Ver Versão Completa : FREIO DE ESTACIONAMENTO NO CARDÃ
Luciano R. Oliveira
02/06/2004, 12:57
:D Pessoal meu CJ5 58 está com freio de estacionamento no cardã :cry: , como as latinhas estão curtas :lol: estarei usando ele até conseguir colocar freio a disco nas rodas traseiras, porém não estou conseguindo instalar o cabo do puxador até a alavança que aciona as lonas :x , em todas as formas que tentei ficou pagando na lata ou então no escapamento :x , por acaso alguém tem alguma dica, foto, desenho que mostra o trajeto que o cabo faz do puxador até a alavanca ? Agradeço todas as dicas
Luiz Claudio
02/06/2004, 14:31
Luciano,
Eu tenho no Engesão o sistema de freio de mão no cardã (Toyota) e, tirando o fato de sempre ter que dar uma regulada, me atende super bem e ainda tem a vantagem de não ter os cabos passando por baixo da viatura pra ficar enroscando em tudo nas trilhas. Inclusive, muita gente que utiliza o jipe pra trilhas acaba tirando o freio de mão justamente por isso.
Não seria melhor você continuar com o sistema no cardã???
[]'s...
oi Luciano:
se ele esta pegando na lata eh porque o cabo nao eh o original para freio de mao do willys, pois o meu NUNCA pegou ou raspou em nada.
ja o fato de ele encostar no escapamento pode ser porque vc trocou de motor e o coletor mudou de lado, pois se for original, BF161, tbem nao pega.
geralmente a galera por aki resolve este problema colocando alguns suportes ao longo da extensao do cabo, mas fazem isso qdo trocam de motor.
pra vc ter uma ideia, eu troquei o meu motor por um BEM maior e mesmo assim nao pega!!!
a nao ser, eh claro, que vc fez modificaçoes de altura da carroceria.
[]´s
Luciano R. Oliveira
02/06/2004, 15:30
:D Elcio e Luis, realmente, outros colegas disseram que existem estes problemas de enrosco na trilha, mas como na verdade sou "marinheiro de primeira viagem" e ainda não tive a oportunidade de sentir isso na pele, diante da dica pensarei melhor antes de trocá-lo, quanto a altura da carroceria, só coloquei coxins do radiador do 1113, não aumentou muito, meu maior problema e que quando comprei o jipe veio sem cabo e nunca vi como é feito originalmente, derrepente tô fazendo, como diz nosso amigo Giovani, "mandiocada" mas só poderei corrigir se ver uma foto, desenho ou algo mais, derrepente tá faltando peças, o que tenho é puxador, cabo de aço, forquilha e mola de retorno , estou imaginado (com meu pouco conhecimento ) que é só conectar, mas o caminho não me parece o mais correto, pois o cabo não fica alinhado, puxa de lado.
Obrigado pela ajuda e continuo no aguardo de mais ajuda ! :wink:
mattheus
03/06/2004, 17:18
Fala aí pessoal,
Desculpem eu estar atropelando o tópico, mas me surgiu uma dúvida.
Dá para adaptar algum tipo de freio a disco no cardã, tipo aqueles big foots.
[]´s tentando raciocinar besteiras :roll:
Mattheus
leopoldo
03/06/2004, 23:17
sim. opções:
1- use um kit de freio a disco trazeiro de moto, em cima do suporte do espelho do freio de mão do jeep. só que será um kit hidráulico.
2- sobre o mesmo suporte do jeep, coloque a pinça de freio do kadett.
em ambos os casos, terá de desenvolver o suporte de pinça e a adaptação do disco de freio.
isso é kit de pré-primário e nem sei como as auto peças não cairam de pau oferecendo kits enjambrados.
mattheus
04/06/2004, 09:11
BELEZA LEOPOLDO,
MAS COMO SOU MEIO CABAÇÃO NO NEGÓGIO GOSTARIA DE SABER MAIORES DETALHES SOBRE ESSA POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO.
TENHO UM MECÂNICO QUE SÓ NÃO FAZ NASCER DINHEIRO EM ÁRVORE, POIS O RESTO... É SÓ EU CHEGAR COM A IDÉIA NO PAPEL QUE DAÍ PRA FRENTE É COM ELE.
SERÁ QUE TU TENS ALGUMA COISA MAIS DETALHADA, TIPO ENSINANDO CRIANÇA A LER E ESCREVER, TUDO DESENHADINHO :wink:
[]´S DOIDO PARA FAZER A GERINGONÇA TER FREIO DE MÃO
MATTHEUS
Fabiano-SL
04/06/2004, 09:31
Fala pessoal!
A tempo eu tento colocar o freio de mão no cardã original no meu jeep..tenho QUASE todas as peças o que me falta está neste link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3363&highlight=
LUCIANO: aí vai o diagrama de instalação do freio de mão no cardã....
obs: pessoal alguém poderia me passar as medidas e fotos da peça que me falta (ver o link)... ou melhor alguém me consegue esta peça??
ÉLCIO: Já tem alguma informação sobre as panelas a venda??
[]'s
pessoal:
eu estou estudando uma forma de colocar um disco+pinça do fiat palio, pois o disco eh pequeno e nao vai enroscar em nada.
a ideia eu ja tenho, falta fazer um diagrama pra nao ter aquele tira-e-poe (ooops) tipico de adaptaçoes.
oi Fabiano:
qto as panelas parece que nao vai dar rock nao. ja foram...
mas estou de olho pra vc.
[]´s
Luciano R. Oliveira
04/06/2004, 12:35
:( Fabiano, valeu a ajuda, porém meu maior problema é o caminho que o cabo faz até o local, pois não consegui entender um forma coerente do cabo estar conectado ao puxador tipo cabo de guarda-chuva e a peça que aciona as lonas (bracinho), pois fica todo bagunçado pegando na lata ou no escapamento e não segue um alinhamento correto. Quanto a peça que vc precisa ou precisava, aqui em São Paulo tem a oficina do Sr. Anisio, o nome da Loja é Josewal 4x4 este camarada é gente boa e outro dia vi lá na oficina dele conjuntos completos desse freio, inclusive comprei lá minha panela do cardã verei se ele tem esta peça lhe dou um retorno.
Valleu ! :wink:
www.josewal4x4.com.br :D
Fabiano-SL
04/06/2004, 15:11
Fala LUCIANO!!
Me esqueci o diagrama... aí vai...
Se tu puder me fazer esse favor de encontrar (sobre a peça que eu AINDA preciso)... caso vc não encontre, tu podia tirar as medidas (derrepente fotos) da sua.... aí eu mando tornear... O melhor é encontrar uma pronta, mais...
faleu a força...
[]'s
Luiz Claudio
04/06/2004, 15:17
TENHO UM MECÂNICO QUE SÓ NÃO FAZ NASCER DINHEIRO EM ÁRVORE, POIS O RESTO... É SÓ EU CHEGAR COM A IDÉIA NO PAPEL QUE DAÍ PRA FRENTE É COM ELE.
Mattheus,
Se esse mecânico é realmente bom e de confiança, passa o endereço/telefone dele pra gente.
É sempre interessante termos uma indicação dessas...
[]'s...
mattheus
04/06/2004, 15:36
Fala aí Elcio
Você poderia colocar as suas idéias no papel, para que possamos, juntos, achar um meio mais fácil de fazer essa adaptação. :lol:
Como falei estou com a intenção de (mandar) fazer algum tipo de freio de estacionamento.
Cogitei a idéia de utilizar alguma pinça trazeira, pois assim não utilizaria o sistema hidráulico da geringonça, que segundo informações aqui do fórum, não é aconselhavel utilizar o sistema hidraulico para freio de estacionamento :cry:
Com esse sistema poderiamos utilizar a alavanca original, através do cabo original, podendo até trabalhar algo no freio hidráulico, como um sistema de freio complementar (desculpem a viagem :roll: :roll: )
Mas para isso estou precisando de mais idéias e detalhes da instalação, tipo o local onde poderemos fixar o disco, os prós e contras, etc.
Como falei o mecânico que está fazendo a reforma da viatura é bom de prática, altando-lhe apenas um pouco de teoria, mas conta com muita ferramenta para qualquer tipo de loucura que vierem a propor.
[]´s
Mattheus
oi Mattheus:
realmente se vc usar alguma pinça traseira vc pode dispensar o uso do sistema hidraulico.fica mais facil de fazer.
eu estou tentando utilizar o sistema hidraulico por preciosismo, usando o cilindro mestre do jeep mesmo, mas por enquanto estou estudando a viabilidade e principalmente se vale a pena.
mas se fosse usar alguma pinça traseira, usaria a do tempra ou mareia.
o unico segredo eh vc fazer um suporte para a pinça que eh presa junto a carcaça da reduzida, mais ou menos parecido com aquele suporte de pinça traseira da SBD.
de resto basta vc fazer um suporte para o disco, onde eh fixado o tambor original, esta eh a parte mais facil.
eu to "derrapando" no suporte mesmo.
qdo tiver pronto eu mando o meu esquema, patenteado, eh claro :D :D
[]´s
Luciano R. Oliveira
04/06/2004, 16:31
:D Valeu Fabiano ! Já deu uma grande luz, depois você passa para mim o link onde vc conseguiu aquele esquema, pois impresso não ficou muito lesgal, mas quebrou o maior galhão, acredito que neste fim de semana irei no Josewal e vejo se ele tem a peça lá, consulto inclusive o preço certo, caso não consiga neste fim de semana, dâ um tempinho para mim pois estou em época de provas e bicho tá pegando pro meu lado ! não dá nem pra mexer no CJ, valllleu ! :D
mattheus
04/06/2004, 17:34
Beleza,
Se você usar a pinça traseira não só terá um freio de mão a cabo (que é mais confiável do que o hidráulico :lol: ), como também poderá utilizar a mesma pinça como freio do veículo mesmo, uma vez que o freio no cardã tem uma eficácia muita vezes maior do que o convencional nas rodas.
Pode-se ter uma idéia do que estou falando vendo algum site de Big Foot, pois os mesmos utilizam freio de cardã, e você sabe que para parar um bicho daquele tamanho tem que ser um freio bão. :lol:
[]´s ancorados
Mattheus
Mattheus:
se vc pensar em usar esse freio como auxiliar para "ajudar" os discos das rodas entao seria melhor optar pelo sistema hidraulico, mais eficiente.
mas se vc tem freios a disco na roda traseira acho isso desnecessario.
[]´s
leopoldo
04/06/2004, 18:35
SERÁ QUE TU TENS ALGUMA COISA MAIS DETALHADA, TIPO ENSINANDO CRIANÇA A LER E ESCREVER, TUDO DESENHADINHO
Não caro colega, o desenho tá na minha cabeça e ainda não coloquei no papel porque desistí dessa ideia e vou colocar de volta o meu kit de freio no cardan-original. É mais simples e mais barato. Mas é muito fácil. O coração desta adaptação gira e torno do suporte do rolamento do jeep - aquele em que se usa o kit do freio de mão no cardan. O resto...só monta em volta.
Fabiano-SL
14/03/2005, 18:31
Estou desde o ano passado procurando peças originais para montar meu freio de mão no cardan....agora me falta uma única peça (pino com uma mola) Vejam nos anexos.... O pino tem um dente de encaixe e os parafusos são diferenciados (um deles é arredondado). o pino engata em espécies de "garfos", um menor desloca as lonas e o outro garfo (fica por fora da panela, na caixa) é acionado pelo cabo...
Tenho tudo puxador, cabos, panela completa, lonas novas, só esta peça que não encontro.... Um amigo me mandou um foto do pino e seus componentes p/ eu mandar no torneiro, mas os caras cobram 55,00 p/ hora :shock:
Alguém tem alguma sugestão? Que posso fazer ali, ou melhor ainda, alguém tem esta peça aí sobrando?? tenho alguma coisa de jeep para trocar por ela....
[]'s
leopoldo
14/03/2005, 22:04
use um parafuso allen 1/2 rosca e usine só o encosto abaulado da cabeça.
com uma certa dose de paciência e mão firme você pode fazer isso num moto esmeril de mesa.
Maurício D'Arezzo
14/03/2005, 22:13
Olá, não posso afirmar com 100% de certeza sem ver a peça na mão, mas compraria um parafuso cabeça sextavada em uma loja de parafusos com o mesmo diâmetro, comprimento e rosca igual, se você tiver uma furadeira de bancada (furadeira vertical) é só colocar o parafuso no mandril e com uma lima nova dá para tornear em casa mesmo, já fiz muito disso, ou ainda com uma furadeira pequena fixada em uma mesa, se fosse uma peça de câmbio que tem que ser muito precisa não daria certo, mas nesse caso não vejo problemas.
Espero ter ajudado,
Maurício.
Fabiano-SL
14/03/2005, 23:16
Olá amigos!
Um colega aqui do forum, já me mandou uma MP e vai tentar conseguir :D
Mas se ele não conseguir vou seguir os conselhos de vcs, tenho esmeril, furadeira, etc... e tenho paciencia :shock:
Caso alguém mais consiga aí esta peça, pode me passar uma MP!
[]'s
Fabiano-SL
14/03/2005, 23:24
Pra quem não viu ainda, tem uma opção legal de colocar um disco de freio no cardan acionado com pinça.... muito interessante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=303&postdays=0&postorder=asc&start=20
Ah se tivesse isso em kit :roll:
[]'s
Elmer_Jeep
15/03/2005, 01:15
Pra quem não viu ainda, tem uma opção legal de colocar um disco de freio no cardan acionado com pinça.... muito interessante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=303&postdays=0&postorder=asc&start=20
Ah se tivesse isso em kit :roll:
[]'s
Ae, esse esquema é no meu jeep, clica aí na minha assinatura e no tópico do Prateado tu vai ver mais fotos sobre esse esquema do disco no freio de mão do carda.
Passei umas dicas de como adaptar o disco nesse sistema da t case original no tópico que vc citou.
Olha só, pra ser sincero se eu fosse vc procuraria adaptar um disco e a pinça, só uma dica :wink:
Depois que vc der umas duas puxadas e as lonas desgastarem tu vai saber porque falei isso. :lol:
1 abraço e boa sorte no serviço.
Fabiano-SL
15/03/2005, 11:51
Fala!
Sim, eu sabia que o sistema era seu, aproveitei o tópicop p/ quem não tinha visto ainda....
Duvidas de peças do teu sistema:
O disco é do Uno (tem ano, dianteiro ou trazeiro?)
Pinça (kadett, tem ano?)
Vou ver se encontro estas peças usadas :lol: ....e pensarei nesta opção....
[]'s
Elmer_Jeep
15/03/2005, 12:49
Fala!
Sim, eu sabia que o sistema era seu, aproveitei o tópicop p/ quem não tinha visto ainda....
Duvidas de peças do teu sistema:
O disco é do Uno (tem ano, dianteiro ou trazeiro?)
Pinça (kadett, tem ano?)
Vou ver se encontro estas peças usadas :lol: ....e pensarei nesta opção....
[]'s
Acredito que o disco trazeiro do próprio kadett pode dar certo também, mas como não encontrei esse usei o dianteiro do uno mesmo que ficou mais aproximado, testei com disco de gol também mas ficou pequeno faltando area de contato pras pastilhas.
A pinça é a trazeira de alguns monza e kadett e no meu caso usei a do lado esquerdo.
:D
Elmer_Jeep
07/04/2005, 10:49
Bom dia,
Estive lendo ontem nas últimas paginas TRIBO OFF ROAD uma matéria sobre inspeção veicular, daí falavam sobre freios-de-mão dos CJ que alguns não possuem e outros q não funcionam.
Tá, sei q falaram por alto sobre um kit de freio a disco na saída da Tcase que a Super Break Disc está desenvolvendo desde 1993 :shock: :o (oooohhhh)
Só achei uma coisa estranha nessa matéria, o Sr Mauro Suzuki, responsável pelo projeto afirmou que o sistema pode ser usado como freio de emergência no caso de uma possível falha nos freios da viatura. :roll: :|
Não confiei muito nessa parte pois pelo menos no meu caso o sistema que fiz foi projetado pra segurar meu CJ quando estiver parado, em movimento(inércia) a coisa muda bastante...
Então tá dado o recado, pode ser esta uma solução eficiente pra alguns CJ's que ainda não possuem freio de estacionamento.
[]'s informativos 8)
Rogério Barthy
13/04/2005, 11:31
Participei de uma trilha um tanto quanto pesada e por isso, o freio de estacionamento que vai na saída da t-case, não está mais pegando 100% como antes e assim, gostaria de saber como regular para que volte a ter essa segurança no estacionamento. Seria só esticando o cabo? Como fazer isso ? O acionamento se dá por pedal (Landau) e as lonas troquei não tem muito tempo.
leopoldo
13/04/2005, 23:43
Barthy,
O recomendado é após a trilha pesada colocar o jeep nos cavaletes, remover as 4 panelas e mandar WAP em cima para remover a lama.
No caso do freio de mão também:
- remover o cardan, a panela........ops........1º o óleo da reduzida, colocar a flange no lugar sem a panela, e mandar jato em cima.
Com uma chave de fenda, limpe os recessso de todos os rebites............dos 5 espelhos de freio. :shock:
Haja saco :evil: mas é assim mesmo ! quem mandou comprar jeep :lol:
Para regular a s lonas do freio de mão, se não dá mais regulagem no cabo, regule a folga soltando os apoios das sapatas (as porcas com as arruelas dentadas) e apertando um pouco a porca daquele eixo lá de cima que o Fabiano estava procurando. :wink:
Andre Luis Ferreira
16/02/2010, 13:53
Olá, acabei de comprar o meu primeiro Jeep. Um CJ-3A 1950. O carro está até com as travas originais. A carroceria já perdeu todo o lastro. Áté ai tudo bem, pois é só trocar. Mas retiraram todo o sistema de freio de mão do Jeep. Gostaria de uma ajuda de você para orientar como deve ser e onde encontrar as peças para recuperar o freio. Estou fazendo um trabalho de restação completo e vou tentar deixar o mais original que puder. Por enconto só o carbutador e o freio de mão está sendo o problema. O carburador já verifiquei que o do Corcel I 1.4 simples resolve, mas o freio de mão tá dificil. Obrigado antecipadamente!
Rodrigo Baratti
16/02/2010, 22:38
Olá, acabei de comprar o meu primeiro Jeep. Um CJ-3A 1950. O carro está até com as travas originais. A carroceria já perdeu todo o lastro. Áté ai tudo bem, pois é só trocar. Mas retiraram todo o sistema de freio de mão do Jeep. Gostaria de uma ajuda de você para orientar como deve ser e onde encontrar as peças para recuperar o freio. Estou fazendo um trabalho de restação completo e vou tentar deixar o mais original que puder. Por enconto só o carbutador e o freio de mão está sendo o problema. O carburador já verifiquei que o do Corcel I 1.4 simples resolve, mas o freio de mão tá dificil. Obrigado antecipadamente!
Amigo,
Só vai achar o freio de estacionamento em desmanches.
Aqui em SP paguei 400,00 mas faz uns 2 anos.
Tem um anunciado no fórum por um bom preço, veja as fotos.
São essas as peças que vc precisa além da alavanca do painel é lógico.
Freio de estacionamento Jeep/ Cardã / Panelinha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65552&highlight=freio)
[]