Ver Versão Completa : Diferença de pneus montados em tala 7"e 10".
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 19:51
Pessoal .... :D
ja li muitos aqui falarem que pneus em tala mais larga fica mais baixo. Bom, em virtude da minha suspensão fui obrigado a colocar os pneus 33" em rodas tala 10 offset -44 para não roçar em nada. Sempre tive na cabeça que os pneus estariam mais baixos do que se eu usasse em tala 8" por exemplo.
Minha pergunta a vocês é o seguinte, alguém realmente ja viu lado a lado pneus iguais montados em talas diferentes???
Hoje 01/06 as 17:35 tive a oportunidade de colocar lado a lado dois BFG MUD 33 NOVOS.... lado a lado... um em tala 7" outro em tala 10", sabem quam foi a diferença???? 0 , isso mesmo... até eu fiquei surpreso, se é que existe alguma diferença é menor que 0,5cm, oque não inflenciará em nada. Mesmo sendo a tala 3 polegadas mais larga, a diferença de altura do pneu não existe ou é despresível.
Fica aí a dica.....
Sei que pode vir alguém para argumentar ou achar que vi medidas erradas... :? mas eu sei muito bem oque vi e nada me fará mudar de idéia :lol: ... se der tempo amanhã levo a máquina e posto a foto aqui.
[]´s :D
Mauro Darezzo
01/06/2004, 21:28
Quando comprei meus pneus de 33" BF All-Terrain fui aconselhado a colocar tala de 7", além de não alterar o diâmetro deixa o pneu mais balão, ou seja, com tala mais estreita a lateral do pneu fica mais arredondada e mais bonito, com tala de 8" fica mais reta e mais feio.
É a minha opinião. :lol:
Sandro Tannuri
01/06/2004, 22:48
Pessoal ....
ja li muitos aqui falarem que pneus em tala mais larga fica mais baixo. Bom, em virtude da minha suspensão fui obrigado a colocar os pneus 33" em rodas tala 10 offset -44 para não roçar em nada. Sempre tive na cabeça que os pneus estariam mais baixos do que se eu usasse em tala 8" por exemplo.
Minha pergunta a vocês é o seguinte, alguém realmente ja viu lado a lado pneus iguais montados em talas diferentes???
Hoje 01/06 as 17:35 tive a oportunidade de colocar lado a lado dois BFG MUD 33 NOVOS.... lado a lado... um em tala 7" outro em tala 10", sabem quam foi a diferença???? 0 , isso mesmo... até eu fiquei surpreso, se é que existe alguma diferença é menor que 0,5cm, oque não inflenciará em nada. Mesmo sendo a tala 3 polegadas mais larga, a diferença de altura do pneu não existe ou é despresível.
Fica aí a dica.....
Sei que pode vir alguém para argumentar ou achar que vi medidas erradas... mas eu sei muito bem oque vi e nada me fará mudar de idéia ... se der tempo amanhã levo a máquina e posto a foto aqui.
[]´s
Não é uma questão de opinião, quanto mais estreita a roda em relação ao pneu mais alto ele fica, chama-se "efeito coroa".
É obvio que para alguem que despreza 0,5 cm de altura num pneu isso não tem a menor importância.
Alem disso será muito mais facil destalonar o pneu numa roda larga do que numa estreita.
Abraços,
Dennis Figueiredo
02/06/2004, 08:18
Não é uma questão de opinião, quanto mais estreita a roda em relação ao pneu mais alto ele fica, chama-se "efeito coroa".
É obvio que para alguem que despreza 0,5 cm de altura num pneu isso não tem a menor importância.
Sandro ... :D
então a diferença de altura que todo munda fala é isso mesmo???? menos de 0,5cm?????(se é que tem porque medi na trena e não deu diferença nenhuma) Pra mim na trilha isso é despresível sim, o sandro.. o jipe vai fica com uma diferença de no máximo 2mm de altura... dois risquinhos da régua, realmente tu acha que isso dará diferença no desempenho do jipe?
Alem disso será muito mais facil destalonar o pneu numa roda larga do que numa estreita.
Abraços,
A isso nem vou discutir porque é a mais pura verdade. :D
Sandro Tannuri
02/06/2004, 22:45
Sandro ...
então a diferença de altura que todo munda fala é isso mesmo???? menos de 0,5cm?????(se é que tem porque medi na trena e não deu diferença nenhuma) Pra mim na trilha isso é despresível sim, o sandro.. o jipe vai fica com uma diferença de no máximo 2mm de altura... dois risquinhos da régua, realmente tu acha que isso dará diferença no desempenho do jipe?
Realmente não são 2 mm que vão fazer a diferença mas minha cultura sobre automoveis se formou no automobilismo onde não desprezamos nenhum detalhe mesmo que de 0,02mm quanto mais de 2 mm.
Abraços,
Dennis Figueiredo
03/06/2004, 08:25
... minha cultura sobre automoveis se formou no automobilismo onde não desprezamos nenhum detalhe mesmo que de 0,02mm quanto mais de 2 mm.
Abraços,
A bão .... :D
O Sandrão... mudando um pouco de assunto, qual a origem dos motores da stock?? São os mesmos que o gringos usam??? Quanto geram de potência as crianças???
Depois que vi que temos um jipeiro na stock, começou a me chamar mais atenção... foi tu que fez uma vez uma matéria na 4x4&Cia??
[]´s
Sandro Tannuri
03/06/2004, 11:01
O Sandrão... mudando um pouco de assunto, qual a origem dos motores da stock?? São os mesmos que o gringos usam??? Quanto geram de potência as crianças???
Os motores da Stock brasileira são os mesmos da Nascar porem com menos potencia. São motores GM 350 (5.7) com 450 cv enquanto os da Nascar tem entre 650 e 750 cv dependendo do circuito pois cada circuito usa uma placa de restrição diferente embaixo do carburador.
Depois que vi que temos um jipeiro na stock, começou a me chamar mais atenção... foi tu que fez uma vez uma matéria na 4x4&Cia??
Sim fui eu e na epoca corria na Stock Car Light.
Abraços,
Grande Sandro.. :D
Estou com uma dúvida...
Com a roda mais estreita... o pneu fica mais alto.. ou pelo menos o centro da Banda de rodagem... e como o Mauro disse... o pneu fica meio arredondado... isso não causaria um desgaste irregular entre o centro e as "beiradas" da Banda de Rodagem??? :roll:
Bom.. não sei se consegui explicar direito... qualquer coisa eu tento de novo.. :wink: :lol:
[ ]s preocupados com o desgaste irregular dos pneus... :roll:
Grande Sandro.. :D
Estou com uma dúvida...
Com a roda mais estreita... o pneu fica mais alto.. ou pelo menos o centro da Banda de rodagem... e como o Mauro disse... o pneu fica meio arredondado... isso não causaria um desgaste irregular entre o centro e as "beiradas" da Banda de Rodagem??? :roll:
Bom.. não sei se consegui explicar direito... qualquer coisa eu tento de novo.. :wink: :lol:
[ ]s preocupados com o desgaste irregular dos pneus... :roll:
Você deve ajustar a pressão do pneu para otimizar o contato da banda de rodagem com o chão.......
Abraços,
Grande Bill... :D
Valeu pela resposta... agora entendi... é mais simples de resolver do q eu esperava.. :wink:
[ ]s
Mauro Darezzo
07/06/2004, 21:16
Um carro da Stock Car tem "zilhões" de CV, alta tecnologia e andam no limite da máquina há uns 250km/h, ou talvez ainda mais rápido. Qualquer pequeno ajuste ou erro na direção pode fazer a diferença em uma corrida. No meu Jeep tenho 90CV em um motor da era cenozóica (tudo cavalo véio e desdentado :lol: ), com todos os limites de sua atrasada tecnologia, além do mais ele não foi feito para correr e sim andar devagar. Por este motivo acredito que 0,5cm ou 1cm no diâmetro do pneu seja desprezível no meu caso, nunca perceberei a diferença destas medidas na prática, a não ser que eu tenha todos aqueles computadores que se usam nos boxes, algo inviável para nós simples mortais. Tenho ciência que 0,5mm é muito em se tratando de peças internas do motor ou câmbio e ai sim não seria desprezível.
É só.
Sandro Tannuri
07/06/2004, 21:33
Um carro da Stock Car tem "zilhões" de CV, alta tecnologia e andam no limite da máquina há uns 250km/h, ou talvez ainda mais rápido. Qualquer pequeno ajuste ou erro na direção pode fazer a diferença em uma corrida. No meu Jeep tenho 90CV em um motor da era cenozóica (tudo cavalo véio e desdentado ), com todos os limites de sua atrasada tecnologia, além do mais ele não foi feito para correr e sim andar devagar. Por este motivo acredito que 0,5cm ou 1cm no diâmetro do pneu seja desprezível no meu caso, nunca perceberei a diferença destas medidas na prática, a não ser que eu tenha todos aqueles computadores que se usam nos boxes, algo inviável para nós simples mortais. Tenho ciência que 0,5mm é muito em se tratando de peças internas do motor ou câmbio e ai sim não seria desprezível.
É só.
Mauro,
Quando se usa um jipe para fazer trilhas com os amigos realmente 1 cm não muda em nada.
Para as competições de Trial esse mesmo 1 cm na maioria das vezes e a diferença entre passar ou não num obstaculo.
Abraços,
Dennis Figueiredo
08/06/2004, 11:46
Bom.... eu falei no máximo esticando muito.... se exitir realmente alguma diferença 0,5cm.... se tem no máximo essa medida diga-se então que a altua do difencial irá aumentar 0,2cm.... dois risquinhos na régua.
1cm de diferença no pneu ja é percebível a olho, agora 1cm de altura do jipe a mais como o Sandro disse... realmente au acho que faz diferença.
Mauro Darezzo
08/06/2004, 20:41
Para mim não faz diferença já que não vou sair nem na chuva depois de toda a reforma que fiz....quanto mais fazer trilha... :lol: :lol: é ruim hein.... :oops:
Agora falando sério...vou provar que 1cm não faz diferença. Ao invés de passar por esta "pedrinha" tente passar por cima da pedra do Pão de Açucar. E ai? Fez diferença este 1 cm....? hehe. :lol: :lol:
Se esse 1cm faz tanta diferença assim, como é que nem sempre os mais altos são os que ganham?
( )s
Mauro Darezzo
10/06/2004, 23:21
Para ser sincero estas fotos são casos extremos. Não é todo dia que temos que passar por estes obstáculos. Da mesma forma que os Astras de rua não tem nada a ver com os das pistas.
Dennis Figueiredo
11/06/2004, 08:25
Nando... :D
Na minha opnião... se tu aumentar em 1cm o vão livre da TUA Hilux e CONTIGO dirigindo fará diferença sim. Não dá pra comprar carros e pilotos diferentes apenas pelo quesito altura. :wink:
Outra coisa.... no ultimo domingo eu e um colega fomos fazer uma trilhinha básica(fui de carona) e um conhecido nosso foi de Hilux, eu tava meio desacreditado com ela.... mas fiquei espantado com o desempenho da Japa. Porra.. ela é muito valente... e olha que o cara "dava de dois pés do acelerador". Teve uma hora que passamos por uma poça que cubriu o capô do jeep.... o cara é meio novato veio muuito embalado...a aguá cobriu o TETO da pick up.... lesse bem??? Isso mesmo, a agua cobriu o teto, encheu de agua por dentro mas ela saiu do outro lado na boa. :wink:
[]´s passando por alagados na macióta.
Denis,
Vou desconsiderar a primeira parte da sua resposta...... :P
Quanto a segunda, é verdade, o pessoal em geral se espanto com o desempenho da Hilux nas trilhas, agora a entrada de ar dela não é tão alta assim... ela fica bem perto do farol. O seu brother teve sorte, devia estar num baita ca$cete o que impediu a agua de entrar direto no motor, agora que ele chegou bem perto de dar um calçinho hidraulico no 3L dele, aaaa chegou.....
Passei por um lace parecido, tinha conseguido passar um riacho la perto de Caraiva, na Bahia, no dia seguinte fui tentar a mesma façanha mas tinha chovido bastante, e eu não tinha reparado que o rio havia subido. ?A agua passou por cima do capô, e na saida o motor falhou e começou a soltar fumaça branca.... dei aquela cara de f u d e u ! Mas depois de uma aceleradas ela voltou ao normal sem morrer e consegui voltar tranquilo para SP.
( )s cada vez mais achando snorkel essencial......
Dennis Figueiredo
11/06/2004, 13:56
Hilux era original... até os pneus. :shock:
Sandro Tannuri
11/06/2004, 21:01
Se esse 1cm faz tanta diferença assim, como é que nem sempre os mais altos são os que ganham?
Ganhar uma competição depende de muitos fatores, mas voce ja sabe disso, né?
Para ser sincero estas fotos são casos extremos. Não é todo dia que temos que passar por estes obstáculos. Da mesma forma que os Astras de rua não tem nada a ver com os das pistas.
Isso que voce chama de casos extremos é o tipo de trilha que faço com meu Jeep, nelas 1 cm faz diferença.
Abraços,
PessoALL,
Algumas considerações sobre talas de montagem...
O que os fabricantes dizem:
1) Todo pneu tem uma tolerância técnica em relação a tala de montagem. O pneu. A tala ideal irá garantir o máximo de durabilidade e o pneu irá trabalhar sem stress no talão.
2) Usar o pneu em talas menores ou maiores que os máximos irá causar desgaste irregular e/ou acentuado além de estressar os talões, o flanco e eventualmente a própria banda de rodagem. Em casos extremos pode ocorrer danos a estrutura do pneu e/ou rachaduras na borracha.
O que a experiência em 9 anos vendendo e usando pneus Off Road me levaram a concluir:
1) De fato o que os fabricantes dizem acontece, porém o desgaste é pequeno e raramente realmente acontecem os tais defeitos de uso.
2) Em algumas situações é vantajoso perder a garantia e alguns quilômetros para ganhar performance.
3) Geralmente os jipeiros que compram pneus comigo e fazem up-grade de tamanho de pneus usam as rodas originais de seus jipes, geralmente com perda de performance (esterçamento, durabilidade, estabilidade, estética e outros).
4) Em geral, recomendo sempre o aumento da tala de montagem e uso de off-sets negativos, visto os ganhos de esterçamento, estabilidade, tração, aderência, quilometragem e estética.
5) Na minha opinião, talas mais largas proporcionam os beneficios elencados acima, além de proteger a lateral dos pneus contra cortes acidentais.
6) OS benefícios de talas mais finas são o pequeno aumento do diâmetro total do pneus e segundo a opinião de alguns clientes a maior dificuldade de ocorrer o destalonamento dos pneus. Para mim esta segunda vantagem não está totalmente comprovada.
Como tenho observado mais acidentes e perda de provas relacionadas a cortes laterais do que destalonamentos, continuo aconselhando meus clientes e amigos a preferirem talas mais largas as finas.
PAra quem tem problemas de destalonamentos considero o uso de câmaras de ar adequadas, de rodas bead-lock e/ou o aumento da pressão dos pneus, instrumentos mais eficientes do que o uso de rodas subdimensionadas.
Em geral recomendo o uso de rodas tala 8 para pneus 31 e 32 e o uso de tala 10 para pneus 33 e 35.
Para os pneus pneus 34 (265/75R16 Cross) estarei confeccionando rodas tala 9, que é o limite máximo destas carcaças.
Rodas extremamente largas para determinado pneus, tais como tala 10 para pneus 31 ficam lindas, porém o desgaste nos ombros é absurdo... mesmo que se reduza a pressão.
A redução da pressão pode minimizar o desgaste, porém se torna perigoso em algumas condições e principalmente em velocidades maiores e pisos cortantes ou com velocidade altas associada a buracos de asfalto.
Eduardo Chaves
13/06/2004, 14:41
PessoALL,
Na situação em que o Sandro estava na pedra, claro que o 1 cm faz diferença, se fizesse parte de uma prova por exemplo, quem for mais baixo vai desviar da "pedrinha" o suficiente para transpor o obstáculo, há alternativas sim, mas o que quero dizer é que um jipe 1 cm mais baixo que o do Sandro não atravessa a pedra seguindo o mesmo trajeto dele, então faz diferença...
No contexto geral de uma prova, não ganha quem tem 1cm a mais ou a menos, há muitas variantes que determinam o vencedor...
[]'s...
Senhores, voltando ao assunto das talas:
Depois de muito pesquisar e discutir, cheguei à conclusão que a opção mais viável para o que quero fazer no Jotahão é:
(1) Adquirir rodas de liga 15x7 com offset de +10 (como as originais);
(2) Montar nelas os Wrangler MT/R 32x11,5
O problema: a Goodyear especifica tala de 8 a 10'' para esse pneu. Não tenho como usar tala 8, pois as rodas de liga do mercado só oferecem essa roda com effset -25, o que exigiria recortar pára-lamas etc. o que não quero fazer. Também não quero usar rodas de aço, quando então eu poderia mandar fazer no offset desejado.
Então pergunto: Qual é efetivamente o risco / prejuízo / problemas que eu posso ter por montar o pnau na roda tala 7 em ver de na tala 8, como recomendado pelo fabricante? Desgaste? Estabilidae? Performance? Conforto? Onde é que pega?
[]s
Atila
Teoricamente, você vai pagar em todos os aspectos que citou........ Pode até ser que consiga um resultado razoável mexendo com as pressões, mas nunca será 100%, a diferença é muito grande para um pneu com lateral baixo.....
IMNSHO, seria melhor ir num pneu 31 x 10,5 se é para ficar com rodas de tala 7".......
Abraços,
Fala Atila,
Pq rodas de aço nem pensar?
( )s
Fala Fernando!
Não se trata de "nem pensar" :D
É que tenho um amigo que trabalha na Vaska e me consegue as de liga por um preço ABAIXO das de aço! :shock: :shock: :shock: De modo que quero aproveitar...
Bill, em último caso vou acabar ficando com os 31 mesmo... mas ainda vou perguntar para o meu amigo se eles fazem a roda com offset diferente sob pedido, pois o pessoal da jipenet disse que algumas lojas fazem isso...
[]s
montem os dois pneus em suas rodas 7" e 10" entao pegue uma trena e faça a medicao da circunferencia do pneu este valor divida por 3,14 e voce tera a altura do mesmo. fazendo isso em cada pneu a diferenca das alturas voces dividam por dois e ai entao terao a altura que um ficara maior que o outro, isto porque se forem colocados lado a lado as rodas nao ficarao concentricas por isto tem que se dividir a altura por dois que equivale colocar as rodad na ponta do eixo
isaianet
02/08/2004, 13:19
Fora do jipe realmente as rodas diferentes não fazem diferença, mas montadas no jipe com o peso dele se nota sim a diferença.
Nas trilhas entao... falo pois meu antigo jogo de 33' eu usava rodas 7' e em trilhas com mta lama não podia baixar a pressao mais do que 24psi que o pneu destalonava. No novo jogo colocamos rodas 10' e hj rodo em trilhas com 21psi sem problema de destalonar nem nada do genero.
Como disse o sandro, em casos "extremos" eles realmente fazem diferença.
Uma perguntinha agora para os experts no assunto:
- Qual seria o limite máximo e o mínimo pra usar um pneu 265/70 em uma roda 16'????
Abraços
PessoALL,
Algumas considerações sobre talas de montagem...
O que os fabricantes dizem:
1) Todo pneu tem uma tolerância técnica em relação a tala de montagem. O pneu. A tala ideal irá garantir o máximo de durabilidade e o pneu irá trabalhar sem stress no talão.
2) Usar o pneu em talas menores ou maiores que os máximos irá causar desgaste irregular e/ou acentuado além de estressar os talões, o flanco e eventualmente a própria banda de rodagem. Em casos extremos pode ocorrer danos a estrutura do pneu e/ou rachaduras na borracha.
O que a experiência em 9 anos vendendo e usando pneus Off Road me levaram a concluir:
1) De fato o que os fabricantes dizem acontece, porém o desgaste é pequeno e raramente realmente acontecem os tais defeitos de uso.
2) Em algumas situações é vantajoso perder a garantia e alguns quilômetros para ganhar performance.
3) Geralmente os jipeiros que compram pneus comigo e fazem up-grade de tamanho de pneus usam as rodas originais de seus jipes, geralmente com perda de performance (esterçamento, durabilidade, estabilidade, estética e outros).
4) Em geral, recomendo sempre o aumento da tala de montagem e uso de off-sets negativos, visto os ganhos de esterçamento, estabilidade, tração, aderência, quilometragem e estética.
5) Na minha opinião, talas mais largas proporcionam os beneficios elencados acima, além de proteger a lateral dos pneus contra cortes acidentais.
6) OS benefícios de talas mais finas são o pequeno aumento do diâmetro total do pneus e segundo a opinião de alguns clientes a maior dificuldade de ocorrer o destalonamento dos pneus. Para mim esta segunda vantagem não está totalmente comprovada.
Como tenho observado mais acidentes e perda de provas relacionadas a cortes laterais do que destalonamentos, continuo aconselhando meus clientes e amigos a preferirem talas mais largas as finas.
PAra quem tem problemas de destalonamentos considero o uso de câmaras de ar adequadas, de rodas bead-lock e/ou o aumento da pressão dos pneus, instrumentos mais eficientes do que o uso de rodas subdimensionadas.
Em geral recomendo o uso de rodas tala 8 para pneus 31 e 32 e o uso de tala 10 para pneus 33 e 35.
Para os pneus pneus 34 (265/75R16 Cross) estarei confeccionando rodas tala 9, que é o limite máximo destas carcaças.
Rodas extremamente largas para determinado pneus, tais como tala 10 para pneus 31 ficam lindas, porém o desgaste nos ombros é absurdo... mesmo que se reduza a pressão.
A redução da pressão pode minimizar o desgaste, porém se torna perigoso em algumas condições e principalmente em velocidades maiores e pisos cortantes ou com velocidade altas associada a buracos de asfalto.
leitao, que pressao vc recomendaria p/ uma roda tala 10 com 31"??? grato LP
Luciano SHAKALL
21/08/2008, 00:45
"... leitao, que pressao vc recomendaria p/ uma roda tala 10 com 31"? ..."CAmaRAda, desculpa eu "me meter" :oops: , mas eu acho que ele não vai responder tua pergunta...
Esse post que você citou (#21 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=37567&postcount=21)) data de 13 de JUNHO de 2004 :shock: ,
e o autor - o CAmaRAda "leitao (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1655)" - não posta nada desde 16/10/2006 :roll: . . .
Agora, quanto à sua dúvida, é "meio subjetivo"....
Depende de outras variáveis tipo o peso do carro, o tipo de pneu, o modo de condução,
se a utilização dele vai ser "mista", ou apenas em um terreno específico...
De uma maneira geral, na dúvida eu iria pela recomendação do fabricante :pensativo: . . .
DESCULPE não poder ajudar :oops: ,
VALEU ! ! !
[]'s
Luciano, obrigado. mas minha preocupação e se o pneu nao ficaria muito "froxo" na roda.
Elmer_Jeep
21/08/2008, 12:22
Na boa, ja tentei montar pneu 10,5 em roda tala 10 e não inflou...
[]'s
Elmer,
obrigado, era isso q eu precisava saber! Ou seja, se por acaso conseguisse inflar, qualquer perda de pressão comprometeria a segurança. valeu!!!!!
Na boa, ja tentei montar pneu 10,5 em roda tala 10 e não inflou...
[]'s
Mas tem 33" por aqui rodando com tala 12 e 13" :shock: normalmente...Essa semana coloquei aros tala 10 no meus 33", ficaram otimos, posto fotos em breve.
Fotos dos aros com tala 10"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131416&d=1217936580
Tala 13"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=131415&d=1217936568
Tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30526&page=4
Para você que anda na areia deve ser bom ter talas bem largas...
Mas já vi numa trilha, pneus iguais em carros iguais com talas diferentes, os dois eram graber 33x12,5 com tala 8'' em um e 10'' no outro, quando a pressão foi baixada para 20 nos dois, o tala 10'' cedeu bem mais que o que estava na tala 8'', ficando visivelmente mais baixo até na altura do veículo!!
[]s
Para você que anda na areia deve ser bom ter talas bem largas...
Mas já vi numa trilha, pneus iguais em carros iguais com talas diferentes, os dois eram graber 33x12,5 com tala 8'' em um e 10'' no outro, quando a pressão foi baixada para 20 nos dois, o tala 10'' cedeu bem mais que o que estava na tala 8'', ficando visivelmente mais baixo até na altura do veículo!!
[]s
Isso é bom, maior área de tração e comportamento esperado, principalmente em pneus mais moles, como o GG.
Bacana o Troller Ojaneri! Estou com preguiça de levantar a hilux para colocar os 33"! Fora que vou ter que colocar alargador de paralamas pq a roda é 15x10 e offset -39. Ai tem q passar em inspeção, que deve ser um trampo legal! Por isso perguntei sobre a possibilidade. Mas axo q nao rola os 31 com tala 10. abs, lp
Daniel Engelbrecht
14/02/2009, 12:21
Amigos,
Alguém sabe me dizer se vale a pena utilizar rodas 15x8 com pneus 225/75R15? Fica bom?
Terei um conjunto mais largo na prática? Muito mais do que se usasse rodas 15x7?
Agradeço a ajuda.
lostensos
04/12/2009, 18:05
pessoal, minha duvida é ao contrario, se eu usar um pneu 30x9,5 R15 recapado (quase um 31 pol) em rodas tala 10 é inseguro?? sempre usei tala 7 ou 8 e agora se eu arrumar rodas com tala 10 corro algum risco??
Grato
Luciano SHAKALL
06/12/2009, 15:22
" ... se eu usar um pneu 30x9,5 R15 recapado (quase um 31 pol) em rodas tala 10 é inseguro? ... usei tala 7 ou 8 e agora se eu arrumar rodas com tala 10 corro algum risco? ... "A tala MÁXIMA recomendada para as rodas corresponde (em qualquer modelo) à 90% da largura dos pneus.
No seu caso (9,5''), a tala máxima recomendada para as rodas seria de aproximadamente 8,5''.
Pode ser que "infle"? Pode ser que "dê certo"? Pode ser que não "desembeice"?
Não tem como saber. Mas de qualquer forma, já sabes que não é recommendado e, se o fizer, será "por sua conta e risco".
[]'s