Ver Versão Completa : Eixo Deslocado????????????
Alexboni
11/12/2007, 21:00
Amigos,
Descobri uma coisa que acho não ser normal no jeep CJ-5 1970...:sad:
Olhando o carro de frente, o eixo dianteiro está deslocado para a direita, ou seja, a roda direita está 2,5cm para fora do paralama e a roda esquerda está alinhada com o paralama esquerdo.
Acho que se estivesse tudo certo, ambos pneus ficariam um pouco pra fora, não é isso?
O eixo traseiro está ok.
O mecânico verificou e viu que as molas estão com os pinos-guia colocados no local certo, e segundo ele (que não é um especialista) não adiantaria levar em um "moleiro" pra arrumar.
Se não for normal, o que pode ser isso?
Obrigado e abraços pesarosos...
ricleite
11/12/2007, 22:14
O meu Cj5 tinha este problema também. Só que era no eixo traseiro, no qual a roda de um lado ficava mais para fora que a outra. Descobri que as panelas ( campânulas do freio ) é que estavam modificadas, uma era original do jeep e outra de qualquer outro carro, talvez da rural? resolvi colocando um pequeno espaçador a mais do lado menor, já que todas as rodas t~em espaçador de 4 mm. Assim o lado menor ficou com 5.5cm de espaçador igualando as rodas.
De uma olhada
Alexandre Vaz Ferreira
12/12/2007, 01:06
Não é a lataria que está deslocada???
[]s
Ricardo Baldessar
12/12/2007, 12:34
Ou a lata está deslocada ou o chassi esta torto
auahuahuahuahuahuha parece brincadeira, eu ia postar a mesma coisa. Ontem coloquei pneus novos mais largos e a diferenca que era pequena agora parece maior ainda. Olhando o meu Jeep de frente o eixo dianteiro esta uns 4cm deslocado pra esquerda e a roda do lado do motorista esta perfeitamente alinhada. Agora lendo esse relato das campanas de freio me veio a duvida, vou verificar isso final de semana.
Ja medi a carroceria e tudo esta dentro dos conformes, acredito que seja esse problema da campana.
Mas sera que uma campana diferente daria uma diferenca tao grande?????????????
GustavoRisso
12/12/2007, 19:51
Provavelmente é chassis.... verifique se o chassis não está torto ou se existe alguma trinca, principalmente na curva que fica logo após o diferencial dianteiro.
[]s
Alexboni
12/12/2007, 23:34
Provavelmente é chassis.... verifique se o chassis não está torto ou se existe alguma trinca, principalmente na curva que fica logo após o diferencial dianteiro.
[]s
Antes de comprar eu levei o jeep num cara especializado e ele não notou nada errado com o chassi, apesar deste possuir uma solda próxima a caixa de direção, mas que era normal, segundo ele.
Olhando nas pontas do chassi onde ficam fixados os parachoques está tudo alinhado, e hoje quando fui trocar o óleo do câmbio e dos diferenciais, aproveitei que o carro estava no elevador do posto e vi que a roda direita está mais distante do amortecedor, se comparada com a roda esquerda.
Só não verifiquei se os tambores de freio são diferentes...
leopoldo
13/12/2007, 00:41
Pega uma trena e começa a medir e comparar.
Alexboni
13/12/2007, 18:17
Pega uma trena e começa a medir e comparar.
Obrigado pela dica, mas medir o quê exatamente? :roll::mrgreen:
MALAKABADO
14/12/2007, 00:01
Comece a medir o vão livre entre o chassi:concordo: e o angulo da ponta dianteira do chassi até a campana;-) é necessário retirar as rodas.
um abraço
Bruno.a.r
15/01/2008, 07:38
Pessoal meu Cj 5 está com o mesmo problema no eixo traseiro, existe a possibilidade do eixo estar deslocado mais para um lado que outro em relação ao chassi.Se existir como posso empurra o eixo para o lado contrario, só folgando os grampos da mola?
Mas se fosse o chassis torto ele teria que estar com o pneu "para dentro" de um lado e "para fora" do outro lado.
Nos casos relatados ele esta alinhado de um lado e deslocado do outro
felipemendes
15/01/2008, 10:38
Já tive problema parecido. No meu caso, um cardan sem junta elástica empenou o chassi. Veja o drama em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24486&page=2
leopoldo
15/01/2008, 12:44
.... mas medir o quê exatamente? ....
O eixo longitudinal e o transversal TEM que ter simetria entre um lado e outro.
Deve-se medir distância da roda, do pneu, do espelho da roda, da mola, dos diversos mecanismos que tem na esquerda e direita e medir em relação À longariga.
Depois faz-se o mesmo do tubo~do eixo em relação ao grampo, ao parachoque ao jumelo, à travessa do cambio.
De posse desses dados, observa-se a inclinação do jumelo, a inclinação ou perpendicularismo dos suportes fixos da molas e então pode-se concluir que:
nada está torto
a mola está mais alta de um lado,
o eixo está torto
o chassis está torto
O suporte está torto
tudo junto
Alexboni
18/01/2008, 14:47
O eixo longitudinal e o transversal TEM que ter simetria entre um lado e outro.
Deve-se medir distância da roda, do pneu, do espelho da roda, da mola, dos diversos mecanismos que tem na esquerda e direita e medir em relação À longariga.
Depois faz-se o mesmo do tubo~do eixo em relação ao grampo, ao parachoque ao jumelo, à travessa do cambio.
De posse desses dados, observa-se a inclinação do jumelo, a inclinação ou perpendicularismo dos suportes fixos da molas e então pode-se concluir que:
nada está torto
a mola está mais alta de um lado,
o eixo está torto
o chassis está torto
O suporte está torto
tudo junto
Não havia feito as medições por não saber por onde começar :oops:, mas agora vc já deu uma luz ao caso!
uma coisa eu já percebi no meu jeep, a mola dianteira esquerda está mais baixa que a direita, mais ou menos uns 2,5cms.
Valeu Leopoldo!
felipemendes
18/01/2008, 16:23
Veja o post #12 do link que eu mandei lá em cima, tem a tabela com as medidas corretas. Para medir, bote o jeep em uma superfície plana e horizontal, marque projeções dos centros do suporte de mola no chão usando um prumo ou coisa parecida. Tire o jeep e meça as distâncias indicadas.
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