Ver Versão Completa : COMPATIBILIDADE ETILENO GLICOLxCOBRE
Senhores,
Há algum tempo surgiu um tópico aqui no FORUM tratando do assunto compatibilidade do aditivo formulado com Etileno Glicol e o radiador da Band de cobre. Apresentaram diversas teorias e me parece que concluiram pela incompatibilidade. Apresento a voces um link de um site americano onde é possível verificar a compatibilidade de dezenas de produtos quimicos com os mais diversos materiais. Testei o Etileno Glicol com o cobre e o resultado foi excelente, absolutamente nenhuma incompatibilidade. Informo que utilizamos este site profissionalmente, na industria do petróleo e os resultados foram corretos para os produtos testados, tendo inclusive contraindicado alguns que de fato estavam nos trazendo problemas.
http://www.coleparmer.com/techinfo/chemcomp.asp
Marcio Lutterbach
12/12/2007, 14:38
Boa Jaime
Saindo do "achismo",parece que finalmente se encerra um tópico por aqui,na minha opinião!
Marcio
Jaime
O etileno glicol serve prá elevar o ponto de ebulição da água.
É o componente mais caro da formulação do aditivo, é excelente para veículos a gasolina mas para nossas Band, onde a temp. não passa dos 85C é um componente totalmente dispensável. Recomendo utilizar aditivo a base de óleo solúvel.
[ ]´s
Marco Antonio
Me parece que oleo soluvel pode atacar com o tempo as mangueiras ou conexões de borracha. Eu utilizo um aditivo a base de Etileno Glicol que custa R$ 7,00 o litro. Comprei 10 litros e enchi meu radiador. Me recordo que o manual do meu antigo Ford Fiesta recomendava utilizar mistura de 50% agua 50% Etileno Glicol, ou Etileno Glicol puro que é o que estou usando na minha BAnd. Acho barato para os benificios . Cada vez que completo agora gasto R$7,00.
Jaime, quais são os benefícios se o produto serve apenas para elevar o ponto de ebulição da água e nas Band a temp. não passa de 85C ?
[ ]´s
Marco Antonio
Jun Okada
16/12/2007, 23:18
Ae Marco, blz? Eu que postei há uns dias a respeito do aditivo para radiador para Bands já que tinha visto em discussões anteriores sobro o Etilenoglicol. Nesta nova postagem, André falou do produto Petroplus da STP. Procurei no site e mandei E mail mas não obtive respostas para saber dos componentes do produto. Vc conhece este produto? Falaram também em aditivo para motores MWM mas dquem postou não esclareceu muito. O q vc acha??
Abraços
Jaime, quais são os benefícios se o produto serve apenas para elevar o ponto de ebulição da água e nas Band a temp. não passa de 85C ?
[ ]´s
Marco Antonio
Simples. Efeito anti corrosivo importantíssimo para o sistema. Aliás é o principal objetivo do aditivo. Já viu aquele anuncio do PARAFLU que é um aditivo a base de Etileno Glicol recomendado para o FIAT? Eles colocam dois reipientes transparentes cada qual com um chumaço de Bombril dentro. Num deles tem agua pura. No outro PARAFLU ( Etileno Glicol). No que tem so água o Bombril se desfaz em óxido de ferro(ferrugem). No outro o Bombril permanece integro, perfeito indefinidamente. Já perdi a tampa lateral do meu OM 314 quando usava água pura, por oxidaçao.
Peço desculpas por desenterrar este tópico...
É que li num site sobre aditivos para radiadores (não recordo qual mas depois posto aqui) que o Etilenoglicol NÃO é recomendado (ou talvez seja dispensável) na composição de aditivo para motor a diesel.
Alguém teria mais informações sobre o tema ?
Peço desculpas por desenterrar este tópico...
É que li num site sobre aditivos para radiadores (não recordo qual mas depois posto aqui) que o Etilenoglicol NÃO é recomendado (ou talvez seja dispensável) na composição de aditivo para motor a diesel.
Alguém teria mais informações sobre o tema ?
Senhores,
O etilenoglicol é usado no sistema de arrefecimento e não junto com o óleo lubrificante, assim sendo na minha humilde observação acho que o que está em jogo é temperatura, o que independe do combústivel/tipo de motor.
Sempre usei nos meus carros com motorização a diesel, gasolina, álcool e gnv, e nunca tive problemas.
A Troller recomenda 50% de água desmi e 50% de aditivo a base de etilenoglicol.
Abs.
SÉRGIO HOLANDA
06/12/2008, 18:38
Pessoal,
a utilização do etileno glicol em si não é o responsável pela não oxidação, para isso são utilizados outros aditivos dentro destes que são vendidos no mercado, com essa finalidade...como os inibidores de corrosão e agentes estabilizantes...
O etileno glicol foi inicialmente utilizado para evitar que a água congelasse...cujo volume de mistura vai até 69% que é igual a -69 graus...dai em diante congela...contudo verificou-se qua o ponto de fervura da água também aumentava, de modo que utilizando 40% de etileno glicol na mistura o ponto de fervura subiria para 105 graus, em sistema aberto a 1013mb e 128 no presurizado a 1030mb...
Então tenham a certeza que a utilização de etileno glicol é voltada principalmente para o aumento do ponto de fervura e evitar o congelamento da água, nada a ver com a não oxidação...
Um ponto negativo dos aditivos é que em motores de desempenho elevado, ou que trabalham no limite de suas temperaturas a utilização do aditivo pode ocasionar o super-aquecimento do motor, isso porque a água tem o poder de transportar o calor maior do que misturado com aditivo;
A agua troca 1kcal/cm3 e o aditivo troca 0,62/cm3.
Bem, eu atualmente utilizo apenas 10% de aditivo por causa do anti-oxidante e 90% de água destilada, até porque meu motor é maçarico e está turbinado, então se abusar esquenta, mas com essa proporção não mais tive problemas de aquecimento.
Abrs,
Sérjão
Meu Caro,
A minha Band não está se comportando de acordo com sua teoria. Meu motor é o 364, uso 12 litros de aditivo puro (com as misturas apenas do fabricante) e após subir a serra de Friburgo por mais de uma hora, paro o carro e ponho a mão no motor sem tirar de lá. O ponteiro de temperatura em posição absolutamemte mormal. Tenho Band há alguns anos sempre fazendo desta meneira e o resultado é uma agua limpa isenta de ferrugem. Concordo com voce que existem outros produtos quimicos no aditivo que inibem a corrosão. De qualquer modo podem usar a vontade, misturado com agua, puro, etc. Não há nenhum problema de aquecimento, muito pelo contrário.
Agora esta historia de agua destilada na Band,,,,,,,,,,,,,,,,,,que exagero.!!!!!!!!!!!!!!!!!
SÉRGIO HOLANDA
06/12/2008, 19:12
Jaime,
Seu motor utiliza um radiador bem dimencionado, no meu caso não, o sistema está para um motor Toyota 2.8D aspirado, com 17:1 de taxa de compressão e 76Cv originais, atualmente meu motor possui mais de 120Cv e com a taxa de compressão de motor diesel aspirado...o que gera maior temperatura no sistema e o aditivo não permite a troca de calor...caso ande em velocidade como sua band certamente meu motor estará frio, porém com minha Hilux ando em velocidades altas...como eu disse, o aquecimento não é decorrente do aditivo e sim do motor super-alimentado, potência maior que o original para o qual foi projetado...não disse que não deveriam utilizar, apenas dei mais informações sobre o etileno glicol, informações estas que irão acrescentar mais aos foristas...
Quanto mais etileno glicol utilizar maior será a temperatura de fervura, então no seu caso realmente irá ficar sempre frio...no meu caso não, pois o mesmo, irá reduzir a capacidade de transporte de calor no sistema...isso não é teoria é fato, apenas expliquei o que acontece em veículos fora do padrão de projeto, mas os demais não apresentam esse problema...
espero ter enrriquecido mais, os conhecimentos dos amigos foristas...
Abrs,
Sérjão
Meu Caro,
A minha Band não está se comportando de acordo com sua teoria. Meu motor é o 364, uso 12 litros de aditivo puro (com as misturas apenas do fabricante) e após subir a serra de Friburgo por mais de uma hora, paro o carro e ponho a mão no motor sem tirar de lá. O ponteiro de temperatura em posição absolutamemte mormal. Tenho Band há alguns anos sempre fazendo desta meneira e o resultado é uma agua limpa isenta de ferrugem. Concordo com voce que existem outros produtos quimicos no aditivo que inibem a corrosão. De qualquer modo podem usar a vontade, misturado com agua, puro, etc. Não há nenhum problema de aquecimento, muito pelo contrário.
Agora esta historia de agua destilada na Band,,,,,,,,,,,,,,,,,,que exagero.!!!!!!!!!!!!!!!!!
É meu caro Sérgio, está provado que Band é igual mulher, cada um conhece a sua. Valeu.
Meu Caro,
A minha Band não está se comportando de acordo com sua teoria. Meu motor é o 364, uso 12 litros de aditivo puro (com as misturas apenas do fabricante) e após subir a serra de Friburgo por mais de uma hora, paro o carro e ponho a mão no motor sem tirar de lá. O ponteiro de temperatura em posição absolutamemte mormal. Tenho Band há alguns anos sempre fazendo desta meneira e o resultado é uma agua limpa isenta de ferrugem. Concordo com voce que existem outros produtos quimicos no aditivo que inibem a corrosão. De qualquer modo podem usar a vontade, misturado com agua, puro, etc. Não há nenhum problema de aquecimento, muito pelo contrário.
Agora esta historia de agua destilada na Band,,,,,,,,,,,,,,,,,,que exagero.!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá Amigo,
quando vc diz PURO, vc quer dizer que usa a mistura prota para uso né? :mrgreen:
Pessoal,
a utilização do etileno glicol em si não é o responsável pela não oxidação, para isso são utilizados outros aditivos dentro destes que são vendidos no mercado, com essa finalidade...como os inibidores de corrosão e agentes estabilizantes...
O etileno glicol foi inicialmente utilizado para evitar que a água congelasse...cujo volume de mistura vai até 69% que é igual a -69 graus...dai em diante congela...contudo verificou-se qua o ponto de fervura da água também aumentava, de modo que utilizando 40% de etileno glicol na mistura o ponto de fervura subiria para 105 graus, em sistema aberto a 1013mb e 128 no presurizado a 1030mb...
Então tenham a certeza que a utilização de etileno glicol é voltada principalmente para o aumento do ponto de fervura e evitar o congelamento da água, nada a ver com a não oxidação...
Um ponto negativo dos aditivos é que em motores de desempenho elevado, ou que trabalham no limite de suas temperaturas a utilização do aditivo pode ocasionar o super-aquecimento do motor, isso porque a água tem o poder de transportar o calor maior do que misturado com aditivo;
A agua troca 1kcal/cm3 e o aditivo troca 0,62/cm3.
Bem, eu atualmente utilizo apenas 10% de aditivo por causa do anti-oxidante e 90% de água destilada, até porque meu motor é maçarico e está turbinado, então se abusar esquenta, mas com essa proporção não mais tive problemas de aquecimento.
Abrs,
Sérjão
Olha, 10% é muito bom para esfriar a cabeça do bixo, porém o período de troca deverá ser feito anualmente ou 20.000km, pois apenas 10% de aditivo não segura a corrosão. Nos tempos de JPX agente usava 10% e anos mais tarde muita bomba d'aqua deu problema devido a sugeira e corrosão. O ideal é 30% (mínimo) e 50% (máximo)
A escolha do produto:
como citado acima, o Etileno Glicol sozinho, não inibe corrosão, de preferência a produtos q contenham em sua fórmula :
Etileno Glicol;
Dietileno Glicol;
Ácidos inorgânicos hidratados;
Sais ácidos orgânicos.
Anticongelante, Antiebuliente, anticorrosivos.
Abraços.
SÉRGIO HOLANDA
10/12/2008, 20:55
Concordo com todas as suas observações Mad Dog...
Abrs,
Sérjão
Olha, 10% é muito bom para esfriar a cabeça do bixo, porém o período de troca deverá ser feito anualmente ou 20.000km, pois apenas 10% de aditivo não segura a corrosão. Nos tempos de JPX agente usava 10% e anos mais tarde muita bomba d'aqua deu problema devido a sugeira e corrosão. O ideal é 30% (mínimo) e 50% (máximo)
A escolha do produto:
como citado acima, o Etileno Glicol sozinho, não inibe corrosão, de preferência a produtos q contenham em sua fórmula :
Etileno Glicol;
Dietileno Glicol;
Ácidos inorgânicos hidratados;
Sais ácidos orgânicos.
Anticongelante, Antiebuliente, anticorrosivos.
Abraços.
valeriano
10/12/2008, 21:57
Galera, qual a porcentagem de aditivo ideal para botar no radiador de uma Band 91 (OM364)? Quantos litros cabem no radiador dela?
Troquei a colméia do meu radiador anteontem e queria saber se é melhor botar um aditivo ou usar apenas água.
Galera, qual a porcentagem de aditivo ideal para botar no radiador de uma Band 91 (OM364)? Quantos litros cabem no radiador dela?
Troquei a colméia do meu radiador anteontem e queria saber se é melhor botar um aditivo ou usar apenas água.
De 40 a 50% de aditivo conforme citado anteriormente, nos meus carros uso 50%.
Abs.
Galera, qual a porcentagem de aditivo ideal para botar no radiador de uma Band 91 (OM364)? Quantos litros cabem no radiador dela?
Troquei a colméia do meu radiador anteontem e queria saber se é melhor botar um aditivo ou usar apenas água.
Oi Amigo,
Pelo pouco q conheço da Bandeirante, e que ela não esquenta nunca, então use sempre 50% pois irá assegurar uma proteção mais eficaz do radiador, motor, bomba d'agua.
Quanto menor a proporção de aditivo, mais eficaz é a refrigeração, mas nunca menos de 30% de aditivo, abaixo disso, a agua congela, o ponto de ebulição fica praticamente inalterado (101º), e a proteção anticorrosiva é minima, fazendo com que a troca do líquido ocorra com mais frequência(km), e com menos tempo (max 1 ano).
* use SEMPRE agua destilada, vendida em farmácias ou casas especializadas.
* Nunca use agua da bica!!!
* Nunca use agua mineral!!!
* nunca use apenas agua !!!!!
* agua pura é apenas usada em rallys, raids, competições, etc. nem pelo maior poder de refrigeração, mas sim porque já existe aditivos sintéticos capazes de resfriar o motor em até 15º abaixo da temperatura de pico, evitando superaquecimento!!! o que é PROIBIDO EM COMPETICOES!!!!
Abraço
Outra coisa tbm,
lí em outro tópico q um camarada colocou agua "pura" no radiador e quando ele faz a troca, disse que a agua sai cristalina....
:cry:
...lógico, porque a sujeira, lodo, oxidação, ficaram agarradas nas paredes internas do radiador, mangueiras, motor, bomba d'agua, valvula termostática etc.
NUCA FAÇAM ISSO!!!
Abraço aos colégas
JEFFCATUNDA
11/12/2008, 01:35
Outra coisa tbm,
lí em outro tópico q um camarada colocou agua "pura" no radiador e quando ele faz a troca, disse que a agua sai cristalina....
:cry:
...lógico, porque a sujeira, lodo, oxidação, ficaram agarradas nas paredes internas do radiador, mangueiras, motor, bomba d'agua, valvula termostática etc.
NUCA FAÇAM ISSO!!!
Abraço aos colégas
É comum no Nordeste, no agreste...por conta das altas temperaturas...uma preocupação maior com os liquidos das viaturas...principalmente as de uso comercial...nestes casos, o importante é realmente a capacidade de troca e o CUSTO do liquido utilizado....por conta disso, utilizam-se somente de agua não clorada e drenam com frequencia o sistema...
a agua trocada com frequencia e saindo clara, límpida, não existe a mínima possibilidade de haver acumulo ou sujeira no sistema... a evaporação da mesma, com elevado tempo de permanencia no sistema e somente completando o nível liquido esporádicamente é que provoca o acumulo de resíduos sólidos dentro dos dutos...também já vi sistemas em que o liquido parecia lama marrom, sem aditivo.
quem usa só agua tem que trocar realmente com maior frequencia...o uso comercial de viaturas no nordeste C10...D10...D20...A20...ainda é enorme...mante-las com aditivo é preticamente impossivel por conta do custo e da temperatura da região....
Eu mesmo comprovei isso na minha SW4...mas para isso é necessário que se retire a valvula termostática...(depois recolocada) com agua esquenta bem menos que com aditivo dentro dos limites recomendados pelo fabricante...
Resumindo:
se vai trocar com muita frequencia pode sim usar só agua....querendo manter por um bom tempo os liquidos... e não perder os beneficios da troca de temperatura da agua...use 30% de um bom aditivo.
É comum no Nordeste, no agreste...por conta das altas temperaturas...uma preocupação maior com os liquidos das viaturas...principalmente as de uso comercial...nestes casos, o importante é realmente a capacidade de troca e o CUSTO do liquido utilizado....por conta disso, utilizam-se somente de agua não clorada e drenam com frequencia o sistema...
a agua trocada com frequencia e saindo clara, límpida, não existe a mínima possibilidade de haver acumulo ou sujeira no sistema... a evaporação da mesma, com elevado tempo de permanencia no sistema e somente completando o nível liquido esporádicamente é que provoca o acumulo de resíduos sólidos dentro dos dutos...também já vi sistemas em que o liquido parecia lama marrom, sem aditivo.
quem usa só agua tem que trocar realmente com maior frequencia...o uso comercial de viaturas no nordeste C10...D10...D20...A20...ainda é enorme...mante-las com aditivo é preticamente impossivel por conta do custo e da temperatura da região....
Eu mesmo comprovei isso na minha SW4...mas para isso é necessário que se retire a valvula termostática...(depois recolocada) com agua esquenta bem menos que com aditivo dentro dos limites recomendados pelo fabricante...
Resumindo:
se vai trocar com muita frequencia pode sim usar só agua....querendo manter por um bom tempo os liquidos... e não perder os beneficios da troca de temperatura da agua...use 30% de um bom aditivo.
Prezado amigo,
faça a seguinte experiência em casa.
1 - coloque numa panela bem limpa 3 litros de agua, cristalina, sem cloro, da fonte da juventude se for o caso!
2 - coloque-a para ferver durante 5 minutos apenas
3 - deixe a agua esfriar e depois repita o processo, só mais uma vez!!!
4 - dá uma BOA OLHADA no fundo da panela
5 - BINGO!!!
* os sais e minérios decantam, ocorre oxidação, ácidos se formam, cria-se uma pequena laminha no fundo da panela. Imagina isso o mês inteiro dentro do teu radiador! (supondo q a troca é mensal).
* esse teste foi elaborado pela Delphi, simulando o comportamento da agua pura nos radiadores durante aprox 1 semana.
* a agua, por mais PURA q seja, é rica em OXIGÊNIO.....OXIDAÇÃO é exposição ao oxigênio!!!!
* ALUMÍNIO TAMBÉM OXIDA, em velocidade menor....a acidez da agua corroe o aluminio!
Abraço:pipoca:
JEFFCATUNDA
11/12/2008, 22:02
Prezado amigo,
faça a seguinte experiência em casa.
1 - coloque numa panela bem limpa 3 litros de agua, cristalina, sem cloro, da fonte da juventude se for o caso!
2 - coloque-a para ferver durante 5 minutos apenas
3 - deixe a agua esfriar e depois repita o processo, só mais uma vez!!!
4 - dá uma BOA OLHADA no fundo da panela
5 - BINGO!!!
* os sais e minérios decantam, ocorre oxidação, ácidos se formam, cria-se uma pequena laminha no fundo da panela. Imagina isso o mês inteiro dentro do teu radiador! (supondo q a troca é mensal).
* esse teste foi elaborado pela Delphi, simulando o comportamento da agua pura nos radiadores durante aprox 1 semana.
* a agua, por mais PURA q seja, é rica em OXIGÊNIO.....OXIDAÇÃO é exposição ao oxigênio!!!!
* ALUMÍNIO TAMBÉM OXIDA, em velocidade menor....a acidez da agua corroe o aluminio!
Abraço:pipoca:
E é por isso que a gente usa aditivo.....correto?
E mesmo assim existem os casos de super aquecimento...correto?
Uma camioneta destas que citei anda por dia o que eu provavelmente ando em 2 meses.....
Se ela esquentar e não der para rodar...o cara e a familia dele não come.....
eles não tem a menor idéia de quem é este tal de Delphi.........
O poder de troca da agua é de quase uma vez e meia a do aditivo....
O preço do aditivo é infinitamente maior que o da agua de chuva (eles gostam desta)...ou do poço...engraçado que eles não conhecem o delfai mas alguns deixam a agua decantar antes de coloca-la nos radiadores...instinto selvagem talvez....ou de sobrevivência....
Mas é isso mesmo, obrigado por confirmar minhas dúvidas.
JEFFCATUNDA
11/12/2008, 22:03
Prezado amigo,
faça a seguinte experiência em casa.
1 - coloque numa panela bem limpa 3 litros de agua, cristalina, sem cloro, da fonte da juventude se for o caso!
2 - coloque-a para ferver durante 5 minutos apenas
3 - deixe a agua esfriar e depois repita o processo, só mais uma vez!!!
4 - dá uma BOA OLHADA no fundo da panela
5 - BINGO!!!
* os sais e minérios decantam, ocorre oxidação, ácidos se formam, cria-se uma pequena laminha no fundo da panela. Imagina isso o mês inteiro dentro do teu radiador! (supondo q a troca é mensal).
* esse teste foi elaborado pela Delphi, simulando o comportamento da agua pura nos radiadores durante aprox 1 semana.
* a agua, por mais PURA q seja, é rica em OXIGÊNIO.....OXIDAÇÃO é exposição ao oxigênio!!!!
* ALUMÍNIO TAMBÉM OXIDA, em velocidade menor....a acidez da agua corroe o aluminio!
Abraço:pipoca:
Fiquei com uma dúvida...aditivo não tem oxigênio??????????
SÉRGIO HOLANDA
11/12/2008, 22:32
Oxigênio está no ar...além de que a água é H2O, então sempre terá Oxigênio...
Sérjão
Fiquei com uma dúvida...aditivo não tem oxigênio??????????
Fiquei com uma dúvida...aditivo não tem oxigênio??????????
Sim, porém ele está NEUTRALIZADO, justamente por causa de um aditivo chamado "Dietileno Glicol" , que é um poderoso anticorrosivo! Lembra das aulas de química???, H2O, Carbono, Dupla ligação, Radicais....
Como vc mesmo disse.......Deus é Pai....
....ah, depois ei vou ligar para o "DELPHI" e pedir p/ ele esclarecer melhor essa dúvida
Um Abraço
E é por isso que a gente usa aditivo.....correto?
E mesmo assim existem os casos de super aquecimento...correto?
Uma camioneta destas que citei anda por dia o que eu provavelmente ando em 2 meses.....
Se ela esquentar e não der para rodar...o cara e a familia dele não come.....
eles não tem a menor idéia de quem é este tal de Delphi.........
O poder de troca da agua é de quase uma vez e meia a do aditivo....
O preço do aditivo é infinitamente maior que o da agua de chuva (eles gostam desta)...ou do poço...engraçado que eles não conhecem o delfai mas alguns deixam a agua decantar antes de coloca-la nos radiadores...instinto selvagem talvez....ou de sobrevivência....
Mas é isso mesmo, obrigado por confirmar minhas dúvidas.
Aff,
axo q tá na hora "deu" ir p/ outro tópico. :mrgreen:
FUI
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