PDA

Ver Versão Completa : Climatizador de ar



elvis
13/12/2007, 01:58
Alguém já instalou ou viu, aqueles que vâo em caminhão, vi numa band anunciada no mercado livre. NÃO SEI COMO FUNCIONA MAS É TIPO um ar condicionado e custa em torno de 700 pila.

enio chagas
13/12/2007, 02:11
Salvo engano, é um circulador/umidificador de ar. Quando a água adicionada ao ar evapora, "rouba" energia, resfriando o ar.
Hoje em dia tem uns vendendo para uso doméstico, cheios de frescura, com controle digital e propaganda com apelo ecológico.

Acho que não se pode esperar deles o mesmo desempenho dos A/C, mas parece ser uma boa opção. OBS: nunca usei.

Tem um pdf sobre o assunto aqui:
http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/include/getdoc.php?id=175&article=55&mode=pdf

Bernardo Hoelz
13/12/2007, 10:37
Tbm nunca usei, mas tenho fotos aqui.

Leonardo Dic
13/12/2007, 21:16
Nos caminhões da empresa que trabalho tem. Refrescam bem a cabine. Agora pra ficar igual o A/C só se colocar agua gelada no tanquinho, aí fica bão.

Abraço

ThE_DoG
14/12/2007, 21:15
Elvis

O funcionamento desses climatizadores, de forma simplificada, é o seguinte:
1-Um reservatório de água é ligado a um local onde existe um material poroso, geralmente feito de madeira ou papelão.
2-a água umidece esse material e através de uma tomada de ar externa o ar passa por esse material e perde calor prá ele
4-o ar após pérder calor para o material umidecido chega a cabine em uma temperatura inferior a temperatura externa.

Considerações:- Funciona relativamente bem para caminhões e ônibus, como esse tipo de veículo está sempre rodando na estrada, em velocidade, a diferença de temperatura e o volume de ar que vem de fora são grandes, proporcionando conforto interno.
Para quem vai usar o troço num veículo que fica a maior parte do tempo no trânsito ele será inútil ou pior que se não tivesse, o reservatório de água pode ficar exposto ao calor, esquentar a água, e ao invés de esfriar poderá esquentar o interior da cabine, também numa velocidade baixa haverá um volume baixo de entrada de ar na cabine o que compromete o desempenho do produto.

Conclusão:- Se o uso do teu carro é mais na cidade, vc vai jogar dinheiro fora e ficar com um rombo no teto do teu carro, se o uso é mais na estrada pode ser que seja útil.
Obs:- "Ecológico" é porque estão comparando o produto com AC que usa gás que fere a camada de ozônio, porém o gás que atualmente é "padrão" para as instalações de ar condicionado já não é prejudicial. O produto tem uma manutenção mais barata e menos periódica que um AC com compressor porém, conforme explicado acima, tem um desempenho bastante ruim se não for usado principalmente em estradas com o veículo em velocidade.

[ ]´s

Marco Antonio

RogerBand76
14/12/2007, 23:01
Olha, não tenho um desse na band mas já cogitei a instalação, motivos:

Não usa compressor, por isso não rouba potencia do motor
O reservatório de água, no caso da band longa pode ficar dentro do carro e não exposto ao sol.
Não causa choque térmico, sinto isso no meu carro durante o dia inteiro
E não conheço nenhum ac para band que já use gas ecológico pois os compressores são incompatíveis.

abraços

Rogerio IDT

Jun Okada
16/12/2007, 23:08
O climatizador é para os caminhoneiros poderem dormir na cabine com um ventilador. Não tem função de A/C. Tanto é que tem caminhões que tem os dois.
Eu boto mais fé no A/C tradicional com compressor, além de ficar feio pra burro numa Bandd, hehe.
Abraços
Jun