PDA

Ver Versão Completa : AXLE WRAP



dickvigarista
01/06/2004, 21:02
8) 8) Aí pessoal que utiliza SPOA.
Alguém já teve este problema, e se teve
qual foi a solução encontrada.Abraços. :lol: :twisted:

monge
02/06/2004, 10:24
Fala Gente.... :D

Geralmente o axle wrap acontece por causa da diminuição das molas do feixe.

Então vc tem duas opções, ou colocar mais molas ou braços longitudinais. :D

Veja os albuns do Gustavo e do Giovani que vc vai ver do que estou falando.

[]'s

Eugênio

Beto Lacerda
02/06/2004, 13:20
Dick , sem sacanagem faz uma pesquisa tem muita coisa sobre no forum , o gustavo fez uma barra anti-axle wrap muito legal ,que foi largamente discutida , ta aqui no forum tb , tem um topico em especial na area de downloads que explica bem o caso Artigo sobre como combater axle wrap (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2482)
da uma olhada que ajuda bastante
[]'s

dickvigarista
04/06/2004, 12:44
8) 8) Legal pessoal, mas Beto a pesquisa já foi feita,
o negócio é se alguém com :twisted: F-75 já passou por este
problema, pois a maioria das discussões não especifica
sobre as rurais. Até mesmo pelo fato da robustez
dos seus feixes de mola serem ou não suficientes para
aguentarem as forças de torção em espoados.
Eugênio vou dar uma olhada nos álbuns do Giovani e
do Gustavo, valeu. :shock:

Beto Lacerda
04/06/2004, 14:51
8) 8) Legal pessoal, mas Beto a pesquisa já foi feita,
o negócio é se alguém com :twisted: F-75 já passou por este
problema, pois a maioria das discussões não especifica
sobre as rurais. Até mesmo pelo fato da robustez
dos seus feixes de mola serem ou não suficientes para
aguentarem as forças de torção em espoados.
Eugênio vou dar uma olhada nos álbuns do Giovani e
do Gustavo, valeu. :shock:
sei lá pelo que li , axle wrap , não depende do fato de ser SPOAdo ou não , depende basicamente da resistencia do feixe a torção , que acaba sendo na pratica dependente de ser um feixe mais duro ou não , feixe + macio = > axle wrap , por isso a preucupação do pessoal , pneuzão e motrozão tb. são dois grandes vilões aos feixes , por aumentarem as forças de troção ,(motorzão + torque , pneuzão , mais alavanca pra força de torção ) mas SPOA por si só , não vejo pq. geraria tal problema . Um veiculo que apresenta tal problema , apresentaria mesmo se fosse SPUA, e a solução é basicamente a mesma nos dois casos .
Qto a ocorrer em rurais , f-75 , o artigo e a maioria das discuções sobre esse assunto não são especificas a um veiculo , as causas e soluções são para qqer veiculo com feixe de molas :wink: , mas isso vc ja sabia afinal leu eles né :twisted:
[]'s

billj
04/06/2004, 15:49
Beto,

O axle wrap é de fato mais grave em caso de SPOA devido à distância maior entre o centro do eixo e os pontos de fixação no chassis......

Abraços,

Beto Lacerda
04/06/2004, 16:02
Beto,

O axle wrap é de fato mais grave em caso de SPOA devido à distância maior entre o centro do eixo e os pontos de fixação no chassis......

Abraços,
Ai kct , vamos lá , mas Bill o que tentei dizer é , se vc pegar um veiculo SPUA e não alterar nada , apenas SPOAr , não é razão para ocorrer Axle Wrap , concordo que a alavanca sera maior no sentido de girar o eixo , mas acredito que não seja tão grave a ponto de causar AW somente por SPOA , o problema é que normalmente todos os outros fatores citados, que contribuem muito mais para AW do que o SPOA , estarem normalmente presentes em veiculos SPOAdos , mas ainda acho que os maiores causadores de AW são Pneuzão , e menos laminas ou laminas mais macias .
[]'s

billj
04/06/2004, 16:09
Sorry Beto,


As forças são bem maiores SPOAdo, mesmo mudando mais nada........

Abraços,

Alexandre X
04/06/2004, 19:10
Beto,

O axle wrap é de fato mais grave em caso de SPOA devido à distância maior entre o centro do eixo e os pontos de fixação no chassis......

Abraços,
Ai kct , vamos lá , mas Bill o que tentei dizer é , se vc pegar um veiculo SPUA e não alterar nada , apenas SPOAr , não é razão para ocorrer Axle Wrap , concordo que a alavanca sera maior no sentido de girar o eixo , mas acredito que não seja tão grave a ponto de causar AW somente por SPOA , o problema é que normalmente todos os outros fatores citados, que contribuem muito mais para AW do que o SPOA , estarem normalmente presentes em veiculos SPOAdos , mas ainda acho que os maiores causadores de AW são Pneuzão , e menos laminas ou laminas mais macias .
[]'s
Desculpa a discordancia, mas sim, o SPOA agrava a situação.
Na pratica um Samurai SPOA com as molas originais é afetado enquanto um SPUA com as mesmas molas não.

[]s

Beto Lacerda
04/06/2004, 22:04
Sorry Beto,


As forças são bem maiores SPOAdo, mesmo mudando mais nada........

Abraços,
Blz , se vc diz ... ,e o X confirma ... ,num da pra discutir com teoria e pratica , aprendi + uma.
[]'s

ronairy
06/06/2004, 09:37
Carambolas !
Estava terminando o SPOA no meu CJ e vejo que já terei outras preocupações. :?

[]´s Pensando no plano B ou C

Plano B: Voltar SPUA :cry:
Plano C: Vendar a viatura

:evil:

dickvigarista
09/06/2004, 22:12
8) Aí gente boa, está discussão pelo visto já
valeu só pelo aprendizado de muita gente :twisted: :evil: :twisted: .

ronairy
10/06/2004, 17:04
Se bem que o meu relato sobre o assunto é diferente.
Fiz SPOA com todas as molas, pneus 33", relação original, motor 3000 e nada mudou. :roll:
Fiz de tudo pra ver o danadinho girar, mas... até agora nada :D

dickvigarista
12/06/2004, 14:44
8) Que todos nos fãs dos spoados tenhamos
sorte e o axle wrap nunca pegue cj e f-75. :lol: :twisted:

Mauro B.
22/06/2004, 15:30
Só para acrecentar a discussão: sempre usei 9 lâminas no feixe dianteiro do meu cj5. Quando estava em SPUA não tinha problemas, porém, foi só passar para SPOA que o AW apareceu.... :wink:

[]'s

monge
29/06/2004, 01:45
Eu nunca tive problema de AW. :D

E tenho um amigo que tem uma Band que tem este problema. :D :?

Ainda não quebrou... mas é questão de tempo, já avisei, e ele nem tchum.... :shock: :roll:

[]'s

Eugênio

fpandur
29/06/2004, 09:56
Só para acrecentar a discussão: sempre usei 9 lâminas no feixe dianteiro do meu cj5. Quando estava em SPUA não tinha problemas, porém, foi só passar para SPOA que o AW apareceu....

Pessoal, posso fazer uma pergunta bem básica mesmo ? :oops:
Qual o sintoma do Axle Warp ? Ou seja, o que o motorista percebe no comportamento da viatura ? Se alguém está fora do veículo, dá p/ ver direitinho se está ocorrendo o AW ou não, quando se forço o eixo, correto ? Mas e p/ o piloto, como saber se está acontecendo ? :roll:

Abraços

monge
29/06/2004, 12:17
De dentro do carro não se percebe. :shock:

Eu só vi num dia que estava de fora vendo ele arrancar com a band.

até filmei pra mostrar pra ele como as molas dele fazem quando ele arranca com a band. :shock:

De dentro não percebemos nada, a não ser que o AW seja tão violento que quebre tudo lá.... :shock:

Mas æ vc vai ficar imaginando o que aconteceu e não que foi AW

[]'s

Eugênio

fpandur
29/06/2004, 14:07
De dentro do carro não se percebe.

Eu só vi num dia que estava de fora vendo ele arrancar com a band.


Aaaaahhh bom .... eu pensava mais ou menos isso mesmo, só queria confirmar. Eu ACHO que já vi um Jeep com AW. Estava em um obstáculo e o cara "mandando ver". O eixo dianteiro ficava "torcendo" p/ frente e voltando. Coisa feia de se ver .... :x

Aproveitando: se os grampos de travamento das molas (aqueles laterais, que trava com um parafuso por cima do feixe) estiverem com folga, também permite o AW, não ?

Abraços

Mauro B.
29/06/2004, 14:46
Aee Flávio! :D


Eu ACHO que já vi um Jeep com AW. Estava em um obstáculo e o cara "mandando ver". O eixo dianteiro ficava "torcendo" p/ frente e voltando. Coisa feia de se ver .... :x

É exatamente isso que acontece no meu: o eixo fica torcendo e voltando! :D Mas tem uma coisa: ao contrário do que o Monge disse, pelo penos EU senti de cara esse efeito de dentro do jipe, principalmente quando acontecia no eixo traseiro, quando eu cheguei a usar com 8 lâminas! jipe fica dando pequenos saltitos. :wink: A principal ocasião em que eu sentia o AW era ao subir barrancos ou dunas! :)


Aproveitando: se os grampos de travamento das molas (aqueles laterais, que trava com um parafuso por cima do feixe) estiverem com folga, também permite o AW, não ?

Eu ACHO que não causa AW não... :shock:

[]'s

fpandur
30/06/2004, 07:38
Eu ACHO que não causa AW não...

Será que não Mauro ?! Com os grampos com folga, eles permitem uma maior abertura das lâminas, permitindo então que o eixo flexione mais. O que achas ? :roll:

Abraços

monge
30/06/2004, 12:36
faz sentido sim... :D

com os grampos soltos é mais facil do eixo girar sim... podendo até cair... :D :D


[]'s

Eugênio

Mauro B.
30/06/2004, 12:44
Com os grampos com folga, eles permitem uma maior abertura das lâminas, permitindo então que o eixo flexione mais. O que achas ?

É verdade, tem razão. :P Eu fiquei pensando no movimento (folga) lateral deles...viajei! :oops: Eu até cheguei a pensar nisso quando estava conversando com o Sérgio Rocha sobre seus novos grampos que ele queria fazer...mas quando o cérebro para... :lol:

[]'s

fpandur
30/06/2004, 21:14
Aahhhhh bom, então não estou tão "doido" assim... :lol:


Abraços