Ver Versão Completa : S-10 com um entre eixos mais curto 1 cm
CLOVISFER
13/12/2007, 19:45
Olá amigos, tive uma constatação de que minha s-10 2.8 4x4 está com um entre eixos mais curto 1 cm no lado esquerdo. Como isto é possível? Como proceder para corrigir este problema? Minha pickup está passarinhado, pode ser este o motivo, já que na mesma foi feita geometria, alinhamento e cambagem?
Pequeno jr
13/12/2007, 21:54
Olá amigos, tive uma constatação de que minha s-10 2.8 4x4 está com um entre eixos mais curto 1 cm no lado esquerdo. Como isto é possível? Como proceder para corrigir este problema? Minha pickup está passarinhado, pode ser este o motivo, já que na mesma foi feita geometria, alinhamento e cambagem?
Pelo visto ela não pode ter sido sempre sua, pois ela deve ter tomado uma senhora pancada na suspensão, e isso foi o fator para retardar o entre-eixo.
Acho que so vc colocando num Black shaw (aparelho para alinhar o Monobloco.)
leobnaval
13/12/2007, 21:58
qual o ano dela pode ser que ao fazer a manutenção do feixe de molas troca de buchas o mecanico soltou o eixo dos feixes e montou torto e fora das especificações de seu veículo.
concerteza isto afeta e dá a sensação de o veiculo estar passarinhando ja que ela tende a ir a direção do eixo (que no caso esta inclinado em relação ao chassi do veículo).
isto não é difícil de arrumar é só soltar o eixo dos feixes (4 parafusos de cada lado) e aí começa a parte mais técnica, corrigir esta diferença que deve ser medida com equipamentos adequados e feio por profissionais qualificados.
qualque dúvida posta aí que tem gente que entende melhor que eu, blz.
leobnaval
13/12/2007, 22:01
pode ser o que o pequeno jr disse também mas no caso vc terá que levar em um local que desentorte o chassi ou trocar alguma peça afetada mas veja primeiro o que eu disse acima que é bem mais simples.
pode ser isso ..
ou o pivo da suspensao torto...
da uma olhada ai, na suspensao e tal.. ve se as rodas tao alinhadas.
Pequeno jr
13/12/2007, 22:12
pode ser o que o pequeno jr disse também mas no caso vc terá que levar em um local que desentorte o chassi ou trocar alguma peça afetada mas veja primeiro o que eu disse acima que é bem mais simples.
Eu chutei que poderia ser isso pq um de meus tios comprou uma D-20 no interior do Goiás e qdo chegou aqui para revisar descobrimos o problema. Como vc disse, quem resolveu foi uma loja especializada em Chassis.
CLOVISFER
15/12/2007, 19:59
Então amigos, a pick up tem tudo novo, braço pitman, braço auxiliar, pivots, buchas, etc., caixa de direção e alinhamento ok. No feixe de molas traseiro está tudo zerado. Já pensei em levar em uma oficina de longarinas, mas o meu medo é que possam arrumar uma coisa e danificar outra. No eixo trazeiro pensei em mandar fazer um calço com uma fenda para que eu possa deslizar o eixo trazeiro sobre o feixe de molas até a posição correta, será que dá certo?
Edintruder
16/12/2007, 10:12
Não faz isso. Os feixes traseiros tem um parafuso guia pelo centro de cada mola que faz o conjunto ficar no local correto. se mandasses mexer, talvez o pino possa ter caído ou o eixo ter corrido entre as lâminas, como pode estar apenascom o embuchamento dos feixes gastas. Levanta a traseira da tua S-10 e calça pelo chassis, pega uma trena de confiança e tenta medir do parafuso do pivô da balança inferior dianteira até o centro de eixo traseiro mantendo a mesma distância do pneu. faz isso nos dois lados e anota cada medida. Afrouxa os parafusos dos grampos dos eixos e deixa-os bem soltos e tenta verificar se estão encaixados em algo ou não. Se estiverem encaixados tenta analisar o estado das buchas e os suportes fixos dos feixes.
Théo_Augusto
23/12/2007, 21:00
Clovis,
isto é, muito provavelmente, eixo empenado. Pode ser fruto de um bom buraco na estrada, por exemplo. Tente levar numa reparadora de eixo.
Abraços
Théo
Não faz isso. Os feixes traseiros tem um parafuso guia pelo centro de cada mola que faz o conjunto ficar no local correto. se mandasses mexer, talvez o pino possa ter caído ou o eixo ter corrido entre as lâminas, como pode estar apenascom o embuchamento dos feixes gastas. Levanta a traseira da tua S-10 e calça pelo chassis, pega uma trena de confiança e tenta medir do parafuso do pivô da balança inferior dianteira até o centro de eixo traseiro mantendo a mesma distância do pneu. faz isso nos dois lados e anota cada medida. Afrouxa os parafusos dos grampos dos eixos e deixa-os bem soltos e tenta verificar se estão encaixados em algo ou não. Se estiverem encaixados tenta analisar o estado das buchas e os suportes fixos dos feixes.
Você já levou em uma loja especializada em alinhamento e verificou o posicionamento das rodas dianteiras. Elas podem estar atrazadas mas alinhadas o que vai gerar esta passarinhada e a solução é simples...
leobnaval
25/12/2007, 16:58
ric mac x2, antes de tudo ele deve fazer medições dos centros das rodas com relação a algum ponto do chassi para ter certeza que é o eixo tras. que está torto, pois não da pra saber se o diant. ou o tras. fazendo as medições dos entre-eixos nos centros das rodas e pode até ser que esteja um pouco de cada eixo totalizando estes 1cm. mais curto.
um abraço e feliz natal a todos
CLOVISFER
25/12/2007, 20:09
Pois é galera, o diagnóstico do problema parece um pouco difícil. Aqui em Curitiba existem diversas oficinas que trabalham com endireitamento de chassis e monobloco, mas nenhuma me inspirou confiança e ou me deu garantia de que poderiam solucionar o problema. Estou na busca de uma solução.