada em alinhamento e verificou o posicionamento das rodas dianteiras. Elas podem estar atrazadas mas alinhadas o que vai gerar esta passarinhada e a solução é simples...

leobnaval
25/12/2007, 16:58
ric mac x2, antes de tudo ele deve fazer medições dos centros das rodas com relação a algum ponto do chassi para ter certeza que é o eixo tras. que está torto, pois não da pra saber se o diant. ou o tras. fazendo as medições dos entre-eixos nos centros das rodas e pode até ser que esteja um pouco de cada eixo totalizando estes 1cm. mais curto.

um abraço e feliz natal a todos

CLOVISFER
25/12/2007, 20:09
Pois é galera, o diagnóstico do problema parece um pouco difícil. Aqui em Curitiba existem diversas oficinas que trabalham com endireitamento de chassis e monobloco, mas nenhuma me inspirou confiança e ou me deu garantia de que poderiam solucionar o problema. Estou na busca de uma solução.