Ver Versão Completa : Qual é o meu cambio?Alguém sabe?
Willys51or
11/12/2007, 22:28
Comprei um CJ5 - 64 e já está com motor opala 4cc e câmbio 4 marchas. Acontece que até agora eu não achei na internet qual é o meu câmbio. Os mecânicos até agora não me convenceram. Alguém sabe? A ré a gente puxa para cima a alavanca e coloca do lado da terceira (direita). Estou colocando em anexo o desenho das marchas. Obrigado.
joão k. chikui
12/12/2007, 00:45
Teu cambio é o 4M dos jeeps mais novos.
Isso ai.....Cambio 4m do Jeep
Esse é o mesmo esquema de marchas da minha f-100 78 4 cil. É o mesmo cambio do jeep e f-75 4cil ?
Motor f-1000- 4cil = motor jeep 4cil.
Salvo engano mudam somente as relações...
Abs
Comprei um CJ5 - 64 e já está com motor opala 4cc e câmbio 4 marchas. Acontece que até agora eu não achei na internet qual é o meu câmbio. Os mecânicos até agora não me convenceram. Alguém sabe? A ré a gente puxa para cima a alavanca e coloca do lado da terceira (direita). Estou colocando em anexo o desenho das marchas. Obrigado.
Bom dia;
Este cambio é o mesmo do meu jipe !! Ele é original a partir do jipe 74 que utiliza motor Ford OHC 2.3. Fico supreso teu mecanico não conhecer ! troca de mecanico e não de caixa ! rsssssss !!
Fica tranquilo, é uma excelente caixa !!!!!
Abraços,
Alcione
Denilsom
12/12/2007, 16:45
WIllys51or tudo bem? ai na sua cidade ta precisando de mecanicos heim! rsss
Bruno Pedra
12/12/2007, 18:42
A caixa é boa sim... mas com motor de opala.... cuidado...
A caixa de 4 marchas original do jeep com motor de opala nao é uma boa combinacao... eu pelo menos tive muitos problemas com a minha até que cansei e troquei para a caixa de c10...
tomara que nao venha a ser seu caso.
abraço!
A caixa é boa sim... mas com motor de opala.... cuidado...
A caixa de 4 marchas original do jeep com motor de opala nao é uma boa combinacao... eu pelo menos tive muitos problemas com a minha até que cansei e troquei para a caixa de c10...
tomara que nao venha a ser seu caso.
abraço!
Boa tarde Bruno;
O motor citado por ele é opala 4cc, para este motor a caixa sobra, se fosse 6cc daí seria ao contrário faltaria caixa.
Abraços,
Alcione
Bruno Pedra
12/12/2007, 18:55
Caro amigo alcione...
Meu motor é o Gm 151 tambem...
Alem de mim conheço inumeros casos de pessoas que tiveram o mesmo problema que eu... tinha até um topico que discutia isso aqui no forum... um camarada de recife que queria fazer tal adaptação... levou ferro tambem...
Claro depende da aplicação e uso do jeep, porem se for pra trilhas medias/pesadas é quase certeza que uma hora ou outra essa caixa vai miar... o conjunto fixo dela nao aguenta....
Por isso que quando diz que a caixa sobra pro motor de opala eu discordo de voce... nao sei em numeros mais me parece que o do opala em relacao ao original willys 4cc tem mais torque.. pode ser isso...
bom é minha humilde opinião... podemos ouvir a experiencia dos demais quanto esta caixa...
alias, a minha ta la na garagem a venda...
Caro amigo alcione...
Meu motor é o Gm 151 tambem...
Alem de mim conheço inumeros casos de pessoas que tiveram o mesmo problema que eu... tinha até um topico que discutia isso aqui no forum... um camarada de recife que queria fazer tal adaptação... levou ferro tambem...
Claro depende da aplicação e uso do jeep, porem se for pra trilhas medias/pesadas é quase certeza que uma hora ou outra essa caixa vai miar... o conjunto fixo dela nao aguenta....
Por isso que quando diz que a caixa sobra pro motor de opala eu discordo de voce... nao sei em numeros mais me parece que o do opala em relacao ao original willys 4cc tem mais torque.. pode ser isso...
bom é minha humilde opinião... podemos ouvir a experiencia dos demais quanto esta caixa...
alias, a minha ta la na garagem a venda...
Boa tarde Bruno;
Tambem utilizo esta caixa com um GM151 só faço trilha tipo "arranca toco" e nunca tive problemas, isso que meu motor é a gasolina, está com pistões a alcool, cabeçote rebaixado, comando alterado, escapamento 4x1, etc, etc, etc, TÁ COM MUITA FORÇA !!
Meu motor anterior, eu troquei para este em julho/06 era um OHC 2.3 mais forte ainda, tenho este jipe com a mesma caixa há 11 anos, nunca tive problemas !
Pode ser que tenha levado sorte, é obvio que nem se compara com a sua Clark, que por sinal com certeza será minha próxima aquisição (caixa da A-20 5 marchas) pra colocar num falcon que estou negociando.
Um forte abraço,
Alcione
Willys51or
16/12/2007, 00:57
Valeu pelas dicas, acabei achando um manual do jeep feito aqui no Brasil e tem a posição das marchas, aqui mesmo no fórum. Minha aplicação vai ser para trilhas leves e passeios de fim de semana. Acredito que não terei problemas. Porém, meu problema parece ser a caixa da tração. Alguém sabe se é normal o cardã da tração girar sempre, mesmo com ela desengatada. No cj3a do meu velho isso não acontece. Observação: as minhas rodas-livre são automáticas originais. Será que tenho um problema? O teste eu vou fazer assim que tiver tempo, vou tirar o cardã e ver quem está fazendo ele girar. Obrigado.
PS. Já troquei de mecânico, pois o mesmo disse que a minha caixa era de OPALA!!!!!
leopoldo
16/12/2007, 11:47
Bom dia moçada.
Cês tão bateno a cabeça.
Ele falou que o motor é 4 cilindors OPALA. Então o jeep jé está adaptado ... até onde ?
Então? ..... então que ele não postou foto para mostrar que cambio está lá
Pode ser 4 marchas do jeep 6 cilindros, pode ser 4 marchas do jeep 4 cilindros (até ai já são relações diferentes), e pode ser 4 marchas de qualquer outra coisa.
1º identifica visulamente a carcaça, depois conjectura as engrenagens. Se for de jeep, só tem as 2 opções acima.
Aí, depende do diferencial e o pneu, se vai rodar bem ou não.
leobnaval
17/12/2007, 00:21
boa leopoldo, tenho outra.
o pessoal vem falando que a caixa é ruim e tal que não aguenta o motor do opala 4c (151), tendo como torque algo semelhante e até menor do que o jeep original caso 6c. com 4m. e se sua manutenção for feita de acordo com o tipo de uso realizado ela terá uma vida útil praticamente igual se tivesse com o motor original não fará diferença se o motor é o do opala.
o que acontece é a adaptação (caso da troca do motor em um câmbio que não foi projetado para ser acoplado neste) não muito bem realizada que acaba comprometendo a caixa e aí pode ter certeza ela realmente vai quebrar mas por que a clark não quebra?
porque ela é uma caixa muito mais robusta e suporta muito mais dezaforo sem quebrar, além de se adaptarem muito melhor tendo casos de serem utilizadas nestes próprios motores não sendo mais uma adaptação.
adaptação é muito bom se bem realizadas, senão vc entra num círculo vicioso de quebras e trocas.
leopoldo
17/12/2007, 21:22
Sim Leo, tudo isso é uma verdade mas, se a adaptação foi mau feita, até uma resistente clark vai pro vinagre.
Presumido que a adaptação foi bem feita, como é para motor semelhante, a vida esperada é a mesma.
Mas como não há foto, só a desrição da ré, deve ser do jeep mesmo. Fica a questão : 4 marchas do 4 ou do 6.
leobnaval
19/12/2007, 10:33
leopoldo, vc poderia me dizer quais as diferenças visíveis e a relação de marchas dos câmbio 4marchas do 4c. e do 6c.
saindo do tópico: gostaria de saber sobre o diferencial canela grossa ele começou a sair a partir de que ano no jeep, canela grossa só tem no dana 44?
leopoldo
19/12/2007, 13:02
Em termos de carcaça do cambio, são iguais. Porém, a carcaça da embreagem do cambio com engrenamento para 4 cilindros é mais comprida, pelo eixo piloto também o ser.
À partir de que ano não sei (provável meio dos anos 60) mas, é só DANA 44 mesmo.
Minotauro
11/11/2009, 19:31
Em termos de carcaça do cambio, são iguais. Porém, a carcaça da embreagem do cambio com engrenamento para 4 cilindros é mais comprida, pelo eixo piloto também o ser.
À partir de que ano não sei (provável meio dos anos 60) mas, é só DANA 44 mesmo.
Tenho essa mesma caixa e sei que o piloto 'e do curto. Entao posso concluir que o meu cambio 'e o do 6 cilindros? Alguem tem a relacao do 6 e a do 4 cilindros pra postar aqui.
Abracos.
A minha tem a mesma configuração 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e ré para o lado da 3ª, só que não sei se é do 6c ou 4c, meu jeep é CJ-5, 74, 6c, meu mecanico diz que é da F-75, porque tem uma perninha saindo pela lateral que ele fala que é para colocar o a alavanca do cambio na coluna de direção...
É isso mesmo?, se for da F-75 a relação dela é difrente da 6C e 4C do Jeep?
Skull Crusher
11/11/2009, 20:54
O câmbio do 4 cil. OHC tem a 1ª com 3,57:1 e a do 6cil é 2,798:1 ...ambos 4 marchas
[]s
SERGIO MOLLO
11/11/2009, 21:10
O câmbio do 4 cil. OHC tem a 1ª com 3,57:1 e a do 6cil é 2,798:1 ...ambos 4 marchas
[]s
Renan; Que diferenca da' usando o cambio do 6cc, ao inves do 4cc, com motor GM 151? (os dois 4m):?:
Skull Crusher
11/11/2009, 21:17
O do OHC, de piloto mais longo precisa de flange entre o câmbio e a capa-seca do Opala moderno....o do 6 não....
Se usar capa seca de A-20/C-20 com o do OHC, não precisa flange porque a capa seca da cominhonete é mais profunda do que a do Opala.
[]s
rodrigo.hoffman
11/11/2009, 21:21
Diferenças entre as caixas 4m são inumeras.. Qd o motor era o 6cc, o jeep vinha com cx de 3m e a Rural e F75 é que tinha 4m.. So qd a Ford introduziu o OHC que o jeep veio com o 4m, com relações diferentes entre elas e mais algumas coisinhas...
Recomendo o seguinte topico pra vc´s.. :pipoca: [/URL][URL]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40318 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40318)
Abraços
tiu andre
14/11/2009, 14:51
tinha uma dessas montada no meu jeep com motor maxion 2.5 aguentou uns 2 anos e meio so abriu o bico porque trabalhou seca
matrakaum
07/12/2009, 21:06
Por favor alguém sabe que câmbio é este?
Tá escrito na Caixa
GM-2
736250 (1OU I - não consigo definir).
SEU CAMBIO É DA WILLYS 4 MARCHAS, O MEU ANTERIOR JEEP ERA ASSIM TENHO VARIAS FOTOS DESSE CAMBIO AQUI EM CASA, POIS TINHA FEITO UMA BELA ADAPTAÇÃO DESSE CAMBIO EM UM MOTO AP DA PARATI Q COLOQUEI NO JEEP, QQER COISA MANDO FOTOS.
ABRAÇOS:dance:
tinha uma dessas montada no meu jeep com motor maxion 2.5 aguentou uns 2 anos e meio so abriu o bico porque trabalhou seca
Cofre de motor limpinho, tudo muito limpo, tampa de motor, etc... esse Jeep deve ir até a sorveteria e voltar pra garagem. Fala a verdade!!!! Não é jeep de trilha!!!!
matrakaum
08/12/2009, 13:32
e o meu alguém sabe qual eh???
e o meu alguém sabe qual eh???
O seu é um GM..rsrs
matrakaum
09/12/2009, 09:51
Valeu RBM...kkkkkk
Agora que modelo???? Não vale repetir os nº que estão na carcaça..quero saber aonde foi aplicado e se é bom..
Willys51or
14/12/2009, 22:23
Pessoal, nem olhei essas diferenças todas, se o câmbio é do 4 cc ou do 6cc, com piloto comprido, curto, igual F75, diferente daquele... Mas sei que a 1ª é reduzida, muito reduzida, tão reduzida......... O que poderia ser do 4 cc. Mas não uso flange, o que poderia ser do 6 cc. Ainda assim, ela está usando uma tampa que tem uma torre tão alta, que só cabe coifa de F1000 !!!!
Vocês acha que meu jipe é um "cabrito" como se chama no interir de SP ? Vou colocar fotos só para a gente discutir essa aberração.
Robertux
15/12/2009, 00:17
É muito dificil saber. O meu jeep é um Ford 1976 que já vinha com o motor OHC 4cc e câmbio 4m. O motor foi trocado pelo BF 161 e o câmbio permaneceu. Segundo meu mecânico o eixo piloto foi trocado para poder colocar o 6cc, então o seu também pode ter sido, o que, segundo a explicação do colega, dispensaria a flange. De repente pode ser também da F100 4cc, que usava o mesmo câmbio, com relação diferente (provavelmente mais curta por causa do peso maior da F100) o que explicaria a torre alta igual à da F1000. apenas suposições... O pessoal mais conhecedor do assunto pode informar melhor.
tiu andre
13/01/2010, 22:48
Cofre de motor limpinho, tudo muito limpo, tampa de motor, etc... esse Jeep deve ir até a sorveteria e voltar pra garagem. Fala a verdade!!!! Não é jeep de trilha!!!!
kkkkkkkkkkkkk to vendendo ele "se esse jeep falasse"