Ver Versão Completa : "Axle Wrap"
Olá prá todos.
Finalmente com a ajuda de todos daqui do forum ( principalmente do Giovani e do Bill que tiveram muuuuiiiita paciência comigo :D ) consegui terminar o Asterix depois de 8 meses em casa. Desde o reforço do chassis, passando pelo SPOA e todo o resto, até a lanternagem e pintura foram por minha conta. Aliás ele mudou de nome. Como ele ficou "VERDE CHEGUEI" e com SPOA e eixos de Rural agora se chama Shrek.
A suspensão ficou sensacional com o SPOA e as lâminas de raio X mas infelizmente nas primeiras trilhas notei uma grande tendência ao Axle Wrap. Fabriquei uma ladder bar que suportou duas trilhas mas a partir daí ela está soltando do eixo. Claro que vou ter que caprichar mais na solda mas estou com dúvidas no projeto.
Atravessei um tubo no chassi, paralelo ao eixo, à frente do apoio da mola traseira e fixei um jumelo nele, voltado para cima. A barra vai unida a este jumelo com uma peça que conseguí, que não sei de onde é, que proporciona tanto o movimento de bucha como o de torção, como se fosse uma rótula (segue foto), não impedindo portanto a inclinação do eixo.
A barra funcionou contra a torção mas está limitando a suspensão durante a compressão. Quando os feixes são comprimidos a barra sobe praticamente paralela ao chassis e é impedida neste curso pelo jumelo que já está apontando para cima, Com isto o pé da barra está sendo muito forçado. Caso eu aponte o jumelo para trás este efeito será minimizado entretanto acho que perderei a função de anti-torção.
Pesquisei muito aqui no forum e em outros sites sobre o assunto mas aparentemente estou pecando em algum parâmetro. Estou desconfiado do comprimento da barra, que no meu caso está cerca de 15cm a frente do apoio frontal do feixe traseiro.
Se alguem puder me ajudar com as medidas: meu CJ5 está com SPOA e molas originais. Mais uma vez obrigado. :wink:
leopoldo
09/03/2005, 11:46
Bom dia Asterix,
Fabriquei uma ladder bar que suportou duas trilhas mas a partir daí ela está soltando do eixo. Claro que vou ter que caprichar mais na solda mas estou com dúvidas no projeto
Não está claro onde está soltando. Você quer dizer: os cordões de solda?
Atravessei um tubo no chassi, paralelo ao eixo, à frente do apoio da mola traseira e fixei um jumelo nele, voltado para cima. A barra vai unida a este jumelo com uma peça que conseguí, que não sei de onde é, que proporciona tanto o movimento de bucha como o de torção, como se fosse uma rótula (segue foto), não impedindo portanto a inclinação do eixo.
A foto não tá muito boa mas parece uma rótula esférica mesmo. Mas esse tubo, você soldou à logarina?? FOTOS ??
Põe foto da suspensão para entender a montagem.
A barra funcionou contra a torção mas está limitando a suspensão durante a compressão. Quando os feixes são comprimidos a barra sobe praticamente paralela ao chassis e é impedida neste curso pelo jumelo que já está apontando para cima, Com isto o pé da barra está sendo muito forçado. Caso eu aponte o jumelo para trás este efeito será minimizado entretanto acho que perderei a função de anti-torção
A função da ladder bar não é de uma barra estabilizadora, mas sim impedir o axle warp. Mas pela configuração que estou imaginando, se colocar o jumelo + para trás, no fim, não vai nem ser um tipo nem outro tipo de barra.
Consulta esse link abaixo também, pode ser que esclareça um pouco mais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2482&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Oi Leopoldo
Já lí este texto. É muito bom, entretanto estou tendo dificuldades de conseguir o ângulo ideal do jumelo e da barra. Não pretendo fazer uma estabilizadora, só uma "Ladder Bar" para evitar o "axle wrap".
O que está ocorrendo é que com o jumelo virado para cima a ponta da barra é forçada para baixo quando o eixo sobe ( compressão do feixe ) e a suspensão trava, quebrando a solda da base da barra que estava presa ao eixo.
Não consegui casar o perfil do caminho percorrido pela ponta da barra presa ao eixo que combinasse com um perfil gerado pelo jumelinho. Sem este casamento o movimento da suspensão fica comprometido pela barra.
Desculpe se não estou conseguindo me fazer entender mas vou tentar, assim que tiver condições, mandar algumas fotos e uns croquis.
Se tiver alguma idéia manda prá nóis :P .
leopoldo
09/03/2005, 14:07
é..........pelo que está parecendo, você transformou a carcaça do seu eixo numa barra de estabilizadora. Tira uma foto da lateral da suspensão sem o pneu para poder ver a configuração geométrica. Parece que o que está faltando são as articulações. O suporte não deveria estar soldado no eixo e sim articulado.
Daquele artigo, observe as montagens a seguir:
1- Esta é uma barra anti-torção.....não confunda com barra estabilizadora e que pelo desenho, não funciona.
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa9.gif
note que a s bolinhas nas pontas das barras significa articulação por junta rotular ou terminal de direção ou outro método qualquer.
2- Essa já é a montagem com barra por baixo do eixo que pelo desenho mostra que funciona, ao contrário da barra do caso 1. .
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa12.gif
3- essa é uma montagem da chamada Ladder-Bar com flexibilidade para a suspensão subir/descer (será?? veja os desenhos do Mauro ai em baixo). O significado da threaded area (area com rosca) poderia ser uma montagem onde um tubo gira em relação à outro mas não há delocamento axial entre eles :
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa14.gif
4- exagerando, já se transforma a suspensão em 4 links, só que para esse sistema funcionar direito, teria de ter jumelos nas 2 extremidades das molas:
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa15.gif
Acho que seu caso não parece com nenhum destes.
Leopoldo
O meu problema é o Axle Wrap.
O que eu fiz foi uma Ladder-Bar, como na figura 3 que vc apresentou. A única diferença é que o jumelo está para cima, o que, conforme lí em outros artigos é melhor do que para baixo e não atrapalha o curso da suspensão.
O que tem acontecido é que, qdo o eixo sobe ( compressão do feixe ) a ponta da barra sobe praticamente na vertical. Como a ponta está apoiada no jumelo, que já está para cima, ela segura a suspensão. Pensei em colocar o jumelo na horizontal de forma a possibilitar a subida da barra, mas isto acabaria com o efeito antiwrap.
leopoldo
09/03/2005, 14:56
sim
isso eu entendí, mas
estou suspeitando mesmo é que sua configuração tenha tornado o eixo inteiro como uma grande barra estabilizadora mas, coloca umas fotos aqui e vamos ver no que dá.
Se ele estiver mesmo configurado como barra estabilizadora, não vai aguentar e realmente alguma coisa vai estourar ............ ou o jumelo, ou a barra, ou o suporte ou a solda ou a carcaça do eixo.
Ok, à noite vou tirar umas fotos e mando prá cá.
Obrigado
Não conseguí tirar as fotos, mas aí vai um croqui do que eu fiz. Basicamente é uma ladder bar padrão, como a estrutura da figura 3 acima.
Um perfil em "U" vai soldado ao eixo, apoiado por uma sapata de mola também soldada. Neste perfil parafusei uma barra triangular que tem a peça que enviei na primeira mensagem. Esta peça possibilita a torção da barra juntamente com o eixo não causando travamento quando o eixo se inclina mais para um lado. Esta peça se conecta a um jumelo (EM PÉ) :?: que está preso a uma barra fixada nos dois lados do chassis, cerca de 15cm à frente do apoio frontal da mola traseira.
O axle wrap acabou, entretanto, o que está acontecendo é que quando o eixo sobe, devido a uma compressão do feixe, a barra sobe junto mas como a sua ponta está presa ao jumelo a barra tende a girar apontando para baixo diminuindo a capacidade de compresão da suspensão e devido a força acaba por quebrar a solda da sapata no eixo.
Acabei de ver na internet uns malucos que optam por corrigir este problema com a instalação de cabos de aço ligando o olhal dianteiro do feixe com as porcas que seguram o grampo do feixe. Parece uma solução simplista mas, segundo eles funciona.
Outra opção apresentada é a instalação de mais uma mola por cima da mestra. Esta eu acho que pode minimizar o problema mas também deve diminuir o curso pois endureceria demais a suspensão.
O que vcs acham?
leopoldo
09/03/2005, 22:26
1- Uma mola (ou mais) a mais só endureçe a suspensão.
2- O axle warp acabou quando você acelera mas aparece quando a suspensão sobe e desce.
3-Cabos de aço + suportes só funcionam num sentido. E no caso da ré? mas é uma opção válida pois é mais barato e leve fazer a montagem com cabo.
4-Se você conseguir a foto do seu sistema é melhor.
Elmer_Jeep
09/03/2005, 23:34
Esse assunto me interessa muito pois tenho que criar um sistema anti rolagem pro meu Jeep.
No tópico do Guilherme (outro Jeep chamado Shrek) o esquema de cabos pra evitar anti rolagem do eixo(pra frente é claro)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6814&postdays=0&postorder=asc&start=140
http://img.photobucket.com/albums/v256/geberhard/rearsetup2.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v256/geberhard/IMGP5352_500.jpg
Eu e uma galera estamos torcendo pra isso funcionar, hehehe :lol:
1 abraço.
Mauro B.
10/03/2005, 01:47
A barra funcionou contra a torção mas está limitando a suspensão durante a compressão. Quando os feixes são comprimidos a barra sobe praticamente paralela ao chassis e é impedida neste curso pelo jumelo que já está apontando para cima, Com isto o pé da barra está sendo muito forçado. Caso eu aponte o jumelo para trás este efeito será minimizado entretanto acho que perderei a função de anti-torção.
Olá Asterix !!! :D
Cara, sei exatamente do que tu estás falando, mas não sei disso por experiência prática, mas sim pq dei uma analizada (meia-boca :lol: ) no movimento do eixo em uma suspensão por feixes de mola e constatei que a ladder-bar sempre dá uma "travada" na suspensão quando o eixo sobe ou desce por inteiro .... repito novamente: quando o eixo sobe ou desce por INTEIRO! Isso quer dizer que em erosões por exemplo, quando um lado do eixo sobe e o outro lado desce, uma ladder-bar bem feita não trava a suspensão. :wink:
Eu já escrevi sobre isso num tópico (Torci o meu cardan (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6002&page=6)) mas acho que poucos leram... ou então ninguém acredita em mim! hehehe!! :lol: Tu és o 2° caso aqui do forum (o 1° foi o Sergio Rocha) que relata uma suspensão "travada" após a instalação de uma ladder-bar, o que vem ratificar ainda mais a conclusão da minha análise. :P
O que acontece é o seguinte: o movimento que o eixo faz ao descer ou subir por inteiro, em uma suspensão por feixes de molas, é praticamente translacional, ou seja, praticamente o eixo não sofre rotação (vista lateral) durante o curso. Apenas uma pequena rotação é imposta pelo jumelo, mas é pequena. :wink: Com base nisso, fiz uma sucessão de desenhos no AutoCad em que representei o movimento do eixo junto com uma ladder-bar. O desenho de que falo é o abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=7947&d=1104020631
Como se vê, caso a ladder-bar estiveve montada com sua extremidade rotulada a um jumelo, ela iria segurar o movimento da suspensão, travando-a. Realmente é o que acontece ... já temos 2 casos disso aqui no forum. :shock: O problema é que a ladder-bar necessita ter a extremidade rotulada em algum ponto no chassis, caso contrário ela não evitaria o axle-wrap. :?
Minha primeira conclusão sugerida é: uma ladder-bar sempre trava a suspensão quando o eixo sobre ou desce por inteiro. É uma questão geométrica! :shock: O nosso problema agora é achar uma solução para que a ladder-bar não trave a suspensão quando a mesma torce, ou seja, quando um lado do eixo está em desnível com o outro lado do mesmo em relação ao chassis. 8) Aí é que está o ponto chave, pois o que não queremos é que nossos veículos percam sua articulação em desníveis do solo. :D
Existe um eixo instantâneo na suspensão chamado de "suspension roll axis" (eixo de rolagem da suspensão). É sobre esse eixo que a suspensão articula, o que quer dizer que qualquer ponto situado sobre ele não sofre translação, mas somente rotação. Aí é que está a solução para nosso problema: rotulando o jumelo (na ladder-bar ou no chassis) sobre um ponto situado sobre esse eixo de rolagem, faz com que este ponto sofra apenas rotação, o que faz com que a suspensão não trave ao articular!!! :P
Cabe-nos agora determinar onde está esse "eixo de rolagem da suspensão". Vendo o jipe por cima (vista superior), esse eixo está bem no centro do jipe, no sentido longitudinal. Vendo o jipe de lado (vista lateral), esse eixo pode ser representado pela linha que une o parafuso do suporte fixo do feixe com o parafuso do suporte do jumelo. Ver a figura em anexo. :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=10014&d=1110430029
Na prática devemos, na medida do possível e conveniente, APROXIMAR qualquer um dos dois pontos do jumelo da ladder-bar ao eixo de rolagem da suspensão. Dou preferência ao ponto que se articulará no chassis, pois desta forma podemos deixar a ladder-bar mais elevada, não enroscando em nenhuma situação de trilha. Ah, n esquecer de colocar uma boa rótula nesse ponto. :wink:
Espero que eu tenha sido claro nas minhas explicações ... mas pessoal, por favor, entendo poquíssimo de suspensões e peço ao pessoal mais entendido que me corrijam se eu estiver errado!!!! :roll:
[]'s
Elmer_Jeep
10/03/2005, 09:51
Ótima aula mauro, voltou com todo gás hein.
Qual a tua opinião sobre o sistema de cabos :?:
1[]
Pesso All
Brigadão pela força.
A página que eu ví com os cabos é exatamente esta que o Jipeiro_RR mostrou.
Vou comprar o cabo e umas presilhas hoje mas só vou poder instalá-las no final de semana. Pelos meus cálculos (???) a maior extensão do cabo se dará quando o feixe de molas estiver reto, portanto, prenderei o cabo nesta posição. Quando o feixe estiver arqueado o cabo tenderá a ficar um pouco mais frouxo (alguns mms), não travando a suspensão mas quando o eixo tender a torcer o cabo será esticado impedindo uma rotação maior. Pura abstração mas acho que vai funcionar sem endurecer a suspensão ou travá-la. Conforme o Leopoldo explicou acima, este cabo poderia criar uma outra força de compressão na parte posterior do feixe. Acredito que isto possa aparecer com maior probabilidade nos jeeps com motorzão. Estou torcendo para o meu 161 não brigar tanto, apesar de que na última trilha ele transformou meu cardã traseiro em parafuso :shock: . Isto ocorreu exatamente porque minha ladder bar soltou, girando o eixo e forçando o cardã. Ao invés da flange quebrar o tubo do cardã que já estava amassado torceu. Agora troquei por um tubo sem costura de 4mm de parede, portanto a flange que se vire... :lol:
O desenho e as observações do Mauro refletem exatamente o que tem ocorrido com o meu jeep. A compressão de um lado ou de outro é aceita sem problemas pela barra mas, todas as 3 vezes que a ladder bar se soltou do eixo tiveram como motivo a compressão por igual dos dois lados do eixo, por exemplo, passando por um quebra molas. Ou seja quando a traseira do jeep abaixa por igual. Não desejo isto para nenhum jipeiro mas é bom saber que não sou o único com este problema. Já estava chateado :evil: com esta situação.
Vou instalar os cabos e empurrar alguns muros de arrimo só com a tração traseira para ver o efeito e posto aqui com as fotos.
Caso esta idéia não funcione tenho outra baseada em amortecedores. Mais ou menos o que está no desenho abaixo.
[]s não torcidos.
leopoldo
10/03/2005, 11:29
Assim ele vai trabalhar o tempo inteiro junto com o sobe/desce da suspensão.
É como se tivesse colocado simplesmente 2 amortecedores para cada "roda".
Poque você não coloca ele paralelo ao feixe?
Voltando ao problema do cabo:
êle só funciona numa condição específica pré determinada pela posição do jeep no plano, que é quando você ajusta o comprimento do cabo.
Já numa situação em que haja levantamento de um lado da roda como num facão, ou uma roda sobre a guia e outra não, perde a função.
Isso serve muuuito bem para arrancadas no plano.
Monte um esquema como no desenho 2 e você resolve seu problema
leopoldo
10/03/2005, 14:00
re-lendo o relato do 4x4 wire.com:
Teoricamente deveria haver algum encavalamento devido a parte dianteira do barramento ficar numa altura constante devido ao jumelo e isto força a mudança no ângulo do pinhão de uma forma controlada conforme o eixo desce. Um teste na rampa com o jumelo desconectado mostrou que a parte dianteira do barramento tende a permanecer dentro de umas poucas polegadas de onde deveria estar por todo o curso da suspensão. Assim, o encavalamento foi tão pouco que não fez diferença.. Os seus resultados irão variar conforme o projeto de seu barramento, dos suportes e do curso da suspensão do seu veículo.
Bom, pelo desenho do Mauro, você tem ideia do que está acontecendo.
pra variar os sites gringos dando show, mas estamos chegando la..
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/
(apenas para complementar o post do Leopoldo)
[]´s
leopoldo
10/03/2005, 15:10
Asterix,
em vez de ficar brigando com a suspensão do jeep e ficar enchendo ele de solda, faça uma suspensão 4 links e estará resolvido seu problema.
compre 4 barras panhard do landau e faça como no esquema lá em cima.
não esqueça de colocar jumelo nas 2 extremidades da mola. Pronto !
A minha suspensão, embora pura 4 link ficou antisquat.....bom esse tenho que checar no desenho mas, sem wrap e com a luva do cardan passeando só 2 cm no total.
Elmer_Jeep
10/03/2005, 16:38
pra variar os sites gringos dando show, mas estamos chegando la..
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/
(apenas para complementar o posto do Leopoldo)
[]´s
Ae elcio, já temos esse artigo na área de donwloads "made in Brazil" by mestre Leopoldo. O link tá no primeiro post do Leopoldo aqui nesse tópico.
[]'s 8)
Sandro Tannuri
10/03/2005, 19:44
Eu não tive paciencia de ler tudo então se alguem ja falou isso me desculpe mas o problema se deu porque a barra esta soldada no eixo. estou anexando fotos de uma barra bem feita e que não da nenhum problema num Samurai que tem um baita curso de suspensão(mais de 1500 de RTI).
Abraços,
Sandro
A minha barra é exatamente como neste esquema. Um suporte é soldado ao eixo e a barra é parafusada neste suporte, a outra ponta é apoiada em um jumelo. A única diferença é que o meu jumelo é para cima o que segundo os experts no assunto torna o conjunto melhor. Também já posicionei o jumelo para baixo com o mesmo resultado. :evil:
Sandro Tannuri
11/03/2005, 23:15
Asterix,
As diferenças mais notaveis entre a barra da foto (Samurai do Jorge Freitas, meu parceiro no trial) que postei e a sua são:
1) Diferença de comprimento entre a metade da mola e a barra.
2) Os pontos onde a barra prende no eixo não estão na vertical na sua montagem.
3) Jumelo de baixo para cima.
Pensei no que os colegas escreveram e concordo, em teoria a barra vai travar quando o eixo subir pro inteiro mas no Samurai do Jorge ela nunca quebrou e não trava a suspensão de jeito nenhum.
Abraços,
Ok PessoAll, vamos lá:
Coloquei os cabos. São super simples de montar e ajudam sim a minimizar o AW, mas não acabam com ele.
Para quem não vai exigir muito do carro acho que pode ser uma maneira simples, barata e rápida de minimizar o problema. No meu caso que uso o jeep somente para trilhas não vai dar :? .
Já estou ruminando :shock: em um novo projeto para a minha barra e gostaria de algumas dicas.
Devido à curva descrita pelo eixo, em um conjunto com feixes, fica difícil a utilização de uma barra rígida para acompanhar todo o movimento, mesmo com a utilização do jumelo. De forma a minimizar a torção que a barra impõe ao eixo, quando este desce, acho que seria indicado a utilização de uma barra o mais longa possível, tendendo a tornar a descida do eixo o mais paralelo possível em relação ao centro do feixe. O jumelo atuaria neste caso somente para compensar o movimento na horizontal.
O problema da barra muito longa seria o posicionamento dela debaixo do jeep. Especificamente no caso do meu jeep, e outros que tem o eixo da rural, é possível a colocação da barra do lado de fora do chassis. Já ví alguns exemplos de barra não centralizada mas será que uma fixada tão na lateral não traria algum problema? Pensei em prender a ponta da barra no suporte frontal do estribo, com isto o comprimento da barra faria com que a torção do eixo fosse menor.
Neste exemplo que o Sandro mandou a barra está aparentemente do tamanho da metade da mola. é isto mesmo Sandro? Com isto o eixo não é forçado a girar quando desce?
E agora, quem poderá nos ajudar??? :roll:
Sandro Tannuri
13/03/2005, 08:48
Asterix,
Na barra que te mostrei o jumelo da barra esta alinhado com a montanheira então o arco que o eixo descreve e o mesmo que a barra. Alem disso o jumelo para cima permite que quando o eixo suba e ande para tras, ele (jumelo) tambem ande para tras subindo a barra.
Entendo que voce fique inseguro e tambem entendo que queira experimentar maneiras de fazer mas basta copiar igualzinho a barra da foto que te mandei e acabou problema. Aqui no RJ tem 5 Samurais, todos preparados pelo Jorge, todos com a barra igual e nenhum tem problemas.
Abraços,
OK Sandro.
Lá vou eu de novo. Vou copiar o projeto do seu amigo. :D
Só uma dúvida. O que é montanheira :shock: ? Pesquisei antes de perguntar e só ví referência a sopas caldos e etc...
Por acaso é o apoio fixo do feixe? Se for este o caso o que deve estar alinhado é a ponta do jumelo, portanto a ponta da barra?
Segue um desenho para confirmar. Se for este o caso não teríamos uma torção forçada pela barra a cada movimento da suspensão?
De qualquer forma brigadão. Vamos tentar DE NOVO... :wink:
Sandro Tannuri
13/03/2005, 13:37
Montanheira é o apoio fixo da mola sim, eu não faria como no desenho porque assim os comprimentos da barra e da meia mola ficariam diferentes e não se movimentariam com o mesmo arco.
Eu não consigo desenhar no computador logo não posso fazer um desenho explicando.
Pensei numa maneira de manter o jumelo por baixo, para isso ele deveria ficar inclinado para frente do Jeep de modo que quando andasse para tras ele subisse para compensar a subida do eixo.
O importante e que o comprimento da barra e da meia mola sejam o mesmo segundo um plano horizontal. Desenhe o que eu disse para ver se entendeu, desculpe mas não sei desenhar.
Abraços,
Sandro
Aí vai o desenho. Minha preocupação é que o eixo preso a um feixe de molas não executa um arco de circunferência mas sim um arco de parábola. A barra tenderia a gerar um arco perfeito mas com o jumelo ela pode aceitar parte do movimento, entretanto, quando o eixo sobe por igual o jumelo tenderá a segurar a ponta da barra, torcendo o eixo.
Veja aí se dá para você visualizar a minha preocupação. A curva do feixe é preta e a que a barra "gostaria" de executar é a vermelha. Preste atenção na ponta da barra. Como ajustar o jumelo para acompanhar este movimento? Por isto eu pensei na barra longa pois, mesmo que o jumelo segure a ponta da barra esta geraria uma torção muito menor no eixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=10078&d=1110762515
Depois do capricho do Mauro não sei se dá para chamar isto de desenho :roll:
Sandro Tannuri
13/03/2005, 22:16
Asterix,
Você desenhou certo, agora é só fazer na pratica.
Boa sorte.
Abraços,
Mauro B.
13/06/2005, 20:13
... e dois séculos se passaram até eu estar aqui novamente ...
Qual a tua opinião sobre o sistema de cabos :?:
Muito interessante, gostei. Porém eu faria apenas com um cabo no centro do eixo (olhando de cima), para não ter problemas (e nem me preucupar) com a torção da suspensão. O suporte para o cabo no eixo eu faria bem alto, e o suporte para o cabo no chassi eu tentaria aproximar o máximo possível do eixo de rolagem da suspensão.
A ideia dos cabos eu achei muito boa, mas não da forma que foi montado no Shrek. Apesar do Guilherme ter dito que funcionou, eu não sei se ele testou sem os cabos para comparar. O problema que eu vejo (além de não ser apenas um cabo no centro do eixo) é que a fixação do cabo no eixo está muito próxima, em altura, da mestra, e isso faz com que o cabo tenha muita pouca ação no sentido de evitar o spring-wrap.
Vou escrever mais algumas coisas a respeito das últimas mensagens que foram postadas aqui, mas agora preciso sair. Até!
[]'s
jomlenom
12/12/2007, 23:46
Video interessante ...:concordo:
YouTube - Axel rap R&D
O remédio é bem simples e o efeito parece ser notório . Utiliza-se um "anti-wrap bar" :parede:
valeuz
Pedro Freitas
13/12/2007, 02:17
muito bacana o vídeo, mostra muito bem o eixo torcendo.. :concordo:
Elmer_Jeep
13/12/2007, 12:50
muito bruto, já andei observando o efeito em alguns jipes nas trilhas, tem outro video aqui tb mas nem se compara
http://www.tommyjeep.com/videos/jeep_cam/Spring_Wrap.wmv
[]'s
jomlenom
13/12/2007, 13:14
Eu nunca tinha conseguido visualizar !!!
O spring wrap é um bom agente de quebras , não ? Pois imagino numa trilha pesada carro garrado ... pé no fundo 1, 2, 3, tentativas e nada ... aí explode o cardã ! pode ter acontecido pela falta da tal anti wrap bar pois o movimento é bem bruto !
sei lá !
Valeuz
na traseira o maximo que acontece é quebrar tudo.. mas na frente é que pinta o perigo.. durante uma freada brusca as molas dobram tb..
jomlenom
13/12/2007, 15:04
Hmmm ... foi mais ou menos o que imaginei depois de assistir aos vídeos ...
Então no caso de "SPOAR" é indicado o uso da barra anti-wrap na dianteira e na traseira ? estas barras irão sanar totalmente o problema do spring wrap ?
Valeuz
sim... as barras desde que feitas corretamente eliminam o problema , pq se fizer de maneira errada tras outros problemas..
em geral se vc fizer SPOA em jipes com poucas laminas no feixe de mola é que o axle wrap é mais eminente..
T+
Elmer_Jeep
14/12/2007, 12:28
Então no caso de "SPOAR" é indicado o uso da barra anti-wrap na dianteira e na traseira ? estas barras irão sanar totalmente o problema do spring wrap ?
Valeuz
Pra quem tem spoa + motorzão + pneuzão.
Para o eixo dianteiro é dispensável. :concordo:
[]'s
Sei nao Elmer..
tenho um amigo aqui em Bh que tem um samurai spoado com powertrain original, usando pneus 31" e já tem barra de tracao na traseira, agora vamos fazer na frente tb pois ele se queija que o carro dá umas "cabecadas" quando freia forte... ou seja, a mola dianteira tá dobrando tb..
T+
Sergio Rocha
16/12/2007, 18:02
Se bloquear na frente, com certeza vai precisar.
[]'
Fabiano,
Longe de mim querer chutar assim de longe, mas no Samurai "normalmente" essas "cabeçadas" nas freadas na dianteira são devidas ao posicionamento da barra de direção.
[]s
Elmer_Jeep
23/02/2008, 10:00
artigo traduzido sobre como combater axle wrap (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2208)
Os gráficos mostram como fazer uma barra "trazeira".
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
08/06/2008, 15:22
Mais um video legal
http://br.youtube.com/watch?v=Ef6lTenmPUo&feature=related
[]s
alguem saberia responder qual a origem ( oque é, de onde vem e como chamam) das peças que compoem a foto que tirei do album do Gustavo Lassis ( não me refiro as barras e nem as chapas)
grato pela atenção
Elmer_Jeep
26/03/2009, 09:14
bom, ai era pra ser usado terminais rotulares, mas esses da foto parecem bieleta da suspensão de algum carro e foi aproveitado apenas os olhais.
Esses terminais rotulares pelo que consegui descobrir no forum são os de tratores??? ou ja existe algo diferente? alguem tem fotos do sitema feito de outra forma ou com outros "materiais"???????????
grato pela atenção
Bom dia a todos,
Eu tinha o mesmo problema com meu jeep por ter pneus grandes nele e spoa, consegui resolver com a barra do diferencial traseiro da pajero, comprei em um desmanche e intalei com um jumelo no meu eixo traseiro.
Não sei postar fotos, mas se alguem quiser posso passar por email ou deixo no meu album algumas fotos dela instalada
um abraço
Marcio
Supercharger
14/04/2009, 08:54
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&hl=pt&v=koDUdvTaBlU&gl=BR&eurl=http%3A%2F%2Ffailblog.org%2F2009%2F04%2F09%2F camaro-fail%2F
Pessoal, alguém já experimentou inverter o olhal da mola mestra, a Rubicon express tem uma mola específica para SPOA cuja característica mais marcante é esse "reverse eyes" que teria a vantagem de minimizar o axel wrap. Deêm uma olhada: http://www.rubiconexpress.com/Jeep/YJ/Product.aspx?part=RE1445
Elmer_Jeep
30/04/2009, 12:35
Pra ganhar mais vão livre bastava fazer um jumelo em forma de C e passar o ponto de apoio inferior pra baixo da travessa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=142257&d=1225543047
Ou poderia elevar o ponto de fixação no diferencial trazeiro como foi explicado aqui:
Barra Warp S.o.s (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47940)
[]'s
fabiano carraro
01/05/2009, 15:57
HELMER ja fiz isto de varias formas e desenhos mas neste caso em especifico o novo cambio é mais comprido que o original da willis e o que vira é um do (OPALA 4M 6CC,com flange,entao o cliente só quis resolver o warp 1°)e nao queria pagar pra modificar tudo novamente,entao chegamos a uma soluçao em comum:concordo:
este é o motivo inclusive do excesso de rotaçao ao eixo trazeiro pois o novo cambio é 12 cm mais longo.
este tubo ai da foto esta a 3,75cm de diferença da travessa de cambio original ,SPOADO,ou seja nao vai fazer diferença significativa em nenhum momento,ainda mais quando entrar a proteçao,pois passa tudo escorregando.
mesmo se o jumelo fosse feito em "C",nao daria diferença alguma pois ele teria que ser soldado abaixo do tubo e ficaria com a mesma altura do que foi feito e ai nao teriamos como colocar a chapa de proteçao.
caras GOSTO DO TRAMPO DE VÇS mas impliquem um pouco menos com as coisas que sao feitas erradas por todos que nos daremos bem nos somos bem parecidos em quase tudo temos filhos pequenos e entendemos do que estamos fazendo pois nao vamos deixar ninguem se machucar ....mas aquilo la no HARDCORE pelo amor de deus oque foi aquilo la gente.:oops:
Renato Fraga
05/05/2009, 22:02
Ótimo, e o tal do Axle Wrap ?????????
Heheheeheh !!!!!!!!!!!
Não me lembro onde ví escrito que a haste do braço fixo ao eixo deve ter o mesmo comprimento do seguimento anterior do molejo. Resumindo, a fixação da barra deve ficar alinhado aos suportes do molejo.
O argumento é que essa configuração permite que a barra trabalhe sem interfir na ação do molejo.
Agora, avaliando sob um ponto de vista mais técnico, imagino que os critérios de fixação da barra ao chassi, devam seguir os mesmos princípios utilizados na configuração dos sistemas Four Link e Lader Bar. Ou seja, dependendo de onde a barra for fixa, além de disciplinar o comportamento do eixo, aplica a força gerada pela tração num ponto estratégico do carro afim de otimizar a tração.
Dessa forma acredito que com o auxílio de 4link calculator e outros dispositivos semelhantes, possa facilitar a configuração desse dispositivo que não tem simplesmente a função de evitar que o eixo gire em torno de sí simplesmente.
Abraços a todos e vamos tocar o assunto a diante.
samukanvas
05/05/2009, 23:44
Ótimo, e o tal do Axle Wrap ?????????
Heheheeheh !!!!!!!!!!!
Esse axle wrap é um fileo da mãe, rapaz... ele vive ferrando a vida de quem tem feixe de molas...:mrgreen:
Sobre a barra, não consigo dizer como ela iria se encaixar no 4link calc... precisa de variáveis que ela não dá.
Abs
Renato Fraga
05/05/2009, 23:57
Verdade, heheheheh!!!!!!!!!!!
Mas em relação ao calculator, imagino que seria ignorar o feixe de molas e tentar determinar o ponto mais adequado para a fixação.
Entretanto, confesso que não manjo muito desse programa.
Abraços a todos
Mas falando do AXLE WRAP................
Não me lembro onde ví escrito que a haste do braço fixo ao eixo deve ter o mesmo comprimento do seguimento anterior do molejo. Resumindo, a fixação da barra deve ficar alinhado aos suportes do molejo.
O argumento é que essa configuração permite que a barra trabalhe sem interfir na ação do molejo.
Pra mim faz bastante sentido isso e acho (sendo totalmente intuitivo) que se ficar mais longo que o suporte do molejo nao deve afetar o funcionamento do mesmo mas por outro lado ocupa espaço pra nada.
Eu to pensando em fazer uma barra e queria saber se alguem pode me dizer quais tubos e terminais rotulares eu poderia utilizar com segurança e durabilidade.
Outra duvida: esse esquema de jumelo em C que o Elmer mostrou da skyjacker usa um jumelo estreito, da largura do terminal rotular. Que bucha será que poderia ser utilizada no outro lado do "jumelo".
Valeu
fabiano carraro
06/05/2009, 12:46
PEXE aq na oficina eu uso umas buchas da suspensao do corcel 2, ja vem com o sisteminha em forma de "T"ai pego 2 parafusos ALLEN12.8 e torneio a cabeça deles,encaixo nos tubos de 1.1/2 com parede de 3,35 ,e soldo tudo estes entram na parte de traz (EIXO),na outra ponta entra um terminal rotular n°16....COM BUCHAS DE PU da suspensao do jeep mesmo :concordo:
Alguém diz alguma coisa sobre esse meu sistema ? eu não tive mais problema depois de instalado, é a barra do eixo traseiro da pajero, não sei o ano, quem fez a instalação foi o Sr. Edson da 4x4garage, o Elmer conhece bem.
Valew
Elmer_Jeep
23/06/2009, 17:48
Alguém diz alguma coisa sobre esse meu sistema ? eu não tive mais problema depois de instalado, é a barra do eixo traseiro da pajero, não sei o ano, quem fez a instalação foi o Sr. Edson da 4x4garage, o Elmer conhece bem.
Valew
Bom, tem um material aqui pra donwload que explica bem sobre o funcionamento de barras anti rolagem: Artigo traduzido sobre como combater Axle Wrap (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2208)
A fixação da sua barra no eixo achei interessante mas o apoio do jumelo tenho receio que não funcione corretamente, até conversei com o Walnei no topico do porcão porque a montagem do jumelo que ele instalou estava dessa mesma forma.
Mas se ta funcionando deixa quieto :concordo:
[]'s
fabiano carraro
23/06/2009, 23:39
pois é gente depois que li uma biblía sobre "TRACTION BAR" e "AXLE WARP"...
inclusive o topico demonstrado pelo HELMER aq e postado pelo LEOPOLDO, em que fica claro o deslocamento dos eixos em relaçao ao jumelo e o ponto fixo da mola formando um (S)só chego numa conclusao:
que o problema alem de grave em veiculos com eixos rigídos nao se aplica somente a carros 4x4 com sistema SPOA e sim a uma infinidade de veiculos com sistema de feixes semi- heliptícas, indiferente do veiculo ser SPOA ou SPUA....a questao é que as fabricas determinam pra seus modelos molas mais ou menos espessas ou numero maior mas nao chegam a resolver de forma satisfatoria o problema ,é claro que estamos falando em sua maioria de pick-ups pois veiculos menores usam atualmente molas helicoidais e os que usam feixes de carga tem traçao dianteira no qual nao a WARP.....
ja nos carros antigos basta ter um motor mais forte que o eixo vira mesmo, e nos jeeps ao jogarmos os eixos em SPOA basta o motor original pra ja fazer tudo virar, arriscando despedaçar a coroa e o pinhao pelo simples travamento de cruzeta:parede:
bom no decorrer de inumeras paginas na net e em livros de fisica o que mais notei é a infinidade de ideias e artificios usados no mundo todo pra tentar travar este perigoso e incomodo movimento,e tentativas de despejar total traçao ao solo evitando o quicar de rodas e que pelo menos pra mim é incorrigivel sem a colocaçao de uma barra como esta.:concordo:
agora pelo pouco que entendi se é que entendi alguma coisa até hoje:mrgreen:
é que:
se "o jumelo da barra"estiver voltado com seu corpo pra cima, ele nao trava o movimento de subida e descida do eixo devido a ganhar uma trajetoria mais alinhada a este movimento,que tem a tendencia de ser arrastado pra traz, trazendo o jumelinho junto, visto que ele esta travado em uma parte mais "solta no ar", podendo percorrer um trajeto maior sem travar o movimento do eixo e mesmo assim gerando o efeito de uma peça fixa:pensativo::shock:
ao contrario de que se ele estiver com o corpo virado pra baixo igual ao postado pelo MRCREMA ele travaria mais, pois esta "area solta "é menor e como ele nao pode ser "esticado" pois perderia o "efeito de barra fixa",ele torna o curso do eixo menor se comparado com a montagem da outra forma:pensativo:
quanto a barra da PAGERO eu imagino que funcione pois esta amarrando o eixo,só acho que o jumelo na posiçao instalada esta fazendo o que comentei acima e é claro é uma peça de um veiculo importado de luxo, entao se nao achar uma jogada em algum canto por ai, ela deve custar meio caro pra ser usada como referencia de instalaçao,a alguns exemplos que tenho aq.....
bom nao sou fisico entao nao posso ter certesa atualmente se estou certo ou nao ,mas acho que nos testes aq na oficina é mais ou menos isto:mrgreen:
:concordo:
Fabiano,
Comprei a barra da pajero em um desmanche de veiculos importados aqui em São Paulo, perto do trevo da via Anchieta, paguei R$ 200,00, eles disseram que é uma peça que não quebra e tinham muitas em estoque.
Valew
fabiano carraro
24/06/2009, 10:04
:concordo:MRCREMA
a barra é legal ,neste valor tambem ficou com otimo custo/ beneficio ,nao esquenta que ela nao quebra mesmo.
só tenta verificar se ela nao ficou travando um pouco a descida do seu eixo por o jumelino ter ficado pra baixo,aq na oficina 3 jeeps entortaram as barras quando foram montadas assim,depois da inversao nao deram mais problema, mas se nao ficou deixa assim mesmo que deve funcionar bem dos 2 jeitos:pipoca:
a GOODZILA é assim e nunca quebrou e tem um puta curso ,mas acho que deve ter algo haver com o comprimento da barra tambem,talves nos willis principalmente com PTO, o espaço fique muito reduzido pra colocaçao delas ,talves seja por isto tambem:pensativo:
fabiano carraro
19/09/2009, 11:04
gente só pra constatar um problema que esta ocorrendo com as barras "WARP":parede:
ELAS ESTAO QUEBRANDO:shock:
mas somente se a supensao trabalhar alem do limite :concordo:
a soluçao encontrada até agora foi tentar "alongar" o tubo principal dando maior curso de trabalho pra WARP
ou travar o curso da suspa com cintas,pra que ele nao desça até o fim.
ps: PODEM CAPRICHAR NA SOLDA POR QUE A FORÇA É TANTA QUE ARRANCA TUDO COM FACILIDADE,uma aq chegou a arrancar pedaços da tubeira do diferencial onde foi soldada :shock::shock::shock:
mas gostaria de saber se mexermos na ALTURA do suporte que fixa a barra ao eixo, isto influenciaria de forma positiva no curso????????:pensativo:
algum especialista em GEOMETRIA poderia explicar do porque elas estarem quebrando??????:evil:
gente só pra constatar um problema que esta ocorrendo com as barras "WARP":parede:
ELAS ESTAO QUEBRANDO:shock:
Estava falando sobre isso no tópico do Crocodilo ontem...
Sobre essa barra... O Berga está arrumando a suspensão do jeep do RBETTIN e ela não funciona legal...
Ele tem aquela uma da TT4. Já tinha quebrado umas 400 vezes... Agora está sendo instalado o kit de molas da Toy e foi colocado um reforço no eixo para evitar o empenamento (eixo de F-75). O Berga tirou aquele 3° ponto de trator e fez um jumelo com buchas. Soldou o suporte no eixo, trocou a travessa que veio no kit por uma mais forte, etc...
Bom, quando soldou o suporte no eixo, fez com as rodas no chão. Quando subiu no macaco as molas "empenaram" próximo ao ponto fixo do feixe, pois a barra forçou o giro, levando o pinhão para cima. Ele soltou o jumelo da barra e ela foi pra cima, encostando na barra fixada no chassi. Fica forçando...
Então ele pensou em colocar uma luva/espiga na barra, para que ela trabalhasse nesse sentido também, só que a força é tanta que a luva fica travada...
Essa barra ajuda à não girar, mas trava a suspensão e força as molas. É assim mesmo ou tem alguma receita pra isso funcionar direito?
Olhei várias fotos e não vi nada diferente do que foi feito aqui...
Conforme o feixe de molas trabalha, o eixo gira, levando o pinhão para cima e para baixo, pouca coisa, mas esse movimento existe e é natural. Essa barra trava totalmente, evita a torção e quebra de cardã, mas também não permite o movimento correto da suspensão.
[]'s
equipeminas4x4
19/09/2009, 19:57
Estava falando sobre isso no tópico do Crocodilo ontem...
Conforme o feixe de molas trabalha, o eixo gira, levando o pinhão para cima e para baixo, pouca coisa, mas esse movimento existe e é natural. Essa barra trava totalmente, evita a torção e quebra de cardã, mas também não permite o movimento correto da suspensão.
[]'s
Se a barra for mal feita, realmente vai travar o movimento da suspensão.
[]'s
fabiano carraro
20/09/2009, 00:09
pois é MARCEL eu tambem achei que soubesse projetar este trem mas............:mrgreen:
elas continuam quebrando por algum motivo que esta passando despercebido :pensativo:
E AI MESTRE
onde esta ocorrendo o erro?:pipoca:
lembrando que o" mesmo" problema esta ocorrendo em veiculos com entre eixos completamente diferentes mas com cursos praticamente iguais......:concordo:
fabiano carraro
21/09/2009, 19:28
10 iguais a esta!!!!
4 QUEBRARAM.......:pensativo:
uma rural,uma f 75 e 2 jeeps.:shock:
ou seja carros com entre-eixos diferentes,e soldas até que bem feitas :rolleyes:
aparentemente algo esta ocorrendo de errado na parabola delas......mas ja fugiu a meus conhecimentos em geometria e no que pesquisei na net.:evil:
aparentemente as suspensoes trabalhao alem do que a barra consegue trabalhar.:pensativo:
mas onde esta este erro infame???? pois os carros aq sao SPOADOS como o de todo mundo por este brasil afora.
se bem que muitos ja me procuraram relatando que as barras que fizeram tambem estao quebrando :mrgreen:
Ronaldo B.
21/09/2009, 19:50
Posta algumas fotos dessas barras quebradas, mas fotos delas montadas nos carros e com detalhes dos pontos de fixação.
Com fotos fica mais fácil de analisar e chegar a alguma conclusão do que pode estar causando essas quebras.
[]´s
aparentemente algo esta ocorrendo de errado na parabola delas......mas ja fugiu a meus conhecimentos em geometria e no que pesquisei na net.:evil:
Olha esse tópico aqui.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=96125#post96125
Acho que descobri o problema que ocorreu aqui.
[]'s
equipeminas4x4
22/09/2009, 09:19
10 iguais a esta!!!!
4 QUEBRARAM.......:pensativo:
uma rural,uma f 75 e 2 jeeps.:shock:
ou seja carros com entre-eixos diferentes,e soldas até que bem feitas :rolleyes:
aparentemente as suspensoes trabalhao alem do que a barra consegue trabalhar.:pensativo:
mas onde esta este erro infame???? pois os carros aq sao SPOADOS como o de todo mundo por este brasil afora.
se bem que muitos ja me procuraram relatando que as barras que fizeram tambem estao quebrando :mrgreen:
de cara eu tiraria a contra porca dessa junta esférica da ponta simples.
Mas se não tiver o jumelo não vai adiantar, vai continuar quebrando.
[]'s
Elmer_Jeep
22/09/2009, 09:37
Aqui também deve ter alguma informação útil:
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Anti_wrap_bar/antiwrapbar.htm
fabiano carraro
22/09/2009, 20:51
marcel por que a contra porca teria que ser retirada do uniboll?:pensativo:
bom estive vendo uma barra que nao quebrou e nao entortou nada ate agora e a unica coisa que fiz de diferente nela é que o uniboll esta apoiado alguns centimetros mais baixo do que todas as outras .......
por sinal foi a 1º que fiz, mas depois de me encherem as paciencias dizendo que a "ponta da patrola" ia enroscar em um zilhao de trecos começei a fazer elas mais altas só que agora estao quebrando :parede:
mas lendo tudo o que foi postado até agora decedi construir um pequeno gabarito em escala 3:1 cheio de furos onde da pra apoiar o jumelinho em varias posiçoes,entao chegamos a conclusao que:
A ALTURA QUE DEVERA FICAR FIXADO O JUMELINHO PRA NAO TRAVAR SUSPENSOES SPOADAS WILLIS É O MAIS PARALELO POSSIVEL AO DOS FEIXES.:dance:
ASSIM COMO NA FOTO QUE O SANDRO TANNURI POSTOU ANOS ATRAZ e confirmou nao estar tendo problemas,mesmo o jumelo estando montado "teoricamente" de forma errada(cabeça pra baixo):pensativo:
mesma maneira que a GOODZILA que tambem nunca incomodou
nem este jeep da fotinha.......:dance:
ou seja o ponto de pivotagen esta tambem mais baixo e paralelo aos feixes......:concordo:
vejam que nao estou ensinando ninguem a desenhar a roda, estou apenas deixando aq algo que constatei em um gabarito em que a ponta do triangulo warp ,nao foi soldado ao eixo,apenas preso por parafusos que o permnitissem rotacionar se forçado e toda ves que nos articulavamos a suspa pra cima ou pra baixo alem do limite maximo (no gabarito nao instalamos amortecedores) ela nos demonstrava até onde poderia girar sem forçar as soldas entao quanto mais deixavamos paralelo o unibool(jumelinho)menos ela forçava.:concordo:
ou seja temos um pequeno dilema aq:
OU DEIXAMOS O JUMELINHO ESBARRAR EM ALGUM OBSTACULO NO MEIO DO VEICULO (solucionado facilmente com proteçoes extras)
OU ARRISCAMOS FICAR SEM NOSSA BARRA OU ALGUM PEDAÇO DE ONDE ELA ESTIVER SOLDADA POR PURA INCOMPATIBILIDADE GEOMETRICA :putz:
BoaTrilha
22/09/2009, 21:52
Pessoal, estou aqui pra aprender.....
sei muito menos que vcs, posso dizer que sou mais "curioso" do que "expert",
Tenho bastante interesse neste assunto, pois estou montando um jeep com 4x mais torque do que ele tinha originalmente.
Estou percebendo que este problema aparece sempre quando a algum tipo de bloqueio para a progressão do carro e alta faixa de torque, algo até comun no mundo off road.
Me parece que a limitação até então era a resistencia do diferencial, mas fiquei curioso e até mesmo confuso percebendo que o axel wrap seria o primeiro dos problemas.
Espero não falar besteira mas me parece que o mais forte aqui no brasil (levando em conta a facilidade de ser encontrado, frequencia com que é montado nos jipes e o custo) é o dana 44 não?
Minha pergunta é a seguinte, antes de "estourar" um cardan ou cruzeta não iria pro espaço primeiro o diferencial/semi eixos?
O problema seria talvez um power train já re-montado subdimensionando os cardans ou as molas?
abraços
Espero não falar besteira mas me parece que o mais forte aqui no brasil (levando em conta a facilidade de ser encontrado, frequencia com que é montado nos jipes e o custo) é o dana 44 não?
Minha pergunta é a seguinte, antes de "estourar" um cardan ou cruzeta não iria pro espaço primeiro o diferencial/semi eixos?
O problema seria talvez um power train já re-montado subdimensionando os cardans ou as molas?
O Dana 44 não é o mais forte, é o mais comercializado, encontrado em vários carros / pick ups de linha, inclusive em jeep e rural. Além da variedade de relações existentes e opções de bloqueios. Daí a maior utilização deste.
Quando há um excesso de torque, o que estoura 1° depende de vários fatores, entre eles a manutenção correta, fadiga, etc. Pode ser qualquer umas dessas peças.
O problema de torção ocorre quando modificamos as viaturas, buscando melhor desempenho. Coloca-se motores mais fortes, pneus maiores, suspensões de curso maior... Então, um feixe que articula mais a suspensão, é mais flexível e permite que essa torção seja mais acentuada. Somado à um torque maior, ou um pneu agarrado no chão, facilmente o diferencial gira até que os garfos da cruzeta se encostem, travando o cardã. Então ocorre a quebra.
Essa quebra geralmente ocorre no cardã mesmo, torcendo o tubo, arrancando a cruzeta fora ou ambos.
Tudo faz parte de um conjunto, se mexeu aqui, interfere ali...
[]'s
Rodrigo Baratti
23/09/2009, 10:25
por sinal foi a 1º que fiz, mas depois de me encherem as paciencias dizendo que a "ponta da patrola" ia enroscar em um zilhao de trecos começei a fazer elas mais altas só que agora estao quebrando
OU DEIXAMOS O JUMELINHO ESBARRAR EM ALGUM OBSTACULO NO MEIO DO VEICULO (solucionado facilmente com proteçoes extras)
Nunca fiz uma dessas e muito menos sou especialista, mas lendo tudo que vcs discutiram, unificaram tópicos, traduziram,....
Se vc elevar o ponto de fixação da barra no eixo ao invés de baixar o ponto de fixação do jumelo tb conseguira manter a barra paralela ao feixe e não ficaria tão baixa.
Será que funciona?
A foto do Samurai que o Sandro postou mostra bem isso.
[]
fabiano carraro
23/09/2009, 10:49
pois é provavelmente funcionara direito sim RODRIGO
eu desenhei um tipo de suporte pra estas barras a uns tempos atraz e ai só pedia pra cortar igual e nunca tinha parado pra analisar se estava forçando demais as soldas por erro de geometria
mas a medida que os carros iam andando provavelmente as soldas iam trincando e agora passados alguns meses elas estao quebrando de ves demonstrando que a um erro e ele provavelmente esta na altura deste suporte
o ELMER postou uma foto em que o suporte (que vai no eixo)é feito bem mais alto do que os que estou fazendo deixando a barra bem paralela
ou seja acredito que esteja ai o erro :pensativo:
vou fazer uma rural aq semana que vem ai redesenho as peças e vou com ela pro mato, vou bater fotos do processo todo desde o inicio até a trilha e quem sabe nao achamos juntos os erros :concordo:
Elmer_Jeep
23/09/2009, 11:28
Se vc elevar o ponto de fixação da barra no eixo ao invés de baixar o ponto de fixação do jumelo tb conseguira manter a barra paralela ao feixe e não ficaria tão baixa.
Será que funciona?
A foto do Samurai que o Sandro postou mostra bem isso.
[]
A única desvantagem é pra quem tem tanque na trazeira pois caso o suporte seja muito alto pode acontecer de se chocar no tanque durante o movimento do eixo, portanto isso tem que ser levado em consideração antes.
Eu já havia alertado o carraro sobre isso à um tempo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=728688#post728688
E atenção, um detalhe que ninguém percebeu é que a barra da foto postada pelo Tannuri está instalada na dianteira, (tem um carter e um coletor de escape ao lado) nesse caso o pinhão desce quando recebe torque, por isso o jumelo e a barra apresentam posicionamento diferenciado. ;)
A minha barra esta bem paralela as molas
acho que pela foto dá pra vc ter uma idéia, nunca tive problema.
valew
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=177809&d=1245781443
fabiano carraro
23/09/2009, 18:01
entao HELMER depois de ler aquele topico é que fiz estas barras :concordo:
kct olhei pra esta barra do carro do SANDRO e estranhei um monte, mas nao percebi mesmo que estava na dianteira :parede::concordo:
bom vou fazer a rural ai digo o que rolou,mas hoje fiz uma em um cj 5 spoadao e o cara vai ir pra trilha do pernambuco este final de semana ,se nao quebrar por lá nao quebram mais em nenhum outro local.:dance:
carasuja4x4
21/11/2009, 09:49
depois de um tempao de testes as barras.......................
NAO QUEBRARAM MAIS .............andamos por tudo quanto foi desgraça e nao houve encosto nem esforço torcional alem do nescessario, nao quebrou mais,agora estou satisfeito com a ANTI-WRAP.
Alguém já tentou desconectar a barra com a viatura no chão e recolocar com ela no macaco, ou vice-versa?
[]'s
carasuja4x4
22/11/2009, 11:50
GIOVANI em meus estudos analíticos da matéria anti-morfa consistente da area de atuação probiótica do sistema intercursor galáctico do contato estratosférico íonico indicaram que...
ESTA "PORRINHA" DE BARRA IRRITANTE chamada de ANTI-WRAP é um saco de acertar, pois basta uma pequena diferença na suspensao que vai ser instalada e pronto ocorrem travamentos, ou seja a unica maneira de se conseguir um acerto correto delas é montando uma barra especifica pra cada carro
os suportes até podem ser universais(LEMBRANDO AS DIFERENÇAS DE DIAMETRO DAS TUBEIRAS)mas o comprimento dos tubos da barra nao podem, pois basta uma pequena diferença de comprimento de um carro pro outro (molas a mais,amortecedores diferentes,jumelos diferentes,chassis,etc....)pra que de algo trave no trabalho das mesmas.
entao no meu entender:
ANTI-WRAP funciona perfeitamente mas desde que o comprimento do LINK e das BARRAS sejam calculadas pra cada carro em si
na questao de ser comprado wrap prontas, vai ser de pura sorte ela nao travar,pois me parece que nao a muito o que fazer
eu estou fazendo elas com uma peça chamada FLUTBLOC que saiu na linha FORD e possuem uma certa regulagem quando montados com parafusos e nao soldadas diretamente nas barras,dando uma margem maior de acerto entre inumeros carros diferentes, mas ainda assim é meio complicado de chegar em 100% de acerto ,este movimento possue uma geometria bastante complicada de calcular, embora pareça simples de fazer.
no meu entender o negocio pra ser comercialmente viavel em forma de kits,obriga os fabricantes a fazerem elas extremamente robustas pra que nao se quebrem,pois eles conhecem esta caracteristica do equipamento (nao é um defeito!!!!!), mas em contrapartida em forma de kit ja pronto elas podem vir a travar a suspensao em seu curso maximo assim como amortecedores mal escolhidos ou posicionados,que levam a inumeras quebras de chassis, suportes,ETC....
ANTI-WRAP funciona perfeitamente mas desde que o comprimento do LINK e das BARRAS sejam calculadas pra cada carro em si
eu estou fazendo elas com uma peça chamada FLUTBLOC que saiu na linha FORD e possuem uma certa regulagem quando montados com parafusos e nao soldadas diretamente nas barras,dando uma margem maior de acerto entre inumeros carros diferentes, mas ainda assim é meio complicado de chegar em 100% de acerto ,este movimento possue uma geometria bastante complicada de calcular, embora pareça simples de fazer.
Tem fotos?
Fez o teste de desconectar e reconectar com a suspensão aberta e fechada? Funcionou?:pensativo:
[]'s
colocar uma rosca regulavel na ponta que vai no jumelho do chassis nao resolveria o problema de regulagem de comprimento?
T+
colocar uma rosca regulavel na ponta que vai no jumelho do chassis nao resolveria o problema de regulagem de comprimento?
T+
Não... O Berga fez uma aqui com luva e espiga, ou seja, comprimento variável o tempo todo. Travou a suspensão do mesmo jeito.
Tô achando que a única coisa que vai funcionar, é colocar 2 braços separados, 1 em cima e outro embaixo, mas não paralelos. A distância entre os pontos de fixação no chassi tem que ser menor que no eixo. Essa distância sim, ajustada conforme a suspensão, de forma à permitir o movimento de rotação que o eixo faz, quando a suspensão trabalha.
[]'s
rotacao do eixo em feixe de mola?
considerando que com o uso de jumelo articulado e com ele todo aberto haja uma rotacao, mas de quantos graus seria?
rotacao do eixo em feixe de mola?
considerando que com o uso de jumelo articulado e com ele todo aberto haja uma rotacao, mas de quantos graus seria?
Sim. Independente do cardã forçar a rotação do eixo, o próprio movimento da mola faz com que o pinhão gire para cima (quando a susp. fecha) e para baixo(quando abre). São poucos graus, não medi, mas imagino algo entre 5 à 7°, talvez mais no seu caso.
Como a barra evita totalmente a rotação do eixo, a compensação desses graus ocorre nas lâminas do feixe, torcendo o feixe em forma de "S", travando a suspensão.
Por isso que estou perguntando se alguém consegue desconectar e reconectar a barra com a suspensão em posições diferentes. Se alguém consegue fazer isso, matou a charada. Se não consegue, é pq ainda não está funcionando corretamente.
[]'s
carasuja4x4
23/11/2009, 12:59
FABIL o GIOVANI ta certo ,o eixo rotaciona pra kct mesmo com feixes.....
algo em torno de 15º/20º no centro do bojo,dependendo da forma como ele estiver preso aos berços e as laminas usadas.
este movimento do eixo é compensado pelo uniball (terminal rotular) fixado na ponta do link que no caso de um nº16 é o suficiente pra maioria dos carros com SPOA, agora se a barra for com bucha trava bonito.
GIOVANI/FABIL to montando uma wrap agorinha mesmo em um cj 5 SPOADO com feixes originais e amortecedores da cofap 12343(ranger) posicionados bem ao centro do chassis e com alargadores de feixe.
vou tentar acertar ela com o maximo que der de curso....mas estou sem a maquina agora pra postar um passo a passo, entao antes de soldar tudo pego a maq.ok
vou começar testando sua ideia de posicionar o eixo solto e depois pressionado DE NOVO,pois ja tentei assim antes, mas vou mudar a tecnica desta ves pra ver no que da.
acredito que 3 coisas sao fundamentais pra esta peça funcionar corretamente sem que embaçe o curso:
quanto mais longo for a barra superior melhor
quanto mais longo for o link que suporta o uniball melhor
quanto mais paralelo aos feixes a barra conseguir trabalhar melhor.
o suporte que fixa a barra ao eixo tem que manter a barra inferior o mais no centro possivel da carcaça do eixo,(principio da alavanca)e a barra superior o mais alto possivel pra manter ela o mais paralelo com os feixes,tomando cuidado com adaptaçoes de tanque e etc como o ELMER lembrou no outro post.
a barra deve possuir um reforço animal no meio delas por que senao arrebenta as soldas com facilidade ou as torçe pois o movimento é muito forte.
e por fim acredito que esta porrinha nao tem espaço pra trabalhar decentemente em carros curtos pois a suspa trabalha mais do que o comprimento da wrap nos permite construi-la decentemente em baixo do carro,pois montei em alguns carros de arrancada e nao quebraram nada até agora,mesmo com motores de mais de 400cv.
seria uma boa alterar o suporte que fixa ela ao eixo o mais pra traz possivel,e fugindo um pouco do que estamos acostumados a ver nos PIRATE da vida,pois tenho a impressao que eles ou afastam seus eixos em alguns mm ,ou nao se importam que ela trave um pouco.
PS:estamos falando de movimentos muito sutis que ocorrem, nao passando de 2CM ,mas considerando que solda nao estica......
VOU SOLDAR ESTA ENCRENCA E A NOITE POSTO AS FOTOS.
T+
Elmer_Jeep
23/11/2009, 13:01
Acho que estão trocando as bolas aí.
Com a barra instalada elimina-se a rotação.
O problema consequente é o travamento da suspensão durante a translação do eixo, certo ?
Por isso que estou perguntando se alguém consegue desconectar e reconectar a barra com a suspensão em posições diferentes. Se alguém consegue fazer isso, matou a charada. Se não consegue, é pq ainda não está funcionando corretamente.
Acho que essa questão da barra acompanhar o movimento(curso) da suspensão vai depender do posicionamento do jumelo(jumelo da barra) e nivelamento da barra em relação ao chassi.
[]'s
Acho que estão trocando as bolas aí.
Com a barra instalada elimina-se a rotação.
O problema consequente é o travamento da suspensão durante a translação do eixo, certo ?
Certo. O simples movimento da suspensão (mesmo sem o esforço do cardã), rotaciona o eixo. É um movimento natural e necessário. Além do deslocamento longitudinal (jumelo).
Por isso já estou pensando que nem 2 barras resolveriam. Elas fariam o eixo rotacionar corretamente, mas não teria o movimento longitudinal.:parede:
Acho que essa questão da barra acompanhar o movimento(curso) da suspensão vai depender do posicionamento do jumelo(jumelo da barra) e nivelamento da barra em relação ao chassi.
Não adianta, uma vez parafusada a barra, o eixo não rotaciona mais, nem aquele mínimo necessário.
Um feixe totalmente reto, com a barra paralela, seria o que menos sofreria interferência da barra, por isso alguns acham que funciona legal. Mas num feixe arqueado, o problema fica mais evidente.
Se alguém conseguir fazer isso funcionar (desconectando e reconectando com a suspensão em posições diferentes), avise, pq não estou mais acreditando que alguma barra vá funcionar com essas molas.
Feixe é uma bost@ mesmo! :odedo:
[]'s
Elmer_Jeep
23/11/2009, 16:53
Mestre Giovani, é praticamente o que o Prof. Mauro já havia relatado detalhadamente na pagina 2: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34969&page=2 só que numa linguagem mais técnica.
O segredo está em por em pratica a teoria postada por ele.
Estou começando no Crocodillo, vou usar tubos de barra de direção mas por enquanto só localizei o "suspension roll axis" , amarrei uma linha de pesca nos pontos indicados por ele pra daí verificar a medida e melhor posição da barra + jumelo...
[]'s
equipeminas4x4
23/11/2009, 17:33
ainda não entendi pq cargas d'água nego quer desconectar/conectar a barra com a suspensão aberta. Se mudar em 2mm a posição da fixação da barra qd a suspensão abre, nem por milagre vai conseguir montar de novo. Nem por este motivo sinifica que a barra está limitando o curso da suspensão.
Uma barra bem feita vai eliminar o axle wrap e não vai limitar o curso de suspensão.
[]'s
carasuja4x4
23/11/2009, 18:34
ainda não entendi pq cargas d'água nego quer desconectar/conectar a barra com a suspensão aberta. Se mudar em 2mm a posição da fixação da barra qd a suspensão abre, nem por milagre vai conseguir montar de novo. Nem por este motivo sinifica que a barra está limitando o curso da suspensão.
Uma barra bem feita vai eliminar o axle wrap e não vai limitar o curso de suspensão.
[]'s
queridao, estamos "tentando" fazer ela bem feita..........kkkkkkkkk
Alguma nobre sugestao que nao seja a de retirar a contra-porca do uniball.kkkkkk
estou terminando de montar ela aq e amanha posto as fotos, pois hoje ja trabalhei de mais,vou me retirar pros meus aposentos e montar meu motor bem no meio da minha sala só pra ver a dona maria surtar..........kkkkkkkkkkkkkkkkk
GIOVANI ja consegui encaixar ela em praticamente todas as posiçoes..................................... a DONA MARIA tá, nao a maldita wrap.kkkkkk.....
carasuja4x4
24/11/2009, 22:48
terminei a maledita!!!!!
GIOVANI referente a pergunta sobre conseguir ou nao desconectar a barra com o curso aberto ou fechado.....
encontrei consideraçoes a serem feitas:
Se considerarmos o SPOA de pouco curso, aquele que é feito aq por nós,em que usamos feixes de willis em amortecedores nacionais....
e nao foi alterado o ponto dos berços dos feixes pra entrar laminas mais compridas em amortecedores com bem mais curso pra gerar ai sim maior curso
o nosso curso sera menor e ai sim é possivel fazer o que comentou tanto com a suspa aberta ou fechada, (pelo menos eu consegui desmontar ela fechada e remonta-la aberta) mas pra isto eu tive de conseguir imagens da barra da TRAIL GEAR montada em um jeep pra rockcrawler usando jointball em feixes, um show de torçao sem travamento aparente.
entao tive que confeccionar um 3º suporte de eixo que possue um "enorme detalhe" quase imperceptivel que nem mesmo os gringos fazem pelo que pude ver,possivelmente eles até sabem muito bem disto, mas no caso como montam os feixes mais longos nao precisem
agora montou em jeep com laminas curtas, com pouco espaço, ta ferrado é melhor trocar a wrap por um monte a mais de laminas extras e engessar a viatura,ou correr o risco de quebrar.
este detalhe faz um efeito de corretor de angulo e melhora justamente o que travava antes.
to a 2 noites estudando esta porra (geometria,matematica,fisica)
... sim é possivel fazer o que comentou tanto com a suspa aberta ou fechada, (pelo menos eu consegui desmontar ela fechada e remonta-la aberta) mas pra isto eu tive de conseguir imagens da barra da TRAIL GEAR montada em um jeep pra rockcrawler usando jointball em feixes, um show de torçao sem travamento aparente.
entao tive que confeccionar um 3º suporte de eixo que possue um "enorme detalhe" quase imperceptivel que nem mesmo os gringos fazem pelo que pude ver,possivelmente eles até sabem muito bem disto, mas no caso como montam os feixes mais longos nao precisem
este detalhe faz um efeito de corretor de angulo e melhora justamente o que travava antes.
Olhei a barra da Trail Gear. Ela não tem jumelo, mas usa um tubo dentro do outro, tipo uma espiga.
Vc fez assim? Espiga e sem jumelo?
Manda as fotos aí...:concordo:
[]'s
carasuja4x4
25/11/2009, 13:06
voltando ao topico......
É ISTO MESMO GIOVANI
FICA AI MINHA CONTRIBUIÇAO TECNICA AO FORUM.
mas pra mim ja deu este forum é embaçado pra quem quer trabalhar SÉRIO......
daq a pouco vira um catalogo de compras.!!!!!!!
reapareço quando os estrelinhas terminarem seus mega projetos só pra descer o pau,portanto copiem com exatidao,senao quebra tá.
T+
Sergio Rocha
25/11/2009, 17:29
voltando ao topico......
É ISTO MESMO GIOVANI
FICA AI MINHA CONTRIBUIÇAO TECNICA AO FORUM.
mas pra mim ja deu este forum é embaçado pra quem quer trabalhar SÉRIO......
daq a pouco vira um catalogo de compras.!!!!!!!
reapareço quando os estrelinhas terminarem seus mega projetos só pra descer o pau,portanto copiem com exatidao,senao quebra tá.
T+
Fabiano
Me esclarece uma coisa, esse jumelo da barra está inclinado, então suponho que a suspensão não esteja em repouso, certo ?
[]´
Elmer_Jeep
25/11/2009, 17:55
... esse jumelo da barra está inclinado, então suponho que a suspensão não esteja em repouso, certo ?
[]´
Tio Sergio,
Essa gambi nem jumelo tem, é um suporte soldado :parede:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=201690&d=1259161469
Mais uma porcaria mal projetada que alguns "gênios" insistem em divulgar :putz:
[]'s
Sergio Rocha
25/11/2009, 18:02
Tio Sergio,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=201690&d=1259161469
[]'s
Pois é, eu vi que não tinha jumelo.:mrgreen:Mas não acreditei no que eu estava vendo.:putz:Queria ver qual ia ser a resposta.:pensativo:
Essa barra nunca vai funcionar sem jumelo, quando o eixo sobe ou desce ele anda pra frente e pra trás, como a barra vai se comportar ? Vai trabalhar nas buchas ? Eu nunca na minha vida vi uma barra dessas sem jumelo.Mas vivendo e aprendendo.Será que não está havendo confusão entre barra anti rolagem e links?
[]´:pensativo:
Elmer_Jeep
25/11/2009, 18:12
Teoricamente essa extremidade entra na parte triangulada, movimento axial tipo estria de cardan...
Na minha opinião isso ai não absorve o spring wrap que dependendo da intensidade (e do comprimento dos tubos) pode até fazer desengatar tipo acontece com cardan mal projetado...
equipeminas4x4
25/11/2009, 18:14
Tio Sergio,
[]'s
adivinha pq estava quebrando???
[]'s
Sergio Rocha
25/11/2009, 18:22
Teoricamente essa extremidade entra na parte triangulada, movimento axial tipo estria de cardan...
Na minha opinião isso ai não absorve o spring wrap que dependendo da intensidade (e do comprimento dos tubos) pode até fazer desengatar tipo acontece com cardan mal projetado...
Isso na bancada deve entrar que é uma beleza, mas debaixo do jipe com o peso forçando o tubo, não entra nem .......
Como disse o Marcel, vai ficar quebrando sempre.Basta um jumelinho que acaba esse problema.
[]´
carasuja4x4
25/11/2009, 22:25
Tio Sergio,
[]'s
TA BOM EU ATÉ IA DEIXAR A OPORTUNIDADE PASSAR BATIDA PRA QUE ALGUM OUTRO FORISTA ESCREVESSE MASSSSSSSSSSSSSSSSSS..........
só pra provar que "sou educado e só falo a mesma quantidade de besterias que vçs" embora em menor quantidade de post, darei a cacetada com uma luva de pelica ok no maior estilo bichona mesmo.
SUAS ANTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!c omo é que se escreve com aquelas letras super gigantes mesmo?
VÇS SAO TAO ESPERTOS E INTELIGENTES,SABEM TUDO E UM POUCO MAIS,
que podem se dar ao luxo de criticar e falar mal, simplesmente de uma suspa criada por uma das maiores oficinas dos ESTADOS UNIDOS............................................ .........
a TRAIL GEAR!!!!!
nao tao vendo o simbolo estampado ali no eixo seus vesgos?
esta suspa ai da foto aceita mais RTI do que qualquer coisa que vçs pensem em construir um dia e sem travamentos e ainda por cima usando feixes criaturas ignorantes.........
esta firmada nos berços com jointballs que sao simplesmente um sonho de consumo pra qualquer um
vai taca o lenha agora depois das besterias que falaram ..........e nem preciso das desculpas de ninguem ok,
só começem a estudar e a usar a pesquisa daq pra frente, sejam mais humildes e prestem mais atençao no que realmente querem que este forum seja daq a alguns anos,por que senao nao vai adiantar de nada a marca de um milhao de coisas inuteis discutidas.
carasuja4x4
25/11/2009, 23:53
Pois é, eu vi que não tinha jumelo.:mrgreen:Mas não acreditei no que eu estava vendo.:putz:Queria ver qual ia ser a resposta.:pensativo:
Essa barra nunca vai funcionar sem jumelo, quando o eixo sobe ou desce ele anda pra frente e pra trás, como a barra vai se comportar ? Vai trabalhar nas buchas ? Eu nunca na minha vida vi uma barra dessas sem jumelo.Mas vivendo e aprendendo.Será que não está havendo confusão entre barra anti rolagem e links?
[]´:pensativo:
SERGIO até te tiro desta pois sei que é meio maria vai com as outras entao por educaçao te explico ja que perguntou,ok
a RESPOSTA SERIA MAIS OU MENOS ASSIM......
uma barra destas necessita de alguns parametros pra ser projetada sem que haja travamentos,mas É MAIS OU MENOS ASSIM QUE ENTENDO ESTES PARAMETROS.....
quando se compra ela pronta, os fabricantes constroem elas pra que atendam a uma gama variada de veiculos e suspensoes dos mais variados tipos e formas ,mas principalmente "sabendo" que nao seram perfeitas.
mesmo assim eles optam por comercializa-las, assim como um kit turbo por exemplo, que mesmo vendido com todas as supostas peças, ainda precisa de ajustes, as vezes até com a esmerilhadeira ou uma dramel,é uma questao de comercio (lucro)nao performance absoluta.
mas quando se fala em performance extrema a nivel de competiçao a coisa muda radicalmente,eles pegam o PROJETO do piloto e jogam em programas que vao determinar até mesmo onde devera ser instalado o "parafuso do rolamento do scap".
ou seja, nem mesmo um engenheiro especializado em suspensao conseguiria determinar tantas variaveis com exatidao,portanto os carros daqueles que estao preocupados com performance maxima realmente saem assim, "quase perfeitos"POIS PODEM PAGAR POR ESTA PERFEIÇAO ,possuem dinheiro,maquinas e tempo pra que isto ocorra,entao sao estas imagens que geralmente vemos e ficamos babando pra ter algo parecido na garagem.
agora se o produto nao for uma peça que se encaixe com perfeiçao em outra ja conhecida e aprovada, os fabricantes simplesmente a fazem meia boca e pronto o cara que se vire pra encaixar em seja lá oq for que ele possua,mas nao te deixaram
na mao, te dao tudo meio mastigadinho certo,caso da tao comentada e discutida WRAP.
MAS AGORA IMAGINE.....
uma pessoa que ve uma imagem destas e se ilude que vai conseguir chegar ao mesmo nivel de perfeiçao do que ela viu na foto......mesmo sendo uma peça aparentemente facil de fazer.
é simplesmente impossivel,ou o cara vai conseguir dar acabamento proximo ou o grau correto, mas nunca sera capaz de fazer com tamanha perfeiçao,"algo pra muitos" e principalmente com custo justo,sem possuir uma estrutura fantastica a seu favor,senao fosse assim nao teria o porque de existir hoje tal estrutura,qualquer um pegava um punhado de ferro derretia e fazia suas proprias peças.(revoluçao industrial....)
o cara talves até consiga fazer em alguns anos, algo decente e bem proximo, mas dae é bem provavel que ja tenham saído de moda e o cara devera se contentar com o que tem nas maos.
construir uma peça in loko é uma coisa complicada,vç até pode saber como fazer isto mas as variaveis pro seu sucesso sao tao pequenas, que até mesmo um simples toque do celular na hora errada pode por tudo a perder,vç erra uma pequena marcaçao e pronto solda torto por pura distraçao.
agora imagine que esta peça é pra um carro que nao é nem pra pista nem pra rua,nem pra trilhas pesadas nem pra passeios,o prazo de entrega é apertado, o maquinario é ineficiente e nao esta ao seu lado,vç briga com sol e chuva,tem pouca qualidade de mao de obra,da queda de luz no país inteiro,as contas vao vencendo,vç tem dores musculares,stress,o seu proprio carro ta espalhado pela oficina,e ainda tera que manter um preço justo ao cliente!!!!!
cliente que viu uma barra wrap num site gringo, leu que ela nao deixa o diferencial quebrar sabe que seus amigos tem algo parecido no carro ,imagina que va fazer alguma diferença real em sua vida quer ter ela em pouco dias ,mas nao esta disposto a pagar por uma novinha em folha comprada no site que viu e foi feita pra ele "quase sobre medida".
Nao tem jeito tem que dar uma esmerilhada e tentar achar o grau correto com algum acabamento pra no final do mes pagar as contas que estao vencendo.
entendeu SERGIO.
é disto que falo quando digo que é dificil fazer uma barra wrap ,nao de traçar simples 6 pontos em coordenadas pra achar um roll axis da vida e prender um parafuso que vira pra tudo quanto é lado só pra nao erguer a ponta de um pinhao de diferencial.
A questao é nao travar tudo,inclusive a vida das pessoas por discussoes que nao mostram nada, a nao ser o quanto somos pouco preparados pra entender o proximo.
desculpa ae o desabafo mas to cansado de fazer as coisas parecerem certas pros outros.
T+
Galera, estou admirado com a paciência de vocês com esse traste, sinceramente, tiro o chapéu.
Sergio Rocha
26/11/2009, 09:57
Fabiano
Dispenso suas ofensas.Estou tentando manter o nível, e se eu fosse o q vc diz, teria simplesmente te criticado e chamado de burro, que é o que 99 % do povo por aki acha.
Vc filosofou sobre dificuldades de fabricação, prazos, custos e etc.E a explicação técnica vc esqueceu.
Essa sua barra pode ter o símbolo da SANTA SÉ e continuará a ser uma merd@ e vai travar direto.Para pra pensar na função de um jumelo no feixe de molas.
[]´bjos
Renato Fraga
26/11/2009, 11:21
Hehehehe.....
O Fabiano se perde um pouco da discussão....
MAs pelo que entendí, ele tentou explicar que a tal foto da barra sem jumelo não é uma das feitas por ele e sim retirada de algum site onde ilustra a tal barra feita pela Trail Gear.
Tecnicamente falando, o que já foi também relatado é que essa barra dispensa o jumelo por ter um componente telescópico na sua haste o que permite o passeio do eixo sem deixar ele rolar...
MAs o que eu entendo é que as fixações devem ser estratégicamente determinadas afim de impedir o travamento da suspensão, seja com jumelo, sem jumelo, etc etc etc... É onde entra a dificuldade de comprar um componente genérico e instalá-lo em qualquer carro.
é isso ae Renato...
eu percebi que o Fabiano fez na verdade foi uma "pegadinha" com a galera.. desde que ele postou a foto eu desconfiei que esse carro jipe nao era o dele, pois pela foto do eixo dá p/ ver que nao era um D44, mas um eixo de Hilux... mas eu nao sabia que era foto gringa..
o fato é que o Fabiano mostrou a foto e a galera caiu matando encima dele falando que o servico foi porco, só que na verdade esse servico é da TrailGear... e pelas fotos a suspa tá abrindo muito, mesmo com essa barra..
ô Fabiano, para de chormuleas e ficar filosofando e foque seus comentario na barra em questao..
e ae turma?? a barra sem jumelo da trailgear funciona ou nao?? o lance de ser telescopica dispensa o uso de jumelo? é eficaz?
T+
carasuja4x4
26/11/2009, 11:41
SERGIO desculpa ai cara nao foi intensao ofender vç na 1º frase
foi apenas uma forma de falar que vç tambem foi induzido ao erro em pensar que eu que construi esta barra ai da foto.
QUANDO NA VERDADE ESTA BARRA AI QUE ESTAO CRITICANDO É FEITA NO E.U.A (ESTADOS UNIDOS DA AMERICA)e instalada neste jeep todo torcido ai da segunda foto OK
é feita por uma empresa muito famosa por lá chamada TRAIL GEAR que produz inclusive as flanges DUAL CASE pra HILUX que vçs estavam me explicando as relaçoes lá no hardcore.
as fotos da barra que eu FIZ sao apenas a das primeiras a DO SUPORTE EM CIMA DA MESINHA.
até tenho aq as dela completa e funcional, depois de entendido um detalhe bem besta que existe ai nesta foto, e jamais foi comentado por ninguem aq,a nao ser pelo que o GIOVANI falou do BERGA USANDO UMA LUVA ESTRIADA, mas nao vou esticar mais este assunto senao vai continuar dando "travesseiro pra briga".
PS:repare que o tubo que esta fixo ao jointball "aquilo ali que esta torcendo" nao é uma bucha,é uma especie de terminal rotular(o que esta no chassis)e o tubo dele foi colocado dentro de outro maior (o superior da barra no caso) fazendo um efeito corretor de angulo como as da luva do cardã por exemplo e se a placa de video do seu pc for boa dara pra reparar lá na parte do eixo, outras duas buchas rotulares ao lado do emblema da INDUSTRIA TRAIL GEAR.
BELEZA e sem confusao ok é só nao tacarem o pau no que as pessoas suam pra fazer.....mesmo que sejam meio burras,pois suor é suor seja de um inteligente pensando ou um que teve menos condiçao as veses e se obriga a pegar no pesado por ainda nao entender como as coisas funcionam !!!!!!!
t+ e desculpa a pancadaria ai de novo pra variar, vou seguir os conselhos do samukanvas e ver no que da.........
falando em luva estriada, talvez seja por esse motivo que a do Giovani/Berga nao funcionou.. com as estrias nao permite rotacao.. essa da trailgear sim... poupando a buchas...
agora, será que tem alguma bucha de broze dentro da ponta do tubo? ou é ferro no ferro deslizando mesmo?
carasuja4x4
26/11/2009, 12:01
ai eu ja nao sei FABIL
mas provavelmente foi este o motivo sim, desde que ele nao tenha prendido a tal luva que ele usou em um artefato que rotacione.
aq eu fiz nao cheguei a usar nada alem de tubo direto com tubo mas pra compensar coloquei 2 engraxadeiras uma no começo e outra no final do tubo e da-lhe graxa
depois comprei as coifas da direçao do santana e CIA e travei tudo.
esta na pintura epoxi mas assim que eu pegar ela te mando as fotos ok.
pelo menos aprendi a contruir esta maledita,e de quebra ja aprendi uma porrada de outras coisas que vao me ajudar em breve com meus projetos.
t+
e ae turma?? a barra sem jumelo da trailgear funciona ou nao?? o lance de ser telescopica dispensa o uso de jumelo? é eficaz?
Comentei alguns posts atrás, que o Berga fez isso aqui e travou, pois a força era tanta que a luva não deslizava. Ele usou uma luva estriada e creio que isso também contribuiu para não funcionar. Ele estava trabalhando em cima da barra da TT4, que já estava instalada no jeep. Essa barra já tinha quebrado umas 10 vezes e ainda não está funcionando corretamente.
A solução será partir do zero, e fazer uma barra e suportes novos, corrigindo a posição e comprimento da barra. Quando ele fizer, posto aqui o resultado.
[]'s
Elmer_Jeep
26/11/2009, 12:16
Desse jeito vai ganhar o premio lero-lero do ano... fala fala e não diz nada.
Vamos direto ao assunto:
http://www.trail-gear.com/anti-wrap.html
Se alguém puder traduzir seria legal, e gostaria de saber que diferença faz essas duas Creeper Joint na parte do eixo ? Achei desnecessário pois pra absorver a torção lateral basta apenas o tubo girando dentro do outro e a creeper na extremidade...
Eu não gostei do sistema, problema meu! Pode ser da TG, PSC, BTF e PQP, mas ta muito mal apresentada e ficou com cara de gambi. Se alguém quiser fazer uma e testar avisa ai depois o resultado (ja adianto que não vou acreditar na opinião do Fabiano e nem copiar o sistema).
[]'s
falando em luva estriada, talvez seja por esse motivo que a do Giovani/Berga nao funcionou.. com as estrias nao permite rotacao.. essa da trailgear sim... poupando a buchas...
agora, será que tem alguma bucha de broze dentro da ponta do tubo? ou é ferro no ferro deslizando mesmo?
Tinha uma rótula na ponta, por isso ele nem se preocupou com o fato da luva ser estriada.
Se fizer de novo assim, creio que será com uma bucha de nylon, muita graxa e uma coifa.
Ao contrário do que alguns disseram, acredito que funcione assim, sem jumelo. Não está errado, é apenas outra forma de fazer. A ponta da barra presa ao jumelo, se move para trás, mas o seu movimento no sentido vertical é irrisório. Por isso, se estiver fixa e for telescópica, vai funcionar da mesma forma. O pulo do gato é acertar a posição e comprimento da barra.
Mas essa é só MHO... :p
[]'s
Se alguém puder traduzir seria legal, e gostaria de saber que diferença faz essas duas Creeper Joint na parte do eixo ? Achei desnecessário pois pra absorver a torção lateral basta apenas o tubo girando dentro do outro e a creeper na extremidade...
X2!:concordo:
Acho que usam essas rótulas por modismo gringo mesmo. Nesse caso não há necessidade.
Eu não gostei do sistema, problema meu! Pode ser da TG, PSC, BTF e PQP, mas ta muito mal apresentada e ficou com cara de gambi. Se alguém quiser fazer uma e testar avisa ai depois o resultado (ja adianto que não vou acreditar na opinião do Fabiano).
Quando sair a dita eu vou acompanhar e relato aqui depois.:concordo:
[]'s
samukanvas
26/11/2009, 12:25
Galera, estou admirado com a paciência de vocês com esse traste, sinceramente, tiro o chapéu.
Eu até me empenhei, mas não tem como mesmo :lol: :lol:
Eu tb tiro o chapéu...
bjs
Elmer_Jeep
26/11/2009, 12:34
Eu até me empenhei, mas não tem como mesmo :lol: :lol:
Eu tb tiro o chapéu...
bjs
Tem que ter bom senso pra conseguir elevar o nível. Maldita inclusão digital! :twisted: :mrgreen:
samukanvas
26/11/2009, 12:41
Desse jeito vai ganhar o premio lero-lero do ano... fala fala e não diz nada.
Vamos direto ao assunto:
http://www.trail-gear.com/anti-wrap.html
Eu não gostei do sistema, problema meu! Pode ser da TG, PSC, BTF e PQP, mas ta muito mal apresentada e ficou com cara de gambi. Se alguém quiser fazer uma e testar avisa ai depois o resultado (ja adianto que não vou acreditar na opinião do Fabiano).
[]'s
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.trail-gear.com%2Fanti-wrap.html
Caro Helmer. poderia me dizer onde fica essa fábrica da PQP?
Obrigada
bjs :mrgreen:
-----------------------------
Porra... fazer uma foto dessa é mole. Faço uma dessa com qualquer carro. O foda e fazer o carro como aquele. Como se a barra permitisse o carro chegar lá.
Na boa, tanto essa quanto a com jumelo funcionam.... Uma tem só umas frescuras a mais :rolleyes:
Se eu fosse vcs eu estaria mais interessado en inventar coisas que funcionam como:
Radiador de óleo pra diferencial, triplo filtro de óleo pra motor, contador de giros de pneu, etc...
:odedo:
Comentei alguns posts atrás, que o Berga fez isso aqui e travou, pois a força era tanta que a luva não deslizava. Ele usou uma luva estriada e creio que isso também contribuiu para não funcionar. Ele estava trabalhando em cima da barra da TT4, que já estava instalada no jeep. Essa barra já tinha quebrado umas 10 vezes e ainda não está funcionando corretamente.
A solução será partir do zero, e fazer uma barra e suportes novos, corrigindo a posição e comprimento da barra. Quando ele fizer, posto aqui o resultado.
[]'s
vai ver o pulo do gato está ae...
vc disse que o Berga fez uma usando tubos ferro-com-ferro e devido a força extrema nao deslizava, por isso levantei a hipotese da barra da trailtough ter bucha dentro do tubo p/ deslizar com menos atrito
Sergio Rocha
26/11/2009, 14:45
For ALL
EU continuo achando essa barra uma merd@.Como disse antes to me lichando pra quem fez.
O sistema de tubos, com a pressão que o eixo faz quando rotaciona, vai agarrar sempre .Muitas vezes agravado pela terra,lama e etc..Qualquer esbarrão numa pedra pode amassar um tubo contra o outro ou empenar e aí vai travar tudo.E os terminais rotulares tem pavor de lama.
Eu tb acho que normalmente os americanos fazem coisas muito boas, mas fazem porcarias tb.
Prefiro muito mais, um simples jumelo, que não vai ficar sujeito a nada disso, e um rotular sómente.
[]´
samukanvas
26/11/2009, 19:06
E se....
Colocar um jumelo revolver na ponta da barra....
:mrgreen:
E se....
encontrou o santo graal... agora a bagaça funfa...:mrgreen:
T+
Sergio Rocha
26/11/2009, 19:15
E se....
Não funciona, o JR não vai abrir o suficiente para fazer a função revolver.
Coloca uma barra com uma rótula na ponta que fixa no jumelo. Pronto, aleluia.O jumelo ajuda a equacionar o problema do comprimento da barra.Aliás essa é a função de um jumelo.
[]´
Sergio Rocha
26/11/2009, 19:43
Esse carinha todo mundo conhece.Vejam como é barra dele.Reparem no final do vídeo o jumelo.
www.youtube.com/watch?v=GX1zWqR68Mc&feature=related
[]´:odedo:
Elmer_Jeep
26/11/2009, 19:49
Esse cara tá drogado, ele fez o serviço muito rápido, heheh.
carasuja4x4
27/11/2009, 00:48
E se....
assim que amanhecer eu digo o que acontece........VIU SÓ, EU SABIA QUE VÇ ERA UM CARA INTELIGENTE.
samukanvas
27/11/2009, 01:21
assim que amanhecer eu digo o que acontece........VIU SÓ, EU SABIA QUE VÇ ERA UM CARA INTELIGENTE.
Fabiano,
Na verdade eu estava brincando. Essa carinha verde :mrgreen: significa que eu estava apenas me divertindo um pouco.
Sobre o jumelo revolver na ponta da barra EU ACHO o seguinte:
- No eixo o revolver funciona suave por causa do amortecedor. Mesmo assim quando vc tá em aceleração numa subida, por ex. e teu pneu ganha tração e consequentemente acontecem os saltos (por causa dos feixes que não tem muito controle sobre wheel hop - mesmo que tenha uma anti-wrap no conjunto), se os amortecedores não estiverem adequados ao conjunto a abertura do jumelo tem um funcionamento mais radical e vc sente pancadas no tanto abrindo quando fechando do jumelo em seu batente.
Agora imagina isso sem amortecedor... É o que provavelmente acontecerá. Vc pode até controlar o movimento do wrap, mas o funcionamento não vai ser lá essas coisas.
Não vejo muita diferença entre um revolver e um jumelo com junta esférica. Não essa que vc usa (heims), mas as com buchas internas de PU (Tipo creep joint da TG) por causa dos terrenos que anda (lama).
O que tá pegando nessa foto aí é que vc perdeu o ponto do pivô. A cruzeta da ct tá lá na frente e tua barra começa mais atrás ligada numa travessa do chassis. Quanto mais longa a barra, menos enforço no conjunto (por causa dos ângulos, alavancas etc....). O jumelo serve pra vc controlar o quanto de wrap vc irá permitir sem que sua suspensão trave (Faz um jumelo cheio de furos - graduação - até se acertar). Um pouco sempre vai ser... O pulo do gato é deixar acontecer até um pouco antes de empenar/quebrar molas.
Joga o conjunto mais pro centro do eixo pra evitar comprimentos de jumelos desnecessários e torções de eixo indesejáveis e pronto, acho que não quebrará mais.
Tenta isso aí que eu acho um bom caminho pra se achar os problemas :concordo:
Abs
Editando: Faça uma travessa nova e exclusiva para a barra. Bem reforçada. Feche o chassis aonde prender ela. 1/4 é uma boa medida.
samukanvas
27/11/2009, 02:24
Fui editar, mas deu certinho a hora... então, novo post!
Editando 2: Esqueci de dar minha opinião sobre as juntas rotulares na parte do eixo. Elas estão lá pra não deixarem a barra quebrar quando em aceleração/desaceleração pois a barra da TG não é muito perto da bola. Então o lado do eixo que tem a barra é mais "firme" que o outro quando chega no limite do jumelo. O outro lado sem a barra "anda" um pouco mais a frente sempre que o que não tem (quando em aceleração - Oposto em desaceleração). Isso, se a bucha for normal e "encaixotada" no suporte do eixo, faz com que a barra quebre. Acredito que as juntas e os espaçadores que tem nelas evitam esse tipo de quebra.
Abs
samukanvas
27/11/2009, 09:58
Outra coisa que eu esqueci de mensionar :putz: é que em seu ponto mais alto e mais baixo (suspensão fechada ou aberta), quando a barra não está próxima ao centro do eixo, ela se desalinha com o suporte do chassis e é por isso (também) que as juntas esféricas na parte do eixo são importantes...
Abs
Sergio Rocha
27/11/2009, 12:48
Até que enfim, resolveram optar pelo jumelo.
[]´:odedo:
carasuja4x4
27/11/2009, 17:04
opa vamo pelo que funfa né SERGIO
mas a ideia do tubo tambem funcionou bem,só que é bem mais facil de confeccionar do que este mega jumelinho ai.
mas uma coisa é certa se a barra for curta complica e muito de traçar os pontos.
obrigado pela explicaçao samukanvas traduziu muita coisa que ainda estava complicando.
carasuja4x4
30/11/2009, 10:35
PROBLEMA...............a wrap com o tubo quebrou.
+ a do jumelinho revolver ta intacta ,pelo menos por enquanto, pois ainda nao fomos pra trilha .......acho que a ideia do revolver da mais certo do que eu pensei.....pelo menos pra configuraçoes de suspensao parecidas com esta que montei no cj-5 ela funciona.
AS QUEBRAS:
...a de tubo quebrou pois os feixes do willis sao muito curtos e mesmo que seja colocado o jumelinho colado com a PTO/reduzida ainda nao é comprimento suficiente pra dar conta de uma variaçao tao grande de subida e descida do uniball,pois este estava descendo mais de 14 cm em relaçao a barra que o segurava ao chassis e subindo 8........ou seja o uniball em barras muito curtas é obrigado a trabalhar junto com o eixo e o jumelinho comum nao consegue acompanhar este movimento de subida e descida, a nao ser que seja articulado
a curiosidade é que se ele subia 8 cm e o link revolver nao (pois só trabalha pra baixo),pensei que ele quebraria algo quando a suspensao encolhesse........mas na verdade ele obriga os feixes a empurrar os jumelos pra traz e libera a subida do eixo normalmente,neste teste "nós subimos com uns caras de peso" na trazeira do jeep depois de retirar os amortecedores e da-lhe pular até onde os feixes aguentavam.
OS TESTES:
retiramos o cardã dianteiro e ligamos a reduzida e pau pra frente e pra traz em uma rampinha de entrada de minha casa,a de tubo quebrou a solda que segurava o uniball ,deixando erguer a ponta do pinhao (o suficiente pra quebrar algo)......retirei MAIS 4 LAMINAS DOS FEIXES e a barra e repeti o teste...........FIQUEI SEM CARDÃ........ele escapou da luva de tanto que girou,se repararem na foto da luva eu alonguei ela 30mm a mais depois disto,ai coloquei a barra com o jumelinho revolver dei uma regulada no desenho dele e devolvi mais 2 laminas,os feixes agora ficaram com um total de 9......
"MINHA CONCLUSAO SOBRE WRAP".
Bom a principio to satisfeito, depois de uma semana inteira só mexendo com isto e dormindo pouco ,no final deu certo,consegui parafusar e desparafusar a barra com o carro praticamente nas duas posiçoes (aberto e fechado),e nao deu + WRAP com a barra que fiz.
mas eu gostaria de mais gente fazendo ou falando sobre o que deu certo e errado em suas barras WRAP pois ai daria pra ter certeza do que funciona mesmo,vejam que nao sou entendido no assunto e apenas fabriquei algo aq em casa da melhor forma que eu consegui com o que aprendi com o que estudei até hoje sobre o assunto,visando solucionar problemas de quebras de cruzeta e garfos que estavamos tendo aq na nossa turma.
ps:IRMAOS RISSO,SAMUKANVAS,FABIL,GIOVANI,ELMER,JEISONK,SERGI O, e a todos com quem me alterei com palavras e atitudes grosseiras minhas reais desculpas caras,pois trabalho sozinho e as vezes a cabeça pesa um pouco por causa do tamanho das orelhas.
mas agora TAI AS FOTOS DO JEEPINHO PRONTO e as contas do mes ja tao pagas.
bom ASTERIX o que eu pude fazer por ti ta feito.
T+
samukanvas
30/11/2009, 10:51
Então é isso... Se funciona pra vc, ótimo, chegou aonde queria :wink:
Abs
Elmer_Jeep
30/11/2009, 11:39
Bom, parece que deu certo sua nova experiencia, a combinação ai com revolver me fez lembrar da BamBar (http://www.jeepaholics.com/tech/bambar/)
To juntando material pra fazer a minha assim que eu começar a pontear os tubos vou postando aqui.
[]'s
Renato Fraga
30/11/2009, 14:27
Poxa, essa BamBar parece uma geringonça, mas observando melhor parecer ter um funcionamento mais eficiente e aparentemente é mais fácil de achar o ajuste ideal. A matéria do link relata que esse tipo de barra tem como diferencial o efeito nulo de "anti-squat" tal como a barra convencional provoca.
Alguém já viu alguma coisa dessas por aqui?????
Abraços
Elmer_Jeep
30/11/2009, 17:59
Poxa, essa BamBar parece uma geringonça, mas observando melhor parecer ter um funcionamento mais eficiente e aparentemente é mais fácil de achar o ajuste ideal. A matéria do link relata que esse tipo de barra tem como diferencial o efeito nulo de "anti-squat" tal como a barra convencional provoca.
Abraços
Uma vez um forista fez numa cherokee, mas o cara nem participa mais do Fórum e vendeu a cheroka: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6154&page=17
[]'s
Sergio Rocha
30/11/2009, 20:13
Então é isso... Se funciona pra vc, ótimo, chegou aonde queria :wink:
Abs
x2. :palmas:
Mas, eu teria montado o JR ao contrário.
[]´:concordo:
samukanvas
30/11/2009, 23:09
Abraços
Renato, não acredito que essa barra controle o anti-squat em feixe porque pra controlar vc precisa mais que ela. Só pra comentar o fato, ela ajuda a controlar o wrap sim, mas o movimento do jumelo do feixe, quando em aceleração, tende a ir de encontro ao eixo e essa distância faz a traseira do carro levantar tb e acontecer wrap. Tá aí o "controle" do anti-squat que o cara diz ter indo por água abaixo.... :rolleyes:
Não tem como segurar um feixe perfeitamente. Não tem como regular ele pra se comportar como link. Colocam um link pra tentar controlar os movimentos do feixe. Se colocarem mais 3 nem precisa de feixe :mrgreen:
Abs
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E se....
Colocassem um revolver em vez do jumelo?
carasuja4x4
30/11/2009, 23:59
samukanvas me explica uma coisa....me corrija onde eu estou entendo errado as coisas ok,mas sem pancadas por favor.
o anti-squat é a tendencia da suspensao abrir ou a carroceria (somente a traz.do carro) "levantar" quando se aplica o torque na ponta do pinhao certo???
e isto é determinado pelo ponto y de gravidade,em carros, geralmente o parafuso mais alto da capaseca é uma otima referencia pra se achar o instant center certo.....???
Mas e como é que vou determinar o instant center pra ficar proximo dos 100 em um veiculo tao alto,curto,e com feixes ainda por cima,tem realmente como acertar tudo isto pra cima dos 100 e melhorar a traçao mesmo com links????
eu tentei acertar o instant center deixando a ponta do uniball o mais centrada possivel com a ponta do parafuso que segura os feixes nos berços,pois deixando ele lá em cima proximo da linha Y dava muito mais wrap e assim amenizou bastante.
na GOODZILA (2link+ panhard) alterei o ponto de fixaçao dos braços mais de 18 cm pra frente e nao deu muita diferença na traçao dela continua erguendo demais a traz.e destracionando com facilidade.
samukanvas
01/12/2009, 00:05
Fabiano, se vc for gremista eu respondo e faço pesquisa extensa sobre o tema :mrgreen:
Cara, a tabela só se aplica a suspensões "linkadas".
Abs
carasuja4x4
01/12/2009, 01:15
ai fud......nao gosto de futebol e nao temos links por aq......mas valeu assim mesmo
deixa eu continuar pesquisando,perguntando,fazendo,e quem sabe um dia eu entenda direito sobre isto tudo, ai quem sabe faço algo que realmente funcione no meu carro......pois pelo andar da carruagem......meu carro vai ficar jogado ainda por um bom tempo.
PS:(carruagem tem dive/squat sera que o uk do cavalo era o ponto de inicio pra se medir o instant dele soltar o pum??????)
kkkkkkk,falo vou dormir que amanha o dia continua pesado,só pra variar.
Renato Fraga
01/12/2009, 06:11
Renato, não acredito que essa barra controle o anti-squat em feixe porque pra controlar vc precisa mais que ela. Só pra comentar o fato, ela ajuda a controlar o wrap sim, mas o movimento do jumelo do feixe, quando em aceleração, tende a ir de encontro ao eixo e essa distância faz a traseira do carro levantar tb e acontecer wrap. Tá aí o "controle" do anti-squat que o cara diz ter indo por água abaixo.... :rolleyes:
Não tem como segurar um feixe perfeitamente. Não tem como regular ele pra se comportar como link. Colocam um link pra tentar controlar os movimentos do feixe. Se colocarem mais 3 nem precisa de feixe :mrgreen:
Abs
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pois é eu também fico na dúvida....
Mas o que eu compreendo é que a barra convencional tende a levantar a trazeira do carro pela alavanca que faz quando o eixo tende a rotacionar.
Essa BamBar eu entendo que tende a empurrar o eixo para frente o que dependendo da configuração do feixe pode danificar a mola mestra além de anular a ação de molejo quando estiver tracionando com muito torque deixando a suspensão dura que nem pau.
Suspensão de feixe tem que ter mobilidade, o lance da anti-wrap é disciplinar apenas a rotação.
Teve algum lugar que alguem falou em fazer um par de links nervosos, parecido com o do Troller e adicionar jumelos na outra extremidade do feixe. Aí sism teria o eixo devidamente disciplinado e o molejo trabalhando sem forçar nada.
Mas sinceramente, pra fazer isso eu removo os feixes e ponho helicoidal.
Abraços
carasuja4x4
02/12/2009, 16:53
alguem sabe me dizer se existe flexjoints no BRASIL????
alguem sabe me dizer se existe flexjoints no BRASIL????
Vou te dar uma chance...:mrgreen:
Bucha da suspensão traseira do Vectra, em anexo.
Usa um parafuso de 12mm. Não dá para tudo, mas alguns links podem ser feitos com ela, como a panhard. E claro, a anti-wrap.
Ela tem uma capa de nylon sobre a bola, vem com graxa grafitada, coifas de borracha e anéis de pressão, que deixam ela vedada. Torce o mesmo que um terminal de direção.
E ainda é barata. Em média 50 pilas...
Existem uns 2 ou 3 fabricantes no Brasil. Quem sabe alguém conheça uma das empresas e pede para fabricarem em outros tamanhos...:dance:
[]'s
Sergio Rocha
02/12/2009, 20:07
Serve esse aki ?
http://www.termiparts.com.br/produtos.html
[]´
carasuja4x4
02/12/2009, 20:45
sergio é quase isto .....AQ tenho a ATI que possue estes terminais etc,eles até tem estas rotulas ali mas nao é bem isto ainda.
o que estou pensando é igual a 1ºfoto do GIOVANI
por sinal GIOVANI ficou confuso....... esta do vectra é esta ultima de borracha ou estas duas 1º ali?
isto é radius arm entao?
o que estou pensando é igual a 1ºfoto do GIOVANI
por sinal GIOVANI ficou confuso....... esta do vectra é esta ultima de borracha ou estas duas 1º ali?
As 3 fotos são da mesma peça. Nas 2 primeiras é uma bucha velha que eu desmontei.
[]'s
carasuja4x4
02/12/2009, 22:54
As 3 fotos são da mesma peça. Nas 2 primeiras é uma bucha velha que eu desmontei.
[]'sÃAAAAAAAAAAA,deixa eu dar uma olhada aq na chevrolet amanha.... (vz de muro comigo...)
vamos ver oq eu consigo fazer com isto ai ..........
talves eu mude a suspa dianteira de minha F 75 (SNOOP)
VOU estudar um pouco mais estes proximos 3 meses (e juntar umas latinhas)ai parto pra ideia de fazer uma copia de algo parecido pra suspa dianteira da minha F 75,mas 1º preciso por a cobertura aq atraz de casa,.....to com um pusta ferramental pago na FG a mais de ano e nao tenho onde por......do jeito que to instalado aq, até meu dog ja ta reclamando, sem falar que o serviço nao rende.
Ps:nao achei nenhum topico especifico sobre suspensoes mais elaboradas,principais diferenças,vantagens e desvantagens,macetes,gabaritos,custos,......ELMER meu pesquisador predileto existe um?
Elmer_Jeep
03/12/2009, 11:48
Ps:nao achei nenhum topico especifico sobre suspensoes mais elaboradas,principais diferenças,vantagens e desvantagens,macetes,gabaritos,custos,......ELMER meu pesquisador predileto existe um?
:arrow: Básico de lift para iniciantes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65562) (sem trocadilhos) :rolleyes: :lol:
:arrow: 4 link calculator (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10266)
Boa leitura :odedo:
carasuja4x4
04/12/2009, 11:42
Vou te dar uma chance...:mrgreen:
Bucha da suspensão traseira do Vectra, em anexo.
Usa um parafuso de 12mm. Não dá para tudo, mas alguns links podem ser feitos com ela, como a panhard. E claro, a anti-wrap.
Ela tem uma capa de nylon sobre a bola, vem com graxa grafitada, coifas de borracha e anéis de pressão, que deixam ela vedada. Torce o mesmo que um terminal de direção.
E ainda é barata. Em média 50 pilas...
Existem uns 2 ou 3 fabricantes no Brasil. Quem sabe alguém conheça uma das empresas e pede para fabricarem em outros tamanhos...:dance:
[]'sGIOVANI vi hoje as "madames"e achei elas simpáticas "os pía"da mecanica vao me arrumar umas pra testes destrutivos,kkkkkkkkk
sera que existe maiores um pouco (nao achamos na linha chevrolet pelo menos),o diametro externo destas que vi é de 40mm e usa os parafusos 12mm que comentou,sao bem robustas e achei novas originais por R$33,00 aq na GM
ps:consegui terminais rotulares nº30!!!!!!!! por apenas R$115,00 mas ai bate no problema da lama que possuimos por aq,se bem que com as buchas tambem rola um desgaste mais forte por causa do tanto que obrigamos elas a torcer.
Elmer_Jeep
20/03/2010, 09:42
Esses dias um amigo me falou sobre o uso de um amortecedor pra minimizar os efeitos da rolagem do eixo e comentou sobre aquele amortecedor transversal da S10/Blazer, o chamado 5º amortecedor.
Fui dar uma pesquisada e encontrei um topico aqui onde um forista utilizou este mesmo amortecedor para essa finalidade. S10/Blazer amortecedor horizontal + longitudinal (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23306)
Não sei se com motor forte, boa relação de redução + pneus grandes a pressão deste amortecedor seria suficiente pra suportar o tranco.
Alguém já tentou algo parecido ?
[]'s
Também estava na busca pra uma solução, principalmente porque uso molas muito "moles" (pickup estrada.... copiado do Lassis). Fui atrás do tal terminal rotular (por aqui tem a obrigação de ter muito visto que são peças de tratores), ate achei e por coincidência o atendente da loja tinha sido meu colega de faculdade, dai ele me falou que estes terminais estão dando muito problema (desgaste muito rápido e travando demais) e que estão substituindo eles por buchas (eles tiram a rotula e colocam a bucha no lugar, lógico que com serviço de torno), ele ate me mostrou uma, parecia ser algo bem resistente.
Fica o alerta e as vezes possível economia de ter que efetuar a troca dos terminais por buchas.
há braços
fabiano carraro
20/03/2010, 16:34
bom eu testei com amortecedores tambem e nao freiou o wrap,mas tem esta ideia aq .
uma foto de um carro da NASCAR ,e uma pra uma pick-up original..... é uma mola que freia o movimento ,só nao sei se o que o ELMER comentou nao estaria certo quanto ao torque envolvido......:concordo:
se levarmos em conta que o movimento de torque com reduçoes e pneus grandes obriga a ocorrer "muito mais" wrap do que em pneus menores em relaçoes mais longas,(carros originais) entao é bem provavel que o uso de MOLAS e AMORTECEDORES nao consigam freiar a rotaçao do eixo, e ai nao tera jeito, tem que entrar uma barra de traçao mesmo.
algumas conclusoes vinda dos carros que montei estas barras:
Se o carro possuir entre eixos curto como os cj-3/cj-5 ,samurai,etc....o tubo superior da barra devera obrigatoriamente estar alinhado com o feixe e possuir no minímo 800mm(20% a mais do que a metade de uma lamina semi-eliptica da maioria dos feixes que usamos por aq),e quando for usar jumelos comuns apontando pra cima o valor medio sera de 10% do valor do comprimento do tubo,neste caso 80mm a 10°de inclinaçao no sentido horario.
Agora se o carro possuir maior entre eixos como rural/f 75/cj-6/cherokee/s-10/ranger/etc as barra superior podera ter maior comprimento ainda o que evitara com certesa a quebra na rotula (seja lá qual for o modelo).
E se nao houver como instalar uma barra com tais medidas ai é que nao tem jeito de vez,só com o jumelo revolver ajudando na ponta mesmo
e lembrando que o jumelo comum se estiver apontando pra cima permite maior curso da suspensao pois trabalha mais livre no "espaço" mas exige calculos mais precisos na montagem
mas senao é melhor colocalo apontando pra baixo mesmo que embora pareça errado nao esta,apenas limita o curso um pouco.
:concordo:
MAS VEJAM BEM........
nao sou fisico nem matematico pra afirmar com total certeza que estes calculos estao corretos,é apenas uma receita baseada no que nao quebrou até agora e o que ja quebrou.
Casa da transmissão4x4
29/07/2010, 21:45
Também estava na busca pra uma solução, principalmente porque uso molas muito "moles" (pickup estrada.... copiado do Lassis). Fui atrás do tal terminal rotular (por aqui tem a obrigação de ter muito visto que são peças de tratores), ate achei e por coincidência o atendente da loja tinha sido meu colega de faculdade, dai ele me falou que estes terminais estão dando muito problema (desgaste muito rápido e travando demais) e que estão substituindo eles por buchas (eles tiram a rotula e colocam a bucha no lugar, lógico que com serviço de torno), ele ate me mostrou uma, parecia ser algo bem resistente.
Fica o alerta e as vezes possível economia de ter que efetuar a troca dos terminais por buchas.
há braços
Ortiz seu relato me deu uma :idea:, tem uma bucha do fiesta que deve ser do diametro do terminal rotular que são ultilizados nas barras anti rolagem e com uma vantagem ela pode torcer igual a um terminal rotular, vejam a bucha neste site :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-114238517-bucha-traseira-da-bandeja-dianteira-fiesta-antigo-courier-_JM
fabiano carraro
29/07/2010, 22:51
Ortiz seu relato me deu uma :idea:, tem uma bucha do fiesta que deve ser do diametro do terminal rotular que são ultilizados nas barras anti rolagem e com uma vantagem ela pode torcer igual a um terminal rotular, vejam a bucha neste site :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-114238517-bucha-traseira-da-bandeja-dianteira-fiesta-antigo-courier-_JM
danilo nem perde tempo ela rasga com facilidade,nao me pergunte porque,mas usaram umas parecidas numa oficina aq perto e deu m*:parede:
fabiano carraro
29/07/2010, 22:58
por falar em rasgar adivinhem só da ultima...............
AGORA rasgamos um eixo inteiro onde foi soldado o suporte principal.......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
fiz uma pra um jeep diesel aq do forum(EMERSON CIM)que quebrou porque o cara que havia SPOADO o carro dele esqueceu de soldar direito os suportes do eixo e eu nao percebi........:parede:
quebrou de novo após eu refazer porque deixei o jumelo apontando pra cima..........:parede:
fiz a 3° vez uma totalmente nova com a maior cara de BARRA GRINGA e "indestrutivel".....................ARRANCOU UM "NACO"DO EIXO.....KKKKKKKKKKKKKKKKKK:mrgreen:
portanto como podem ver eu ja fiz esta @#$%¨&*mais de 30x e ainda ta dificil de entender a fisica atuante ali.........acho que vou é parar de quebrar a cabeça com isto e partir logo pros outros 3 links que o SAMuKINHA comentou :dance:
Casa da transmissão4x4
30/07/2010, 13:36
Fabiano vc ja testou (um modelo parecido)com esse modelo da foto(em anexo), eu estava pensando em fazer este modelo mas com uma diferença a barra seria rigida ligando a bandeja do feixe de mola até o parafuso da ponta dianteira da mola.O que vc acha? Estou planejando na semana que vem começar a fazer as barras.
Elmer_Jeep
30/07/2010, 18:47
... eu estava pensando em fazer este modelo mas com uma diferença a barra seria rigida ligando a bandeja do feixe de mola até o parafuso da ponta dianteira da mola.O que vc acha? Estou planejando na semana que vem começar a fazer as barras.
Vai limitar o curso da suspensão pois essa barra vai travar a compressão X extensão do feixe...
Minha barra ficou legal, bem nivelada e com opção de regulagem, o comprimento total ficou em 1,18mt e por enquanto nos testes on-road e em 4x2L está aprovada :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/751.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/752.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/754.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/755.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/756.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/757.jpg
Mais fotos nos links abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1195256&postcount=1337
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1196710&postcount=1345
[]'s
fabiano carraro
31/07/2010, 12:54
Fabiano vc ja testou (um modelo parecido)com esse modelo da foto(em anexo), eu estava pensando em fazer este modelo mas com uma diferença a barra seria rigida ligando a bandeja do feixe de mola até o parafuso da ponta dianteira da mola.O que vc acha? Estou planejando na semana que vem começar a fazer as barras.Pois é DANILLO fiz uma assim pra um DODGE de arrancada(450cv) e ficou ruim.......:oops:
MUITO DIFICIL ACERTAR A "CARGA DE RETORNO" DA MOLA se deixavamos ela fraca virava tudo,se usavamos uma mais forte,o carro quicava demais na hora de espetar a 2/3°.......dedurando que estavamos sem açao na suspa.....:putz:
OU seja só vi o pessoal usando este sistema em ON ROAD até hoje.:concordo:
BEM VINDO AO MUNDO DOS QUE SE ESTREPAM EM GEOMETRIA /FISICA.:mrgreen:
fabiano carraro
31/07/2010, 13:25
Vai limitar o curso da suspensão pois essa barra vai travar a compressão X extensão do feixe...
Minha barra ficou legal, bem nivelada e com opção de regulagem, o comprimento total ficou em 1,18mt e por enquanto nos testes on-road e em 4x2L está aprovada :concordo:
ELMER que eletrodo/processo usou pra fixar o suporte na carcaça(bojo)?:pensativo:
1,18 é excelente o comprimento :concordo:
ja experimentou torcer ele em algum lugar pra ver se:
o deslocamento lateral do eixo nao esta estrangulando as buchas....(quando o eixo desce ou sobe ele faz um pequeno movimento pelos jumelos em que uma roda vai pra frente e a outra para traz isto força as buchas um pouco.)
se ao descer o eixo a geometria da barra nao esta tentando se alterar.....(quando ele sobe ou desce ele tambem força o pinhao a ir pra baixo,contrariando a distancia dos furos que fazemos no suporte principal.)
o ideal mesmo pra esta encrenca é que o parafuso superior do suporte principal pudesse se deslocar um pouco pra frente e pra traz,ajudando a corregir a geometria ,isto evita que a barra fique tensionada.
lembrando que nao sou engenheiro,professor nem nada só faço peças em cima do acerto e do erro.:concordo:
Casa da transmissão4x4
31/07/2010, 19:16
Pois é DANILLO fiz uma assim pra um DODGE de arrancada(450cv) e ficou ruim.......:oops:
MUITO DIFICIL ACERTAR A "CARGA DE RETORNO" DA MOLA se deixavamos ela fraca virava tudo,se usavamos uma mais forte,o carro quicava demais na hora de espetar a 2/3°.......dedurando que estavamos sem açao na suspa.....:putz:
OU seja só vi o pessoal usando este sistema em ON ROAD até hoje.:concordo:
BEM VINDO AO MUNDO DOS QUE SE ESTREPAM EM GEOMETRIA /FISICA.:mrgreen:
Fabiano estou fazendo essas perguntas porque na semana que vem eu já começo a fazer minha barra, então eu gostaria de fazer algo que niguem ainda não tentou para ver se da certo o que vc me sugere ? :parede::parede:
fabiano carraro
02/08/2010, 10:02
Fabiano estou fazendo essas perguntas porque na semana que vem eu já começo a fazer minha barra, então eu gostaria de fazer algo que niguem ainda não tentou para ver se da certo o que vc me sugere ? :parede::parede:
FAZER igual e acertar:mrgreen:
DANILLO num perde tempo redescobrindo a roda.........."Eu ja faço isto demais por todos nós"...............:mrgreen:
tenta seguir o beabá de tudo que ja foi colocado na net que em algum lugar tem um pulo do gato pra esta peça.:concordo:
mas existem duas coisas sobre WARP que deverao ser BEM ESTUDADAS,mas infelizmente só uma vç conseguira com este entre eixos do seu carro.
CURSO X ESPAÇO PRA MONTAGEM CORRETA,esta é a luta:concordo:
Posso dar um pitaco? Se falar bobagem vcs me ignorem ok?
Se vcs verem a susp de un vitara verá que ele tem um pivo ali sobre o diferencial. A sportage tem uma barra anti warp nessa posição tb.
Dessa forma o melhor ponto de fixação no meu ver é no diferencial pois ali o curso de torção é o menor no eixo.
Se fizer uma máscara de reforço no diferencial e fixar um anti-torçao neste ponto usando esferas ou juntas com borracha é provável aintigir bom nivel de travamento do eixo.
Lembrando que não é necessário ele ficar travado e sim limitar esta torção. Qto mais vc querer travar mais fácil vai ser de quebrar algo.
Abraço.
fabiano carraro
05/08/2010, 14:13
:pipoca:......................:rolleyes:
o nominho desta pecita que se revere dilmar é "WHISKIDEBODE" :mrgreen:
A COISA É UM POUCO MAIS COMPLICADA QUANDO SE TRATA DE SUSPENSOES POR LAMINAS.
os LAND ROVER,VITARAS,KIA vem com este sistema,mas seu amortecimento se faz por molas, ai as coisas trabalham de forma BEM diferente :concordo:
Galera, tudo tranquilo?
Bom vou direto ao assunto sem muitas delongas... ehehehe
é o seguinte estou com problema de axle wrap mas no eixo dianteiro, e todas as fotos que vi a barra de tração está no eixo trazeiro.
O meu problema é quando dou ré e freio o cardãn dianteiro cai... antes ele tava longo demais, quando eu freava ele batia na cruzeta, resolvi encurtar pra sanar este problema e arrumei outro.
Estou pensando em fazer o esquema da barra com o cabo de aço, tipo um limitador mesmo, será que funciona?
[]'s
Eugênio
Casa da transmissão4x4
07/09/2010, 16:21
Galera, tudo tranquilo?
Bom vou direto ao assunto sem muitas delongas... ehehehe
é o seguinte estou com problema de axle wrap mas no eixo dianteiro, e todas as fotos que vi a barra de tração está no eixo trazeiro.
O meu problema é quando dou ré e freio o cardãn dianteiro cai... antes ele tava longo demais, quando eu freava ele batia na cruzeta, resolvi encurtar pra sanar este problema e arrumei outro.
Estou pensando em fazer o esquema da barra com o cabo de aço, tipo um limitador mesmo, será que funciona?
[]'s
Eugênio
Deve resolver sim, acho que o jipe da garra4x4 tem esse esquema na dianteira(barra + limitador), existe tambem uma especie de espiga e luva bem longa, aparentemente e o dobro do comprimento destas comum.
fabiano carraro
10/01/2011, 10:04
mais ou menos ........
na dianteira da "DIVE"(mergulho).......entao o cabo nao pode ficar preso ao "chassis" pois na hora de frear ele afrouxa,e justamente na hora em que o eixo se desloca tambem.......mas se estiver preso ao proprio feixe,ai pode realmente ocorrer do cabo segurar as forças.....mas vai matar um pouco o curso da suspa.
mas obrigatóriamente o jumelo tera que estar na frente pra tudo isto ocorrer ,e se o cardã estiver caindo é por que duas coisas ocorrem
porque o pinhao vai pra baixo no eixo dianteiro quando aceleramos (wrap inverso)e pra cima quando freiamos,se ele vai pra baixo ele puxa o cardã pra fora da estria nesta hora .....
e quando a suspa abre + o jumelo ta na trazeira (do feixe dianteiro)ele joga o eixo pra frente e o pinhao pra baixo tambem, fazendo tambem que o cardã queira se soltar.:pipoca:
ou seja é meio embassado tudo isto mesmo,Mas "rotacionar o bojo" e colocar os jumelos na dianteira (pra quem nao tem)é a melhor soluçao que vi até hoje.....:mrgreen:
fabiano carraro
19/01/2011, 15:07
Dae povo :pipoca:
alguem ja teve problemas com estas barras?
quem ja teve, poderia postar fotos ou apontar detalhes de onde ocorreu o problema e uma idéia do por que .....:concordo:
Elmer_Jeep
19/01/2011, 16:14
Dae povo :pipoca:
alguem ja teve problemas com estas barras?
quem ja teve, poderia postar fotos ou apontar detalhes de onde ocorreu o problema e uma idéia do por que .....:concordo:
Tem duas viaturas aqui que tiveram problemas, ambas com aquele kit de barra pronta...
Um CJ5 turbo diesel + pneus 37" e feixes band SPOA, a barra quebrou no tubo, como o tubo é fino acabou partindo logo acima da junção que forma o Y. A barra foi emendada e reforçada, não quebrou mais só que está limitando o curso da suspensão quando comprime o lado esquerdo. Já falei pro dono pra gente reposicionar ela nivelando e alongando alguns cm mas o cara disse que está bom assim...
Outro é um CJ6 4.1 + pneus 35" e feixes band SPOA, esse até que estava funcionando normal pois os feixes eram planos, dai o cara vendeu o carro e o novo dono mandou arquear os feixes e colocou jumelão na trazeira pois queria um "jeep alto", foi então que começou a cagada pois a barra ficou trabalhando forçado então arrancou a solda na carcaça do eixo.
A viatura esteve aqui, falei que o problema era o arqueamento dos feixes mas o cara tinha pressa pra resolver entao soldei os suportes com eletrodo 7018 e rodou mais um tempo dai nesse fds durante uma trilha arrancou o suporte bem proximo da solda.
Agora o cara quer resolver da forma certa.
Mostrei pra ele a barra do crocodillo, já rodei 1200km entre trilha, dia dia e está tudo ok. Então ja passei a receita pra ele, prensar os feixes novamente e fazer uma barra mais longa e que fique paralela ao solo.
Por enquanto é a solução mais agradável que cheguei testando na minha viatura :concordo:
[]'s
Dae PessoALL...
Tenho no meu jeep, molas de toy band... e em virtude da falta de peso (carroceria de fibra) resolvi deixar somente a mola mestre, a intermediária e a bem pitoca, que vem no kit toy... isso na dianteira e traseira...
Bem o jeep ficou super macio para andar, no entanto quando dou um freada brusca, a frente parece que vai bate no chão( ta, nem tanto mas baixa bastante até)...e nas arrancadas bruscas a traseira também da aquela sentada...
Pelo pouco que entendi do tal "Axle Wrap" é isso que ta ocorrendo no meu jeep não é????
Como faço para saber até que ponto do jeito que tá pode fica??? ou seja, posso deixar assim... pois ficou muito bom de andar com o jeep...
Ha outro detalhe, sei que aqui não é o lugar mas...na dianteira eu reposicionei o jumelo, voltou ao lugar original literalmente...fotos do mesmo em anexo...
OBS: a curvatura da mola, do jeito que veio ficou...
fabiano carraro
22/01/2011, 01:00
Tem duas viaturas aqui que tiveram problemas, ambas com aquele kit de barra pronta...
Um CJ5 turbo diesel + pneus 37" e feixes band SPOA, a barra quebrou no tubo, como o tubo é fino acabou partindo logo acima da junção que forma o Y. A barra foi emendada e reforçada, não quebrou mais só que está limitando o curso da suspensão quando comprime o lado esquerdo. Já falei pro dono pra gente reposicionar ela nivelando e alongando alguns cm mas o cara disse que está bom assim...
Outro é um CJ6 4.1 + pneus 35" e feixes band SPOA, esse até que estava funcionando normal pois os feixes eram planos, dai o cara vendeu o carro e o novo dono mandou arquear os feixes e colocou jumelão na trazeira pois queria um "jeep alto", foi então que começou a cagada pois a barra ficou trabalhando forçado então arrancou a solda na carcaça do eixo.
A viatura esteve aqui, falei que o problema era o arqueamento dos feixes mas o cara tinha pressa pra resolver entao soldei os suportes com eletrodo 7018 e rodou mais um tempo dai nesse fds durante uma trilha arrancou o suporte bem proximo da solda.
Agora o cara quer resolver da forma certa.
Mostrei pra ele a barra do crocodillo, já rodei 1200km entre trilha, dia dia e está tudo ok. Então ja passei a receita pra ele, prensar os feixes novamente e fazer uma barra mais longa e que fique paralela ao solo.
Por enquanto é a solução mais agradável que cheguei testando na minha viatura :concordo:
[]'s entao Elmer fico feliz de saber que o seu JEPAO ja ta trazendo alegrias....:palmas:
pois é, pelo visto realmente esta barra da uma dor de cabeça consideravel pra qualquer um que tente faze-la ,seja nós ou os gringos ,pois tambem achei inumeros relatos deles chiando :dance:
A diferença é que eles quando quebram ja partem pra 4link de vez,mas nós nos obrigamos a tentar refaze-la, reforçando ou procurando uma nova posiçao pra trabalho......
e como infelizmente esta barra é uma coisa importantissima pra quem nao quer ver pedços de transmissao partindo,sem ter que engessar a suspa com um monte de laminas ,matando o conforto ou curso ,temos que ficar brigando com esta geometria bem chatinha de acertar :putz:
Agora realmente nao acredito que seja simples fazer estas barras de traçao em forma de kit, pois até mesmo as da SKyJAckER e da BALLISTIC ja vi darem pau.:parede:
ou seja a coisa toda é meio que artezanal mesmo e cada acerto exclusivo de cada carro, pois exige algumas medidas meio que justas entre um e outro pra nao explodirem um naco do eixo....ou sairem por ai penduradas.:mrgreen:
Mas vamos tentando....:concordo:
to desenvolvendo um pulo do gato que nao vi até agora até mesmo la fora e se der certo vai ficar bem mais simples,vamos ver sabadao se vai rolar com um CJ-5 usando feixes de Blaizer + jumelos articulados......Se nao babar, fico satisfeito de vez e passo a letra pra turma.
Eduardo_Coton
27/07/2011, 10:43
Opa,
Depois que a TT4 fechou e parou de fabricar peças, tenho tido dificuldades em encontrar uma barra anti axle wrap.
Meu entre-eixos é de 100" e acredito que a minha barra deverá ser um pouco mais longa que as originais TT4, não?
Como se calcula isso e, mais importante, quem está fabricando essas barras hoje em dia?
(ps.: já pesquisei mas vários tópicos antigos estão dando erro...)
Valeu :concordo:
Eduardo
Boa tarde,
Queria aproveitar o tópico e tirar uma duvida com voces...
Estou SPOAndo meu jipe Wrangler YJ, e pretendo utilizar a barra em formato de Y com um jumelo na ponta.
Queria saber se existe algum tamanho "padrao" para essas barras, algum calculo que deve ser feito p/ acertar o tamanho dela, ou varia conforme o espaço disponivel ??? qual a regra ??
Abraço e obrigado pela ajuda.
Léo
Renato Fraga
15/10/2012, 20:44
Amigo, em tese, quanto mais comprida for a barra, melhor.
Se conseguir fazer 2 barras paralelas, uma sobre a outra, fixadas ao eixo e ao chassi, sem jumelo algum, semelhante a um 4 link, fica bem melhor que a barra em Y que você fez referência.
A barra em Y força o eixo a girar conforme a suspensão sobe e abaixa. O feixe de molas não trabalha assim. POrtanto quanto mais comprida, menor o giro que ela vai provocar.
Já no arranjo que eu comentei, a suspensão vai subir e descer sem forçar o eixo a girar, portanto sem forçar nada.
Abraços
Renato,
Obrigado pelas dicas!
Achei um desenho da barra que tinha ideia em fazer... Nao se essa é a mesma que voce havia comentado, mas quando falei em Y pensei nela hehe.
Essa é a correta ?375422
Abraço
Léo
Renato Fraga
15/10/2012, 22:58
Sim, a maioria usa esse tipo de barra como anti wrap.
Mas no meu ponto de vista, isso além de impedir que o eixo gire, também atrapalha muito o trabalho da suspensão.
Abraços
Desnickadu
16/10/2012, 08:15
Sim, a maioria usa esse tipo de barra como anti wrap.
Mas no meu ponto de vista, isso além de impedir que o eixo gire, também atrapalha muito o trabalho da suspensão.
Abraços
O eixo gira [se entendi bem, quando um lado do eixo sobe e o outro desce, é isso mesmo?] por conta do terminal rotular ou algo que o valha que é colocado na ponta do link.
E não prejudica o trabalho da susspenção se, e somente se, for calculado pra seguir a mesma parabola do setup desta.
Se vc pegar um link de outro carro, com outra suspensão, provavelmente vai ter problemas sim :)
Renato Fraga
16/10/2012, 11:47
Desculpa, mas eu não entendi bem sua colocação.
Não tenho certeza se está endossando o que eu escrevi, ou provando o contrário.
O fato é que a BARRA ANTI WRAP, independente da forma como for feita, vai forçar o eixo a girar quando a suspensão subir e descer.
Na nossa prática, o que mais desejamos é a suspensão fazer seu trabalho articulando alternadamente as rodas entre o lado direito e esquerdo. Se a barra estiver bem no centro, do eixo, ela não vai atrapalhar esse movimento, mas dependendo do quanto a suspensão estiver aberta ou fechada, pode aplicar tensão ao conjunto, "travando" o funcionamento de tudo.
Você falou em calcular para descrever a mesma parábola.
Basicamente, num feixe de molas, o eixo apenas sobe e desce, sem resultar em giro no eixo durante esse movimento.
Uma suspensão por lader bar, ou 2 link, o eixo gira conforme a suspensão sobe e desce.
Agora some esses dois sistemas. É o resultado de colocar a barra anti wrap num feixe de molas.
Não fica tudo absolutamente travado, porque o feixe de molas, permite um certo movimento do eixo praticamente em todas as direções. Mas isso, sempre com tensão, havendo a tendência de voltar sempre a posição original. É por esse simples fato que adota-se um jumelo na ponta da barra anti wrap.
Abraços
fabiano caxias
16/10/2012, 13:05
Renato,fiz na minha pickup o sistema com jumelo,mais um olhal tipo o de trator
nao q ela esteja sendo fabricada pra enormes erosoes,mas mais para nao girar mesmo o eixo em um dos ré/primeira que se costuma dar em alagados,por isso tambem a altura um pouco a mais que o normal
vc faria no meu caso de outra forma ou é mais o menos por ai,to meio zonzo nesses comentarios de vcs ai kkkk
segue uma foto do sistema q fiz,em uma simulaçao com e sem ele me pareceu bom o resultado funcional desse sistema,mas se tiver algo melhor eu ainda to em tempo de mudar hehehe
abraços
Elmer_Jeep
16/10/2012, 16:21
Essa suspensão ta em repouso ou aberta ?
a barra ta muito inclinada, montei uma com menos inclinação e quebrou pq o tubo era de parede fina, um amigo meu montou assim e arrancou a solda no eixo, eu corrigi a posição e soldei numa posição melhor, logo depois ele inventou de arquear os feixes e colocar jumelo alto dai cagou o alinhamento da barra que trabalhou forçada e o dessa vez suporte rachou...
a do meu Jeep deixei com as duas extremidades bem niveladas, to usando jumelo revolver já se vão 15mil Km e não tive problemas até hj(tem algumas fotos na pagina 13 ou 14).
Pra definir a posição certa teria que estar com o carro montado.
[]'s
fabiano caxias
16/10/2012, 17:10
Elmer,a pickup ta com o chassis calçado e feixe solto,com o peso ela é mais alinhada,foi pre montada a barra com a pickup montada e so tiramos os pneus pra testar e fazer uma primeira solda mas mesmo com o peso nao chega a ficar 100% alinhada,tem uma inclinaçao mesmo assim,nao sei se nao vou ter que mudar um pouco isso entao,valeu ai
Renato Fraga
16/10/2012, 17:17
Exatamente, essa barra tem que ser montada com o carro no seu RIDE HIGHT.
Se mexer em qualquer coisa que altere a altura de rodagem, a barra tem sua harmonia afetada.
Numa suspensão de longo curso, como o Elmer fez a dele, essa barra coloca dificuldade na abertura da suspensão apenas quando as duas rodas do eixo se movimentam juntas. Alternadamente, ela não atrapalha.
A maior função de um jumelo revolver é permitir esse movimento alternado.
No Jeep de um amigo meu, depois de instalar a barra, ele colocou o carro num elevador para mostrar para um cliente, e a suspensão ao se abrir por completo, estourou a solda diante de uma bela plateia.
Usando isso como exemplo, o mesmo pode ocorrer, com o carro em movimento ao passar por um BUMP.
Por isso que eu digo, quanto mais longa ela for, melhor. Ideal seria se pudesse usar duas barras paralelas alinhadas verticalmente.
Abraços a todos
Elmer_Jeep
16/10/2012, 17:25
No Jeep de um amigo meu, depois de instalar a barra, ele colocou o carro num elevador para mostrar para um cliente, e a suspensão ao se abrir por completo, estourou a solda diante de uma bela plateia.
Usando isso como exemplo, o mesmo pode ocorrer, com o carro em movimento ao passar por um BUMP.
No meu Jeep como o cardan trazeiro ficou minúsculo eu instalei uma cinta limitadora, também pode ser usada nesse caso pra preservar a barra limitando a abertura da suspensão em paralelo.
[]'s
fabiano caxias
16/10/2012, 17:32
No caso do eixo de band,ou todos nao sei,a dianteira ao freiar um trem como o meu vai ser ,a tendencia é erguer o fucinho do pinhao certo?
mas ao acelerar ,na dianteira o fucinho vai querer ir pra baixo certo?
ai a duvida maior,eu faço ela inversa a traseira pra nao baixar o fucinho ou igual pra nao erguer
tenho as molas de band tambem,talvez torça menos na freiada do que na traçao,minha ideia seria fazer o inverso da traseira,oq me dizem amigos
Elmer_Jeep
16/10/2012, 17:55
na dianteira o trabalho do eixo(durante a aceleração) é inverso ao trazeiro. O pinhão vai pra baixo.
Eu particularmente acho desnecessário barra na dianteira, mas cada um cada um...
[]'s
Renato Fraga
16/10/2012, 18:18
No meu Jeep como o cardan trazeiro ficou minúsculo eu instalei uma cinta limitadora, também pode ser usada nesse caso pra preservar a barra limitando a abertura da suspensão em paralelo.
[]'s
X2, indispensável na verdade !!!
fabiano caxias
16/10/2012, 22:25
Bom ,meu motor é pesado , meus pneus sao bem garrudos e vo da umas pegadas fortes em re/primeira na minha regiao ,com certeza,sem duvida nem uma vou precisar por uma barra na dianteira
no samurai pra ter ideia (1.3) spoado,afundou as sapatas do feixe no eixo em uma dessa tentativas de sair de um alagado,se tivesse a barra nao tinha acontecido,ou pneu lizo heheh
no fim das contas entao acho q vou por ela inverso a da traseira,pois a frenagem força menos que a traçao?
Renato Fraga
16/10/2012, 23:14
Na dianteira funciona tão bem quanto na traseira, e não precisa se preocupar como configurar.
Basicamente funciona igual a traseira.
Leve em consideração como é a suspensão de um Engesa ou Troller.
Com a adoção da barra anti wrap, sua suspensão vai funcionar de forma semelhante, mesmo tendo os feixes de molas.
Na dianteira, essa barra vai melhorar a capacidade de frenagem do veículo.
Nas Hilux japinhas, que usam feixes de molas na dianteira, existe uma pequena barra para atenuar o giro do eixo justamente para disciplinar o comportamento do eixo durante as frenagens.
Abraços a todos
marcelo henrique
13/12/2012, 13:51
pra fazer suspa, Spoa é necessário ter direção hidráulica?
Elmer_Jeep
13/12/2012, 15:54
pra fazer suspa, Spoa é necessário ter direção hidráulica?
Não tem nada haver, pesquise e leia mais antes de iniciar qualquer adaptação.
[]'s
Vou ter que refazer a barra que ia usar pois ficou muito curta e pesquisando na net vi alguns esquemas interessantes, apesar de não ter certeza se funcionam, como o da primeira foto.
Meu problema é espaço. sei que o ideal é que a barra seja alinhada com o cardã e este esteja "pra trás" do feixe de molas, mas meu caso é diferente. As molas "começam" antes do cardã.
Por isso pergunto: Sugestões???
[]´s
Fugger, a primeira aí, me parece que se houver uma compressão ou alivio da suspensão, onde o "jumelo" que é a barra na verdade, seja flexionado, vai haver torção do eixo.
Não sei se me expressei bem, mas parece que o sistema só impede a torção do eixo se estiver perfeitamente alinhado...:roll:
[]'s
Fugger, a primeira aí, me parece que se houver uma compressão ou alivio da suspensão, onde o "jumelo" que é a barra na verdade, seja flexionado, vai haver torção do eixo.
Tuna, é exatamente o que pensei. Em uma suspensão de pouco curso até vai, mas se abrir mais vai acabar permitindo a rotação do eixo.
Não sei se me expressei bem, mas parece que o sistema só impede a torção do eixo se estiver perfeitamente alinhado...:roll:
Concordo com vc, o ideal é que os alinhamentos sejam como o da segunda imagem que postei, ou seja, a barra acompanhando o alinhamento do cardã e ambos a frente do feixe de molas, olhando pela lateral do jeep. Mas no meu caso, o cardã está depois do feixe, e por isso a barra também ficaria "forçando" uma geometria praticamente trava tudo... :???:
Ainda to buscando na net soluções, se lembrar de algo grite :concordo:
[]´s
https://www.youtube.com/watch?v=ld41nq4WdFk
Pra demonstrar o problema...
https://www.youtube.com/watch?v=08UIvr6Sotk
Aqui um "Antes e Depois"...
https://www.youtube.com/watch?v=0qfrxsm3iJg